Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 796
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Estou ouvindo trovões. Será que vem chuva?

 

:D

É uma pena chover bem essa noite Fabiano, a lua está maravilhosa. Torça pro tempo abrir 8-) 8-) 8-) Esta 100% preenchida :mrgreen:

 

Aff é verdade! Mas acho que abre, é só uma trovoada beeem fraca mesmo...

 

:lol:

Link to comment
Share on other sites

Hoje no final da tarde/começo da noite, uma bela lua cheia ainda baixa no céu e bem no centro de um "V" escuro em comparação com o céu ao redor, foi realmente interessante este V, começava no horizonte e ia subindo e alargando.

 

O dia foi de sol entre algumas nuvens e um pouco de névoa, o vento predominante do mar que segurou as máximas em 30/31 graus na área mais central da cidade também trouxe muita umidade gerando desconforto, na relativamente continental Vila Militar perto do extremo norte da cidade a máxima bateu nos 36 graus, a maior desde o dia 14, agora algumas instabilidades isoladas em estágio de enfraquecimento estão atuando nos arredores da zona oeste, daqui posso ver relâmpagos mas está muito longe para ouvir, a temperatura deverá sofrer um leve arrefecimento nos próximos dias, e maiores condições para chuva esparsa e ocasional são esperadas entre amanhã e o começo de abril, uma frente fria um pouco mais organizada só (talvez) no começo da semana que vem. Aqui na ZN o céu está nublado com abafados 28 graus, bate um leve sudoeste que ajuda a melhorar a sensação dentro de casa.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a aclimatação não sei, mas com certeza nos 821m da Raia da Pedra, ele e muitos bazianos poderiam ver neve de verdade no Brasil, pelo menos uma vez por ano, e com boas chances de ver acumular :lol: :lol: :lol:

Bem diferente de uma Suíça Brasileira em que a neve aparece uma vez a cada meio século :lol: :lol: :lol: :lol:

Oi Paulo, tudo bem? Campos do Jordao nunca foi apelidade de Suica Brasileira por causa da neve. Qual o proposito da comparacao?

Link to comment
Share on other sites

Quanto a aclimatação não sei, mas com certeza nos 821m da Raia da Pedra, ele e muitos bazianos poderiam ver neve de verdade no Brasil, pelo menos uma vez por ano, e com boas chances de ver acumular :lol: :lol: :lol:

Bem diferente de uma Suíça Brasileira em que a neve aparece uma vez a cada meio século :lol: :lol: :lol: :lol:

Oi Paulo, tudo bem? Campos do Jordao nunca foi apelidade de Suica Brasileira por causa da neve. Qual o proposito da comparacao?

Ae beleza Tucci, se vc leu o post anterior do Carlos, foi ele que começou a provocação, claro que eu vi que foi brincadeira, e também brinquei. :D

Aliás na TV Globo, pela parabólica tem passado imagens muito lindas da região de CDJ, que considero uma das mais bonitas do Brasil e não to jogando confete. ;)

Quanto ao vento eu tenho privilegiado pelo acompanhamento algumas cidades, entre elas CDJ, que são conhecidas por seu clima serrano, só por isto.

Link to comment
Share on other sites

Em Canela a máxima foi de apenas 18,8º :o

E a nossa querida Capital foi bem amena hoje máxima de 25,9º :D

Aqui em casa deu 26,5°com u.r. mínima de 67%. Ao menos tivemos pouco sol ao longo do dia. E esqueceste de dizer que a máxima em Soledade foi de 25,6°. Praticamente igual a POA! 8-)

 

Agora de noite o tempo limpou... e nublou de novo. Estou com 20,5° e pelo menos 89%. Não há vento. Essas malditas nuvens têm de ir embora, porque está um sacrifício baixar dos 20°.

 

Abraços amenos!

Link to comment
Share on other sites

Em Canela a máxima foi de apenas 18,8º :o

E a nossa querida Capital foi bem amena hoje máxima de 25,9º :D

Aqui em casa deu 26,5°com u.r. mínima de 67%. Ao menos tivemos pouco sol ao longo do dia. E esqueceste de dizer que a máxima em Soledade foi de 25,6°. Praticamente igual a POA! 8-)

 

É verdade Marquito, foi uma tarde quente ontem, e a máxima foi 25,8º, mas o interessante é que refrescou muito rápido a partir do meio da tarde e as 18h a sensação já era de 14º.

