Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Julho de 2008


Recommended Posts

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Luciano, como se explica os -7 do Rio de Janeiro hoje, então ?

 

Não gosto de ser implicante, nem de duvidar de dados. Mas todos aqui sabemos da confiabilidade de um termômetro que não se sabe nem aonde fica. Sem frio em altura e tratando-se de pico fica difícil confiar neste registro. Vide o Morro da Igreja quando da estabilização da alta polar, todo mundo já sabe muito bem o que acontece.

 

Caio , concordo com você..!! No mesmo dia que os guardas do Parque registraram esses -07,2 à cerca de 2.550 metros, Maria da Fé distante em linha reta dali 45km e a 1276m deu 2 graus positivos,é a maior referencia que temos.A Noticia divulgada pelo *RJTV*, *O Globo* mais o Jornal *O Dia*.

 

Sobre os guardas que divulgaram esta marca, com certeza deve ter sido o famoso Sr. Adauto que está lá a mais de 20 anos no parque.Detalhe que os informes lá de cima , eram sempre marcas sem *décimos*, e ontem foi divulgado com décimos, ele deve ter trocado então aquele seu velho termometro de mercurio por um digital penso eu......

 

A pergunta é...Quando é que o Inmet vai colocar uma estação lá em cima pra acabar de vez com este mistério?? Aliás o Itatiaia é o Parque Estadual mais antigo do Pais.

boa pergunta :roll:

Link to comment
Share on other sites

Luciano, como se explica os -7 do Rio de Janeiro hoje, então ?

 

Não gosto de ser implicante, nem de duvidar de dados. Mas todos aqui sabemos da confiabilidade de um termômetro que não se sabe nem aonde fica. Sem frio em altura e tratando-se de pico fica difícil confiar neste registro. Vide o Morro da Igreja quando da estabilização da alta polar, todo mundo já sabe muito bem o que acontece.

 

Caio , concordo com você..!! No mesmo dia que os guardas do Parque registraram esses -07,2 à cerca de 2.550 metros, Maria da Fé distante em linha reta dali 45km e a 1276m deu 2 graus positivos,é a maior referencia que temos.A Noticia divulgada pelo *RJTV*, *O Globo* mais o Jornal *O Dia*.

 

Sobre os guardas que divulgaram esta marca, com certeza deve ter sido o famoso Sr. Adauto que está lá a mais de 20 anos no parque.Detalhe que os informes lá de cima , eram sempre marcas sem *décimos*, e ontem foi divulgado com décimos, ele deve ter trocado então aquele seu velho termometro de mercurio por um digital penso eu......

 

A pergunta é...Quando é que o Inmet vai colocar uma estação lá em cima pra acabar de vez com este mistério?? Aliás o Itatiaia é o Parque Estadual mais antigo do Pais.

 

SP é o estado mais populoso, a região nem fica tão longe da Grande SP.. e tudo que se tem lá em cima é uma casinha beeem meia-boca.. não dá pra entender.. a posição do termômetro fala muito.. se ele deixa no chão pode chegar nos -12C fácil...

Link to comment
Share on other sites

Uruguaiana até o dia de hj está com média de 18,0ºC para este julho, apresentando uma anomalia de +4,5ºC.

 

A máxima absoluta deste julho está em 27,7ºC. Se considerarmos que esta mesma máxima em junho ficou em 21,3ºC, podemos considerar que os veranicos de 2008 não estão tendo força, principalmente pelo fato de que Uruguaiana em episódios clássicos de veranico chega a registrar 33ºC em pleno inverno. O que está faltando é frio. A mínima deste julho nesta continentalíssima cidade está em 10,2ºC.

 

Os piores julhos de Uruguaiana desde 1932 são os seguintes, em ordem decrescente:

 

1º - 1959: 18,6ºC

2º - 1932: 17,3°C

1958: 17,3°C

4º - 2006: 16,8ºC

5º - 1940: 16,6ºC

 

Se continuar assim, esse será o 2º pior julho da história da cidade, porém deve terminar na quinta posição, ao meu ver.

 

Por curiosidade, os 5 julhos mais frios são os seguintes:

 

1º - 2000 - 10,2ºC

2º - 1962 - 10,2ºC

2007 - 10,3ºC

4º - 1955 - 10,5ºC

1953 - 10,5ºC

 

Logo, ao fim do mês, poderemos afirmar que na década de 2000 registrou 2 dos julhos mais quentes e 2 dos julhos mais frios que a cidade experimentou na sua história recente. E pasmem, o mesmo se pode afirmar em relãção à década de 50, quando observou-se 2 dos julhos mais quentes e 2 dos julhos mais frios.

 

Para aqueles que gostam de coincidências, a década de 50 marcou o início da reversão da PDO para a fase negativa.

 

Bela lembrança, Bruno. Isso só reforça a tese dos que afirmam que não há nada de anormal ocorrendo. Nossos invernos sulistas são marcados por calor e frio. Só que, se ocorre frio no verão, para batido. Afinal, ninguém espera neve ou geada. Mas, se é inverno, esperamos que faça só frio, o que, de fato não ocorre "sempre".

