Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Aqui em Goiânia noite com relâmpagos ao longe. Porém, como eles estão ao leste não ocorrerá chuva por aqui. A temperatura está alta mas um vento fraco refresca a noite.

Legal a foto da estação do João Delai. Estou procurando a melhor pra eu adquirir e poder contribuir com esse espaço com os dados aqui da região.

Abraços a todos

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 796
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

quote Mafili

PS: Demorei a entender o que era baixada do Pantera....mas hoje já sou íntimo.

Eu só não entendi o nome do lugar...

Já aproveito pra dizer que a estação do Pantera (apelido do proprietário da chácara), que fica próximo ao Passo Dos Macios; foi desativada em função de falta de segurança e frequentes enxurradas que podem arrastar o equipamento.

Tenho alguns locais em vista para substituir a do Pantera, tem o Rincão dos Coelhos, ou do Araçá, e ainda o Espraiado, todas baixadões com altitudes de 480 a 500m,com excelente armazenamento de ar frio, que ficam a noroeste da cidade.Se o sogro não vender a propriedade posso colocar em outro ponto bom de frio também, a cerca de 300m a oeste do Pantera,(fica na parte da baixada próxima da encosta ao norte, só que aí uma baixada menos aberta

Link to comment
Share on other sites

Estragos no vizinho Mormaço:

 

 

Vendaval atinge interior de Mormaço

Segundo moradores da comunidade o vendaval foi tão intenso que se assemelhava a um tornado.

 

Às 2 horas da madruga desta segunda-feira (22) fortes ventos atingiram a comunidade de São José no interior do Mormaço. Diversas casas, escola, capela e o pavilhão da comunidade foram atingidos, de acordo com os moradores a intensidade do vento foi tanta, que se assemelhava a um tornado.

 

Segundo o prefeito de Mormaço, Luiz Carlos Machado, o município já providenciou material para as famílias atingidas, além disso, durante a manhã esteve contabilizando os prejuízos causados pelo temporal. Segundo a empresa que distribui energia no interior, toda a comunidade está sem energia elétrica, e ainda não existe previsão para o restabelecimento do fornecimento.

 

Na manhã desta segunda os moradores realizaram um mutirão para tentar reconstruir os estragos, pois existe a previsão de mais chuva para hoje.

 

Fonte :jornalismo Rádio Cristal AM

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Que bom....aos 47 do segundo tempo, impedido, fazendo falta no goleiro e com a mão....mas o juíz de...então: Espero de os agricultores daí...respirem um cadinho...ufa

 

abraços

 

UFA!!!... :D

 

Mais uma boa garoada de madrugada de 2mm... Então o março, aqui, vai com 35mm... Cabe a indagação: Se, e somente se..., tivesse chovido uns 200mm (hipotéticamente falando) poderíamos dizer que Santa Maria tenha ficado acima da média e que o março "não foi seco"????... Como a sagrada e perolada frase que ouvi ontem de uma mocinha do tempo, muito linda por sinal, que "em Quaraí choveu a média do mês em 24h...", por ex...

 

Agora 18°C; 100% de URA na BASM :D ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

A mínima não baixou dos 21,1° logo às 2:49 e passamos todas a madrugada na casa dos 21°. E ainda choveu.

 

Agora faz agradáveis 24,2° com 75%. Eu pago um fortuna para o tempo não abrir hoje. Está muito bom assim!! Venta de NE a 4,2 km/h e a maior rajada ficou em apenas 10,8 km/h até agora.

Link to comment
Share on other sites

nuvens carregadas avançam sobre o Paraná e aqui em Cascavel temos mais um dia de céu nublado. A maxima não passou de 22° e temos muita nebulosidade. Agora faz 22,4 no Parque São Paulo e 22,0°C no Jardim Consolata.

E no Consolata choveu agora cedo, mas nas estações do Parque São Paulo e Centro não houve registro de chuva;

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Mas por que não, Zeca? Se pela Normal tal mês deva colher 250mm e só num dia cai isso, o mês está dentro dela. ;)

 

Afinal, tirando o número de dias de chuva, não há ainda o registro médio de distribuição de chuva. Afinal, mês seco não significa abaixo da normal, apenas. Pode até acima dela, mas será irregular.

