Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Balanço de fevereiro no bairro Abolição, zona norte do Rio

Com o fim do mês de fevereiro, já tenho o balanço climático dele aqui no meu ponto de observação, no bairro da Abolição, zona norte da cidade do Rio.Marcado por altas temperaturas e prolongada estiagem, mais uma vez a chuva ficou abaixo da média(reprisando janeiro), acontece que em fevereiro, ao contrário de janeiro(que teve muitos dias nublados e com chuva mas sempre de baixo acúmulo), teve predomínio de sol e apenas 1 dia totalmente nublado(sem nenhuma abertura de sol) que foi o dia 12.A chuva, embora não tenha ficado muito abaixo da média, foi muito mal distríbuida, com 70% do total acumulado sendo precipitado em menos de 24 horas(entre a tarde de 11/2 até o amanhecer de 12/2, no resto da cidade também foi muito irregular, sendo que alguns bairros por exemplo tiveram mais de 85% do acumulado precipitado nessa ocasião).E, após esse evento, não choveu mais na cidade.Os outros 16 dias do mês passaram sem uma gota dágua(aqui e em quase toda a cidade, exceto uns poucos bairros da zona oeste que tiveram uma pancadinha dia 26/2) e com um calor fustigante, que serviu para colocar as médias lá em cima.Com toda essa estiagem, o mês terminou aqui no bairro com raquíticos 91mm(contra a média 97-2006 de 104mm da estação Piedade da Geo-Rio, aqui perto do meu bairro), sendo 64mm precipitados entre a tarde de 11 e o amanhecer de 12, 25mm num evento de chuva forte de verão na noite de 2, e o resto(2mm) num chuvisco na tarde de 6.A estiagem também foi grande responsável pelas temperaturas acima da média, culminando numa média das máximas de 35,3°C, média das mínimas de 24,6°C e uma média geral de 29,9°C, quase 2°C acima do normal.Quanto aos extremos, apesar de tudo, não foi atingida a marca de 40°C(alguns poucos bairros até atingiram essa temperatura, nos dias 7-40,3°C na estação de São Cristóvão da Geo-Rio e 40,0°C no dia 27, novamente neste local) aqui no meu bairro, tendo sido a maior máxima de 39,4°C nos dias 7 e 9, segunda maior de 39,1°C no dia 10, terceira de 38,4°C dia 8, quarta de 38,0°C nos dias 24 e 25, e quinta maior de 37,7°C dia 18.Apesar desse calor todo, a frente fria que passou nos dias 11 e 12 trouxe uma surpresa: o recorde de menor mínima para o mês foi batido pra um período de, pelo menos, mais de 5 anos, tendo sido atingida a mínima de apenas 20,5°C no dia 13, e tendo sido a segunda menor mínima de 22,0°C no dia 14, terceira de 22,4°C no dia 2, quarta de 22,5°C no dia 11, e quinta menor de 22,9°C no dia 12.Já quanto as maiores mínimas, as 5 maiores foram de: 28,0°C no dia 8, 27,1°C no dia 6, 26,2°C no dia 20, 26,0°C nos dias 7, 19, 26 e 28 e 25,9°C no dia 9, e, quanto as menores máximas, as 5 menores foram: 29,6°C no dia 12, 30,5°C no dia 13, 31,0°C nos dias 3 e 4, 32,4°C nos dias 2 e 16 e 33,1°C no dia 15.Assim foi fevereiro de 2007 por aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O povo do subúrbio não tem acesso a um ambiente mais saudável. Até nisto a cidade conseguiu produzir uma discriminação... Não há árvores por aqui, nem nos morros nem nas ruas. Se houve um incremento na zona da Leopoldina, deve ser ainda irrisório. Não há como negar: os investimentos são quase todos para as áreas ricas da cidade.

 

Agora, que o povo é mau educado, isso todo mundo sabe.....

Link to comment
Share on other sites

Breno Martins:

 

Esta não é a pior seca no verão. Aliás, este fenômeno é quase corriqueiro, pois pelo que vejo em minhas observações, períodos de bloqueio em pleno verão ocorrem sempre. É muito raro um verão como em 1982, em que houve chuva durante todo o período de verão. O ano de 1984 foi um dos mais secos e quentes de que se tem notícia. O total pluviométrico em Cabo Frio focou um pouco acima de 320 mm e aqui no Rocha, onde tenho um pluviômetro, não atingiu os 600 mm. São valores do sertão nordestino! Entre janeiro e fevereiro houve uma seqüencia de 15 dias com as temperaturas acima de 41 graus C, sendo que a máximo do episódio atingiu 43,1 graus C, a maior já registrada na capital. Em Nova Iguaçú, segundo moradores, os termômetros teriam chegado a 44 graus C.

