Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 796
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Em Campinas enquanto no Aeroporto bateu em 50km/h no Taquaral a rajada não passou de 7km/h.

Bem localizado este vento hein Marcelo :lol: :twisted:

Sim, essa estação do taquaral fica em uma baixada, com construções por perto. Na verdade, preciso passar lá e ver o anenometro dela, não me lembro se é padrão.

A estação do IAC deve ser bastante ventosa também, porém os dados não estão disponíveis. Já Viracopos, após construção do novo terminal de controle e mudança de localização da estação, diminuiu bem a intensidade, mas ainda tem umas boas rajadas e vento constante em situações de infiltração marítima.

Os dados que coloco são do Cepagri/Unicamp, não do aero.

Link to comment
Share on other sites

Limeira SP : 14,6

Sumaré SP : 14,8

Palmital SP : 14,8

Jundiaí SP : 14,8

Descalvado SP : 14,8

São Simão SP : 14,8

 

Carlos: Estes dados são importantes.....historicamente o Tucci deve gostar...praticamente toda a região da Mogiana (para os puristas:... Mojiana) atingida por mínimas abaixo de 15ºC.

 

Tucci: Estes dados nos anos 1910/1920....antes do inverno...pelo calendário gregoriano, ainda verão....seriam preocupantes?

 

Resolvida a questão Mojiana.

 

Tucci: Acrescento....as mínimas para o Sul de Minas...podem ser indicadoras de algo no momento...eu sei é duro....especular....qual o "palpite" hoje.?

Creio que nao eh problema. Essas regiao esta proxima a mantiqueira... Com tempo estavel, tem minimas baixas ate. Em relacao ao cafe, muito calor nao eh bom. Por isso que geralmente se planta onde o inverno eh seco e ha altitude... Garante amplitude termica e colheita com tempo estavel... Soh nao pode zerar pq ai complica. Nao se planta cafe nas baixadas tambem, por conta da minima.

em relacao a palpite... Creio ser dificil palpitar sobre isso, mas uma coisa eh fato. O cafe hoje esta mais ao norte.. Precisa gear forte em MG para afetar bem a safra cheia, o que eh muito dificil. Diferente de 1975, hoje apenas 5% do cafe esta no Parana e uns 20% em SP. O resto esta de MG para cima.

Por acaso estive por la no final de semana, mais especificamente em Espirito Santo do Pinhal. Abs!

Link to comment
Share on other sites

o Coutinho postou uma previsão para o inverno climático no site do climaterra. Emplguei-me um pouco.Pois, após este verão de El Nino, de um calor insuportável - Acho que o maior que já presenciei até hoje - ele fala que teremos um inverno com temperatura um pouco abaixo do normal. Chuvoso.

Vamos ver o que dizem os institutos "oficiais". Tenho notado que a Metsul, o Climaterra e Inmet, têm acertado mais. Vamos torcer para que, assim como o calor foi atípico, tenhamos um frio atípico e com neve neste ano. Afinal, tá na hora de vermos novamente o fenômeno por aqui...

Link to comment
Share on other sites

Lembrando bem que há exactamente 1 ano, nós aqui no Vale tínhamos uma onda de calor insuportável mas que durou apenas uns 3 dias, chegou a 40.1°C no Inmet assim como consta na minha assinatura e a sensação térmica chegou a 50°C, na Furb se não me engano tinha passado dos 40...

 

Eu pensava que como uma onda de calor daquelas ia fazer muito tempo a ter ver de novo, hahah :roll: :lol:

 

Aqui tempo seco e sol bem forte, umidade em 49% é considerado seco pros padroes daqui, se fosse em Abril ja daria pra sentir um friozinho.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do sol já ser de outono (no meio do dia já faz uma boa sombra ao sul das construções, enquanto entre dez e jan ficava à pino), as temperaturas de verão voltaram ao Rio de Janeiro depois de um começo de março com cara de inverno carioca; ainda que o calor seja mais "light" comparado com os dias mais quentes de fevereiro, a máxima hoje chegou aos 34/36 graus em vários bairros, e na Vila Militar perto de Bangu até 37,4 graus, as 15:00 35 graus na Vila Militar, 30 graus no centro (max 33, primeira de março na casa dos 30) e 27 graus em Copacabana, sol entre nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando bem que há exactamente 1 ano, nós aqui no Vale tínhamos uma onda de calor insuportável mas que durou apenas uns 3 dias, chegou a 40.1°C no Inmet assim como consta na minha assinatura e a sensação térmica chegou a 50°C, na Furb se não me engano tinha passado dos 40...

