Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Outubro de 2008


Fabio Luiz
 Share

Recommended Posts

Amigos estive bastante afastado do BAZ por motivos pessoais, mas sempre atento as discussões. Acabo de voltar da Argentina onde fiz passeios maravilhosos. No que interessa a meteorologia cabe destacar que nevou acima dos 1700m na região de Bariloche entre sexta e sábado. Antes desse frio chegar peguei quase 20oC na quinta-feira. No sábado pela manhã chovia com 6oC a beira do lago, na região do Llao Llao. Fui até a base de Catedral e era possivel ver que a neve da madrugada tinha dado uma "salpicada" na região acima dos 1700m, enquanto algum floco ou outro caía com chuviscos a 4oC nos 1050m de altitude da base. Ventava muito e os lifts estavam fechados. No domingo Amancay estava aberto e a estação estava esquiável apenas do segundo lift para cima. Foi o último dia da temporada de esqui que inicia no próximo ano. Este foi considerado um ano escasso em neve pelos locais. A maior nevada do ano se deu entre 28 e 30 de agosto. É um local imperdível para qualquer pessoa amante da natureza e do frio e da neve.

Estou de volta!

 

Opa, seja mui bem-vindo, meu amigo! :D

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 424
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amigos estive bastante afastado do BAZ por motivos pessoais, mas sempre atento as discussões. Acabo de voltar da Argentina onde fiz passeios maravilhosos. No que interessa a meteorologia cabe destacar que nevou acima dos 1700m na região de Bariloche entre sexta e sábado. Antes desse frio chegar peguei quase 20oC na quinta-feira. No sábado pela manhã chovia com 6oC a beira do lago, na região do Llao Llao. Fui até a base de Catedral e era possivel ver que a neve da madrugada tinha dado uma "salpicada" na região acima dos 1700m, enquanto algum floco ou outro caía com chuviscos a 4oC nos 1050m de altitude da base. Ventava muito e os lifts estavam fechados. No domingo Amancay estava aberto e a estação estava esquiável apenas do segundo lift para cima. Foi o último dia da temporada de esqui que inicia no próximo ano. Este foi considerado um ano escasso em neve pelos locais. A maior nevada do ano se deu entre 28 e 30 de agosto. É um local imperdível para qualquer pessoa amante da natureza e do frio e da neve.

Estou de volta!

 

Opa, seja mui bem-vindo, meu amigo! :D

 

Caio, em compensação a região central do Andes teve um inverno com acumulação recorde cfe os locais. Não adianta, a natureza tende ao equilíbrio. A única MP mosntro que abrangeu praticamente toda América do Sul, foi aquela de 2000 cuja alta chegou a incríveis 1048hpa.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Tarde muito quente em Ctba e RM - pré-frontal dos brabos!!

A máxima atingiu 31ºC em Curitiba e 29,5ºC em SJP, já a máxima em QB foi curiosamente superior ficou em 31,5ºC!!

No momento céu nublado e armando um baita temporal e a temperatura despencou para 24ºC, já já baixa de 20ºC.

 

Puxa, até Curitiba sofreu hoje. Aqui deu 33,5°C no INMET (recorde do ano: 33,9°C) e 34,8°C no meu bairro, aqui foi a maior de 2008, batendo com folga os 33,5°C, recorde anterior. Agora quase 19h e 29,2°C.

Link to comment
Share on other sites

A chuva em Blumenau causou estrago nas tendas montadas para o Oktoberfest.

Tiveram que desmontar parcialmente a tenda do Biergarten no parque Vila Germânica, pois com o peso da água sobre o teto de plástico corria risco de arrebentar.

 

Em Indaial houve relatos de alagamentos isolados, e alguns bairros da cidade estão sem luz até agora.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Tarde muito quente em Ctba e RM - pré-frontal dos brabos!!

A máxima atingiu 31ºC em Curitiba e 29,5ºC em SJP, já a máxima em QB foi curiosamente superior ficou em 31,5ºC!!

No momento céu nublado e armando um baita temporal e a temperatura despencou para 24ºC, já já baixa de 20ºC.

