Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2010


Recommended Posts

Julho de 1994 entrou nessa lista? E com média de 12,0°? Posso estar errado, mas não sei se esse dado está certo. Aquele mês teve um baita veranico por uma semana, mais ou menos, na semana da final da Copa de 94. Inclusive lembro de ver aquele jogo à noite na rua e de mangas curtas! Deve ter chegado a 30° na ocasião. Aquele veranico foi seguido pelo frio mais intenso do ano, quando chegou a 0,4° aqui pelo INMET, acho que dia 23. E no início do mês teve a neve granular (dia 8). Foi um mês de grandes variações e loucuras, hehe. Inclusive o veranico acabou com uma enxurrada e um vendaval numa madrugada.

 

Do mais, faz 17,4° com +- 86% por aqui. O vento S aumentou a partir das 21 h e trouxe umidade. Venta de S a 7,2 km/h. Está nublado.

 

Abraços históricos!

 

Marcos, julho de 1994 é o único mês destes acima que não tem fonte no NASA GISSTEMP. Quem me passou estes dados, certa vez, foi você!!!!

Sério??? QUE VERGONHA!!! :oops: :oops: :oops: :roll: Como eu disse, duas coisas marcaram aquele mês: a nevada generalizada com granular em POA e o forte calor fora de época. Duvido que aquela onda de frio e mais o frio após o calor (que foi muito curto, mas muito intenso) tenham derrubado a média do mês a 12,0°. Se fui eu que te passei esse dado, então não sei de onde tirei.

 

Bom, vindo para o presente, hoje temos um dia BEM diferente de ontem. No momento chove fraco e faz 14,4° com + de 90%. Não há vento. Ontem, no mesmo horário, fazia 23,0° com 65% e vento de N. A pressão disparou para 1021,4 mb e não há vento. Acumulei 11,3 mm até agora. Chove desde às 7 h.

 

Abraços julianos!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui em Maria da Fé aconteceu algo meio esquisito ontem , cheguei da escola as 23 horas meu termometro marcando 8,5C , fui dormir a 1 hora e o termometro estava marcando 13,3C , tenho certeza de que nao apareceu nem uma nuvem no céu , o que pode ter acontecido ? estava esperando uma minima de 4 ou 5C , de madrugada até voltou a cair chegando a 7,5C !!!

 

Pode ter chegado vento norte... qual é a proteção que os morros ao redor de sua casa oferecem contra ventos vindos desta direção?

Já vi noite de abril (aqui em Mauá, este ano) que tinha céu imaculado, e mesmo assim a temp não se mexeu durante a madru, por culpa do vento N.

 

AQUI TEM INVERNICO DURANTE O VERÃO.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Maria da Fé aconteceu algo meio esquisito ontem , cheguei da escola as 23 horas meu termometro marcando 8,5C , fui dormir a 1 hora e o termometro estava marcando 13,3C , tenho certeza de que nao apareceu nem uma nuvem no céu , o que pode ter acontecido ? estava esperando uma minima de 4 ou 5C , de madrugada até voltou a cair chegando a 7,5C !!!

 

Pode ter chegado vento norte... qual é a proteção que os morros ao redor de sua casa oferecem contra ventos vindos desta direção?

Já vi noite de abril (aqui em Mauá, este ano) que tinha céu imaculado, e mesmo assim a temp não se mexeu durante a madru, por culpa do vento N.

 

AQUI TEM INVERNICO DURANTE O VERÃO.

 

Correção: aí tem alguns dias de verão durante o longo inverno que afeta SJ eternamente!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Maria da Fé aconteceu algo meio esquisito ontem , cheguei da escola as 23 horas meu termometro marcando 8,5C , fui dormir a 1 hora e o termometro estava marcando 13,3C , tenho certeza de que nao apareceu nem uma nuvem no céu , o que pode ter acontecido ? estava esperando uma minima de 4 ou 5C , de madrugada até voltou a cair chegando a 7,5C !!!

 

Pode ter chegado vento norte... qual é a proteção que os morros ao redor de sua casa oferecem contra ventos vindos desta direção?

