Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Internacional - MARÇO DE 2010


Delai
 Share

Recommended Posts

Agora as médias e anomalias de fevereiro (direita de janeiro) em algumas das principais cidades americanas, na maior parte das áreas de anomalia negativa elas foram mais pronunciadas que em janeiro, mas por outro lado enquanto janeiro teve uma forte onda de frio no sul/sudeste e depois temperaturas dentro e acima da média que moderaram as anomalias até o final do mês, em fevereiro nenhuma forte onda de frio alcançou os Estados Unidos mas várias incursões de ar frio já bastante modificado foram suficientes para deixar a temperatura bem abaixo da média nestas áreas. No extremo nordeste, Maine, chama a atenção a temperatura muito acima da média por todo o inverno contrastando com grande parte do país principalmente em fevereiro, já Chicago e Minneapolis ficaram ao redor da média nos dois meses.

 

Seattle Wa: 47 (+6,1) 46,8 (+3,5)

 

Portland Or: 45 (+5,1) 46,6 (+3,5)

 

San Francisco Ca: 51,2 (+1,8) 54 (+1,6)

 

Los Angeles Ca: 60,1 (+1,8) 59,9 (-0,1)

 

Boise Id: 37,4 (+7,2) 40,3 (+3,6)

 

Salt Lake City Ut: 29 (-0,2) 36,6 (+2,1)

 

Phoenix Az: 57,4 (+1,3) 59,1 (-0,8)

 

Denver Co: 30,4 (+1,2) 29,1 (-4,1)

 

Dallas Tx: 44,3 (+0,2) 41,7 (-7,7)

 

Houston Tx: 50 (-4,3) 49,3 (-8,4)

 

Bismarck Nd: 9,3 (-0,9) 10,5 (-7,3)

 

Minneapolis Mn: 13,1 (0,0) 19,7 (-0,4)

 

Chicago Il: 22 (0,0) 26,7 (-0,3)

 

Pittsburgh Pa: 25,9 (-1,6) 26,4 (-4,1)

 

Nashville Tn: 33 (-3,8) 34,4 (-6,9)

 

Atlanta Ga: 38,5 (-4,2) 39,6 (-7,1)

 

Miami Fl: 64,1 (-4) 64,6 (-4,5)

 

New Orleans La: 48,4 (-4,2) 48,3 (-7,4)

 

Raleigh Nc: 37,8 (-1,9) 37,6 (-5,4)

 

Washington Dc: 35,3 (+0,4) 34,2 (-3,9)

 

New York Ny: 32,5 (+0,4) 33,1 (-1,5)

 

Boston Ma: 29,6 (+0,3) 33,2 (+1,7)

 

Caribou Me: 19,2 (+9,7) 23,7 (+10,7)

Link to comment
Share on other sites

Vale lembrar que estes desvios são em Fahrenheit, representando menos em relação a Celsius que estamos acostumados a observar.

 

Sim, esqueci desta vez, desvios e temperaturas em fahrenheit, para dar um exemplo em Caribou a média de fevereiro foi de 4,6 graus celsius abaixo de zero, contra -10,5 graus da normal 1971/2000, anomalia de 5,9 em celsius.

 

Também a posição no histórico pode variar, em Seattle por exemplo +6,1 F de anomalia já foram suficientes para que janeiro de 2010 fosse o mais quente de toda a série histórica (mais de 100 anos), em Boise apesar da anomalia maior foi apenas oitavo lugar no mesmo mês.

Link to comment
Share on other sites

Veja só: no Mar do Norte mínima de 7°. É melhor pegar um noite fria em POA. :lol: Nos Alpes até -30°!!! Uhu!!

 

Quanto aos EUA, é gritante a diferença de anomalias entre o SE e o NO do país. Os extremos opostos ficaram realmente nos extremos das temperaturas, aproximando as médias com a elevação das médias de locais mais frios (NO) e a diminuição da média de locais mais quentes (SE).