 

O que me chama a atenção, e que devemos estudar melhor, é o fato de que não há chuva convectiva em nosso estado. Elas são importantes em São Paulo ou no Sul, onde ajudam a reduzir os efeitos do calor. Como aqui elas ocorrem com uma freqüencia quase nula, temos então estas secas severas por aqui.

Link to comment
Share on other sites

15 dias acima de 41°C?INCRIVEL!E culminou numa máxima de "apenas" 43°C?Imagine quanto não pode ter feito em bairros daqui do subúrbio central(como Madureira, Cascadura, Piedade, Abolição, Pilares, Engenho de Dentro, Cachambi, Méier) que pelo que tenho reparado, muitas vezes conseguem ser ainda piores que aquela área de Bangu e Realengo!(certa vez em 1/12/2002 registrei aqui 45°C quando a estação do INMET teve máxima de 42,4°C)

Com hoje já são 22 dias sem chuva, uma seca muito forte, desde que iniciei minhas observações só vi 2 períodos maiores que esse sem chuva, sendo que ambos foram no inverno, e não no verão!No momento já faz 36,4°C e muito possivelmente devemos beirar ou até atingir a marca de 40°C hoje.A mínima foi de 26,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Em 1984 alguns termômetros de rua no Méier chegaram a registrar até 47 graus C ! Infelizmente o INMET só faz fechar estações, pois existia observação no Méier e Engenho de Dentre, bairros em que há registros oficiais com temperaturas acima de 42 graus C.

 

Pois é.Isso sem contar Penha, Jardim Botânico, Bangu, Glória, Flamengo...todas fechadas pelo INMET...lamentável!Imagine o quanto de calor já foi registrado no eixo Méier-Madureira e passou despercebido pelo INMET...

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia muito quente e seco por aqui. Hj esta insuportavel..

Finalmente conheci Nova Friburgo na segunda voltando na terça e por lá a temperatura estava menos 10 graus que no Rio fiquei surpreso com a bela cidade, com o clima e a população, não parece nem estado do Rio..

A parte ruim é que pelo clima seco presenciei focos de queimadas e incendios pela mata na estrada :cry:

Link to comment
Share on other sites

Ontem variei entre 25,5°C e 35,9°C.

Já hoje, mais um dia de céu limpo e forte calor.Mínima de 25,2°C e no momento já faz 35,7°C por aqui.Com hoje, são 25 dias sem chuva.Segundo modelos, a chuva enfim deve vir entre o dia 17 e 18, o jeito é esperar mais 8-9 dias com essas condições meteorológicas desumanas que estamos vivendo.

Link to comment
Share on other sites

Realmente tá triste a situação aqui.. Não tem uma nuvem por aqui, até parece sertão nordestino.. A capital Piaui, estado em desertificação chove mais do que no Rio :shock:

Parece que cada verão esta virando rotina isso no Grande Rio

Será que teremos chuva significativa apartir do dia 16?

Maxima ontem 37,4 °C

aqui 31.3 °C

Link to comment
Share on other sites

O ar seco e a ausencia de ventos da ultima madrugada permitiu uma minima mais amena por aqui : 21,7 C hoje, ja que nas madrugadas anteriores tem ficado entre 23C / 24 C, a maxima porem chegou facil a 37,9C por volta das 14hs. No momento a noite segue calma, sopra uma brisa bem sutil e tenho 25C no meu ponto de observaçao

Link to comment
Share on other sites

Tenho observações no bairro do Rocha, situado entre o Maracanã e o Méier, sendo parte do subúrbio da Central. As observações não são contínuas. Abrangem os seguintes períodos: anos 80 e 81; 84 até 88 e 94 até agora.

 

anos com seca no verão:

81 - 37,1 mm em fev

84 - 0,0 mm em fev

94 - 2,4 mm em fev

97 - 43,7 mm em fev

99 - 62,2 mm em fev

2003 - 5,3 mm em fev

2007 - até agora, 26 dias sem chuva entre fev e mar

 

Seca do ano de 1984:

jan - 109 mm

fev - 0,0 mm

mar - 86 mm

abr - 62 mm

mai - 71 mm

jun - 6,0 mm

jul - 26 mm

ago - 41 mm

set - 36 mm

out - 54 mm

nov - 35 mm

dez - 51 mm

total - 577 mm

 

Em Cabo Frio, os valores de chuva em 1984 ficaram um pouco acima de 300mm.