 

Puxa, até Curitiba sofreu hoje. Aqui deu 33,5°C no INMET (recorde do ano: 33,9°C) e 34,8°C no meu bairro, aqui foi a maior de 2008, batendo com folga os 33,5°C, recorde anterior. Agora quase 19h e 29,2°C.

 

Se sofreu... foi a maior máxima desde dezembro de 2007, segundo o Simepar (32.2 graus).

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Tarde muito quente em Ctba e RM - pré-frontal dos brabos!!

A máxima atingiu 31ºC em Curitiba e 29,5ºC em SJP, já a máxima em QB foi curiosamente superior ficou em 31,5ºC!!

No momento céu nublado e armando um baita temporal e a temperatura despencou para 24ºC, já já baixa de 20ºC.

 

Puxa, até Curitiba sofreu hoje. Aqui deu 33,5°C no INMET (recorde do ano: 33,9°C) e 34,8°C no meu bairro, aqui foi a maior de 2008, batendo com folga os 33,5°C, recorde anterior. Agora quase 19h e 29,2°C.

 

Aqui deu 33,8 Fábio. :roll:

Link to comment
Share on other sites

CHUVA E FRIOZINHO. 14,6

 

é...efeito da frente semi-estacionária sobre SC.

Em virtude disso, estamos tendo mais uma tarde infernal. Sendo que o ar quente está sendo soprado do centro-oeste. (ainda em pré-frontal)

No momento, 29ºC em SJP e QB com fortes rajadas de NO. O centro de Ctba já passa dos 30ºC.

 

Infeeeeeeeeeeeeeeeeeernalllllllllllllllllllllllllllllllllll

 

Sobe FF, sobe rápido!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

CHUVA E FRIOZINHO. 14,6

 

é...efeito da frente semi-estacionária sobre SC.

Em virtude disso, estamos tendo mais uma tarde infernal. Sendo que o ar quente está sendo soprado do centro-oeste. (ainda em pré-frontal)

No momento, 29ºC em SJP e QB com fortes rajadas de NO. O centro de Ctba já passa dos 30ºC.

 

Infeeeeeeeeeeeeeeeeeernalllllllllllllllllllllllllllllllllll

 

Sobe FF, sobe rápido!!!!!!!!!

 

LOGO, LOGO O FRIO CHEGARÁ AÍ E VÃO TER ALGUNS DIAS DE FRIO DE INVERNO.

Link to comment
Share on other sites

Amigos estive bastante afastado do BAZ por motivos pessoais, mas sempre atento as discussões. Acabo de voltar da Argentina onde fiz passeios maravilhosos. No que interessa a meteorologia cabe destacar que nevou acima dos 1700m na região de Bariloche entre sexta e sábado. Antes desse frio chegar peguei quase 20oC na quinta-feira. No sábado pela manhã chovia com 6oC a beira do lago, na região do Llao Llao. Fui até a base de Catedral e era possivel ver que a neve da madrugada tinha dado uma "salpicada" na região acima dos 1700m, enquanto algum floco ou outro caía com chuviscos a 4oC nos 1050m de altitude da base. Ventava muito e os lifts estavam fechados. No domingo Amancay estava aberto e a estação estava esquiável apenas do segundo lift para cima. Foi o último dia da temporada de esqui que inicia no próximo ano. Este foi considerado um ano escasso em neve pelos locais. A maior nevada do ano se deu entre 28 e 30 de agosto. É um local imperdível para qualquer pessoa amante da natureza e do frio e da neve.

Estou de volta!

 

Opa, seja mui bem-vindo, meu amigo! :D

 

Caio, em compensação a região central do Andes teve um inverno com acumulação recorde cfe os locais. Não adianta, a natureza tende ao equilíbrio. A única MP mosntro que abrangeu praticamente toda América do Sul, foi aquela de 2000 cuja alta chegou a incríveis 1048hpa.

 

Em 14 anos de observação meteorológica já observei que há uma forte tendência dos anos de La Nina favorecerem a ocorrência de neve na região central dos Andes enquanto que a parte mais ao sul é beneficiada em anos de El Nino. Por isso sempre falo aos amigos, se é La Nina vá para Las Lenas ou região acima do paralelo 35, se é El Nino procure Bariloche e locais ao sul do 35.

