Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Outubro de 2008


Fabio Luiz
 Share

Recommended Posts

Bem, o Sol bate o dia todo na tua casa, aquecendo-a bem.

 

No meu outro apê, isso ocorria panas uma parte do dia. Assim, dentro de casa, nunca registrei mais que 23ºC, o que propicia uma noite bem agradável e sem paredes aquecidas... :wink:

 

CTBA TEM MÍNIMAS DE 17/19ºC NO VERÃO COM CERTA FREQUÊNCIA E ISTO DEIXA A CASA QUENTE. DORMIR DE COBERTA, SÓ PARA FRIORENTO AO EXTREMO!

 

Vou repetir, purga, dentro de casa nunca registrei mais que 23ºC... :lol:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 424
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O INVERNO, CLIMÁTICO, FINALMENTE CHEGOU AO FIM NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM, E SC COMO UM TODO, NESTA SEXTA-FEIRA DIA 10/10/2008. FOI O INVERNO MAIS LONGO DESDE 1987.

 

FORAM 165 DIAS DE INVERNO COM MÉDIA DE 10,3ºC (15,6ºC E 6,6ºC NO INMET E 16,4ºC E 6,1ºC NA CLIMATERRA) NO INMET E CLIMATERRA, FICANDO -0,2ºC NO INMET E -0,3ºC NA CLIMATERRA.

 

109 DIAS DE FRIO INTENSO COM MÉDIA DE; INMET; 14,8ºC/5,8ºC/ MÉDIA; 9,5ºC E CLIMATERRA; 15,6ºC/5,2ºC/ MÉDIA; 9,4ºC.

 

56 DIAS AGRADÁVEIS A QUENTES (APENAS 25 DIAS COM MÁXIMA ACIMA DE 20,0ºC NA CLIMATERRA E 23 DIAS NO INMET DURANTE TODO O INVERNO); INMET; 17,3ºC/8,2ºC/ MÉDIA; 11,9ºC E CLIMATERRA; 17,9ºC/8,0ºC/ MÉDIA; 11,8ºC.

 

OS DOIS PERÍODOS ONDE O FRIO FOI PREDOMINANTE E FORTE FORAM; 29/04 ATÉ 10/07/2008 (73 DIAS) COM MÉDIAS DE; INMET; 14,9ºC/6,0ºC/ MÉDIA; 9,7ºC E NA CLIMATERRA; 15,6ºC/5,2ºC/ MÉDIA; 9,4ºC.

 

O MAIS FRIO DE 05/09 ATÉ O DIA 10/10/2008 (36 DIAS); INMET; 14,5ºC/5,4ºC/ MÉDIA; 9,2ºC E NA CLIMATERRA; 15,5°C/5,1°C/ MÉDIA; 9,4°C.

 

FORAM REGISTRADOS 6 DIAS COM NEVE, 2 DIAS NA CIDADE, MAS TODOS MUITO FRACOS, APENAS NO DIA 22/09/08 É QUE ACUMULOU UM POUCO (1,5 cm) NO DISTRITO DO CRUZEIRO. ATÉ AGORA JÁ FORAM 90 DIAS COM REGISTRO DE GEADA NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM E ENTRE 15 A 30 DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS NA REGIÃO, DESTAS, APENAS UM DIA NO OUTONO CLIMÁTICO (15/04/2008).

 

Como é que defines quando começa e acaba o inverno climático?

Link to comment
Share on other sites

 

A partir de 24º, 25º, ligo o ar-condicionado O QUE É ISTO??? para dormir. Durmo de outubro a abril de ar-condicionado, praticamente, porque o meu quarto pega sol das 14hs até as 20hs no verão.

:D:D:D:D:D:D:D:D:D

 

 

É isso mesmo. Agora, por exemplo, está 24ºC no meu quarto e 19ºC na rua. Estou com a ventilação do ar-condicionado ligada. Nao vou ligar o ar essa noite, mas vou dormir de lençol. Amanhã, dependendo como for, já começa a função do ar condicionado de noite. Falando sério, quando vou pra lugares quentes sem ar condicionado, eu levo horas pra dormir e passo a noite acordando com calor. Em compensação n oinverno é uma beleza: a temperatura aqui no quarto nunca ficou abaixo de 15ºC, mesmo sem ar quente.

