Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2010


Rafael
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

Hááá!!!... 19°C com 100% de URA na BASM... 20°C com 90% no INMET... Aqui um vento de Se-S que melhor impossível... Mas o sol já desponta com tudo e se ontem batemos 30°C oficiais com 32°C extra-oficiais acusados por rádio central, hoje iremos à 33°C... :x ...

 

Em Tempo: Noticias dão conta de intenso e "atípico" temporal em Aracaju...

 

Outra... Gripe suína atacando no Paraná???... Em pleno verão???...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Vento nordeste com rajada de 25,5 km/h as 8h, sensação de um pouco de frio na madrugada/amanhecer, céu claro.

 

Ontem comentei com o Carlos, que durante a madrugada daí fazia uns 16ºC com ventos constantes de 34km/h. Tá bom ou quer mais?

 

Aqui, 19ºC agora, 9h50, e vento moderado.

Shima, tá em bom andamento aquela questão aqui de Soledade sobre uma nova estação, quando estiver certo eu conto aqui.

Link to comment
Share on other sites

Shima, tá em bom andamento aquela questão aqui de Soledade sobre uma nova estação, quando estiver certo eu conto aqui.

 

Que legal PHP. Não estou entre os descrentes dos microclimas de Soledade, mas estou entre os curiosos pelos dados.

As hipóteses são várias,quem sabe eu coloco uma particular em funcionamento, ou a própria Prefeitura adquire uma e coloca on line, e a grande parceria pode ser com a UPF (Campi Soledade) ou a Coagrisol, no que tange ao local para instalação.Considero que não haverá tantas surpresas, pelo que observo na prática estes dois locais não são baixada seriam topos mais elevados que o Aeroporto, na Coagrisol em torno de 720, bem na borda oeste do Alto da Serra do Botucaraí.Portanto, creio que as médias de um modo geral baixariam sensivelmente,as máximas ficariam em torno de 1º menores, nas mínimas não refletiria tanto, talvez em média meio grau a menos nas mínimas, o que daria boa diferença , seria no índice pluviométrico (chove mais na zona norte da cidade), o vento pode surpreender, deve ser ainda mais ventoso que o Aero.O detalhe é que estou tentando achar uma baixada para o projeto, não existem muitas baixadas disponíveis.De toda forma considero que será um referencial muito melhor do que aut Inmet para o clima da cidade.Na área da UPF altitude varia de 730 a 740m.

Link to comment
Share on other sites

....pelo que observo na prática estes dois locais não são baixada seriam topos mais elevados que o Aeroporto, na Coagrisol em torno de 720, bem na borda oeste do Alto da Serra do Botucaraí.

 

Acho um desperdício instalar em topo se já tem uma em topo do Inmet.

 

Se tem agricultura em baixada da região, o ideal é que tivesse uma também em baixada.

 

É o mesmo caso de Farroupilha/Bento que tem estação em topo e baixada.

Concordo plenamente contigo, por isto é que estou "garimpando" um local melhor, uma baixada.Veio a tona até o Parque das Tuias que tem metade em Fontoura Xavier, metade em Soledade.Semana que vem vou agendar uma reunião com o Prefeito sobre o assunto.E outro detalhe, por enquanto é iniciativa de minha parte, e é uma ação apenas de Soledade, sem participação de nenhum instituto ou empresa de meteorologia, pelo menos por enquanto.O que não impede parcerias futuras com estes profissionais.

Link to comment
Share on other sites

Temos um dia nublado hoje e ainda fresco aqui no Rio, normalmente seria considerado um dia abafado com máximas beirando os 30 graus em áreas da zona norte mas comparado com as temperaturas acima da média que andavam predominando no mês está ótimo, ainda mais dentro de casa, até dispensei o ventilador para dormir hoje, ontem a temperatura máxima diurna ficou na casa dos 25 graus em estações aqui da zona norte (Galeão e Vila Militar), embora tenha feito 27/28 no começo da madrugada antes da chuvinha. Hoje choveu muuuuito fraco pela manhã, menos de 0,5 mm.

Link to comment
Share on other sites

Manter uma estação em baixada, só para saber a mínima, é um tanto despropositado. Ainda mais que ficaria longe da cidade ou da UPF.