Amanhecer com neblina no vale do Fão, pouco vento,mínima no Inmet até 7h foi de 14,1º

Link to comment
Share on other sites

O INMET teve mínima de 18,6° em POA e 18,1° em Rio Pardo e Santa Maria. Uruguaiana ficou em 17,7°. Em compensação fez 12,4° em Canela e 10,1° em Ausentes. Estamos com algum frio em altura. Até Floripa (São José) deu bons 18,0°.

 

Aqui em casa deu 19,6° de mínima. Um parto para baixar dos 20°. Agora estamos cheio de estratocumulus e faz 25,4° com 74% e venta de NNO a 8,4 km/h.

Link to comment
Share on other sites

AS 5 MENORES MÍNIMAS REGISTRADAS, EM SC, NO DIA 30/03/2010 DE MANHÃ.

 

URUPEMA/EPAGRI; 6,2°C

 

SÃO JOAQUIM/VILA FRANCIONI; 6,5°C

 

SÃO JOAQUIM/PERICÓ/MALWEE; 6,6°C

 

SÃO JOAQUIM/CLIMATERRA; 7,8°C

 

SÃO JOAQUIM/CRUZEIRO/CLIMATERRA; 8,6°C

 

Olha aí.. vai chegando o inverno e o negócio se inverte bem. Hoje me amassou Ronaldo... fiquei em 15.3ºC de mínima na Vila Inglesa.

Abs

Link to comment
Share on other sites

O tempo melhorou muito hoje aqui em Jaraguá. Sol, poucas nuvens e vento fraco. O dia também começou bem fresco aqui na região. Corupá, cidade vizinha de Jaraguá e com um clima praticamente igual, amanheceu com agradáveis 18,9ºc e alcançou 29,5ºC durante o começo da tarde.

 

8-)

Link to comment
Share on other sites

Efeito altitude muito acentuado em SC, diferença da serra pras cidades sem altitude é gritante, estamos no dia 30 de Março mas o clima já é bem típico de começo de Abril, ou seja temp máxima chega facilmente aos 30°C com o tempo seco, mas a sensação de calor diminui bastante e logo a temperatura cai, e o amanhecer mínima de 19/20° constantes, e eventualmente pode chegar nos 15°/16°C, o Sol já nao é mais aquele absurdo de forte e bem mais inclinado, ou seja seria o Verão Ideal pra mim, segunda quinzena de Março até primeira quinzena de Abril.

Link to comment
Share on other sites

É....mais falar de Urupema, Vila Francioni, Cruzeiro, e Pericó..........a minha Rua tem mais habitantes que estes 4 lugares somados.......Só levo em consideração do Climaterra em diante..!!

Carlão antes de mais nada parabéns por suas tabelas bazianas.

Agora quanto a este teu argumento nem vou considerar... :roll:

Que absurdo avaliar o frio de algum lugar pelo número de habitantes, que mistura geografia humana com geografia física... :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um temporal na hora do almoço e depois o tempo oermaneceu nublado, com temperatura bastante agradável (23º₢). Previsão de muita chuva na Páscoa. São realmente as águas de março fechando nosso verão. O amanhecer aqui ainda não está com "cara" de outono, com temperaturas altas ao amanhecer.

Abraços a todos

Link to comment
Share on other sites

 

 

SEM FALAR QUE TEM EDIFÍCIOS EM SP, SOMANDO1/2/3 TEM MAIS GENTE QUE NA ÁREA URBANA DE SÃO JOAQUIM.

 

VOU TER QUE PEDIR AO INMET PARA PARAR DE DAR OS DADOS E TAMBÉM VOU PARAR DE FORNECÊ-LOS AO DIGNÍSSIMO SENHOR, POIS NÃO VALEM NADA......

 

ESTE COMENTÁRIO É UMA VERGONHA!!!!!