 

 

Beto,

 

A marca de 40,1ºC foi em novembro (dia 19). Em março chegou a "apenas" 37,8ºC... quanto a sensação, no entanto, a de março foi realmente pior.

 

;)

Link to comment
Share on other sites

Lembrando bem que há exactamente 1 ano, nós aqui no Vale tínhamos uma onda de calor insuportável mas que durou apenas uns 3 dias, chegou a 40.1°C no Inmet assim como consta na minha assinatura e a sensação térmica chegou a 50°C, na Furb se não me engano tinha passado dos 40...

 

 

Beto,

 

A marca de 40,1ºC foi em novembro (dia 19). Em março chegou a "apenas" 37,8ºC... quanto a sensação, no entanto, a de março foi realmente pior.

 

;)

 

Poww mancada minha, verdade..

 

Supreendente o seu relato do final de semana, aqui no centro de blu estavamos longe de ter chuva, enquanto ai choveu bastante, o bom que aqui estou numa posicao estrategica num morro, e quase sempre consigo visualizar quando a coisa ta feia tanto pro Norte (Jaragua, Joinville, Luiz Alvez) pro Litoral (Ilhota, Gaspar, Navegantes, Itajai) e pro Sul ( Brusque, até Floripa). Por exemplo, ontem que choveu bastante em Flpis deu pra ver certinho o CB daqui, era bem localizado, e hoje tbm deu pra notar um belo CB no mesmo local, nos satelites deu para perceber ele exatamente sobre a ilha do desterro, sempre estou de olho heheeh

Link to comment
Share on other sites

Supreendente o seu relato do final de semana, aqui no centro de blu estavamos longe de ter chuva, enquanto ai choveu bastante, o bom que aqui estou numa posicao estrategica num morro, e quase sempre consigo visualizar quando a coisa ta feia tanto pro Norte (Jaragua, Joinville, Luiz Alvez) pro Litoral (Ilhota, Gaspar, Navegantes, Itajai) e pro Sul ( Brusque, até Floripa). Por exemplo, ontem que choveu bastante em Flpis deu pra ver certinho o CB daqui, era bem localizado, e hoje tbm deu pra notar um belo CB no mesmo local, nos satelites deu para perceber ele exatamente sobre a ilha do desterro, sempre estou de olho heheeh

 

Já eu só consigo ter uma boa visibilidade do que ocorre a leste e a oeste. Pro norte e pro sul tem morros aqui perto de casa, e daí fica mais complicado. Tanto que é comum eu só perceber uma chuva vindo do sul quando aqui já está nublado. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

eu adorei o video da Ivoneia. Acho que uma descontraída aqui não tem problema algum! Esse forum é pior que ditadura, rs

 

NADIR.... Réupiiii!!!! :lol:

 

Umidade sobre o RS e PR quinta e sexta???... O ensemble dos "ricos" mostra secura prá nóis mas em 08/02 mostrava umidade "leve"... Alguns amigos "pequenos produtores" até ficaram alegres quando disse que "modelos" apontavam "umidade" sobre a região aqui...

 

P.S: NÃO ESTOU VENDENDO PROGNÓSTICOS... FIQUE BEM CLARO!!!...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Estamos a menos de 10 dias do início do outono astronomico e nada foi dito ainda. Não é crítica, apenas um comentário, pois creio que depois de um verão escaldante, infernal, as esperanças de muitos bazianos foi pro ralo.

TODOS os ingredientes apontam para um outono desastroso, quase inexistente, a não ser que uma reviravolta aconteça, como por exemplo o Oceano Pacífico resfriar, a AAO despencar, mais um série de fatores.

Estou a espera de 2011...frustrante. :roll: :(

Link to comment
Share on other sites

O tempo abriu durante a tarde, e foi a pior coisa que poderia acontecer. A temperatura disparou mesmo com tempo úmido, e atingi 29,7° depois de sair dos 24°/25°. A u.r. não baixou dos 57%. Horrível.

 

Em torno das 21:30 tivemos uma boa pancada de chuva. Faz 22,9° com + de 90% e a pressão está em 1006,6 mb.

