Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Tempo parcialmente nublado agora no Rio, ontem à noite eu vi vários relâmpagos ao longe, o Inmet registrou chuva (mas pouca coisa) em Xerém, Arraial do Cabo e Macaé entre ontem e hoje, o tempo tem sido instável durante esta semana na cidade e estado, mas aqui no meu bairro contra todas as expectativas não cai um pingo de chuva desde o dia 9 de abril, mais de 10 dias, isto me causa surpresa pois as chances de chover foram várias neste período, no final do mês o tempo vai mudar para valer, mas acredito que antes disso vai ter uma chuvinha isolada, até cairia bem um bom bloqueio atmosférico, mas a época mais favorável para bloqueios vai de julho a setembro e entre o meio e o final do verão, poucas vezes fora deste período. Não me entendam mal, eu adoro tempestades (e lamento a perda de intensidade das mesmas nos últimos anos, apesar de beneficiar os moradores de áreas de risco, eles não deveriam estar lá, e um dia quando uma violenta vier pode ser bem pior porque a população já desacostumou e muita gente desconhece os riscos de uma chuva extrema), mas também gosto de um bom bloqueio bem seco, só não gosto de tempo normal, para mim qualquer anomalia vale a pena: calor, frio, chuva, seca... pode mandar.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Concordo, também tenho esta impressão, mas na verdade as máximas caíram bem mais do que as mínimas entre o final do verão e agora, com isso nossas casas ficam mais frescas e temos a impressão de maior alteração nas mínimas, segundo dados do SBGL a mínima só caiu em média 1 grau entre o verão e agora e as máximas de 2 a 4 graus, até porque este verão foi fraco em noites quentes, a maior mínima foi de apenas 26 graus e a média da mínima ficou em torno de 22 a 23 graus nos 3 meses (JFM), nada muito abaixo da média, mas abaixo dos 2 anos anteriores que tiveram no mínimo um mês com média superior a 23 graus e mínima mais alta de 28 graus. Estes dados se referem ao Galeão, dentro da ilha de calor de certos bairros a média será maior e em outras áreas (Afonsos), menor. Ao Rodolfo: que ano foi mais chuvoso aqui na cidade, 1982 ou 1983?

Link to comment
Share on other sites

Estou passando o feriadão aqui em Itaipuaçu, distrito de Maricá, cidade da Região dos Lagos a 60km da capital e só devo regressar ao Rio na segunda ou na terça, por aqui como sempre a madrugada foi bem mais amena que na quente Abolição no já sufocante subúrbio do Rio, com mínima tendo atingido cerca de 20°C.A manhã é de muito sol e pouquíssimas nuvens com tempo ainda muito ameno, cerca de 25°C no momento.De fato as temperaturas(tanto máximas quanto mínimas) cairam bem desde o fim de março, mas mesmo assim, pelo menos pra mim, ainda resta aquela atmosfera abafada e desagradável de verão, mas parece que isso realmente terá um fim no final do mês, mais especificamente por volta do dia 27-28 quando uma forte frente fria deve entrar provocando muita chuva e queda acentuada na temperatura segundo modelos, e também parece que maio, pelo menos o ínicio, promete ser úmido e frio.

Link to comment
Share on other sites

Se eu nao me engano foi 1983. Vou colocar estes dados em breve por aqui. Em 1982 também choveu bastante. E, em 1984 foi um dos mais secos da história. Como já coloquei anteriormente, o total de chuva anual, no Rocha, ficou um pouco acima de 500 mm.

 

Numa apostila que me enviaste tem dados de chuva de fevereiro de 1988. Os valores são bastante significativos, acumulando 632,0 mm na tua estação e 701,9 mm no Alto da Boa Vista.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Os modelos firmam que o tempo mudará radicalmente a partir da sexta feira, dia 27, com a chegada de uma forte frente fria que deve provocar muita chuva, vento e acentuada queda na temperatura, principalmente nas máximas que prometem ficar na casa de 20-22°C nos dias seguintes á mudança.A sensação térmica também deve despencar, pondo fim a essa ainda persistente sensação de tempo abafado típico de verão ainda.Ainda segundo modelos pelo menos os primeiros 20 dias de maio deve ser de muita chuva e temperatura muito abaixo da média, com destaque pro período entre 5 e 10 e 15 e 20, quando fortes ondas de frio devem nos atingir, estando previstas máximas até abaixo dos 20°C e mínimas na faixa dos 15°C.Agora é monitorar e esperar a confirmação ou não.