 

NÃO FOI ISTO QUE QUIS DIZER, SIM O QUE É AR-CONDICIONADO??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Ah, entendi. Eu fui meio imbecil e não entendi a ironia. É, pois é, agora tu me diz: "geada" e eu te digo: as vezes passo ano sem vê-la... Triste isso... :roll: :roll:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

A quem interessar, verifiquei que estão abertas as consultas às imagens do radar para o público no site do simepar. Não sei se esse troço ficará assim, só sei que desde ontem os caras colocaram imagens brutas, sem tratamento lá... Essa semana praticamente não apareci por lá de modos que não sei qual foi política de disseminação, isto é, se houve mudança ou não.

 

Então é isso,

 

http://www.simepar.br

/produtos e serviços/

/Monitoramento & Previsão/

/Tempo/

/Radar/

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Ah meu Deus! :partyman:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

A quem interessar, verifiquei que estão abertas as consultas às imagens do radar para o público no site do simepar. Não sei se esse troço ficará assim, só sei que desde ontem os caras colocaram imagens brutas, sem tratamento lá... Essa semana praticamente não apareci por lá de modos que não sei qual foi política de disseminação, isto é, se houve mudança ou não.

 

Então é isso,

 

http://www.simepar.br

/produtos e serviços/

/Monitoramento & Previsão/

/Tempo/

/Radar/

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

BOA NOVA, AFINAL PARTE DO DINDIM É "NOSSO".

Link to comment
Share on other sites

O INVERNO, CLIMÁTICO, FINALMENTE CHEGOU AO FIM NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM, E SC COMO UM TODO, NESTA SEXTA-FEIRA DIA 10/10/2008. FOI O INVERNO MAIS LONGO DESDE 1987.

 

FORAM 165 DIAS DE INVERNO COM MÉDIA DE 10,3ºC (15,6ºC E 6,6ºC NO INMET E 16,4ºC E 6,1ºC NA CLIMATERRA) NO INMET E CLIMATERRA, FICANDO -0,2ºC NO INMET E -0,3ºC NA CLIMATERRA.

 

109 DIAS DE FRIO INTENSO COM MÉDIA DE; INMET; 14,8ºC/5,8ºC/ MÉDIA; 9,5ºC E CLIMATERRA; 15,6ºC/5,2ºC/ MÉDIA; 9,4ºC.

 

56 DIAS AGRADÁVEIS A QUENTES (APENAS 25 DIAS COM MÁXIMA ACIMA DE 20,0ºC NA CLIMATERRA E 23 DIAS NO INMET DURANTE TODO O INVERNO); INMET; 17,3ºC/8,2ºC/ MÉDIA; 11,9ºC E CLIMATERRA; 17,9ºC/8,0ºC/ MÉDIA; 11,8ºC.

 

OS DOIS PERÍODOS ONDE O FRIO FOI PREDOMINANTE E FORTE FORAM; 29/04 ATÉ 10/07/2008 (73 DIAS) COM MÉDIAS DE; INMET; 14,9ºC/6,0ºC/ MÉDIA; 9,7ºC E NA CLIMATERRA; 15,6ºC/5,2ºC/ MÉDIA; 9,4ºC.

 

O MAIS FRIO DE 05/09 ATÉ O DIA 10/10/2008 (36 DIAS); INMET; 14,5ºC/5,4ºC/ MÉDIA; 9,2ºC E NA CLIMATERRA; 15,5°C/5,1°C/ MÉDIA; 9,4°C.

 

FORAM REGISTRADOS 6 DIAS COM NEVE, 2 DIAS NA CIDADE, MAS TODOS MUITO FRACOS, APENAS NO DIA 22/09/08 É QUE ACUMULOU UM POUCO (1,5 cm) NO DISTRITO DO CRUZEIRO. ATÉ AGORA JÁ FORAM 90 DIAS COM REGISTRO DE GEADA NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM E ENTRE 15 A 30 DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS NA REGIÃO, DESTAS, APENAS UM DIA NO OUTONO CLIMÁTICO (15/04/2008).

