Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 796
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Este é um dos meus poucos posts aqui no forúm!

 

Mas aqui na barra da tijuca no momento, está caindo uma tempestade! Está passando umas nuvens vindas do mar, super baixas... com rápides e quase tocando meu prédio! Ta belo o espetaculo. hehehehe.

 

Seja bem vindo Ivan..aliás em Corpus Christi, Texas está nublado 21 graus agora..!! :mrgreen:

 

abraço

 

A muito obrigado! ^^ hahahaha.

 

Não moro mais lá. :/... Agora estou no RJ mesmo, com a familia! ;)

Link to comment
Share on other sites

Aqui cai uma bela chuvarada agora, talvez a mais forte do ano até agora, vento fraco/moderado com trovoadas e 23 graus no momento.

 

Por uns 10 minutos choveu com uma intensidade que eu não via a um bom tempo, agora chuva moderada/forte normal já quase sem trovoadas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ar seco vindo continente derrubaram a Umidade relativa do ar hoje nos setor oeste do Paraná

 

201003061727.png

 

A menor registrada foi em Marechal Candido Rondon 14%, Palotina 15% aqui em Cascavel tivemos 26% no Simepar :shock: :shock: :shock:

Não vou me surpreender se ver uns 12° em Palotina amanhã, ou nas cidades ai do baixadão do vale do rio Paraná :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Ar seco vindo continente derrubaram a Umidade relativa do ar hoje nos setor oeste do Paraná

 

A menor registrada foi em Marechal Candido Rondon 14%, Palotina 15% aqui em Cascavel tivemos 26% no Simepar :shock: :shock: :shock:

Não vou me surpreender se ver uns 12° em Palotina amanhã, ou nas cidades ai do baixadão do vale do rio Paraná :mrgreen:

 

Chegou a 28% aqui e 24% no Simepar por esse mapa. A temperatura já caiu praticamente 5 graus em uma hora!

Link to comment
Share on other sites

Um forte temporal atinge grande parte da cidade do Rio na última hora, a chuvarada é também acompanhada de trovoadas e rajadas de ventos, alguns valores pluviométricos chegam a ser impressionantes, sgeundo o site da Geo-Rio nos últimos quinze minutos CHOVEU 35MM NA ILHA DO GOVERNADOR(TAXA DE CHUVA DE 140MM/H), 33mm no Grajaú, 26mm no Cachambi(35mm no total lá), 24mm no Sumaré e 22mm no Itanhangá, em 1 hora temos 31mm em Madureira(após ter tido até 17mm em 15 min), 63mm no Riocentro(após 27mm em 15 min), 35mm na Cidade de Deus, 42mm na Barra, 39mm em Anchieta e 25mm em Irajá e Guaratiba, aqui no meu bairro também ocorreu temporal mas ainda não medi, a temperatura despencou e é de apenas 23,8°C no momento, ainda chove forte.

Link to comment
Share on other sites

A chuva passou a fraca aqui no meu bairro e o acumulado foi só de 25mm sendo um dos bairros que menos choveu, na última atualização da Geo-Rio há 10 minutos atrás valores ainda mais impressionantes, nos últimos 15 minutos choveu 34mm em Laranjeiras, 32mm no jardim Botânico, 31mm em Santa Teresa, 30mm em Copacabana, 29mm no Vidigal, 28mm na Tijuca e na Saúde, 22mm na Rocinha, 21mm na Urca e 20mm no Sumaré.

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma manhã com tempo nublado e temperaturas entre 18 e 19°C, o sol saiu a partir das 15h e o céu LIMPOU, literalmente. Com isso, à tarde parecia que eu estava no mês de agosto, com ventos moderados e frios e temperaturas de 24°C, essa que foi a máxima. Somar prevê para a próxima semana, mínimas em torno de 15°C

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma manhã com tempo nublado e temperaturas entre 18 e 19°C, o sol saiu a partir das 15h e o céu LIMPOU, literalmente. Com isso, à tarde parecia que eu estava no mês de agosto, com ventos moderados e frios e temperaturas de 24°C, essa que foi a máxima. Somar prevê para a próxima semana, mínimas em torno de 15°C

Link to comment
Share on other sites

Por aqui um "segundo round" com algumas torovadas roucas e chuva mais para moderada, agora chuva moderada para fraca e bem frescos 21 graus, a instabilidade é provocada por uma banda de nebulosidade associada a baixa no oceano, será que a lingua de ar seco nos atinge amanhã?