Cai por terra a tese " no meu tempo que fazia frio..." " eu me lembro "nevava" mais seguido..." Bem capaz! Nosso inverno é isso aí, cheio de altos e baixos. lembremo-nos dos anos mais recentes, historicamente, 1990, 1994, 1996, 1999, 2000. Temos sempre uma alternância de invernos mais frios com invernos amenos.

EXcelente estatística trouxeste. Assim, ilustrando melhor e de forma científica. Melhor do que o "sentir", é provar a tese. Neste caso, o fato verdadeiro e irrefutável!!!

 

Paulo, infelizmente o aquecimento dos últimos 30 anos é inconteste!!! O que se discute são as causas desse aquecimento, se são naturais, ou se a parcela de culpa do homem é realmente tão grande como a grande imprensa coloca!!!

O próprio Alexandre no site da Metsul, já frizou isso várias vezes!!! Nos anos 50, 60 e 70 por exemplo, passávamos por um ciclo frio da PDO, atividade solar mais baixa, etc...

 

Os invernos tinham frio mais constante a 20, 30 anos, por esses fatores, e não era só aqui!!! Os E.U.A, Canadá, Europa também tiveram mais frio, e mais neve nesse período, anos 50 a 80.

 

A neve então Paulo, é bom nem comentar... a diferença é abissal!!!

 

Sds.

 

Sulvio, não dá para se levar por notícias recentes. Estamos falando de 30, 40, 50 anos. isto é muito pouco para um planeta que tem bilhões de anos de existência.

Já se discutiu muito aqui no BAZ sobre o aquecimento global, se é ou não um fato!!!

Muito já acreditei que fosse. Até começar a me inteirar sobre estatísticas e repetição de ciclos do clima.

Se houve aquecimento nos últimos anos, por que então o ano tal é o mais quente dos últimos 30 anos??? é por que já tivemos anos mais quentes há 40, 50 anos atrás!!!!

Temos que ter os pés no c~hão.

Não desconsiderar a atividade humana que, certamente, mexe com o clima em determinadas regiões. Mas, é fato comprovado, o SOL influencia muito mais nas temperaturas.

O que houve - e talvez não seja o tópico para se discutir isso - foi uma grande urbanização nos últimos 50 anos aqui no Brasil. Pessoas deixaram de ter uma vida rural, passaram a ter a visão do concreto e de ilhas térmicas nas cidades!!!

Link to comment
Share on other sites

 

Recomendo ao Renan ainda alguma cautela na definição da viagem para SJ. Ou adianta-se ou mantém as datas que ele já programou. Eu esperaria mais uns dois dias para a definição. Não custa nada e pode-se ter a chance de pegar um baita frio com risco de neve.

 

Certo Caio, no aguardo para termos certeza do melhor dia então. Mas pelo visto, um frio totalmente fora do meu padrão Mineiro já é fato de que vou experimentar por lá... 8)

 

Agora, céu claro, 26.3ºC. Ar muito seco, sem presença de umidade suficiente para conter a temperatura, que é alta para a época !

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z do ETA que tá entrando agora traz um cenário impressionante para o RS. O ciclone se localiza exatamente sobre o RS na sexta trazendo muita precipitação sobre o Estado, principalmente sobre o leste e sul da região. O anticiclone entra pelo oeste pressionado junto aos andes. Vamos acompanhar o desenrolar deste cenário.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z do ETA que tá entrando agora traz um cenário impressionante para o RS. O ciclone se localiza exatamente sobre o RS na sexta trazendo muita precipitação sobre o Estado, principalmente sobre o leste e sul da região. O anticiclone entra pelo oeste pressionado junto aos andes. Vamos acompanhar o desenrolar deste cenário.

 

Só falta eu chegar em Floripa com ventos de 80-100km/h !!!! :shock:

Aí nem vai dar pra passear na av. Beiramar, hehehe

Link to comment
Share on other sites

Uma tarde de inverno aqui em Canela, finalmente!

 

Não sou fã de dias com cerração aqui na serra, pois enxerga-se quase nada. No entanto, já estava com saudades depois de tantos dias monótonos.

 

Agora faz 10,8ºC e a cerração surrounds-me.

 

 

Essa e a paisagem típica da Serra Gaúcha para mim!!! Apesar de que, no encontro, os dias ensolarados estavam muito bonitos!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Exatamente. De certa forma o ar "polar" (frio) saltou parte do Cone Sul e veio parar aqui no Sudeste via oceano. Eu insisto que é ar frio pois ano passado com bloqueio tivemos máximas de 26º/27° e até 28° em pleno inverno aqui em BH.

 

Em julho do ano passado, o ar em BH tinha BEM mais água que julho deste ano. PROVA:

 

Comparando os 17 primeiros dias de julho de 2007 e 2008 na Pampulha, temos:

 

2007

Umidade média: 62.20%

Temperatura média: 20.0

 

Utilizando a calculadora disponível no site http://www.lenntech.com/calculators/relative-humidity.htm , calculamos que a quantidade de água por kg de ar seria de: 9.01g

 

2008

Umidade média: 63.23%

Temperatura média: 17.9

Gramas de água por kg de ar: 8.11g!!

