Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Julho de 2008


Recommended Posts

Alguem daqui do Sudeste, se lembra de algum ano, em que tivemos temperaturas tão baixas como as dos últimos dias, numa situação de bloqueio???

Sinceramente, não me lembro; ano passado tambem passamos por tais bloqueios, só que a temperatura variava entre 12/15 e 28/30; esse anos estamos com uma sequencia de mínimas na casa dos 5/6 graus e as máximas não passam dos 25 graus.

Essa é uma situação nova para mim.

 

TIRANDO AS IRONIAS DO ALEXANDRE, POR ISSO QUE ESTÁ FRIO, ERA AR SECO DE OIRGEM POLAR QUE ESTAVA ATUANDO NO SUDESTE E ALHURES, AGORA QUE PERDEU O SUPORTE SOBE AS MÍNIMAS, FORA OS LOCAIS DE MICRO-CLIMA ONDE AINDA SOBRA UM POUCO DE AR FRIO, POR SER MAIS DENSO, LEVA MAIS TEMPO PARA SAIR. AS MÁXIMAS QUE ESTAVAM PERTO DOS 30, AGORA COM O AR TROPICAL E SECO VÃO FACILMENTE A 35/40ºC NOS LOCAIS QUENTES E 18/23 NOS MAIS FRIOS, NÃO VÃO CHEGAR AOS 50, AFINAL NÃO É DESERTO!! AGORA O UMBIGO SOBE PARA SC/PR E SUDESTE.....NÃO RESISTÍ :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alguem daqui do Sudeste, se lembra de algum ano, em que tivemos temperaturas tão baixas como as dos últimos dias, numa situação de bloqueio???

Sinceramente, não me lembro; ano passado tambem passamos por tais bloqueios, só que a temperatura variava entre 12/15 e 28/30; esse anos estamos com uma sequencia de mínimas na casa dos 5/6 graus e as máximas não passam dos 25 graus.

Essa é uma situação nova para mim.

 

Talvez possa ser porque esse bloqueio durou mais tempo.

Link to comment
Share on other sites

tkr, qual o seu nome? O ar frio chegou a atuar até mesmo no piauí e no maranhão.

Quanto a BH x Goiânia: as temperaturas registradas nessas cidades foram parecidas com as registradas em algumas cidades na região Sul, portanto eu acho que neste "onda de frio" (para o Brasil) ou "onda de calor" (para o Sul) os graus de latitude não fizeram muita diferença.

Link to comment
Share on other sites

Túlio.

 

Pois é, isso que eu quero dizer. Não deve ser ar polar. Acredito que não há dinâmica de ar polar como essa: que sai da Antarctica, vem pelo oceano, entra pelo sudeste, vai até o Centro-Oeste, Piauí e Maranhão, esfriando tudo, por 14 dias seguidos, com grande amplitude térmica diária.

 

A dinâmica é muito mais de ar seco.

 

Da mesma forma que BH registrou 'incríveis 22°C de máxima' com céu limpo agora em julho, o que na verdade é apenas 2,6°C abaixo da média para julho (24,6°C, de acordo com o Inmet), Goiânia também registrou incríveis 26,3°C de máxima com céu limpo, o que é 2,6°C abaixo da sua média para julho.

Link to comment
Share on other sites

Túlio, posso sugerir que coloques o seu nome como apelido ao invés de "tkr", como a maioria dos Bazianos já faz. Mas isso é palpite, acho mais legal a gente se tratar pelo nome de fato ao invés de apelidos misteriosos.

 

Eu não vejo que o Brasil ficou sob o ar polar durante 14 dias. No meu entender, foi apenas no começo dessa semana que o ar frio veio reforçar a alta. Mas nada de excepcional.

Como eu disse em mensagem anterior, as mínimas significativamente baixas são frutos do ar frio E seco, houvesse mais umidade essa "onda de frio" passaria praticamente em branco.

Link to comment
Share on other sites

De fato, pro Rio Grande do Sul pode até ser ar quente e seco mesmo, mas DEFINITIVAMENTE aqui para o Sudeste, esta alta pressão configura-se de outra maneira....é esquisito, é como se fosse uma massa de ar frio e quente ao mesmo tempo, depende de qual lugar você esteja :lol: :lol:

 

É QUE EM LATITUDES BAIXAS, O AR POLAR VAI PERDENDO AS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS, VAI FICANDO MAIS "RASO" E OBVIAMENTE QUE DURANTE O DIA O CALOR AINDA ESTARÁ PRESENTE, MAS EM MENOR INTENSIDADE. AS MÍNIMAS É QUE SOFREM UMA MUDANÇA MAIS RADICAL. TANTO QUE DE AMANHÃ EM DIANTE VÃO SUBIR BEM NA MAIOR PARTE DO BRASIL.

 

COM O DESLOCAMNETO PARA LESTE E A PERDA DO FLUXO DE SUL QUE HAVIA, TORNA-SE UMA ALTA TROPICAL E COMAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, MAIS ÚMIDA NO LITORAL E MAIS SECA NO INTERIOR, QUE ESTÁ AVANÇANDO PELA ARGENTINA, URUGUAI E AGORA EM BOA PARTE DO SUL. LOGO, LOGO, VÃO VOLTAR AS MÁXIMAS DE 33/36ºC NO INTERIOR DO BRASIL E MÍNIMAS ENTRE 12/16 NA MAIOR PARTE, NO NORTE ENTRE 18/22 E 33/35, ISTO É AR TROPICAL SECO.

Link to comment
Share on other sites

Mas, convenhamos, Alexandre: a quantidade de calor contida por uma parcel de ar úmido a 16 graus, é muito maior que a contida por uma parcela de ar seco a 16 graus.

 

Por isso que esto dizendo que as madrugadas têm sido frias por causa de AR SECO e NÃO POLAR !!!

 

Entao... sobre a questao anterior: e se a alta polar está perto da costa africana e a lingua de ar frio vem pelo oceano fazendo uma curva anti-horaria, nao é um modo criativo do ar polar atingir o Sudeste e a Bahia de cheio, pegando o RS já na regiao onde se transforma em ar com propriedades quentes? :wink:

Lá no Atlantico Sul ele é um ar polar umido. Entao ele entra provocando tempo sacal em Piatã (quase 50 mm de chuva no mes, contra cerca de 0 aqui) e vai se aquecendo.

Neste aquecimento, ele absorve calor latente de evaporaçao, sofre um certo aquecimento adicional apos absorver este calor especifico, e ao chegar ao RS, ele sofreu os efeitos da viagem por latitudes mais baixas, é verdade, mas nao libera calor latente de condensaçao.

 

NÃO ADIANTA, ASSIM COMO NÃO VAMOS CONVECÊ-LO, O MESMO PARA OS OUTROS....

 

AFINAL TEMOS FONTE DE AR FRIO NÃO POLAR QUE VEM DA REGIÃO EQUATORIAL E TROPICAL TAMBÉM.....SÓ NÃO SEI DE ONDE, MAS TUDO BEM......

 

NO HEMISFÉRIO NORTE, POR TER MUITA TERRA EM LATITUDES ALTAS, NO VERÃO, GERA MASSAS DE AR QUENTES QUE NÃO SÃO DE ORIGEM TROPICAL, O QUE EXPLICA O FORTE CALOR NO CURTO VERÃO DA SIBÉRIA, AGORA NO HS, JÁ NÃO TEM ESTA SITUAÇÃO, O AR QUENTE QUE APARECER NA COSTA DO POLO SUL SERÁ DE ORIGEM TROPICAL E VICE-VERÇA.

