Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A temperatura vai subindo no Rio nesta sexta feira. Nesse momento faz 30º no Maracanã, de acordo com a estação daqui no meu trabalho. As atenções estão voltadas para a frente fria e a massa polar da semana que vem. Realmente o INPE esnobou a intensidade da massa polar na última saída do modelo global. Mas outros modelos, como o GFS, ainda mantém a tendência de bastante frio pro centro-sul, inclusive o Rio. A Somar dá mínima de 12º pro Rio no dia 25. O interessante é que a maioria dos modelos está concordando. O INPE é o único que está destoando.

Link to comment
Share on other sites

O céu está parcialmente nublado agora. Será que a chuva vai ser pouca mesmo ????

 

Acredito, mesmo que empíricamente, que as chuvas no estado do Rio são genéticamente frontais. Jà disse aqui que não acredito muito em chuva convectiva no estado. Os dias mais quentes são também os mais secos.... Assim sendo, onde ficam as "chuvas de verão" ? Nâo há. Apenas raramente. Este falso "conhecimento" implica em muita previsão errada por parte da meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

Depois de tantos anos fechando estações sem parar, o Inmet começou novamente a aumentar sua rede de observação agora com estações automáticas, e esta nova fase evidencia que o Rio de Janeiro continua sendo o "queridinho" do Inmet no Brasil, com as mais recentes estações (Jacarepaguá e Forte de Copacabana), a cidade passa a contar com SEIS estações automáticas (Marambaia, Vila Militar, Jacarepaguá, Maracanã, Lagoa Rodrigo de Freitas e Forte de Copacabana), mais TRÊS na RM (Xerém, Niterói e Ecologia Agrícola), é uma ótima notícia, com o atual orçamento do Inmet seria inviável espalhar estações manuais pela cidade, pagar (e treinar) observadores para fazer medições, sem falar que as próprias estações manuais estão entrando em desuso nos países mais desenvolvidos, as estações automáticas são o futuro da meteorologia.

 

PORÉM, apesar de louvável, ainda NÃO DÁ para "soltar fogos" por isso, até agora o funcionamento destas estações foi muito IRREGULAR, e o Inmet vai ter que garantir MANUTENÇÃO constante nesta rede crescente para que os dados tenham QUALIDADE e CONSTÂNCIA (e, sem estas características, os dados perdem o valor), tenho esperança que esta seja apenas uma fase de adaptação, e que a rede continue crescendo pelo Brasil, mas sem abandonar a qualidade e, por favor, sem novas "Praças Mauá". :wink:

 

Outra bronca: por enquanto está MUITO DIFÍCIL clicar em algumas estações automáticas do Inmet dada a concentração de pontos no mapa, eles precisam mudar isso imediatamente.

Link to comment
Share on other sites

Depois de tantos anos fechando estações sem parar, o Inmet começou novamente a aumentar sua rede de observação agora com estações automáticas, e esta nova fase evidencia que o Rio de Janeiro continua sendo o "queridinho" do Inmet no Brasil, com as mais recentes estações (Jacarepaguá e Forte de Copacabana), a cidade passa a contar com SEIS estações automáticas (Marambaia, Vila Militar, Jacarepaguá, Maracanã, Lagoa Rodrigo de Freitas e Forte de Copacabana), mais TRÊS na RM (Xerém, Niterói e Ecologia Agrícola), é uma ótima notícia, com o atual orçamento do Inmet seria inviável espalhar estações manuais pela cidade, pagar (e treinar) observadores para fazer medições, sem falar que as próprias estações manuais estão entrando em desuso nos países mais desenvolvidos, as estações automáticas são o futuro da meteorologia.

 

PORÉM, apesar de louvável, ainda NÃO DÁ para "soltar fogos" por isso, até agora o funcionamento destas estações foi muito IRREGULAR, e o Inmet vai ter que garantir MANUTENÇÃO constante nesta rede crescente para que os dados tenham QUALIDADE e CONSTÂNCIA (e, sem estas características, os dados perdem o valor), tenho esperança que esta seja apenas uma fase de adaptação, e que a rede continue crescendo pelo Brasil, mas sem abandonar a qualidade e, por favor, sem novas "Praças Mauá". :wink:

 

Outra bronca: por enquanto está MUITO DIFÍCIL clicar em algumas estações automáticas do Inmet dada a concentração de pontos no mapa, eles precisam mudar isso imediatamente.

 

Que noticia Boa!!! Acredito que a quantidade de estações automáticas na cidade seja em virtude da grande quantidade de micro-climas existente na cidade. Sem dúvidas, o Rio é a metrópole brasileira com a maior quantidade de micro-climas!

Seria interessante o inmet instalar automáticas em bairros interessantes, como Santa Cruz e Realengo.... Acredito que teriamos otimas máximas e minimas bem interessantes.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Ronald, o INMET já possui estações em Santa Cruz e Realengo, porém não são automáticas.Bom mesmo seria a reabertura da estaçao Bangu(mesmo que na forma de automática) e também uma estação no Subúrbio Central(Madureira ou Méier seriam uma boa pedida, ou bairros entre eles) e também uma no Subúrbio da Leopoldina.

