Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Manhã de céu parcialmente nublado e relativo frio nesta sexta feira. Digo relativo porque poderia estar mais frio se não fosse as nuvens de circulação marítima atrapalhando. A mínima registrada por mim em Inhaúma foi de 15º na madrugada, mas poderia ter ficado na casa dos 13º com o céu limpo. Mas pelo menos foi o meu recorde de mínima esse ano, batendo os 17º do início do mês. Em toda a cidade, a madrugada foi fria, com mínimas variando entre 14 e 17º. Os dados do Alto da Boa Vista não estão disponíveis, mas deve ter ficado entre 11 e 12º por lá. Nesse momento faz 19º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Manhã de céu parcialmente nublado e relativo frio nesta sexta feira. Digo relativo porque poderia estar mais frio se não fosse as nuvens de circulação marítima atrapalhando. A mínima registrada por mim em Inhaúma foi de 15º na madrugada, mas poderia ter ficado na casa dos 13º com o céu limpo. Mas pelo menos foi o meu recorde de mínima esse ano, batendo os 17º do início do mês. Em toda a cidade, a madrugada foi fria, com mínimas variando entre 14 e 17º. Os dados do Alto da Boa Vista não estão disponíveis, mas deve ter ficado entre 11 e 12º por lá. Nesse momento faz 19º no Maracanã.

 

Fala Raphael,

 

A Circulação martima atrapalhou mais uma vez. Que decepção ao acordar as 06:00h para ver o Frio e se deparar com o céu Nublado com muitos estratos e a temperatura de 16,9°C!!! A minha minima foi de 16,3°C. Bom, se o tempo limpar hoje, talvez tenhamos ainda uma boa mínima. MAs pelo jeito, vai esquentar, pois o sol com muitas nuvens durante o dia atrapalha ainda mais , pois sei que a noite vai ficar fechado mais uma vez..... Para mim, ou fecha tudo ou vem o Sol, não pode ficar assim mea boca. Só se dermos muita sorte. :?

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Ontem, como era esperado, a menor temperatura máxima do ano foi registrada (FINALMENTE!!!) na cidade TODA, hoje de manhã ocorreram as menores mínimas do ano na maior parte da cidade mas, mesmo assim, o frio decepcionou no geral porque a nebulosidade do ciclone atuou intensamente como de costume e aumentou ainda mais antes de amanhecer, tirando o "baixadão" da Vila Militar (que foi beneficiado por uma ligeira diminuição das nuvens de madrugada), mínimas tristes nas automáticas do Inmet, vejam:

 

13,2 graus na Vila Militar

 

15,7 graus no Maracanã

 

16,7 graus em Jacarepaguá

 

17,6 graus na Lagoa Rodrigo de Freitas

 

18,2 graus no Forte de Copacabana

 

Na zona sul os ventos do ciclone prejudicaram ainda mais a mínima, nos aeroportos tanto o Santos Dumont como o Galeão ficaram nos 16 graus, e aqui em casa 16,5 graus no meio da madrugada (no começo da manhã com mais nuvens 17,3). O Alto da Boa Vista teve DECEPCIONANTES 13,4 graus, UM DÉCIMO abaixo do recorde anterior.

 

Uma novs frente fria deve passar rapidamente no domingo, e logo depois vem outra que pode trazer massa de ar polar, garantindo a continuidade do mau tempo na cidade até o fim do mês, esta madrugada deve ser mais fria que a anterior em vários pontos da cidade, mas a madrugada de domingo não pois teremos um (extremamente fraco) pré-frontal.

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde de céu quase limpo no Rio. Isso é um bom sinal, quem sabe não teremos mínimas mais decentes na próxima madrugada? Nesse momento faz 20º no Maracanã, com temperatura em queda e um ventinho que deixa a sensação térmica na casa dos 17, 18º. Do que precisamos pra mais tarde? Calmaria e céu limpíssimo. E aí, Ronald, vamos ver se desce mais! Os modelos de previsão como o GFS, Global Acoplado, entre outros, estão prevendo outra massa de ar frio a partir de terça feira. Só essa tem tudo pra ser mais intensa do que a atual. Há chance de recordes, mas ainda é cedo pra qualquer conclusão.

Link to comment
Share on other sites

O dia terminou com céu claro, frio e com um pouco de névia seca. Há fogo em área de reflorestamento na serra do Engenho Novo, próximo ao Maracanã.

