Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Outubro de 2008


Fabio Luiz
 Share

Recommended Posts

Já que ninguém abriu ainda, aqui está o tópico para monitoramento e previsão do tempo de outubro de 2008.

 

 

Outubro vai começando com muita chuva, neste momento chove em todo o centro-oeste do Estado. Aqui na capital houve chuva, com muitos raios e trovões no período da tarde. Agora aqui nublado e 18,0°C, mas vem muita chuva por aí.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 424
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O oeste de SC nos extremos é bem mais quente que o vale.

Nas médias acho que não, o inverno no oeste é mais frio.

_________________

Vendo Suzuki Intruder 250cc 1999.

 

Curitiba, Alexandre 10.100 verador,

Movimento O Sul é o Meu País: http://www.patria-sulista.org

 

Blumenau: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCBLUME2

 

RESPONDENDO; NA MÉDIA ANUAL O VALE GANHA. NA MÉDIA DO VERÃO DEZ A MARÇO, FICA ALÍ, 0,5º A + OU - , MAS NA MÉDIA MÁXIMA PERDE POR 1/2ºC PARA ITAPIRANGA, A GRANDE DIFERENÇA É QUE, DEVIDO AO VALE, ESFRIA DURANTE A MADRUGADA E, ITAPIRANGA, TEM MUITO MAIS NOITES FRESCAS EM RELAÇÃO A BLUMENAU/INADAIAL, MAS AS TARDES SÃO MUITO QUENTES, NÃO RARO TER MÉDIA MÁXIMA DE 34/35ºC E MUITOS DIAS ACIMA DOS 35/37ºC, O QUE COMPENSA A MADRUGADA FRIA. JÁ DEU 4/5ºC EM DEZ, 6/7ºC EM JAN., 5/7 EM FEV. E 4/5 EM MARÇO E NÃO É RARO A MÍNIMA DO VERÃO FICAR ENTRE 10/13ºC.

Link to comment
Share on other sites

O oeste de SC nos extremos é bem mais quente que o vale.

Nas médias acho que não, o inverno no oeste é mais frio.

_________________

Vendo Suzuki Intruder 250cc 1999.

 

Curitiba, Alexandre 10.100 verador,

Movimento O Sul é o Meu País: http://www.patria-sulista.org

 

Blumenau: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCBLUME2

 

RESPONDENDO; NA MÉDIA ANUAL O VALE GANHA. NA MÉDIA DO VERÃO DEZ A MARÇO, FICA ALÍ, 0,5º A + OU - , MAS NA MÉDIA MÁXIMA PERDE POR 1/2ºC PARA ITAPIRANGA, A GRANDE DIFERENÇA É QUE, DEVIDO AO VALE, ESFRIA DURANTE A MADRUGADA E, ITAPIRANGA, TEM MUITO MAIS NOITES FRESCAS EM RELAÇÃO A BLUMENAU/INADAIAL, MAS AS TARDES SÃO MUITO QUENTES, NÃO RARO TER MÉDIA MÁXIMA DE 34/35ºC E MUITOS DIAS ACIMA DOS 35/37ºC, O QUE COMPENSA A MADRUGADA FRIA. JÁ DEU 4/5ºC EM DEZ, 6/7ºC EM JAN., 5/7 EM FEV. E 4/5 EM MARÇO E NÃO É RARO A MÍNIMA DO VERÃO FICAR ENTRE 10/13ºC.

 

Gostei do modo mais prático de responder... 8) :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ae Ronaldo por aí o inverno continua eheehe.

Ronaldo nao fica desconfortável um frio mais contínuo como o de SJ, ou se acostuma rápido?

 

AS VEZES ENCHE A PACIÊNCIA. MAS O FRIO DAQUI É BOM, GERALMENTE É SECO. O QUE JUDIA É QUANDO HÁ CHUVA OU VENTO, AÍ SIM É BEM RUIM. TEM DIAS QUE SÓ SAI DE CASA SE FOR MUITO NECESSÁRIO!!

