Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2010


Rafael
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

Aqui está "complicado"... 33°C; 59% de URA com vento No-N à 12.96Km/h na BASM e no INMET 32.3°C; 62% com indicativo de rajada em 26.64Km/h... Até os ventiladores sobram vento morno, :( , porém está um belo aspecto de pancada...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Climatempo na ultima atualização prevê mínimas e máximas (com sol) muito baixas para esta época do ano. Para quinta feira:

09°/16° São Joaquim/SC

09°/18° Bagé/RS

09°/20° Canguçu/RS

 

Free Meteo preve mínima de 14°C para São Carlos, aqui do lado.

 

Aqui em Matão, tarde quente. Faz 33,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Chove muito forte aqui na fronteira com rajadas de vento moderadas e algumas trovoadas, ressaltando que antes dela chegar a sensação de abafamento era terrível, um horror. :x

Ao meio dia começou a chover de forma moderada e aos poucos se transformou em chuvarada...neste momento chove como se caísse água de balde :mrgreen:

 

Pois eu tava notando no radar e parece que uma carga bem forte avança por aí direção E-Ne...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

No Rio a temperatura se elevou até 35 graus em Marambaia com vento norte, mas na última hora entrou a brisa do mar (sudeste) e caiu para 25 graus, Copacabana tem 26 gruas, tarde bem outonal na orla carioca. Aqui na zona norte uns 34 graus, mas já dá para sentir o sol ficando mais fraco e batendo cada vez menos nos quartos durante a tarde, o auge do verão solar já vai longe (foi antes do natal), pelo sol já estamos no outono. Dia de poucas nuvens e sem condições de chuva até o meio da semana aqui na capital fluminense (vai esquentar mais neste começo de semana), no norte do estado em Campos já são mais de 50 dias sem chuva, enquanto Nova Friburgo na serra teve uma pancada boa durante a instabilidade pós-carnaval (27 mm) mais ainda acumula em torno de 100 mm no ano até agora quando o normal seria mais de 400 mm.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Zeca, pela imagem de satélite a chuva se restringe a poucas cidades, e o céu está muito escuro e com uma chuvarada impressionante com raios e vento moderado.

Em Santa Maria creio que daqui a pouco vai começar a cair o mundo.

Abraços :!:

 

Pois é... Olhando-se daqui está armado para No-N (São Martinho / Cruz Alta) e para So-S (São Sepé / Cachoeira)... Segundo o PHP Soledade também tá muito carregado, então creio que por aqui é questão de horas... Inclusive pelas imagens o avanço é para o centro-Sul rumo Porto Alegre... Não aguentamos mais o bafão :( ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Um dia horrível aqui na região!

 

Tanto Indaial quanto Joinville já amanheceram com temperatura na casa dos 25ºC, e agora já conseguiram subir para 33ºC.

 

Pelo menos aqui em Jaraguá há uma Cb bastante desenvolvido. Só resta esperar que dê uma trovoada e refresque um pouco...

 

:roll:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pelo menos por aqui "travou" em 33°C com URA em 60% e felizmente o vento parou de soprar bafão... Inclusive agora é um vento bem mais ameno, embora ainda de No-N... Na BASM à 16Km/h e INMET com indicativo de rajada em 24.12Km/h... Temos todos os ingredientes, só falta a chuva...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Alguns institutos preveem forte massa de ar polar a partir do dia 24. Veja as mínimas previstas pelo Free Meteo e pelo Somar para algumas cidades:

 

12°/11° Quaraí-RS

10°/10° Bagé-RS

09°/12° Pinheiro Machado-RS

10°/11° Soledade-RS

14°/13° PORTO ALEGRE-RS

08°/09° Urupema-SC

19°/15° Florianópolis-SC

12°/12° Curitiba - PR - Máxima de 15°C prevista pelo Free e 17°C pelo Somar

15°/17° Ponta Porã-MS

 

Free prevê máxima de 19°C para São Paulo, 15°C para Curitiba, 17°C para Cascavel e 20°C para São Carlos.

 

São apenas previsões :). Máxima de 15°C em Curitiba é difícil no verão; se estiver errado, notifiquem.

 

 

Posso parecer ridiculo,mas nao descarto minima de 1 digito aqui na baixada para a proxima semana,cliclone me lembra ar muito seco e frio aqui .

 

Eu acho bem provável! Parace que ainda há divergencia se haverá maior predomínio da instabilidade ou ar seco, caso seja a segunda opção, o GFS tá colocando 11/12C pra cá, e com temperaturas dessas, chega a ser fácil cair abaixo de 10C nas baixadas.

