Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Primeira incursão polar decente está chegando á São Paulo. Até a Climatempo prevê 11°C para Americana. A tendência é que as temperaturas se aproximem dos 10°C na quarta e na quinta-feira aqui na cidade. Amanhã já teremos uma tarde bem amena.

Levando em conta o ano passado, 10°C logo no início de Abril não está nada mal.

Link to comment
Share on other sites

Eu ia mesmo postar que estava sem vento e meio abafado quando começou a chover. Portanto, chove fraco na região de Jaraguá. 8-)

 

Hoje foi um dia irritantemente abafado, a temp quase chegou aos 30°C no Inmet, quando ficava sem vento entao..acho que amanha a noite ja começa a chegada da MP pela regiao.

Link to comment
Share on other sites

Aqui para Juiz de Fora, as expectativas também estão muito boas

para esta próxima (e primeira significativa do ano) incursão de ar frio.

 

A chuva continuará por amanhã e na terça, com temperatura já em queda

neste segundo dia. Mas é na quarta feira que o frio aperta, e provavelmente

teremos nossa primeira máxima abaixo dos 20 do ano, o que é raro de acontecer

em Abril. Mínimas na quinta e sexta feira prometem ser interessantes, com

valores entre 11/13 graus no INMET e 10/12 graus aqui no vale. Vou seguir

acompanhando, e com muito prazer, hehehe

Link to comment
Share on other sites

a temperatura média de Porto Alegre neste período foi:

 

verão outono inverno primavera

24.1 20.1 14.3 18.6

 

mes mais quente: 24.6 janeiro

mes mais frio: 13.8 julho

 

maior temperatura média:

26.5 fevereiro de 1925

menor temperatura média:

10.0 julho 1916

 

mínima absoluta e máxima absoluta

junho: -2.2 1921 janeiro: 40.7 1943

julho: -4.0 1918 fevereiro:40.4 1929

agosto: -0.9 1917 março: 38.9 1926

setembro:0.0 1912 dez: 39.6 1917

 

gostaria de comparar com as mínimas de hoje e verificar se, na série histórica que sempre é citada, há algum acréscimo nas mínimas.

 

Agora, onde foi a estação meteorologica de São Francisco de Paula???

O que ocorreu para sua desativação???

Segundo o Fernando P. Livi, que fez um levantamento climátigo de POA no período de 1912 a 1997 disponível no Atlas Ambiental, a cidade teve uma acréscimo em torno de 0,5° nas médias mínimas anuais, estabilidade na média das máximas e na média geral. Ele atribuiu isso à urbanização e à consequente maior nebulosidade noturna ocasionada pelo calor retido à noite pelo fenômeno da ilha de calor.

 

As extremas certamente subiram. Jamais negativou após o frio de 1955, com exceção apenas dos -0,2° de 16/7/1993. Cravou 0,0° em 14/7/2000 e 25/7/2009.

 

Marcos, não lembro se foi vc ou o Maurício de Caxias que publicou no BAZ antigo, uma tabela bem ampla de estações do RS.

Alguém sabe onde posso reencontrá-la?

Não fui eu. Então foi o Maurício.

 

Por acaso o BAZ antigo a que te referes é o de antes de 2005? Tem que ver com o Luiz. Senão tem um link no final das opções de tópicos do BAZ que remete para o fórum que durou de 2005 a 2009.

 

Aqui em SP, chuva fraca continua e bem fresco. Adeus verao, vai tarde ja!

ASSINO EMBAIXO!!! :?

 

Abraços triplos!!

Link to comment
Share on other sites

Antes que eu me esqueça: tarde maravilhosa em POA! Ficamos durante todo esse perído entre 19,5° e 20,0° com céu nublado e vento sul. Minha máxima foi de 22,1° à 0:44 e a mínima ocorre agora: 18,2°.