 

Como é que defines quando começa e acaba o inverno climático?

 

 

MÉDIA DIÁRIA IGUAL OU ABAIXO DE 11,0. QDO COMEÇA A REPETIR DE MANEIRA CONSTANTE. NESTE FINAL TIVEMOS UM PERÍODO DE 6 DIAS ACIMA DE 11,0 E DPOIS VOLTOU COM FORÇA ABAIXO DE 11,0 E POR FIM ENCERROU NA SEXTA, POIS AGORA ATÉ FICA ABAIXO DE 11,0, MAS POR POUCOS DIAS E ALTERNARÁ FRIO/CALOR, JÁ TÍPICO DE PRIMAVERA. NORMALMENTE COMEÇA DENTRO DA PRIMEIRA SEMANA DE MAIO E TERMINA NA ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO. UM JÁ TERMINOU NO DIA 28 DE AGOSTO E EM 1999 NO DIA 11 DE OUTUBRO.

Link to comment
Share on other sites

Bem, o Sol bate o dia todo na tua casa, aquecendo-a bem.

 

No meu outro apê, isso ocorria panas uma parte do dia. Assim, dentro de casa, nunca registrei mais que 23ºC, o que propicia uma noite bem agradável e sem paredes aquecidas... :wink:

 

CTBA TEM MÍNIMAS DE 17/19ºC NO VERÃO COM CERTA FREQUÊNCIA E ISTO DEIXA A CASA QUENTE. DORMIR DE COBERTA, SÓ PARA FRIORENTO AO EXTREMO!

 

Não generaliza, dependendo da posição do imóvel e da regiaão da cidade o cobertor é obrigatório o ano todo, salvo raríssimas ocasiões.

Em SJP onde moro, não uso sequer ventilador, e o cobertor é obrigatório em pelo menos 360 dias do ano. Olha que sou muito calorento!!!

Nunca presenciei a temperatura no interior de minha residência passar dos 21ºC, nem mesmo no alto verão.

Link to comment
Share on other sites

Bem, o Sol bate o dia todo na tua casa, aquecendo-a bem.

 

No meu outro apê, isso ocorria panas uma parte do dia. Assim, dentro de casa, nunca registrei mais que 23ºC, o que propicia uma noite bem agradável e sem paredes aquecidas... :wink:

 

CTBA TEM MÍNIMAS DE 17/19ºC NO VERÃO COM CERTA FREQUÊNCIA E ISTO DEIXA A CASA QUENTE. DORMIR DE COBERTA, SÓ PARA FRIORENTO AO EXTREMO!

 

Não generaliza, dependendo da posição do imóvel e da regiaão da cidade o cobertor é obrigatório o ano todo, salvo raríssimas ocasiões.

Em SJP onde moro, não uso sequer ventilador, e o cobertor é obrigatório em pelo menos 360 dias do ano. Olha que sou muito calorento!!!

Nunca presenciei a temperatura no interior de minha residência passar dos 21ºC, nem mesmo no alto verão.

 

Eu já disse pro purga. Em casa nunca passou dos 23ºC.

 

E digo mais. Meus clientes em Colombo nunca dormem sem coberta, a mais simples e leve que seja.

 

Passar a noite coberto é como a sensação térmica: é algo absolutamente relativo, individual e variável de pessoa para pessoa.

 

Mas o purga, já viu... 8) :lol:

Link to comment
Share on other sites

Nunca presenciei a temperatura no interior de minha residência passar dos 21ºC, nem mesmo no alto verão.
Eu já disse pro purga. Em casa nunca passou dos 23ºC.

 

Poxa, que valores baixos!! :shock: :shock:

Não bate sol em ambas? Essas são as marcas máximas "comuns" dos ambientes internos em Curitiba?

Link to comment
Share on other sites

Nunca presenciei a temperatura no interior de minha residência passar dos 21ºC, nem mesmo no alto verão.
Eu já disse pro purga. Em casa nunca passou dos 23ºC.

 

Poxa, que valores baixos!! :shock: :shock:

Não bate sol em ambas? Essas são as marcas máximas "comuns" dos ambientes internos em Curitiba?

