Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2010


Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alguem poderia me explicar se o tal do vento norte que atrapalha as minimas , se é possivel ele influenciar uma cidade e na outra que esta relativamente perto nao ? foi o que aconteceu aqui hoje a temperatura estava caindo e pela madrugada começou a subir de novo , e em Campos do Jordao que é perto , a temperatura continuou caindo e nao teve influencia do vento !!

Link to comment
Share on other sites

Alguem poderia me explicar se o tal do vento norte que atrapalha as minimas , se é possivel ele influenciar uma cidade e na outra que esta relativamente perto nao ? foi o que aconteceu aqui hoje a temperatura estava caindo e pela madrugada começou a subir de novo , e em Campos do Jordao que é perto , a temperatura continuou caindo e nao teve influencia do vento !!

Qualquer vento atrapalha, Wylyam. Aqui em Campinas, é normal termos 5ºC ou mais em relação as cidades vizinhas durante a noite, devido ao vento. Como o vento pode ser variável devido ao relevo, dentre outros fatores, isso pode ocorrer de uma cidade para outra sim.

Link to comment
Share on other sites

Alguem poderia me explicar se o tal do vento norte que atrapalha as minimas , se é possivel ele influenciar uma cidade e na outra que esta relativamente perto nao ? foi o que aconteceu aqui hoje a temperatura estava caindo e pela madrugada começou a subir de novo , e em Campos do Jordao que é perto , a temperatura continuou caindo e nao teve influencia do vento !!

Qualquer vento atrapalha, Wylyam. Aqui em Campinas, é normal termos 5ºC ou mais em relação as cidades vizinhas durante a noite, devido ao vento. Como o vento pode ser variável devido ao relevo, dentre outros fatores, isso pode ocorrer de uma cidade para outra sim.

 

entendi agora que pena que aconteceu isso aqui , mais para amanha parece que as coisas iram melhorar , acabei de sair de casa de calça e de blusa de moleton voce fica no sol mais parece que ele nao aquece , espero amanha minma de 2C a 1C !!!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Olhe só o que o vento norte faz em Santa Maria. Dados da estação da RBS:

 

5:55 - 15,1°

6:00 - 15,7°

6:05 - 16,4°

6:10 - 18,3°

6:15 - 19,6°

6:20 - 22,2°

6:25 - 23,9°

6:30 - 24,2°

6:35 - 24,3°

 

Ou seja: elevação de 9,1° em 35 minutos!!!!!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: Explode, Santa Maria!!!!

 

Abraços calorosos!

 

Igualmente... "Abraços calorosos" e abafados :lol:

 

Por isso fico indignado pelo fato de o INMET e a BASM só atualizarem de hora em hora... Apesar que a BASM atualiza de forma mais "versátil" que o INMET... Mas foi possível perceber isso, pois às 07:00UTC INMET registrou 15°C / 14°C e às 08:00UTC já apontava 21.2°C / 14°C; Às 09:UTC já havia "saltado" para 23°C / 19.1°C... E olha que as rajadas mais fortes nem haviam iniciado...

 

No momento: SBSM com 30009KT CAVOK 27/16 Q1013 51% e INMET com 27°C, tanto na máxima quanto na mínima; 53%; vento à 10.8Km/h e indicativo de rajada em 28.8Km/h... Diga-se que chegou à 45Km/h...

 

O caso de Santa Maria é causado pelo vento zonda.

 

"Causado" eu não sei, mas que é influenciado isso pode ter certeza...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

O que aconteceu em julho do ano passado em MG, ocorre esses dias no centro-norte do RS. Corrente de Jato Subtopical à sul e calor de outono em pleno inverno. Segundo aeroporto Salgado Filho fazia 28ºC com terríveis 51% de UR em POA às 15h dessa tarde de domingo. Que bloqueio!

 

No Sudeste, a circulação marítima tá entrando com tudo e as temperaturas estão amenas. Em BH, nas mesmas 15h fazia apenas 23ºC com UR de 47% (Pampulha). Em Confins (Grande BH) fazia 21ºC. Nas madrugadas, o céu limpo proporciona o típico frio noturno: a capital de MG amanheceu com 11ºC hj (e tem sido assim nos últimos 2 meses!).