 

Estou no Grand Canyon (2100 metros) onde faz 3c neste momento com céu nublado. Há muita neve acumulada no solo (+ ou - 25cm) referente a nevada do último fim de semana.

Chinelagem! Vê se dessa vez não pega a neve caindo logo que for descer as montanhas!

 

Abraços sul-americanos!

Link to comment
Share on other sites

Veja só: no Mar do Norte mínima de 7°. É melhor pegar um noite fria em POA. :lol: Nos Alpes até -30°!!! Uhu!!

 

Quanto aos EUA, é gritante a diferença de anomalias entre o SE e o NO do país. Os extremos opostos ficaram realmente nos extremos das temperaturas, aproximando as médias com a elevação das médias de locais mais frios (NO) e a diminuição da média de locais mais quentes (SE).

 

Estou no Grand Canyon (2100 metros) onde faz 3c neste momento com céu nublado. Há muita neve acumulada no solo (+ ou - 25cm) referente a nevada do último fim de semana.

Chinelagem! Vê se dessa vez não pega a neve caindo logo que for descer as montanhas!

 

Abraços sul-americanos!

 

O que me anima na correlação N-S é:

1) o inverno foi forte no leste e mais fraco no oeste, o que, dizem, é favorável a um inverno bom por aqui;

2) mas ao contrário dos outros anos recentes em que isso ocorreu e ouriçou todos no BAZ (e foram vários desde 2001), neste ano o frio maior não ficou represado no NE e desceu com tudo para o SE, que é, essa sim, a região para se fazer analogia conosco (e não o NE, a 40-45 N de latitude);

3) as maiores anomalias negativas ficaram na Geórgia, Texas, Louisiania, etc, com algumas cidades com valores muito significativos (+- 4oC);

4) nevou como não nevava há muito tempo no SE dos EUA.

 

Esses fatos, inéditos até agora na história do BAZ (e consequentemente inéditos durante nosso jejum de nevascas e MPs cavalares E democráticas) deixa alguma esperança de que nossas pobres latitudes subtropicias "saiam da fila" este ano!

Link to comment
Share on other sites

Veja só: no Mar do Norte mínima de 7°. É melhor pegar um noite fria em POA. :lol: Nos Alpes até -30°!!! Uhu!!

 

Quanto aos EUA, é gritante a diferença de anomalias entre o SE e o NO do país. Os extremos opostos ficaram realmente nos extremos das temperaturas, aproximando as médias com a elevação das médias de locais mais frios (NO) e a diminuição da média de locais mais quentes (SE).

 

Estou no Grand Canyon (2100 metros) onde faz 3c neste momento com céu nublado. Há muita neve acumulada no solo (+ ou - 25cm) referente a nevada do último fim de semana.

Chinelagem! Vê se dessa vez não pega a neve caindo logo que for descer as montanhas!

 

Abraços sul-americanos!

 

O que me anima na correlação N-S é:

1) o inverno foi forte no leste e mais fraco no oeste, o que, dizem, é favorável a um inverno bom por aqui;

2) mas ao contrário dos outros anos recentes em que isso ocorreu e ouriçou todos no BAZ (e foram vários desde 2001), neste ano o frio maior não ficou represado no NE e desceu com tudo para o SE, que é, essa sim, a região para se fazer analogia conosco (e não o NE, a 40-45 N de latitude);

3) as maiores anomalias negativas ficaram na Geórgia, Texas, Louisiania, etc, com algumas cidades com valores muito significativos (+- 4oC);

4) nevou como não nevava há muito tempo no SE dos EUA.

 

Esses fatos, inéditos até agora na história do BAZ (e consequentemente inéditos durante nosso jejum de nevascas e MPs cavalares E democráticas) deixa alguma esperança de que nossas pobres latitudes subtropicias "saiam da fila" este ano!

 

Zé, e quanto à Europa que teve um inverno estupendo como há muito não se via? Qual a correlação?