Link to comment
Share on other sites

Chove forte a cerca de 20 minutos aqui na Abolição, no subúrbio.Porém em pontos das zonas sul e oeste chove ainda mais forte até, com um verdadeiro aguaceiro em alguns pontos, Sumaré tem 58mm em 1 hora(com pico de 26mm em 15 minutos), Santa Teresa 56mm(23mm em 15 min), Itanhangá 52mm(pico de 14mm em 15 min), Laranjeiras 50mm(14mm em 15 min), Rocinha 49mm(pico de 13mm em 15 min), Jardim Botânico 38mm(13mm em 15min), Vidigal 32mm(11mm em 15 min), Tijuca 31mm, Rio Centro 28mm(11mm em 15 min), Itauna 25mm(10mm em 15 min) e Grota Funda 20mm.

Link to comment
Share on other sites

Atualização da Geo-Rio ás 19:41(total até o momento e nos últimos 15 minutos):Vidigal 36mm 4mm, Urca 18mm 6mm, Rocinha 54mm 5mm, Santa Teresa 67mm 10mm, Copacabana 17mm 5mm, Grajaú 17mm 11mm, Piedade 8mm(tudo nos últimos 15 minutos, aqui na Abolição já tenho 13mm em 25 minutos), Saúde 28mm 17mm, Jardim Botânico 43mm 5mm, Itanhangá 66mm 14mm, Cidade de Deus 14mm 7mm, Rio Centro 30mm 2mm, Grota Funda 22mm 2mm, Sumaré 69mm 10mm, Barra 27mm 2mm e Laranjeiras 55mm 5mm.Enquanto isso na Ilha, em Irajá e em São Cristóvão ainda nem choveu e em Madureira, Penha, Anchieta e Mendanha está chuviscando(0,4 e 0,6mm em 15 min).

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje começou com tempo nublado e ameno, mas no meio da manhã as nuvens diminuiram e o sol apareceu, embora ainda com algumas nuvens, brilhando até cerca de 13:00 quando o tempo voltou a ficar nublado.Todo o resto da tarde seguiu de tempo nublado, e com a aproximação da noite, a temperatura foi caindo, o céu ficando cada vez mais carregado e os ventos, de fracos passaram para moderados.Por volta de 18:00 começava a chover em pontos isolados das zonas sul e oeste e logo a chuva foi aumentando muito de intensidade e se espalhando pela cidade, diversas estações da Geo-Rio registraram volumes excessivos(algumas com mais de 50mm EM UMA HORA) e toda zona sul, parte da oeste(região da Barra e Jacarepaguá), centro e até mesmo parte da zona norte mergulharam em alagamentos, alguns intransitáveis até.Vejam os acumulados de hoje nas estações da Geo-Rio(atualização das 22:41):

Sumaré 130mm

Itanhangá 119mm

Rocinha 100mm

Tijuca 91mm

Santa Teresa 85mm

Laranjeiras 70mm

Jardim Botânico 60mm

Rio Centro 55mm

Vidigal 52mm

Saúde 52mm

Barra 47mm

Cidade de Deus 40mm

Grota Funda 36mm

Grajaú 35mm

Urca 30mm

Piedade 29mm(aqui na Abolição, bairro vizinho, tive 26mm, mês aqui em 97mm)

Copacabana 25mm

Tanque 24mm

Madureira 23mm

Ilha do Governador 22mm

Bangu 20mm

Anchieta 17mm

Cachambi 17mm

Gericinó 15mm

Sepetiba 13mm

Santa Cruz 13mm

Irajá 13mm

Guaratiba 10mm

Penha 9mm

Mendanha 9mm

Campo Grande 6mm

 

Além de alguns acumulados altíssimos, percebam também o abismo entre as mais chuvosas e as mais secas.No momento não chove mais aqui na Abolição, e faz 21,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Além do tamanho do Rio, o relevo único desta cidade também conta e muito nessas discrepâncias de chuva e também de temperatura.Sumaré por exemplo, nem é um bairro mais sim um pico localizado dentro da Floresta da Tijuca, a 900 metros de altitude, cercado de mata fechada e praticamente nenhuma urbanização.Itanhangá, Rocinha, Tijuca, Santa Teresa e Laranjeiras são bairros completamente urbanizados(Itanhangá e Santa Teresa nem tanto) e habitados, mas são de encosta(Rocinha) ou colados á elas(os demais citados).Do outro lado da ponta, no caso os mais secos: Campo Grande, Mendanha, Santa Cruz, Sepetiba e Gericinó ficam no extremo da cidade e fazem divisa com cidades da Baixada Fluminense(Sepetiba e Santa Cruz com Itaguaí, Gericinó e Mendanha com Nova Iguaçu e Campo Grande com Nova Iguaçu e Seropédica).Já Irajá e Penha já são conhecidas entre os amantes de meteorologia do Rio, esses dois bairros(que são muito próximos, só separados pelos bairros de Brás de Pina e Vila da Penha) ficam na região mais urbanizada, devastada, poluída e cinza da cidade, o Subúrbio da Leopoldina, a região da cidade que mais sofre com problemas como falta de verde, poluição(devido a alta concentração de indústrias), favelização e violência(esses não conveêm com o assunto, mas é bom comentar) além de não terem nenhuma boa encosta para favorece-los, pelo menos nas chuvas orográficas(os morros que existem nessa região além de baixos são completamente favelizados e desmatados), essa região ainda fica muito próxima da Baía da Guanabara(inclusive bairros dessa região como Maré, Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha, Cordovil e Parada de Lucas têm a Baía da Guanabara como "orla"-uso aspas pois não há praia nenhuma, e sim favelas e indústrias na pequena faixa de areia), que acaba repelindo ainda mais as chuvas.Falando nas chuvas, volta a chover aqui na Abolição com 20,6°C no momento.