 

ESTE É O INVERNO CLIMÁTICO MAIS LONGO DESDE QUE CHEGUEI EM 02/10/1998

 

JÁ SÃO 158 DIAS. DEVE ACABAR LÁ PELO DIA 10/12.

Link to comment
Share on other sites

Ae Ronaldo por aí o inverno continua eheehe.

Ronaldo nao fica desconfortável um frio mais contínuo como o de SJ, ou se acostuma rápido?

 

AS VEZES ENCHE A PACIÊNCIA. MAS O FRIO DAQUI É BOM.

 

O frio daí é ótimo !!!! :D foi como se eu estivesse num sonho, quando no último dia eu conversava com uma moça naquela casinha do turista lá, e o termômetro marcava 11 graus às 14 horas e com muito sol ! Ou quando eu fui ao Morro da Igreja, com 5 graus e muito sol também.....ou ainda na temperatura abaixo de zero e com geada 8)

 

que clima formidável ! por aqui, felizmente, terminou a estiagem, mas começou o calor. Faz 28 graus, tempo abafado e muito úmido no momento

Link to comment
Share on other sites

Americano e europeu agora estão em acordo que o frio mais forte será na metade da semana e não no começo da semana como antes indicado. Ultima saida do europeu para Porto Alegre.

 

EUROPEAN MODEL FORECAST FOR:  SBPA  LAT = -30.00  LON =  -51.18

                       12Z OCT04   * - APPROXIMATED
                850     SFC     500    1000     850     700 
                TMP     PRS     HGT     500     RHU     RHU 
                (C)    (MB)    (DM)    *THK    (PCT)   (PCT)
SAT 12Z 04-OCT  12.3    1014     574   * 563      66      52                    
SUN 12Z 05-OCT   6.7    1016     568   * 555      98      79                    
MON 12Z 06-OCT   5.2    1022     572   * 554      70       1                    
TUE 12Z 07-OCT   8.5    1024     575   * 556      37      14                    
WED 12Z 08-OCT   1.3    1031     577   * 552      38       3                    
THU 12Z 09-OCT   6.2    1027     580   * 558      69       7                    
FRI 12Z 10-OCT  10.3    1022     579   * 562      67       3                    
SAT 12Z 11-OCT  11.4    1016     577   * 564      86      89               

Link to comment
Share on other sites

Esse frio chega a Curitiba? A Climatempo coloca entre 07º/12ºC na quinta da próxima semana. Procede?

A 12 Z do GFS coloca 2oC em 850 hpa em Curitiba na quinta. Vai ser um dia clássico de inverno! A máxima em Curitiba deve ficar abaixo de 13oC mesmo, a se confirmar essa rodada!

 

Minha preocupação é a agricultura... Se em Curitiba vai estar nublado e a mínima dificilmente descerá de 7oC, na quinta pela manhã o céu pode abrir e secar na Serra Catarinense e regiões próximas. Se isso ocorrer, vai bem abaixo de zero... Seria uma tragédia provocada por uma alta de 1032 hpa saindo para o mar sobre a divisa RS/Uruguai. Na verdade torço para que fique nublado na região de SJ e NE do RS com máximas em torno de 5oC nas partes mais altas, mas mínimas positivas...

 

Esperemos, pois!

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos até quarta nao teremos tanto revival do inverno por aqui!

OBS: prognostico valido pra topo, areas na media de altitude do municipio de Curita (870 a 1020) e sem serras superiores a 1050m ao redor.

 

Domingo: pancadas de chuva na mior parte do tempo, com curtissimas aberturas de sol. DE noite, oscila entre garoento e muito nublado. Vento entre E e S, na media SE.

14,0/21,0

 

Segunda: predominio de nublado, com possibilidad de garoa especialmente na madrugada e noite. Vento entre E e S, maioria tempo de SE.