 

PODES TER UMA BAIXA DE 1030 OU UMA ALTA DE 990, TUDO DEPENDE DE ONDE ESTÁ A MASSA DE AR. OBVIAMENTE NÃO APARECERÁ NUMA SONDAGEM FEITA NO SUL DO PIAUÍ UMA TEMPERATURA EM 850 DE 8/10ºC ASSIM COMO NÃO TERÁ 20/22ºC NA COSTA DO POLO SUL.... A SONDAGEM+ AQUILO QUE ESTÁ ENTRE OS OMBROS É QUE DEFINI O QUADRO SINÓTICO....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A situação é complexa..., porém darei-me o trabalho e prazer de analisá-la para depois trabalharmos encima dela.

 

 

As massas polares, ainda com suas digamos "fortes características" têm desviado em latitudes maiores (mais ao Sul do que B. Aires) para o oceano.

 

No lugar delas, têm vindo massas de ar quente/ seco para o centro/Norte da Argentina, Paraguai, Uruguai, RS, Oeste de SC e PR.

 

Por outro lado, o continente conforme vai "subindo para Norte", vai indo para Leste, mesma direção das massas polares, que têm sido deslocadas abaixo!

 

Mais: Conforme o Ronaldo falou, há uma sequência de massas polares que vêm alimentando toda esta dinâmica atual, mantendo o Sudeste frio, RS, Oeste de SC/PR mais quentes!

 

As conclusões que eu chego dessa situação são várias e produtivas!

 

1) A Climatológica do RS é muito parecida com, por exemplo, B. Aires. Ambas têm tido anomalias nas mínimas (principalmente), pela ausência de invasões polares características, e chuvas abaixo da média.

 

2) Curitiba têm experimentado médias mínimas excelentes neste Julho. Veja bem: não pontuais! Médias... Fato que indiscutivelmente a coloca como cidade privilegiada por ter médias mínimas excelentes, por uma certa "secura" no miolo do inverno, o que perfeitamente pode enquadrá-la como mix de subtropicalxtropical altitude. Todavia, têm experimentado máximas acima da média, devido a falta de chuva e massas polares "características", que está abaixo da média também. Não têm tido mínimas absolutas "baixas" por causa disso tbém (abaixo de zero).

 

3) Santos/SP têm tido tardes mais quentes que o RJ, embora estejam na mesma altitude. Fato que mostra que o "grosso" da massa de origem polar está mais ao Norte.

 

não vou nem me dar ao trabalho de responder ao item 2.

Absolutally bullshit...

Link to comment
Share on other sites

Mas como o ar é frio se nao é polar? Entao o ar pra ser polar tem que fazer uma conexao direta Polo Sul-Sul do Brasil? O fato dele estar no

Atlantico Sul em alta latitude, mantendo sua temperatura baixa, nao o credencia como ar polar?

 

PODEMOS TER ALTA POLAR ATINGINDO O SUDESTE SEM PASSAR PELO SUL, BASTA ELA SUBIR SOBRE O ATLÂNTICO E ATINGIRÁ EM CHEIO O SUDESTE COM VENTOS DE SUL/SUDESTE E O LADO ESQUERDO, MAIS QUENTE, ATINGE O SUL, ISSO ACONTECE ALGUMAS VEZES/ANO. O FORMATO DA AMÉRICA DO SUL PERMITE ISTO.

ASSIM COMO PODEMOS TER UMA MASSA DE AR POLAR ATINGIR O SUL SEM PASSAR POR BOA PARTE DA ARGENTINA E NEM VIR DO PACÍFICO, MUITO RARO, MAS ACONTECE....

Link to comment
Share on other sites

AFINAL TEMOS FONTE DE AR FRIO NÃO POLAR QUE VEM DA REGIÃO EQUATORIAL E TROPICAL TAMBÉM.....SÓ NÃO SEI DE ONDE, MAS TUDO BEM......

 

NO HEMISFÉRIO NORTE, POR TER MUITA TERRA EM LATITUDES ALTAS, NO VERÃO, GERA MASSAS DE AR QUENTES QUE NÃO SÃO DE ORIGEM TROPICAL, O QUE EXPLICA O FORTE CALOR NO CURTO VERÃO DA SIBÉRIA, AGORA NO HS, JÁ NÃO TEM ESTA SITUAÇÃO, O AR QUENTE QUE APARECER NA COSTA DO POLO SUL SERÁ DE ORIGEM TROPICAL E VICE-VERÇA.

 

Não é verdade. A perda por radiação também é fonte de frio! Não fosse isso, Bogotá nunca pegaria -3°C, nem 7°C que pega todos os dias.

 

Tanto em altitudes grandes como em locais secos, há uma perda de calor muito rápida por radiação, o que leva ao esfriamento SEM massa de ar polar atuando. Isso acontece claramente nos desertos, como disse o Alexandre, mas ocorre também aqui no cerrado e em qualquer local seco. E ocorre principalmente no inverno, porque a inclinação do sol é menor e os dias duram menos, ou seja, o ar seco esquenta menos durante o dia e esfria muito a noite.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pode não ser polar, mas é ar frio, vai dizer que com mínimas perto de 0º, é ar quente????

 

PERFEITO, ASSIM COMO FALAR EM VERANICO, AMANHECENDO COM GEADA FORTE E MÍNIMAS ATÉ NEGATIVAS....

 

ONTEM, INFORMAÇÃO DO CARLINHOS DA RÁDIOS, NO FIM DO MÊS TEREI OS DADOS, NEGATIVOU NO LUIZINHO OU INVERNADINHA, LOCALIDADES DO INTERIOR, ONDE CHEGOU A -3 E CONGELOU POÇAS DÁGUA!

Link to comment
Share on other sites

PODEMOS TER ALTA POLAR ATINGINDO O SUDESTE SEM PASSAR PELO SUL, BASTA ELA SUBIR SOBRE O ATLÂNTICO E ATINGIRÁ EM CHEIO O SUDESTE COM VENTOS DE SUL/SUDESTE E O LADO ESQUERDO, MAIS QUENTE, ATINGE O SUL, ISSO ACONTECE ALGUMAS VEZES/ANO. O FORMATO DA AMÉRICA DO SUL PERMITE ISTO.

ASSIM COMO PODEMOS TER UMA MASSA DE AR POLAR ATINGIR O SUL SEM PASSAR POR BOA PARTE DA ARGENTINA E NEM VIR DO PACÍFICO, MUITO RARO, MAS ACONTECE....

 

Então como que cidades LONGE do litoral, como as goianas, esfriaram tnato quanto ou até MAIS que muitas cidades do sudeste, mais próximas do litoral, se segundo a lógica da massa polar, as cidades mais próximas ao litoral deveriam pegar o ar frio com mais força.

Link to comment
Share on other sites

Tem muito lugar na região Serrana do Rio que não está passando dos 18°C a DIAS!!!! Então, na minha opinião, isso é AR FRIO SIM!!! ´Tivemos minimas negativas em várias regiões do ESTADO. Dizer que isso não é AR FRIO e forçar demais a barra.

 

Meu, tu não leste o que escrevi algumas mensagens atrás ?? Caso não tenha lido, vai ler. Sobre parte do Nordeste e parte do Sudeste existia ar frio e seco durante a semana. Ponto !!!!!! Sobre o Sul e o Centro-Oeste havia ar quente e seco !!! O mapa do campo de 850 de temperatura que postei na manhã de quarta com a análise das nove da noite de terça era muito claro nesse sentido. Não tinha ar frio sobre o Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.