 

 

8.11 / 9.01 = 90%, ou seja, este ano o ar em BH tinha 10% menos água que o do ano passado.

 

Pode-se usar essa calculadora que eu passei, ou um gráfico e tal.

 

Ok. Então como vc e outros que dizem que não era ar polar explicam as máximas que tivemos hoje no Sudeste e Centro-Oeste?

 

BH: 28º C :oops:

Brasília: 28,3º C :shock:

Vitória: 30,5º C

Goiânia: 31º C

Rio: 31,2º C

 

Recordes de temperatura em praticamente todas essas capitais.

 

Duas semanas de máximas em torno de 22º C aqui em BH e não, não era ar polar mesmo, só era ar seco tropical!! Quero aquele ar seco e tropical de volta!!!!!!!!!!!!!!!!! :roll:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

As saídas desta tarde serviram para colocar mais uma pitada de incerteza com relação a erupção de ar frio na segunda metade da próxima semana. O Europeu está muito perto de voltar a indicar neve, mas o que mais chama a atenção é a concordância com a saída do Inpe. É o cenário que mais confio no momento. O padrão americano já sugeriu timidamente a baixa na costa, mas retirou na última saída e corrobora a idéia de frio continental. Diferentemente do americano o Eta20 coloca um cenário de uma "Bombogênese" como nos apresentou m primeira mão o colega Alexandre. O que não deixa de preocupar, mas anima pela quantidade de eventos interessantes ligados ao fenômeno, entre eles a neve.

 

Muitas cartas estão na mesa, o cenário começa a preocupar. A opção pela baixa na costa começa a ganhar adeptos e até o Mbar já colocou uma se formando no Prata. Diante das saídas extremadas, acho que a solução do Inpe e do Europeu refletem melhor o que poderá ocorrer na próxima semana. As chances de neve são muito pequenas por esses dois modelos, mas não se pode descartar a ocorrência nas áreas mais elevadas da região.

 

Olhando o que esta tarde apresentou ia sugerir ao Renan que chegue em Floripa na quinta-feira, subindo logo no amanhecer para a serra. Ainda é cedo, como falei antes esperaria mais uns dois dias. É apenas uma leitura desta tarde.

Link to comment
Share on other sites

Caio, a última rodada do ETA coloca muita neve para a serra catarinense acima de 1500 metros. O Morro da Igreja receberia os 50cm de neve tão solicitados pelo Zé Vicente.

 

O Mbar coloca o ciclone na boca do prata, porém coloca muito mais ar frio entrando pelo continente. Um ar realmente muito gelado.

 

O americano é o mais conservador em termos de frio, porém já indica um sistema com uma baixa no litoral e o ar frio entrando pelo continente puxado pelo ciclone.

 

O europeu eu não acompanho.

Link to comment
Share on other sites

Uma tarde de inverno aqui em Canela, finalmente!

 

Não sou fã de dias com cerração aqui na serra, pois enxerga-se quase nada. No entanto, já estava com saudades depois de tantos dias monótonos.

 

Agora faz 10,8ºC e a cerração surrounds-me.

 

 

Essa e a paisagem típica da Serra Gaúcha para mim!!! Apesar de que, no encontro, os dias ensolarados estavam muito bonitos!!!

 

Sds.

 

É realmente típica, porém esta abaixo, do mesmo baixadão do Castelinho onde tirei fotos esta semana, também já foi típica na década de 90. Espero que volte logo!!

 

19072008089pa0.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Chegar na quinta e logo em seguida subir a serra não dá pra mim, pois já comprei minha passagem pra Floripa, saindo daqui no dia 25 e chegando na manhã do dia 26 -portanto, este é o dia mínimo para eu chegar em SJ, no caso SÁBADO-. Sim, eu vou de ônibus, por isso os horários mais restritos, hehehehe !

 

O GFS é como sempre o mais pessimista para o frio, quero ver se ele entra em acordo com os outros modelos -em especial o ETA-. Caio, valeu por estar coordenando os melhores dias para eu aparecer lá em SJ :wink:

Link to comment
Share on other sites

Ok. Então como vc e outros que dizem que não era ar polar explicam as máximas que tivemos hoje no Sudeste e Centro-Oeste?

 

BH: 28º C :oops:

Brasília: 28,3º C :shock:

Vitória: 30,5º C

Goiânia: 31º C

Rio: 31,2º C

 

Recordes de temperatura em praticamente todas essas capitais.

 

Duas semanas de máximas em torno de 22º C aqui em BH e não, não era ar polar mesmo, só era ar seco tropical!! Quero aquele ar seco e tropical de volta!!!!!!!!!!!!!!!!! :roll:

 

INÚMEROS fatores podem contribuir para isso, falar só em 1 na meteorologia não existe.