 

Não é só pra saber mínima, meu caro André. Como és conhecedor da região, deveria saber que a área de Soledade é agrícola e se planta em baixada, onde o frio mais intenso tem potencial muito grande de gerar perdas. Por ser região de relevo muito ondulado, e até acidentado pros lados de Barros Casal, uma significativa área de agricultura está plantada em baixadas.

Alexandre eu acrescentaria que há grandes baixadas acompanhando toda a margem do Rio Despraiado, idem o Forqueta, Fão, região do Rincão dos Coelhos, Araçá,e praticamente toda a faixa leste, sudeste do município tem relevo muito acidentado, Soledade tem duas realidades muito distintas de microclima e relevo, por isto considero importante conhecer o clima desta faixa leste do município(inclusive a baixada do Pantera, no Passo dos Macios, integra esta região

).Já no oeste do município o clima aproxima-se muito do de Passo Fundo, mais planaltino, apenas coma diferença de estar 75km ao sul, a estação do Aeroporto reflete bem o clima da metade oeste de Soledade., a parte mais com caracerísticas de serra, não fica contemplada. :D .

Link to comment
Share on other sites

v.1 para Mudanças Climáticas e menos neve

 

O aquecimento global expande os trópicos em direção aos polos, o que comentei aqui há uns dois ou três anos, e reduz o frio e a neve nas regiões subtropicais.

 

v.2 para Mudanças Climáticas e mais neve

 

O aquecimento global resulta em mais umidade na atmosfera, trazendo mais precipitação e, por conseguinte, maiores acumulados de neve.

 

Este é o debate da hora nos Estados Unidos. Se neva menos, é o aquecimento global. Se neva demais, é o aquecimento global.

 

Lembram que comentava em 2008 e 2009 aqui sobre a reclamação sobre "snow drought" no Nordeste dos Estados Unidos. Estava nevando mais no Sul dos EUA que em algumas localidades do Nordeste americano. Neste 2010, o NE americano tem o seu inverno com mais neve em mais de 130 anos de dados em várias localidades. Um sinal do que está por vir ?????

 

Bom, tomara que tenhamos de aturar um monte de aquecimentistas malucos dizendo em agosto próximo que o aquecimento global foi o grande responsável pelos cinco dias de isolamento causadoas pela nevasca que caiu em Julho em São Joaquim, Ausentes e arredores (com direito a avião da FAE jogando comida), he he he!

 

Espero que não seja coincidência o que ocorre lá e o que ocorre aqui! Mas o fato é que desde de 2002 eu procuro equivalentes entre o que ocorre no hemisfério norte para balizar minhas esperanças de neve por aqui e eles sempre me decepcionam. Por outro lado, também é fato que trata-se do inverno mais nivoso em anos em uma pá de lugares de clima subtropical / mediterrâneo no hemisfério norte!

 

É pagar pra ver!

Link to comment
Share on other sites

Só para dizer que não morri, estou na Penha, Litoral Norte de SC (onde está o Beto Carrero), onde cheguei no fim da tarde de 3ª-feira! Pra variar, cheguei junto com a chuva, já que naquela hora, em torno das 18:30, estava 29°, quase nublado e muito abafado!

 

Choveu das 9 h até em torno das 16 h de 4ª-feira, voltando a chover de noite, e hoje (5ª) choveu em torno das 13 h. Com o sensor numa varanda e perto da janela, tive as seguintes variações:

 

4ª-feira - 22,6°/26,3° (sem sol)

5ª-feira 21,0°/28,0° (até às 16:30)

 

Estou no bairro Santa Lídia, bem no meio entre a área urbana da Penha e o bairro de Gravatá (Navegantes). Enfim, distante do mar. Creio que há boas mínimas no inverno, já que temos muito morros à volta (a casa fica no meio do mato junto à face oeste de um desse morros).

 

Agora está nublado e faz em torno de 27° com vento moderado, creio que de S ou SE.

 

Depois eu volto (quando der)! 8-)

 

Marcão, os pais de um colega meu moram em Gravatá, de vez enquando ,sempre estou por ai.

Aqui em Joinville desde terça que não para de chover... hoje foi mais um dia de muita chuva 21,8 e 26,7 e 31mm de chuva.