Link to comment
Share on other sites

Hoje eu estive em Botafogo, onde presenciei uma tarde típica do outono carioca, ao 12:00 ainda havia um certo abafamento no ar (pouco), mas ao longo da tarde os ventos do mar formaram muitas nuvens bem baixas e inofensivas e a temperatura caiu um pouco com forte sensação de frescor nas rajadas de vento, agora aqui no meu bairro na zona norte há mais nuvens médias e umas altas que parecem "coladas" no céu, por não aparentarem ter profundidade. Muito interessante o Breno ter colocado o resultado da saída de um modelo, no sentido de nos provar que ainda vai demorar muito tempo para que possamos confiar neles, esta previsão de 20 dias seguidos de chuva em maio é insana, nossa atmosfera não suportaria tal condição nessa época (e talvez nem no verão), as temperaturas baixas prolongadas também são duvidosas, até agora só podemos confiar bem na frente fria do dia 27 que vem sendo prevista de forma consistente por todos os modelos que olhei, vou para Conservatória, no centro-sul do estado, no dia previsto para sua chegada (27/04), mas como a cidade fica bem para dentro, afastada das cadeias costeiras, a chuva deve ser fraca e durar pouco lá, como tipicamente acontece com boa parte das frentes de abril de provocar mais chuva nas baixadas litorâneas e menos chuva após a primeira grande barreira orográfica, conveniente lembrar a frente fria de abril de 2006 (dia 17 tb se não me engano), na encosta de Teresópolis na serra dos Órgãos choveu mais de 200 mm, no centro entre 70 e 80 mm, e no distrito interno de Bom Sucesso entre 5 e 10 mm, todas no município de Teresópolis. Isto se reflete dentro da própria cidade, no caso de 2006 mais de 200 mm no Sumaré e mal 20 mm em Irajá devido ao nosso intrincado relevo. Se eu estivesse indo para Angra ficaria preocupado. Acrescento que tal fenômeno decorre do fato que de abril até a primavera boa parte das chuvas é frontal, provocada por advecção de umidade do mar (gerando nuvens pouco profundas que são facilmente bloqueadas pelas serras mais altas e descarregam muita umidade na linha de serras litorâneas), entre janeiro e março ocorrem mais chuvas por convecção, nuvens profundas que facilmente passam por estas barreiras e geram até mais chuva no interior como em janeiro de 2007 (700 mm em Cordeiro bem longe das encostas e menos de 90 mm nas praias cariocas), a atuação da Zacas igualmente gera nuvens maiores. Hoje, na mais nova estação automática do Inmet (Lagoa Rodrigo de Freitas), a máxima ficou na faixa dos 27 graus.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pequenas áreas de instabilidade provocaram pancadas e trovoadas em alguns pontos da zona norte do Rio nesta tarde.Segundo a Geo-Rio, choveu 19mm em Piedade, 18mm na Penha, 10mm no Cachambi, 6mm no Grajaú e 1mm em Irajá esta tarde.Em Santa Teresa, no Centro, chegou a ocorrer um gotejo de 0,2mm.Aqui em Itaipuaçu, distrito de Maricá, na Região dos Lagos, embora o tempo tenha ficado muito nublado por quase toda a tarde, inclusive com nuvens carregadas, elas diminuiram nesse fim de tarde e agora o céu apresenta-se parcialmente nublado.A temperatura se manteve amena por todo o dia, com mínima de cerca de 21°C e máxima na casa dos 28°C.No momento, aproximadamente 25°C.

Link to comment
Share on other sites

Estou de volta ao Rio há cerca de 1 hora e por aqui a manhã é de sol forte, céu totalmente limpo e muito calor.No momento 34,6°C aqui na AboliçãO.o calorão já é sinais da atuação do pré frontal.Segundo as novas rodadas dos modelos, o "frio" do próximo fim de semana foi bem diminuído, praticamente eliminado, somente sinalizando tempo bem ameno, mas felizmente a chuva não foi diminuída.