Já vi noite de abril (aqui em Mauá, este ano) que tinha céu imaculado, e mesmo assim a temp não se mexeu durante a madru, por culpa do vento N.

 

Deve ser isso mesmo pois logo que cheguei da escola começou a ventar fraca mais ventou , moro bem dentro desse " buraco " ai tem morro de todos os lados em media com 1400 metros de altitude !

 

Mas por mais que aí o vento pegue com menos força, pode ter ocorrido um pouco de troca de massas de ar, afinal, como o Fumagalli diz, não estamos em Marte.

Link to comment
Share on other sites

É raro, mas dá. 14-15ºC em Dezembro, no meio do dia, creio ser significativo. E já tivemos isto por aqui.

 

É menos frequente que os veranicos...

 

Aqui em janeiro de 2009 deu 18/19°C durante a tarde do dia 4, com máxima de 19°C. Isso com sol a partir das 16h! A mp que estava agindo na ocasião era bem forte. Neste ano, o dia 06 de abril foi bastante frio para um mês de abril. Máxima de 17,6°C com sol à tarde, 15,0°C ao meio dia. Em dezembro de 2001 a temperatura caiu abaixo de 10°C em algumas cidades do centro-norte paulista, fez 9,6°C em São Simão no dia 2 e 10,4°C em São Carlos, marca bastante significativa para este mês. Se formos ver os registros da ESALQ de Piracicaba, vemos que dezembro de 1947 teve 3 dias com máximas abaixo de 20°C, seguidas, a menor delas na casa dos 16°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

Campos do Jordão SP (Horto) : 04,0

Campos do Jordão SP (Cptec) : 05,5

Caldas MG 05,7

Campos do Jordão SP (Aut) : 06,3

Monte Verde MG : 06,3

Campos do Jordão SP (Conv) : 06,8

São Lourenço MG : 08,2

General Carneiro PR : 08,3

Maria da Fé MG : 08,7

Florestal MG : 08,9

São José dos Ausentes RS : 11,5

Canela RS : 12,8

São Joaquim SC (Aut) : 12,8

Soledade RS : 14,1

Já que tu gostas de comparar Carlão, então explique a diferença no horário do meio-dia.

Soledade 12.2º e vento de 44,6 km/h

Passo Fundo 18.6º e vento de 24,1 km/h

Depois quando eu digo que Soledade e Alto da Serra do Botucaraí, se aproximam muito mais no comportamento climático da Serra Gringa,do que com Passo Fundo e Planalto Médio, tem gente que me contesta :roll:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Maria da Fé aconteceu algo meio esquisito ontem , cheguei da escola as 23 horas meu termometro marcando 8,5C , fui dormir a 1 hora e o termometro estava marcando 13,3C , tenho certeza de que nao apareceu nem uma nuvem no céu , o que pode ter acontecido ? estava esperando uma minima de 4 ou 5C , de madrugada até voltou a cair chegando a 7,5C !!!

 

Pode ter chegado vento norte... qual é a proteção que os morros ao redor de sua casa oferecem contra ventos vindos desta direção?

Já vi noite de abril (aqui em Mauá, este ano) que tinha céu imaculado, e mesmo assim a temp não se mexeu durante a madru, por culpa do vento N.

 

Deve ser isso mesmo pois logo que cheguei da escola começou a ventar fraca mais ventou , moro bem dentro desse " buraco " ai tem morro de todos os lados em media com 1400 metros de altitude !OgAAAAWd5xvnSX-6coi4N9SC6J7kaxSmW7EL5ul3jVkDFVO8QbP5O1XQpsdcI0Nd0FlE1yUrvKw6LEcuJnH2NDZVXYsAm1T1UE-OvnwUCrhQvPGMczxwPdcjUGh-.jpg

 

Vamos ver hoje tem algumas nuvens no céu agora , inpe preve 6C para amanha aqui e 3 para domingo e 1 para terça !

 

e a respeito de dias frios no verao lembro que na virada do ano 2008 para 2009 estava chovendo e o termometro na rua marcava 13C , e no carnaval desse ano era umas 4 da manha estava 14C !!!

