Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vou fazer uma brincadeira com o pessoal.Naquela onda de frio do dia 25/07/2009,alem das cidades do litoral,qual foi a outra cidade do RS que é coberta pela automatica do inmet que nao registrou temperatura negativa?Amanha eu conto e quero debater um pouco isso com os colegas.

Boa noite!!

 

Sao Luiz Gonzaga, quem sabe? Nao sei, apenas um palpite...

São Borja. Vejam as mínima de lá: sempre se seguram na madrugada. A estação deve estar num topo. E a temperatura dispara de dia. É a POA da fronteira oeste.

 

Agora está nublado e há uma área de instabilidade a NO daqui. Venta de SSE a 17,2 km/h e faz bons 27,5° com 68%.

 

Abraços outonais!

 

Parabens Marcos.Foi sao borja.Por inacreditavel que seja,a automatica de lá nao negativou naquele épico 25/07/2009.Mas eu tenho uma teoria:A automatica de lá deve ficar proximo ao rio uruguai e sabemos muito bem,que nao só no inverno,mas em qualquer estaçao do ano,existe a formaçao de nevoeiro ao amanhecer sobre o rio e areas proximas,foi por isso que a temperatura nao caiu abaixo de zero.Toda a cidade de sao borja fica em uma area plana,nao me lembro de ter visto difernça maior que 3 ou 5 metros de altitude dentro da area urbana.Sobre o aqueicmento diurno,isso é muito normal na area do vale do rio uruguai.Semana passada fiquei 3 dias em porto xavier a trabalho e o calorao era maior que o registrado aqui na baixada,nesta proxima semana ficarei 4 dias por lá,ainda bem que vao esfriar.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pelo radar, o pau quebrando ao norte da cidade de Santa Cruz do Sul e a nordeste de Novo Hamburgo, acho que seria na região de Dois Irmãos, ou quem sabe mais acima perto de Canela; Bruno.

Ontem a noite choveu 4,2mm de acordo com aut. Inmet.

 

Alguma noticia sobre Panambi?????... Aqui só "meleca"...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O calor está com os dias contados aqui em São Paulo também!!

Deveremos ter calor pré-frontal amanhã e 2ª, mas duvido que passe de 32°C.

Depois, chuva e frio.

 

Após a passagem da massa polar, dinâmica mudada completamente, abril deve terminar aqui com média de mínimas em torno de 13/14°C, algo comum em maio. Máximas em torno de 26/27°C. Chuva abaixo da média.

 

Agora chove fraco, faz 23,9°C com 82%. A máxima atingiu 28,6°C num momento em que o céu quase limpou. Nem fez calor, só abafou um pouco porque a UR estava alta.

Link to comment
Share on other sites

Termo-higrômetro instalado! O abrigo é típico para mínimas, ao sol aquece bastante, mas no máx. em pouco mais de um mês vou comprar um "passive radiation shield" da davis, igual o do Delai, Ilson, Marcos... Então as medições serão 100% corretas. Coloquei meu melhor sensor de temperatura e umidade, com este não tem erro. Bate com as duas unidades centrais, sem décimo de diferença. Tive que instalar rapidamente hoje, então não ficou uma brastemp, mas já dá pra ter uma boa idéia da próxima MP!!

 

mapa2yy.png

 

img2257ci.jpg

 

img2263c.jpg

 

img2261c.jpg

Link to comment
Share on other sites

Termo-higrômetro instalado! O abrigo é típico para mínimas, ao sol aquece bastante, mas no máx. em pouco mais de um mês vou comprar um "passive radiation shield" da davis, igual o do Delai, Ilson, Marcos... Então as medições serão 100% corretas. Coloquei meu melhor sensor de temperatura e umidade, com este não tem erro. Bate com as duas unidades centrais, sem décimo de diferença. Tive que instalar rapidamente hoje, então não ficou uma brastemp, mas já dá pra ter uma boa idéia da próxima MP!!

