Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 796
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Chove moderado agora, mas durante o dia esteve geralmente nublado, com no máximo uma garoa.

 

No geral, a semana foi de enxurradas localizadas na região. Na quarta ocorreceu em Schroeder e alguns bairros rurais de Jaraguá como Santa Luzia e Ribeirão Grande. Já na quinta, e eu apenas descobri hoje, a chuva alugou diversas ruas nos bairros de Ilha da Figueira, Vila Lenzi, Nereu Ramos etc.

Link to comment
Share on other sites

Verdade Ilson, União da Vitória fica num "poço" ;) .

Acredito em mínimas menores que General Carneiro.

Duvido que ocorram mínimas muito menores que General Carneiro, ali é o poço dos poços, é o potencial máximo de frio em mínimas, diferentemente das serras do RS e SC, onde há muitos baixadões com potencial de frio ainda inexplorados.

Vocês tem ideia de quanto pode ser a mínima absoluta nos vales do Guaporé, das Antas, do Forqueta, do Fão, do Rio Pardo, do Taquari?

Esta região é a mais propícia a mínimas baixíssimas, pois apresentam vários aspectos interessantes:

-Excelente sombreamento no outono-inverno, proporcionado pelo relevo, maior continentalidade que as serras do leste, latitude 29s, boa cobertura de vegetação, além de atuação maior das massas de ar frio do que as serras mais ao norte.

Link to comment
Share on other sites

A reportagem da Zero Hora poderia ter comentado que o Brasil e o Uruguai têm um litigio com a chamada Ilha Brasileira, pertencente ao município de Barra do Quaraí, no Rio Uruguai. O Uruguai reclama a posse da ilha a muito tempo, que fica ainda na divisa com a Argentina. A Ilha Brasileira fica exatamente onde desemboca o Rio Quaraí no Rio Uruguai. Se depender do "aquecimento" global é capaz de a ilha aumentar por ocasião das estiagens. O "aquecimento" vai criar problemas entre nós e os uruguaios, hehe. :roll:

 

Voltando ao tópico, estive em Caxias do Sul durante a noite de ontem e havia muito nevoeiro na encosta da serra, em especial na volta da viagem, pouco depois da meia-noite. Por lá havia uma leve garoa ou tempo nublado. Estava em torno de 19°/20°. De volta à POA, fazia 23,0° às 2:30. Estamos sob atuação de ar quente e úmido. Não há qualquer frio em altitude.

 

Tive mínima de 22,7°. Agora está gotejando e por vezes temos uma chuva esparsa. Faz 23,2°com + de 87%. Venta de ESE a 9,8 km/h. Precisamos de ar seco e frio, já!!

Link to comment
Share on other sites

A reportagem da Zero Hora poderia ter comentado que o Brasil e o Uruguai têm um litigio com a chamada Ilha Brasileira, pertencente ao município de Barra do Quaraí, no Rio Uruguai. O Uruguai reclama a posse da ilha a muito tempo, que fica ainda na divisa com a Argentina. A Ilha Brasileira fica exatamente onde desemboca o Rio Quaraí no Rio Uruguai. Se depender do "aquecimento" global é capaz de a ilha aumentar por ocasião das estiagens. O "aquecimento" vai criar problemas entre nós e os uruguaios, hehe. :roll:

 

Voltando ao tópico, estive em Caxias do Sul durante a noite de ontem e havia muito nevoeiro na encosta da serra, em especial na volta da viagem, pouco depois da meia-noite. Por lá havia uma leve garoa ou tempo nublado. Estava em torno de 19°/20°. De volta à POA, fazia 23,0° às 2:30. Estamos sob atuação de ar quente e úmido. Não há qualquer frio em altitude.

 

Tive mínima de 22,7°. Agora está gotejando e por vezes temos uma chuva esparsa. Faz 23,2°com + de 87%. Venta de ESE a 9,8 km/h. Precisamos de ar seco e frio, já!!

 

Marcos, essa tríplice fronteira é bem interessante. São 3 cidades oriundas de três países diferentes (Brasil, Uruguai e Argentina) num raio de no máximo 15 km. Para quem não conhece o nome destas cidades é:

 

Barra do Quaraí - Brasil

Bella Unión - Uruguay

Montes Caseros - Argentina

 

Sobre o abafamento, Marcos, acho que ele está com dias contados. Dura no máxima mais 6 dias. Uma bela frente está prevista para chegar aqui durante o feriadão de Páscoa.