 

Ainda bem nublado, choveu não faz muito e a u.r está em 83%. Venta de SO a 9,8 km/h. Que seja bem-vindo o outono 2010! :D

Link to comment
Share on other sites

Está bem interessante: chove um pouco, e a temperatura cai uns 7-8 décimos. Aí a chuva pára, a temperatura sobe um pouco. Recomeça a chover, esfria mais um pouquinho. E assim vai. Está esfriando em efeito "mini-montanha-russa": sobe, desce, sobe desce mais um pouco. :lol: :lol: Tenho 17,9C por aqui, com 84%. Acho que amanhecerei na casa dos 16C.

 

OS 12C de Canela e Soledade, somados ao vento, devem estar dando uma cara bem invernal pra essas regiões. Adeus verão!!

8-) :D

Link to comment
Share on other sites

Acabo de cravar mínima de 18,1° às 23:55, a mínima definitiva desse dia de Páscoa. A coisa está por aí mesmo, BrunoSouza: dá uma chuva leve e esfria um pouco, depois "esquenta" gradativamente (algo como 0,2°/0,5°) e esfria de novo. A chuva leve que ocorreu em torno das 20:30 trouxe queda de 1° pelo menos. Deve ter sido a entrada de uma nova parcela de ar mais frio.

 

Agora venta de S a 8,1 km/h. A maior rajada desse domingo foi de 27,9 km/h.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

E o tempo tá nublado aí na região Missioneira, Tessaro e Ricardo?

Estou curioso pelos dados do Inhacorá :D

 

Paulo, não haverá dados de SJ.Inhacorá, mas sim de Caúna Baixa, interior de TM. De todo modo, por ser baixada, apenas nos próximos dias, quando o vento parar e o ar secar bem, que espero registrar temperaturas relevantes.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa deu mínima de 16,8° às 7:05 depois que o vento da madrugada parou em definitivo.

 

Hoje estamos com aqueles tempo maluco: abre sol, vem um estratus e chove. Às 10 h até tivemos chuva moderada. Agora voltou o sol mais um vez e faz 20,9° com 73%. Venta de SE a 6,0 km/h. Pelo visto ficaremos assim pelo menos até 4ª-feira.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas observadas hoje de manhã em Cascavel

 

PWS Delai: 17,8°

Aeroporto: 18°

 

Abafou hoje de manhã e a máxima foi de 22,0° aqui no centro e 22° no aeroporto, por volta das dez horas... Agora esta chovendo forte e faz 21,2° com 86% de UR, o acumulado ja é de 6,3mm

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pelo Inmet, as 15UTC:

 

22,5°C Porto Alegre

20,6°C São Paulo

19,5°C Bagé

18,8°C Canguçu

18,4°C Santana do Livramento

18,3°C Foz do Iguaçu

17,6°C Soledade

17,9°C Ponta Porã

16,7°C Curitiba

15,1°C Inácio Martins

14,7°C Curitibanos

14,5°C Dionísio Cerqueira

11,8°C São José dos Ausentes

11,6°C Canela

10,4°C São Joaquim

06,5°C Morro da Igreja

Link to comment
Share on other sites

O dia começou com várias aberturas de sol, mas agora chove bem fraco e há um pouco de vento oeste. A temperatura também está baixa aqui na região. Corupá, por exemplo, tem apenas 19,3ºC segundo a última leitura. Já em Joinville, no aeroporto, a temperatura está em 22ºC.

Link to comment
Share on other sites

Neblina tomou conta agora, lembra as tardes de inverno... quando a neblina toma conta aqui do topo onde fica Cascavel...

Faz 19,1° e 92% de UR

 

Aqui chove, venta e tenho 14C!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

No aeroporto 18° vento sul 26km/h

 

Comparação extremos 05/04/10 até as 15:00

 

PWS Delai: 17,8° a 22,1° 760m

Simepar: 18,3° a 23,3 669m

 

E agora:

 

Simepar: 19,5°

PWS Delai: 19,4°

Aeroporto: 18°

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em SM, atualização das 15:00hpm, SBSM com 21°C; 58% e vento (Se) à 18.5Km/h... INMET com 22.9°C; 47%; vento à 17.64Km/h com indicativo de rajada em 30.96Km/h... O sol até que tenta "vencer a timidez", mas até nossa radiação já está diminuindo... Diga-se que tanto INMET quanto BASM ficam no extremo oposto (E-Se)...