Link to comment
Share on other sites

Além do tamanho do Rio, o relevo único desta cidade também conta e muito nessas discrepâncias de chuva e também de temperatura.Sumaré por exemplo, nem é um bairro mais sim um pico localizado dentro da Floresta da Tijuca, a 900 metros de altitude, cercado de mata fechada e praticamente nenhuma urbanização.Itanhangá, Rocinha, Tijuca, Santa Teresa e Laranjeiras são bairros completamente urbanizados(Itanhangá e Santa Teresa nem tanto) e habitados, mas são de encosta(Rocinha) ou colados á elas(os demais citados).Do outro lado da ponta, no caso os mais secos: Campo Grande, Mendanha, Santa Cruz, Sepetiba e Gericinó ficam no extremo da cidade e fazem divisa com cidades da Baixada Fluminense(Sepetiba e Santa Cruz com Itaguaí, Gericinó e Mendanha com Nova Iguaçu e Campo Grande com Nova Iguaçu e Seropédica).Já Irajá e Penha já são conhecidas entre os amantes de meteorologia do Rio, esses dois bairros(que são muito próximos, só separados pelos bairros de Brás de Pina e Vila da Penha) ficam na região mais urbanizada, devastada, poluída e cinza da cidade, o Subúrbio da Leopoldina, a região da cidade que mais sofre com problemas como falta de verde, poluição(devido a alta concentração de indústrias), favelização e violência(esses não conveêm com o assunto, mas é bom comentar) além de não terem nenhuma boa encosta para favorece-los, pelo menos nas chuvas orográficas(os morros que existem nessa região além de baixos são completamente favelizados e desmatados), essa região ainda fica muito próxima da Baía da Guanabara(inclusive bairros dessa região como Maré, Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha, Cordovil e Parada de Lucas têm a Baía da Guanabara como "orla"-uso aspas pois não há praia nenhuma, e sim favelas e indústrias na pequena faixa de areia), que acaba repelindo ainda mais as chuvas.Falando nas chuvas, volta a chover aqui na Abolição com 20,6°C no momento.

 

Perfeito Breno.

 

E continua a chuva aqui na Barra, Zona Oeste, no momento tenho 19,4°C.

 

[]s

Link to comment
Share on other sites

Claro né Jô! Tu acha que o Rio é do tamanho de Rio Branco pow? Aahahaha! A cidade é beeeem grande!! :P:D

 

sdçs..

 

Em nenhum momento eu duvidei da informação Diego. Apenas quis destacar o quanto foi surprendente a variaçao de precipitaçao hoje no RJ. Mas esse tipo de coisa pode ocorrer em outros locais também, depende muito de várias condições, como o próprio Breno colocou. Isso seria possível ocorrer até mesmo em Porto Velho, quem sabe. Existem núcleos de instabilidades às vezes muito isolados. Só que no caso do Rio de Janeiro, isso é muito mais comum :wink: .

Link to comment
Share on other sites

Claro né Jô! Tu acha que o Rio é do tamanho de Rio Branco pow? Aahahaha! A cidade é beeeem grande!! :P:D

 

sdçs..

 

Em nenhum momento eu duvidei da informação Diego. Apenas quis destacar o quanto foi surprendente a variaçao de precipitaçao hoje no RJ. Mas esse tipo de coisa pode ocorrer em outros locais também, depende muito de várias condições, como o próprio Breno colocou. Isso seria possível ocorrer até mesmo em Porto Velho, quem sabe. Existem núcleos de instabilidades às vezes muito isolados. Só que no caso do Rio de Janeiro, isso é muito mais comum :wink: .

 

Sim, tudo bem. :wink:

 

sdçs..