 

MAS, se você quer um por exemplo, eu cito. Primeiro que a quantidade de água na atmosfera está maior hoje do que nos dias anteriores, o que impediu que a temperatura caísse tanto à noite. Goiânia teve mínima de 11.3 hoje, ao invés de 8.8 de 4 dias atrás, por exemplo. Entretanto, se formos analisar a variação térmica, vemos que foi praticamente a mesma:

 

Dia 15/07: 8,8 / 27,9 = variação de 19,1

Dia 19/07: 11,3 / 30,8 = variação de 19,5

 

Pensar que massa polar é a única coisa que faz temperaturas cair é simplista demais. Fora que essa massa foi um absurdo né. Veio pelo mar até a altura de SP, sem perder força nenhuma (o oceano diminui a força de uma massa MUITO mais intensamente que o continente!), por 14 dias seguidos, e veio SECA ainda (veio seca pelo mar, por 6000km no mínimo). Pior, atingiu Goiânia por 14 dias seguidos, que está a 1100km do mar!! Hahahaha. Nunca, na história de Goiânia, houve massa assim. Essa massa é um absurdo.

 

Engraçado que atingiu Goiânia e BH da mesma forma, a temperatura das duas caiu 2°C na média! Na verdade, as mínimas de Goiânia foram menores! Como você explica isso? A dinâmica em BH deveria ter sido mais forte que em Goiânia, mas não, em ambas as temperaturas médias caíram da mesma forma, sendo que em Goiânia as mínimas foram menores, uma cidade mais longe do mar e mais baixa!

 

O que aconteceu não foi dinâmica de massas de ar polar. É igual o Alexandre falou, nenhum instituto de meteorologia sério falou em massa polar atuando no Brasil central. Me mostra um que falou isso.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Exatamente. De certa forma o ar "polar" (frio) saltou parte do Cone Sul e veio parar aqui no Sudeste via oceano. Eu insisto que é ar frio pois ano passado com bloqueio tivemos máximas de 26º/27° e até 28° em pleno inverno aqui em BH.

 

Em julho do ano passado, o ar em BH tinha BEM mais água que julho deste ano. PROVA:

 

Comparando os 17 primeiros dias de julho de 2007 e 2008 na Pampulha, temos:

 

2007

Umidade média: 62.20%

Temperatura média: 20.0

 

Utilizando a calculadora disponível no site http://www.lenntech.com/calculators/relative-humidity.htm , calculamos que a quantidade de água por kg de ar seria de: 9.01g

 

2008

Umidade média: 63.23%

Temperatura média: 17.9

Gramas de água por kg de ar: 8.11g!!

 

 

8.11 / 9.01 = 90%, ou seja, este ano o ar em BH tinha 10% menos água que o do ano passado.

 

Pode-se usar essa calculadora que eu passei, ou um gráfico e tal.

 

Ok. Então como vc e outros que dizem que não era ar polar explicam as máximas que tivemos hoje no Sudeste e Centro-Oeste?

 

BH: 28º C :oops:

Brasília: 28,3º C :shock:

Vitória: 30,5º C

Goiânia: 31º C

Rio: 31,2º C

 

Recordes de temperatura em praticamente todas essas capitais.

 

Duas semanas de máximas em torno de 22º C aqui em BH e não, não era ar polar mesmo, só era ar seco tropical!! Quero aquele ar seco e tropical de volta!!!!!!!!!!!!!!!!! :roll:

 

Estou convencido de que o ar era polar, pois, como vc disse, BH teve quase duas semanas de máximas a 22° C e mínimas de 8° C nas áreas suburbanas e 11° a 13° C na área central, valores típicos de períodos em que BH está sob influência de ar polar.

 

Na ausência dele, o normal é ficar de 24° pra cima

Link to comment
Share on other sites

Betegão, QUANTO CHOVEU EM CURITA ESTE MÊS? MAS TEVE VÁRIAS GEADAS, NÃO?

 

QUE CLIMA É ESTE? SUBTROPICAL OU TRPICAL ALTITUDE?

 

Ou um mix?

 

Porra! Tô tentando enfia na cabeça do tapado que Curitiba á mix de SubtropicalxTropical Altitude; os últimos dias mostram isso... Só que o retardado não quer ver, :roll:

Link to comment
Share on other sites

 

1) Primeiro que a quantidade de água na atmosfera está maior hoje do que nos dias anteriores, o que impediu que a temperatura caísse tanto à noite.

 

2) Pensar que massa polar é a única coisa que faz temperaturas cair é simplista demais. Fora que essa massa foi um absurdo né. Veio pelo mar até a altura de SP, sem perder força nenhuma (o oceano diminui a força de uma massa MUITO mais intensamente que o continente!), por 14 dias seguidos, e veio SECA ainda (veio seca pelo mar, por 6000km no mínimo).

