Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

A divisa do RS com o Uruguai está lotada de raios pelo RINDAT! :o

Acho que não vem mesmo coisa boa por aí... e ainda por cima surgem alguns pontos mais isolados de instabilidade no Norte gaúcho e Oeste catarinense.

 

Aqui em Jaraguá céu nublado, vento fraco e temperatura agradável.

 

8-)

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 796
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mafili,

Só para te deixar mais confuso ainda,eu vou postar 2 fotos daqui da baixada que eu tirei coberto de gelo naquele memoravel 25/07/2009 quando fez -6.5°c aqui e certamente chegou a -8 ou -9 em alguma baixada do interior

 

Deixa nada....você é competente...e não tem a menor vocação para fazer doce...julho de 2009 eu acompanhei contigo....esta foi fácil.

 

O difícil é o tar de inhaca corá.....agora forçou com -9ºC ....isto não é típico do Ilson Jr...oia...que eu falo com Ilson Pai.....aqui tem um pouco sério e muita brincadeira.

 

Ricardo: É por esta razão que se utiliza cabos de compensação....

 

Mas Mafili,raciocina comigo.Se fez -6.5°c num abrigo em uma baixada urbana com muitas casa em volta,porque nao poderia fazer ums 2 ou 3°c a menos que isso em uma baixada rural totalmente descampada?Nao seria exagero nao.Mas nunca saberemos exatamnete quanto fez na area rural,mas que foi menor que os -6.5°c nao tenho duvida nenhuma.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

Só para te deixar mais confuso ainda,eu vou postar 2 fotos daqui da baixada que eu tirei coberto de gelo naquele memoravel 25/07/2009 quando fez -6.5°c aqui e certamente chegou a -8 ou -9 em alguma baixada do interior

 

Deixa nada....você é competente...e não tem a menor vocação para fazer doce...julho de 2009 eu acompanhei contigo....esta foi fácil.

 

O difícil é o tar de inhaca corá.....agora forçou com -9ºC ....isto não é típico do Ilson Jr...oia...que eu falo com Ilson Pai.....aqui tem um pouco sério e muita brincadeira.

 

Ricardo: É por esta razão que se utiliza cabos de compensação....

 

A pedido do Ilson:

 

"Fotos tiradas no memorável 25/07/09,quando a temperatura caiu a -6.5c na baixada"

 

p1010004jo.jpg

 

p1010003k.jpg

Link to comment
Share on other sites

Segundo a última atualização do INMET:

 

Quaraí: 75,9km/h - 20,6mm até agora

Santana do Livramento: 71,6km/h - 46,2mm (41mm em uma hora)

Bagé: 115,5km/h :shock: :o - 36,2mm de chuva

 

Pelo radar, um núcleo também muito forte atingiu São Gabriel, que não reporta dados desde a última hora.

 

 

Mais ou menos que horas chega a chuva aqui,Ricardo?Acho que no inicio da madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Pelo Rindat há um sistema muito organizado e compacto, formando uma grande linha de tempestade.Hoje a tarde fenômeno interessante, formação de um redemoinho "dust devil", o bom indicativo de chuva é que ele foi em direção ao sul,se fosse no sentido oposto era sinal de mais estiagem.Foi um dia muito quente com máxima de 29,6º.

Neste mesmo dia Ilson foi que ocorreu a mínima na baixada de -8,5º(com o desconto pela aferição do Inmet seria -9,3º).Tenho foto e filme do riacho congelado.Pressão bem baixa agora; 1000Hpa

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Intensa frente avança de W-So-S por aqui.... Embora "rala" a chuva as rajadas de vento são bem consideráveis... Muitas descargas... Vejamos o que será... Mais uma vez a Metsul "dá na pedra"... Aguardemos o que será...

 

SBSM com 28°C e vento à 37Km/h... INMET com 28.8°C e indicativo de rajada em 33.8Km/h :shock: :o :? :? ... Mas é CHUVA!!! :D

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, o bicho deve pegar aqui em POA logo!!!

 

Depois de rajadas acima de 100km/h na fronteira (Bagé atingiu 115 km/h), duas estações fora do ar, tá chegando a nossa vez. Pressão em 999mb!

 

O núcleo mais forte tá chegando ao noroeste gaúcho! O avanço muito rápido da frente associado à baixa pressão pode trazer mutos estragos!!

Link to comment
Share on other sites

Começa um festival de relâmpagos a sudoeste de POA. Pode-se ver que vêm se aproximando, devem estar sobre Guaíba, Eldorado...

Acabei de ver um clarão bem no horizonte (minha visão é limitada pelo Morro Petrópolis, o que quer dizer que o sistema está mais próximo do que parece).

 

O vento começa a virar de N por aqui. Venta de NE a 8,1 km/h e ainda faz 23,1° com 82%. Pressão em 998,6 mb!! :shock:

 

Fiquemos de plantão!!

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Aqui já esta calmo o negocio,Ricardo.Quase nem chove mais.Nao tinha como nao acordar com o temporal.rrsrs

 

É mesmo, Ilson. E aí, algum estrago ou o granizo foi pequeno? Aqui ainda sem luz, e deve seguir assim essa madrugada. Espero que não tenha ocorrido nada mais forte em outras cidades/localidades.