 

Caras,

 

Aí (Gravatá) é o meu point de surf, he he he! Altas ondas praticamente o ano todo!

 

Vlw!

Link to comment
Share on other sites

Enfim até o momento choveu 14,5 mm em Nova Friburgo na estação da UERJ. Até o momento é pouco, porém pode-se dizer que a estiagem chegou ao fim depois de 34 dias sem chuva significativa na cidade. Continua a chover e trovejar moderadamente, espero q fique assim daqui p´ra frente. Aqui em casa faz 20.0°C. Abraços!

 

Ps.: parece que a webcam voltou a funcionar até as 17:30.

Link to comment
Share on other sites

Algumas correções Shima, na foto em que vc refere 740, na realidade é 774m, no Tio Nego.Justamente entre o platô da cidade de Soledade e o platô Raia da Pedra -Campo Bonito, há um enorme vale, embora não em forma de u ,mas com muita capacidade de reter ar frio.Vc foi comigo lá na barragem do Fão divisa, Soledade, Fontoura Barros Cassal, existe ali relevo muito dobrado, assim como limites de Arvorezinha, FX, Itapuca, vc esqueceu hombre?

Claro que em FX e SJ do Herval é bem mais dobrado.

Link to comment
Share on other sites

O dia teve de tudo em Jaraguá! :)

 

Amanheceu nublado e agradável, choveu fraco durante alguns momentos pela manhã, o tempo abriu logo após o almoço, um pouco de vento leste e às vezes ficou um pouco abafado...

 

Agora está com muitas nuvens, mas não parece que vai chover. A temperatura voltou a ficar bem agradável.

Link to comment
Share on other sites

E Sobre o Inverno...

Dúvidas e especulações que que estão sendo discutidas agora e que serão sanadas ao chegar da primeira onda polar, tudo o que parece que ocorrerá mais cedo neste ano de 2010. Mas enquanto 20 de março nos espera, como bom correspondentes do tempo que somos, vamos tentar descutir sobre o Inverno de 2010. Tudo indica que esse Inverno será de temperaturas abaixo da média, sendo que seu início climático, não astronômico, se dará mais cedo e seu fim se dará mais tarde. Um climatologista foi á um telejornal de uma emissora paulistana explicar que o planeta Terra está saindo de ciclo de temperaturas acima da média, e que essas "mudanças climáticas" que muitos dizem, estão, na verdade, sendo causadas pelo próprio ciclo do planeta e a ação humana pouco tem a ver com isso. Ele disse também que estamos iniciando um ciclo de resfriamento da Terra, e que a tendência é que esse e os próximos invernos serão bem mais frios em comparação com as últimas décadas. Particularmente, eu também tenho muito cuidado e sendo crítico ao ler informações sobre o aquecimento global e sou mais crente em uma mudança cíclica da Terra. Podemos perceber que os furacões no Atlântico Norte estão diminuindo a cada ano, e que os invernos no hemisfério norte estão esfriando a cada ano, e não podemos ignorar o fato de que o inverno em outra parte do planeta pode afetar como será a nossa estação gelada. Afinal, podemos perceber pela história, que em anos de El Niño, com mudança para La Niña no segundo semestre, os inverno tendem a ser mais frios. Alguns falam que este ano poderemos ter a volta da neve para Campos do Jordão e cidades do Sul do Paraná, e outros em geada generalizada na cidade de São Paulo. Vou continuar isto em outros posts, para não ficar muito extenso, mas quero saber de vocês, colegas... Como será nosso Inverno??? Continua...

Link to comment
Share on other sites

Esse jejum de 10 anos sem frio extremo no estado de São Paulo já está mais que na hora de acabar.

E tá na hora também de uma super onda de frio, como as de 1955 e 1975. Como já ocorreram antes, não é impossível. É difícil, muito, não impossível.

Link to comment
Share on other sites

Também gostaria do retorno das temperaturas bastante baixas na cidade de São Paulo. Todo fim de verão o otimismo e as esperanças se renovam, vamos ver como será o inverno 2010.

 

Por aqui noite agradabilíssima, céu nublado e 21,7°C. Parece milagre no meio de um verão tão infernal. A partir de quinta-feira teríamos tempo fresco e chuvoso por vários dias :D

Link to comment
Share on other sites

Isso por que para nevar em CJ, requer-se algo suficientemente HISTÓRICO. Nem 1975 ocorreu.