 

No meu quarto que bate o sol o dia inteiro, no verao nao é dificil chegar até 24 ou 25C durante o dia, mais a tarde.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA DIÁRIA IGUAL OU ABAIXO DE 11,0. QDO COMEÇA A REPETIR DE MANEIRA CONSTANTE. NESTE FINAL TIVEMOS UM PERÍODO DE 6 DIAS ACIMA DE 11,0 E DPOIS VOLTOU COM FORÇA ABAIXO DE 11,0 E POR FIM ENCERROU NA SEXTA, POIS AGORA ATÉ FICA ABAIXO DE 11,0, MAS POR POUCOS DIAS E ALTERNARÁ FRIO/CALOR, JÁ TÍPICO DE PRIMAVERA. NORMALMENTE COMEÇA DENTRO DA PRIMEIRA SEMANA DE MAIO E TERMINA NA ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO. UM JÁ TERMINOU NO DIA 28 DE AGOSTO E EM 1999 NO DIA 11 DE OUTUBRO.

 

Sendo assim, essa metodologia serve apenas para São Joaquim e não para o estado todo. Florianópolis nunca teria inverno e por exemplo Bariloche o inverno duraria o ano quase todo :D

 

Eu prefiro a definição clássica dos 3 meses, independentemente das temperaturas. Se se for a classificar as estações do ano através das temperaturas médias num clima tão instável como o do sul do Brasil, as estações seriam um caos. Pode acontecer Julho ter média de inverno, Agosto ter média de outono, e Setembro ter novamente média de inverno, e logo a seguir Outubro com média de verão e Novembro com média de primavera. E prefiro não falar dos verões a meio do inverno (veranico).

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA DIÁRIA IGUAL OU ABAIXO DE 11,0. QDO COMEÇA A REPETIR DE MANEIRA CONSTANTE. NESTE FINAL TIVEMOS UM PERÍODO DE 6 DIAS ACIMA DE 11,0 E DPOIS VOLTOU COM FORÇA ABAIXO DE 11,0 E POR FIM ENCERROU NA SEXTA, POIS AGORA ATÉ FICA ABAIXO DE 11,0, MAS POR POUCOS DIAS E ALTERNARÁ FRIO/CALOR, JÁ TÍPICO DE PRIMAVERA. NORMALMENTE COMEÇA DENTRO DA PRIMEIRA SEMANA DE MAIO E TERMINA NA ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO. UM JÁ TERMINOU NO DIA 28 DE AGOSTO E EM 1999 NO DIA 11 DE OUTUBRO.

 

Sendo assim, essa metodologia serve apenas para São Joaquim e não para o estado todo. Florianópolis nunca teria inverno e por exemplo Bariloche o inverno duraria o ano quase todo :D

 

Eu prefiro a definição clássica dos 3 meses, independentemente das temperaturas. Se se for a classificar as estações do ano através das temperaturas médias num clima tão instável como o do sul do Brasil, as estações seriam um caos. Pode acontecer Julho ter média de inverno, Agosto ter média de outono, e Setembro ter novamente média de inverno, e logo a seguir Outubro com média de verão e Novembro com média de primavera. E prefiro não falar dos verões a meio do inverno (veranico).

 

DIGNÍSSIMO, É ÓBVIO QUE É PARA SÃO JOAQUIM E ALHURES. NA REGIÃO DE FRAIBURGO SERIA 13,0, NA REGIÃO DE FPOLIS SERIA 17ºC, MAS EM TODAS O INVERNO COMEÇOU CEDO E TERMINOU TARDE.

 

USE A CABEÇA ANTES DE IRONIZAR.

Link to comment
Share on other sites

Nunca presenciei a temperatura no interior de minha residência passar dos 21ºC, nem mesmo no alto verão.
Eu já disse pro purga. Em casa nunca passou dos 23ºC.

 

Poxa, que valores baixos!! :shock: :shock:

Não bate sol em ambas? Essas são as marcas máximas "comuns" dos ambientes internos em Curitiba?

 

Albieri,

 

Os valores são comumente baixos, mas podem variar bastante conforme a posição em relação ao percurso do sol, material e em qual bairro e altitude o imóvel se encontra. As casas simples de madeira por exemplo aquecem muito rapidamente, praticamente igualando a temp externa com interna. Já à noite, ela resfria-se igualmente rápido.