Link to comment
Share on other sites

Estamos a menos de 10 dias do início do outono astronomico e nada foi dito ainda. Não é crítica, apenas um comentário, pois creio que depois de um verão escaldante, infernal, as esperanças de muitos bazianos foi pro ralo.

TODOS os ingredientes apontam para um outono desastroso, quase inexistente, a não ser que uma reviravolta aconteça, como por exemplo o Oceano Pacífico resfriar, a AAO despencar, mais um série de fatores.

Estou a espera de 2011...frustrante. :roll: :(

 

Entendo a sua parte e concordo que realmente antigamente tinha mais prognósticos, mas para não ficar em branco..

 

ESTÁ INDICANDO UM OUTONO/INVERNO COM TEMPERATURA ABAIXO DO NORMAL E COM POSSIBILIDADE ALTA DE ONDAS DE FRIO MAIS INTENSAS QUE O NORMAL, POSSIVELMENTE DE 2 A 4 ONDAS DE FRIO BEM FORTES PODERÃO ATINGIR O SUL DO BRASIL ENTRE O OUTONO E INVERNO, ALÉM DAS ONDAS DE FRIOS NORMAIS. MESMO TENDO TENDÊNCIA A SER FRIO, O OUTONO E INVERNO AINDA TERÃO ALGUNS DIAS COM CALOR MAIS INTENSO. O FIM DO INVERNO PODERÁ SER MUITO ALTERNADO ENTRE FRIO E CALOR. OS EXTREMOS (FRIO/CALOR) TENDEM A CONTINUAR ACENTUADOS NO OUTONO/INVERNO, COM PREDOMÍNIO MAIOR DO FRIO DE ABRIL EM DIANTE.

 

A CHUVA PODERÁ DAR UMA PEQUENA TRÉGUA, MAIS NO SENTIDO DA FREQUÊNCIA, EM MARÇO, VOLTANDO A FICAR FREQUENTE E ACIMA DA MÉDIA DE ABRIL AO FIM DO INVERNO. ESTA POSSÍVEL TRÉGUA EM MARÇO PODE FACILITAR A COLHEITA DA SAFRA DE VERÃO EM BOA PARTE DE SC. A CHUVA, NO GERAL BEM ACIMA DA MÉDIA, CONTINUARÁ A PREJUDICAR NA QUALIDADE DAS ESTRADAS DE CHÃO.

 

PODERÁ SER MUITO CHUVOSO DE ABRIL EM DIANTE, COM ALTO RISCO DE ALAGAMENTOS, DESLIZAMENTOS E ENCHENTES. SINALIZA UM OUTONO/INVERNO FRIO E BEM ÚMIDO PARA SC E BOA PARTE DO CENTRO-SUL DO BRASIL. O VOLUME DAS REPRESAS NO SUDESTE DO BRASIL ESTÁ BEM NO LIMITE E MARÇO SERÁ UM ÓTIMO PERÍODO PARA DAR UM ALÍVIO, POIS DE ABRIL EM DIANTE TAMBÉM PODERÁ TER CHUVA ACIMA DO NORMAL NO SUDESTE DO BRASIL, MAIS ENTRE O SUL DE MG, SP E RJ.

 

Climaterra ;)

Link to comment
Share on other sites

Noto que já há uma mudança atmosférica ocorrendo. Até agora, somente o Climaterra se manifestou a respeito do inverno climático. É que para os outros institutos, com exceção da Metsul, o inverno é o período de junho a setembro.

Logo, ainda não fizeram boletins.

Esperemos que haja mais possibilidade de neve neste anos que os anteriores.

Quanto ao vídeo, acho meio fora do contexto. Porém, pode ser postado a meu ver. Não considero ditadura criticar o fato dele ser postado aqui. Mas, há espaço para incluí-lo.

Link to comment
Share on other sites

Já estamos há quase 30 dias sem chuva consistente aqui em Passo Fundo quando choveu em torno de 50/60 mms entre os dias 14 e 16/02 (o acumulado de fevereiro foi tão somente 80mms). Março vai pela metade e ainda não tivemos precipitação alguma e, pelo andar da carruagem, segue assim ou com "respingos" até o dia 22, pelo menos. Sorte nossa que não temos La Niña ou Neutralidade no Pacífico. Senão...