 

Chuva no período de verão (dez, jan, fev)

95 - 341,6 mm

96 - 679,3 mm

97 - 345,5 mm

98 - 514,9 mm

99 - 448,9 mm

00 - 388,4 mm

01 - 248,5 mm

02 - 487,6 mm

03 - 494,4 mm

04 - 388,5 mm

05 - 419,9 mm

06 - 519,9 mm

07 - 477,7 mm

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia continua com sol e calor. A umidade relativa do ar está baixa. As florestas já estão queimando. O corpo de bombeiros está em estado de alerta para combater incêndios nas matas. O mesmo ocorre no interior do estado.

 

Não há previsão do fim do bloqueio. Segundo previsões deve permanecer ainda por toda esta semana.

Link to comment
Share on other sites

Segundo dados do INMET, hoje o Rio viveu o dia mais quente desde 14/10/2005, com máxima atingindo os 40,4°C.No Aeroporto do Campo dos Afonsos fez 40°C, no Galeão e no Santos Dumont 38°C e no de Santa Cruz e Jacarepaguá, 37°C.Na Geo-Rio, máxima de 38,8°C em Guaratiba e 36,9°C em São Cristóvão.AQui na Abolição a máxima atingiu os 38,9°C, sendo o terceiro dia mais quente deste ano, atrás de 39,4°C dos dias 7 e 9 de fevereiro e de 39,1°C do dia 10 de fevereiro.Amanhã o calor pode ser ainda maior.

Link to comment
Share on other sites

Com hoje, são 4 semanas(28 dias) sem chuva.Incendios florestais por toda parte, neste momento mesmo posso visualizar um num morro aqui perto.As plantas, animais e nem mesmo os seres humanos aguentam mais esse período de seca e calor opressivo interminável.No momento já faz 35,5°C na Abolição, após mínima de 26,0°C.O sol brilha forte sem nuvens praticamente...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos, é minha primeira mensagem no site Abaixo de Zero, e é um grande prazer fazer parte deste belo espaço. Então vamos lá! Como todos sabem a forte massa de ar seco tem feito da cidade do Rio uma fornalha sem fim, com máximas na casa dos 40º, principalmente nos últimos 3 dias. Em Inhaúma, zona norte, a mínima na última madrugada foi de 26º. Nesta manhã, a umidade esteve um pouco mais alta, o que proporcionou a formação de uma camada de névoa, pricipalmente nas encostas, mas já se dissipou. A temperatura, como sempre, se eleva bastante, nesse momento no Maracanã, zona norte, faz 34º. Um abraço ao Breno e ao Rafael dos Santos, colegas do antigo fórum do Climatempo.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos, é minha primeira mensagem no site Abaixo de Zero, e é um grande prazer fazer parte deste belo espaço. Então vamos lá! Como todos sabem a forte massa de ar seco tem feito da cidade do Rio uma fornalha sem fim, com máximas na casa dos 40º, principalmente nos últimos 3 dias. Em Inhaúma, zona norte, a mínima na última madrugada foi de 26º. Nesta manhã, a umidade esteve um pouco mais alta, o que proporcionou a formação de uma camada de névoa, pricipalmente nas encostas, mas já se dissipou. A temperatura, como sempre, se eleva bastante, nesse momento no Maracanã, zona norte, faz 34º. Um abraço ao Breno e ao Rafael dos Santos, colegas do antigo fórum do Climatempo.

 

Seja muito bem vindo, Raphael!Realmente o tempo anda insuportável aqui no Rio, ninguém mais aguenta essa secura e esse calor interminável!No momento faz 36,5°C aqui na Abolição, que é separada de Inháuma apenas pelo bairro de Pilares. :)

Link to comment
Share on other sites

Dias de chuva e trovoada no Rocha, entre os anos de 1994 e 2007 para o período do verão (dez, jan, fev) Obs: primeiro dado, chuva, segundo, trovoada

 

94 - 13 e 4

95 - 34 e 9

96 - 42 e 20

97 - 36 e 22

98 - 31 e 18

99 - 35 e 24

00 - 30 e 7

01 - 27 e 18

02 - 38 e 16

03 - 32 e 16

04 - 41 e 8

05 - 43 e 13

06 - 40 e 15

07 - 26 e 10

 

Rocha - bairro do subúrbio da Central, entre o Maracanã e o Méier.