Link to comment
Share on other sites

Ontem tinha site prevendo máxima de 40 para os lugares mais quentes na cidade do Rio hoje, aqui em Ipanema está tão fresco que NEM CHEGOU A 25 GRAUS AINDA, tudo bem que a previsão não era para cá mas nem nos buracos quentes da cidade chegou perto disso. Esssa previsão de 40 foi um absurdo, típico da Climatempo (infelizmente ela que fornece previsão para os dois jornais de maior circulação da cidade do Rio, só não me perguntem o porquê), os outros institutos previam máxima de 35 a 37.

 

Máximas hoje (tirando Terê todas na capital)

 

Copacabana: 25,9 (madrugada)

 

Marambaia: 25,5

 

Jacarepaguá: 27,7

 

Teresópolis (serra): 30

 

Vila Militar: 34,1

 

Resende e Valença (sul do estado) já nos 34 ainda subindo, Cambuci (noroeste) encostando nos 36

 

14:00-SOL EM TODA A CIDADE

 

Copacabana: 24 graus

 

Centro da cidade (Santos Dumont): 25 graus

 

Zona norte (Galeão): 29 graus

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

A tarde foi de forte calor em Curitiba e RM.

A máxima hoje foi menor que a de ontem, atingindo 30,2ºC em Curitiba e 29ºC em SJP e QB.

Depois das 15:00 o céu nublou e o dia virou noite. Muita chuva e granizo.

A temperatura despencou para 20ºC em menos de 10 minutos.

No momento estou praticamente empatado com Caxias do Sul com 16ºC (Caxias tem 16,9) e chuvisco em QB e 18ºC em Curitiba.

 

São Paulo teve tórridos 36,9ºC no aero Guarulhos (isso está certo?????) e 35ºC no Itaim e no momento Guarulhos está nos 33,5ºC!!!!!! Isso sim é o inferno!!!!

 

Haja saúde!

Link to comment
Share on other sites

Depois de um dia muito quente aqui com a máxima incrivelmente na marca de 36,1°C, muito vento agora, 21,1°C.

 

Fernando, por aqui tive O DIA MAIS QUENTE EM MAIS DE DOIS ANOS NO MEU BAIRRO NA ZONA LESTE, COM MÁXIMA DE 35,1°C!!! Agora ainda está 31,7°C, espero que refresque logo por aqui, na parte sul da Grande SP a brisa marítima chegou e por isso está muito mais fresco.

Link to comment
Share on other sites

Em Campinas, chegamos nos 35ºC a tarde e as 21:00 ainda estávamos com 30ºC!! :shock: :shock:

Ainda bem que o vento virou e a infiltração marítima chegou. A temperatura caiu dos 30 para os 22 no momento, depois de ventos que ficaram entre 60 e 88 Km/h (Viracopos e Unicamp).

Como curiosidade, das 22:18h às 23:00 a temperatura caiu 4ºC. Ao ar livre está bem agradável, a sorte é que o vento mais forte tira boa parte do forte calor dentro de casa.

Link to comment
Share on other sites

Albieri

Tenho inveja da brisa suave que vcs pegam por aí.

Mas teve uma vez que eu fui pra Vinhedo em agosto 2006 e o vento nao tinha todo este poder. Com exceçao do fato de que, mesmo sendo de noite, nao parava de ventar, continuava a ventar quase com a mesma força que de tarde em lugares de topo.

Entretanto, quando fui, era uma situaçao de veranico total, e a enfase nos ventos uivantes por estas bandas acontece em situaçoes de vento SE, certo?

Link to comment
Share on other sites

Aqui não tem feito calor, tampouco frio. Só no domingo e segunda-feira tivemos algum calor, mas dissipou. A umidade alta dá uma sensação de abafamento, mas a temperatura aos poucos está cedendo e dando uma aliviada boa. Vamos ver se dá uma amenizada aí pra cima também!!