Pelo que já pesquisei até hoje, não precisa ser algo necessariamente histórico em termos de potência e/ou abrangência de ar frio. Veja que a neve de 1928 e a da década de 40 foram em ondas de frio "dentro do padrão". Mas certamente requer uma rara combinação de fatores meteorológicos.

Ainda vou elaborar algo sobre isso, está na agenda junto com inúmeras outras :oops:

 

Agora, geada generalizada em SP seria a volta de 94.

Exatamente! Em 2000 não tivemos geada generalizada como em 94, que foi espetacular! Boa geada em área urbana e até uma geada fraca no centro de Campinas. Saudades :roll:

Link to comment
Share on other sites

Olha, não sei não Marcelo quanto à potência.

 

A neve de 1928 não foi na mesma onda histórica de frio que trouxe neve para Buenos Aires (1918/1928/2007) ?

Não me recordo Alê, mas se minha memória não estiver falhando não foi histórica para boa parte do Brasil, como 1933, 1942, 1955, 1965, 1975, etc... Creio ter feito alguns mapas para verificar quais eventos seriam mais prioritários de se fazer e esse não tinha sido muito forte para o Brasil. Posso rever posteriormente.

Link to comment
Share on other sites

Um novo Catarina seria por demais interessante, mas seria um prato cheio para os defensores do G.W. De fato verão com LaNina tem uma dinâmica muito diferente mesmo, notem que nos últimos verões que tivemos não só o furacão ocorreu, mas diversos "projetos" de Catarinas surgiram, um deles inclusive ganhou até destaque pela mídia, fora aquela baixa que teve trajetória de O para L na costa da Bahia.

 

Se eu não estou enganado, no último verão ou penúltimo, tínhamos um evento que tinha tudo para tomar forma, praticamente mesma trajetória do Catarina, mas na ocasião encontrou uma FF pelo caminho.. Esse verão, eu ao menos, não encontrei nenhum caso suspeito, a atmosfera ta muito conturbada para deixar o caminho livre para esses sistemas.

 

Em relação à neve, to pouco me lixando se vai ter La Nina, pdo negativo, atlantico sul frio ou quente, pouca ou muita atividade solar, nos últimos 3 invernos tivemos todos os ingredientes na mesa e terminou em NADA.

Link to comment
Share on other sites

Alguns institutos preveem forte massa de ar polar a partir do dia 24. Veja as mínimas previstas pelo Free Meteo e pelo Somar para algumas cidades:

 

12°/11° Quaraí-RS

10°/10° Bagé-RS

09°/12° Pinheiro Machado-RS

10°/11° Soledade-RS

14°/13° PORTO ALEGRE-RS

08°/09° Urupema-SC

19°/15° Florianópolis-SC

12°/12° Curitiba - PR - Máxima de 15°C prevista pelo Free e 17°C pelo Somar

15°/17° Ponta Porã-MS

 

Free prevê máxima de 19°C para São Paulo, 15°C para Curitiba, 17°C para Cascavel e 20°C para São Carlos.

 

São apenas previsões :). Máxima de 15°C em Curitiba é difícil no verão; se estiver errado, notifiquem.

Link to comment
Share on other sites

3 dígitos, Duquia? Só por alto dá para citar 1912, 1918, 1955, 1957, 1965, 1988, 1996... anos com nevadas memoráveis. Não digo que rivalizem com os vizinhos, mas foram nevadas bastante significativas.

 

1979 foi grande.

1994 bloqueou estrada na Serra.

1943 foi enorme.

 

A lista é grande e maior que os anos citados por ti e por mim.

A lista é bem maior ;)

Link to comment
Share on other sites

Alguns institutos preveem forte massa de ar polar a partir do dia 24. Veja as mínimas previstas pelo Free Meteo e pelo Somar para algumas cidades:

 

12°/11° Quaraí-RS

10°/10° Bagé-RS

09°/12° Pinheiro Machado-RS

10°/11° Soledade-RS

14°/13° PORTO ALEGRE-RS

08°/09° Urupema-SC

19°/15° Florianópolis-SC

12°/12° Curitiba - PR - Máxima de 15°C prevista pelo Free e 17°C pelo Somar

15°/17° Ponta Porã-MS

 

Free prevê máxima de 19°C para São Paulo, 15°C para Curitiba, 17°C para Cascavel e 20°C para São Carlos.