 

Abraços abafados!

Link to comment
Share on other sites

Sobre o abafamento, Marcos, acho que ele está com dias contados. Dura no máxima mais 6 dias. Uma bela frente está prevista para chegar aqui durante o feriadão de Páscoa.

 

Abraços abafados!

 

 

Será que sobra algo pro RJ Bruno :?: Não aguento mais esse calorão!

Sds.,

Bah, cara, o modelo estah pegando essa mudança somente para o RS e Sul de SC em 180 horas. De repente com o passar dos dias ele já inclui o PR, SP e RJ nessa lista. A MP eh continental.

Link to comment
Share on other sites

Sobre o abafamento, Marcos, acho que ele está com dias contados. Dura no máxima mais 6 dias. Uma bela frente está prevista para chegar aqui durante o feriadão de Páscoa.

 

Abraços abafados!

 

 

Será que sobra algo pro RJ Bruno :?: Não aguento mais esse calorão!

Sds.,

Bah, cara, o modelo estah pegando essa mudança somente para o RS e Sul de SC em 180 horas. De repente com o passar dos dias ele já inclui o PR, SP e RJ nessa lista. A MP eh continental.

 

Valeu Bruno, só me resta torcer!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Aqui foi um domingo bem normal para o final de março, sol entre nuvens e vento predominante do mar com máximas entre 29 e 33 graus pela cidade, o sol já não tem força para elevar muito as máximas nesta época exceto quando bate um pré-frontal (aí pode chegar a 37/38 graus até no final de abril (2007) e 35 graus em julho (2001), em setembro então excepcionalmente já bateu 42,X graus no final do inverno (1997)), hoje também foi o sétimo dia seguido sem precipitação nesta região da cidade, a última chuva (muuito fraca) caiu no domingo passado, mas há previsão de algumas pancadas principalmente no dia 30 e/ou 31, após uma segunda quinzena de março relativamente seca por aqui. No momento nuvens altas pelo céu, um pouco abafado.

 

Para o inverno estou menos pessimista que nos anos anteriores sobre a neve nas serras do sul (mesmo que não venha a ser um inverno de grandes ondas de frio, uma "mais ou menos" com os ingredientes certos já pode surpreender, mal comparando parte do leste americano teve recordes de neve apesar das ondas de frio de baixa e no máximo média intensidade do último inverno, mas aqui mesmo no Brasil já ocorreram boas nevadas em invernos pouco frios, o pessoal aí deve lembrar de alguns anos), acredito no predomínio de anomalias positivas de temperatura pelo sudeste durante a maior parte da estação, na melhor das hipóteses um mês melhorzinho, baseado em "achismo", no sul já não arrisco um palpite sobre anomalias, deixo para os locais.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pior... de Bariloche até BH! Someça a fazer frio abaixo dos 1.000m de altitude só em Punta Arenas/Ushuaia! Apenas as gigantes de RS/SC/SP é que salvam um pouco o filme. Aliás, interessante o detalhe de CJ e seus 1600 estarem 3 graus mais amenos que os 17 graus a 800m de Bariloche. Fazendo uma estimativa (tosca, diga-se de passagem) de desconto de 1 graus a cada 200m, é como se em Bariloche a 1600m fizesse 13 graus, ou seja, quase 20 graus de latitude não estão valendo nada esta noite. E olha que estamos falando de latitudes predominantemente localizadas na zona temperada.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a assinatura em relação a CDJ,igualmente Caçador também está dentro de um grande vale, assim como parte de Soledade, grande parte de Fontoura Xavier, SJ do herval, etc...

O problema na análise de alguns bazianos é a abordagem superficial.CDJ tem baixadas?Tem, assim como tem encostas, altiplanos, semi-baixadas, e topos, isto é incontestável.

Eu sou muito prático, cada estação, representa os demais locais de um município com relevo e situação semelhantes.

Assim como a do Castelinho por exemplo representa os baixadões de Canela, mas não representa a casa do Bruno, nem o topo da cidade, estamos falando de vários aspectos de um mesmo município, e considero todos importantes.