Em regiões altas o vento é constante e a perda por convecção forçada é maior. Casas voltadas para o sul pegam pouco sol, entre outros exemplos.

Portanto, tudo é relativo como já dizia Einstein.

No meu caso, a casa é voltada para o sul, tem paredes grossas e fica no alto de uma coxilha. Pra piorar o tempo é quase sempre nublado, UR alta e fica ao lado de um pinheiral. Resultado: casa gélida o ano todo!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Dia muito quente por estas bandas, pré-frontal muito forte.

A máxima hoje ficou nos 28ºC.

No momento tenho 21ºC, muito quente para o horário!! E vem FF.

 

Aproveita para abrir as janelas e não te esqueças de as fechar à noite. Todos os dias assim, não vai tardar muito até ficares com uma casa mais tropical!

Link to comment
Share on other sites

Não generaliza, dependendo da posição do imóvel e da regiaão da cidade o cobertor é obrigatório o ano todo, salvo raríssimas ocasiões.

Em SJP onde moro, não uso sequer ventilador, e o cobertor é obrigatório em pelo menos 360 dias do ano. Olha que sou muito calorento!!!

Nunca presenciei a temperatura no interior de minha residência passar dos 21ºC, nem mesmo no alto verão.

 

Me parece bem natural isso, quero dizer, eu conheço gente que não tem ventilador (nem AC) em algumas áreas da CIDADE do Rio de Janeiro (dois de Vargem Grande e um que mora de frente pra a praia no Recreio com tudo voltado para o sul, o que acontece também em certos trechos da orla da zona sul), claro que tem o fator pessoal e a exposição do apartamento/casa (um apartamento que pega sol a tarde toda no Leblon pode ficar mais quente que outro bem ventilado e que pega pouco sol num bairro mais quente), mas se é possível dispensar o ventilador em algumas áreas da nossa tropical cidade, uma casa que dificilmente passe de 21 graus na RM de Curitiba é perfeitamente factível.

 

Hoje em Ipanema (trabalho) foi um dia agradável, mas aqui em casa na zona norte está bem abafado, agora 27 graus (lá em Ipanema nem a máxima chegou neste valor).

Link to comment
Share on other sites

Não ironizei, estava na dúvida por isto:

 

O INVERNO, CLIMÁTICO, FINALMENTE CHEGOU AO FIM NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM, E SC COMO UM TODO, NESTA SEXTA-FEIRA DIA 10/10/2008. FOI O INVERNO MAIS LONGO DESDE 1987.

 

Não te incomodo mais :roll:

 

PODES E DEVES, APENAS NÃO SEJAS IRÔNICO.

 

O COMPORTAMENTO DE BRAGA. DEVE SER MUITO SEMELHANTE. INVERNO; NOVEMBRO A MARÇO, PRIMA; ABRIO/MEIO DE MAIO, VERÃO MEIO DE MAIO A SETEMBRO E OUTONO; OUTUBRO

 

SE TIVERES OS DADOS, PEGUE OS DIAS ACIMA DE 25,0, MÁX, E ABAIXO DE 5,0 MÍN, VERÁ BEM A MUDANÇA DE ESTAÇÕES.

 

PARA COMPARAÇÃO E FACILITAR

 

AQUI, S.J;

 

VERÃO; DEZ A MARÇO.

 

OUTONO; ABRIL

 

INVERNO; MAIO/SET

 

PRIMA.; OUT. NOV.

Link to comment
Share on other sites

Pela segunda noite seguida Rio Branco teve chuva forte no começo da noite. Ontem e hoje, por volta das 20:00 o céu desabou sobre a cidade. A automática do INMET que fica na zona rural não pegou, mas na área central choveu forte e com muitas trovodas. No momento a instabilidade está começando a perder força, apesar de ainda estar levando tempestades em áreas a sul de RB. Faz 23°C e o céu está nublado.

Link to comment
Share on other sites

Nunca presenciei a temperatura no interior de minha residência passar dos 21ºC, nem mesmo no alto verão.
Eu já disse pro purga. Em casa nunca passou dos 23ºC.