 

São apenas previsões :). Máxima de 15°C em Curitiba é difícil no verão; se estiver errado, notifiquem.

 

 

Posso parecer ridiculo,mas nao descarto minima de 1 digito aqui na baixada para a proxima semana,cliclone me lembra ar muito seco e frio aqui .

Link to comment
Share on other sites

Alguns institutos preveem forte massa de ar polar a partir do dia 24. Veja as mínimas previstas pelo Free Meteo e pelo Somar para algumas cidades:

 

12°/11° Quaraí-RS

10°/10° Bagé-RS

09°/12° Pinheiro Machado-RS

10°/11° Soledade-RS

14°/13° PORTO ALEGRE-RS

08°/09° Urupema-SC

19°/15° Florianópolis-SC

12°/12° Curitiba - PR - Máxima de 15°C prevista pelo Free e 17°C pelo Somar

15°/17° Ponta Porã-MS

 

Free prevê máxima de 19°C para São Paulo, 15°C para Curitiba, 17°C para Cascavel e 20°C para São Carlos.

 

São apenas previsões :). Máxima de 15°C em Curitiba é difícil no verão; se estiver errado, notifiquem.

 

 

Posso parecer ridiculo,mas nao descarto minima de 1 digito aqui na baixada para a proxima semana,cliclone me lembra ar muito seco e frio aqui .

 

Tendo ciclone, pode ser algo parecido com janeiro de 2009 ou não tem nada a ver?

Ciclone geralmente faz o ar frio subir né...a nova previsão do Free Meteo preve temperatura em queda a partir da noite do dia 26, com mínima de 17°C. Quem sabe né..sonhar não é ruim, só desilude de vez em quando.

 

Por aqui, uma forte chuva atingiu o leste do município, com bons acumulados. Na Vila Pereira a chuva veio moderada a forte, mas logo ficou moderada fraca. A temperatura caiu para 19,9°C, empatando com a mínima do dia.

Agora ainda chove e faz 20,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Alguns institutos preveem forte massa de ar polar a partir do dia 24. Veja as mínimas previstas pelo Free Meteo e pelo Somar para algumas cidades:

 

12°/11° Quaraí-RS

10°/10° Bagé-RS

09°/12° Pinheiro Machado-RS

10°/11° Soledade-RS

14°/13° PORTO ALEGRE-RS

08°/09° Urupema-SC

19°/15° Florianópolis-SC

12°/12° Curitiba - PR - Máxima de 15°C prevista pelo Free e 17°C pelo Somar

15°/17° Ponta Porã-MS

 

Free prevê máxima de 19°C para São Paulo, 15°C para Curitiba, 17°C para Cascavel e 20°C para São Carlos.

 

São apenas previsões :). Máxima de 15°C em Curitiba é difícil no verão; se estiver errado, notifiquem.

 

 

Posso parecer ridiculo,mas nao descarto minima de 1 digito aqui na baixada para a proxima semana,cliclone me lembra ar muito seco e frio aqui .

 

Eu acho bem provável! Parace que ainda há divergencia se haverá maior predomínio da instabilidade ou ar seco, caso seja a segunda opção, o GFS tá colocando 11/12C pra cá, e com temperaturas dessas, chega a ser fácil cair abaixo de 10C nas baixadas.

 

Você que tem registros, Ilson, como foi nos últimos anos?

Link to comment
Share on other sites

Alguns institutos preveem forte massa de ar polar a partir do dia 24. Veja as mínimas previstas pelo Free Meteo e pelo Somar para algumas cidades:

 

12°/11° Quaraí-RS

10°/10° Bagé-RS

09°/12° Pinheiro Machado-RS

10°/11° Soledade-RS

14°/13° PORTO ALEGRE-RS

08°/09° Urupema-SC

19°/15° Florianópolis-SC

12°/12° Curitiba - PR - Máxima de 15°C prevista pelo Free e 17°C pelo Somar

15°/17° Ponta Porã-MS

 

Free prevê máxima de 19°C para São Paulo, 15°C para Curitiba, 17°C para Cascavel e 20°C para São Carlos.