 

na minha foto la voces estao vendo aquele pico que esta la no fundo ? ele é um mirante natural da cidade , fui acampar la o ano passado e levei meu termometro de mercurio , acordamos as 5 e 30 para ver o sol nascer a barraca estava congelada e o termometro marcava -3C , este ano estou esperando um dia que vai fazer muito frio para ir la e acampar de novo , o pico esta a quase 1800 metros de altitude !!!!

Link to comment
Share on other sites

Depois quando eu digo que Soledade e Alto da Serra do Botucaraí, se aproximam muito mais no comportamento climático da Serra Gringa,do que com Passo Fundo e Planalto Médio, tem gente que me contesta :roll:

 

Bom, isso eu concordo. São regiões com relevos diferentes, por conta do começo do escudo norte riograndense, que se ergue em escarpas.

 

PS: estou sendo fiel aos livros técnicos. ;)

 

Mas a diferença agora do meio-dia acho que ocorre pelo simples fato de que em Passo Fundo está parcialmente nublado e em Soledade o tempo está bem fechado.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por aqui a sensação é que está "castigando" devido ao vento e à umidade... SBSM com 12°C e vento à 14.8Km/h... INMET com 12.7°C; 11.2mm de acumulados e indicativo de rajada em 22.68Km/h... Aqui tenho em torno de 10mm... Nossa chuva ainda está por vir, pois as estimativas que fiz pelo GFS somam em torno de 60mm e até o momento temos pancadas que por vezes não acumulam mais que 3mm...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por aqui a sensação é que está "castigando" devido ao vento e à umidade... SBSM com 12°C e vento à 14.8Km/h... INMET com 12.7°C; 11.2mm de acumulados e indicativo de rajada em 22.68Km/h... Aqui tenho em torno de 10mm... Nossa chuva ainda está por vir, pois as estimativas que fiz pelo GFS somam em torno de 60mm e até o momento temos pancadas que por vezes não acumulam mais que 3mm...

 

SyS!

 

AQUI ESTÁ QUENTE, NUBLADO COM 18,8

Link to comment
Share on other sites

O prognostico para os próximos 15 dias esta um fracasso!! Zero frio...

 

Meu, é verdade! Nada prognosticado pela frente! Desesperador....

 

Agora, sei lá. Os anos de 1994 e 2000 estão aí para nos provar. Estou com uma pulguinha atrás da orelha querendo me dizer que uma hora vai entrar um Caterpilar patrolando tudo. Sei lá....vamos ver...

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS :

 

Acho que a Metsul vai errar na previsão na maxima da capital gaucha hoje.

 

Na Zona Norte a temperatura está entre 15.1 /15.5 e na Zona Sul entre 14.6 / 14.8. A previsão da Metsul estava em 18 /17 na Z Norte e Sul respectivamente.....

 

Acho difícil bater nos 18C hoje. A ver....

 

O que faz a desinformação .....

 

Ontem se disse que a previsão de 27 de máxima pra POA errou. Deu 27,4 na Lomba do Pinheiro.

 

Hoje, se diz que a máxima de hoje errou, mas o dia começou com 18ºC e a temperatura só caiu após, com a chegada da frente fria, tal como prognosticado.

 