Link to comment
Share on other sites

Graças ao ingresso de ar mais seco, a temperatura está despencando por aqui. Caiu mais de 1°C em pouco mais de meia hora.

Antes da queda, choveu 3,5mm, que fez a temperatura cair para 21,8°C. Após isso subiu para 22,4°C. Agora faz 21,3°C e não se descarta mínimas de 15°C para amanhã. GFS põe 14°C para amanhã e 13°C para 2ª feira.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Estou copiando/colando o que uma sobrinha relata de onde mora...

 

na ilha do governador

*foi muita chuva

*as ruas aqui perto estao intrasitaveis

*nao passava nada

*pra passar so de barco

*foi muita agua...

 

escureceu e foi agua que deus mandou

isso era mais ou menos umas17;;30

choveu ate agora pouco sem vento forte so aguaaaa

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Vento dia 06 de março 2010.

Rajada máxima

Soledade 45,7 km/h

Canela 38,8

S Joaquim 36,3

S Maria 27

Campos do Jordão 25,5

 

 

Maior média horária:

Soledade 25,5 km/h

S Joaquim 20,8

CDJ 12,6

S Maria 12,2

Canela 9,3

Em Campinas, rajada máxima de 64.9km/h S às 11:10h no cepagri/unicamp. Pena que nesta estação não dá para pegar a média horária, aero viracopos que era referência em vento deixou de ser com a mudança da estação.

Link to comment
Share on other sites

Aparentemente esta "língua" de ar seco virá em boa hora, vou passar o domingo em atividades ao ar livre e espero tempo estável, a madrugada começa bem calma, fresca e úmida com 22 graus, mas a semana promete começar bem quente.

 

Mais cedo os córregos aqui perto de casa transbordaram depois da pancada mais forte, acontece quase todo ano (este ano foi a terceira vez ou algo assim, e está sendo um verão "light" com as chuvas).

Link to comment
Share on other sites

Finalmente meu computador voltou para casa depois de apresentar problemas... desde janeiro!

 

Hoje foi um dia quente aqui e tivemos uma área de tempestade a O e NO de POA à tarde. O sistema se dissipou e só encheu a cidade de nuvens ao final do dia. Variação de 20,1° a 30,9° no dia de hoje.

 

Agora faz 22,1° com 82% e venta de SSEa 6,3 km/h. Pressão em 1010,8 mb.

Link to comment
Share on other sites

Microclimas agindo, as 22:00 de ontem a temperatura era de 17,9° no simepar e 21,3° aqui no centro :shock: :shock: :shock:

 

Agora fazem 19,0° aqui, lá vai chegar aos 13° 8-)

Olha, rodando a região com meu peugeot 307 vi uma grande diferença de temperatura: Na Br 467 onde fica a estação do SIMEPAR o termômetro do carro chegou aos 15°C variando bastante: Nas áreas de topo chegou a 19°C e nas áreas de declive e em muitos locais 15°C. Em Toledo fazia 20°C na cidade e 17 aos arredores. Aqui em Cascavel, chegando na cidade 16°C na Jorge Lacerda. Na av. Brasil, bem no topo e no centro o termômetro do carro alcançou 21°C. No termômetro localizado no lago fazia 15°C. Já na estação, área de topo, faz agora 19.1.

 

Muitos microclimas nesta noite sem vento em Cascavel :D

Link to comment
Share on other sites

Vento dia 06 de março 2010.

Rajada máxima

Soledade 45,7 km/h

Canela 38,8

S Joaquim 36,3

S Maria 27

Campos do Jordão 25,5

 

 

Maior média horária:

Soledade 25,5 km/h

S Joaquim 20,8

CDJ 12,6

S Maria 12,2

Canela 9,3

Em Campinas, rajada máxima de 64.9km/h S às 11:10h no cepagri/unicamp. Pena que nesta estação não dá para pegar a média horária, aero viracopos que era referência em vento deixou de ser com a mudança da estação.