Assim, da mesma forma, a do Inmet Soledade representa o que ela é na prática, ou seja, reflete o clima daqui dos locais de topo com altitudes de 650 a 700m, e se resume a isto, no que tange as temperaturas...

A de minha casa reflete o clima daqui em encostas voltadas para sul com altitudes de 680 a 720m, é muito simples.

Link to comment
Share on other sites

Carlos: Para segunda e terça 05/06 de abril o GFS coloca mínimas para POA entre 10/13ºC. POA aqui é só referência.

Será interessante acompanhar esta semana.

 

PHP: Antes que eu me esqueça...Parabéns....pelos abrigos em construção e aquele já instalado. Isto significa que você está no caminha certo só com números você terá argumentos para manter a discussão sobre a representatividade de Soledade.

 

PHP: Acho estranho tanto MIssões quanto Castelinho não apresentarem dados de máxima.

Mafili, já expliquei neste mesmo tópico meu amigo, o abrigo aqui embora padrão de madeira com venezianas, está sem pintura portanto, ainda inadequado para máximas, no entanto assim que eu pintá-lo; trarei com prazer os dados de máximas e até poderei fazer uma média simples diária do Bairro Missões.

Já os outros que eu futuramente instalar em baixadas do interior, a dificuldade será o acesso diário aos dados, contudo teremos as mínimas deste locais, monitoradas...

Link to comment
Share on other sites

PHP: Novamente parabéns pela iniciativa e pelo trabalho.

 

Se o abrigo não é razoável para máximas também não o será para mínimas.

 

Vamos supor: Se a temperatura for 14,1ºC....a estação tem marcar 14,1ºC (não importa se é máxima ou mínima).

 

Entendi a tua colocação.

 

Espero que o mais rápido possível seja efetuada a pintura e as últimas providências necessárias para deixar MISSÕES nos "trinques".

 

Observe que a baixada do Ilson "perdeu" para o Inmet...URA > 50%....estamos aprendendo.

 

 

abraços

Discordo Mafili,a noite não tem sol ,portanto não haverá interferência do mesmo nas mínimas, já as máximas a tarde vão ficar acima do que ficariam com o abrigo pintado de branco, em função da insolação e maior aquecimento da madeira......

Mas para matar a sua curiosidade, vou acompanhar as máximas e informá-las mesmo sem a pintura, só pra ver depois qual a diferença proporcionada pela cor branca.

Link to comment
Share on other sites

E hoje chove muito, para variar! Agora mesmo está chovendo bastante forte, sendo que tivemos outra pancada moderada há cerca de 1 hora.

 

No mais, o destaque do dia na cidade é a série de tremores de terra que atingiram alguns bairros durante a madrugada, chegando a causar pequenos danos em algumas casas. :o Segundo um geólogo a causa foi a acomodação do solo. Eu, sinceramente, não senti nada. Estava dormindo na hora do ocorrido e não há relatos no meu bairro.

 

;)

Link to comment
Share on other sites

Discordo Mafili,a noite não tem sol ,portanto não haverá interferência do mesmo nas mínimas, já as máximas a tarde vão ficar acima do que ficariam com o abrigo pintado de branco.....

 

PHP: Mantenho minha posição....Não existe meia estação....logo, não são válidos "meios dados"....

 

Mantenho a outra posição também: Parabéns pela iniciativa....falta muito pouco para ter o dados obtidos de maneira adequada.

 

abraços:

Quer apostar?

Eu aposto que não haverá diferença nas mínimas se o abrigo estiver branco ou não, agora nas máximas, também aposto que as máximas ficarão acima do que seria verificado com ele pintado... :geek: :mrgreen: :ugeek: :twisted:

Quanto a faltar pouco para ter o abrigo ideal eu concordo, só não pintei ainda em função do vento.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, o Castelinho tem dados completos, apenas não são online. Todos os dados são registrados a cada 5 minutos. Sexta-feira de Páscoa descarregarei os primeiros dados, referentes a 3 semanas, aqui no BAZ.

 

Aqui em São Paulo onde estou agora há muitas nuvens carregadas no céu, o que é um prenúncio de chuva logo, logo.