 

Poxa, que valores baixos!! :shock: :shock:

Não bate sol em ambas? Essas são as marcas máximas "comuns" dos ambientes internos em Curitiba?

 

De ambientes em alvenaria, sim. as na parte de madeira da minha casa cheguei a somalienses 36 em jan/2006.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Dia muito quente por estas bandas, pré-frontal muito forte.

A máxima hoje ficou nos 28ºC.

No momento tenho 21ºC, muito quente para o horário!! E vem FF.

 

AQUI NO ESCRITÓRIO ESTÁ 21,3 E NÃO HÁ AQUECEDOR OU CALEFAÇÃO LIGADOS, SÓ OS PCS. FORA ESTÁ 14,6 COM TROVOADA....

 

Agora, no meu novo apê, de frente e 3º andar, que toma sol das 11h até o poente, 25ºC. No antigo apê, sem sol algum o dia todo e no corredor do térreo, 19ºC.

 

Sol é tudo!

 

E ao ar livre, na cidade com o maior números de sinaleiras do Sul do Brasil, 20,4ºC: Uma noite muito, mas muito quente em Ctba. :?

Link to comment
Share on other sites

Amigos estive bastante afastado do BAZ por motivos pessoais, mas sempre atento as discussões. Acabo de voltar da Argentina onde fiz passeios maravilhosos. No que interessa a meteorologia cabe destacar que nevou acima dos 1700m na região de Bariloche entre sexta e sábado. Antes desse frio chegar peguei quase 20oC na quinta-feira. No sábado pela manhã chovia com 6oC a beira do lago, na região do Llao Llao. Fui até a base de Catedral e era possivel ver que a neve da madrugada tinha dado uma "salpicada" na região acima dos 1700m, enquanto algum floco ou outro caía com chuviscos a 4oC nos 1050m de altitude da base. Ventava muito e os lifts estavam fechados. No domingo Amancay estava aberto e a estação estava esquiável apenas do segundo lift para cima. Foi o último dia da temporada de esqui que inicia no próximo ano. Este foi considerado um ano escasso em neve pelos locais. A maior nevada do ano se deu entre 28 e 30 de agosto. É um local imperdível para qualquer pessoa amante da natureza e do frio e da neve.

Estou de volta!

Link to comment
Share on other sites

Máxima hoje de 28,9ºC aqui em casa, parece que agora o inverno acabou mesmo.

 

externa ou interna? Acho que é externa, mas ainda ficou um pokim ambiguo pra mim. Hopje minha max externa foi aos 29,9, menor que a max absoluta d setembro. Mas a temp cai a conta-gotas, Estou só d berma neste momento.

 

Luciano, foi a máxima externa, a interna (corredor de casa) chegou aos 32,5ºC.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Não ironizei, estava na dúvida por isto:

 

O INVERNO, CLIMÁTICO, FINALMENTE CHEGOU AO FIM NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM, E SC COMO UM TODO, NESTA SEXTA-FEIRA DIA 10/10/2008. FOI O INVERNO MAIS LONGO DESDE 1987.

 

Não te incomodo mais :roll:

 

PODES E DEVES, APENAS NÃO SEJAS IRÔNICO.

 

O COMPORTAMENTO DE BRAGA. DEVE SER MUITO SEMELHANTE. INVERNO; NOVEMBRO A MARÇO, PRIMA; ABRIO/MEIO DE MAIO, VERÃO MEIO DE MAIO A SETEMBRO E OUTONO; OUTUBRO

 

SE TIVERES OS DADOS, PEGUE OS DIAS ACIMA DE 25,0, MÁX, E ABAIXO DE 5,0 MÍN, VERÁ BEM A MUDANÇA DE ESTAÇÕES.

 

PARA COMPARAÇÃO E FACILITAR

 

AQUI, S.J;

 

VERÃO; DEZ A MARÇO.

 

OUTONO; ABRIL

 

INVERNO; MAIO/SET

 

PRIMA.; OUT. NOV.

 

Dados do ano anterior aqui em casa.