Link to comment
Share on other sites

A chuva continuou madrugada a fora.Ontem o total acumulado aqui na Abolição foi de 30mm, mas com mais 15mm precipitados pela madrugada e ínicio de manhã de hoje(a chuva parou por volta das 7:30 e desde então não chove mais), tenho 45mm nas últimas 24 horas(e 116mm no mês, que já é o segundo mais chuvoso do ano até o momento, só perdendo pra janeiro que teve 141mm mas que muito provavelmente será superado por maio).Agora acompanhem os acumulados das estações da Geo-Rio(http://www.rio.rj.gov.br/alertario) nas últimas 24 horas:

Sumaré 175mm

Itanhangá 141mm

Rocinha 134mm

Tijuca 110mm

Santa Teresa 104mm

Laranjeiras 87mm

Jardim Botânico 84mm

Vidigal 75mm

Rio Centro 70mm

Barra 67mm

Grota Funda 61mm

Saúde 60mm

Cidade de Deus 49mm

Grajaú 43mm

Copacabana 43mm

Piedade 42mm

Urca 40mm

Madureira 35mm

Tanque 33mm

Ilha 29mm

Bangu 29mm

Cachambi 27mm

Santa Cruz 25mm

Gericinó 25mm

Anchieta 25mm

Irajá 24mm

Sepetiba 23mm

Guaratiba 20mm

Mendanha 17mm

Campo Grande 15mm

Penha 14mm

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito a chuva atingiu todo o estado. Soube que em Nova Friburgo forte temporal desabou no início da tarde. Em Campos, NE fluminense, foram 55 mm.

 

No Rocha, subúrbio da Central, foram 34 mm. Ainda bem que choveu, pois o solo estava muito seco.

 

Pelas previsões a chuva deve voltar esta semana, com a entrada da grande massa de ar polar.

Link to comment
Share on other sites

Num fórum como esse haveria de chegar o dia do meu primeiro comentário sobre a neve, e chegou: não ouso fazer projeções sobre as chances de nevar ou não em local X ou Y nesta semana, mas acho perfeitamente compreensível o fascínio que a neve provoca em muitos brasileiros, pois as nevadas "de verdade" são muito raras no Brasil e sofreram uma redução DRAMÁTICA (nevinha tem quase todo ano em SJ e áreas próximas, mas NEVÃO está praticamente em extinção), mas tenho esperança que o Aquecimento Global não mele as coisas para sempre, minha única experiência com neve foi em Toronto, com 5 anos de idade, uma imagem gravada para sempre na minha cabeça: eu descendo num "disco" um gramado inclinado coberto de neve perto da maior avenida de Toronto, a neve é fascinante para quem vê tão pouco e até para alguns que tem contato todo ano!

 

Minha pergunta vai para o Rodolfo, um dos maiores pesquisadores da neve no Brasil: há registro de neve nos altos da Sera dos Órgãos (Pedra do Sino e platôs próximos, por onde se faz a travessia Petrópolis-Teresópolis)? Eu sei que a região é uma das úmidas do BRASIL, e como também faz muito frio, não acho nada absurda esta hipótese. Mas deixo a resposta para quem entende...

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol e poucas nuvens no Rio, com 27,4°C no momento aqui na Abolição.A mínima foi de 21,0°C.

Falando em neve, devo estar saindo do Galeão amanhã de noite rumo a Florianópolis, de onde pego ônibus para São Joaquim, onde pelo visto já há certeza de queda de neve na noite de quarta e na quinta.Devo estar de volta na sexta(só não vou se as próximas rodadas acabarem com a neve).Para mim será uma experiência fascinante já que nunca vi neve(em 2003 fui pro Rio Grande do Sul em julho com a expectativa mas quebrei a cara, mas não foi totalmente em vão pois conheci belas cidades gaúchas e passei frio que nunca tinha passado), e tirarei muitas fotos, e publicarei com prazer aqui quando voltar.Mas, antes mesmo da volta devo acessar o fórum por alguma lan house local, e mandar notícias de lá.E, claro, vou levar meu termômetro :lol: .

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol em meio a algumas nuvens no Rio. São nuvens de origem marítima em sua maioria, mas não trazem nenhuma ameaça de chuva, pelo menos por enquanto. A temperatura sobe, nesse momento faz 24.8º no Maracanã (Inmet). A mínima em Inhaúma hoje foi de 20º. Estou muito animado para os próximos dias. Tudo indica que as previsões de frio intenso vão se confirmar também aqui pro Rio. E ao consultar as últimas saídas dos modelos, reparei que não só confirmam frio intenso pra semana, mas também indicam um reforço do frio no próximo fim de semana pra todo o centro-sul. A maioria dos modelos estão em concordância nos dados, o que é muito bom. O único que 'desandou' até agora, foi o Global do CPTEC. Mas o restante está otimista, a Somar por exemplo, que erra muito pouco, coloca mínimas entre 12 e 14º a partir de quinta feira e máximas entre 19 e 21º. Detalhe: isso durante 7 dias seguidos! Vamos aguardar as próximas saídas, mas tudo indica que teremos dias interessantes pela frente.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol e poucas nuvens no Rio, com 27,4°C no momento aqui na Abolição.A mínima foi de 21,0°C.