Link to comment
Share on other sites

Estiagem no Rio de Janeiro

 

 

(Retirado do globo.com)

 

 

 

Há quase um mês, não cai uma gota de chuva no Rio de Janeiro. É a pior estiagem dos últimos cinco anos. Com os termômetros lá no alto, começa o temor da escassez de água. Há queimadas por todo o estado.

 

Para alguns, não poderia ser melhor: céu azul, muito calor e muita praia. “Vou querer chuva para quê?”, diz uma jovem.

 

Mas, longe do mar, como encontrar refresco em um dia de trabalho? “Parece que o calor não vai embora de jeito nenhum. Estou esperando a primeira chuva de março, que a gente ainda não teve. Vamos ver se chega em breve”, torce a assistente-executiva Tatiana Peirão.

 

O dia inteiro de sol forte e, no fim da tarde, um pouco de chuva – era para ser assim nessa época do ano. Mas há quase um mês o carioca não vê uma gota sequer cair do céu.

 

Segundo a meteorologia, o que provoca a estiagem é uma massa de ar quente e seco que está sobre o Rio de Janeiro. Ela bloqueia a entrada de frentes frias, que poderiam trazer chuvas. O abastecimento de água só escapa de um racionamento se os moradores economizarem.

 

Com o tempo seco e as altas temperaturas, a vegetação virou estopim de um grande problema. Nos últimos 30 dias, foram registrados mais de 1,3 mil focos de incêndio em todo o estado. De acordo com a Defesa Civil, trata-se de um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Áreas de proteção ambiental também foram atingidas. Helicópteros estão sendo usados no combate ao fogo.

 

“Basicamente, são dois fatores: diminuição da umidade relativa do ar e, principalmente, a conduta humana inadequada. A soltura de balões, que é uma prática criminosa, e a utilização do fogo como técnica de manejo, para queimar lixo, quintal ou terreno para fazer pasto”, aponta o comandante Grupamento Socorro Florestal, Wanius de Amorim.

 

Nos últimos anos, a média das temperaturas mais altas em março ficou em torno dos 30ºC. Agora, a falta de chuva fez subir os termômetros. Nos primeiros dez dias deste mês, a média foi de 34ºC. O alívio para tanto calor ainda pode demorar.

 

“Nós estamos esperando agora, na sexta-feira, que este quadro venha se modificar. Você já tem uma alta convergência de umidade nos altos níveis, e aí então se tem, pelo menos, as famosas pancadas de chuva, tipicamente de verão”, diz o meteorologista Luiz Carlos Austin.

Link to comment
Share on other sites

Olá Amigos,

 

Voltei! :D

Fora a falta dagua aqui na minha região(Barra da Tijuca), que fará com que tenhamos uma cota extra do condomínio deste mes, eu estou ADORANDO estes dias de sol e calor no Rio de Janeiro. Pra quem curte uma praia, não tem coisa melhor. DETESTO CHUVA!!!!

Quanto a temperatura, não estou achando nem muito quente. Pelo menos por aqui, as noites tem sido bem agradáveis com termometros marcando entre 21 e 24°C. Cheguem na beira da praia no momento do por sol e sentirão até FRIO. É Serio!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

A massa de ar seco já mostra sinais de enfraquecimento no Rio. Tanto que algumas nuvens altas chegaram a cidade, fato que não se observava desde a metade do mês passado. Com o céu parcialmente nublado, o sol escaldante deu uma pequena trégua e a temperatura sobe devagar. Nesse momento faz 30º no Maracanã, zona norte. A mínima registrada por mim em Inhaúma, zona norte, foi de 25º hoje, um grau a menos do que ontem. Tenho que admitir que, embora ainda esteja quente, está bem melhor do que aquele sol escaldante. Só falta agora a chuva e a temperatura amena...