 

analise1607hl0.jpg

 

 

MAS CLARO QUE ESTE MAPA NÃO HÁ!!! OLHE A LÍNGUA DE AR FRIO VINDA DO SUL/POLO, PELA DIREITA E ESPALHANDO PELO BRASIL. COMO ESTAMOS EM REGIÃO TROPICAL É ÓBVIO QUE O LADO ESQUERDO ESTARÁ COM TEMPERATURAS BEM MAIS ALTAS QUE A DIREITA, MAS É A MESMA MASSA DE AR POLAR JÁ EM FASE DE TRANSIÇÃO, HOJE NÃO VERÁS ESTA LINGUA DE AR FRIO ALIMENTANDO A ALTA, POIS ELA JÁ SE TRANSFORMOU EM TROPICAL E COMO O AR FRIO É "PESADO", AINDA HAVERÁ LOCAIS COM MÍNIMAS BAIXAS , MAS AS MÁXIMAS SUBIRÃO BEM MAIS. O MESMO ACONTECE NAS ALTAS LATIDUDES, A DIREITAS TENS LINHAS DE -10/-15/-20 E A ESQUERDA LINHAS DE -5/0/5ºC, MAS QUE PERTENCEM A MESMA MASSA DE AR...

Link to comment
Share on other sites

Tanto em altitudes grandes como em locais secos, há uma perda de calor muito rápida por radiação, o que leva ao esfriamento SEM massa de ar polar atuando. Isso acontece claramente nos desertos, como disse o Alexandre, mas ocorre também aqui no cerrado e em qualquer local seco. E ocorre principalmente no inverno, porque a inclinação do sol é menor e os dias duram menos, ou seja, o ar seco esquenta menos durante o dia e esfria muito a noite.

 

Uma mente iluminada !!!!!

 

Poxa, será que as pessoas não estão se dando conta que a perda radioativa tem sido extraordinária ?????? Que estamos no inverno, com menos horas de sol e angulo de inclinação distinto do verão ??? Que se esta mesma massa de ar fosse úmida ao invés de seca, as mínimas seriam muito altas e ninguém estaria sequer cogitando de massa de ar polar ?

 

Uma pergunta aos bazianos que lêem tudo que é site de Meteorologia: Alguém viu algum instituto oficial ou empresa privada, por qualquer que seja, atribuir as mínimas baixas dos últimos DEZ DIAS a uma MASSA DE AR POLAR ? Ninguém !!!!

Link to comment
Share on other sites

Tem muito lugar na região Serrana do Rio que não está passando dos 18°C a DIAS!!!! Então, na minha opinião, isso é AR FRIO SIM!!! ´Tivemos minimas negativas em várias regiões do ESTADO. Dizer que isso não é AR FRIO e forçar demais a barra.

 

Meu, tu não leste o que escrevi algumas mensagens atrás ?? Caso não tenha lido, vai ler. Sobre parte do Nordeste e parte do Sudeste existia ar frio e seco durante a semana. Ponto !!!!!! Sobre o Sul e o Centro-Oeste havia ar quente e seco !!! O mapa do campo de 850 de temperatura que postei na manhã de quarta com a análise das nove da noite de terça era muito claro nesse sentido. Não tinha ar frio sobre o Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.

 

analise1607hl0.jpg

 

 

MAS CLARO QUE ESTE MAPA NÃO HÁ!!! OLHE A LÍNGUA DE AR FRIO VINDA DO SUL/POLO, PELA DIREITA E ESPALHANDO PELO BRASIL. COMO ESTAMOS EM REGIÃO TROPICAL É ÓBVIO QUE O LADO ESQUERDO ESTARÁ COM TEMPERATURAS BEM MAIS ALTAS QUE A DIREITA, MAS É A MESMA MASSA DE AR POLAR JÁ EM FASE DE TRANSIÇÃO, HOJE NÃO VERÁS ESTA LINGUA DE AR FRIO ALIMENTANDO A ALTA, POIS ELA JÁ SE TRANSFORMOU EM TROPICAL E COMO O AR FRIO É "PESADO", AINDA HAVERÁ LOCAIS COM MÍNIMAS BAIXAS , MAS AS MÁXIMAS SUBIRÃO BEM MAIS. O MESMO ACONTECE NAS ALTAS LATIDUDES, A DIREITAS TENS LINHAS DE -10/-15/-20 E A ESQUERDA LINHAS DE -5/0/5ºC, MAS QUE PERTENCEM A MESMA MASSA DE AR...

 

A língua de ar frio (não polar) que avançava para o Nordeste do Brasil decorrer da alta persistente na região. As linhas de corrente mostram que o movimento é zonal (oeste para leste). Não há fluxo de ar frio do pólo para a costa do Nordeste. Vejam o desenho da onda pelo jato.

 

onda1807uk8.jpg

 

Lembrando que esta imagem não é de agora nem de ontem, mas da segunda-feira.

Link to comment
Share on other sites

Boletim do CIRAM:

 

Dias de verão e noites de inverno

 

17/07/2008

 

O estado de Santa Catarina está apresentando dias de inverno marcados por uma amplitude térmica, diferença entre a temperatura mínima e máxima, bastante significativa. A exemplo de Rio Negrinho, no Planalto Norte, nesta manhã a temperatura mínima foi de 1,8°C e a máxima chegou a 23,4°C. Na Grande Florianópolis, pela manhã os termômetros registravam 14,6°C e a máxima no período da tarde chegou a 29,4°C.

 

Esse fenômeno ocorre porque com pouco vapor d'água próximo a superfície a radiação de ondas curtas como a Infravermelho não é muito filtrada e com isso as temperaturas sobem rapidamente durante o dia. Por outro lado, não há vapor d'água suficiente para manter as temperaturas no período noturno. Com isso a perda radiativa é muito grande e em conseqüência as madrugadas ficam frias.

 

Janaína Laurindo – Estagiária de Jornalismo / Maurici Monteiro - Meteorologista

 

INTERESSANTE, COMO É QUE EM ÉPOCAS DE AR SECO CAMPO GRANDE TEM MÍNIMA DE 15/17 E MÁXIMA DE 35/37 E EM OUTRAS MÍNIMAS DE 8/10 E MÁXIMAS DE 28/30....O QUE MUDOU, FOI A ORIGEM DESTE AR SECO, UM ERA TROPICAL O OUTRO ERA POLAR E ISTO NÃO VAI APARECER NA SONDAGEM...

 

NO SAARA, AO NORTE, PODES TER NOITES COM FRIO DE 0/5ºC APENAS DEVIDO AO AR SECO E NOITES DE -10 DEVIDO AO SECO DE ORIGEM POLAR QUE VEM DA EUROPA....

 

PORQUE RORAIMA NÃO TEM MÍNIMA DE 15/17 NA ESTAÇÃO SECA, QDO O AR É TROPICAL E MUITO SECO, PORQUE NÃO VEIO DE ORIGEM FRIA/POLAR.....

Link to comment
Share on other sites

Então como que cidades LONGE do litoral, como as goianas, esfriaram tnato quanto ou até MAIS que muitas cidades do sudeste, mais próximas do litoral, se segundo a lógica da massa polar, as cidades mais próximas ao litoral deveriam pegar o ar frio com mais força.

 

Mas pegou com força, ontem deu 10 graus em Santos, a menor temperatura em 3 anos..Acho que isso representa alguma coisa..!!