 

Médias de outubro que podiam ser melhores ficarão um pouco comprometidas com esses últimos dias!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tenho média de 19,1ºC. No Inmet deve estar uns 18,5ºC ou -2ºC de desvio.

 

Minha média mínima está em 15,6C

A média máxima em 23,6ºC

 

Tá bom esse outubro.

 

AQUI ESTÁ -0,7 DA MÉDIA.

 

Correção, Ronaldo. A normal do INMET para outubro aqui em PA é de 19,0°C, logo a anomalia aqui deve estar ao redor de -0,7ºC, também.

Link to comment
Share on other sites

Albieri

Tenho inveja da brisa suave que vcs pegam por aí.

Mas teve uma vez que eu fui pra Vinhedo em agosto 2006 e o vento nao tinha todo este poder. Com exceçao do fato de que, mesmo sendo de noite, nao parava de ventar, continuava a ventar quase com a mesma força que de tarde em lugares de topo.

Entretanto, quando fui, era uma situaçao de veranico total, e a enfase nos ventos uivantes por estas bandas acontece em situaçoes de vento SE, certo?

Exato Luciano. Pode ocorrer também no pré-frontal, com os ventos de N-NE, porém o principal é com SE.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tenho média de 19,1ºC. No Inmet deve estar uns 18,5ºC ou -2ºC de desvio.

 

Minha média mínima está em 15,6C

A média máxima em 23,6ºC

 

Tá bom esse outubro.

Varei de 18,3° a 21,3° e 18,5° a 21,5° anteontem e ontem, respectivamente. Enfim, quase nada de amplitude térmica.

 

Outubro está com a típica cara de outubro. Já fez frio fora de época, um pico de calor e agora estamos bem estáveis. Tradicionalmente temos calor forte nos últimos 10 dias do mês. Vamos ver se a tradiação se repete.

 

Agora está 19,0° com 79%. Nublado com 1018,9 mb e vento a 7 km/h.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

IMPRESSIONANTE!!!!!!!!!!

 

Caiu uma pancada de chuva aqui em Taubaté por volta das 16:00 hs, deu até um pouco de medo, muita água, muito vento e muito granizo; ruas alagadas, árvores caídas, toldos/fachadas de lojas arrancadas pelo vento,as pessoas ficaram assustadas.Tudo isso, em apenas 30/40 minutos.

Agora, céu nublado, caindo uma chuva leve e com 21 graus de temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive TÓRRIDOS 34,8ºC !!! depois veio uma chuva fraca e a temperatura agora está em 20,5 graus.

 

Aqui não tem primavera, vai direto pro verão :lol:

 

AQUI TÓRRIDOS 17,8 E ESTÁ INSUPORTÁVEIS 9,8ºC E 8,1 NA VILA AS 22 HORAS..... :lol: :lol: :lol: :lol:

 

MUITA saudade de São Joaquim, e seu clima maravilhoso ! :D voltarei o quanto antes... agora 19,5 graus

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos, o nível do Rio Itajaí-Açú aqui em Blumenau está ficando perigosamente alto com tanta chuva. Já há alguns pontos de alagamento nos lugares mais baixos - inclusive no centro!!!!

 

Pelos modelos, seguirá chovendo ao menos até amanhã - meu medo é que o alagamento se torne mais generalizado nas áreas de cota mais baixa da cidade - inclusive o Parque Vila Germânica, onde é a Oktoberfest.

 

Alguém sabe se tem algum site que disponibiliza os dados das estações hidrológicas? Ou ao menos se tem como acompanhar o nível do rio?

Link to comment
Share on other sites

São Paulo - SP :

 

Sábado : Nublado em grande parte do dia com chuviscos ocasionais

Vol de chuva estimado : 15 mm

Pob. chuva : 65 %

Tº : 16 ºC / 23 ºC

 

Domingo : Nublado com chuviscos na maior parte do dia.

Vol de chuva estimado : 05 mm

Pob. chuva : 90 %

Tº : 15 ºC / 22 ºC

 

Espero que pelo menos em Extrema este final de semana seja um pouco mais seco.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.