Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Fotos de neve


Renan
 Share

Recommended Posts

Pelos dados que tenho a ultima neve em Passo Fundo foi em 2000. sgue os dados:

 

Data 12 de julho de 2000

Nº da Estação: 83914

Altitude: 668,10m

Latitude: 28° 15'S

Longitude: 51° 24'W

 

Dados...............12 TMG......18TMG.......24TMG

Umid. rel..............90%...........62%...........70%

Dir./v/vento..........W/5..........W/6..........W/3,6

Nebulosidade..........9.............9..............10

Precipitação...........2,0mm.......0,8mm.........0,0mm

 

Extremos

Temp. Min 0,4°C

Temp. Max 3,5°C

Prec. Total 9,8mm

 

Obs: Neve Fraca 08h20 - 08h35; 10h30 - 11h02

 

 

Data 13 de julho de 2000

Nº da Estação: 83914

Altitude: 668,10m

Latitude: 28° 15'S

Longitude: 51° 24'W

 

Dados.............12 TMG.......18TMG......24TMG

Temperatura......0,4°C..........3,1°C.........-0,9°C

Umid. rel..........86%.............60%............89%

Dir./v/vento......NW/4,6........W/5,3........C/0

Nebulosidade......10..............9...............0

Precipitação.......0,0mm.........Inap...........0,0mm

 

Extremos

Temp. Min -0,9°C

Temp. Max 4,0°C

Prec. Total 0,8mm

 

Obs: Neve Fraca entre 06h00 e 12h00

 

Fonte: A neve no brasil - NIlson Pedro Wolff

Link to comment
Share on other sites

Correto Sobania, mas o Renan se referiu na mesagem dele, a ultima neve com acumulacao no solo, em Passo Fundo. Segundo os relatos dos demais amigos de Passo Fundo que sempre participavam aqui no BAZ, em 2000 nao chegou a acumular nada, nem 1 cm.

 

Por isso eu respondi 1990, que foi a ultima com acumulacao...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Correto Sobania, mas o Renan se referiu na mesagem dele, a ultima neve com acumulacao no solo, em Passo Fundo. Segundo os relatos dos demais amigos de Passo Fundo que sempre participavam aqui no BAZ, em 2000 nao chegou a acumular nada, nem 1 cm.

 

Por isso eu respondi 1990, que foi a ultima com acumulacao...

 

Sds.

 

Tranquilo Silvio, eu vi que ele se referiu a ultima neve com acumulação. Na verdade postei apenas a nível de informação mesmo, para colaborar. :good:

Link to comment
Share on other sites

Renan e Sílvio:

 

A última neve com acumulação em Passo Fundo foi em 1999, mas fraca.

Ocorreu ao amanhecer de um domingo e eu vi por acaso (como era domingo e bastante frio, poucas pessoas viram, na verdade, foi meu pai que acordou, viu o fenômeno e me chamou).

Aproximadamente 1 cm de neve.

Eu tinha tirado algumas fotografias na época, mas só restou uma, que está na casa dos meus pais. Vou escaneá-la e postar aqui.

Com acumulação a de 1999 foi a última (não lembro o mês).

 

Em 2000 realmente foram dois dias com pancadas de neve, mas não acumulava.

Também ocorreu a queda de alguns flocos em setembro de 2006, mas sem acúmulo.

 

Eu não tenho nenhuma fotografia de 1990, pois eu era criança e ainda não tinha câmera. Lembro que em 1990 chegou a ter um concurso de fotografias da neve na Foto Ferrão. Eu estive lá final do ano passado para ver se eles tinham alguma fotografia daquela época, mas eles disseram que não... vou ficar de olho na internet e se achar algo posso postar.

 

Abrç.

Link to comment
Share on other sites

Renan e Sílvio:

 

A última neve com acumulação em Passo Fundo foi em 1999, mas fraca.

Ocorreu ao amanhecer de um domingo e eu vi por acaso (como era domingo e bastante frio, poucas pessoas viram, na verdade, foi meu pai que acordou, viu o fenômeno e me chamou).

Aproximadamente 1 cm de neve.

Eu tinha tirado algumas fotografias na época, mas só restou uma, que está na casa dos meus pais. Vou escaneá-la e postar aqui.

Com acumulação a de 1999 foi a última (não lembro o mês).

.

 

 

Faz sentido Eliomar! Em agosto daquele ano teve uma onda de frio bastante extremada, uma verdadeira "bomba"! O ar frio cruzou o sul do Brasil e chegou ao centro-oeste e sul da amazonia!

bons tempos aqueles...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Renan e Sílvio:

 

A última neve com acumulação em Passo Fundo foi em 1999, mas fraca.