 

Você que tem registros, Ilson, como foi nos últimos anos?

 

 

 

Ricardo,

 

Nao registrei nenhuma temperatura de 1 digito em um mes de fevereiro desde o inicio das minhas mediçoes há 12 anos,se isso ocorrer agora,será a 1º vez.Segue abaixo as minima absoluta em um mes de fevereiro aqui na baixada nos ultimso 13 anos:

 

 

1998: 14.7°c

1999: 15.6°c

2000: 12.7°c

2001: 12.8°c

2002: 13.6°c

2003: 13.2°c

2004: 13.5°c

2005: 14.0°c

2006: 15.0°c

2007: 15.3°c

2008: 12.2°c

2009: 12.9°c

 

Se formos pela analogia dos ultimos 12 anos,será muito improvavel que registraremos uma minima de 1 digito na proxima semana.Nao chegou muito perto.Mas tudo pode acontecer em materia de clima e tempo.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por aqui dissipou e a carga boa foi toda para S-Se-E... Creio que a "nossa" chuva recém está entrando pelo So-W-No entre Alegrete-São Borja-Uruguaiana... Se não cair para S-So de novo...

 

O Prof. Hackbart não erra uma :!: :!: :!: :D ... Então chuva boa, até com alerta, só lá por terça ou quarta... Mas ainda creio em uma pancada, mínima que seja, para hoje...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

E a nebulosidade já toma conta de santa rosa.Pela imagem do satelite,teremos uma linha de chuva avançando pra cá e que deverá trazer um alivio.Pressao em 1008 hpa,URA em 58%,vento SW a 5 km/h e temperatura de 32.5°c.

 

Pois é... Não citei Santa Rosa antes porque não parecia que iria avançar tão rápido para os teus lados... Pensei que desceriam "reto" Alegrete-São Boja...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui, aqui, não deu 5mm... Mas pelo aspecto ainda promete... Pelo menos caiu à 25°C a temperatura na BASM e 24.4°C no INMET com 8mm de acumulado...

 

Ilson, impressão ou por aí o "couro tá comendo" :shock:...

 

Em tempo... 17:00h... Não só pelas imagens do momento, mas pelo aspecto que carregou por aqui creio que teremos nova "carga"... Está "anoitecendo" e estamos circundados por muitas CBs com uma linha azul-escurecida ao extremo No-W-So... Aguardemos...

 

17:44... Nova e forte pancada acompanhada de alguns trovões, sem vento...

 

18:20... 23°C... Uma bela queda de 10°C em poucas horas... 11.8mm no INMET e nova pancada cai por aqui... Tenho aproximadamente 12mm acumulados...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui, aqui, não deu 5mm... Mas pelo aspecto ainda promete... Pelo menos caiu à 25°C a temperatura na BASM e 24.4°C no INMET com 8mm de acumulado...

 

Ilson, impressão ou por aí o "couro tá comendo" :shock:...

 

Em tempo... 17:00h... Não só pelas imagens do momento, mas pelo aspecto que carregou por aqui creio que teremos nova "carga"... Está "anoitecendo" e estamos circundados por muitas CBs com uma linha azul-escurecida ao extremo No-W-So... Aguardemos...

 

17:44... Nova e forte pancada acompanhada de alguns trovões, sem vento...

 

18:20... 23°C... Uma bela queda de 10°C em poucas horas... 11.8mm no INMET e nova pancada cai por aqui... Tenho aproximadamente 12mm acumulados...

 

SyS!

 

Só impressao Zeca.O radar engana e bem,as vezes.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

Foi mais um dia quente e abafado aqui na cidade,a tao esperada chuva nao veio,mas pelo menos o aumento da nebulosidade impediu uma elevaçao ainda maior na temperatura.

 

TEMP.MIN: 22.7[bAIXADA] 22.8[PARQUE] 23.7[iNMET] 25.0[CENTRO]

TEMP.MAX: 35.0[bAIXADA] 32.8[PARQUE] 33.8[iNMET] 34.5[CENTRO]

 

Em breve estarei adquirindo uma segunda estaçao da oregon,que será instalada no alto do parque,aonde o vento sopra com maior intensidade aqui na cidade.Enquanto sao cobrados valores entre 2200,00 e 2600,00 aqui no brasil,pode-se importar por apenas 690,00 reais.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Penha está bem calor desde 6ª-feira! Hoje foi a primeira noite quente, quando não baixei dos 24,4°. Ontem deu mínima de 22,6° e 6ª de 21,7°. As máximas foram de aproxc. 31,7° sexta, 33° ontem e 34° hoje, mas esses valores estão distorcidos.