 

 

Com certeza o vento causou algums problemas na cidade,principalmente nas areas mais altas.O granizo fooi bem forte,caiu por mais de 3 minutos seguidos.Espero tambem que nao tenha ocorrido nada mais grave em outras localidades,pois o nivel de dbz foi forte aqui na regiao,segundo o radar.

Link to comment
Share on other sites

Tudo indica que temos um Cb se formando sobre POA!! Para oeste era possível ver o tempo bem nublado enquanto chovia forte aqui no bairro, e os clarões vêm de leste. Temos algumas fortes trovoadas e choveu muito forte por um breve momento. Ademais, o vento estava totalmente irregular.

 

Ainda faz 23,4° com 81%. Vento O a 6,0 km/h. Ainda temos muita tormenta pela frente!

Link to comment
Share on other sites

Aqui já esta calmo o negocio,Ricardo.Quase nem chove mais.Nao tinha como nao acordar com o temporal.rrsrs

 

É mesmo, Ilson. E aí, algum estrago ou o granizo foi pequeno? Aqui ainda sem luz, e deve seguir assim essa madrugada. Espero que não tenha ocorrido nada mais forte em outras cidades/localidades.

 

 

Com certeza o vento causou algums problemas na cidade,principalmente nas areas mais altas.O granizo fooi bem forte,caiu por mais de 3 minutos seguidos.Espero tambem que nao tenha ocorrido nada mais grave em outras localidades,pois o nivel de dbz foi forte aqui na regiao,segundo o radar.

 

Tentar dormir, amanhã teremos mais notícias.Aqui a chuva segue moderada, mas já diminuiu muito de intensidade.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em SM foram muitas descargas que desliguei o PC e não tive coragem de ligá-lo... Aqui foram 33mm de forte pancada, mas o pior foi o vento... Na última atualização do INMET o registro é de rajada em 33.84Km/h... DUVIDO!!!!... Foi muito, mas muito mais forte e sempre com o "ronco" característico de granizada... Segue céu muito nublado e 20°C na BASM... Aguardemos...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Aqui temos céu encoberto com pressao em 1008 hpa,URA em 91%,vento oeste a 5 km/h e temperatura de 21.5°c.A rajada maxima de vento no inmet nesta madrugada foi de apenas 50 km/h contra os 54 km/h daqui da baixada.Muito estranho.Mais estranho ainda e aí posso afirmar que entrou em colapso de verdade,foi o pluviomentro da automatica do inmet,que registrou apenas 1,2 mm.Aqui na baixada o acumulado foi de 39,3 mm.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

SM nublada e com aspecto de nova pancada... Foi uma noite "daquelas"... Embora o INMET registre rajada na ordem de 62.6Km/h, ainda acho que foi mais forte... No meu colégio um pára-raio foi destruído, parte da cobertura voou com calhas e madeiramento que quebraram várias telhas no saguão à uns 4mm de distância... Mas não houve mais avarias... Estou no aguardo que me mandem as fotos para eu poder enviar para verem...

 

Na região choveu entre 32mm (Vila Rigão)) e 55mm (três Barras)... Aqui foram 33mm... Agora, pelas últimas atualizações SBSM com 23°C; 78%; 1005hPa e vento (No-N) à 14.8Km/h... INMET com 24.3°C; 75%; 1004hPa e indicativo de rajada em 27Km/h...

 

Mafili, não "passamos batido" :D ... Mas o vento foi de assustar :shock: ...

 

Foi esse o bichinho que causou todo esse alvoroço???

 

20kyj2q.jpg

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

A frente chegou aqui às 7:40 da manhã com chuva moderada e pouco vento, mas após uns 5 minuto já parou de chover. O legal mesmo foi ver como o tempo mudou rapidamente, pois até as 7 e 20 o céu estava limpo.

 

Agora está completamente nublado, venta moderadamente e a temperatura não está subindo muito.

 

:)

Link to comment
Share on other sites

Hoje é o primeiro dia que percebo uma atmosfera outonal em POA. É um princípio de mudança. O vento virou para oeste, as nuvens não tem formação típicas de tarde quente e a máxima, mesmo com o sol, não passou de 26C, sendo que sol no verão invariavelmente significa 30C por aqui.

Mal teve sol por aqui. Tínhamos tempo meio nublado ou nublado típico de ciclone em alto-mar. À oeste estava tempo bom, como ao N também. Tu sabes o que isso significa para as mínimas, né? :(

 

Em compensação o dia foi bem outonal e passamos toda a tarde com 25°. A máxima ficou em 26,2° às 12:11. Se tivéssemos tido tempo bom iríamos chegar perto dos 30°. Ainda espero dias mais friozinhos em abril se essa dinâmica permanecer.

 

Agora estamos cheio de estratus, MM típica das noites frias nubladas, e faz 24,9° com 74%. Vento NW a 13,5 km/h e pressão subindo em 1003,8 mb.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.