 

Por que Carlinhos caiu tanto ? Porque a umidade aí em cima era extraordináriamente baixa como raramente se vê na costa de São Paulo!!! Olha a análise do modelo de ontem à noite e observa a mancha de ar incrivelmente seco na costa do Sul e do Sudeste, o que explica o fato da região de Joinville/Itapoá ter registrado uma mínima muito baixa hoje (5 graus), apesar da massa "tropicalizada" (palavras do Ronaldo).

 

seco1807dh0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sobre parte do Nordeste e parte do Sudeste existia ar frio e seco durante a semana. Ponto !!!!!! Sobre o Sul e o Centro-Oeste havia ar quente e seco !!! O mapa do campo de 850 de temperatura que postei na manhã de quarta com a análise das nove da noite de terça era muito claro nesse sentido. Não tinha ar frio sobre o Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.

 

analise1607hl0.jpg

 

Tulio, acho que esse mapa postado pelo Alexandre ilustra bem o que eu disse.

 

E é claro que se tratava de ar frio, caso contrário não teríamos geada na Mantiqueira e mínimas de 8°C em BH por dias seguidos. Ou vc acha que todo bloqueio de alta pressão sobre a região é capaz de resultar nisso? Fosse assim o inverno de 2007 teria sido excelente por aqui. Outra coisa: secura não é uma prerrogativa de ar tropical, ar polar também pode ser seco, como o foi agora.

 

Ah..e nesse episódio a latitude pouco importou mas sim a proximidade do oceano (já que o centro da alta estava lá). Goiânia deve ter pegado um sopro de ar frio tb, bem menos que BH. Pq as anomalias entre as duas é igual então? Ilha de calor talvez...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Se com ar polar as máximas passam dos 30 graus, imagine com ar quente. Vai a 50 !!! :wink:
Não sei aí no Rio Grande, mas aqui em Blumenau facilmente passam dos 40°C ;)

 

No meu ponto de vista, o Sul, em especial o leste de SC e PR, TINHA influência do ar frio, de origem polar, e seco que entrou 'através' da alta no centro-leste do Brasil, conforme a imagem apresentada pelo Ronaldo.

Ora, não fosse isso Blumenau não apresentaria durante alguns dias seguidos máximas entre 20°C/25°C. CORRETO, TANTO QUE NO INTERIOR DE SC AS MÁXIMAS FICARAM ENTRE 17/22 E NO RS, JÁ TROPICALIZADO, 28/30.

 

Foi, sim, a influência do ar frio que fez boa parte do Brasil alcançar mínimas respeitosas. Claro não teriam sido tão respeitosas o ar não tivesse tão seco.

 

Mas veja bem, eu disse TINHA. Essa alta se tropicalizou entre anteontem e ontem e agora, o Alexandre tem toda razão em dizer que as mínimas são quase de exclusiva ação do ar seco. Basta notar que - ao menos na Região Sul - as mínimas de hoje já estão se mostrando maiores que ontem que, por sua vez, foram um pouco maiores que anteontem. Também as máximas estão assim. CORRETO EM TERMOS, PORQUE TEM MÍNIMAS AINDA BAIXA??? POIS NA TROPICALIZAÇÃO O AR FRIO RESIDUAL É MAIS DENSO E AINDA INFLUENCIA NOS MICRO-CLIMAS, COMO NO VALE DO RIO ITAJAÍ, EM ÁREAS ONDE ELE NÃO TEM COMO ACUMULAR O AR QUENTE JÁ VAI MOSTRANDO OS SEUS EFEITOS....

 

Para o oeste da Região Sul, o RS quase inteiro, Uruguai e Argentina o papo é outro. Havia e praticamente não mais hay uma massa de ar quente e seca. O ar frio não "pulou" o Rio Grande, a questão é que ele não "chegou" no Rio Grande, pois de uma maneira muito estranha a alta no centro do Brasil estava sendo "alimentada" com o ar frio. Soa até engraçado falar que o "ar polar entrou pelo norte" :lol: CORRETO.

 

Trocando em miúdos, de uma maneira BEM simplista as temperaturas nos seguintes dias foram influenciadas por:

Dias 14 e 15: 50% ar frio, 50% ar seco

Dias 16 e 17: 30% ar frio, 70% ar seco

Hoje: 100% ar seco COM RESÍDUO DO AR FRIO ORIGIANAL....

 

Essa """análise""" não vale pro Rio Grande pois, tampouco teve ar frio, muito menos sofre hoje influência do ar seco, pois a nova FF já está a formar-se.

Link to comment
Share on other sites

 

INTERESSANTE, COMO É QUE EM ÉPOCAS DE AR SECO CAMPO GRANDE TEM MÍNIMA DE 15/17 E MÁXIMA DE 35/37 E EM OUTRAS MÍNIMAS DE 8/10 E MÁXIMAS DE 28/30....O QUE MUDOU, FOI A ORIGEM DESTE AR SECO, UM ERA TROPICAL O OUTRO ERA POLAR E ISTO NÃO VAI APARECER NA SONDAGEM...

 

NO SAARA, AO NORTE, PODES TER NOITES COM FRIO DE 0/5ºC APENAS DEVIDO AO AR SECO E NOITES DE -10 DEVIDO AO SECO DE ORIGEM POLAR QUE VEM DA EUROPA....

 

PORQUE RORAIMA NÃO TEM MÍNIMA DE 15/17 NA ESTAÇÃO SECA, QDO O AR É TROPICAL E MUITO SECO, PORQUE NÃO VEIO DE ORIGEM FRIA/POLAR.....

 

Muito simples, meu caro Ronaldo. Tu estás no auge do inverno, o período com menor número de horas de sol do ano. Coloca esta mesma massa, com caracter;isticas idênticas em 15 de janeiro, e verás o resultado. Roraima está na faixa equatorial e não sofre a influência de ar frio. Mais. Jamais sofre a influência de massas de ar muito secas como esta por estar na faixa de influência da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

Campos do Jordão SP (Horto) : -00,2

General Carneiro PR : 00,7

Poços de Caldas MG (Aero) : 01,0

Caldas MG : 01,3

Monte Verde MG : 01,5

Maria da Fé MG : 01,9

Castro PR (Aut) : 02,5

Campos do Jordão SP (Aut) : 03,3

Caçador SC : 03,7

Florestal MG : 03,8

São João Del-Rey MG : 03,8

Barbacena MG (Aero) : 04,0

Piraçununga SP (Base Aerea) : 05,0

São Joaquim SC (Aut) : 08,9

São José dos Ausentes RS : 11,8

 

ESTÃO SUBINDO, COMO DISSE, PERDEU O SUPORTE QUE VINA DO SUL, MAS QUE NAS SONDAGENS DAQUI NÃO APARECEM, TERIA QUE TER SONDAGEM NO LADO DIREITO, NO LADO ESQUERDO MOSTRA A ENTRADA DE AR QUENTE.

Link to comment
Share on other sites

Entendo que o fato inusitado foi ocorrer um bloqueio, mas as temperaturas permanecerem próximas a média no Centro e parte do Sul do Brasil, visto que os bloqueios (pelo menos os mais recentes) causavam temperatura acima da média. A explicação que entendi foi a de que houve realimentação do ar frio, mas isso não ocorria nos eventos anteriores?

Essa situação lembra muito os dados antigos, fim do século XIX e início do séc. XX, aqueles em que muita gente estranhava o fato de fazer mínimas baixíssimas e máximas até altas no mesmo dia em cidades dos estados de SP e PR.