12,0/19,0

 

Terça: idem segunda, mas com aberturas mais abertas :roll: de sol.

11,5/20,5

 

Quarta: idem terça.

11,5/20,0

Link to comment
Share on other sites

Esse frio chega a Curitiba? A Climatempo coloca entre 07º/12ºC na quinta da próxima semana. Procede?

A 12 Z do GFS coloca 2oC em 850 hpa em Curitiba na quinta. Vai ser um dia clássico de inverno! A máxima em Curitiba deve ficar abaixo de 13oC mesmo, a se confirmar essa rodada!

 

Minha preocupação é a agricultura... Se em Curitiba vai estar nublado e a mínima dificilmente descerá de 7oC, na quinta pela manhã o céu pode abrir e secar na Serra Catarinense e regiões próximas. Se isso ocorrer, vai bem abaixo de zero... Seria uma tragédia provocada por uma alta de 1032 hpa saindo para o mar sobre a divisa RS/Uruguai. Na verdade torço para que fique nublado na região de SJ e NE do RS com máximas em torno de 5oC nas partes mais altas, mas mínimas positivas...

 

Esperemos, pois!

 

FRIO ABAIXO DE ZERO NA QUARTA E QUINTA....

Link to comment
Share on other sites

Pergunta: Já começou a primavera ?
Só no calendario. Trata-se do 'espírito' do 'Julho' que permanece entre nosotros.

 

Aqui no Paraná o comportamento É DE PRIMAVERA "da gema". Variações muito rápidas, gradientes dos elementos meteorológicos absurdos observados mesmo em microrregiões...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

ISTO TBÉM É COMPORTAMENTO TÍPICO DE JULHO, ORAS BOLAS....

 

A ÚNICA COISA QUE FAZ LEMBRAR SET/OUTUBRO É A INTENSIDADE DO SOL, DURAÇÃO DO DIA E OS CCMS. MAS, O PRINCIPAL, TEMPERATURA, ESTÁ MAIS PARA FINS DE AGOSTO/COMEÇO DE SET, PERÍODO DE TRANSIÇÃO. TANTO QUE AS CULTURAS ESTÃO MUITO ATRASADAS.

 

NA DINÃMICA DA ATMOSFERA É DE PRIMAVERA, MAS NÃO NA TEMPERATURA.

Link to comment
Share on other sites

Hoje - Domingo 05/10 :

 

Chui RS : 05,3

Jaguarão RS : 05,4

Santa Vitoria do Palmar RS : 06,0

Morro da Igreja SC : 06,0

Santana do Livramento RS : 06,4

São José dos Ausentes RS : 07,2

São Joaquim SC (Inmet) : 07,3

Bagé RS : 07,3

Canguçu RS : 08,5

Bom Jesus RS : 08,8

Canela RS (Inmet) : 08,8

Quarai RS : 08,8

Vacaria RS : 08,9

Lagoa Vermelha RS : 09,5

Uruguaiana RS : 09,7

Soledade RS : 09,8

 

5,6 VILA....

 

23 HORAS; 4,9 E 7,1 AQUI EM CASA AGORA

Link to comment
Share on other sites

FRIO JÁ ESTÁ HOJE!!!! 3,2 AGORA E COM GEADA E LÁ NA CAPITAL....PREVIRAM 9ºC DE MÍNIMA, PODEREMOS TER MÍNIMAS ENTRE -1/1 HOJE!!!! E DEPOIS ME PROCESSAM!!!!

 

AQUI, JÁ ESTOU ALERTANDO SOBRE POSSÍVEL GEADA COM POTENCIAL DE DANOS A DIAS....POIS TEM PRODUTOS QUE PRECISAM DE 36 HORAS ANTES PARA ATUAR E "PROTEGER", AVISAR 24 HORAS NÃO SERVE PARA QUASE NADA.....