Link to comment
Share on other sites

Temperatura 10°C abaixo da média no sul dos Estados Unidos

 

O inverno parece ter se extendido mais que o normal nos Estados Unidos, principalmente no Sul, área climaticamente mais agradável na estação mais fria. Em Nova Orleans, as temperaturas neste mês oscilam entre 12°C e 22°C, mas o que está acontecendo é uma oscilação entre 4°C e 14°C, 8°C abaixo da média. Em Orlando, o que era para estar entre 13°C e 26°C está entre -1°C e 15°C, mais de 11°C abaixo da média. Em Atlanta, o mês de Março é marcado por tempeaturas ente 7°C e 18°C típicas de um Inverno subtropical, mas neste início do mês as marcas estão entre -2°C e 10°C, sendo que agora (16h52, horário local) estamos com 3°C e céu nublado. Na tropical Miami, que este ano mostrou que também pode fazer parte da festa do inverno estadunidense, está com temperaturas entre 8°C e 19°C, sendo que o normal seria entre 18°C e 27°C. Resta saber agora se nosso inverno, dentro das devidas proporções, será ou não o espelho do inverno do hemisfério Norte. :D:):D:)

Link to comment
Share on other sites

Estou no Grand Canyon (2100 metros) onde faz 3c neste momento com céu nublado. Há muita neve acumulada no solo (+ ou - 25cm) referente a nevada do último fim de semana.

 

Debochado! Qual o roteiro da viagem?

Coast to coast! Cheguei em Los Angeles, fui a Vegas e Grand Canyon e agora estou em Vail com -4c e clear sky. Fiz todo esse trajeto de carro! De antemão digo que fui magnífica a viagem! Afinal somos amantes da geografia! Semana que vem termino a viagem do NY. Porém vou de avião desta vez!

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Estou no Grand Canyon (2100 metros) onde faz 3c neste momento com céu nublado. Há muita neve acumulada no solo (+ ou - 25cm) referente a nevada do último fim de semana.

 

Debochado! Qual o roteiro da viagem?

Coast to coast! Cheguei em Los Angeles, fui a Vegas e Grand Canyon e agora estou em Vail com -4c e clear sky. Fiz todo esse trajeto de carro! De antemão digo que fui magnífica a viagem! Afinal somos amantes da geografia! Semana que vem termino a viagem do NY. Porém vou de avião desta vez!

 

Abraço!

 

Ai que inveja boa! Lembra a minha lua de mel, mas fiz o caminho inverso. Começando por Miami e terminando em San Francisco. Este país é realmente magnífico, especialmente para os amantes do clima e da geografia. Aproveite bastante a viagem!

Link to comment
Share on other sites

Interessante:

 

Chicago Snow Cover Finally Melting Away

 

by wgn.com , on Mar 4, 2010 7:58 am ET

 

Per wgntv.com weather blog: Thursday (3/4/2010) marks the 68th day that at least 1 inch of snow has covered the ground in Chicago during the 2009-10 snow season.

 

That's the greatest number of days of snow-covered ground since the snow season of 1983-84, which logged 85 days of snow cover

 

This is, however, far short of the city's snow-cover record.

 

That record belongs to the memorable winter season of 1978-1979 when at least 1 inch of snow remained on the ground for 100 days.

 

Lingering snow will disappear this week with temperatures climbing into the 40s.

 

http://www.weather.com

Link to comment
Share on other sites

Estou no Grand Canyon (2100 metros) onde faz 3c neste momento com céu nublado. Há muita neve acumulada no solo (+ ou - 25cm) referente a nevada do último fim de semana.

 

Debochado! Qual o roteiro da viagem?

Coast to coast! Cheguei em Los Angeles, fui a Vegas e Grand Canyon e agora estou em Vail com -4c e clear sky. Fiz todo esse trajeto de carro! De antemão digo que fui magnífica a viagem! Afinal somos amantes da geografia! Semana que vem termino a viagem do NY. Porém vou de avião desta vez!

 

Abraço!

 

Fala Bruno! Que legal cara!