Link to comment
Share on other sites

Estou de volta ao Rio há cerca de 1 hora e por aqui a manhã é de sol forte, céu totalmente limpo e muito calor.No momento 34,6°C aqui na AboliçãO.o calorão já é sinais da atuação do pré frontal.Segundo as novas rodadas dos modelos, o "frio" do próximo fim de semana foi bem diminuído, praticamente eliminado, somente sinalizando tempo bem ameno, mas felizmente a chuva não foi diminuída.

 

Ahh, Breno!!! chuva e sem frio não dá, neh?

 

:D

Link to comment
Share on other sites

O feriado foi bem "xoxo" aqui, sábado e domingo foram dias feios, cheios de muitas nuvens/névoa mas sem chuva na maior parte da cidade, só ontem tivemos um sol decente, mas hoje entramos de cabeça no chamado pré-frontal, contrastando com toda a instabilidade que dominou por vários dias e trouxe até chuvas isoladas (embora sem provocar chuva no meu bairro onde não chove desde o dia 9), hoje o ar está seco e por isso há muito poucas nuvens no céu agora no meio/final da tarde e a temperatura subiu mais em relação aos últimos dias com níveis de verão (mas a sensação não está muito alta, parece menor do que a real temperatura), máximas até agora de 33,5 graus na Vila Militar, 34,8 graus no Maracanã, 33,2 graus na Lagoa Rodrigo de Freitas (INMET), em poucos dias de operação deu para ver que a estação da Lagoa é bem menos amena que a de Niterói, talvez porque existe uma barreira de prédios entre a lagoa e o mar, em passagens pela ZS já vi uma vez dando em média 35 nos relógios da lagoa e 28 nos da Vieira Souto.

 

Sobre esta frente fria uma coisa é certa: ela vai chegar, mas tudo mais ainda é incerto, no tocante à chuva já vi este tipo de frente, primeira do outono, passar desde praticamente seca e só com queda de temperatura (2001 eu me lembro porque ela chegou logo depois da minha mudança de endereço) até com bastante umidade e volumes grandes de chuva nas encostas mas somente moderados na maior parte da cidade (2006, acho que todos lembram bem e foi em abril mesmo), mas a última vez que uma frente destas de outono trouxe volumes grandes e generalizados acho que foi em 1990 (alguns recordes de abril são daquele ano), quanto à temperatura, estou sem expectativa alguma, em janeiro deste ano houve 1 dia com máxima entre 22 e 23 graus na maior parte da cidade, esta frente, numa expectativa OTIMISTA, irá igualar esta marca, e, acho que todos concordam comigo, IGUALAR O "FRIO" DE JANEIRO NO FINAL DE ABRIL É MEDÍOCRE E PATÉTICO. As mínimas só serão menores que as de janeiro/fevereiro (18 a 20 ao nível do mar numa de fevereiro) se abrir um pouco o tempo depois da frente, caso contrário poderia até ser mais fraco, resumindo: em termos de temperatura, espero um vexame.

Link to comment
Share on other sites

Acho que no Rocha foi pouco mais de 500 mm e no Alto da Boa Vista, na estação da Capela Mayrink, 960 mm. A estação do Alto mesmo, do INMET, não conseguiu registrar a chuva do dia em que mais choveu, no final do espisódio, devido à queda de barreiras.

 

Vou confirmar todos estes dados e os colocarei aqui. Ainda não o fiz pela falta de tempo. Mas até o final de semana, poderei me dedicar melhor.

Link to comment
Share on other sites

Pode ser que eu me engane e "quebre a cara", mas estou bem otimista em relação a esta frente que chega depois de amanhã, todas as previsões apontam ótimos acumulados(algumas como o ETA do Cptec aponta acumulados excessivos até) de sexta a domingo, o frio também foi melhorado nas últimas rodadas, as máximas sofrerão mais efeito, principalmente sábado e domingo quando chegam a ser previstas máximas de 22-24°C por alguns modelos, as mínimas devem decepcionar e talvez não baixem de 20°C ao nível do mar, mas mesmo assim será um ótimo refresco e o principal, terá sido aberta a porta para novas frentes frias e ondas polares.