 

No site da climatempo. há um rapaz que diz que houve geada em áreas altas de Nova Frigurgo, com a temperatura no centro da cidade em torno de 4ºC. Desse também que houve geada no pico do Couto. É provável. No Alto de Itatiaia, a geada foi fortíssima, com camadas de 15 cm. O repórter chegava afundar o pé no gelo ao caminhar. Os lagos e nascentes estavam congelados.

 

Há previsão, segundos modelos, de nova grande onda de frio na próxima semana. O americano coloca muita neve e o INPE, não. De qualquer forma, ainda está longe e não podemos saber com certeza.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do cadastramento, o fórum da Climatempo continua o mesmo (NÃO SE ENGANEM), quero compartilhar com vocês a informação colocada por um usuário que se nomeou "Rafael Fitzner" na tarde de hoje, APROVADA PELA CLIMATEMPO:

 

 

"Segundo o Instituto de Metereologia a máxima dessa quinta-feira, dia 24 de maio, na capital fluminense foi de 19ºc no bairro de São Cristóvão. A mínima foi de 9,3ºc no Alto da Boa Vista, e nos bairros baixos a mínima foi de 12ºc em Campo Grande, Zona Oeste da cidade. A máxima dessa sexta deve ficar entre 22/23ºc, porém a temperatura cairá no final de semana. Na Região dos Lagos a temperatura máxima dessa quinta foi de 21ºc em Saquarema, e a mínima foi de 13,8ºc em cabo Frio. A máxima de hoje atinge os 24ºc, porém a noite a temperatura desce para 13ºc. Na Costa Verde a máxima de quinta-feira foi de 20,3ºc em Mangaratiba. A cidade também teve a mínima da região com 9,7ºc nas vilas da Serra do Piloto. Em Angra a máxima foi de 18ºc. E hoje chega aos 22ºc. Na Serra Fluminense, a geada cobriu a parte do Alto Itatiaia, onde a temperatura foi de -2ºc, no Rebolças, e máxima de 8ºc, no mesmo local. Na parte baixa, a mínima foi de 3ºc, e a máxima chegou à 13,2ºc em Visconde de Mauá. Em Nova friburgo e Teresópolis, as máximas foram respectivamente de 13,7ºc/15,2ºc, e a mínima chegou à 3,5ºc próximo á descida para Lumiar. A máxima dessa sexta chega à 16ºc em N. Friburgo, e a mínima continua baixa em torno dos 3ºc/4ºc. No Norte do estado a máxima foi de 22ºc em Macaé e de 10,2ºc Em Miracema. Campos dos Goytacazes registrou máxima também de 22,5ºc, e mínima de 12ºc. Hoje o sol aparece porém a temperatura deve descer. Na baixada Fluminense a máxima dessa sexta deve ficar em 24ºc e a mínima chega à 9ºc/10ºc em Nova Iguaçú nos bairros próximos à Serra de Madureira.

 

 

 

25/05/2007 autor: Rafael Fitzner - Rio de Janeiro -RJ

 

ESTES DADOS SÃO UMA PIADA, TUDO INVENTADO (ESPECIALMENTE PARA A CIDADE DO RIO).

 

TAMBÉM NA CLIMATEMPO HOJE: MÍNIMA DE 2,2 NEGATIVO EM CURITIBA...

 

Já me disseram que o sistema de cadastro é falho e a pessoa pode alterar a qualquer momento, sem falar que a Climatempo não controla nem MINIMAMENTE o que publicam lá.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão indicando nova entrada de forte frio no início da próxima semana, inclusive com neve generalizada no sul. Deve chegar ao Rio também.

 

Para amanhã os institutos de meteorologia estão prevendo a chegada de uma fraca frente fria ao Rio, o que provocará chuva. Será mesmo ? Alguém sabe de alguma coisa ?