 

Atualização 16:00pm: SBSM 22°C; 43%; vento à 24Km/h... INMET com 22.5°C; 45% e vento à 24Km/h com indicativo de rajada em 33.48Km/h... O vento cada vez mais vira e entra de Se-S...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Amigos...chove no Morro da Igreja agora com apenas 06,8. São Joaquim tem 10,1 e Ausentes 10,3. Canela segue com 12,1

 

E uma marca significativa é o Afonso Pena em Curitiba ter 13 graus com chuva nesta tarde.

 

Já aqui em Botafogo tenho 28 graus com ceu encoberto com chuviscos aqui no Rio

 

Mais impressionante que isso foi o dia 16/04/1999 quando regitrei chuva em POA com 7,5C. Na serra obviamente nevou.

Link to comment
Share on other sites

Muito expressivas as marcas hoje na região serrana do sul do Brasil. O Morro da Igreja passou o dia inteiro gelado, com precipitação.. Esse dado de 13ºC no Afonso Pena agora a tarde tambem é bastante expressivo, comparando ainda com outras cidades, parece ser o ponto mais frio do Paraná inteiro.

 

Aqui em São Paulo tivemos um dia nublado, fresco, e a temperatura começa a cair um pouco mais agora a tarde. Em Campos do Jordão já registro 15,1ºC agora (17:05), com temperatura oscilando muito pouco. Espero uma queda maior a partir de amanha para lá.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

SC Agora

 

Aeroportos

Joinville 19°C

Florianopolis 20°C

Navegantes 19°C

Criciúma 19°

Chapecó 20°C

 

Automáticas do inmet

 

Serra

Morro da igreja 6°C

São Joaquim 10°C

Curitibanos 14°C

Rio do Campo 14°C

 

Sul

Araranguá 18°C

Laguna 21°C

Urussanga 19°C

 

Meio-oeste

Caçador ND

Joaçaba 14°C

 

Oeste

Dionisio Cerqueira 15°C

Novo Horizonte 13°C

São Miguel do Oeste 17°C

Xanxere 13°C

 

Grande Florianópolis

Florianópolis 21°C

 

Vale do Itajaí

Indaial 18°C

Ituporanga 16°C

 

Norte

Joinville 18°C Minha casa )

Itapoá 17°C

Major Vieira 14°C

Rio Negrinho 13°C

Link to comment
Share on other sites

É engraçado mas por essas latitudes geralmente o outono começa da noite pro dia, questão de horas, ontem era verão e abafado, hoje é outono e sensação de friozinho, mas ta bem agradável com alguns chuvisco, mas é impossivel nao se impressionar com as temp agora nas serras e MI, mtoo baixo pra época..

Link to comment
Share on other sites

Amigos...chove no Morro da Igreja agora com apenas 06,8. São Joaquim tem 10,1 e Ausentes 10,3. Canela segue com 12,1

 

E uma marca significativa é o Afonso Pena em Curitiba ter 13 graus com chuva nesta tarde.

 

Já aqui em Botafogo tenho 28 graus com ceu encoberto com chuviscos aqui no Rio

 

Mais impressionante que isso foi o dia 16/04/1999 quando regitrei chuva em POA com 7,5C. Na serra obviamente nevou.

 

Bruno, nesse dia também registrei 7,5 aqui em Joinville, até então é meu record de abril, que já mais foi batido. depois dessa foi 9 graus em 2001 e 2003. Acho que tenho somente umas 4 ou 5 temperaturas com um digito no mês de abril.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.