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Paulo, Beto e Delcio, o que está me chamando a atenção é "secura" nos modelos para todo o março... Sobre o RS, mais especificamente sobre nós aqui, lógico... Agora toda umidade foi jogada para 16/17 e depois só em 21/22???... Confere???... Longo prazo, claro...

 

Aqui muito sol e 28°C; 66% e vento (230°) à 12.9Km/h... INMET com indicativo de rajada em 20.8Km... Tomara que o bafão não aperte muito, enfrentar minha pregaiada de 5ªs séries à tarde com calorão é soda... :lol:

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

No momento bate um sudoeste constante e com boas rajadas aqui na zona norte, apesar da temperatura de 32 graus a sensação é muito agradável, como numa duna de Jericoacoara ao final da tarde, o apartamento está super ventilado com vento por todos os cantos, até voaram alguns objetos, maravilha! Em Marambaia a temperatura caiu de 36 para 26 graus em pouco tempo com a entrada deste vento. O sol aparece ainda entre poucas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Previsão global....coisa de japonês.

 

Coerente com meu pensamento da influência do El-Niño.

 

Japanese FRCGC 2m Temperature Anomalies June-August:

hthdol.jpg

 

Legal... Mas e esse azulado sobre as regiões Centro-Oeste / Sudeste???... Acima de 20°S / (+/-) 50°-40°W???

 

Aqui batemos 30°C na BASM e 31°C no INMET com URAs em 50%... Agora iniciou um vento mais forte por aqui e o horizonte So-W-No está com muitas nuvens bem "carregadas". Mas tem sido assim... Levantam enormes CBs, "carregam" e dissipam em seguida... Vento (So-W) à 9.26Km/h na BASM e indicativo de rajada em 25Km/h no INMET...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

O satélite mostra, de novo, núcleos de instabilidade em SC, dessa vez no litoral sul e junto à serra (há até mesmo um núcleo na região de SJ), além de um núcleo exatamente em Torres e uma pequeníssima faixa colada em POA, que é a chuva que cai aqui nesse momento. Parece que vamos ter mais água!

 

Agora está nublado ao sul e tivemos outra pancada forte às 18:30. Faz 24,7° com 82% e venta de S a 2,9 km/h. Tive rajada de 29,8 km/h.

 

O ciclone extratropical em alto-mar está muito bonito!! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

PODERÁ SER MUITO CHUVOSO DE ABRIL EM DIANTE, COM ALTO RISCO DE ALAGAMENTOS, DESLIZAMENTOS E ENCHENTES. SINALIZA UM OUTONO/INVERNO FRIO E BEM ÚMIDO PARA SC E BOA PARTE DO CENTRO-SUL DO BRASIL. O VOLUME DAS REPRESAS NO SUDESTE DO BRASIL ESTÁ BEM NO LIMITE E MARÇO SERÁ UM ÓTIMO PERÍODO PARA DAR UM ALÍVIO, POIS DE ABRIL EM DIANTE TAMBÉM PODERÁ TER CHUVA ACIMA DO NORMAL NO SUDESTE DO BRASIL, MAIS ENTRE O SUL DE MG, SP E RJ.

 

Descasca o abacaxi... Creio que um de nós três está "under presure"... O março sinaliza ser seco SIM!!!... Abril começa com o dia 1º... Esse Niño vai dar o que falar e ainda te culpam por ser "spam" aqui no BAZ :lol: ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa não baixei dos 20,8°. Uma pena, pois estava 21,9° às 2 h e a expectativa é que cravasse os 20° de mínima.

 

E é com muita alegria que redescobri dados perdidos dos meses de janeiro e fevereiro de 2006 no fórum antigo. Eu coloquei os dados todos lá e jurava que os tinha perdido, de alguma forma. Agora já constam na minha tabela. 8-) Seria uma lástima ficar sem os dados da onda de calor de janeiro daquele ano, que foi comparável (mas um pouquinho menos infernal) que o calor de fevereiro deste ano.

 

Agora faz 29,4° com 55% e temos variação de nuvens. Pressão ainda em 1007,1 mb e venta de ENE a 3,1 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

No "Vale" 27°C; 54% e vento S-So à 14.8Km/h na BASM... INMET com 26.5°C; 59% e indicativo de rajada em 18Km/h...