 

abçs

 

ISTO ACONTECEU COM SMO; FORAM QUASE 22 DIAS SEM CHUVA E PERDAS DEVIDO A ESTIAGEM E EM 8 DIAS DEU QUASE 400 mm. MÊS ÚMIDO, MAS COM CHUVA MUITO IRREGULAR.

 

"Basta que um diga e todos confirmem", dizia o cego jogando osso :D ... Total, na hora do "vamos ver" os institutos pegam os dados do INMET... Credibilidade é "a alma do negócio" 8-) ...

 

Agora, após um dia por si nublado, 23°C; 80% e vento (E-Se) à 11Km/h na BASM... INMET com 23.7°C (a máxima vai ficar em 24.4°C); 81% e indicativo de rajada, constante à três horas, em 25Km/h... Há!!!, Fosse sempre assim :D ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Agora, após um dia por si nublado, 23°C; 80% e vento (E-Se) à 11Km/h na BASM... INMET com 23.7°C (a máxima vai ficar em 24.4°C); 81% e indicativo de rajada, constante à três horas, em 25Km/h... Há!!!, Fosse sempre assim :D ...

 

Ah, fosse sempre assim! O dia aqui foi nublado com estratus, variados cumulus e cirrustratus. Máxima de 25,6° às 12:39. Só a umidade não baixou dos 69%. Andando na rua ainda se sentia um calorzinho.

 

Aogra faz 24,1° com 82% e venta de S a 8,1 km/h. O tempo ameaça abrir, mas vai ficar nisso mesmo.

 

Abraços agradáveis!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

No sul do Brasil um sistema meteorológico de aspecto circular está provocando chuvas até Santa Catarina?

 

:?: :?: :?: :?:

 

Seria isso???

 

11r7ll1.jpg

 

5cx6zc.jpg

 

10867lw.jpg

 

Zeca, meu caro, perdoe-me mas não entendi a sua resposta e não sei o que ela se refere à minha mensagem e a do Ronaldo.

 

André, foi uma maneira, ou tentativa, de dizer de maneira bem humorada que se Tu e o Coutinho dizem, para mim é "ponto fechado"... Com a experiência e o profissionalismo de vocês, só posso concordar em Gênero, Número e Grau, pois é fato que um dia pode ser decisivo no cômputo geral dos dados... Sobre o INMET foi para referir que, por exemplo, um baziano refere um índice seja de precipitação ou de temperatura e mesmo que tenhamos como fidedigno, ao fim e ao cabo, acabamos "tendo que engolir" dados do INMET mesmo que saibamos que estejam destoantes dos dados que conferimos como reais... Uso a Metáfora do "cego jogando osso" pois gosto muito da história e acho-a extremamente elucidativa :D...

 

Aliás...

"A verdadeira felicidade está nas pequenas coisas: um pequeno iate, um pequeno Rolex, uma pequena mansão, uma pequena fortuna..."

:lol: :lol: :lol:

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

André, foi uma maneira, ou tentativa, de dizer de maneira bem humorada que se Tu e o Coutinho dizem, para mim é "ponto fechado"... Com a experiência e o profissionalismo de vocês, só posso concordar em Gênero, Número e Grau, pois é fato que um dia pode ser decisivo no cômputo geral dos dados... Sobre o INMET foi para referir que, por exemplo, um baziano refere um índice seja de precipitação ou de temperatura e mesmo que tenhamos como fidedigno, ao fim e ao cabo, acabamos "tendo que engolir" dados do INMET mesmo que saibamos que estejam destoantes dos dados que conferimos como reais... Uso a Metáfora do "cego jogando osso" pois gosto muito da história e acho-a extremamente elucidativa :D...

 

Ora, ora. Sou mero leigo e curioso, fomentador de debates. Muito me felicito por achar assim. :mrgreen:

 

 

Pois então, a dialética usada no BAZ por vezes é alvo de críticas, que já as recebi por conta de alguns usuários. Deixo claro que não sou eu quem diz isso.

 

Certamente que a jocosidade das mensagens deve ser exceção e não regra, sob pena de se tornar incompreensível. Por mim, forma livre de escrever. Mas apenas repasso o que me chega de "palpites".