 

3) Pior, atingiu Goiânia por 14 dias seguidos, que está a 1100km do mar!! Hahahaha. Nunca, na história de Goiânia, houve massa assim. Essa massa é um absurdo. Engraçado que atingiu Goiânia e BH da mesma forma, a temperatura das duas caiu 2°C na média! Na verdade, as mínimas de Goiânia foram menores! Como você explica isso? A dinâmica em BH deveria ter sido mais forte que em Goiânia, mas não, em ambas as temperaturas médias caíram da mesma forma, sendo que em Goiânia as mínimas foram menores, uma cidade mais longe do mar e mais baixa!

 

4) O que aconteceu não foi dinâmica de massas de ar polar. É igual o Alexandre falou, nenhum instituto de meteorologia sério falou em massa polar atuando no Brasil central. Me mostra um que falou isso.

 

Acho que esse episódio é um excelente estudo de caso para produção de artigo científico e tenho certeza que não vamos chegar a um consenso aqui agora. Seria necessário uma reanálise do evento e uma análise ritmica do período. De qualquer forma destaquei os pontos que discordo do seu texto e vou dizer pq:

 

1) Eu não questionei a maior mínima (apenas ligeiramente maior hoje), mas sim a maior máxima (muito maior). Nunca trabalhei com dados absolutos de umidade e não sei até que ponto são válidos para nossa discussão. Mas sei que em termos de umidade relativa é possível observar uma queda dia pós dia desde 16/07 (ou seja sistematicamente nos últimos 4 dias), tendo hoje ficado abaixo de 30% aqui na Pampulha - fato que não ocorreu nos dias anteriores. Essa queda maior hoje pode estar associada a elevação da temperatura, já que a umidade relativa é inversamente proporcional a primeira.

 

2) Massa polar não é o único meio de fazer com que as temperaturas caiam. Claro que ar seco tropical tb pode produzir mínimas baixas, mas NUNCA máximas tb baixas. Tivemos máximas em torno de 22º C por aqui numa sequência de 11 dias (6/07 a 16/07). Outra coisa, as massas marítimas ou que percorrem a superfície oceânica não são obrigatoriamente úmidas. A mTa p. ex. tem origem oceânica mas por estar associada ao ASAS que é um forte sistema de subsidência do ar tem pouca umidade e é praticamente incapaz de provocar chuva. Inclusive essa massa quando sobre o Brasil Central se revela ainda mais seca (e tem origem oceânica...).

 

3) Goiânia pode ter tido mínimas abaixo da média e até parecidas com BH, isso o ar seco tropical é capaz de fazer, mas as máximas não ficaram tão baixas como BH na tal sequência de 11 dias e nem tão abaixo da média (observei isso nos dados da convencional daí). Isso pq o ar frio oceânico atingiu bem mais em cheio BH que Goiânia, fora a questão da altitude. BH tb teve vento leste constante nesse período o que impediu calor durante a tarde. Como ficaram os ventos em Goiânia nesse período? Por fim, acho que BH poderia ter tido máximas ainda menores não fosse a ilha de calor. E para mim o ar frio só pegou de raspão Goiânia. Nada de extraordinário.

 

4) Institutos que falaram em massa polar - vou mostrar apenas três, mas todos que acompanho praticamente falaram disso.

 

CPTEC/INPE:

 

13/07

"Nos próximos dias o principal sistema sinótico que atuará no Brasil, será o bloqueio atmosférico no Atlântico. A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), ficará centrada entre Atlântico e o leste do Sudeste, em fase com a alta em 500 hPa. Assim as chuvas no leste do Nordeste persistem, pois o transporte de umidade continuará associado aos ventos de leste gerados pela posição da ASAS. Sua posição também fortalece os ventos de norte entre Bolívia e Centro-Oeste do Brasil e norte da Argentina, Uruguai e Região Sul. Isto bloqueará a entrada de sistema trasientes no território Brasileiro. No entanto, espera-se que a frente fria que desloca-se pela Argentina e Uruguai neste domingo (13/07) atue no extremo sul do RS, causando principalmente nebulosidade entre hoje (situação pré-frontal) e no domingo, quando a frente já deverá deslocar-se entre extremo sul do RS e o oceano. Este sistema desloca-se para leste (pelo Atlântico) e o anticiclone pós-frontal acopla-se a ASAS na terça-feira reforçando-o ."

 

Observe que o pessoal do INPE ao analisar o tempo no dia 13 destaca justamente aquilo que eu e o Ronaldo já falamos aqui. A permanência do ASAS na costa do Sudeste e os constante reforços de ar polar a ele via oceano passando por fora do Sul do país.

 

CLIMATEMPO:

 

15/07

"A madrugada desta terça-feira foi gelada em muitas áreas de Minas Gerais. A temperatura mínima chegou a 5,8C na região de Divinópolis e também de Itamarandiba. Foram os menores valores de 2008, até agora, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia.

Em Barbacena, a temperatura chegou a 1,7C, pouco acima do recorde de 1,4C registrado ontem. Em Poços de Caldas, o aeroporto local registrou apenas 1C, por volta das 7 horas da manhã. Em Maria da Fé, cidade também do sul mineiro, a temperatura chegou a 2,4C, de acordo com o Inmet. O frio foi sentido também na capital mineira. O aeroporto da Pampulha voltou a registrar 9C ao amanhecer desta terça-feira, como ontem. As baixas temperaturas são resultado da presença de ar polar no Sudeste do Brasil, mas também do efeito das noites sem nuvens."