SBPA 251800Z 16004KT 7000 -RA BKN008 OVC080 15/15 Q1022

SBPA 251700Z 12004KT 5000 -RA BR BKN006 OVC080 15/15 Q1023

SBPA 251600Z 15004KT 6000 -RA BKN006 OVC080 15/15 Q1024

SBPA 251500Z 18003KT 4000 -RA BR OVC006 15/15 Q1025

SBPA 251400Z 15003KT 4000 -RA BR OVC006 14/14 Q1025

SBPA 251300Z 16006KT 3500 -RA BR OVC006 14/14 Q1024 RERA

SBPA 251200Z 18004KT 3000 RA BR OVC007 14/14 Q1023

SBPA 251100Z 20006KT 4000 RA OVC007 14/14 Q1022

SBPA 251040Z 18005KT 4000 RA OVC006 15/15 Q1022

SBPA 251000Z 20003KT 8000 -RA OVC005 15/15 Q1020

SBPA 250900Z 19005KT 9999 OVC006 16/15 Q1019

SBPA 250800Z 17002KT 9000 OVC006 16/15 Q1018

SBPA 250700Z 17005KT 9000 OVC007 16/15 Q1018

SBPA 250600Z 17010KT 8000 OVC005 16/16 Q1017

SBPA 250500Z 19006KT 9999 OVC005 17/17 Q1017

SBPA 250400Z 18004KT 9999 BKN006 17/17 Q1017

SBPA 250300Z 17005KT 9999 BKN010 18/17 Q1016

SBPA 250235Z 17004KT 9999 BKN010 18/17 Q1016

SBPA 250200Z 18003KT 9999 FEW020 18/17 Q1015

 

Temperatura máxima ocorre sim na madrugada e é considerada por nós. O SMN, por exemplo, traz aviso de ressalva em sua página:

 

" En CASOS EXCEPCIONALES (ej. pasaje de frente frío con continuo descenso de temperatura a lo largo del día) podría llegar a darse el caso que la temperatura mínima de la mañana sea MAYOR que la máxima de la tarde".

 

http://www.smn.gov.ar/?mod=pronografico&id=1

 

Cobra morta e mostrado o pau !!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS :

 

Acho que a Metsul vai errar na previsão na maxima da capital gaucha hoje.

 

Na Zona Norte a temperatura está entre 15.1 /15.5 e na Zona Sul entre 14.6 / 14.8. A previsão da Metsul estava em 18 /17 na Z Norte e Sul respectivamente.....

 

Acho difícil bater nos 18C hoje. A ver....

 

Tinha-se uma esperança de leve melhora no tempo hoje à tarde. Totalmente impossível, céu fechadíssimo, temperatura não vai subir nem por decreto.. vamos ficar onde fomos até agora.. acho que a máxima foi de 17/18C perto da meia-noite!!!

Link to comment
Share on other sites

Era o que eu pensava: se a previsão é para o espaço de 24 h, então o ar ainda morno da madrugada contou como a máxima. A previsão está certa. Aqui em casa minha máxima foi de 17,7° à meia-noite.

 

Agora chove fraco e faz 14,2°. A mínima foi de 14,1° às 9:10. Choveu 14,8 mm por aqui.

Link to comment
Share on other sites

O prognostico para os próximos 15 dias esta um fracasso!! Zero frio...

 

Meu, é verdade! Nada prognosticado pela frente! Desesperador....

 

Agora, sei lá. Os anos de 1994 e 2000 estão aí para nos provar. Estou com uma pulguinha atrás da orelha querendo me dizer que uma hora vai entrar um Caterpilar patrolando tudo. Sei lá....vamos ver...

 

Não sei vocês... mas pra mim, a sensação é de que 2000 dividiu o clima em 2 tempos... e o Pedrão vai esperar eu zarpar deste espaço dimensional pra devolver o friozão... espero estar errado.

Link to comment
Share on other sites

Anteontem o vento de Zonda provocou muitos estragos na Argentina, a queda na pressão atmosférica em parte do continente que gerou o zonda também ocasionou uma corrente de jato em baixos níveis que provocou ventos intensos ontem em várias cidades do Centro-Oeste e até do norte, da Bolívia, e norte do Paraguai.

Veja a velocidade dos ventos durante a tarde:

DIA 22 23 24 25

 

Cuiabá: 11km 16km 24Km 9km

Campo G: 18km 32km 41km 18km

Corumbá: 20km 15km 22km 17km

Vilhena: 13Km 18km 22km 20km

 

Algumas cidade do interior MT e MS:

 

Dia 24

 

Pontes e Lacerda: 37 km

Tangará da Serra: 46 km

Salto do Céu: 37 km

Vila Bela: 44 km

Campo Verde: 50 km

Nhumirim: 52 km

Porto Murtinho: 57 km

Maracaju: 41 km

Ponta Porã: 57 km

Miranda: 41 km

 

 

Na Bolívia:

 

Santa Cruz: 78 km

Robore: 46 Km

Trinidad: 32 km

 

Norte do Paraguai:

 

Mariscal Estigarribia: 37km

 

O vento seco ficou variavel ao longo do dia, passando de noroeste a nordeste. Fazia tampo que não preseciava um forte tão forte igual ontem. Hoje ventou em algumas áreas, aqui não.