Link to comment
Share on other sites

A aproximação da frente fria eleva as temperaturas nesta quarta feira no Rio. Nesse momento faz 34.2º no Maracanã, na estação no Inmet, e 35.9º em São Cristóvão, na estação do Georio, dados divulgados às 11 horas. A madrugada também foi mais quente. Em Inhaúma fez 25º de mínima, de acordo com meus registros. O aquecimento pré-frontal deve durar até amanhã, com máximas podendo ficar acima de 36º, mas a partir de sexta feira a frente fria chega e provoca mudança no tempo. Há previsão de bons volumes de chuva principalmente no fim de semana, quando também devemos ter declínio de temperatura. Essa frente fria deve trazer um bom refresco pra nós, mas o frio está previsto entre a primeira e segunda semana de Maio. Seria a primeira massa polar forte a entrar no centro-sul. Enquanto o frio não chega, pelo menos temos um refresco nos próximos dias...

Link to comment
Share on other sites

Pode ser que eu me engane e "quebre a cara", mas estou bem otimista em relação a esta frente que chega depois de amanhã, todas as previsões apontam ótimos acumulados(algumas como o ETA do Cptec aponta acumulados excessivos até) de sexta a domingo, o frio também foi melhorado nas últimas rodadas, as máximas sofrerão mais efeito, principalmente sábado e domingo quando chegam a ser previstas máximas de 22-24°C por alguns modelos, as mínimas devem decepcionar e talvez não baixem de 20°C ao nível do mar, mas mesmo assim será um ótimo refresco e o principal, terá sido aberta a porta para novas frentes frias e ondas polares.

 

De fato, Breno, os modelos prevêem uma outra massa polar mais forte na sedunda semana de Maio. Realmente indica que o bloqueio finalmente acabará...

Link to comment
Share on other sites

A diferença entre ontem e hoje é a seguinte: ontem havia algumas nuvens baixas e nenhuma alta, hoje há poucas nuvens altas e nenhuma baixa, a temperatura hoje subiu mais do que ontem, a estação Vila Militar está sem funcionar, as estações Maracanã e Lagoa superaram a máxima de ontem, e até Niterói foi acima de 34 graus, a dúvida agora fica se teremos já as primeiras pancadas amanhã ou na sexta. Apesar dos vexame das temperaturas desta primeira frente (que pode levar surra até de janeiro), certamente outras mais fortes virão depois, espero que este inverno não repita o ano passado com ausência de "frio" em julho e agosto.

 

Como eu já falei, vou para Conservatória na sexta, para lá espero um pouco de chuva fraca no dia da chegada e talvez no sábado e depois nublado com aberturas e fresco, esta será minha segunda vez na cidade, a primeira foi quando eu era criança e nem me lembro o ano mas foi no verão, ficou na memória que no dia da viagem caiu uma tempestade aqui no Rio, o ônibus que me levou só saiu no final da noite (era para ser começo da noite) e chegamos lá na alta madrugada, o trânsito estava péssimo e havia bairros sem luz aqui na cidade do Rio e na Baixada Fluminense.

Link to comment
Share on other sites

Gente, desculpe ter sumido novamente...

Tive uns problemas que tive que resolver, e dai acabei esquecendo de todos os meus amigos, hobbies etc....

 

Mais vamos lá ^^

 

Não sei se o meu termometro tá louco, mais hoje ele tá marcando agora nesse momento 29.2 graus....

e tá bem abafado aki, to com mó calor =/

No momento tempo aberto.

 

:roll:

 

 

Abraçoss !!

Link to comment
Share on other sites

A nova rodada do ETA coloca um verdadeiro dilúvio de amanhã até segunda feira.O frio também foi aumentado, com máximas que podem não passar de 22-23°C no domingo e na segunda.Com a melhora do tempo, entre terça e quarta, as mínimas podem cair para até 17-18°C.O Global coloca muita chuva também, mas menos que o ETA.Já quanto as máximas os dois sinalizam os mesmos valores, mas quanto as mínimas o Global é mais moderado e poe 19-20°C.A meteorologia da UFRJ coloca bastante chuva mas bem menos que os outros modelos.Quanto as temperaturas, esta aponta máximas de 23-24°C, e mínimas na casa dos 20°C.A Somar é bem pessimista e coloca acumulos bem menores que todos os três anteriores, mas que nem por isso são baixos.Já quanto as temperaturas, as máximas ficam na casa dos 24°C e as mínimas de até 19°C.A Infotempo coloca acumulados um pouco maiores que a Somar, mas é bem pessimista quanto as temperaturas, com máximas de 25°C e mínimas de 22°C(!!!).Por fim, a Climatempo coloca ótimos acumulos quase iguais aos do Global, porém é a pior em relação as temperaturas, com máximas de 26-27°C e mínimas de 20°C.Pra finalizar, o Global 30 dias do CPTEC aponta uma íncrivel onda de frio entre 10 e 15 de maio com máximas na casa dos 18°C e mínimas de até 12°C!! :shock:.Enquanto nada disso acontece, o pré frontal segue com tudo, ontem aqui na Abolição atingi 37,4°C.Já hoje, a mínima foi de íncriveis 27,0°C e no momento já faz 35,4°C por aqui.A máxima deve ficar na casa dos 38°C.