Link to comment
Share on other sites

Ronald, esse tempo só está sendo bom pra quem pode ficar o dia todo na praia.Quem estuda ou trabalha o dia inteiro como eu e todos os outros não é nem um pouco agradável!Para as plantas e animais então, sem comentários!Os incêndios acontecem por toda parte, não há um morro em que você olhe e não tenha incêndios!E, mesmo onde não tem, a terra está seca, parece até mais areia do que terra, impossibilitando a vida vegetal!Para terem idéia, estive na Floresta da Tijuca no sábado e os famosos musgos e líquens que infestam pedras e paredes eram inexistentes, tamanha a secura!Hoje completamos 30 dias sem chuva na cidade, hoje ao contrário dos dias anterioires o céu se encontra com muitas nuvens porém todas finas, altas e brancas, mas mesmo assim o sol aparece forte e faz muito calor, 33,6°C no momento, tendo sido a mínima novamente de 26,0°C.Sábado a tortura acaba.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Grajaú, parcialmente nublado. A temperatura parece registrar uma pequena queda, depois de dias sem o tempo ficar nublado, aqui chegou a ficar encoberto durante o inicio da manhã, porem agora nuvens espaças.

Parece que a estiagem esta chegando ao fim, nos proximos dias devemos ter chuva muito forte e significativa na cidade para compensar esses 30 dias de seca. Espero que não ocorra vitimas.. :roll:

Agora tenho 32.3 C

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com a presença de algumas nuvens altas, o sol brilha forte nete início de tarde no Rio. Mas a temperatura não sobe tanto, sinal de que a massa de ar seco está enfraquecendo aos poucos. Nesse momento faz 33º no Maracanã, zona norte. O calor ainda marca presença, e o mesmo se pode dizer da secura que toma conta da cidade. No entanto isso está prestes a mudar, a partir de sexta feira, de acordo com as previsões. E parece que teremos também uma queda significativa de temperatura entre o fim do mês e a primeira semana de Abril, pelo menos é o que dizem os modelos sinóticos...

Link to comment
Share on other sites

Mais um fim de tarde ensolarado no Rio nesta quinta feira. E não precisa nem dizer que a umidade está baixa e que faz calor. Faz 32º nesse momento no Maracanã, zona norte da cidade, mas a máxima ficou nos 36º hoje, nada extraordinário para pouco mais de um mês de seca e calor. Mas isso vai mudar, já é fato, por causa da frente fria que está a caminho do sudeste. Aliás, essa frente fria deve ficar estacionada na região, trazendo bons volumes de chuva, finalmente. E com isso a temperatura também deve dar um refresco, com mínimas na casa dos 19, 20º. Vamos ver... A pressão atmosférica já está em queda por aqui (dados da Georio), sinal da aproximação de instabilidades. Vamos observar os sinais nas proximas horas...

Link to comment
Share on other sites

Hoje variei entre 25,5°C e 37,9°C.No INMET chegou a fazer 38,5°C!

Amanhã devemos ter mais um dia de sol e forte calor que pode chegar até 40°C devido a ação do pré frontal.Á noite, devemos ter aumento de nuvens, e a frente fria enfim deve chegar no sábado, porém modelos e previsões divergem se sua chegada se dará na madrugada, manhã ou na tarde do sábado.Há previsão de temporais.

Link to comment
Share on other sites

Hj continua o tempo quente e seco devido a pré frontal, completa 32 dias de estiagem na cidade. Agora 33,1ºC - Grajaú. Ontem a umidade relativa chegou a 40% e Estação São Cristóvão registrou máximas 37,2ºC e na Estação Guaratiba de 38,5ºC.

Porém esse tempo seco e quente deve estar com as horas contadas. A frente fria pode chegar nesta madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Continua seco. Pelo jeito, mesmo que chova, não será suficiente para repor a água do solo. O sistema frontal está fraco sobre o continente. Mas é bom sinal, pois isto indica o enfraquecimento do bloqueio. A alta da Bolívia, que estava muito a oeste, quase no Perú, já se encontra sobre o Mato Grosso do Sul.

 

É necessário a formação de uma nova ZACAS para que haja aporte de umidade para o sudeste por pelo menos uma semana. Se isto não ocorrer, o quadro do inverno poderá ser catastrófico, pois, desta forma, a estiagem do verão se estenderá pelo outono-inverno, e aí, chuva, só em outubro. Se isto ocorrer, podemos dar adeus às florestas.

Link to comment
Share on other sites

Estive no Arpoador na segunda feira à noite e percebi um frescor, quase frio durante a noite. Me parece que a água do mar está muito gelada, o que acaba por dificultar ainda mais a ocorrência de chuva. Este frescor fica, no entanto, restrito à costa, pois mais para o interior, o calor é insuportável ! Nâo está dando para trabalhar ou dormir direito. É um total desconforto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.