 

Confesso que não captei coerentemente a sua mensagem, pois apenas tenho tempo de "bater o olho" nelas. Açodado, a linguagem subliminar quase impossíbilita a compreensão, por isso me desculpo. :oops:

 

Mas siga postando como bem gostar, como disse, por mim, forma livre. ;):D

 

Faço minhas as palavras do Shimutz.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

André, foi uma maneira, ou tentativa, de dizer de maneira bem humorada que se Tu e o Coutinho dizem, para mim é "ponto fechado"... Com a experiência e o profissionalismo de vocês, só posso concordar em Gênero, Número e Grau, pois é fato que um dia pode ser decisivo no cômputo geral dos dados... Sobre o INMET foi para referir que, por exemplo, um baziano refere um índice seja de precipitação ou de temperatura e mesmo que tenhamos como fidedigno, ao fim e ao cabo, acabamos "tendo que engolir" dados do INMET mesmo que saibamos que estejam destoantes dos dados que conferimos como reais... Uso a Metáfora do "cego jogando osso" pois gosto muito da história e acho-a extremamente elucidativa :D...

 

Ora, ora. Sou mero leigo e curioso, fomentador de debates. Muito me felicito por achar assim. :mrgreen:

 

 

Pois então, a dialética usada no BAZ por vezes é alvo de críticas, que já as recebi por conta de alguns usuários. Deixo claro que não sou eu quem diz isso.

 

Certamente que a jocosidade das mensagens deve ser exceção e não regra, sob pena de se tornar incompreensível. Por mim, forma livre de escrever. Mas apenas repasso o que me chega de "palpites".

 

Confesso que não captei coerentemente a sua mensagem, pois apenas tenho tempo de "bater o olho" nelas. Açodado, a linguagem subliminar quase impossíbilita a compreensão, por isso me desculpo. :oops:

 

Mas siga postando como bem gostar, como disse, por mim, forma livre. ;):D

 

Faço minhas as palavras do Shimutz.

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=20&t=1002&p=45210#p45210

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Shima, tá dando uma trabalheira, mas vou construir 3 abrigos em madeira 8-) 8-) 8-)

Um deles está prontinho, e foi feito por um marceneiro amigo meu, os outros dois ele apenas cortou as lâminas de veneziana e eu estou montando. :geek: :mrgreen: :geek: :ugeek:

Deixei um servicinho pra ti, já comprei o spray, para nós pintarmos os "bichinhos!" :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui, no Vale, vamos com 21°C; 90% e vento pífio na BASM... Pelo INMET 21.7°C; 88%; com indicativo de "rajadinha" à 11Km/h... Céu extremamente "fechado" com uma garoinha de "agosto/setembro" de vez em quando :D... Se querer que melhore, estraga!!!! :D 8-)

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Tive mínima de 23,4°. Se piorar estraga. :? Aqui nebulosidade noturna é uma tragédia; com vento E fica muito pior. E se o sol aparecer eu corto os pulsos. É a noite mais quente de março, mas pelo menos o tempo mantém-se fechado e com vento E moderado. Pelo menos temos um belo compensador. 8-)

 

Agora faz meros 25,0° com 70% e venta de ENE a 10,9 km/h. Tomara que chova.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

A CHUVA QUE CAIU APÓS AS 09 H DO DIA 31, VAI SER COMPUTADA EM FEVEREIRO, POIS A LEITURA SEGUE A HORA DE LONDRES E NÃO O DIA CIVIL.

 

Pois é... Lembro quando eu ficava encafifado com o INMET que não saía de 23UTC, até que o Ilson me ensinou à virar a data, para o dia seguinte, na página de entrada :lol: ....

 

Tive mínima de 23,4°. Se piorar estraga. :? Aqui nebulosidade noturna é uma tragédia; com vento E fica muito pior. E se o sol aparecer eu corto os pulsos. É a noite mais quente de março, mas pelo menos o tempo mantém-se fechado e com vento E moderado. Pelo menos temos um belo compensador. 8-)

 

Agora faz meros 25,0° com 70% e venta de ENE a 10,9 km/h. Tomara que chova.

 

Faltou alguma coisa... Tipo: "Abraços esperançosos" :D ...