Link to comment
Share on other sites

Outra manhã de forte calor no Rio, devido ao aquecimento pré-frontal. Nesse momento faz 34º no Maracanã, mas a máxima deve ficar entre 37, 38º hoje, se nenhum vento mais frio entrar durante a tarde. Amanhã a frente fria chega, e o Breno observou bem, as previsões estão bem variadas, mas acho que dá pra se ter uma idéia. Devemos ter volumes moderados de chuva pelo menos até segunda, com temperatura amena, e quem sabe, com mínimas na casa de agradáveis 18º aqui na zona norte quando o céu limpar. Agora, o destaque sem dúvida fica pra previsão estendida, como informou o Breno, que coloca temperaturas bastante baixas na terceira semana de Maio. Vamos acompanhar. Enquanto isso, ficamos na fornalha. Só pra não esquecer, a mínima hoje em Inhaúma foi de 27º devido ao aquecimento. Vem logo, frente fria!

Link to comment
Share on other sites

Tarde fervente no Rio nesta quinta feira. No Maracanã, a estação do Inmet marca 36.9º no último relatório. Já a Georio em São Cristóvão, a última marca é de 37.8º. Ou seja, a zona norte carioca relembra os seus dias de caldeirão de verão hoje! A pressão atmosférica está em queda livre, indicando a proximidade da frente fria. Inclusive, já se observa no céu uma fina camada de cirrus adentrando a cidade. Vamos observar as próximas horas...

Link to comment
Share on other sites

O Rio ferveu (e ainda ferve) nesta quinta feira. A máxima no Maracanã (Inmet) foi de 37.8º. Mas o destaque ficou pra Georio, que registrou 39.9º em São Cristóvão! Ou seja: a zona norte viveu dias de caldeirão fervente, típicos do verão carioca. Ainda faz muito calor agora, o ultimo registrou do Inmet indica 33.9º no Maracanã. Será que a próxima madrugada ainda registra temperatura alta? Tudo depende da entrada dos ventos mais frescos, de sul/sudoeste. Vamos ver...

Link to comment
Share on other sites

O termometro da praça principal de Nova Friburgo registra agora 18C,

no Domingo as 20hrs chegou a registrar 16C.

Na quinta estarei de volta pro inferno.

 

Que maravilha, Rafael!!!

Imagino o quanto que deve ter feito nas horas mais frias do dia!!! Adoro essas terras geladas!!!

 

Abraços,

:D

Realmente estava bem fresco durante os dias em que estive lá.

Nessa manhã estava com uma forte neblina, orvalho e a temperatura estava por volta dos 16°C

Talvez ainda volte no inicio da próxima semana.

Foto que tirei essa manhã (7hrs) no bosque do condomínio da minha mãe:

PIC_0016.jpg

Estou pensando em comprar uma araucária e plantar nesse condomínio..

 

Tenho agora no Grajaú 32°C, a máxima de hj na capital 38,5 °C :shock:

A frente fria pode chegar no final dessa sexta-feira :)

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio amanhece nublado depois de ventar ontem a noite e fazer calor durante o dia de ontem, daqui a pouco vou para Conservatória e quando voltar falo como ficou o tempo por lá, a mais recente previsão da UFRJ não dá nenhuma chuva para lá, só um pouco fraca entre segunda e terça, de qualquer jeito se chover será muito pouco mesmo, a temperatura promete promete ficar muito agradável, até mais!