 

O dia começou frio com 14,1C e variou até 35C. Muito calor para Junho.

Link to comment
Share on other sites

Por curiosidade coloquei meu termômetro na sacada hoje. As mínimas sempre foram péssimas nas outras vezes que eu tentei, mas hoje tive uma surpresa ao ver que ele marcava 11,8ºC, abaixo das estações meteorológicas da região.

 

Hoje o dia também começou com uma forte neblina que só se dissipou completamente por volta das 11 horas da manhã.

 

Agora o céu está nublado e venta forte de leste. 20,3ºC na sacada :lol:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por aqui iniciou-se uma série de trovoadas e o vento "apertou" um bocado... Por enquanto 12°C no geral com vento E-Se à 14Km/h na BASM e indicativo de rajada em 29Km/h no INMET... Estou acumulando em torno de 14mm... Aguardemos...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

O prognostico para os próximos 15 dias esta um fracasso!! Zero frio...

 

Meu, é verdade! Nada prognosticado pela frente! Desesperador....

 

Agora, sei lá. Os anos de 1994 e 2000 estão aí para nos provar. Estou com uma pulguinha atrás da orelha querendo me dizer que uma hora vai entrar um Caterpilar patrolando tudo. Sei lá....vamos ver...

 

Tenho o mesmo "feeling", mas vai saber...todos os anos nós falamos a mesma coisa, o nosso "feeling" é

mais uma esperança interna que jamais se acaba, hehehe

Link to comment
Share on other sites

Renan, mas esse ano não veio nada (nada!!!!!!!!) de extraordinário até agora. Nos outros anos, seja de anomalia positiva ou negativa, sempre vinha algum grande pulso. Logo, a impressão que passa é que podemos ter um inverno de uma grande massa de ar frio que está represada lá embaixo. Não sei se já viste, mas o inverno no sul da Argentina está gelado além do normal.

 

Resumindo: a fábrica está a mil, o problema são os distribuidores....

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

E o ar frio praticamnte nao chegou aqui em santa rosa nesta sexta-feira.Eu estava em Santo Angelo[60 km ao sul] o dia todo,o vento já era de sul com garoa fina ainda pela manha e fazia muito frio o dia todo por lá,e para minha surpresa,a temperatura estava muito mais elevada aqui,apesar do vento ter soprado bem ao longo do dia.

 

TEMP.MIN: 16.1[bAIXADA] [16.4]PARQUE 17.4[iNMET] 18.0[CENTRO]

TEMP.MAX: 26.0[bAIXADA] [24.0[PARQUE 24.6[iNMET] 25.1[CENTRO]

Link to comment
Share on other sites

Concordo Bruno, no Centro-Oeste até agora só teve uma onda de ar frio que pelo fato de ser seca provocou temperaturas muito baixas para Maio. Mas não foi excepcional! Digamos inédita. Em 1977, 1949, e outros , algumas regiões tiveram mínimas perto ou igual a 0°C inclusive aqui. Também tenho que admite que o mês foi mais frio que o normal por que tivemos dias mais frescos e outra onda de ar frio no 18. Mas nada excepcional, o sul do MS nem se quer baixou dos 2°C, até agora tivemos poucos dias com máximas baixas realmente[ menor que 20°C]. Também acredito que teremos uma onda de ar frio muito forte e super continental ainda este ano, tudo está represado no sul do continente.

Link to comment
Share on other sites

Allef e Bruno, de fato o ano está muito fraco para MPs fortes até o momento. Não está seguindo

o padrão USA até o momento. Na América do Norte, o inverno foi com anomalias positivas do Canadá

para o norte, sendo bem "quente" na parte mais setentrional daquele país.