 

Aqui, 24°C; 83%; 3.7Km/h (Ne) na BASM... INMET 25.4°C; 77%; indicativo de rajada (Ne) à 19Km/h... Ar sêco se instalando???...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Tive mínima de 23,4°. Se piorar estraga. :? Aqui nebulosidade noturna é uma tragédia; com vento E fica muito pior. E se o sol aparecer eu corto os pulsos. É a noite mais quente de março, mas pelo menos o tempo mantém-se fechado e com vento E moderado. Pelo menos temos um belo compensador. 8-)

 

Agora faz meros 25,0° com 70% e venta de ENE a 10,9 km/h. Tomara que chova.

Marcos, não tem nada a ver com o dado de hoje nem com a mínima alta, mas porque não poe seu abrigo da Davis em cima da casa? :D Creio que melhorariam seus dados e ficariam bem mais "representativos' :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Das 12 h às 13 h choveram 6,0 mm em Torres e 6,8 mm em Canela. Havia chovido um pouco em Santa Marta e Araranguá. O vento E tem trazido chuva para o leste de SC e RS. Em Tramandaí deu rajada de 48 km/h e vento sustentado de 40 km/h no final da manhã. Creio que vai chover um pouco em POA.

 

Agora faz 24,1° com 73% e venta de ESE a 10,6 km/h.

 

Tive mínima de 23,4°. Se piorar estraga. :? Aqui nebulosidade noturna é uma tragédia; com vento E fica muito pior. E se o sol aparecer eu corto os pulsos. É a noite mais quente de março, mas pelo menos o tempo mantém-se fechado e com vento E moderado. Pelo menos temos um belo compensador. 8-)

 

Agora faz meros 25,0° com 70% e venta de ENE a 10,9 km/h. Tomara que chova.

Marcos, não tem nada a ver com o dado de hoje nem com a mínima alta, mas porque não poe seu abrigo da Davis em cima da casa? :D Creio que melhorariam seus dados e ficariam bem mais "representativos' :mrgreen:

Se eu colocar em cima da casa os dados não vão ficar mais representativos, ao meu ver, porque afastaria muito do solo (10 m de altura, no mínimo), além do aquecimento diurno propiciado pelo telhado, que é grande e escuro. Também há obstáculos no alto, como a caixa d´água e os degraus do telhado. Também há um sensor de temperatura no anemômetro sobre a casa e que fica exposto ao sol. Agora está 23,9° lá em cima e faz 24,1° no abrigo. Está nublado, o que ainda assim aquece o sensor do anemômetro, mas há vento. À noite as mínimas ficam 1° abaixo em geral.

 

O ideal seria colocar em frente à casa, mas sem grade tu sabes como é, né... :roll:

 

Abraços em altura!

Link to comment
Share on other sites

Se eu colocar em cima da casa os dados não vão ficar mais representativos, ao meu ver, porque afastaria muito do solo (10 m de altura, no mínimo), além do aquecimento diurno propiciado pelo telhado, que é grande e escuro. Também há obstáculos no alto, como a caixa d´água e os degraus do telhado. Também há um sensor de temperatura no anemômetro sobre a casa e que fica exposto ao sol. Agora está 23,9° lá em cima e faz 24,1° no abrigo. Está nublado, o que ainda assim aquece o sensor do anemômetro, mas há vento. À noite as mínimas ficam 1° abaixo em geral.

 

O ideal seria colocar em frente à casa, mas sem grade tu sabes como é, né... :roll:

 

Abraços em altura!

 

Entendo...Estou na dúvida de que altura coloco o meu abrigo aqui, acho que vou por a uns 4 metros, pra ficar bem ventilado e tal, não vai dar taaaanta diferença em relação a 2m. Mas enfim, obrigado pela informação :mrgreen:

 

Aqui em Cascavel agora faz 26,8° no Lucas e 26° no aeroporto 8-) Os acumulados de chuva na madrugada foram:

 

PWS PQSP: 2,0mm (10,4mm ontem)

PWS Centro: 4,3mm (8,4mm ontem)

 

:mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Tive mínima de 23,4°. Se piorar estraga. :? Aqui nebulosidade noturna é uma tragédia; com vento E fica muito pior. E se o sol aparecer eu corto os pulsos. É a noite mais quente de março, mas pelo menos o tempo mantém-se fechado e com vento E moderado. Pelo menos temos um belo compensador. 8-)

 

Agora faz meros 25,0° com 70% e venta de ENE a 10,9 km/h. Tomara que chova.