Link to comment
Share on other sites

E ai Bruno...tá sentindo frio..?? SP tem 21 contra 25 de Porto Alegre no momento..??? Vc veio preparado..??

 

Aproveite e vá na Av Paulista que está a 868 m e conheça alguns predios.....temos varios pontos

 

Ed. Parque Cultural Paulista 89m - 957 metros

Ed. da Fiesp 99m - 967 metros

Ed. Conjunto Nacional 100m - 968 metros

 

Olha só quase 1 mil metros de altitude aqui em SP.....

 

 

:mrgreen:

Estou no 20ésimo andar aqui na Paulista. Chuto que estou a quase 900 metros!

Link to comment
Share on other sites

Bah ,o Mafili é mais um do time dos "moderados medianos" :lol:

E como ficariam nossos amigos Ilson de S Rosa e Ricardo , entre outros se o principal aspecto fosse máximas e médias?

Eu respeito muito a continentalidade, e o poder das mínimas do centro-oeste da região sul ;)

As mínimas, baixas na região missioneira são fatos, e na mínima absoluta ganham de muitas cidades serranas, portanto algo a ser considerado.

Em se tratando especificamente de meteorologia, eu prefiro os extremos, sou um "extremista fundamentalista" :lol: :lol: :lol: :lol:

Imagino que muitos bazianos pensam como eu, embora outros pensem tal como vc... ;)

Link to comment
Share on other sites

Quer apostar?

 

Paulo Hennnnrique....Eu não quero apostar nada.

 

E também não quero discutir perda de calor por irradiação....(emissividade vezes sigma vezes T a quarta)

 

Se um dos critérios utilizados é média (compensada, simples, quadrática,etc, etc) isto significa que no mundo das médias nunca é dia e nunca é noite....é uma eterna penumbra.

 

Então: Meus parabéns novamente pela iniciativa....

 

Tenho que concordar que melhorou muito e no momento só tenho elogios a teu trabalho.

 

Veja como os dados do Vini,do João melhoraram...

 

Eu não considero os teus dados até o momento....vou esperar com certa ansiedade a estação ficar completamente operacional....ressaltando que a evolução é notável e falta pouco para ficar confiável.

 

Abraços

 

Se tu naoquer apostar nada entao qual vai ser a aposta? :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

E hoje chove muito, para variar! Agora mesmo está chovendo bastante forte, sendo que tivemos outra pancada moderada há cerca de 1 hora.

 

No mais, o destaque do dia na cidade é a série de tremores de terra que atingiram alguns bairros durante a madrugada, chegando a causar pequenos danos em algumas casas. :o Segundo um geólogo a causa foi a acomodação do solo. Eu, sinceramente, não senti nada. Estava dormindo na hora do ocorrido e não há relatos no meu bairro.

 

;)

 

E tu vê, nem é tanta distância assim mas aqui de manhã não reparei muito bem mas deve ter dado no máximo uma garoa e no começo da tarde até abriu o tempo com um Sol meio tímido, eu nao gosto de pegar Sol mas hoje tava gosto heheh, até umas nuvens carregadas mas a predominancia agora é tempo bom, típico dia de final de Março! 25°C agora.

Link to comment
Share on other sites

E hoje chove muito, para variar! Agora mesmo está chovendo bastante forte, sendo que tivemos outra pancada moderada há cerca de 1 hora.

 

No mais, o destaque do dia na cidade é a série de tremores de terra que atingiram alguns bairros durante a madrugada, chegando a causar pequenos danos em algumas casas. :o Segundo um geólogo a causa foi a acomodação do solo. Eu, sinceramente, não senti nada. Estava dormindo na hora do ocorrido e não há relatos no meu bairro.

 

;)

 

E tu vê, nem é tanta distância assim mas aqui de manhã não reparei muito bem mas deve ter dado no máximo uma garoa e no começo da tarde até abriu o tempo com um Sol meio tímido, eu nao gosto de pegar Sol mas hoje tava gosto heheh, até umas nuvens carregadas mas a predominancia agora é tempo bom, típico dia de final de Março! 25°C agora.

 

Aqui o tempo também melhorou depois daquela chuvarada que eu comentei. :lol:

Agora, por exemplo, há muitas nuvens, mas não parece que vai chover, e a temperatura está bastante agradável mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.