Link to comment
Share on other sites

Olá Amigos,

 

Tenho 15,9°C no momento com céu claro.. mas já estou vendo de leste as malditas.... :(

 

Abraços,

 

Pois, é Ronald e amigos, não é que as 'malditas' nuvens atrapalharam novamente o resfriamento durante a madrugada? A mínima em Inhaúma hoje foi de 14 graus, apenas um grau a menos do que ontem. Digo apenas, porque se não fosse as tais nuvens de leste, provavelmente eu teria uma mínima na casa dos 12 graus por aqui. Fazer o quê, essa é a sina do Rio... Ronald, aí ficou quanto? De qualquer forma estão muito agradáveis esses dias, pelo menos pra mim. Nesse momento faz sol com o céu limpo, embora pequenas nuvens sejam notadas lá pelo maciço da Tijuca. Está uma manhã super agradável, com o sol suave e um vento fresco soprando. Tudo isso somado a uma temperatura de 23 graus aqui em Inhaúma. Será que a próxima massa polar vai bombar? Vamos ver... PS: E o Breno, será que ainda tá vivo? hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Voltei hoje ao Rio, amigos!Minhas fotos da neve e da geada estão no fórum de imagens.Tem mais algumas, só que estão na máquina manual e terão de ser escaneadas...Olha, pelo visto fez frio aqui no Rio esses dias né, mas nada mais me surpreenderá depois de ter enfrentado -3°C lá em SJ com sensação térmica de até -13°C.Isso que é frio!hehehe

Link to comment
Share on other sites

O dia terminou com céu claro, frio e com um pouco de névia seca. Há fogo em área de reflorestamento na serra do Engenho Novo, próximo ao Maracanã.

 

No site da climatempo. há um rapaz que diz que houve geada em áreas altas de Nova Frigurgo, com a temperatura no centro da cidade em torno de 4ºC. Desse também que houve geada no pico do Couto. É provável. No Alto de Itatiaia, a geada foi fortíssima, com camadas de 15 cm. O repórter chegava afundar o pé no gelo ao caminhar. Os lagos e nascentes estavam congelados.

 

Há previsão, segundos modelos, de nova grande onda de frio na próxima semana. O americano coloca muita neve e o INPE, não. De qualquer forma, ainda está longe e não podemos saber com certeza.

 

Minha mãe passou no centro de Nova Friburgo (centro de turismo) e confirmou que houve geada em Salinas. (Segundo algumas fontes a minima teria chegado a 3 graus.) Imagina no Parque nacional Itatiaia 8) 8)

Espero que a tendência continue, segundo alguns modelos aponta uma queda nas temperaturas na virada mês :)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A madrugada de hoje cumpriu a promessa e foi a mais fria do ano em praticamente toda a cidade (a única estação que não teve recorde do ano hoje foi Santos Dumont, mesmo assim não perdeu para nenhum outro dia mas igualou), como sempre nuvens e umidade prejudicaram (mas, se até SP sofre com este problema crônico, porque nós não sofreríamos?), o destaque ficou novamente para a Vila Militar, uma baixada que vem surpreendendo e bateu o Alto da Boa Vista com 11,8 graus (pena que estes dados das automáticas são preliminares, ou seja, oficialmente não baixamos de 12 graus mesmo no ADBV), todas as outras mínimas das automáticas foram recordes do ano (mesmo as mais recentes Jacarepaguá e Copacabana, apesar de não terem muitos dados até agora, certamente não teriam registrado nada menor antes de hoje caso já existissem)

 

11,8 graus na Vila Militar

 

14,6 graus no Maracanã (na minha casa, tão perto, horríveis 16 graus, mas no calor marca menos, não são condições ideais, que aliás nenhuma medição em casa tem)

 

14,9 graus na Lagoa Rodrigo de Freitas (nada mal)

 

15,3 gruas em Jacarepaguá (visivelmente prejudicada pelas nuvens, pois ano passado em noites de céu limpo SEM ar polar fez 12 graus no aero de JPA)

 

17,3 graus no Forte de Copacabana (é a força do mar, frio nenhum tem chance com ela aqui, mas, por outro, deve ter sido boa a sensação no dia 24, com aquela PORRADA de rajadas acima de 50 km/h! mesmo com frescos e pobres 19 a 19,5 graus). Pelo visto esta estação vai ficar de 1 a 2,5 graus acima do Santos Dumont em noites frias (ontem foram mais de 2).

 

 

As previsões estão bastante confiantes quanto ao aumento da umidade, esta madrugada esfriará menos e deve chover amanhã (não sei quanto, nesta época a chuva é tão imprevisível em volume, as vezes passa uma frente vagabunda e cai mais de 100 mm no Sumaré, outras vezes passa uma "forte" com 15 mm no mesmo local, só a distribuição é aquela "de lei", muito no Sumaré e restos para Penha, Irajá...), a próxima invasão polar ainda está incerta, parece que vai avançar bem menos pelo Brasil comparando com a última, mas será mais forte em parte do sul.