Marcos, não tem nada a ver com o dado de hoje nem com a mínima alta, mas porque não poe seu abrigo da Davis em cima da casa? :D Creio que melhorariam seus dados e ficariam bem mais "representativos' :mrgreen:

Aqui em casa to com esta dúvida., posso colocar em cima de casa,mas imagino que tanto para máximas quanto mínimas o telhado provoca aquecimento maior do que em campo aberto ;)

Link to comment
Share on other sites

Tive mínima de 23,4°. Se piorar estraga. :? Aqui nebulosidade noturna é uma tragédia; com vento E fica muito pior. E se o sol aparecer eu corto os pulsos. É a noite mais quente de março, mas pelo menos o tempo mantém-se fechado e com vento E moderado. Pelo menos temos um belo compensador. 8-)

 

Agora faz meros 25,0° com 70% e venta de ENE a 10,9 km/h. Tomara que chova.

Marcos, não tem nada a ver com o dado de hoje nem com a mínima alta, mas porque não poe seu abrigo da Davis em cima da casa? :D Creio que melhorariam seus dados e ficariam bem mais "representativos' :mrgreen:

Aqui em casa to com esta dúvida., posso colocar em cima de casa,mas imagino que tanto para máximas quanto mínimas o telhado provoca aquecimento maior do que em campo aberto ;)

 

PHP, vc não tem a possibilidade de colocar a sua estação no meio do pátio?

Link to comment
Share on other sites

quote Bruno

PHP, vc não tem a possibilidade de colocar a sua estação no meio do pátio?

Tem o poste de luz que fica a uns 4m da casa, a não ser que eu faça um buraco no pátio coloque um palanque de concreto ou madeira para fixar o abrigo. ;)

Sensação de frio em função do vento,rajada de 52,9km/h sensação térmica mínima na última hora foi de 12,2º,e em média sensação de 13,8º com vento sustentado de 33,1 km/h, e nublado,com chuvisco esparso.

Link to comment
Share on other sites

quote Bruno

PHP, vc não tem a possibilidade de colocar a sua estação no meio do pátio?

Tem o poste de luz que fica a uns 4m da casa, a não ser que eu faça um buraco no pátio coloque um palanque de concreto ou madeira para fixar o abrigo. ;)

Sensação de frio em função do vento,rajada de 52,9km/h sensação térmica mínima na última hora foi de 12,2º,e em média sensação de 13,8º com vento sustentado de 33,1 km/h, e nublado,com chuvisco esparso.

 

 

PH, fixa ele no poste, o abrigo... quanto mais longe da casa, mais aberto e mais ventilado melhor. Não vai se arrepender...

 

Aqui vou fazer o mesmo, fixar o abrigo a 4m de altura, totalmente suspenso, fixado no cano de ferro, vai ficar a uns 7m longe da casa, pegando vento de todos os quadrantes.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

E a chuva retornou a santa rosa nesta tarde,trazendo um bom volume.Antes dela,a temperatura beirou os 30°c.Apesar de chover há mais de 2 horas,o inmet nao reportou nada de chuva,certamente entrou em colapso o pluviometro.

 

TEMP.MIN: 20.5[bAIXADA] TEMP.MAX: 29.8[bAIXADA]

PREC.ACUM ATÉ AS 18:20: 39.2 MM[bAIXADA]

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

E a chuva retornou a santa rosa nesta tarde,trazendo um bom volume.Antes dela,a temperatura beirou os 30°c.Apesar de chover há mais de 2 horas,o inmet nao reportou nada de chuva,certamente entrou em colapso o pluviometro.

 

TEMP.MIN: 20.5[bAIXADA] TEMP.MAX: 29.8[bAIXADA]

PREC.ACUM ATÉ AS 18:20: 39.2 MM[bAIXADA]

 

Aqui o acumulado fechou em 33.3mm. Uma boa chuva, mas que atrapalha muito o trabalho de reconstrução em algumas cidades atingidadas pelo temporal... E tem modelo prevendo chuva para todos os dias dessa semana aqui na região.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

E a chuva retornou a santa rosa nesta tarde,trazendo um bom volume.Antes dela,a temperatura beirou os 30°c.Apesar de chover há mais de 2 horas,o inmet nao reportou nada de chuva,certamente entrou em colapso o pluviometro.