Link to comment
Share on other sites

Tulio, acho que esse mapa postado pelo Alexandre ilustra bem o que eu disse.

 

E é claro que se tratava de ar frio, caso contrário não teríamos geada na Mantiqueira e mínimas de 8°C em BH por dias seguidos. Ou vc acha que todo bloqueio de alta pressão sobre a região é capaz de resultar nisso? Fosse assim o inverno de 2007 teria sido excelente por aqui. Outra coisa: secura não é uma prerrogativa de ar tropical, ar polar também pode ser seco, como o foi agora.

 

Ah..e nesse episódio a latitude pouco importou mas sim a proximidade do oceano (já que o centro da alta estava lá). Goiânia deve ter pegado um sopro de ar frio tb, bem menos que BH. Pq as anomalias entre as duas é igual então? Ilha de calor talvez...

 

Justamente, Goiânia teve MÉDIA DAS MÍNIMAS MENOR que BH! Que ar polar é esse, que esfria o que está mais longe e mais baixo mais intensamente?

 

É claro que se trata de ar seco apenas, que esquenta durante o dia, esfria muito a noite. Goiânia pode esquentar mais que BH durante o dia, mas esfria mais a noite. Por quê? Porque é mais seca. Cadê o ar polar nessa situação?

Link to comment
Share on other sites

analise1607hl0.jpg

 

 

MAS CLARO QUE ESTE MAPA NÃO HÁ!!! OLHE A LÍNGUA DE AR FRIO VINDA DO SUL/POLO, PELA DIREITA E ESPALHANDO PELO BRASIL.

 

Pergunta pra deixar tudo muito claro:

 

Por que então o "ar frio polar" não trouxe mínimas baixas para as capitais nordestinas, que estavam muito mais próximas do ar frio oceânico, enquanto no extremo oeste da região, quase nos limites com os estados do Centro-Oeste e Sudeste, fez frio à noite ?

 

Ar seco é a resposta. A costa nordestina é umidade e o sertão muito seco. Aí vão me provocar dizendo que Santos está na costa e fez frio. Sim, mas havia ar muito seco sobre a região da Baixada Santista, o que em nenhum momento ocorreu na costa do Nordeste, e ainda por cima Santos tem uma Serra ao lado, o que não ocorre em nenhuma capital nordestina.

Link to comment
Share on other sites

AFINAL TEMOS FONTE DE AR FRIO NÃO POLAR QUE VEM DA REGIÃO EQUATORIAL E TROPICAL TAMBÉM.....SÓ NÃO SEI DE ONDE, MAS TUDO BEM......

 

NO HEMISFÉRIO NORTE, POR TER MUITA TERRA EM LATITUDES ALTAS, NO VERÃO, GERA MASSAS DE AR QUENTES QUE NÃO SÃO DE ORIGEM TROPICAL, O QUE EXPLICA O FORTE CALOR NO CURTO VERÃO DA SIBÉRIA, AGORA NO HS, JÁ NÃO TEM ESTA SITUAÇÃO, O AR QUENTE QUE APARECER NA COSTA DO POLO SUL SERÁ DE ORIGEM TROPICAL E VICE-VERÇA.

 

Não é verdade. A perda por radiação também é fonte de frio! Não fosse isso, Bogotá nunca pegaria -3°C, nem 7°C que pega todos os dias.

 

Tanto em altitudes grandes como em locais secos, há uma perda de calor muito rápida por radiação, o que leva ao esfriamento SEM massa de ar polar atuando. Isso acontece claramente nos desertos, como disse o Alexandre, mas ocorre também aqui no cerrado e em qualquer local seco. E ocorre principalmente no inverno, porque a inclinação do sol é menor e os dias duram menos, ou seja, o ar seco esquenta menos durante o dia e esfria muito a noite.

 

UMA CIDADE A 2500/3000 É ÓBVIO QUE ISTO ACONTECE.........

Link to comment
Share on other sites

PORQUE RORAIMA NÃO TEM MÍNIMA DE 15/17 NA ESTAÇÃO SECA, QDO O AR É TROPICAL E MUITO SECO, PORQUE NÃO VEIO DE ORIGEM FRIA/POLAR.....

 

A inclinação do sol e a duração do dia não variam quase nada durante o ano em Roraima, fora que lá é Zona Equatorial, ou seja, não sofre influencia de ar seco quase nunca.

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

Campos do Jordão SP (Horto) : -00,2

General Carneiro PR : 00,7

Poços de Caldas MG (Aero) : 01,0

Caldas MG : 01,3

Monte Verde MG : 01,5

Maria da Fé MG : 01,9

Castro PR (Aut) : 02,5

Campos do Jordão SP (Aut) : 03,3

Caçador SC : 03,7

Florestal MG : 03,8

São João Del-Rey MG : 03,8

Barbacena MG (Aero) : 04,0

Piraçununga SP (Base Aerea) : 05,0

São Joaquim SC (Aut) : 08,9

São José dos Ausentes RS : 11,8

 

ESTÃO SUBINDO, COMO DISSE, PERDEU O SUPORTE QUE VINA DO SUL, MAS QUE NAS SONDAGENS DAQUI NÃO APARECEM, TERIA QUE TER SONDAGEM NO LADO DIREITO, NO LADO ESQUERDO MOSTRA A ENTRADA DE AR QUENTE.

 

Enquanto o ar estiver muito seco no Sudeste, independente se for ar frio polar ou ar quente vindo do inferno, as mínimas seguirão muito vaixas nestas cidades como Caldas, Campos do Jordão, etc.

Link to comment
Share on other sites

AFINAL TEMOS FONTE DE AR FRIO NÃO POLAR QUE VEM DA REGIÃO EQUATORIAL E TROPICAL TAMBÉM.....SÓ NÃO SEI DE ONDE, MAS TUDO BEM......

 

NO HEMISFÉRIO NORTE, POR TER MUITA TERRA EM LATITUDES ALTAS, NO VERÃO, GERA MASSAS DE AR QUENTES QUE NÃO SÃO DE ORIGEM TROPICAL, O QUE EXPLICA O FORTE CALOR NO CURTO VERÃO DA SIBÉRIA, AGORA NO HS, JÁ NÃO TEM ESTA SITUAÇÃO, O AR QUENTE QUE APARECER NA COSTA DO POLO SUL SERÁ DE ORIGEM TROPICAL E VICE-VERÇA.

 

Não é verdade. A perda por radiação também é fonte de frio! Não fosse isso, Bogotá nunca pegaria -3°C, nem 7°C que pega todos os dias.

 

Tanto em altitudes grandes como em locais secos, há uma perda de calor muito rápida por radiação, o que leva ao esfriamento SEM massa de ar polar atuando. Isso acontece claramente nos desertos, como disse o Alexandre, mas ocorre também aqui no cerrado e em qualquer local seco. E ocorre principalmente no inverno, porque a inclinação do sol é menor e os dias duram menos, ou seja, o ar seco esquenta menos durante o dia e esfria muito a noite.

 

UMA CIDADE A 2500/3000 É ÓBVIO QUE ISTO ACONTECE.........

 

JUSTAMENTE. E O PRINCÍPIO NÃO É O MESMO???

Link to comment
Share on other sites

PODEMOS TER ALTA POLAR ATINGINDO O SUDESTE SEM PASSAR PELO SUL, BASTA ELA SUBIR SOBRE O ATLÂNTICO E ATINGIRÁ EM CHEIO O SUDESTE COM VENTOS DE SUL/SUDESTE E O LADO ESQUERDO, MAIS QUENTE, ATINGE O SUL, ISSO ACONTECE ALGUMAS VEZES/ANO. O FORMATO DA AMÉRICA DO SUL PERMITE ISTO.