 

MGTEMPO/PUC MINAS

 

14/07

"Belo Horizonte registrou, na madrugada desta segunda-feira, a menor temperatura dos últimos 10 anos. Segundo o Instituto MG Tempo Cemig/PUC Minas, os termômetros da capital marcaram 8,2 graus. Uma massa de ar polar que atua no estado e a baixa umidade relativa do ar são as causas do frio intenso."

 

Estou fazendo uma análise ritmica do período e depois postarei em algum lugar do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Acredito em ar polar, pois as temperaturas estavam muito baixas, mesmo durante o dia. A limpeza do céu indicava a intensa circulação marítima, que hoje, finalmente enfraqueceu, o que permitiu a entrada de névoa e a elevação da temperatura.

 

Acho que o anticiclone polar manteve suas características originais, mesmo estando sobre o mar, por dois motivos: a água do oceano deve estar mais gelada e a circulação em altitude manteve os pré-frontais mais ao sul, permitindo que a estrutura vertical da massa de ar fosse mantida.

 

Dificilmente ocorre esta situação de vários dias de sol e seca durante o inverno no SE sem que se configure um veranico. Desta vez, inclusive, houve a formação de geada em vários dias. Com massa tropical não ocorre geada em Teresópolis e Nova Friburgo.

Link to comment
Share on other sites

Betegão, QUANTO CHOVEU EM CURITA ESTE MÊS? MAS TEVE VÁRIAS GEADAS, NÃO?

 

QUE CLIMA É ESTE? SUBTROPICAL OU TRPICAL ALTITUDE?

 

Ou um mix?

 

Porra! Tô tentando enfia na cabeça do tapado que Curitiba á mix de SubtropicalxTropical Altitude; os últimos dias mostram isso... Só que o retardado não quer ver, :roll:

 

Que que é isso... lamentáveis palavras.

 

Bom, e os últimos dias mostraram que Porto Alegre é tropical até no inverno, e que inexiste frio no oeste do PR em 60% de julho. E que Piatã BA é mais fria que cidades serranas do RS. E que SJ tem mínimas seguidamente maiores que Ctba por quase todo o mês. E que Campos do Jordão só marca negativas.

Bem representativos esses teus últimos dias. Aliás, estamos com média de mínimas piores que de julho do ano passado. E piores que da média de 1997-2006, aí incluídos os piores anos de inverno por que passei. Essa situação não nos favorece, ao contrário do que você pensa.

Link to comment
Share on other sites

Acho que esse episódio é um excelente estudo de caso para produção de artigo científico e tenho certeza que não vamos chegar a um consenso aqui agora. Seria necessário uma reanálise do evento e uma análise ritmica do período. De qualquer forma destaquei os pontos que discordo do seu texto e vou dizer pq:

 

1) Eu não questionei a maior mínima (apenas ligeiramente maior hoje), mas sim a maior máxima (muito maior). Nunca trabalhei com dados absolutos de umidade e não sei até que ponto são válidos para nossa discussão. Mas sei que em termos de umidade relativa é possível observar uma queda dia pós dia desde 16/07 (ou seja sistematicamente nos últimos 4 dias), tendo hoje ficado abaixo de 30% aqui na Pampulha - fato que não ocorreu nos dias anteriores. Essa queda maior hoje pode estar associada a elevação da temperatura, já que a umidade relativa é inversamente proporcional a primeira.

 

2) Massa polar não é o único meio de fazer com que as temperaturas caiam. Claro que ar seco tropical tb pode produzir mínimas baixas, mas NUNCA máximas tb baixas. Tivemos máximas em torno de 22º C por aqui numa sequência de 11 dias (6/07 a 16/07). Outra coisa, as massas marítimas ou que percorrem a superfície oceânica não são obrigatoriamente úmidas. A mTa p. ex. tem origem oceânica mas por estar associada ao ASAS que é um forte sistema de subsidência do ar tem pouca umidade e é praticamente incapaz de provocar chuva. Inclusive essa massa quando sobre o Brasil Central se revela ainda mais seca (e tem origem oceânica...).

 

3) Goiânia pode ter tido mínimas abaixo da média e até parecidas com BH, isso o ar seco tropical é capaz de fazer, mas as máximas não ficaram tão baixas como BH na tal sequência de 11 dias e nem tão abaixo da média (observei isso nos dados da convencional daí). Isso pq o ar frio oceânico atingiu bem mais em cheio BH que Goiânia, fora a questão da altitude. BH tb teve vento leste constante nesse período o que impediu calor durante a tarde. Como ficaram os ventos em Goiânia nesse período? Por fim, acho que BH poderia ter tido máximas ainda menores não fosse a ilha de calor. E para mim o ar frio só pegou de raspão Goiânia. Nada de extraordinário.