 

mapa2yy.png

 

img2257ci.jpg

 

img2263c.jpg

 

img2261c.jpg

 

 

Ricardo,ficou otimo!Já que a area é bem grande,voce poderia fazer um de madeira,acredito que sairia mais em conta.Pena que semana que vem estarei fora do mundo virtual,pelo menos até quinta,estarei em porto xavier.Vou te pedir um favor,para postar as minimas daqui da baixada entre a segunda e quinta,estarei entranbdo em contato por telefone com voce.

 

Abraçao!

Link to comment
Share on other sites

Termo-higrômetro instalado! O abrigo é típico para mínimas, ao sol aquece bastante, mas no máx. em pouco mais de um mês vou comprar um "passive radiation shield" da davis, igual o do Delai, Ilson, Marcos... Então as medições serão 100% corretas. Coloquei meu melhor sensor de temperatura e umidade, com este não tem erro. Bate com as duas unidades centrais, sem décimo de diferença. Tive que instalar rapidamente hoje, então não ficou uma brastemp, mas já dá pra ter uma boa idéia da próxima MP!!

 

 

Ricardo,ficou otimo!Já que a area é bem grande,voce poderia fazer um de madeira,acredito que sairia mais em conta.Pena que semana que vem estarei fora do mundo virtual,pelo menos até quinta,estarei em porto xavier.Vou te pedir um favor,para postar as minimas daqui da baixada entre a segunda e quinta,estarei entranbdo em contato por telefone com voce.

 

Abraçao!

 

Claro! Pode me passar sim, Ilson, que posto as temperaturas pra você aqui e na Metsul. Vou comprar um radiation shield, aí não esquento a cabeça e tem também a mobilidade... :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

A entrada da massa polar deve derrubar pra valer a temperatura em Cascavel. A mínima prevista para a manhã de quarta é de 9 graus. O frio pra valer chega na segunda, com máxima de 21 graus. Daí até a manhã de sábado é só alegria. Sábado a tarde a máxima chega aos 26 graus.

 

Quanto aos sites de previsão do tempo, o simepar mais uma vez fica pra trás. Já estamos a 2 dias trabalhando com a ideia de frio para a próxima semana, mas segundo a previsão do tempo feita pelo SIMEPAR a mínima até quarta não baixa dos 17 e as máximas ficam em 28 na segunda, 26 na terça e 27 na quarta!

 

E agora pouco choveu muito forte em alguns bairros de Cascavel.

Link to comment
Share on other sites

Termo-higrômetro instalado! O abrigo é típico para mínimas, ao sol aquece bastante, mas no máx. em pouco mais de um mês vou comprar um "passive radiation shield" da davis, igual o do Delai, Ilson, Marcos... Então as medições serão 100% corretas. Coloquei meu melhor sensor de temperatura e umidade, com este não tem erro. Bate com as duas unidades centrais, sem décimo de diferença. Tive que instalar rapidamente hoje, então não ficou uma brastemp, mas já dá pra ter uma boa idéia da próxima MP!!

 

 

Ricardo,ficou otimo!Já que a area é bem grande,voce poderia fazer um de madeira,acredito que sairia mais em conta.Pena que semana que vem estarei fora do mundo virtual,pelo menos até quinta,estarei em porto xavier.Vou te pedir um favor,para postar as minimas daqui da baixada entre a segunda e quinta,estarei entranbdo em contato por telefone com voce.

 

Abraçao!

 

Claro! Pode me passar sim, Ilson, que posto as temperaturas pra você aqui e na Metsul. Vou comprar um radiation shield, aí não esquento a cabeça e tem também a mobilidade... :mrgreen:

 

 

Valeu Ricardo!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

SM em queda... 21°C... Em torno de 1°C/h, mas não creio que caia aquém de 18°C... Seria muita coisa, além do que ainda não choveu por aqui... SBSM: 22005KT 9999 SCT010 BKN040 21/20 Q1014... Vejam como o vento está virando e entrando de So-S em relação às mensagens anteriores... Mais uma vez, apesar dos "GFSs da vida", o WRF/BAZ do Marcelão tá dando show!!!