Marcelão; onde encontro dados da estação de Campinas?Sua cidade é muito ventosa e merece estar no nosso ranking.

Lucas aqui hoje deu efeito baixada em vários bairros, e neblina ao amanhecer.

Mínima no Aeroporto Inmet (topinho) 14,9º, aqui em casa (encosta) 14,2º.

Marcelo, encontrei dados de várias estações de Campinas, e de vento só tem na do Taquaral da Prefeitura, este dado que vc trouxe é de qual?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje a mínima foi a menor do ano em diversas cidades do estado de São Paulo. Confira abaixo:

 

8,8°C Campos do Jordão

13,1°C Rancharia

13,8°C São Miguel Arcanjo

14,7°C São Carlos

14,9°C Avaré

14,9°C São Luís do Paraitinga

14,9°C Sorocaba

15,5°C Ourinhos

15,6°C Piracicaba

16,0°C Bauru

16,1°C Matão

16,9°C Casa Branca

17,1°C Pradópolis

17,6°C Ariranha

17,7°C Barra Bonita

18,3°C Lins

18,4°C José Bonifácio

18,5°C Presidente Prudente

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, encontrei dados de várias estações de Campinas, e de vento só tem na do Taquaral da Prefeitura, este dado que vc trouxe é de qual?[/b][/color]

No site do cepagri (http://www.cpa.unicamp.br), no menu esquerdo. A estação é na unicamp, porém não tem dados horários acessíveis, apenas o vento máximo.

A estação no Taquaral é em baixada, ruim para vento.

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, encontrei dados de várias estações de Campinas, e de vento só tem na do Taquaral da Prefeitura, este dado que vc trouxe é de qual?[/b][/color]

No site do cepagri (http://www.cpa.unicamp.br), no menu esquerdo. A estação é na unicamp, porém não tem dados horários acessíveis, apenas o vento máximo.

A estação no Taquaral é em baixada, ruim para vento.

Obrigado Marcelo, já coloquei nos meus favoritos e lembrarei de inseri-la na minha lista top de vento do BAZ. :D

Link to comment
Share on other sites

BEM. Hoje os micro-climas formados pelo relevo e pela própria malha urbana foram bem sentidos. Como falei, andei pela região na madrugada e o termômetro do carro subia e descia. Nas proximidades do SIMEPAR ele inclusive subiu. Nas áreas ao redor fez ainda mais frio. E olha que fez 14°C por lá. Já na cidade manteve-se o calor. O primeiro motivo é que a minha estação tá numa área de topo e o segundo por apresentar grande urbanização. Mas no lago municipal, o termômetro da prefeitura marcava valores bem baixos pela manhã!

 

A mínima foi de 17,6 °C por aqui!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 14,6° no simepar e 16,4° aqui no centro :shock: :shock: :shock: :shock: E pior que tá certo :lol:

Pelo que tenho observado o Simepar Cascavel está em baixada.

Bom , o Duquia poderia esclarecer, se o Simepar de Cascavel a estação está em baixada ou topo baixo? :D

É um topasso, mas está em uma área de escoamento de ar frio, a região ali é baixa...

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

SM sob uma manhã muito, mas muito, agradável... Sol "tímido", muitas CBs para todos os quadrantes... SBSM com 24°C; 74% de URA e vento (140°) à 11Km/h... INMET com 25°C; 72% e indicativo de rajada (79°) à 18.36Km/h...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 14,6° no simepar e 16,4° aqui no centro :shock: :shock: :shock: :shock: E pior que tá certo :lol:

Pelo que tenho observado o Simepar Cascavel está em baixada.

Bom , o Duquia poderia esclarecer, se o Simepar de Cascavel a estação está em baixada ou topo baixo? :D

É um topasso, mas está em uma área de escoamento de ar frio, a região ali é baixa...

 

 

É um topão bem aplainado. Se tivesse na baixada Cascavel teria mínimas baixissimas como Toledo, inferiores até a Guarapuava. E olha que tem muitos lugares pra isso!

mais ou menos lembrando da madrugada, lá pela meia noite, chegando perto a estação do Simepar o carro marcava 15. No topo onde fica a estação o carro já marcava 17! Na volta tava mais uniforme.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.