 

 

Eu pretendo esperar a "enxurrada" de novos recordes passar para informar os recordes cariocas ao Carlos Dias (mas se alguém quiser já ir repassando agradeço).

 

Desculpem o excesso de edições, é porque só vejo os erros de digitação depois que envio e cada parágrafo conferido eu atualizo na hora antes de verificar os outros. :oops:

Link to comment
Share on other sites

Ontem minha máxima atingiu 27,7°C.Hoje, mínima de 18,0°C.No momento sol, poucas nuvens e névoa com 26,8°C aqui na Abolição, no subúrbio.Modelos indicam a entrada de uma forte frente fria na noite de amanhã, trazendo bastante chuva e frio para a cidade.Algumas previsões indicam máximas inferiores a 20°C na quinta feira!

Link to comment
Share on other sites

Voltei hoje ao Rio, amigos!Minhas fotos da neve e da geada estão no fórum de imagens.Tem mais algumas, só que estão na máquina manual e terão de ser escaneadas...Olha, pelo visto fez frio aqui no Rio esses dias né, mas nada mais me surpreenderá depois de ter enfrentado -3°C lá em SJ com sensação térmica de até -13°C.Isso que é frio!hehehe

 

Fala, Breno! As fotos estão maneiríssimas, mas devo confessar que fiquei assustado quando vi as suas mãos vermelhas na foto quando você está babando na neve, de acordo com as suas palavras. Quase arrumou uma gangrena, hehehehe!! Brincadeira! Eu bem te falei que você iria se surpreender... Enquanto isso, no Maracanã, faz 27º com névoa e algumas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Breno, as fotos estão ótimas ! Pelo que eu percebo, a neve caiu forte, não é mesmo ? No Cruzeiro forma 40 minutos. Deve ter acumulado mais por lá.

 

Foi a primeira vez que você viu neve na vida ? O que achou da região, não é linda ? E as araucárias ? Acho que o Planalto da Neve e a região de Itatiaia, são casos únicos no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Raphael, eu perdi as luvas no meio da "farra" com a neve, hahahaha!No dia seguinte tive de comprar outras!

Rodolfo, foi sim a primeira vez que vi neve na minha vida.Aliás, viajei com esse propósito em especial.A neve caiu moderada/forte nos primeiros 5 minutos, caindo em forma de poucos flocos nos outros 10 minutos.Achei linda a vista da Serra do Rio do Rastro, em especial a vegetação, principalmente as araucárias e os pinheiros.Sem dúvida a viagem valeu e muito!

Agora falando sobre o tempo aqui no Rio: a máxima hoje aqui na Abolição atingiu 28,9°C, e no decorrer da tarde a nebulosidade foi aumentando e agora a noite é de céu nublado e 22,7°C.Amanhã a frente fria deve nos atingir com chuva e forte queda na temperatura.Previsto bom frio a partir de quarta, inclusive com máxima abaixo de 20°C na quinta de acordo com algumas previsões.

Link to comment
Share on other sites

Manhã nublada e com forte névoa no Rio.A mínima na madrugada foi de 20,0°C e no momento 22,6°C aqui na Abolição, no subúrbio.A frente fria ainda não entrou na cidade de fato, mas isso deve ocorrer nas próximas horas.Além de chuva, devemos ter intensa queda na temperatura, com máximas abaixo de 20°C e mínimas abaixo de 15°C entre amanhã e sexta, de acordo com modelos.Pelo que vi as máximas dessa frente devem ser menores que as da última, mas as mínimas parecem que serão iguais ou até ligeiramente maiores.

Link to comment
Share on other sites

De fato o Tempo Agora 'secou' o frio para o Rio, mas o CPTEC e o Inmet, que são conservadores, mantém o frio entre amanhã e sexta feira. Tudo vai depender de como essa massa polar, que é forte, se desloca em direção ao sudeste. Mas que alguns institutos sempre subestimam a capacidade térmica do Rio no quesito 'frio', não resta a menor dúvida... Nesse momento faz 25º no Maracanã, mas nota-se tendência de queda, já que começa a entrar o vento sul na cidade, ao mesmo tempo em que nuvens altas se aproximam, indicando a aproximação da frente fria. Há previsão de ventos fortes entre hoje e amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Fala Raphael!!!

Que dececpção ao ver a teperatura subindo no Rio hoje. Espero que amanha o dia seja um pouco diferente.