ASSIM COMO PODEMOS TER UMA MASSA DE AR POLAR ATINGIR O SUL SEM PASSAR POR BOA PARTE DA ARGENTINA E NEM VIR DO PACÍFICO, MUITO RARO, MAS ACONTECE....

 

Então como que cidades LONGE do litoral, como as goianas, esfriaram tnato quanto ou até MAIS que muitas cidades do sudeste, mais próximas do litoral, se segundo a lógica da massa polar, as cidades mais próximas ao litoral deveriam pegar o ar frio com mais força.

 

 

 

O MAR NÃO DEIXA QUE ESFRIE MUITO OU AQUEÇA MUITO APENAS POR ISSO.....MAS TER 10/11ºC EM SANTOS É BEM RELEVANTE COMO TER 6/8 EM GOIANIA.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

PORQUE RORAIMA NÃO TEM MÍNIMA DE 15/17 NA ESTAÇÃO SECA, QDO O AR É TROPICAL E MUITO SECO, PORQUE NÃO VEIO DE ORIGEM FRIA/POLAR.....

 

A inclinação do sol e a duração do dia não variam quase nada durante o ano em Roraima, fora que lá é Zona Equatorial, ou seja, não sofre influencia de ar seco quase nunca.

 

Justo, por isso Roraima não tem frio, exceto nas montanhas.

Link to comment
Share on other sites

PODEMOS TER ALTA POLAR ATINGINDO O SUDESTE SEM PASSAR PELO SUL, BASTA ELA SUBIR SOBRE O ATLÂNTICO E ATINGIRÁ EM CHEIO O SUDESTE COM VENTOS DE SUL/SUDESTE E O LADO ESQUERDO, MAIS QUENTE, ATINGE O SUL, ISSO ACONTECE ALGUMAS VEZES/ANO. O FORMATO DA AMÉRICA DO SUL PERMITE ISTO.

ASSIM COMO PODEMOS TER UMA MASSA DE AR POLAR ATINGIR O SUL SEM PASSAR POR BOA PARTE DA ARGENTINA E NEM VIR DO PACÍFICO, MUITO RARO, MAS ACONTECE....

 

Então como que cidades LONGE do litoral, como as goianas, esfriaram tnato quanto ou até MAIS que muitas cidades do sudeste, mais próximas do litoral, se segundo a lógica da massa polar, as cidades mais próximas ao litoral deveriam pegar o ar frio com mais força.

 

O MAR NÃO DEIXA QUE ESFRIE MUITO OU AQUEÇA MUITO APENAS POR ISSO.....

 

Então, o que fez esfriar o interior do Nordeste foi o ar seco !!! Bingo !!!

Link to comment
Share on other sites

Sobre parte do Nordeste e parte do Sudeste existia ar frio e seco durante a semana. Ponto !!!!!! Sobre o Sul e o Centro-Oeste havia ar quente e seco !!! O mapa do campo de 850 de temperatura que postei na manhã de quarta com a análise das nove da noite de terça era muito claro nesse sentido. Não tinha ar frio sobre o Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.

 

analise1607hl0.jpg

 

Tulio, acho que esse mapa postado pelo Alexandre ilustra bem o que eu disse.

 

E é claro que se tratava de ar frio, caso contrário não teríamos geada na Mantiqueira e mínimas de 8°C em BH por dias seguidos. Ou vc acha que todo bloqueio de alta pressão sobre a região é capaz de resultar nisso? Fosse assim o inverno de 2007 teria sido excelente por aqui. Outra coisa: secura não é uma prerrogativa de ar tropical, ar polar também pode ser seco, como o foi agora.

 

Ah..e nesse episódio a latitude pouco importou mas sim a proximidade do oceano (já que o centro da alta estava lá). Goiânia deve ter pegado um sopro de ar frio tb, bem menos que BH. Pq as anomalias entre as duas é igual então? Ilha de calor talvez...

 

As áreas em verde mostram onde havia ar frio, logo havia ar frio em Minas. Mas no Sul do Brasil ????????????????????/

Link to comment
Share on other sites

Tanto em altitudes grandes como em locais secos, há uma perda de calor muito rápida por radiação, o que leva ao esfriamento SEM massa de ar polar atuando. Isso acontece claramente nos desertos, como disse o Alexandre, mas ocorre também aqui no cerrado e em qualquer local seco. E ocorre principalmente no inverno, porque a inclinação do sol é menor e os dias duram menos, ou seja, o ar seco esquenta menos durante o dia e esfria muito a noite.

 

Uma mente iluminada !!!!!

 

Poxa, será que as pessoas não estão se dando conta que a perda radioativa tem sido extraordinária ?????? Que estamos no inverno, com menos horas de sol e angulo de inclinação distinto do verão ??? Que se esta mesma massa de ar fosse úmida ao invés de seca, as mínimas seriam muito altas e ninguém estaria sequer cogitando de massa de ar polar ?

 

Uma pergunta aos bazianos que lêem tudo que é site de Meteorologia: Alguém viu algum instituto oficial ou empresa privada, por qualquer que seja, atribuir as mínimas baixas dos últimos DEZ DIAS a uma MASSA DE AR POLAR ? Ninguém !!!!

 

 

A DIFERENÇA ENTRE O INVERNO E O VERÃO NO CERRADO É ABISSAL!!! +-MENOS DE 60 MINUTOS AO SUL....A DIFERENÇA DE INCLINAÇÃO DO SOL TAMBÉM É ABISSALMENTE GRANDE EM LATITUDES ENTRE 8/15 GRAUS.....

Link to comment
Share on other sites

Tem muito lugar na região Serrana do Rio que não está passando dos 18°C a DIAS!!!! Então, na minha opinião, isso é AR FRIO SIM!!! ´Tivemos minimas negativas em várias regiões do ESTADO. Dizer que isso não é AR FRIO e forçar demais a barra.

 

Meu, tu não leste o que escrevi algumas mensagens atrás ?? Caso não tenha lido, vai ler. Sobre parte do Nordeste e parte do Sudeste existia ar frio e seco durante a semana. Ponto !!!!!! Sobre o Sul e o Centro-Oeste havia ar quente e seco !!! O mapa do campo de 850 de temperatura que postei na manhã de quarta com a análise das nove da noite de terça era muito claro nesse sentido. Não tinha ar frio sobre o Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.

 

analise1607hl0.jpg

 

 

MAS CLARO QUE ESTE MAPA NÃO HÁ!!! OLHE A LÍNGUA DE AR FRIO VINDA DO SUL/POLO, PELA DIREITA E ESPALHANDO PELO BRASIL. COMO ESTAMOS EM REGIÃO TROPICAL É ÓBVIO QUE O LADO ESQUERDO ESTARÁ COM TEMPERATURAS BEM MAIS ALTAS QUE A DIREITA, MAS É A MESMA MASSA DE AR POLAR JÁ EM FASE DE TRANSIÇÃO, HOJE NÃO VERÁS ESTA LINGUA DE AR FRIO ALIMENTANDO A ALTA, POIS ELA JÁ SE TRANSFORMOU EM TROPICAL E COMO O AR FRIO É "PESADO", AINDA HAVERÁ LOCAIS COM MÍNIMAS BAIXAS , MAS AS MÁXIMAS SUBIRÃO BEM MAIS. O MESMO ACONTECE NAS ALTAS LATIDUDES, A DIREITAS TENS LINHAS DE -10/-15/-20 E A ESQUERDA LINHAS DE -5/0/5ºC, MAS QUE PERTENCEM A MESMA MASSA DE AR...