Falando em neve, devo estar saindo do Galeão amanhã de noite rumo a Florianópolis, de onde pego ônibus para São Joaquim, onde pelo visto já há certeza de queda de neve na noite de quarta e na quinta.Devo estar de volta na sexta(só não vou se as próximas rodadas acabarem com a neve).Para mim será uma experiência fascinante já que nunca vi neve(em 2003 fui pro Rio Grande do Sul em julho com a expectativa mas quebrei a cara, mas não foi totalmente em vão pois conheci belas cidades gaúchas e passei frio que nunca tinha passado), e tirarei muitas fotos, e publicarei com prazer aqui quando voltar.Mas, antes mesmo da volta devo acessar o fórum por alguma lan house local, e mandar notícias de lá.E, claro, vou levar meu termômetro :lol: .

 

Breno, com certeza você vai ser premiado nessa viagem, pode crer. Não esqueça de mandar as fotos e os dados de temperatura. Já foi a Santa Catarina ou é a primeira vez? Adianto que é um belíssimo lugar, não vai se arrepender!

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol e poucas nuvens no Rio, com 27,4°C no momento aqui na Abolição.A mínima foi de 21,0°C.

Falando em neve, devo estar saindo do Galeão amanhã de noite rumo a Florianópolis, de onde pego ônibus para São Joaquim, onde pelo visto já há certeza de queda de neve na noite de quarta e na quinta.Devo estar de volta na sexta(só não vou se as próximas rodadas acabarem com a neve).Para mim será uma experiência fascinante já que nunca vi neve(em 2003 fui pro Rio Grande do Sul em julho com a expectativa mas quebrei a cara, mas não foi totalmente em vão pois conheci belas cidades gaúchas e passei frio que nunca tinha passado), e tirarei muitas fotos, e publicarei com prazer aqui quando voltar.Mas, antes mesmo da volta devo acessar o fórum por alguma lan house local, e mandar notícias de lá.E, claro, vou levar meu termômetro :lol: .

 

show Breno!!!

 

Curta muito o frio pela gente... e Não esqueça de se preparar para o Frio, vc vai precisar!!!

Esperamos muitas fotos!!!

 

Um forte Abraço,

Link to comment
Share on other sites

Num fórum como esse haveria de chegar o dia do meu primeiro comentário sobre a neve, e chegou: não ouso fazer projeções sobre as chances de nevar ou não em local X ou Y nesta semana, mas acho perfeitamente compreensível o fascínio que a neve provoca em muitos brasileiros, pois as nevadas "de verdade" são muito raras no Brasil e sofreram uma redução DRAMÁTICA (nevinha tem quase todo ano em SJ e áreas próximas, mas NEVÃO está praticamente em extinção), mas tenho esperança que o Aquecimento Global não mele as coisas para sempre, minha única experiência com neve foi em Toronto, com 5 anos de idade, uma imagem gravada para sempre na minha cabeça: eu descendo num "disco" um gramado inclinado coberto de neve perto da maior avenida de Toronto, a neve é fascinante para quem vê tão pouco e até para alguns que tem contato todo ano!

 

Minha pergunta vai para o Rodolfo, um dos maiores pesquisadores da neve no Brasil: há registro de neve nos altos da Sera dos Órgãos (Pedra do Sino e platôs próximos, por onde se faz a travessia Petrópolis-Teresópolis)? Eu sei que a região é uma das úmidas do BRASIL, e como também faz muito frio, não acho nada absurda esta hipótese. Mas deixo a resposta para quem entende...

Aproveitando tb a pergunta:

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=3126

:mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Não há nenhum registro oficial sobre ocorrência de neve na Serra dos Órgãos, o que não quer dizer muita coisa, haja visto as condições em que a pesquisa é feita de uma forma geral no Brasil. Acredito nesta possibilidade, embora com uma freqüência bem menor que em Itatiaia. Em minha pesquisa, pude obter um relato de neve naquelas áreas em julho de 1918. É interessante, que em Pedralva, interior de Minas a pouco mais de 900 m, existe uma foto de neve em 1986, publicada pelo jornal O Globo, em inverno não muito frio, em local bem mais seco do que a serra dos Órgãos durante o inverno. Acredito que na cidade mineira deva ter ocorrido neve de CB, pois foi pontual.

 

Em maio de 1979 houve forte geada, geadão, na região, a ponto de o gramado do hotel Quitandinha ter ficado totalmente branco. Na estrada entre Teresópolis e Friburgo, a geada foi tão expessa, que formou camadas de mais de 15 cm, queimando toda a produção agrícola local.