 

Havia chuva para o norte, em direção à S. Francisco do Sul.

 

E uma novidade: tem araucária na Penha!!! :shock: Isso!! Vi 3 araucárias numa casa no bairro Santa Lídia (onde estou) e outra em local perto da praia.

 

Agora está nublado e deve estar 26º.

Link to comment
Share on other sites

Só para dizer que não morri, estou na Penha, Litoral Norte de SC (onde está o Beto Carrero), onde cheguei no fim da tarde de 3ª-feira! Pra variar, cheguei junto com a chuva, já que naquela hora, em torno das 18:30, estava 29°, quase nublado e muito abafado!

 

Choveu das 9 h até em torno das 16 h de 4ª-feira, voltando a chover de noite, e hoje (5ª) choveu em torno das 13 h. Com o sensor numa varanda e perto da janela, tive as seguintes variações:

 

4ª-feira - 22,6°/26,3° (sem sol)

5ª-feira 21,0°/28,0° (até às 16:30)

 

Estou no bairro Santa Lídia, bem no meio entre a área urbana da Penha e o bairro de Gravatá (Navegantes). Enfim, distante do mar. Creio que há boas mínimas no inverno, já que temos muito morros à volta (a casa fica no meio do mato junto à face oeste de um desse morros).

 

Agora está nublado e faz em torno de 27° com vento moderado, creio que de S ou SE.

 

Depois eu volto (quando der)! 8-)

 

Marcão, os pais de um colega meu moram em Gravatá, de vez enquando ,sempre estou por ai.

Aqui em Joinville desde terça que não para de chover... hoje foi mais um dia de muita chuva 21,8 e 26,7 e 31mm de chuva.

 

Caras,

 

Aí (Gravatá) é o meu point de surf, he he he! Altas ondas praticamente o ano todo!

 

Vlw!

Eu fui para Grtavatá 2 vezes!! Ela pertence à Navegantes, não? Mas eu fiquei na praia junto à foz do rio, na divisa com a Penha.

 

Praia ótima é a Praia Vermelha, virada para o leste (mas aberto) e com muita onda!! Eu fiquei p*** que o salva-vidas me deu apito de advertência que eu estava em local perigoso. Estava tentando pegar jacaré, hehe. Estive lá 6º-feira quando o tempo melhorou e o mar estava remexido em função do vento sul. Qualquer nuvenzinha causava chuva leve ou chuvisco.

 

Abraços catarinos!!

Link to comment
Share on other sites

Grande Paulo, com essas acumulações aí neguinho mais pesado que nem eu, se colocasse um esqui, não sairia do lugar!!!!! Mas é de se comemorar os eventos nivosos por essas latitudes, claro que sim! ;);)

 

Legal ouvir: "... começa a nevar na praça central de Rosário do Sul ou na Serra do Caverá..." ou ainda "... crianças brincam de construir bonecos de neves em Curitiba..." :P:P:P

 

Saudações E N C A R N A D A S

Duquia grande pessoa.

Por vezes fico encucado como pode haver tanta diferença em termos de neve em locais com apenas 100m de diferença,comparando aqui 720, com a Raia da Pedra 821m.

Li algo sobre o tema, o Prof Rodolfo por exemplo coloca cota favorável ao fenômeno. a partir dos 850m no sul do Brasil.

Qual sua opinião sobre isto? [/color]:D

Link to comment
Share on other sites

Galera. Aqui em Cascavel, no Oeste do Paraná, tivemos um dia bem quente, mas só até as 3 da tarde. Depois o tempo ficou fechado, até chuviscou, mas não acumulou nada na PWS PQSP.

 

wxstationgraphall.gif

 

A máxima registrada hoje foi de 32,2°C

A mínima alcançou 22,8°C

 

Já o vento soprou, preferencialmente de NNE com rajada máxima de 32.8km/h

 

A umidade relativa do ar variou entre 56 e 86%.

 

Neste momento a pressão atmosférica se encontra em 1013,1 hPa. O valor mínimo foi de 1012,8 hPa

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois é Lucas, aqui seguimos com 10°C entre as mínimas e máximas do meio da tarde... Olhes no INMET para ter uma base... Lá acumulou 38.2mm até o momento de uma bela e tranquila chuva... Aqui tenho 32mm, pois tudo passou pelo Sul e subindo... A região onde está o INMET, UFSM e BASM é ao Se-S daqui uns 16Km...