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

A entrada da massa polar deve derrubar pra valer a temperatura em Cascavel. A mínima prevista para a manhã de quarta é de 9 graus. O frio pra valer chega na segunda, com máxima de 21 graus. Daí até a manhã de sábado é só alegria. Sábado a tarde a máxima chega aos 26 graus.

 

Quanto aos sites de previsão do tempo, o simepar mais uma vez fica pra trás. Já estamos a 2 dias trabalhando com a ideia de frio para a próxima semana, mas segundo a previsão do tempo feita pelo SIMEPAR a mínima até quarta não baixa dos 17 e as máximas ficam em 28 na segunda, 26 na terça e 27 na quarta!

 

E agora pouco choveu muito forte em alguns bairros de Cascavel.

 

Confirmando essa informação, é certamente um erro feio do Simepar.

Link to comment
Share on other sites

Testando Cumulus 2 da Sanday.. Depois que eu larguei de mão, a estação está OK.

 

Qual o software?

 

Cumulus 2 Alpha. Ainda não é a versão final.

 

O Cumulus 1.8.9 também é ótimo, apesar da interface ser pior, permite calibração, envio para net (inclusive módulo direto para o Wunderground), leitura automática de dados do datalogger, etc.

 

Download:

Cumulus 1.8.9: http://sandaysoft.com/download/CumulusSetup.exe

Cumulus 2 Alpha 2.036: http://www.nybbles.co.uk/downloads/Cumulus2Setup.zip

Link to comment
Share on other sites

Pelo radar, o pau quebrando ao norte da cidade de Santa Cruz do Sul e a nordeste de Novo Hamburgo, acho que seria na região de Dois Irmãos, ou quem sabe mais acima perto de Canela; Bruno.

Ontem a noite choveu 4,2mm de acordo com aut. Inmet.

Há uma área de instabilidade nessa região, mas não parece tão forte.

 

Aqui em POA o tempo fechou e ficou cinzento. Cara de inverno, mas temperatura de primavera. Ficamos em 24°/25° nessa situação. Agora de noite estamos nubladão e faz 24,0° com 79%. Chegou a gotejar, mas ficou nisso. Venta de SO a 7,1 km/h.

 

Abraços satelitais!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, ela aceita a estação TFA Klimalogger?

 

É possível, Vinícius! O cumulus 1.8.9 aceita muitas estações, há configurações bem genéricas, talvez dê certo.

 

Sei que este não é o tópico adequado, mas já que abordaram o assunto software aqui, vou fazer uma pergunta para a qual nao acho resposta há um bom tempo.

 

Alguém que lide com PWS (em especial com o software Cumulus), sabe como fazer para limpar os registros? Tenho alguns registros que são verdadeiros absurdos, acho que graças a interfêrencias externas ou razões que desconheço, como temperatura de 999C, ou -500C. Coisas desse tipo, que gostaria de apagar dos registros. Alguém sabe como fazer isso?

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Share on other sites

Nem parece que é a noite do mesmo dia em que deu 30,3º e agora sensação de 13,6º em função do vento sudeste com rajada de 43,5 km/h na última hora!

Sensação na última hora em algumas cidades:

S Maria 14,9º com vento de 29,1 km/h

S Rosa 18,6º

POA 18,7

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Perdão a ignorância, mas estou tentando compreender...

 

Testando Cumulus 2 da Sanday.. Depois que eu larguei de mão, a estação está OK.

 

Display e extremos de hoje

 

capturar2f.png

 

1° - O quadro à direita seria a "expectativa", ou "previsão", ou "dados do momento"???