 

O gráfico está aqui:

http://img395.imageshack.us/img395/7191/maxeminjq8.png

 

Mínimas inferiores a 5ºC de meados de Outubro a finais de Abril. Máximas superiores a 25ºC de Junho a meados de Setembro. Mas aqui o Inverno não tem seis meses (Novembro a finais de Abril). Em Fevereiro/Março já começam muitas árvores a florir. Primeiro as amendoeiras e depois os pessegueiros, macieiras, pereiras e por fim as cerejeiras, lá para a segunda quinzena de Março. Uns anos mais cedo outros mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

Não ironizei, estava na dúvida por isto:

 

O INVERNO, CLIMÁTICO, FINALMENTE CHEGOU AO FIM NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM, E SC COMO UM TODO, NESTA SEXTA-FEIRA DIA 10/10/2008. FOI O INVERNO MAIS LONGO DESDE 1987.

 

Não te incomodo mais :roll:

 

PODES E DEVES, APENAS NÃO SEJAS IRÔNICO.

 

O COMPORTAMENTO DE BRAGA. DEVE SER MUITO SEMELHANTE. INVERNO; NOVEMBRO A MARÇO, PRIMA; ABRIO/MEIO DE MAIO, VERÃO MEIO DE MAIO A SETEMBRO E OUTONO; OUTUBRO

 

SE TIVERES OS DADOS, PEGUE OS DIAS ACIMA DE 25,0, MÁX, E ABAIXO DE 5,0 MÍN, VERÁ BEM A MUDANÇA DE ESTAÇÕES.

 

PARA COMPARAÇÃO E FACILITAR

 

AQUI, S.J;

 

VERÃO; DEZ A MARÇO.

 

OUTONO; ABRIL

 

INVERNO; MAIO/SET

 

PRIMA.; OUT. NOV.

 

Dados do ano anterior aqui em casa.

 

O gráfico está aqui:

http://img395.imageshack.us/img395/7191/maxeminjq8.png

 

Mínimas inferiores a 5ºC de meados de Outubro a finais de Abril. Máximas superiores a 25ºC de Junho a meados de Setembro. Mas aqui o Inverno não tem seis meses (Novembro a finais de Abril). Em Fevereiro/Março já começam muitas árvores a florir. Primeiro as amendoeiras e depois os pessegueiros, macieiras, pereiras e por fim as cerejeiras, lá para a segunda quinzena de Março. Uns anos mais cedo outros mais tarde.

 

NÃO ANALISE COM ÁRVORES DE FORA, O COMPORTAMENTO DELAS É DIFERENTE DAS NATIVAS. AQUI AS NATIVAS, RARAMENTE BROTAM EM AGOSTO.

 

O INVERNO CLIMÁTICO VARIA DE ANO PARA ANO, DEPOIS COLOCAREI OS ÚLTIMOS 10 INVERNOS DAQUI. MAS PARA COMPARAR, USO, COMO BASE, MAIO/SETEMBRO, DEPOIS MOSTRAREI O PORQUÊ, PODERÁS FAZER O MESMO AÍ, QUE CREIO TER UM COMPORTAMENTO MUITO PARECIDO COM O DAQUI, APENAS O OUTONO E PRIMAVERA É QUE DEVEM SER MAIS CURTOS, ESPECIALMENTE O OUTONO. AQUI SAÍMOS DE UMA MÉDIA DE 4 DIAS ABAIXO DE 10,0 (MÍN.) EM MARÇO PARA 22 DIAS EM MAIO, ABRIL TEM +- 11 DIAS. JÁ SAI DE 22/23 EM SET. PARA 6 EM DEZEMBRO, TEMOS 30 DIAS DE OUTONO E 61 DE PRIMAVERA, DIDATICAMENTE FALANDO.

Link to comment
Share on other sites

Não ironizei, estava na dúvida por isto:

 

O INVERNO, CLIMÁTICO, FINALMENTE CHEGOU AO FIM NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM, E SC COMO UM TODO, NESTA SEXTA-FEIRA DIA 10/10/2008. FOI O INVERNO MAIS LONGO DESDE 1987.

 

Não te incomodo mais :roll:

 

PODES E DEVES, APENAS NÃO SEJAS IRÔNICO.