Voce foi para o Colorado a partir do Arizona pelo Novo Mexico ou cruzando o estado de Utah?

Abs

Link to comment
Share on other sites

Hoje deu para esquiar de camiseta aqui em Vail! Fez 48F com muito sol! Chegava na base da montanha enxarcado!

 

Tucci, saí do Grand Canyon, passei pelo Monument Valley, entrei em Utah, percorri todo o sudeste deste Estado e entrei no Colorado pelo oeste.

 

Renan, esse aqui é o único colorado que presta! Esse aqui é demais!

Link to comment
Share on other sites

Hoje deu para esquiar de camiseta aqui em Vail! Fez 48F com muito sol! Chegava na base da montanha enxarcado!

 

Tucci, saí do Grand Canyon, passei pelo Monument Valley, entrei em Utah, percorri todo o sudeste deste Estado e entrei no Colorado pelo oeste.

 

Renan, esse aqui é o único colorado que presta! Esse aqui é demais!

 

 

Bah, uma das viagens dos meus sonhos.......atravessar a America de ponta-a-ponta!!!!

 

 

PS: Use "cinnamon"(planta) em vez de "shin"(parte da perna) no seu avatar!!!

 

:)

Link to comment
Share on other sites

Show Brunão....Passou em Salt Lake...?? ..dizem que a cidade é fantástica..

 

Park City a 30 quilômetros é fantástica. Salt Lake é horrorosa, talvez a cidade mais feia e sem graça dos USA que eu tenha conhecido até hoje. A cultura Mórmon influencia tudo e a todos por aquelas bandas. A única coisa que presta é a cadeia de montanhas a leste da cidade, que fica deslumbrante no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Hoje deu para esquiar de camiseta aqui em Vail! Fez 48F com muito sol! Chegava na base da montanha enxarcado!

 

Tucci, saí do Grand Canyon, passei pelo Monument Valley, entrei em Utah, percorri todo o sudeste deste Estado e entrei no Colorado pelo oeste.

 

Renan, esse aqui é o único colorado que presta! Esse aqui é demais!

 

 

Bah, uma das viagens dos meus sonhos.......atravessar a America de ponta-a-ponta!!!!

 

 

PS: Use "cinnamon"(planta) em vez de "shin"(parte da perna) no seu avatar!!!

 

:)

 

Eu também sonho em fazer esta viagem fazer! A única vez que tive nos EUA e visitei as duas costas eu fiz LA-NY de avião! Anyway, acho que agora vou ter de esperar pra fazer com meus filhos, he he he!

 

Aproveita aí, Brunão!

Link to comment
Share on other sites

Show Brunão....Passou em Salt Lake...?? ..dizem que a cidade é fantástica..

 

Park City a 30 quilômetros é fantástica. Salt Lake é horrorosa, talvez a cidade mais feia e sem graça dos USA que eu tenha conhecido até hoje. A cultura Mórmon influencia tudo e a todos por aquelas bandas. A única coisa que presta é a cadeia de montanhas a leste da cidade, que fica deslumbrante no inverno.

 

A cadeia de montanhas Wasatch é realmente muito bonita, principalmente pelo contraste da cidade com a neve ao fundo durante o inverno. Mas a cidade não é lá tão ruim assim também. Eu pelo menos gostei bastante. Os mórmons estão realmente em toda parte, mas era legal ver gente do mundo inteiro que ia para a cidade fazer a tal de missão. Sem falar que encontrei vários brasileiros lá. :)

 

Não cheguei a ir para Park City, mas esquiei em Brighton e lá era um local muito bonito, principalmente umas pousadas atoladas em neve que eu vi durante o caminho... :lol: O clima é na verdade uma das maiores qualidades de Salt Lake City, com verões quentes mas secos e um inverno com uma boa média de neve.