Link to comment
Share on other sites

Ontem verão total aqui no Rio.Aqui na Abolição atingi máxima de 39,4°C :shock: De noite, ventou muito forte e o tempo nublou rapidamente, inclusive com alguns relâmpagos, pensei que era a frente fria se antecipando, mas ledo engano.A manhã de hoje ainda é de muito sol, embora com bastante nuvens(todas altas) e calor, com 31,9°C no momento.Continuam sendo previstos intensos temporais hoje e muita chuva nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

O termometro da praça principal de Nova Friburgo registra agora 18C,

no Domingo as 20hrs chegou a registrar 16C.

Na quinta estarei de volta pro inferno.

 

Que maravilha, Rafael!!!

Imagino o quanto que deve ter feito nas horas mais frias do dia!!! Adoro essas terras geladas!!!

 

Abraços,

:D

Realmente estava bem fresco durante os dias em que estive lá.

Nessa manhã estava com uma forte neblina, orvalho e a temperatura estava por volta dos 16°C

Talvez ainda volte no inicio da próxima semana.

Foto que tirei essa manhã (7hrs) no bosque do condomínio da minha mãe:

PIC_0016.jpg

Estou pensando em comprar uma araucária e plantar nesse condomínio..

 

Tenho agora no Grajaú 32°C, a máxima de hj na capital 38,5 °C :shock:

A frente fria pode chegar no final dessa sexta-feira :)

 

Bela foto,Rafael!

Pessoal que legal que vai dá uma refrescada ai no Rio!

A galera lá de Santos não aguentava mais o calorão!

Em Guarulhos chove e venta aumentando a sensação de frio:19 graus.

abraço!

Link to comment
Share on other sites

A frentre fria finalmente chegou e trouxe com ela chuva e muito vento, com rajadas fortes, nesta tarde no Rio. O vento já provoca alguns estragos, como queda de fios e árvores, como aqui no Maracanã, onde uma árvore caiu na Rua São Francisco Xavier um pouco mais cedo. Algumas linhas telefônicas em Inhaúma, onde moro, estão em reparos por causa dos ventos também. A chuva cai variando de fraca a moderada, e a tendência é de mais chuva durante o fim de semana. A temperatura já está declinando, nesse momento faz 22.8º no Maracanã, segundo o Inmet. Em São Cristóvão (georio), faz 22.3º agora. Estas marcas já são as mínimas do dia nestas estações. Estamos precisando de refresco mesmo!!

Link to comment
Share on other sites

Temporal atingiu boa parte do Rio nesta tarde.Aqui na Abolição, no subúrbio tive 45mm em 1 hora e meia.Além de muita água, tivemos intensas rajadas de vento que chegaram a até 80km/h.O resultado disso foram ruas alagadas(algumas intransitáveis, não em meu bairro mas nos adjacentes Piedade, Cascadura e Madureira), muito lixo e galhos de árvore nas ruas, trechos sem luz entre Madureira e Cascadura e um trânsito infernal.A temperatura despencou e no momento apenas 24,4°C, após uma máxima de 35,4°C.

Link to comment
Share on other sites

Houve chuva esta tarde no Rio. Mas não achei muita coisa. EStive em Vila Isabel e a chuva voi miúda, embora tenha sido suficiente para molhar o resscado solo. Não acredito nas previsões de 110 mm nos próximos dias. A frente fria já está reduzindo a sua atividade. Mas é uma chuva que vai dar uma trégua na seca, que deve retornar em breve, uma vez que já estamos entrando no ciclo de inverno.

Link to comment
Share on other sites

É mesmo, teve muito vento e muita chuva...

aqui teve queda de energia 3 vezes... com as grandes rajadas de ventos...

 

O vento continua com pouca intensidade...

E os termometros tiveram uma grande caida...

Dos 28 e 28 graus que fazia aqui a noite...

agora desceu para 23.1° agora...

 

Eta tempo bom pra pegar uma gripe... rsrsrs

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Já estou em Conservatória, saí do Rio no começo da tarde e peguei uma pancada moderada na Dutra entre SJM e Nova Iguaçu, depois só garoa, aqui em Conservatória garoa e para desde que cheguei à tarde sem molhar embaixo das árvores (deve ter sido de 2 a 5 mm), e faz um friozinho que não sinto a mauito tempo, 17 graus no termometro que eu trouxe, ventou à tarde. No Rio pelos dados da estação do Maracanã perto de casa choveu um pouco mais mas mesmo assim bem pouco, eu tambem não acreditava nas previsões de chuvarada, pelo que vi rapidamente na Georio choveu mais nas encostas, foi a típica frente de abril como eu esperava, quase sem atividade chuvosa no interior.