No momento o Aero de Jpa já tem 22°C.

 

Abraços,

 

É verdade, bastou o sol furar o bloqueio da névoa pra temperatura subir à tarde. Mas agora há muitas nuvens baixas chegando à cidade, acompanhadas de ventos moderados de sudoeste, aquele velho conhecido que costuma baixar as temperaturas. A frente fria está chegando, e pode trazer chuva nas próximas horas. Também espero que a partir de amanhã a temperatura caia. Agora 21º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

A frente fria chegou no final da tarde e chove desde ás 17h aqui na Abolição, no subúrbio.A chuva por enquanto caiu de intensidade predominantemente fraca, apenas por alguns momentos caiu moderada.O acumulado até o momento é de 9mm por aqui(mês em 135mm).A temperatura despencou, e no momento faz apenas 18,5°C por aqui, após uma máxima de 28,4°C.Amanhã o dia deve ser frio e chuvoso.

Link to comment
Share on other sites

Hoje passei agora a noite pela serra Grajaú-Jacarepaguá e o frio estava muito bom, apesar de eu estar com uma camiseta com manga curta apenas, ja que não sinto frio.

 

No termômetro próximo a linha amarela estava marcando 15º, o que fica no pé da serra eu me distrai e acabei perdendo.

 

O outro que fica aqui na rua do lado, em frente ao Center estava marcando 16. Queria ter visto o do largo do Tanque, que foi aonde peguei 10º ano passado naquele dia memorável de frio. E neste dia eu também estava de camiseta de manga curta.

Link to comment
Share on other sites

O começo da manhã de hoje está praticamente normal, nem parece que há massa de ar polar, todos os 5 aeroportos começando o dia com 18 GRAUS, fraco até para uma noite de inverno sem ar polar, que pode registrar muito menos em locais como Jacarepaguá, Santa Cuz e Afonsos (ano passado todos estes tiveram 12 GRAUS com ar estável e limpo mas sem ar polar), este frio foi mesmo do sul.

 

 

Estranho que todas as mensagens do BAZ entre o fim da noite de hoje e umas 2 e pouco da madrugada de hoje foram apagadas, eu postei uma as 12:10 da madrugada de hoje e sumiu, e em todos os outros fóruns também sumiram as mensagens de um bom período da madrugada. Será que foi um Ataque?

 

PS: durante a noite de ontem e no começo da madrugada de hoje a temperatura estava menor do que quando eu acordei hoje as 6:00, esquentou porque parou o chuvisco/garoa intermitente e quase não deve haver ar polar por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Manhã nublada com temperatura baixa no Rio nesta quarta feira. Nesse momento faz 18º no Maracanã, mas eu esperava que estivesse mais baixa. Vamos ver se o ar polar chega com mais força na cidade. A mínima em Inhaúma hoje foi de 16º, de fato a sensação térmica à noite ficou bem baixa por causa das rajadas de sudoeste, talvez na casa dos 12, 13º. A esperança é que a massa polar chegue com mais força entre hoje e amanhã...

Link to comment
Share on other sites

Ontem a noite ainda chuviscou mais um pouco, deixando o acumulado de ontem em 10mm aqui e no mês em 136mm aqui na Abolição, no subúrbio(é o segundo mês mais chuvoso deste ano só sendo superado por janeiro que teve 141mm, fico na torcida que maio supere).Na madrugada não voltou a chover mas o céu permaneceu nublado e a manhã segue com as mesmas condições.A mínima até o momento por aqui foi de 17,0°C( o vento trouxe sensação térmica de 13, 14°C, bem frio mesmo) e no momento faz apenas 18,5°C por aqui.Hoje a máxima mal passará de 20°C e a mínima até o fim do dia deve ser alterada com maior ingresso do ar polar que pode surpreender o Rio e o Sudeste em geral, que vinha tendo previsões muito pessimistas.

Link to comment
Share on other sites

No momento tenho 17.9C. Hj deve ser mais um dia de recordes!

Desde o final da tarde de ontem chovia de fraco a moderado se estendendo até a madrugada de hj. Ainda há previsão de chuva.