Link to comment
Share on other sites

Coast to coast! Cheguei em Los Angeles, fui a Vegas e Grand Canyon e agora estou em Vail com -4c e clear sky. Fiz todo esse trajeto de carro! De antemão digo que fui magnífica a viagem! Afinal somos amantes da geografia! Semana que vem termino a viagem do NY. Porém vou de avião desta vez!

 

Abraço!

 

Este é o espírito, se a neve não vez ao BAZ o baziano vai à neve, é daí que vai sair o "ventilador de estação meteorológica" para melhorar suas máximas?

 

Se fosse eu terminava a viagem no monte Washington, local obrigatório para qualquer amante do tempo e clima.

Link to comment
Share on other sites

BOAS,DE ACORDO COM O RLATORIO DO IM DE PORTUGAL,O MES DE FEVEREIRO FOI MUITO CHUVOSO EM PORTUGAL CONTINENTAL E MADEIRA

 

LISBOA/GEOFISICO:MEDIA TEMP.MAXIMA:14,9

MEDIA TEMP.MINIMA:8,4

MAXIMA TEMP.MAIS ALTA:19,6

MAXIMATEMP. mais baixa:8,2

MINIMA MAIS BAIXA:2,9

È DE SALIENTAR OS 282,3mm OCORRIDOS EM LISBOA,JA QUE A MEDIA 71/00 É DE 97mm.

DESTACA-SE A DEPRESSAO EXTRA TOPICAL QUE PASSOU PELO CONTINENTE NO DIA 28 DE FEVEREIRO,QUE FEZ CHEGAR A TEMPERATURA AOS 19,6,E CHEGOU AOS 20,0 NO MONTIJO,LOCALIDADE SENSIVELMENTE A 20KM DE LISBOA E 20,6 TIRADO NUMA ESTAÇAO AMADORA (DAVIS)NA MOITA QUE FICA PERTO DO MONTIJO.ESPANTOSO COMO O AR QUENTE E HUMIDO FEZ SUBIR A TEMPERATURA,ATE ESTES VALORES.

 

È DE REFERIR OS :o 458,7mm DO FUNCHAL NA MADEIRA JA QUE A MEDIA É DE APENAS 64,5mm.

Link to comment
Share on other sites

Vai começar a esquentar no sul dos States. As máximas devem chegar a 22 graus na maioria das cidades do Alabama, Mississipi, Louisiana e no norte da Flórida. Cidades como Atlanta e Nashville devem ter 19 graus. É a Primavera chegando em solo estadunidense. No nordeste, cidades como Boston e NY já estão tendo mínima acima de 0 e máxima entre 10 e 11 graus.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui está a nevar há aproximadamente meia hora, uma pequena nevada para muito provavelmente despedir o inverno 2009/2010. Para os próximos dias espera-se dias muito frios, mas secos, com geadas bastante fortes (para Março). A máxima hoje também foi bastante baixa, 4,9ºC na minha estação.

 

Lembrei hoje das fotos que postaram aqui tempos atrás do litoral da Pomerânia. Pergunto: é comum o mar congelar por lá :?: Quais os trechos do Báltico em que o congelamento é mais comum :?:

 

Lê aqui:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Baltic_Sea#Sea_ice

Link to comment
Share on other sites

Esta nevada em Barcelona é muito relevante, se não me engano a última grande nevada ocorrida na cidade foi em novembro de 1963 (que pelas fotos que vi foi um tanto mais forte que a de hoje na área central), alías Barcelona tem um curioso histórico de nevadas fora dos períodos mais propícios (e nevou muito pouco ou não nevou nas grandes ondas de frio como 56, 85 e demais). Certamente coroa um inverno que lembrou os "velhos tempos" em parte da Europa; embora não tenha sido um inverno particularmente frio na Espanha, trouxe algumas nevadas interessantes, com destaque para esta.

 

A temperatura durante a nevada foi de 2 a 3 graus positivos no aeroporto local, agora mesmo já deve ter derretido a maior parte da neve na área mais central, talvez intensidade da precipitação, maior do que a habitual das nevadas no norte europeu, tenha ajudado a neve a vencer o ar quente e ainda acumular com temperatura acima de zero e depois de bastante chuva.