 

1) Tem que se usar umidade 'absoluta' (na verdade, eu usei a umidade específica). Umidade relativa é a quantidade de água gasosa no ar em relação ao máximo que o ar naquela temperatura consegue ter. Ou seja, é apenas um termo que se convencionou. Um ar com 98% de umidade a 1°C tem tanta água como um ar a 30°C a 16%. Quanto menos água, menor a capacidade de se segurar calor. E é isso que se importa. Gramas de água. Claro que um ar a 1°C com 4g de água tem menor capacidade calorífica que um ar a 30°C com 10g.

 

2) Sei que pode haver massas secas que chegam pelo oceano, não questionei isso. Só questionei se esta poderia ser assim, dadas as condições. Agora eu faço uma pergunta: essa umidade nova que entrou em Goiânia veio de algum lugar, porque Goiânia fica longe do mar. Quem não me garante que esses 2 últimos dias, que foram mais quentes por aqui, não foram por uma massa que vem do norte, mais úmida e também quente. Pode ser isso. E máximas de 22°C são mais comuns que você imagina, em BH! A média das máximas aí em julho é de 24,6°C!!! Máximas de 22°C são completamente esperáveis. Se 2007, 2006, foram mais quentes em BH, tudo bem, mas deve-se olhar dados históricos também.

 

3) Ah sim, a estação convencional (750m) de Goiânia não deve ser utilizada. Ela está numa localização completamente inadequada, exatamente na confluência de 2 grandes avenidas de Goiânia, onde passam milhares de carros e ônibus por dia, com asfalto (ela fica a menos de 4m do asfalto!) e prédios em volta. Ou seja, ilha de calor total, e isso não é recomendado. Já a automática fica a menos de 2km dela, mas num bairro de casas, numa área com grama (na convencional não tem grama) e mais longe do asfalto que a convencional. Fica em um 'topinho' (770m, Goiânia é plana demais). E as temperaturas lá são bem menores. Recomendo sempre utilizar a automática, porque 'temperatura de avenida' não é recomendável. Veja que não estou falando para se tentar fugir da ilha de calor. A ilha de calor de Goiânia em cima da automática é muito grande também. O problema é que a convencional está no mesmo local desde 1937 e deveria ter sido mudada de local com o crescimento da cidade, mas isso não ocorreu. Ou seja, tudo isso pra te falar: olhe a automática e verá que Goiânia esfriou tanto quanto BH: 2°C, e teve média das mínimas menores neste período. Isto é, a tal 'massa polar' não pegou, então, Goiânia de raspão.

 

 

 

Depois continuamos a discussão, está boa. Agora tenho que sair, pois daqui a pouco estou viajando para Campos do Jordão. Abraço!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Luciano, como se explica os -7 do Rio de Janeiro hoje, então ?

 

Não gosto de ser implicante, nem de duvidar de dados. Mas todos aqui sabemos da confiabilidade de um termômetro que não se sabe nem aonde fica. Sem frio em altura e tratando-se de pico fica difícil confiar neste registro. Vide o Morro da Igreja quando da estabilização da alta polar, todo mundo já sabe muito bem o que acontece.

 

Caio , concordo com você..!! No mesmo dia que os guardas do Parque registraram esses -07,2 à cerca de 2.550 metros, Maria da Fé distante em linha reta dali 45km e a 1276m deu 2 graus positivos,é a maior referencia que temos.A Noticia divulgada pelo *RJTV*, *O Globo* mais o Jornal *O Dia*.

 

Sobre os guardas que divulgaram esta marca, com certeza deve ter sido o famoso Sr. Adauto que está lá a mais de 20 anos no parque.Detalhe que os informes lá de cima , eram sempre marcas sem *décimos*, e ontem foi divulgado com décimos, ele deve ter trocado então aquele seu velho termometro de mercurio por um digital penso eu......

 

A pergunta é...Quando é que o Inmet vai colocar uma estação lá em cima pra acabar de vez com este mistério?? Aliás o Itatiaia é o Parque Estadual mais antigo do Pais.

 

SE O INMET COLOCAR, SERÁ NUM TOPO....AÍ JÁ VIU O QUE DARÁ.....

Link to comment
Share on other sites

Exatamente. De certa forma o ar "polar" (frio) saltou parte do Cone Sul e veio parar aqui no Sudeste via oceano. Eu insisto que é ar frio pois ano passado com bloqueio tivemos máximas de 26º/27° e até 28° em pleno inverno aqui em BH.

 

Em julho do ano passado, o ar em BH tinha BEM mais água que julho deste ano. PROVA:

 

Comparando os 17 primeiros dias de julho de 2007 e 2008 na Pampulha, temos:

 

2007

Umidade média: 62.20%

Temperatura média: 20.0

 

Utilizando a calculadora disponível no site http://www.lenntech.com/calculators/relative-humidity.htm , calculamos que a quantidade de água por kg de ar seria de: 9.01g

 

2008

Umidade média: 63.23%

Temperatura média: 17.9

Gramas de água por kg de ar: 8.11g!!