Link to comment
Share on other sites

Rodada 12Z mantém o canhão apontado para cá. A alta de 1040hpa continua no pacifico Sul e deve ser deslocada para a America do Sul pela baixa que deve se formar à oeste da Terra do Fogo.

 

A ver...

 

Pelo amor de Deus, esta tem que subir !!! SP precisa de frio!! :lol:

EU PRECISO DO FRIOO :twisted: :cry:

 

Máxima de 25,7°C e UR mínima de 32%.

Link to comment
Share on other sites

O que aconteceu em julho do ano passado em MG, ocorre esses dias no centro-norte do RS. Corrente de Jato Subtopical à sul e calor de outono em pleno inverno. Segundo aeroporto Salgado Filho fazia 28ºC com terríveis 51% de UR em POA às 15h dessa tarde de domingo. Que bloqueio!

 

No Sudeste, a circulação marítima tá entrando com tudo e as temperaturas estão amenas. Em BH, nas mesmas 15h fazia apenas 23ºC com UR de 47% (Pampulha). Em Confins (Grande BH) fazia 21ºC. Nas madrugadas, o céu limpo proporciona o típico frio noturno: a capital de MG amanheceu com 11ºC hj (e tem sido assim nos últimos 2 meses!).

O ASAS parado e sem movimento em direção à Africa tem um efeito muito maléfico para o RS, Uruguay e o Prata. É o efeito oposto de uma baixa. Acaba trazendo ar quente direto do Brasil Central para a gente aqui.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Muita nebulosidade avançando de S-So-W com jeito de "carregadas" e o ar já mudou radicalmente... Bueno, pelo GFS teríamos uma probabilidade de até 20mm aqui... Aguardemos...

 

No momento SBSM com 22°C; 73%; 1015 hPa e vento (W) à 5.5Km/h... INMET com 21.5°C; 78% e indicativo de rajada (So-W) em 19.8Km/h...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

É tão ruim calor fora de época. O corpo acostuma a uma temperatura, hoje foi um dia de primavera, ou verão curitibano. O calor da tarde não foi agradável, pelo menos pra mim, e a rinite começa a atacar com essas mudanças de temperatura.

 

No momento, 21,9C. Que bela noite de auge de inverno... :cry: :cry:

Maio foi ruim, junho foi ruim, julho começará ruim... Sei não hein...

Link to comment
Share on other sites

Bruno Souza, a perspectiva também não ajuda. A anomalia deste junho deve fechar em +1,5C aqui. Esse está sendo o pior dos últimos 4 invernos até agora. Entretanto, ainda está bem melhor que a dupla parada dura, 2005 e 2006.

 

O que traz desânimo ainda maior é a perspectiva.

O estrago desse calor fora de época será grande! Falei com o AAA e ele me disse que teremos pelo menos uma semana ou dez dias de altas temperaturas, bem como a MetSul colocou no Correio do Povo desse domingo. E pode ir além. Entraremos julho com calor, e a perspectiva é de que a primeira quinzena não seja boa. Ou seja: para julho fechar dentro ou abaixo da média teríamos de ter uma onda de frio muito e prolongada. Uma lástima!!

 

Aqui em casa tive variação de 15,5° a 27,3°. Foi a maior temperatura desde 19/4 quando tive 32,8°!! :? E a máxima foi 8,3° maior do que ontem.

 

Confesso que é animador um dia quente e ensolarado depois de muita umidade e chuva. É sempre estimulante. Mas fiquem tranquilos: esse meu ânimo vai passar. Daqui a 2 dias estarei chutando o balde aqui no BAZ.

 

Agora faz 20,2° com 80%! Isso: umidade elevadíssima com 20°!!!!! Pelo menos não há vento e esfrio a 1,7°/h.

 

Abraços las-ti-má-ve-is!!!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Inverno Brasileiro - Hoje :

 

Santa Maria : 28,0

 

Pois essa máxima apontada pela Estação Convencional não ficaria sem sustentação até o momento, haja vista que ainda não foi emitida uma máxima "oficial"????