Ocorreu ao amanhecer de um domingo e eu vi por acaso (como era domingo e bastante frio, poucas pessoas viram, na verdade, foi meu pai que acordou, viu o fenômeno e me chamou).

Aproximadamente 1 cm de neve.

Eu tinha tirado algumas fotografias na época, mas só restou uma, que está na casa dos meus pais. Vou escaneá-la e postar aqui.

Com acumulação a de 1999 foi a última (não lembro o mês).

.

 

 

Faz sentido Eliomar! Em agosto daquele ano teve uma onda de frio bastante extremada, uma verdadeira "bomba"! O ar frio cruzou o sul do Brasil e chegou ao centro-oeste e sul da amazonia!

bons tempos aqueles...

 

Sds.

 

 

Renan, a neve de 1999 foi no dia 15 de agosto.

 

Eliomar no livro "A Neve no Brasil" tem duas fotos da neve de 90 em Passo Fundo... As fotos São so Sr. Deoclides Czamansky.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, morei em Curitiba de 1974 a 1978 e minha mãe tem duas fotos da nevasca daquele ano. Vou pedir emprestada e postar aqui no BAZ. Nossa, as fotos aqui postadas estão lindas. Aquelas de Passo Fundo e São Joaquim nas nevascas de 1965 estão magníficas, com um puta acumulação. A maior nevasca que presenciei em matéria de acumulação, foi a de 29.06.1996 em Urubici - no Morro da Igreja. O acúmulo sobre a pista na altitude de 1.750 metros era de +- 60 cm. O frio, todos já devem estar sabendo, né.... -17,8°C. As baterias das minha câmera fotográfica e filmadora, simplesmente morreram. Até que alguém me deu a feliz idéia de colocá-las dentro do motor quente do automóvel e felizmente ainda consegui tirar 05 fotos. Algumas já postei aqui no BAZ, mas para quem ainda não as viu, aqui vai de novo.

5a4e892c10112_Imagem2008.thumb.jpg.8a3ad60e6e05127c93e3a41e30ec1249.jpg

5a4e892c127b9_Imagem2002.thumb.jpg.010fd482c114e9f37f2626ae3c163d0f.jpg

5a4e892c14b8e_Imagem2001.thumb.jpg.8ae0559d3868c54548b0cd7f3bce132f.jpg

Link to comment
Share on other sites

Imagens surreais e quase inimagináveis nos dias de hoje. Mas é certo que um novo episódio é iminente. Vamos torcer, Eliomar!

 

Imagine a abundância de fotos em caso de uma nevada generalizada como as de 1975, 1955 etc! Tornar-se-á difícil catalogar as imagens! Até uns anos atrás, foto de neve era artigo de luxo!

Link to comment
Share on other sites

Galera, acabei de falar com o CINDACTA no Morro da Igreja e me disseram que está nevando bastante neste momento (20:30) com ótima acumulação no solo. Vamos nos encontrar lá, galera.....FUiiiiiiiii. TCHAU.

 

Boa, Evandro ! Tire as fotos e coloque-as aqui. Abraço !

 

Tem que ser corajoso pra ir no Morro da Igreja sob atuacao de uma massa de ar polar como estas! nem e pela temperatura, mas os ventos la sao coisa absurda!

Parabens e boa sorte ao amigo!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Galera, acabei de falar com o CINDACTA no Morro da Igreja e me disseram que está nevando bastante neste momento (20:30) com ótima acumulação no solo. Vamos nos encontrar lá, galera.....FUiiiiiiiii. TCHAU.

 

Boa, Evandro ! Tire as fotos e coloque-as aqui. Abraço !

 

Tem que ser corajoso pra ir no Morro da Igreja sob atuacao de uma massa de ar polar como estas! nem e pela temperatura, mas os ventos la sao coisa absurda!

Parabens e boa sorte ao amigo!

 

Sds.

 

 

OLHEM SÓ QUE COISA MAIS LINDA. ESTE É O MEU GURI.... E É TÃO DOIDO POR NEVE E FRIO QUANTO EU ... SERÁ UM FUTURO BAZIANO. A FOTO COM A BANDEIRA FOI TIRADA EM 13.07.2009 NO MORRO DAS ANTENAS COM TEMPERATURA DE -09,0°C.

5a4e892e14d23_urupema1-Cpia99.thumb.jpg.8adce28fd4cdd8ed068daeebd0d1b82a.jpg

5a4e892e2150d_FOTOSURUPEMA2008054.thumb.jpg.1e3e985903375cb55959d6ee6e12068b.jpg

IMG_5914-99.thumb.jpg.efa66036e82e99ec5eae997ed1c0650e.jpg

Link to comment
Share on other sites

Consegui com a minha irmã e passei no scaner uma fotografia daquela manhã de domingo de 1999 que eu mencionei que foi a última neve com acumulação aqui em Passo Fundo.