 

TEMP.MIN: 20.5[bAIXADA] TEMP.MAX: 29.8[bAIXADA]

PREC.ACUM ATÉ AS 18:20: 39.2 MM[bAIXADA]

 

Aqui o acumulado fechou em 33.3mm. Uma boa chuva, mas que atrapalha muito o trabalho de reconstrução em algumas cidades atingidadas pelo temporal... E tem modelo prevendo chuva para todos os dias dessa semana aqui na região.

 

Correto Ricardo!Se fomos olhar o gfs,a chuva iria até o inicio da semana que vem,atrapalhando muito a reconstruçao dos desabrigados e olha que nao é pouca gente nao.E vamos encerrando o mes de março sem uma minima de 1 digito.No ano passado,a 1º minima de 1 digito ocorreu no dia 16/03 e fez 7.5°c com maxima de incriveis 33.5°c.foi a 2° maior amplitude termica desde o inicio do monitoramento aqui em baixo.

Link to comment
Share on other sites

Taí o "pixote" instalado a 1m70, no poste, pega boa ventilação e pega sol praticamente o dia todo, por enquanto não acompanharei as máximas, ele está sem pintura, assim que estiver pintado de branco informarei também as máximas.

OBS: Mesmo estando a 1m70,logo abaixo alguns metros tem um pequeno barranco, e o abrigo fica então uns 3m mais alto que a parte mais baixa do terreno, meu terreno está numa encosta (declive).Desde já, ressalto que a minha casa não é o melhor local, mas apenas por curiosidade em conhecer o comportamento do clima aqui em encosta voltada para sul.

IMG0304A.jpg

 

IMG0303A.jpg

Em breve os outros dois de madeira estarão em alguma baixada da região. :D

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

E vamos encerrando o mes de março sem minima de 1 digito.Segue abaixo o dia,mes e ano da primeira minima abaixo dos 10°c em cada ano:

 

 

02/04/2002: 9.6°C

22/03/2003: 9.8°C

20/04/2004: 8.6°C

04/04/2005: 9.5°C

01/05/2006: 5.4°C

27/04/2007: 7.6°C

05/04/2008: 7.2°C

16//3/2009: 7.5°C

 

Nos ultimos 8 anos,a primeira minima de 1 digito ocorreu em pelo menos 5 vezes no mes de abril,2 no mes de março e apenas 1 no mes de maio.Conclusao: Nao está atrazado o seu registro.

Link to comment
Share on other sites

Primeiros registros do novo abrigo padrão, aqui em casa, as 21hs fazia 17,5º, e a tardinha bateu em 16,8º (não estou fazendo o desconto Shima de 0,8º), no sensor interno a temperatura chegou a 17,2º( também sem fazer o desconto de 0,8º), com este tempo bem nublado e ventoso, a medição do sensor interno e a do Inmet marcaram as mesmas temperaturas.Shimutz de acordo com sua opinião devo fazer aquela compensação a menos, em função da aferição que vc fez com ele no Inmet?Sensação térmica de frio, a rajada as 17h chegou a 55,4 km/h

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos aqui em Jaraguá apenas uma pancada fraca de chuva por volta das 4 horas da tarde. O destaque mesmo foi a escuridão que ficou naquele horário.

 

Hoje pela manhã, entre as 6 e 7 horas, ocorreu uma pancada bem forte de chuva aqui no Centro. Durante o dia choveu muito pouco, mas agora durante a noite a chuva voltou de forma muito forte. Diversas estações aqui do Norte catarinense registram volumes altíssimos de chuva nas últimas horas. No Quiriri, em Joinville, choveu 51,8mm em apenas uma hora, enquanto que na estação da Casan-Vega (São Francisco do Sul) também acumulou 50,2mm no mesmo período. :o

 

Em Schroeder, onde meus pais trabalham, um alagamento invade os galpões da empresa pela primeira vez em cerca de 15 anos neste momento, tamanha a quantidade de chuva. Em novembro de 2008 apenas uma pequena área sofreu com uma lâmina de água. :shock: :?

 

Aqui em Jaraguá já chove por mais de duas horas variando de moderado a muito forte. Agora só resta esperar para ver como estará amanhã...

 

:roll:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.