Algumas mínimas:

Pico do Couto: 4.1°

Teresópolis: 8.6°

Guaratiba: 17.3º

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Como sempre, o sol aparece pra estragar as máximas.No momento céu parcialmente nublado e 21,8°C aqui na Abolição.No Santos Dumont e Jacarepaguá 21°C, Campo dos Afonsos, Galeão e Santa Cruz 19°C(sendo que Santa Cruz e Galeão ainda não passaram de 19°C, Afonsos chegou a 20°C mas caiu).Na Geo-Rio, 20,6°C em Guaratiba e 20,1°C em São Cristóvão.

Link to comment
Share on other sites

O sol apareceu em meio a muitas nuvens neste início de tarde no Rio. E, como o Breno já informou, a temperatura subiu um pouco. Agora faz 20º no Maracanã, mas o interessante é que os ventos de sul/sudoeste continuam soprando, por vezes até moderado, o que deixa a sensação térmica baixa mesmo com sol. Se o céu limpar bem, e continuar soprando os ventos, a noite deve ser bem fria, nem tanto pela temperatura, mas sim pela sensação térmica.

Link to comment
Share on other sites

A máxima aqui na Abolição atingiu 22,5°C graças ao sol, não sendo a menor do ano que foi de 21,4°C dia 24/5(estava em SJ nesse dia mas esse foi o registro do INMET e deve ter sido mais ou menos a mesma coisa aqui em casa), e agora, já ao anoitecer, o tempo nubla para dessa vez a mínima ser estragada.No momento faz frio com 19,6°C, pelo que vejo no horizonte já deve estar chovendo na zona sul.Apostem que, após uma madrugada nublada e com mínima horrível, ao raiar do sol o tempo vai abrir... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, acabei de ler um texto do site do Tempo Agora (Somar Meteorologia) que me deixou intrigado. Um dos diretores da Somar disse que provavelmente o inverno não terá frio intenso, como tem sugerido este outono repleto de massas polares. Mas a explicação dele foi no mínimo inusitada: segundo ele, as massas polares influenciadas pela La Niña se deslocam normalmente para o oceano na altura da região sul, e que o inverno sob a influência deste fenômeno não possui anomalias climáticas. Como?? E as fortes ondas de frio registradas no país, que em sua maioria, estiveram sob influência da 'menina'? Tudo bem, geralmente fortes bloqueios se instalam depois, mas justamente as massas polares fortes conseguem furar esse bloqueio cedo ou tarde. Até onde eu sei, La Niña é sinônimo de inverno seco e frio... Ou será que mudou?? Agora 19º no Maracanã, sensação de menos por causa dos ventos fortes. Noite será fria, ao que parece.

Link to comment
Share on other sites

Nossa. Há muito tempo não vejo tanto frio na capital fluminense! Tomara que continue assim. Também espero que o tempo abra essa madrugada e no início da manha feche :mrgreen:

No momento 18,0°C :!: Ne momento acabou de chover rápido e moderado, agora garoa no Grajaú.

Link to comment
Share on other sites

O tempo fechou ainda mais aqui na Abolição e desde ás 17h30 chuvisca por aqui, por alguns momentos aumentando pra chuva fraca, acumulando até o momento 1mm(mês em 137mm).Com a chuva a temperatura caiu ainda mais e no momento faz muito frio com 17,1°C por aqui(a mínima de 17,0°C daqui a pouco deve ser alterada!), e devido ao vento a sensação térmica é por volta de 14°C.Tomara mesmo que o tempo abra agora de noite e feche assim que amanhecer, embora eu creie que vá acontecer justo o contrário.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, acabei de ler um texto do site do Tempo Agora (Somar Meteorologia) que me deixou intrigado. Um dos diretores da Somar disse que provavelmente o inverno não terá frio intenso, como tem sugerido este outono repleto de massas polares. Mas a explicação dele foi no mínimo inusitada: segundo ele, as massas polares influenciadas pela La Niña se deslocam normalmente para o oceano na altura da região sul, e que o inverno sob a influência deste fenômeno não possui anomalias climáticas. Como?? E as fortes ondas de frio registradas no país, que em sua maioria, estiveram sob influência da 'menina'? Tudo bem, geralmente fortes bloqueios se instalam depois, mas justamente as massas polares fortes conseguem furar esse bloqueio cedo ou tarde. Até onde eu sei, La Niña é sinônimo de inverno seco e frio... Ou será que mudou?? Agora 19º no Maracanã, sensação de menos por causa dos ventos fortes. Noite será fria, ao que parece.

 

Não se preocupe Raphael, o cara tá viajando mesmo. A La Nina é que torna os invernos mais rigorosos no Sudeste.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.