 

Já no sul, centro e sudeste dos Estados Unidos, incursões de ar frio raramente vistas foram observadas.

Não vou me esquecer do mega-evento na Flórida neste ano, no qual Miami teve chuva e 4ºC !!! Fato

raro !

 

Se o padrão aqui na América do Sul estivesse mesmo seguindo o dos EUA, acho que já deveríamos ter

tido ao menos 1 grande invasão de ar frio nas latitudes baixas e médias, afinal nós chegamos ao "core" do inverno.

Somente as altas latitudes aqui estão com frio intenso. Junho realmente está frio em alguns locais do Sul, e ainda

abaixo da média no Sudeste. Mas, não empolga, nem um pouco aliás...

Link to comment
Share on other sites

Depois quando eu digo que Soledade e Alto da Serra do Botucaraí, se aproximam muito mais no comportamento climático da Serra Gringa,do que com Passo Fundo e Planalto Médio, tem gente que me contesta :roll:

 

Bom, isso eu concordo. São regiões com relevos diferentes, por conta do começo do escudo norte riograndense, que se ergue em escarpas.

 

PS: estou sendo fiel aos livros técnicos. ;)

 

Mas a diferença agora do meio-dia acho que ocorre pelo simples fato de que em Passo Fundo está parcialmente nublado e em Soledade o tempo está bem fechado.

Mais um cricri por fora, é ação do ar frio mesmo, não tem nada a ver com nebulosidade

:evil:

Link to comment
Share on other sites

Allef e Bruno, de fato o ano está muito fraco para MPs fortes até o momento. Não está seguindo

o padrão USA até o momento. Na América do Norte, o inverno foi com anomalias positivas do Canadá

para o norte, sendo bem "quente" na parte mais setentrional daquele país.

 

Já no sul, centro e sudeste dos Estados Unidos, incursões de ar frio raramente vistas foram observadas.

Não vou me esquecer do mega-evento na Flórida neste ano, no qual Miami teve chuva e 4ºC !!! Fato

raro !

 

Se o padrão aqui na América do Sul estivesse mesmo seguindo o dos EUA, acho que já deveríamos ter

tido ao menos 1 grande invasão de ar frio nas latitudes baixas e médias, afinal nós chegamos ao "core" do inverno.

Somente as altas latitudes aqui estão com frio intenso. Junho realmente está frio em alguns locais do Sul, e ainda

abaixo da média no Sudeste. Mas, não empolga, nem um pouco aliás...

 

 

É verdade Renan, o frio que fez em partes do sul da América do Norte e da américa central foi realmente impressionante, 1°C com tempo nublado em Miami é dose, 4°C com chuva em Tampico,( cidade litorânea do México praticamente na latitude do Rio de Janeiro) e o que dizer dos 3°C de Havana? Enquanto algumas áreas do MS e SP na mesma latitude de Tampico e centenas de metros mais alta para registrar esta temperatura tem que ter um ar mais seco atuando e olhe lá, uma raridade em outras condições. E nestas áreas, excetuado Havana, teve tais temperatura com céu nublado e chuva. Nós estamos fracos. Só comendo poeira. Não estamos seguindo o padrão de lá :cry: :roll: :evil:

 

Acredito ser mais emocionante 0°C com tempo nublado e chuvisco do com tempo seco e ensolarado.

Link to comment
Share on other sites

O prognostico para os próximos 15 dias esta um fracasso!! Zero frio...

 

Meu, é verdade! Nada prognosticado pela frente! Desesperador....

 

Agora, sei lá. Os anos de 1994 e 2000 estão aí para nos provar. Estou com uma pulguinha atrás da orelha querendo me dizer que uma hora vai entrar um Caterpilar patrolando tudo. Sei lá....vamos ver...

 

Tenho o mesmo "feeling", mas vai saber...todos os anos nós falamos a mesma coisa, o nosso "feeling" é

mais uma esperança interna que jamais se acaba, hehehe

 

Qualquer coisa eu tenho um pouco de anti-feeling pra emprestar! :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Bastante chuva hoje em POA. Já são mais de 40mm. Do fim da tarde até agora, chove continuamente, resultado do recuo da frente fria e avanço da massa de ar quente. A prova disto é que ao meio dia e no meio da tarde estava mais frio que agora, e que o norte do RS registra temperaturas maiores que o sul. No momento, tenho 15,4C, e + de 93% de umidade.