 

ESPERA QDO FOR VIR AQUI...VOU PEDIR PARA TIRAR UMA FOTO NO MORRO DA IGREJA...MAIS UM PASSINHO, MAIS UM PASSINHO, MAIS UM PASSINHO....ISTO, EXCELENTE, APENAS ALGUNS SEGUNDOS E DEPOIS....PLAFT!!!

 

:shock:

 

É....mais falar de Urupema, Vila Francioni, Cruzeiro, e Pericó..........a minha Rua tem mais habitantes que estes 4 lugares somados.......Só levo em consideração do Climaterra em diante..!!

 

Então sr Carlos você acha que a temperatura no local da estação é o mesmo em uma área de (n)km²?

Lamentável teu comentário :roll:

 

Antes que me chame de entrão, eu tenho direito de comentar toda e qualquer mensagem, caso contrário, se for particular, tem MP pra isso ;)

Link to comment
Share on other sites

ESPERA QDO FOR VIR AQUI...VOU PEDIR PARA TIRAR UMA FOTO NO MORRO DA IGREJA...MAIS UM PASSINHO, MAIS UM PASSINHO, MAIS UM PASSINHO....ISTO, EXCELENTE, APENAS ALGUNS SEGUNDOS E DEPOIS....PLAFT!!!

 

:shock: :shock: :shock:

 

Nossa....João eu não tinha pensado assim.

:shock: :shock: :shock: :o

 

Coutinho Nardoni.

Já pensou :lol: Caso Carlos, quem o jogou do morro da igreja?

Link to comment
Share on other sites

Bruno: É "mais ou menos" isto sempre....FF e infiltração marítima...chuva...neste caso leve.

 

Bruno: Faz um favor para este pobre baziano. Sei que você está sempre em contato com economistas de alto escalão. Pois bem, os modelos mais sofisticados....muito mais sofisticados que os modelos climatológicos do IPCC (ou tão)....pertencem aos grandes conglomerados financeiros.

 

Estes modelos utilizam uma matemática que fazem o GFS corar de vergonha a especialidade deles é eliminar ruídos de oscilações.

 

Será que ao longo das tua peregrinações por este mundão....você não encontra um economista que possa falar algo de útil.

 

Abraços.

 

Beto: eu também.... :lol:

 

É possível...

 

Porém a sondagem deve demorar até trazer algum resultado. De repente tenho essa informação até maio. Porém, de antemão, desconfio que eles não conseguem ter informações mais preciosas que as do NOAA. A única coisa que penso que eles tenham melhor é o cálculo do "target". Eles também não se emocionam com alarmismos, embora utilizem estes mesmos alarmes com uma capacidade muito grande para especular.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Já pensou :lol: Caso Carlos, quem o jogou do morro da igreja?

 

Um caso que seria facilmente solucionado pelo Agente 0049-BL, pois as evidências estão nas origens... :lol: :lol:

 

Coutinho Nardoni.

 

Maldade!!! 8-) :lol:

 

Sobre "maldades" e tudo o que possa ser que "Virou neblina ao amanhecer."... Não provoquei a rima... Existe rima instantânea????... Creio que, equivocadamente, encontrei outra leitura para rima sem intenção :D ...

 

"É uma vergonha"!!!!

 

2lc371e.jpg

 

Êta mundão!!!

 

globalthermohaline.jpg

 

Isso me recorda uma "velha seção"... Lembras da "bomba" que suga águas frias e retorna ares quentes????... Boa maresia para o Capitão Jack Sparrow enfrentar seus fantasmas em priscas eras...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

No "Vale" a tônica é o nevoeiro pela manhã... Já são três dias de amanhecer com cerração fechada e friozinho :D , embora hajam cidades com menores temperaturas... Essa madrugada foi a mais fria até o momento em se tratando de estação e a PO esteve "pau-à-pau"... Ontem fez 18.1°C de mínima com o PO em 18.1°C, já hoje fez 15.3°C com 16.1°C... Coisas de Vale...