Link to comment
Share on other sites

Os acumulados foram bons e significativos em quase toda a cidade, não só nas encostas.Aqui na Abolição, no subúrbio(bairro que não é encosta) tive 50mm ontem(45mm em 1 hora e meia) e mais 4mm na madrugada de hoje(mês em 98mm).Vejamos os acumulados nas demais estações, das chuvas de ontem e hoje:

Vidigal 33mm, Urca 22mm, Rocinha 38mm, Tijuca 96mm(!!), Santa Teresa 66mm(!!), Copacabana 37mm, Grajaú 50mm, Ilha 14mm, Penha 12mm, Madureira 35mm, Irajá 17mm, Bangu 28mm, Piedade 51mm, Tanque 41mm, Saúde 37mm, Jardim Botânico 39mm, Itanhangá 32mm, Cidade de Deus 29mm, Rio Centro 40mm, Guaratiba 12mm, Gericinó 30mm, Santa Cruz 46mm, Cachambi 17mm, Anchieta 20mm, Grota Funda 54mm, Campo Grande 27mm, Sepetiba 43mm, Sumaré 76mm, Mendanha 52mm, Barra 31mm, Laranjeiras 38mm e São Cristóvão 25mm.Como vemos, com exceção de Penha, Irajá, Ilha, Cachambi e Guaratiba todo o resto da cidade teve acumulados muito bons, algumas estações acumulados até muito altos(ainda mais na época do ano que nos encontramos), não só bairros de encostas.A temperatura caiu bem mas ficou acima do previsto pra hoje, no momento 25,3°C e a máxima já atingiu 27,1°C aqui na Abolição, a madrugada registrou mínima de 21,1°C(terceira menor do ano perdendo para 20,2°C em 3/1 e 20,5°C em 13/2), ficou bem ameno(como ainda permanece) mas ainda não foi possível sentir frio, mas talvez seja possível nos próximos dias, há previsão de um incremento na nebulosidade por conta de circulação marítima amanhã durando até segunda ou terça, a máxima promete ainda cair mais e a mínima também deve ter alguma queda.

Link to comment
Share on other sites

O INPE foi o ÚNICO que acertou em cheio a previsão pra hoje, colou máximas de 28-29°C e só chuvas isoladas e pequena probabilidade, álias.Agora o ETA(modelo disponibilizado pelo INPE) errou feio, preveu um dia com muita chuva e frio(máxima 23-24°C) e o que tivemos foi um dia de tempo entre parcialmente nublado a nublado sem frio algum e chuva muito menos, com máxima chegando a 28,9°C e mínima 21,4°C aqui na Abolição.Global também errou ao prever máximas iguais as do ETA e tempo nublado com chuva fraca.Climatempo também errou e Tempo Agora até passou perto nas temperaturas, mas colocou uma chuva que não ocorreu.E acabo de ver a rodada das 12z do ETA e o que vejo?Continuam insistindo com tempo chuvoso e frio(preveram ontem e hoje, e erraram), dessa vez pra amanhã.As temperaturas dessa frente foram patéticas, a chuva embora tenha sido muito boa na sexta, ficou abaixo do previsto já que estava sendo prevista a manutenção do tempo chuvoso por todo fim de semana.

Link to comment
Share on other sites

Hoje enfim os modelos se aproximaram mais um pouco da realidade, a primeira metade da manhã foi nublada com momentos de garoa bem fraca(que nem acumulou aqui na Abolição) e até chuva fraca na zona sul, parte da oeste e região da Grande Tijuca principalmente perto das encostas, com máximo de 13mm na Rocinha, 7mm no Sumaré e 5mm na Grota Funda e Vidigal, agora já se aproximando do final da manhã o sol começa a aparecer fraco e ainda entre muitas nuvens, a temperatura está muito amena com 25,1°C aqui na Abolição com sensação térmica de menos(por volta de 22-23°C) devido ao vento fraco mas constante com rajadas moderadas até, a mínima dessa madrugada foi de 22,5°C, não podemos negar que no quesito temperatura a frente decepcionou e muito, mas pelo menos as próximas 2 madrugadas devem registrar boas mínimas que podem ser as menores do ano até o momento.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.