1°.a - Em sendo "dados do momento", deverias ter um horário "fixo" para coletar os dados ou ficar acompanhando "hora-à-hora" e coletando os dados para uma "análise final"... PUTZ!!! Que trabalhão :shock: :D ...

 

2º - O quadro à esquerda:

2°.a - In de 27°C... Out de 25°C... "Average" de 26°C... Poderias esclarecer???

2°.b - O que seria um "trend" de -2.43°C???... Não é constante, então seria do momento???

2°.c - Vou considerar "Wind Chill" como "sensação de frio", é isso???... 25.6°C... O que emparelha com "Heat index", ou "Índice de calor"...

3° - Posso considerar que a temperatura do momento é de 25.6°???... Mas seria a temperatura de saída... Como ficam os 27°C de entrada???

4° - Em um cálculo muito grosseiro, (sem levar em conta variáveis como URA, pressão, vento, etc.) teríamos 27.4°C de média, é isso???

5º - Não consigo "captar" esse "Wind Run" de 120,2Km/h... Qual a relação com/para a "média" ("Average") em 12.2Km/h???

6° - Tudo que escrevi é uma tremenda baboseira e não merece ser levado em conta???...

 

Em Tempo: PHP, foi só para "zoar" um pouco :D... Sem istresse... ;)

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Zeca,

 

1° - O quadro à direita seria a "expectativa", ou "previsão", ou "dados do momento"???

Dados de hoje.

 

1°.a - Em sendo "dados do momento", deverias ter um horário "fixo" para coletar os dados ou ficar acompanhando "hora-à-hora" e coletando os dados para uma "análise final"... PUTZ!!! Que trabalhão :shock: :D ...

O software é pra isso.

 

2º - O quadro à esquerda:

2°.a - In de 27°C... Out de 25°C... "Average" de 26°C... Poderias esclarecer???

Temp. interna, temp. externa, média, respectivamente.

 

2°.b - O que seria um "trend" de -2.43°C???... Não é constante, então seria do momento???

Tendência, taxa de queda/aumento da temperatura.

 

2°.c - Vou considerar "Wind Chill" como "sensação de frio", é isso???... 25.6°C... O que emparelha com "Heat index", ou "Índice de calor"...

Emparelha.

 

3° - Posso considerar que a temperatura do momento é de 25.6°???... Mas seria a temperatura de saída... Como ficam os 27°C de entrada???

27 dentro do quarto, 25 lá fora.

 

4° - Em um cálculo muito grosseiro, (sem levar em conta variáveis como URA, pressão, vento, etc.) teríamos 27.4°C de média, é isso???

Não.

 

5º - Não consigo "captar" esse "Wind Run" de 120,2Km/h... Qual a relação com/para a "média" ("Average") em 12.2Km/h???

120,2km. Quantidade de vento que passou pela estação hj.

Link to comment
Share on other sites

Olhem que duas cidades interessantes para comparativos, em virtude da semelhança entre ambas, distantes apenas 50km uma da outra, a primeira no Paraná, a segunda em Santa Catarina.A estação de Clevelândia a 980m,a de Novo Horizonte a 960m, as duas parecem estar bem em topo.

Isto que chamo de uma peleia equilibrada :D

Vamos ver alguns dados de hoje:

Clevelândia min 16,2º max 26,8º

Novo Horizonte min 18,4º max 26,3º

Não encontrei lógica para tanta diferença na mínima... :roll: :?: :?: :?:

Pela foto N H é um topo mais tipo o de Soledade, e Clevelândia um topo amplo, que forma uma espécie de platô, um simples platô já tem mais capacidade de reter ar frio que um topo isolado.

Link to comment
Share on other sites

Termo-higrômetro instalado! O abrigo é típico para mínimas, ao sol aquece bastante, mas no máx. em pouco mais de um mês vou comprar um "passive radiation shield" da davis, igual o do Delai, Ilson, Marcos... Então as medições serão 100% corretas. Coloquei meu melhor sensor de temperatura e umidade, com este não tem erro. Bate com as duas unidades centrais, sem décimo de diferença. Tive que instalar rapidamente hoje, então não ficou uma brastemp, mas já dá pra ter uma boa idéia da próxima MP!!