 

Nessa fotografia estava iniciando a queda de neve e ainda não havia quase nada acumulado. Mas é bem perceptível a neve sobre o vidro do carro, a grama e os tijolos.

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAGgDBT3tzkd-fjh0-jCtyJW-S087EQSz_aMktcMpme7pM9gGqWagdXHOTfkyg09idAOwCB3kp7PJyEuXCtLtlfwAm1T1ULhlU8k0vmsCm_4llFK2W-ntaMCW.jpg

 

Também teve acumulação em 1994 em pequena quantidade. Eu não tinha máquina fotográfica naquela época, mas a minha irmã mora aqui em Passo Fundo e trabalha como professora na cidade de Pontão (uns 35 km ao noroeste de Passo Fundo), cidade com a mesma altitude e tudo... ela tinha uma máquina fotográfica daquelas manual e registrou a neve de 1994 ali em Pontão mesmo.

Também vou postar a fotografia - Pontão 1994:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHB7z3k_zyuhfsI9iZJXrvYw-AzJWfXDXkLJ8iANMuzicdJC9t7nS6RYq7i63MiIjbc8ts99tf1C8FiGw4xO8ckAm1T1UM68-ggx1o_JPwJM7bSJVCie5VBB.jpg

Link to comment
Share on other sites

Este é um tabu que insiste em não ser quebrado -nevada em grandes extensões da região Sul-. Mas, isso haverá de ocorrer novamente, espero que em breve.

 

Tomara que seja ainda esse ano Renan!!! :good:

 

Será enquanto eu estiver aí na semana que vem....será ???? :mosking:

 

Você vai ficar mais um tempo depois do EBAZ né?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Nao sei se ja tinham sido postadas, mas...

 

 

 

SAO FRANCISCO DE PAULA-RS

 

Setembro.2006

SFrancPaulaSet2006.jpg

 

 

Setembro.2006

SFrancPaulaSep2006.jpg

 

1994

SfrancPaula94.jpg

 

1978

SFrancPau78.jpg

 

1978

SfrancPaula78.jpg

 

 

====================================

 

 

 

 

Proximo ao Morro Da Igreja-SC

23-5-2007

23-5-07SC.jpg

 

outra

23-5-07MorroIgreja.jpg

 

 

 

 

:good:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

^^ Infelizmente essas foram as unicas que encontrei. E' muito mais facil ver fotos de S Joaquim por ai...

 

Pois é, será que nevou assim no hotel Vale das Trutas? aquele lugar é paradisíaco, fiquei lá uma vez.

 

Existem poucos registros dos Canyons também, acho pouco provável que não neve naquela região, ainda mais num episódio como esse de 2010, já que a altitude nos canyons é favorável, além do vento e da umidade vinda do oceano...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

^^ Infelizmente essas foram as unicas que encontrei. E' muito mais facil ver fotos de S Joaquim por ai...

 

Pois é, será que nevou assim no hotel Vale das Trutas? aquele lugar é paradisíaco, fiquei lá uma vez.

 

Existem poucos registros dos Canyons também, acho pouco provável que não neve naquela região, ainda mais num episódio como esse de 2010, já que a altitude nos canyons é favorável, além do vento e da umidade vinda do oceano...

 

Sds.

 

So encontrei essa foto de baixa qualidade.....uma pena!!

 

SJAtrutas.jpg

Link to comment
Share on other sites

Nao sao "fotos de neve", masmapas intererssantes que

mostram as temperaturas medias do inverno no sul.

 

 

Gerson,

Tente diminuir a resolução dos mapas, ou dar uma cortada neles, pra eles terem menos Kbytes. Desconfio que eles estão com mais Kbytes do que o aceitado pelo servidor do Baz, e que é por isto que as figuras estão "comidas".

Link to comment
Share on other sites

Elas estão comidas devido ao tamanho grande da foto, não porque são pesadas. Achei que tinha arrumado, mas pelo jeito não... Vou dar uma olhada a noite!

 

Mas o fato da foto ter muitos pixels não tem relação com o peso em Kbytes da criança? :russian:

Digo isto porque, se você abrir 2 fotos, 1 com poucos pixels e outra com muitos pixels, num Microsoft Picutre Manager, e deixá-las com o tamanho real, geralmente a foto que tiver muitos pixels e maior tamanho em Kbytes, terá tb o maior tamanho em centímetros.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.