 

 

8.11 / 9.01 = 90%, ou seja, este ano o ar em BH tinha 10% menos água que o do ano passado.

 

Pode-se usar essa calculadora que eu passei, ou um gráfico e tal.

 

Ok. Então como vc e outros que dizem que não era ar polar explicam as máximas que tivemos hoje no Sudeste e Centro-Oeste?

 

BH: 28º C :oops:

Brasília: 28,3º C :shock:

Vitória: 30,5º C

Goiânia: 31º C

Rio: 31,2º C

 

Recordes de temperatura em praticamente todas essas capitais.

 

Duas semanas de máximas em torno de 22º C aqui em BH e não, não era ar polar mesmo, só era ar seco tropical!! Quero aquele ar seco e tropical de volta!!!!!!!!!!!!!!!!! :roll:

 

NEM PERCA TEMPO.....

Link to comment
Share on other sites

Acredito em ar polar, pois as temperaturas estavam muito baixas, mesmo durante o dia. A limpeza do céu indicava a intensa circulação marítima, que hoje, finalmente enfraqueceu, o que permitiu a entrada de névoa e a elevação da temperatura.

 

Acho que o anticiclone polar manteve suas características originais, mesmo estando sobre o mar, por dois motivos: a água do oceano deve estar mais gelada e a circulação em altitude manteve os pré-frontais mais ao sul, permitindo que a estrutura vertical da massa de ar fosse mantida.

 

Dificilmente ocorre esta situação de vários dias de sol e seca durante o inverno no SE sem que se configure um veranico. Desta vez, inclusive, houve a formação de geada em vários dias. Com massa tropical não ocorre geada em Teresópolis e Nova Friburgo.

 

NÃO ADIANTA FALAR RODOLFO. EM LATITUDES BAIXAS AS SONDAGENS NÃO PEGAM O FRIO, POIS RARAMENTE PASSA DOS 850 MB, SALVO EM ALTAS MUITO FORTES. HOUVE UM CONSTANTE FLUXO DE AR FRIO RASO VINDO PELA DIREITA E ESPALHANDO PELO BRASIL A FORA. AR SECO TROPICAL DÁ MÍNIMAS BAIXAS, MAS NÃO TÃO BAIXAS EM ÁREAS COM ALTITUDE MEDIANA E MUITO MENOS MÁXIMAS BAIXAS COM DIAS ENSOLARADOS E SECOS.

 

QTOS AOS ORGÃOS OFICIAIS....NEM COMENTO....

Link to comment
Share on other sites

QTO AOS MODELOS;

 

PELO INPE; MUITO BOAS AS CHANCES DE NEVE NA SEXTA.

 

AMERICANO SINAL AMARELO P/PARAGUAIA

 

EUROPEU, AMARELO PARA VERDE.

 

Tanto Inpe quanto Europeu reduziram os valores de pressão e potencial de frio do anticiclone, reduzindo assim as chances de neve. Aproximando-se nesse sentido dos valores do Mbar e do GFS, uma convergência infeliz para os que esperam neve, mais uma vez.

 

Para o começo de agosto voltou a apontar a bomba. Será que vem? Só o tempo dirá. Não me animo muito diante das recentes decepções.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Decepção Total!

Antes, os modelos acertavam quase tudo em maio e junho. Tínhamos o La nina, enfraquecendo.

Agora, que há neutralidade, os modelos projetam algo e ficam confusos.

Quando há Ninos ou Ninas, fica mais previsível projetar.

Mas, por enquanto, estou decepcionado!!!

Como eu disse, 2 ou 3 dias antes, é prazo para evitar ilusões.

Quem sabe um setembro de 2006 aconteça em agosto???!

Link to comment
Share on other sites

QTO AOS MODELOS;

 

PELO INPE; MUITO BOAS AS CHANCES DE NEVE NA SEXTA.

 

AMERICANO SINAL AMARELO P/PARAGUAIA

 

EUROPEU, AMARELO PARA VERDE.

 

Tanto Inpe quanto Europeu reduziram os valores de pressão e potencial de frio do anticiclone, reduzindo assim as chances de neve. Aprossimando-se nesse sentido dos valores do Mbar e do GFS, uma convergência infeliz para os que esperam neve, mais uma vez.

 

Para o começo de agosto voltou a apontar a bomba. Será que vem? Só o tempo dirá. Não me animo muito diante das recentes decepções.

 

OLHE O VALOR DA ESPESSURA, O DA ALTA NÃO TEM TANTA IMPORTÂNCIA, PELOS DADOS DE HOJE 0Z, ESTA ALTA EQUIVALE A UMA DE 1032/34, POIS A ESPESSURA ESTÁ BEM BAIXA, QUASE 5440 EM S.JOAQUIM, ISTO É O QUE IMPORTA, ALÉM DO VALOR DA TEMPERATURA QUE ESTARÁ POR VOLTA DOS 0ºC. SERIA ENTRE A NOITE DE 24 E MADRUGADA/MANHÃ DE 25, PELO INPE DAS 0Z.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.