 

2ywaemt.jpg

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Sim, o GFS aponta ausência de frio. Madrugadas um pouco frias para cá, algo como 10/12 graus

durante toda a semana. E tarde sempre agradáveis ou até um pouco quentes.

 

Se for para continuar o calor fora de época no Sul durante metade de Julho, que a outra metade

seja debaixo de neve, hehehe !

Link to comment
Share on other sites

18Z = pneu

 

ASAS bloqueando tudo! Todo e qualquer frio interessante que mostre interesse em entrar no Brasil é empurrado para o oceano pelo ASAS.

 

Julho não passa em branco.. se é pra ter uma quinzena ruim que seja a primeira.. não a segunda, quando teremos o encontro! E é o que tá pintando, por enquanto..

 

Cara, não me importo em ter veranicos no inverno. O problema é, ao invés de tê-los intercalados com frio, é tê-los intercalados com marasmo. Esse outono/inverno está sendo resumido entre marasmos e veranicos. Isso dói e traz mau humor.

 

Alguns bazianos do sudeste gostam do ASAS, pois ele traz um marasmo com frio noturno. Se eu fosse morador de SP eu não iria gostar, pois o ASAS só traz frio para locais de altíssimas altitudes, enquanto que todo o resto da região (sem grande altitude)tem dias com máximas ao redor de 25C/27C. É uma chatisse sem fim. Que essa alta no atlântico seja trocada por baixas imediatamente!

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z aponta uma alta de 1040hpa no pacifico Sul em 180hs. Ao menos já é algo para se monitorar no meio desse marasmo.

 

Esta de 1040 hpa, dá para ir monitorando ao longo da semana. Como você mesmo disse: julho é julho...é Brasil x Argentina, grenal, flaflu, não pode ignorar. Julho costuma deixar as suas marcas.

 

Elder

 

Pra Curita e pros anos: 95/2006/2008 deixou marcas de intenso e vívido... marasmo.

Creio que pra Sampa não foi muito diferente.

Link to comment
Share on other sites

Alguem poderia me explicar se o tal do vento norte que atrapalha as minimas , se é possivel ele influenciar uma cidade e na outra que esta relativamente perto nao ? foi o que aconteceu aqui hoje a temperatura estava caindo e pela madrugada começou a subir de novo , e em Campos do Jordao que é perto , a temperatura continuou caindo e nao teve influencia do vento !!

 

Já vi esta influência até memso dentro de Curita. Eu morava lá, e tem um sensor no quintal dos meus pais. Tem um ex-baziano que tem uma PWS, inclusive a PWS dele tá no Weather Underground. E teve noites que enquanto na minha antiga casa eu sentia o cheiro do vento norte e o sensor mostrava a temp encalhada ou subindo, na casa dele, por ser mais baixada, a temp caía melhor, sem subidas repentinas por causa do vento norte. E tudo isto com menos de 10 km de diferença.

Link to comment
Share on other sites

O que aconteceu em julho do ano passado em MG, ocorre esses dias no centro-norte do RS. Corrente de Jato Subtopical à sul e calor de outono em pleno inverno. Segundo aeroporto Salgado Filho fazia 28ºC com terríveis 51% de UR em POA às 15h dessa tarde de domingo. Que bloqueio!

 

No Sudeste, a circulação marítima tá entrando com tudo e as temperaturas estão amenas. Em BH, nas mesmas 15h fazia apenas 23ºC com UR de 47% (Pampulha). Em Confins (Grande BH) fazia 21ºC. Nas madrugadas, o céu limpo proporciona o típico frio noturno: a capital de MG amanheceu com 11ºC hj (e tem sido assim nos últimos 2 meses!).

O ASAS parado e sem movimento em direção à Africa tem um efeito muito maléfico para o RS, Uruguay e o Prata. É o efeito oposto de uma baixa. Acaba trazendo ar quente direto do Brasil Central para a gente aqui.