Link to comment
Share on other sites

É verdade, foi 62 e não 63, talvez esta seja a maior desde 62, mas naquela ocasião nevou mais e com temperatura abaixo de zero, por isso acumulou bastante e não derreteu tão rapidamente. A de novembro foi em 1999 mas acumulou pouco e só em carros/vegetação.

Link to comment
Share on other sites

Outro aspecto importante do outono/inverno mais recente foi a frequente entrada de sistemas chuvosos entre a África e a Europa, Gibraltar está com chuvas muito acima da média e o aeroporto de Almeria registrou 137 mm de chuva em dezembro de 2009, o que seria um mês normal em muitas capitais do Brasil foi o mês mais chuvoso já registrado no local (que é um dos mais secos da Europa) desde o início das observações em 1968, alguns meses antes em setembro foi Alicante (outra cidade importante do litoral sul espanhol) que registrou 309 mm, o mês mais chuvoso desde o início das medições por lá também, abaixo um vídeo das chuvas de setembro por lá:

 

 

Em 30/09/1997 Alicante registrou sua maior chuva com 270 mm em poucas horas, mas como deve ter sido a única chuva do mês o total mensal ficou em segundo.

Link to comment
Share on other sites

Só eu acho nada "a ver" esses coqueiros e palmeiras cobertos por neve ou cercado por geada? eu sei que tem gente que acha bonito, mas acho isso forçar muito a barra querer botar Palmeiras em latitudes que não condiz com a espécime, dar-se a impressão de que se trata de uma região subtropical cuja a neve é um fenômeno inusitado como por exemplo na Flórida, quebra totalmente o clima de inverno, enfim, bastante bonita essas fotos ;)

Link to comment
Share on other sites

Gurizada!! Cheguei! Cansado, mas cheguei!

 

Estou arrumando as coisas aqui em casa ainda, mas anteciparei algumas coisas interessantes que encontrei nos EUA.

 

1 - A viagem pelo oeste americano de carro é um sonho, ainda mais no inverno quando se pode ver as diferentes linhas altimétricas onde a neve pode ser encontrada. Na estrada entre Los Angeles e Las Vegas a neve se encontrava acima dos 1300 metros. Entre Las Vegas (600 m) e o Grand Canyon (2100 m) a neve estava acima dos 1700 m. Em Utah e o no Colorado estava acima dos 1200 m. Entretanto, a neve era apenas um detalhe perto da magnífica paisagem do oeste americano.

 

2 - As estações de esqui do Colorado são espetaculares. É um lugar que certamente quero voltar para novas empreitadas esportivas. São estações charmosas e de uma qualidade ímpar da neve. O clima seco favorece a mesma. O interessante é que o frio do Colorado em termos de sensação térmica é tranquilo, justamente pq é seco e sem vento (as cidades se encontram em vales profundos). Pegar -8C no amanhecer de Vail é mais tranquilo que pegar +2C, vento e umidade em NYC.

 

3 - Falando em NYC, tive muita sorte em termos turísticos na velha Gothan City (azar em termos bazianos). Embora houvesse neve acumulada nas esquinas (empedrada) e no Cebtral ParK, lagos congelados, etc, tudo resquício da onda de frio do final de fevereiro e início de março, peguei dias magníficos na City. As mínimas giravam os +6C e as máximas os +16C, com sol e sem vento. No meio da tarde dava para usar camiseta, pois o tempo estava bastante estável. Os novaiorquinos estavam vivendo o esplendor da primavera nestes 3 dias que estive lá. O pessoal invadiu o Central Park para tomar banho de sol e notava-se claramente o sorriso na cara das pessoas pelos primeiros dias de "calor".

 

4 - Encontrei uma estação instalada no meio da cidade, nas calçadas de Manhattan. Na Madison avenue, entre as 47th e a 48th street, vi e fotografei uma automática!!! Não sabia da existência dela. Talvez tenha sido nela que o Inmet se inspirou para instalar a estação da Praça Mauá no RJ, hehehehe.