 

mapa2yy.png

 

img2257ci.jpg

 

img2263c.jpg

 

img2261c.jpg

 

 

Ricardo,ficou otimo!Já que a area é bem grande,voce poderia fazer um de madeira,acredito que sairia mais em conta.Pena que semana que vem estarei fora do mundo virtual,pelo menos até quinta,estarei em porto xavier.Vou te pedir um favor,para postar as minimas daqui da baixada entre a segunda e quinta,estarei entranbdo em contato por telefone com voce.

 

Abraçao!

Não manda fazer de madeira não Ricardo, o abrigo da Davis é ótimo, não retem calor nem frio, não apodrece, não precisa repintar, tem aquecimento nulo e é mais barato, fica aí minha dica ;)

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Ricardo, em princípio respíres tres vezes... Feito!!!... Não esqueças que são perguntas impertinentes de um leigo/curioso por essas tecnologias... Não penso no software em si, mas nas operações que o mesmo executa...

 

FELIZ PÁSCOA, SALUDOS Y SUERTE À TODOS!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, ela aceita a estação TFA Klimalogger?

 

É possível, Vinícius! O cumulus 1.8.9 aceita muitas estações, há configurações bem genéricas, talvez dê certo.

 

Sei que este não é o tópico adequado, mas já que abordaram o assunto software aqui, vou fazer uma pergunta para a qual nao acho resposta há um bom tempo.

 

Alguém que lide com PWS (em especial com o software Cumulus), sabe como fazer para limpar os registros? Tenho alguns registros que são verdadeiros absurdos, acho que graças a interfêrencias externas ou razões que desconheço, como temperatura de 999C, ou -500C. Coisas desse tipo, que gostaria de apagar dos registros. Alguém sabe como fazer isso?

 

Obrigado pela ajuda!

 

Mínima idéia...

Link to comment
Share on other sites

E as temps, PH? Digo, pelo menos a de Soledade. Afinal, a temp por si mesma é um fator importante em lugares onde o vento não chega com tanta força.

As 23h era de 17,9º no Inmet.

Grande Lucci, num quadro como o de agora, todo o Alto da Serra do Botucaraí, apresenta muito vento, com pouca variação para mais ou para menos.E ainda quanto as temperaturas, na Raia da Pedra, estando 154m mais elevada que o Inmet, no mínimo 1, a 1,5º de diferença, creio que esteja entre 16,4 e 16,9º. E só pra constar ,aumenta o vento e chega a 57,9 km/h:D

Link to comment
Share on other sites

Acompanhamento do avanço do ar frio, no centro-norte do RS, no dia 04 de abril de 2010.

MÍNIMAS ATÉ AS 8H:

Canela 15,1º

Soledade 15,5º

Vacaria 16,5º

S Maria 17,1º

P Fundo 17,5º

POA 19,6º

S Rosa 19,6º

SENSAÇÃO TÉRMICA MÉDIA:

Soledade 9º

P Fundo 13º

S Maria 13º

Canela 14º

Vacaria 16º

S Rosa 17º

POA 19,7º

SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA:

Soledade 5,9º

Canela 6,8º

P Fundo 9,7º

S Maria 10,3º

Vacaria 11,1º

S Rosa 14,4º

POA 14,8º

Link to comment
Share on other sites

Pela quarta manhã seguida, o céu está nublado e a temperatura está amena. Deve continuar assim pelo menos até 3ª feira. Como de praxe, o sol deve aparecer à tarde e a máxima deve ser superior a 26°C.

 

Há pouco garoava densamente, mas não durou muito.

 

Agora faz 22,4°C com 87% de UR.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.