 

A língua de ar frio (não polar), BOA, VEIO DA ÁFRICA TROPICAL O AR FRIO, ORAS BOLAS, SE É FRIO VEIO DA ONDE???? TERÁ QUE TER UMA LINHA DE 0ºC NAQUELA LATITUDE PARA CONFIRMAR QUE VEIO DO POLO!!!! NESSA REGIÃO 10/8/6ºC É MUITO FRIO, ESTAMOS FALANDO DE 15/20 GRAUS, NÃO DE 30/35 GRAUS SUL!!! que avançava para o Nordeste do Brasil decorrer da alta persistente na região. As linhas de corrente mostram que o movimento é zonal (oeste para leste). Não há fluxo de ar frio do pólo para a costa do Nordeste. Vejam o desenho da onda pelo jato.

 

onda1807uk8.jpg

 

Lembrando que esta imagem não é de agora nem de ontem, mas da segunda-feira.

 

COLOQUE ÓCULOS, QUEM SABE POSSAS VER MELHOR......

Link to comment
Share on other sites

Então como que cidades LONGE do litoral, como as goianas, esfriaram tnato quanto ou até MAIS que muitas cidades do sudeste, mais próximas do litoral, se segundo a lógica da massa polar, as cidades mais próximas ao litoral deveriam pegar o ar frio com mais força.

 

Mas pegou com força, ontem deu 10 graus em Santos, a menor temperatura em 3 anos..Acho que isso representa alguma coisa..!!

 

Por que Carlinhos caiu tanto ? Porque a umidade aí em cima era extraordináriamente baixa como raramente se vê na costa de São Paulo!!! Olha a análise do modelo de ontem à noite e observa a mancha de ar incrivelmente seco na costa do Sul e do Sudeste, o que explica o fato da região de Joinville/Itapoá ter registrado uma mínima muito baixa hoje (5 graus), apesar da massa "tropicalizada" (palavras do Ronaldo).

 

seco1807dh0.jpg

 

TROPICALIZADA, MEU CARO, É O MESMO QUE POLAR VELHA....

Link to comment
Share on other sites

 

INTERESSANTE, COMO É QUE EM ÉPOCAS DE AR SECO CAMPO GRANDE TEM MÍNIMA DE 15/17 E MÁXIMA DE 35/37 E EM OUTRAS MÍNIMAS DE 8/10 E MÁXIMAS DE 28/30....O QUE MUDOU, FOI A ORIGEM DESTE AR SECO, UM ERA TROPICAL O OUTRO ERA POLAR E ISTO NÃO VAI APARECER NA SONDAGEM...

 

NO SAARA, AO NORTE, PODES TER NOITES COM FRIO DE 0/5ºC APENAS DEVIDO AO AR SECO E NOITES DE -10 DEVIDO AO SECO DE ORIGEM POLAR QUE VEM DA EUROPA....

 

PORQUE RORAIMA NÃO TEM MÍNIMA DE 15/17 NA ESTAÇÃO SECA, QDO O AR É TROPICAL E MUITO SECO, PORQUE NÃO VEIO DE ORIGEM FRIA/POLAR.....

 

Muito simples, meu caro Ronaldo. Tu estás no auge do inverno, o período com menor número de horas de sol do ano. Coloca esta mesma massa, com caracter;isticas idênticas em 15 de janeiro, e verás o resultado. Roraima está na faixa equatorial e não sofre a influência de ar frio. Mais. Jamais sofre a influência de massas de ar muito secas como esta por estar na faixa de influência da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).

 

BINGO!!!!

 

 

RORAIMA TEM AR MUITO SECO SIM SENHOR!!!!

 

O SUL DO AMAZONAS TBÉM ESTÁ NA FAIXA EQUATORIAL E SOFRE INFLUÊNCIA DE AR SECO DE DIFERENTES ORIGENS, GERANDO MÍNIMAS DIFERENTES...

 

NO PERÍODO DA SECA DELES, O SOL TEM A MESMA INCLINAÇÃO QUE O NORTE DO ACRE E SUL DO AMAZONAS.....

 

DEIXA DE SER TEIMOSO, POIS QUEM TEIMA COM O TEIMOSO DO COUTINHO É MAIS TEIMOSO AINDA!!!

Link to comment
Share on other sites

Do boletim de hoje do DISME de São Paulo:

 

Neste fim de semana, após diversos dias praticamente com ausência de nuvens no estado, alguma nebulosidade deverá se formar em algumas regiões. A umidade relativa também sofrerá uma ligeiro aumento em relação aos dias da semana que se encerra. Hoje dia (18/07) ocorreu o 7º dia consecutivo de geada na Serra da Mantiqueira. No mês, até o momento, são 15 dias com ocorrência de geada na estação de Campos do Jordão.

Link to comment
Share on other sites

O SUL DO AMAZONAS TBÉM ESTÁ NA FAIXA EQUATORIAL E SOFRE INFLUÊNCIA DE AR SECO DE DIFERENTES ORIGENS, GERANDO MÍNIMAS DIFERENTES...

 

NO PERÍODO DA SECA DELES, O SOL TEM A MESMA INCLINAÇÃO QUE O NORTE DO ACRE E SUL DO AMAZONAS.....

 

DEIXA DE SER TEIMOSO, POIS QUEM TEIMA COM O TEIMOSO DO COUTINHO É MAIS TEIMOSO AINDA!!!

 

O sul do AM sobre influência de friagens, mas não Roraima. Puxa Ronaldo, a maior parte do território de Roraima está no HEMISFÉRIO NORTE.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sobre parte do Nordeste e parte do Sudeste existia ar frio e seco durante a semana. Ponto !!!!!! Sobre o Sul e o Centro-Oeste havia ar quente e seco !!! O mapa do campo de 850 de temperatura que postei na manhã de quarta com a análise das nove da noite de terça era muito claro nesse sentido. Não tinha ar frio sobre o Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.

 

analise1607hl0.jpg

 

Tulio, acho que esse mapa postado pelo Alexandre ilustra bem o que eu disse.

 

E é claro que se tratava de ar frio, caso contrário não teríamos geada na Mantiqueira e mínimas de 8°C em BH por dias seguidos. Ou vc acha que todo bloqueio de alta pressão sobre a região é capaz de resultar nisso? Fosse assim o inverno de 2007 teria sido excelente por aqui. Outra coisa: secura não é uma prerrogativa de ar tropical, ar polar também pode ser seco, como o foi agora.

 

Ah..e nesse episódio a latitude pouco importou mas sim a proximidade do oceano (já que o centro da alta estava lá). Goiânia deve ter pegado um sopro de ar frio tb, bem menos que BH. Pq as anomalias entre as duas é igual então? Ilha de calor talvez...