 

Ilson, foi só o "cartaz" :D ... Parabéns pela nova estação... Meu sonho de consumo :lol: ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Por vezes fico encucado como pode haver tanta diferença em termos de neve em locais com apenas 100m de diferença,comparando aqui 720, com a Raia da Pedra 821m.

Li algo sobre o tema, o Prof Rodolfo por exemplo coloca cota favorável ao fenômeno. a partir dos 850m no sul do Brasil.

Qual sua opinião sobre isto? [/colo[/b]r]:D

 

De fato a orografia exerce um papel importante na distribuição da neve. Considerando que a umidade fica concentrada entre 700 hpa até a superfície na precipitação de neve. Aorientação das escarpas também exerce papel importante, pois a advecção de temperatura, nos baixos níveis, é assim condicionada e, evidentemente as condições sinóticas que aqui a gurizada está cansada de ouvir e de opinar.

 

Então as características fisiográficas para mim são tão ou mais importantes que simplesmente um levantamento de cotas.

 

 

Saudações E N C A R N A D A S

Valeu Duquia. :D

Aqui tempo tranquilo agora ;parecia mais feio :D

Link to comment
Share on other sites

Apesar do calor o outono já começa a mandar sinais discretos, além do sol que vai "se afastando" desde antes do natal, ontem foi registrada a menor temperatura do ano na cidade do Rio com 18,3 graus no Alto da Boa Vista, mas nas estações ao nível do mar não baixou de 22/24. Agora 30 graus no Santos Dumont no centro e 36 graus no Galeão na zona norte, sol e poucas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui, muitas descargas e começa uma chuva de pingos grossos... SBSM com 28°C, estava em 29°C, com vento E-Se à 9.26Km/h... INMET 28.4°, estava em 29.7°C, com indicativo de rajada em 13.3Km/h...

 

16:20... Boa pancada para os lados do INMET de 5.8mm derrubou para 23.9°C a temperatura... Registro de rajada em 32Km/h... SBSM com 23°C... Rádio acusa 25°C no centro da cidade...Aqui 3mm até o momento e parece estar vindo outra carga de W-So...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Prováveis últimos suspiros do verão aqui no Rio, hoje a máxima atingiu incômodos 38,8°C aqui na zona norte carioca(e até 39°C no Campo dos Afonsos e 38°C no Galeão) com muito sol, agora tenho 32,0°C, ainda bem quente, amanhã esquenta ainda mais graças ao pré frontal e não podemos descartar a chance de chegar a 40°C nos bairros mais quentes da cidade, na quarta ainda faz calor de manhã e em parte da tarde, quando enfim a tão aguardada frente fria chega ao Rio causando bastante chuva e forte queda de temperatura, não aparece nenhum calor para a cidade nas próximas semanas.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do calor o outono já começa a mandar sinais discretos, além do sol que vai "se afastando" desde antes do natal, ontem foi registrada a menor temperatura do ano na cidade do Rio com 18,3 graus no Alto da Boa Vista, mas nas estações ao nível do mar não baixou de 22/24. Agora 30 graus no Santos Dumont no centro e 36 graus no Galeão na zona norte, sol e poucas nuvens.

 

Interessante, aqui por exemplo ainda nao notei nenhuma diferença que faz lembrar, nem de uma forma remota, a vaga lembrança do outono, o sol continua torrando da mesma forma, e os dias continuam quentes da mesma forma, única diferença é a volta do horário padrão.

Link to comment
Share on other sites

Prováveis últimos suspiros do verão aqui no Rio, hoje a máxima atingiu incômodos 38,8°C aqui na zona norte carioca(e até 39°C no Campo dos Afonsos e 38°C no Galeão) com muito sol, agora tenho 32,0°C, ainda bem quente, amanhã esquenta ainda mais graças ao pré frontal e não podemos descartar a chance de chegar a 40°C nos bairros mais quentes da cidade, na quarta ainda faz calor de manhã e em parte da tarde, quando enfim a tão aguardada frente fria chega ao Rio causando bastante chuva e forte queda de temperatura, não aparece nenhum calor para a cidade nas próximas semanas.

 

Olha, duvido muito disso, uma coisa é ter 1 ou 2 semanas amenas que lembram o outono, a outra é isso se manter até meados de Abril que é onde o outono climático começa aqui no Sul, no rio nao sei quando começa o outono climatico.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.