 

Pela altitude, que no parque dos Três Picos chega acima de 2300m, e a umidade, é possível que haja neve. No entanto, as condições devem ser de atmosfera extremamente instável, para que o ar polar atinja aquelas altitude com umidade suficiente. Normalmente, estas ondas de frio, chegam ao sudeste com uma expessura não muito grande, o que explica o reduzido gradiente térmico vertical. Muitas vezes, a diferença entre Nova Friburgo e o Alto de Itatiaia, é muito pequena, não produzindo reduções suficientes da temperatura durante a passagem das instabilidades, o que só ocorre em situações de extrema advecção polar.

Link to comment
Share on other sites

Amigo, se tiveres oportinidade, não deixe de contratar um taxi em São Joaquim e vá até Ausentes e Bom Jesus, no RS. Foi uma das coisas mais lindas que já vi na vida. É um relevo jovem, com uma drenagem ainda em organização, com vales rasos, diferente do que ocorre em São Joaquim. Fiz este trajeto em julho de 2000, durante a famosa onda de frio. Estava com neve. Havia eucaliptos rachados ao meio devido ao frio. Tudo estava congelado. Em Bom Jesus, às 16 horas quando cheguei, não havia água, pois estava congelada.

 

Traga as fotos !

Link to comment
Share on other sites

Não se iludam com o famoso aquecimento global. Ele não impede a ocorrência de nevascas violentas. Acho mesmo que em caso de confirmação do aquecimento, as nevascas deverão se intensificar em latitudes como o sul do Brasil, pois haverá mais umidade na atmosfera. Em princípio, a nossa fonte de ar frio, não será afetada. Acho que ocorre uma flutuação na trajetória dos sistemas de umidade sobre a América do Sul, o que tem prejudicado a ocorrência de grandes nevascas no sul. Acredito nisto, pois na África do Sul e na Austrália e Nova Zelândia, as nevadas continuam a ocorrer com forte intensidade.

 

Acho que estamos para viver um retorno de grandes eventos de neve no Brasil. Quando isto ocorrer, pode ser problemático, uma vez que agora temos muito mais gente com disposição para ir apreciar o fenômeno. Lembro que em junho de 1988, mais de 150 autmóveis, inclusive õnibus e caminhões, ficaram presos na neve no Planalto da Neve, tendo sido acionado o exército para fazer o resgate das pessoas. Lembro a todos que a grande nevada de 1957, a maior do século XX, ocorreu a 50 anos e o seu período de recorrência deve estar chegando.

Link to comment
Share on other sites

Amigo, se tiveres oportinidade, não deixe de contratar um taxi em São Joaquim e vá até Ausentes e Bom Jesus, no RS. Foi uma das coisas mais lindas que já vi na vida. É um relevo jovem, com uma drenagem ainda em organização, com vales rasos, diferente do que ocorre em São Joaquim. Fiz este trajeto em julho de 2000, durante a famosa onda de frio. Estava com neve. Havia eucaliptos rachados ao meio devido ao frio. Tudo estava congelado. Em Bom Jesus, às 16 horas quando cheguei, não havia água, pois estava congelada.

 

Traga as fotos !

 

 

Infelizmente não vou poder fazer isso, Rodolfo, estou indo de dinheiro contado e o táxi pra Ausentes sairia uma nota!Mas, mesmo assim, vou disfrutar o máximo que puder dessa viagem!Enquanto isso, noite de céu parcialmente nublado no Rio, com 23,8°C aqui na Abolição, no subúrbio.A máxima foi de 29,4°C.

Link to comment
Share on other sites

A mínima dessa madrugada foi novamente de 21,0°C aqui na Abolição.No momento sol entre nuvens altas e médias e 29,8°C, óbvios sinais que a cidade já vive atuação pré frontal.Minha próxima mensagem provavelmente vai ser direto de São Joaquim.Mesmo com a recente diminuição da intensidade da neve e do frio, estou partindo ás 20h de hoje para o aeroporto de Florianópolis, com conexão em São Paulo.Até lá!

Link to comment
Share on other sites

A exemplo da semana passada vou colcar o acompanhamento do tempo nos últimos dias aqui no ponto de observação, domingo: tempo encoberto com garoa e chuvisco de madrugada passando a encoberto no resto do dia e de noite, segunda: parcialmente encoberto na maior parte do dia (com rápido período parcialmente nublado entre o fim da manhã e começo da tarde e nublado na segunda metade da noite), terça: parcialmente encoberto com nuvens altas e (agora) aumento das nuvens médias, temperatura amena em todos os dias e um pouco mais elevada hoje (vento N).

 

Neste exato momento uma linha de instabilidade cruza praticamente todo o estado de SP, ela deve chegar aqui ainda hoje ou na madrugada de amanhã precedida por rajadas de vento e trazendo chuva fraca a momentaneamente moderada (em SP a maior parte dos locais já afetados pelas instabilidades teve entre 10 e 20 mm com pontos isolados acima ou abaixo), depois dela a circulação marítima deve garantir chuvas isoladas por dias.