Link to comment
Share on other sites

FRIO JÁ ESTÁ HOJE!!!! 3,2 AGORA E COM GEADA E LÁ NA CAPITAL....PREVIRAM 9ºC DE MÍNIMA, PODEREMOS TER MÍNIMAS ENTRE -1/1 HOJE!!!! E DEPOIS ME PROCESSAM!!!!

 

AQUI, JÁ ESTOU ALERTANDO SOBRE POSSÍVEL GEADA COM POTENCIAL DE DANOS A DIAS....POIS TEM PRODUTOS QUE PRECISAM DE 36 HORAS ANTES PARA ATUAR E "PROTEGER", AVISAR 24 HORAS NÃO SERVE PARA QUASE NADA.....

 

É. mas vai ficar bem mais frio na quarta. Bem mais. Ao menos no RS. Hoje estamos alertando no JORNAL para geada.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa deu 11,8° hoje de manhã. É a menor temperatura desde 18 de setembro quando tive 10,6°. Levando em conta que estava 14,6° às 23:30 e é primavera (menor período noturno), foi uma queda boa para meus padrões.

 

Pelos prognósticos devo bater até mesmo 8°. Teremos as menores temperaturas em outubro desde 1999 quando deu 6° em POA e 7,4° aqui em casa numa segunda-feira (no domingo a máxima ficara em incríveis 15° com sol)!!!

 

Agora tenho 19,9° com 55%. Cirrus e cumulus com pressão em 1019,8 mb.

Link to comment
Share on other sites

Vixe, será que vai ser o último frio do ano ?

 

esperemos, pois...

 

mas acho que nem chega direito até aqui, né ?

 

COM ESTA INTENSIDADE, TALVEZ, POIS ESTOU DANDO DE -4/-1 NAS BAIXADAS ENTRE QUARTA/QUINTA. UM DESATRE!!!

Ronaldo, me preocupa também a expectativa de muita chuva para o início da primavera climática aqui no Vale.

 

O Itajaí-Açú está bem cheio, mais devido as chuvas do final de semana passado, espero que volte ao normal nos próximos 2 ou 3 dias. Mas se podemos esperar mais chuva para o fim da semana com sinalização de que outubro será anormalmente chuvoso, é bom o pessoal do Vale ficar alerta.

 

Lembrando que as grandes enchentes de 83/84 foram no final do inverno (julho e agosto), mas outras enchentes históricas em Blumenau aconteceram justamente em outubro, onde a cota do Rio chegou a superar a de 83 e 84.

Link to comment
Share on other sites

07/10/2008 - 17:43

 

Frio com intensidade de julho em pleno mês de outubro

 

O aumento da nebulosidade e a intensificação do vento na tarde desta terça-feira marcaram o começo do ingresso de uma forte massa de ar frio de origem polar na região. O ar polar está associado a um grande centro de alta pressão com mais de 1.035 hPa que se estabelece na costa da Província de Buenos Aires com valores de pressão e temperatura tipicamente observados no auge do inverno. A temperatura estará em acentuado declínio nas próximas horas com baixa sensação térmica por efeito do vento. A madrugada e o amanhecer desta quarta-feira serão muito frios em Porto Alegre, não se descartando mínimas entre 5ºC e 7ºC nos bairros mais frios da capital e na região metropolitana. No decorrer do dia, com o sol forte, a temperatura se eleva para 20ºC.

 

Na quinta-feira, o sol novamente predomina em Porto Alegre. A madrugada e o amanhecer uma vez mais serão muito frios com mínimas entre 6ºC e 8ºC. À tarde, os termômetros devem indicar entre 22ºC e 24ºC.

 

Na sexta-feira, o sol aparece com nuvens e haverá maior nebulosidade no período da tarde. O dia inicia com frio entre 7ºC e 9ºC nos bairros mais frios do perímetro urbano, mas a tarde será mais quente com máximas entre 24ºC e 27ºC.

 

Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.