 

O COMPORTAMENTO DE BRAGA. DEVE SER MUITO SEMELHANTE. INVERNO; NOVEMBRO A MARÇO, PRIMA; ABRIO/MEIO DE MAIO, VERÃO MEIO DE MAIO A SETEMBRO E OUTONO; OUTUBRO

 

SE TIVERES OS DADOS, PEGUE OS DIAS ACIMA DE 25,0, MÁX, E ABAIXO DE 5,0 MÍN, VERÁ BEM A MUDANÇA DE ESTAÇÕES.

 

PARA COMPARAÇÃO E FACILITAR

 

AQUI, S.J;

 

VERÃO; DEZ A MARÇO.

 

OUTONO; ABRIL

 

INVERNO; MAIO/SET

 

PRIMA.; OUT. NOV.

 

Dados do ano anterior aqui em casa.

 

O gráfico está aqui:

http://img395.imageshack.us/img395/7191/maxeminjq8.png

 

Mínimas inferiores a 5ºC de meados de Outubro a finais de Abril. Máximas superiores a 25ºC de Junho a meados de Setembro. Mas aqui o Inverno não tem seis meses (Novembro a finais de Abril). Em Fevereiro/Março já começam muitas árvores a florir. Primeiro as amendoeiras e depois os pessegueiros, macieiras, pereiras e por fim as cerejeiras, lá para a segunda quinzena de Março. Uns anos mais cedo outros mais tarde.

 

NÃO ANALISE COM ÁRVORES DE FORA, O COMPORTAMENTO DELAS É DIFERENTE DAS NATIVAS. AQUI AS NATIVAS, RARAMENTE BROTAM EM AGOSTO.

 

O INVERNO CLIMÁTICO VARIA DE ANO PARA ANO, DEPOIS COLOCAREI OS ÚLTIMOS 10 INVERNOS DAQUI. MAS PARA COMPARAR, USO, COMO BASE, MAIO/SETEMBRO, DEPOIS MOSTRAREI O PORQUÊ, PODERÁS FAZER O MESMO AÍ, QUE CREIO TER UM COMPORTAMENTO MUITO PARECIDO COM O DAQUI, APENAS O OUTONO E PRIMAVERA É QUE DEVEM SER MAIS CURTOS, ESPECIALMENTE O OUTONO. AQUI SAÍMOS DE UMA MÉDIA DE 4 DIAS ABAIXO DE 10,0 (MÍN.) EM MARÇO PARA 22 DIAS EM MAIO, ABRIL TEM +- 11 DIAS. JÁ SAI DE 22/23 EM SET. PARA 6 EM DEZEMBRO, TEMOS 30 DIAS DE OUTONO E 61 DE PRIMAVERA, DIDATICAMENTE FALANDO.

 

Tenho estes gráficos, dos 3 últimos invernos, que procuram dar uma ideia da duração e extensão do período mais frio aqui em Bragança. Os gráficos foram feitos com médias móveis das médias simples diárias.

 

http://img171.imageshack.us/img171/7950/graficosxt9.png

Link to comment
Share on other sites

DUQUIA, O RADAR DE VOC~ES ESTÁ ÓTIMO, FECHOU NO DBZ COM O RADAR DE FBGO NA REGIÃO DE LAGES, AMBOS COM 37/39 DBZ, QUE INDICA POSSÍVEL GRANIZO MIÚDO, ESTÁ MUITO BOM. AQUI CHOVEU FORTE E VENTOU BEM. POSSÍVEL GRANIZO MIÚDO EM CAS, PELO BARULHO NO TELHADO, AMANHÃ VOU CONFIRMAR NO GRANIZÔMETRO.

 

Que bom. Vamos ver no que dá essa evolução!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

CONFIRMOU. DEU GRANIZO BEM FINO AQUI EM CASA, +- 2 MINUTOS, MARCOU NO GRANIZÔMETRO. TAMBÉM DEU EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE E REGIÃO. AQUI ESTAVA ENTRE 34/39 DBZ. NORMALMENTE COM 37/40 É GRANIZO FRACO E CHUVA FORTE.

 

TÁ MUITO BOM, AINDA MAIS PELA DISTÂNCIA!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.