 

Em compensação, nosso (SP) ar viaja pouco por latitudes mais nortenses antes de chegar aqui. Como ele tem uma origem muito ao sul daqui, o reflexo é que, no balanço final, mesmo aqui pra RMSP, um ASAS com cuore sulista (30 a 40 S) e com a frente mais próxima bem afastada de nós (ou seja, aí mais perto de vcs) acaba sendo benéfico, trazendo noites amenas a frias. Tanto que, em 2008, SJP teve mínima de 3, GUA mínima de 6 e minha antiga casa em Curita teve mínima de 5,9 em jul/08 só na base do ASAS.

Link to comment
Share on other sites

Quem tá se dando bem nessa brincadeira toda (além das áreas elevadas do Sudeste do Brasil) é grande parte da Argentina e Chile. Com o ar polar represado por lá, hoje Santiago registrou mínima de 2 graus negativos (-2ºC), máxima de 13ºC e às 22h dessa noite (hora local) já fazia 4ºC. Em Córdoba às 23h dessa noite (hora local) tb fazia 4ºC com 56% de UR. Em Buenos Aires (Ezeiza), mais umidade e, por enquanto, menos frio: 7ºC às 23h local.

Link to comment
Share on other sites

Começo a acreditar em inverno ZERO: ZERO de frio...ausencia quase total de frio. Ora, se a projeção vai até quase 10 de julho nesse marasmo...poderemos ter frio somente no final de julho ou parte de agosto...

 

bahhhhhhh!!! :twisted:

Isso já aconteceu. Foi em 1998. Agora entendem porque eu demonizo esse maldito ano? Na ocasião ficou um sujeito do Peru aqui em casa. Ele foi embora acreditando que nosso inverno era mais mito do que fato. Mesmo que tivesse vindo em 1997 teria sido melhor. Mas não. Veio na merd* de 98.

 

Ao menos temos algum resfriamento nessa noite, e que logo logo vai praticamente estancar. Tenho céu limpo com nenhum vento e faz 17,9° com pouco mais de 88%. Joguei futebol à pouco nos campos junto ao INMET e saia "fumaça" da boca, mas devido à umidade. Havia uma densa névoa na área onde estava o campo.

 

Abraços lamentáveis!

Link to comment
Share on other sites

Alguns bazianos do sudeste gostam do ASAS, pois ele traz um marasmo com frio noturno. Se eu fosse morador de SP eu não iria gostar, pois o ASAS só traz frio para locais de altíssimas altitudes, enquanto que todo o resto da região (sem grande altitude)tem dias com máximas ao redor de 25C/27C. É uma chatisse sem fim. Que essa alta no atlântico seja trocada por baixas imediatamente!

 

Eu sou um deles. Para a porção centro-oriental de MG essa dinâmica é melhor. A circulação marítima do ASAS regula as máximas e deixa as mínimas dentro da média (ou até abaixo). Antes isso do que julho de 2009, quando o jato estava sobre SP e MG fervia num pré-frontal infinito, nunca recompensado. BH chegou aos 31ºC em pleno julho... Naquela ocasião, o RS estava gelado...

Link to comment
Share on other sites

Recorte de uma mensagem do Gamboa....creio que vocês já leram.

Como o relato só tem 180 anos.

 

Qual dinâmica mudou???

em que prazo???

 

29 de julho de 1820

Durante minha permanência em Porto Alegre pude experimentar calores elevados seguidos, imediatamente, de excessivo frio

 

No meu entendimento muito atual.

 

Abraços

 

 

Mafili, ninguém nunca disse aqui que não ocorria veranico antigamente, mas de uns 10 anos pra cá, depois do veranico ao invés de frio excessivo temos marasmo, ou frio meia-boca. Veja no texto do Gamboa lá no ouro tópico que antes e após o veranico ocorreram geadas cotidianas, quase todas as noites, gelo espalhado, e Porto alegre está ao nível do mar, mesmo nas ondas de frio mais fortes, não é comum gear dias e dias a fio como diz o texto!!

Mafili, quando fez frio excessivo em Porto alegre, digo excessivo pro gaúcho que mora na cidade desde sempre?? Na minha visão, frio excessivo ocorreu em julho de 2000, quando aqui no sul do Paraná geou por 10, 12 dias seguidos, mas estamos a quase 1.000 mts.