 

A frente polar entra amanhã ou quinta, estou esperando algo normal para maio, a atuação será bem mais prolongada que a da massa anterior (que praticamente só durou uma tarde), mas não muito intensa, é CERTO que ficaremos a ANOS-LUZ do recorde ABSOLUTO da antiga estação do Inmet na beira da Baía de Guanabara (11,1 GRAUS NO DIA 19 DE MAIO DE 1990, SUPERANDO OS RECORDES DE JUNHO, JULHO E AGOSTO!!), também não espero uma repetição de setembro de 2006, que foi bastante intensa para a época (pena que foi prejudicada pela baixa continentalidade e pelo excesso de umidade, a baixa de 960 HPA que se formou em alto-mar na ocasião levou uma verdadeira LOCOMOTIVA de umidade para nosso litoral, caso contrário alguns bairros teriam batido até 1994 com mínimas de 1 a 3 graus menores). Mas não será fraca, será normal, e a sensação de mudança muito maior que a última MP que passou como um "raio".

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Uma camada de nuvens altas cobre o céu do Rio neste início de tarde. A frente fria se desloca com rapidez, devendo chegar ao Rio ainda hoje, com previsão de chuvas e ventos fortes. De fato, os modelos diminuíram a intensidade desta massa polar, mas é melhor deixar pra afirmar alguma coisa nas próximas horas, pois ainda há possibilidade de mudança nesse quadro, já que historicamente as últimas atualizações dos modelos um pouco antes da entrada desses sistemas costumam trazer surpresas. Vamos aguardar. De qualquer forma, a previsão é de frio pro Rio a partir de amanhã, quando as temperaturas devem começar a declinar. O auge deve ser entre quinta e sábado. Vamos esperar as próximas rodadas dos modelos de previsão. Boa viagem, Breno, nos mantenha informados!

Link to comment
Share on other sites

Com Certeza Raphael!!!

 

É comum os modelos não apontarem boa coisa para o Rio e em cima da hora o quadro muda. he he he

Já viram a previsão do Tempoagora para o dia 31/05???????? Vao ter uma bela surpresa..... he he he Se confirmar......

 

Abraços,

 

É verdade, nós cariocas estamos acostumados com isso, rsrsrs. O Tempo Agora dá 9º de mínima pra esse dia, isso é muito bom! Mas eu ainda acho que teremos mínimas bem baixas entre amanhã e sábado. Vamos torcer!! Nesse momento o céu está encoberto e venta forte na cidade, baixando a temperatura, que agora está em 24º no Maracanã. Ela está chegando...

Link to comment
Share on other sites

A área de instabilidade que estava provocando chuva em SP e que eu PENSAVA que chegaria aqui se dissipou e virou um punhado de nuvens altas, só chegaram algumas rajadas tímidas, eu já deveria ter esperado isto pois, historicamente, a maior parte das instabilidades que cruzam São Paulo ou perde força ou se dissipa antes de chegar no Rio caso não haja ar polar por trás impulsionando (e nese caso não havia, nem no sul ele chegou ainda), os modelos do CPTEC não davam chuva e acertaram, agora só espero alguma chuva para amanhã, hoje no máximo pingos ou nem isso mais.

 

Eu já estive nas serras gaúchas duas vezes, a primeira foi num mês de junho e peguei só um friozinho (mínimas um pouco abaixo de 10 e máximas perto de 15, acho que o normal de lá sem ar polar no inverno), a outra vez foi num mês de julho quando peguei calor que não deixaria nada devendo ao "inverno" carioca (veranico brabo), embora eu não tenha dado sorte com o frio, com certeza valeu muito a pena, pois a região é muito bonita e civilizada.

 

Nunca fui às serras catarinenses, sei é uma região bem mais rústica em comparação com a gaúcha, tenho vontade também de ver a neve lá (ver neve no Brasil deve ser TUDO DE BOM!), mas só confirmaria caso um verdadeiro MONSTRO POLAR estivesse chegando e houvesse CERTEZA de neve, um 1955 ou algo assim...

Link to comment
Share on other sites

A passagem da frente fria deixa o céu encoberto neste fim de tarde no Rio. Chove fraco agora no Maracanã e aos poucos as nuvens mais baixas vão se aproximando. Amanhã devemos finalmente ter o recorde de máxima mais baixa, devendo ficar entre 18 e 20º. A temperatura já começa a baixar, no último relatório do Inmet no Maracanã, a marca foi de 21.7º. O ar polar começa a entrar na cidade a partir de amanhã, derrubando as temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, já estou aqui em SJ a pouco mais de 1 hora!Que gélido!Vocês não têm noção, um carioca do Subúrbio Central com 2°C no momento de acordo com o termômetro de rua da praça(deve estar um pouquinho mais, ainda vou colocar meu termômetro adequadamente).

Pelo que vi, já tá começando a fazer um friozinho aí no Rio!Curtam bastante!