 

São apenas previsões :). Máxima de 15°C em Curitiba é difícil no verão; se estiver errado, notifiquem.

 

Será o início do outono?! Tomara, pois não aguento mais o calor aqui da RMPA. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Americana, pelo horário novo (00h05), temos 20,9°C e umidade alta. No fim da tarde de ontem houve uma pancada de chuva generalizada em toda a cidade. Amanhã, a chuva pode voltar, algo que vai ficar mais raro a partir de segunda. Modelo 12Z está prevendo máxima de em torno de 10°C para São Joaquim no dia 27... Vamos investigar.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, a mínima de 17,9°C foi a 2ª menor do ano, perdendo para os 17,1°C do dia 12/01. A madrugada foi de friozinho também em Pradópolis (18,3°C) e São Carlos (17,2°C).

Agora o céu está totalmente limpo, temperatura em 27,5°C e UR em 65%.

O calor deve aumentar até 4ª feira.

Link to comment
Share on other sites

Copiei os dados do AAA e tomei a,liberdade de fazer alguns acréscimos.

1918 = Jornais descrevem neve no solo em Cruz Alta, isso mesmo, Cruz Alta, por 8 dias seguidos. Em Soledade o gelo ficou por mais de semana, causando mortandade de animais.

 

1943 = Neve com grande acumulação em Caxias do Sul. Praça Dante com fotos espetaculares de neve acumulada.

1950-acumulação

1952- baita acumulação tem fotos no BAZ e esta semana consegui mais uma deste evento de 18 de junho

1955 = Muita acumulação e neve ampla. Tenho foto aqui no BAZ inclusive magnífica

 

1957 = Até um metro por drifting em São Joaquim.

 

1965 = Nevasca histórica com 20 a 50 cm em grande parte da Metade Norte do RS. Neve com grande acumulação em Chapecó e Pato Branco. Até thundersnow ocorreu. Alguns pontos do Altoda Serra do Botucaraí, a acumulação passou de metro, foi tempestade de neve, e deste evento aquela foto que tenho a original, a maior acumulação que já vi registrada em foto no Brasil

 

1975 = Neve com pequena acumulação em CURITIBA. Acumulou aqui também

1979 = especialmente Barros Cassal para baixo,acumulação em maio

1980=acumulação

1984 = Neve com acumulação. Pequena acumulação até em PORTO ALEGRE.

 

1988 = Neve com grande acumulação. Até 30 cm em Ausentes.

1990 = Boa acumulação na região de Caxias, aqui nas partes mais elevadas acumulou

1992- Pequena acumulação, em Caxias foi maior

1993= Acumulação em 31 /07 e 01/08

1994 = Neve ampla e com grande acumulação. Estrada que foi bloqueada não foi a do Morro da Igreja, mas entre Gramado e Nova Petrópolis (500 a 700 m). Em muitas casas de FX a neve teve de ser raspada dos telhados.

 

1996 = Neve com acumulação em São Joaquim

 

1999 = Neve com 5 cm de acumulação no mínimo em São Chico. Tenho fotos minhas no lago que mais lembram Bariloche.Boa acumulação, foi mais forte em Fontoura, e no eixo da neve daqui Raia da Pedra-Itapuca

2000= Há muitas fotos, excelente acumulação.

2006= Acumulação no eixo da neve Raia da Pedra -Itapuca

2007= Acumulação no eixo da neve Rd P e Itapuca de até 3cm,aliás só nevou lá e aqui na cidade nesta ocasião

 

2008 = Neve com acumulação de até 2 cm em partes da SERRA DO SUDESTE DO RS (Pinheiro Machado e região).

Link to comment
Share on other sites

Depois de um meio de semana fresco, onde as máximas não passaram dos 25°C e tivemos 3 noites com garoa; desde ontem o calor voltou por aqui, máx. de 29°C, sem chuva.

 

No momento já temos 28°C, céu completamente azul.

 

Tomara que as previsões se confirmem e que a partir de quinta-feira as máx. voltem a ficar abaixo dos 25°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.