Nos anos 90, era comum após o veranico, vir frio fortíssimo, causando geadas generalizadas no sul do Brasil, as vezes neve nas serras, e geadas consecutivas. A dinâmica mudou sim, ondas de frio que cruzam o país de forma continental, pelo interior, são raríssimas de 2000 pra cá...

Sente-se já uma mudança no padrão nos anos 90, em, relação aos 80, e nos anos 70 o padrão era ainda mais favorável ao frio em latitudes menores...

Veja o texto do colega no outro tópico:

O que tenho observado e anotado nos últimos 10 anos é a diminuição do número de ingressos de Massas Polares até o trópico de Capricórnio. O Brasil passa por uma "seca de MPS".

 

Década de 90: (média) - Massas Polares moderadas a forte

maio - 2

junho - 2 a 3

julho - 2 a 3

agosto - 2

setembro - 1

 

Década atual: 2001-2010

 

maio - 1

junho - 2

julho - 1

agosto - 1

setembro -1

 

As décadas de 70 e 80 - o ingresso de MPS ao centro-sul do Brasil ainda são maiores.

 

Segundo estudo do NOAA existe uma certa semelhança desta década com a década de 60.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aqui, depois da máxima de 20,4 temos friozote de 12,2. Em Rio Negrinho-SC o ASAS tb fincou raízes legal e depois dos 23,1 de ontem faz 4,3. Depois quero conferir se as estações de lá ficam ambas em área rural, ou se alguma delas fica em área mais urbana. A que tá ativa é a da Epagri, já a do Inmet... sem dados no momento.

Link to comment
Share on other sites

Aqui, depois da máxima de 20,4 temos friozote de 12,2. Em Rio Negrinho-SC o ASAS tb fincou raízes legal e depois dos 23,1 de ontem faz 4,3. Depois quero conferir se as estações de lá ficam ambas em área rural, ou se alguma delas fica em área mais urbana. A que tá ativa é a da Epagri, já a do Inmet... sem dados no momento.

 

Completando: a que tá operante é Rio dos Bugres. Pelas fotos, o único imóvel perto é uma casinha colonial, e parece ficar em baixada, sem pontos muito mais baixos por perto, mas com pontos sensivelmente mais altos nas proximidades.

Link to comment
Share on other sites

E assim o inverno vai passando, passando... Quando nos dermos conta, estamos em agosto e nada de excepcional de novo....

Até o Prof. Eugênio Hackbart assumiu a falta de frio no inverno gaúcho, que mais parecia primavera/verão ontem... Vejam o último post da METSUL.

Abraços verde amarelos!

Link to comment
Share on other sites

A altitude da mantiqueira aliada ao ar seco da ASAS vão mandar nas mínimas nos próximos dias. Hoje foi só o começo da festa!

 

que os santos do tempo te ouçam , hoje ja teve geada fraca por aqui , e hoje as vezes vou acampar a quase 2000 metros de altitude , espero pegar um frio de matar ! se der certo de ir contarei como foi a experiencia de acampar em um lugar alto e muito frio !! abraços

Link to comment
Share on other sites

O frio que literalmente quase passava despercebido nas previsões chegou no oeste do Centro-Oeste, bom demais para ser verdade. Hoje o dia começou com temperaturas baixas+ vento moderado a forte= sensação térmica bastante baixa.

 

As mínimas nestas áreas.

13,6C Porto Murtinho

14,7C Corumbá

14,9C Cáceres

15,1C Vila Bela

15,3C Nhumirim

 

Todas com bastante vento. Agora em todas estas cidades a temperatura varia entre 14C/20C. Não vai passar dos 23C nestas áreas. Algumas capaz de nem chegar a 20C. O GFS quase não apontou frio para cá, nem o Global do CPTEC. E o que dizer dos Intitutos? podemos jogar para as traças. :roll: :cry: :evil:

 

Como ar está seco e frio acredito em milagres esta noite, nisto se nenhuma bendita nebulosidade atrapalhar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.