Link to comment
Share on other sites

A frente polar entra lentamente pelo sudeste e seus efeitos devem ser sentidos melhor aqui a partir de amanhã, a cidade muito provavelmente registrará as menores temperaturas do ano até agora, este sistema frontal formou uma muito bonita área de instabilidade que "rasga" o Brasil desde o litoral do SE até a região norte, e ela tem alguma precipitação associada em TODA a sua extenção (não é todo dia que isso acontece, uma área de chuva indo de um lado a outro do país), esta frente está fazendo o oposto de todas as outras frentes do mês até agora (que só traziam instabilidade litorânea e desorganizada, quase invisível nos satélites), hoje caíram boas chuvas em grande parte do interior paulista e no sul de Minas, áreas que já sofriam efeitos do final (MUITO) adiantado da estação chuvosa este ano (tanto que em algumas cidades a chuva de hoje foi a maior diária desde janeiro); porém, estas chuvas não impedirão os transtornos característicos da estação seca no interior lá para agosto/setembro (e vários institutos prevêem seca severa este ano interior de SP e MG), só que trazem um desejado alívio por vários dias.

 

O Rio de Janeiro, como sabemos, é beneficiado mais por chuvas nas instabilidades costeiras e costuma decepcionar nas continentalizadas (janeiro foi isso elevado à milésima potência), então até agora só tivemos um pinga-pinga chato com acúmulos irrisórios e que deve continuar ainda por um tempo; por outro lado, nossa cidade já foi beneficiada por instabilidades costeiras ao longo o mês e não tem do que reclamar (Praça Mauá já está acima da média e Bangu encostando).

 

Resumo: até agora há motivos para ficar satisfeito com esta frente, a natureza fez justiça trazendo chuva para onde ela era mais necessária (locais onde praticamente não havia chovido no mês até hoje) e menos chuva para o litoral beneficiado anteriormente, as próximas até podem ser mais frias, mas dificilmente serão mais úmidas (em áreas continentais), pois está chegando o auge da estação seca no interior do Brasil: junho, julho e agosto.

 

 

 

ATUALIZAÇÃO (22:05): Deve ocorrer precipitação orográfica amanhã com a entrada do ar polar no Rio de Janeiro, as atuais instabilidades (do pinga-pinga) irão embora. NEVOU UM POUCO EM SÃO JOAQUIM.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de céu nublado e temperatura baixa no Rio nesta quinta feira. A chuva que caiu até agora foi bem fraca, e nesse momento nem chove em alguns pontos. A temperatura entrou em declínio durante a madrugada, mas isso deve ser mais sentido hoje, já que o ar polar ainda não entrou com força na cidade. Nesse momento faz 19º no Maracanã, bem agradável. A minha mínima em Inhaúma foi de 18º na madrugada. A próxima madrugada e a de sábado tem tudo pra bater o recorde de menor mínima do ano.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, já estou aqui em SJ a pouco mais de 1 hora!Que gélido!Vocês não têm noção, um carioca do Subúrbio Central com 2°C no momento de acordo com o termômetro de rua da praça(deve estar um pouquinho mais, ainda vou colocar meu termômetro adequadamente).

Pelo que vi, já tá começando a fazer um friozinho aí no Rio!Curtam bastante!

 

Vem mais frio, Breno, se prepare, hehehehe!

Link to comment
Share on other sites

Espero que não pare por ai..

Agora tenho 20.3C, tempo chuvoso.

Algumas minimas (23/05/2007):

Teresópolis: 12.9

Pico do Couto 7.7º

Guaratiba: 20.9º

RJ (inmet): 18,3 °C

 

Hj ainda promete!

 

Olá Amigos,

 

Minimas de 17,9°C em casa. Aqui no Centro os termometros de Rua marcam 19°C. Me decepcionei um pouco, como sempre, pois SP está gelando nos seus 13°C e nós aqui beirando os 20°C. :(

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

O ar polar vai entrando aos poucos na cidade, talvez esse seja o motivo de estarmos entre 19 e 20º nesta tarde, enquanto São Paulo está entre 12 e 13º. Começou a ventar moderadamente nesse momento, de sul-sudoeste, que é justamente o 'caminho' que as massas polares encontram pra chegar ao Rio. Vamos esperar as próximas horas, pois parece que a temperatura vai cair mais. Aqui no Maracanã faz 19º e a máxima não passou de 20º. A sensação é de menos, talvez na casa dos 16-17º por causa da entrada dos ventos frios.

Link to comment
Share on other sites

O ar polar vai entrando aos poucos na cidade, talvez esse seja o motivo de estarmos entre 19 e 20º nesta tarde, enquanto São Paulo está entre 12 e 13º. Começou a ventar moderadamente nesse momento, de sul-sudoeste, que é justamente o 'caminho' que as massas polares encontram pra chegar ao Rio. Vamos esperar as próximas horas, pois parece que a temperatura vai cair mais. Aqui no Maracanã faz 19º e a máxima não passou de 20º. A sensação é de menos, talvez na casa dos 16-17º por causa da entrada dos ventos frios.

 

Deus te Ouça Raphael!!!

O ETA tava prevendo minima de 13°C na madrugada de amanha com céu limpo!!!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.