Link to comment
Share on other sites

Não há previão de frio na região sul atéééé 11 de Julho.. E lá se vai nosso miolo...

Apesar de concordar que o núcleo é até 15/jul, considero até 15/agosto época de risco. A partir daí entra no campo da raridade. Então para mim sobra 1 mes de inverno onde é possível ter alguma surpresa positiva em termos de neve e frio. Os ultimos dias de janeiro, primeiros de fevereiro de 2010 foram terríveis de frio no Hemisfério Norte.

Link to comment
Share on other sites

Não há previão de frio na região sul atéééé 11 de Julho.. E lá se vai nosso miolo...

Apesar de concordar que o núcleo é até 15/jul, considero até 15/agosto época de risco. A partir daí entra no campo da raridade. Então para mim sobra 1 mes de inverno onde é possível ter alguma surpresa positiva em termos de neve e frio. Os ultimos dias de janeiro, primeiros de fevereiro de 2010 foram terríveis de frio no Hemisfério Norte.

 

 

Mas a confiabilidade da previsão entre 1o e 11 de julho é quase zero!

 

A qualquer momento pode surgir uma MP punk, do nada! Do mesmo jeito que a MP que era mostrada em todas as rodadas sumiu! Eu ainda tenho esperanças que venha um frio razoável entre o dia 5 e o dia 10. Nada demais, mas pode ser razoável!

 

Acho que o problema são as baixas pressões nas altas latitudes. Elas estão fragmentando as altas pressões e impondo-lhes um deslocamento zonal. Esta é a minha impressão...

Link to comment
Share on other sites

De fato: o ar frio está cruzando pelo sul da América do Sul. Tanto é que as massas de ar frio que têm atingido com mais força o Brasil nos últimos 30 dias são aquelas que cruzam a faixa central dos Andes chilenos. Não há a entrada de ar frio "subindo" o continente. Elas estão cruzando do pacífico para cá, praticamente no sentido oeste-leste.

 

Saudades de Maio...

Maio está morto e enterrado, GRAÇAS A DEUS!! :lol: :lol: (Brincadeira)

 

Hoje foi um dia extremamente úmido por aqui. Variação de 17,7° a 14,1°, com mínima às 9:10. À tarde ficamos continuamente em 14,X°. Até agora choveu 43,7 mm, sendo 4,2 mm na última hora. A chuva foi mais forte entre 19:30 e 21 h, e depois esquentou 0,5° aos poucos. Agora faz 15,0° com + de 91%. Pressão em 1019,8 mb e vento de SSe a 9,3 km/h.

 

Abraços juninos!

Link to comment
Share on other sites

Não há previão de frio na região sul atéééé 11 de Julho.. E lá se vai nosso miolo...

Apesar de concordar que o núcleo é até 15/jul, considero até 15/agosto época de risco. A partir daí entra no campo da raridade. Então para mim sobra 1 mes de inverno onde é possível ter alguma surpresa positiva em termos de neve e frio. Os ultimos dias de janeiro, primeiros de fevereiro de 2010 foram terríveis de frio no Hemisfério Norte.

 

 

Mas a confiabilidade da previsão entre 1o e 11 de julho é quase zero!

 

A qualquer momento pode surgir uma MP punk, do nada! Do mesmo jeito que a MP que era mostrada em todas as rodadas sumiu! Eu ainda tenho esperanças que venha um frio razoável entre o dia 5 e o dia 10. Nada demais, mas pode ser razoável!

 

Acho que o problema são as baixas pressões nas altas latitudes. Elas estão fragmentando as altas pressões e impondo-lhes um deslocamento zonal. Esta é a minha impressão...

 

Eu concordo. Além de julho ser julho, assim como clássico é clássico e grenal é grenal, tem o fato de nenhum modelo concordar com o outro num prazo superior a 3 dias.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.