 

BEM LEMBRADO, EM 2007 O AR SECO, ORIGEM TROPICAL, NÃO DEU MÍNIMAS COMO AGORA, POIS NÃO ERA AR SECO DE ORIGEM POLAR.... ESTA É A GRANDE DIFERENÇA, QUE VAI ESTAR PRESENTE NOS PRÓXIMOS DIAS DEVIDO A TRANSFORMAÇÃO, DEFINITIVA, DE AR POLAR VELHO PARA TROPICAL TÍPICO. É MUITO RARO, MAS NESTE EPISÓDIO A ALTA TEVE SUPORTE, INCLUSIVE NAS CARTAS DE 300 MB MOSTRAVAM BEM ISSO, ATÉ COMENTEI COM O LAZINSKI SOBRE ISTO E ACHO QUE COM O ALÊTEIMOSO TBÉM, POR ISSO ESTA SEQUÊNCIA DE DIAS FRIOS EM GRANDE PARTE DO BRASIL, NORMALMENTE O AR POLAR PASSA PARA TROPICAL EM 4/6 DIAS APÓS PASSAR DO PR/SC.

Link to comment
Share on other sites

Do boletim de hoje do DISME de São Paulo:

 

Neste fim de semana, após diversos dias praticamente com ausência de nuvens no estado, alguma nebulosidade deverá se formar em algumas regiões. A umidade relativa também sofrerá uma ligeiro aumento em relação aos dias da semana que se encerra. Hoje dia (18/07) ocorreu o 7º dia consecutivo de geada na Serra da Mantiqueira. No mês, até o momento, são 15 dias com ocorrência de geada na estação de Campos do Jordão.

 

12 minimas abaixo de zero em 18 dias de amostragem em julho

Link to comment
Share on other sites

BEM LEMBRADO, EM 2007 O AR SECO, ORIGEM TROPICAL, NÃO DEU MÍNIMAS COMO AGORA, POIS NÃO ERA AR SECO DE ORIGEM POLAR.... ESTA É A GRANDE DIFERENÇA, QUE VAI ESTAR PRESENTE NOS PRÓXIMOS DIAS DEVIDO A TRANSFORMAÇÃO, DEFINITIVA, DE AR POLAR VELHO PARA TROPICAL TÍPICO. É MUITO RARO, MAS NESTE EPISÓDIO A ALTA TEVE SUPORTE, INCLUSIVE NAS CARTAS DE 300 MB MOSTRAVAM BEM ISSO, ATÉ COMENTEI COM O LAZINSKI SOBRE ISTO E ACHO QUE COM O ALÊTEIMOSO TBÉM, POR ISSO ESTA SEQUÊNCIA DE DIAS FRIOS EM GRANDE PARTE DO BRASIL, NORMALMENTE O AR POLAR PASSA PARA TROPICAL EM 4/6 DIAS APÓS PASSAR DO PR/SC.

 

Exato. A partir de agora será possível notar as diferenças entre o ar tropical e o polar, ambos SECOS. Persistindo o bloqueio e sem reforços de ar frio, aposto que teremos mínimas e máximas beeeeeeeeeeeem maiores em todo Sudeste e Centro-Oeste.

Link to comment
Share on other sites

O SUL DO AMAZONAS TBÉM ESTÁ NA FAIXA EQUATORIAL E SOFRE INFLUÊNCIA DE AR SECO DE DIFERENTES ORIGENS, GERANDO MÍNIMAS DIFERENTES...

 

NO PERÍODO DA SECA DELES, O SOL TEM A MESMA INCLINAÇÃO QUE O NORTE DO ACRE E SUL DO AMAZONAS.....

 

DEIXA DE SER TEIMOSO, POIS QUEM TEIMA COM O TEIMOSO DO COUTINHO É MAIS TEIMOSO AINDA!!!

 

O sul do AM sobre influência de friagens, mas não Roraima. Puxa Ronaldo, a maior parte do território de Roraima está no HEMISFÉRIO NORTE.

 

O CRISTO, QDO É SECA LÁ É O EQUIVALENTE A JULHO NO RESTO DO BRASIL!!! SEI BEM QUE RA É NO HN, MAS FIZ A COMPARAÇÃO PARA MONSTRAR O QUE É AR SECO TROPICAL E AR SECO DE ORIGEM FRIA QUE ATUA NOS TRÓPICOS VEZ OU OUTRA.

Link to comment
Share on other sites

A DIFERENÇA ENTRE O INVERNO E O VERÃO NO CERRADO É ABISSAL!!! +-MENOS DE 60 MINUTOS AO SUL....A DIFERENÇA DE INCLINAÇÃO DO SOL TAMBÉM É ABISSALMENTE GRANDE EM LATITUDES ENTRE 8/15 GRAUS.....

 

A DIFERENÇA AQUI PODE NÃO SER ENORME, MAS É SIGNIFICATIVA. E OLHA QUE SÃO JOAQUIM NÃO ESTÁ TÃO LONGE. PROVA:

 

Goiânia tem 16.7°S. No pico do inverno, sua a inclinação do sol é de 16.7 + 23.5 = 40.2°. cos(40.2) = 76% de radiação solar. Ou seja, a radiação solar é 1/4 menor no inverno do que no verão.

 

Em São Joaquim, a 28.3°S, no pico do inverno tem inclinação de 28.3 + 23.5 = 51.8. Cos(51.8) = 62%.

 

OU SEJA, SÃO JOAQUIM, NO PICO DO INVERNO, PEGA APENAS 14% MENOS RADIAÇÃO SOLAR QUE GOIÂNIA. QUE DIFERENÇA ABISSAL HEIN. É QUASE UMA REYKJAVIK.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O SUL DO AMAZONAS TBÉM ESTÁ NA FAIXA EQUATORIAL E SOFRE INFLUÊNCIA DE AR SECO DE DIFERENTES ORIGENS, GERANDO MÍNIMAS DIFERENTES...

 

NO PERÍODO DA SECA DELES, O SOL TEM A MESMA INCLINAÇÃO QUE O NORTE DO ACRE E SUL DO AMAZONAS.....

 

DEIXA DE SER TEIMOSO, POIS QUEM TEIMA COM O TEIMOSO DO COUTINHO É MAIS TEIMOSO AINDA!!!

 

O sul do AM sobre influência de friagens, mas não Roraima. Puxa Ronaldo, a maior parte do território de Roraima está no HEMISFÉRIO NORTE.

 

O CRISTO, QDO É SECA LÁ É O EQUIVALENTE A JULHO NO RESTO DO BRASIL!!! SEI BEM QUE RA É NO HN, MAS FIZ A COMPARAÇÃO PARA MONSTRAR O QUE É AR SECO TROPICAL E AR SECO DE ORIGEM FRIA QUE ATUA NOS TRÓPICOS VEZ OU OUTRA.

 

AS MASSAS FRIAS DO H.N NÃO CONSEGUEM CHEGAR LÁ, A NÃO SER EM CASOS EXTRAORDINÁRIOS!!! POR ISSO NÃO TEM MÍNIMAS BAIXAS POR LÁ, A NÃO SER EM LOCAIS ALTOS.

Link to comment
Share on other sites

As áreas em verde mostram onde havia ar frio, logo havia ar frio em Minas. Mas no Sul do Brasil ????????????????????/

 

O Sul não recebeu ar frio. O Centro-Oeste muito pouco. A localização e dinâmica da alta transportou ar (frio) TROPICALIZADO - mais quente e mais seco - para essas regiões.

 

CRISTO 2 (ALÊ), ESTÁVAMOS NO LADO ESQUERDO, LOGO EM 850 NÃO VAI DAR TEMPERATURA BAIXA, MAS FAZ PARTE DA MESMA MASSA DE AR ORAS BOLAS. VAI APARECER EM 2 m. QDO SE TORNAR TROPICAL DE VEZ, MESMO ESTANDO BEM SECA A TEMPERATURA EM 2 m SIBIRÁ BASTANTE EM RELAÇÃO AOS DIAS ANTERIORES....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.