 

5 - Comprei uma Davis 6153 (com FARS) para ter ainda mais acurácia na minha estação em Canela. Também comprei um FARS para colocar na minha atual Davis, cuja nova localização devo negociar com o proprietário do Castelinho de Canela. Se ele tiver internet wireless lá, os dados ficarão online exatamente como está a minha neste momento. Caso contrário os dados ficarão armazenados no datalogger da estação e passerei os dados sempre que possível para o BAZ. Devo descansar nos próximos fds, logo a instalação e os novos dados deverão estar disponíveis daqui uns 2 ou 3 fds.

 

Abs!!

Link to comment
Share on other sites

É isso que dá não acompanhar esse tópico: que nevasca em Barcelona, Deus do céu!! :shock: :shock: :D Pelos dados do aeroporto (http://www.wunderground.com/history/airport/LEBL/2010/3/8/DailyHistory.html) Barcelona teve neve forte ao final do dia e com trovoadas!! :shock: :shock: Devia haver até mesmo um Cb ou um nimbustratus para causar essa loucura por lá! Por isso os grossos flocos de neve. Uma "pancada de chuva", porém a quase 0°!

 

As fotos são simplesmente magníficas!!

 

Bruno, parabéns pela viagem e pela aquisição! Espero em breve ser um pouco viajado, também! Sobre a estação em Manhattan, no meio da cidade, gostaria de saber como ficaria se um ônibus estacionasse logo ao lado, ou o quanto a porta do edifício ao lado influencia nos dados. Realmente os americanos tem uma paixão pela meteorologia que é uma maravilha. Tem estação meteorológica até na calçada! Imagine uma na 3ª Perimetral.

 

Abraços viajados!

Link to comment
Share on other sites

Não é a questão de marcar temperaturas mais altas. Mas sim de se ter um registro meteorológico totalmente urbano. Uma coisa é você registrar a temperatura em um campo aberto. Outra é registrar a temperatura dentro de uma cidade. Ao meu ver, não está errado. Até porque a paisagem foi alvo da ação antrópica e o micro-cima também!

Link to comment
Share on other sites

Não é a questão de marcar temperaturas mais altas. Mas sim de se ter um registro meteorológico totalmente urbano. Uma coisa é você registrar a temperatura em um campo aberto. Outra é registrar a temperatura dentro de uma cidade. Ao meu ver, não está errado. Até porque a paisagem foi alvo da ação antrópica e o micro-cima também!

 

Lucas, concordo contigo, desde que isso fique muito bem claro nos dados, local de origem. Deverei haver um código internacional para isso, estação rural, urbana com área verde etc etc etc, senão, vira uma confusão, que só torna mais complicado saber o que está acontecendo a nível local e também global.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

É verdade. Há um grande problema hoje no que diz respeito a manipulação de dados. Mas todos nós sabemos que uma estação não pode simplesmente mudar de lugar e transitar com todos os dados para um outro local. Isso foi o que o IAPAR fez. Levou a estação de Cascavel para 15km de distancia como se fosse a mesma.

Porém, com toda tecnologia de hoje, acredito que apenas as coordenadas exatas da estação seriam suficientes cabendo a cada observador interpretar da maneira mais correta os dados.

Agora, o que não podemos negar é que, paisagens antrópicas também fazem parte do mundo em que vivemos, logo, calçadas, prédios, sombras, caminhões, pessoas, transito, canalização do vento, tudo isso faz parte do clima que existe nas cidades. Eu particularmente gostei muito da estação encontrada na calçada, em Nova Iorque. Acho que muitas destas podiam ser instaladas nas cidades.

Não é necessário ter um termômetro pra perceber a diferença do clima urbano para o rural.

VAAAAAAAAALEU!

Vi muita gente criticando a estação instalada no centro do Rio de Janeiro, mas acho que os dados são bastante representativos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.