 

Agora agradáveis 25°C; 69% e vento Se-S à 14.8Km/h na BASM e 25.9°C com rajadinha à 22.6Km/h no INMET...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Minha mínima foi de 18,0° hoje de manhã, a terceira menor de março. Tivemos nevoeiro pela manhã. Com esse valor fechei a média mínima do mês: 20,6°.

 

As três menores temperaturas foram: 15,8° (dia 16); 17,7° (dia 17) e 18,0° (dia 31). Já as três maiores mínimas foram: 22,7° (dias 4 e 27); 22,4° (dia 26) e 21,9° (dias 5, 11 e 28). Enfim, foi um mês de março com mínimas muito estáveis, tendo variação máxima de 6,9° entre a mínima e a maior mínima.

 

Agora faz 29,4° com 53% e venta de ESE a 1,8 km/h. Sol e nuvens. Típica atuação da mTa.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite colegas!!

 

Fiquei 3 dias em porto xavier a trabalho[fronteira com a argentina]e totalmente desplugado da internet.Os ultimos 3 dias foram de muito sol e de grande amplitude termica aqui na baixada.

 

29/03: 18.5 + 32.9

30/03: 17.2 + 33.5

31/03: 15.8 + 34.9

 

A URA baixou a 25% aqui na baixada nesta tarde.Acredito em uma minima ainda mais baixa na proxima madrugada.Segundo o gfs e para aminha surpresa,o frio que era previsto na segunda,quase desapareceu na ultima saida aqui para o noroeste gaucho.

Link to comment
Share on other sites

No interior de São Paulo, em Matão, o céu está totalmente encoberto e faz 22,2°C com 83% de UR.

Máxima de 31,3°C, a maior da região, devido a maior insolação da região também. Mínima de 19,7°C. Choveu 3,0mm durante a tarde.

 

Amanhã trago o resumo mensal do mês de março.

Link to comment
Share on other sites

DADOS DE VENTO FINAL MARÇO 2010,TOTAL DE 744 HORAS.

MÉDIA DAS RAJADAS MÁXIMAS:

Soledade 25 km/h

São Joaquim 23,5 km/h

Passo Fundo 21,6 km/h

Vacaria 21 km/h

Canela 19,9 km/h

Campos do Jordão 17,8 km/h

Porto Alegre 16,7 km/h

 

MÉDIA HORÁRIA:

Soledade 12,5 km/h

Vacaria 10,4 km/h

São Joaquim 10,3 km/h

Passo Fundo 8,9 km/h

Canela 8,4 km/h

Campos do Jordão 6 km/h

Porto Alegre 5,3 km/h

Link to comment
Share on other sites

Aqui tive 17.5ºC.

cheguei a 27ºC

começa a chegar a época boa de acompanhar a temperatura.

Já há um frescor que garante uma boa noite de sono. Sem mosquitos e o calor.

 

Estas temperaturas refletem quase (16ºC a 26ºC) um dia típico de verão aqui em Curitiba. :mrgreen:

 

19h40, 18ºC em Ctba, com céu parc. nublado, mas que logo estará fechado... :|

 

 

 

Quanto aos avatares, o Luiz irá comunicar-lhes sobre as causas do ocorrido.

Curitiba a cidade mais fria do sul do mundo, né? :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de março aqui em casa:

 

Mínima absoluta: 15,8° (dia 16); 17,7° (dia 17) e 18,0° (dia 31)

 

Máxima absoluta: 34,4° (dia 19); 33,1° (dia 18) e 33,0° (dia 5)

 

Maior mínima: 22,7° (dias 4 e 27); 22,4° (dia 26) e 21,9° (dias 5, 11 e 28)

 

Menor máxima: 24,6° (dia 25); 24,9° (dia 28) e 25,3° (dia 24)

 

Maior amplitude: 14,3° (dia 19: 20,1°/34,4°); 13,6° (dias 17 e 18) e 12,1° (dia 16)

 

Menor amplitude: 3,0° (dia 28: 21,9°/24,9°); 3,3° (dia 25) e 4,7° (dia 24)

 

Amplitude absoluta: 18,6°

 

Média mínima: 20,6°

 

Média máxima: 29,2°

 

Amplitude média: 8,6°

 

Média simples: 24,9°

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.