 

E essa "locaiada" no Ensemble entre 20 e 25/03???... Seriam em torno de 170mm aqui para o centro... Minha mãe, do alto dos seus 80 anos, vaticinou: "São as águas de março virando a estação" :) 8-) ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Nem preciso dizer que o calor aqui em Cascavel ta bombando. Agora tarde céu azul, quase sem nenhuma nuvem. E a temperatura é o que há de mais alta: Faz 32,9°C no abrigo que fica ao lado de uma rua, bastante movimentada (menos de 2m do asfalto) e ilustra bem o calor que a gente sente pela cidade (foto do abrigo no avatar). A umidade despencou e é de 34% agora!

Link to comment
Share on other sites

Março em Cascavel tá uma beleza! Dá uma olhada de como ficou o tempo aqui no centro da cidade nestes primeiros 12 dias

 

Chuva acumulada nos primeiros 12 dias: 0,0mm

 

Umidade relativa do ar mínima: 26%

Temperatura máxima: 33,5°C (agora a pouco)

Temperatura mínima: 17,5°C

 

Direção predominante do vento: SUL

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!

 

O ar extremamente seco derrubou a temperatura na madrugada e a fez disparar ao longo do dia,foi a maior amplitude termica deste ano até agora,a URA caiu a 22%.

 

TEMP.MIN: 13.5[bAIXADA] 14.8[iNMET]

TEMP.MAX: 33.0[bAIXADA] 31.2[iNMET]

 

A amplitude de quase 20°c registrada hoje é fichinha,perto dos valores que ainda serao registrado ao longo do ano.O recorde de amplitude termica ainda segue sendo os 27.2°c.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por aqui um final de dia agradabilíssimo... 27°C; 50% de URA e um agradável vento de So-S... Na BASM (de W) à 9.26Km/h com indicativo de rajada (So) em 21Km/h no INMET...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

apesar da temperatura de 32 graus a sensação é muito agradável, como numa duna de Jericoacoara ao final da tarde,

 

Conheço lá...estive em Ago /90 e realmente venta bem a região...principalmente a noite...

 

Eu não, só de ouvir falar do vento mesmo, mas já estive em Fortaleza, Morro Branco e Cumbuco. Hoje esquentou menos que ontem mas o vento aqui na zona norte foi bem mais fraco, por isso durante o dia a sensação de calor foi maior, agora está um ventinho mais fresco e apareceram nuvens avermelhadas ao leste que estavam bonitas. Hoje completa 6 dias sem precipitação aqui, após os 6 primeiros dias de março com precipitação.

Link to comment
Share on other sites

O início de março foi bem agradável aqui em Jaraguá, mas esta semana voltou a ficar bem quente e desagradável...

 

Indaial, por exemplo, teve máxima acima de 33ºC nos últimos 3 dias, sendo que alcançou 34,1 ontem e 33,6 hoje. Refresco mesmo apenas na terça que vem, mas domingo também melhora um pouco. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa máxima de 29,9°, mas com u.r. caindo para 51%. MUITO melhor do que passar grande parte do dia com 70% como ontem.

 

Agora faz 22,5° com 74%, mas já temos a ameaça do acúmulo de nuvens à NE daqui. Se fechar o tempo vai frustrar uma noite fresca. Seria ótimo. Ajuda a refrescar um pouco a casa. Venta de SSE a 6,4 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Segundo alguns modelos, nos próximos dias iremos ter queda de temperatura em vários pontos do centro-sul do Brasil e também, depois desta queda deveremos observar uma estabilizaçao na temperatura, variando de forma normal para o que é media para o fim de março. Provavelmente, aqui para Americana deveremos ter uma média de 21 graus na temperatura, variando entre 16 e 27 graus.

Link to comment
Share on other sites

O início de março foi bem agradável aqui em Jaraguá, mas esta semana voltou a ficar bem quente e desagradável...

 

Indaial, por exemplo, teve máxima acima de 33ºC nos últimos 3 dias, sendo que alcançou 34,1 ontem e 33,6 hoje. Refresco mesmo apenas na terça que vem, mas domingo também melhora um pouco. 8-)

 

I agree

Link to comment
Share on other sites

Estive observando algumas estações automáticas do Inmet, e pelo comportamento das temperaturas,percebi que entre as poucas estações que estão (ou devem estar) em topo, cito estas:

São Miguel do Oeste, Xanxerê, Curitibanos, SJ.

A maioria das demais apresentam características de baixada ou semi-baixada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.