Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Acho que não será mais possível reverter a situação de seca, uma vez que agora entraremos no semestre de estiagem. Mesmo que ocorra algum temporal extemporâneo, não modificará mais a situação, já que o solo está muito seco e a tendência é o aumento na freqüência de dias ensolarados, típico da estação.

 

O que os governos deveriam fazer é estabelecer estratégias para fazer frente aos incêndios florestais, que certamente ocorrerão em uma escala mais intensa do que nos anos anteriores.

Link to comment
Share on other sites

Tarde de sol e calor no Rio nesta quinta feira. Nesse momento faz 33º no Maracanã, zona norte. No entanto, a última madrugada ainda foi relativamente agradável, com mínima de 22º em Inhaúma, sendo o segundo dia consecutivo com essa marca. O Rodolfo disse bem, tudo indica que a frente fria que avança rapidamente pelo sul do país e que já está entrado em São Paulo, deve atingir o Rio a partir de amanhã. As previsões indicam chuva, que pode ser forte. Os modelos de previsão estendida mantém a tendência de dias amenos a partir da metade do mês intercalados por dias de temperatura mais alta. A previsão de queda brusca de temperatura na primeira semana de Maio também é mantida, no que configuraria na primeira massa de ar frio do outono. Parabenizo o novo colega do fórum...

Link to comment
Share on other sites

Agradeço pela disponibilidade de me fornecer os dados, muito obrigado mesmo (também a saudação do Rafael), mas ainda me intriga muito que o episódio de 71, sendo tão mais intenso, não tenha entrado para história da cidade, sei que em 88 o maior problema foi o excesso de chuva ao longo do mês, mas parece que não houve um evento de extrema intensidade em pouco tempo. Hoje o tempo mudou por aqui, o ar ameno dos últimos dias deu lugar a um mais seco e quente, um evidente efeito do pré-frontal, a nitidez do céu está ótima e dá para ver a serra de Teresópolis com uma definição muito boa e pouco comum.

Link to comment
Share on other sites

Saudações ao novo usuário...

Hoje já é visível a aproximação da frente fria.Aqui na Abolição o sol ainda aparece forte e faz calor com 32,9°C mas já venta bastante e começam a aparecer algumas nuvens.Ainda hoje podemos ter chuva, ou amanhã.O fim de semana, assim como a próxima semana prometem ter tempo instável, alguns dias com bastante chuva e tempo ameno.Mas, o frio mesmo parece que virá no ínicio de Maio, modelos de longo prazo indicam tempo úmido e frio nos primeiros dias do próximo mês.

Link to comment
Share on other sites

Existem alguns trabalhos sobre este episódio na UFRJ. Um deles é sobre este evento na bacia do rio Jacaré, Zona Norte, e mostra bem os impactos sobre a área. A imprensa deu bastante destaque na ocasião. Não sei o porquê da maior divulgação das chuvas de 66 e 67. Em 1988 as chuvas foram contínuas por 20 dias, acumulando mais de 500 mm no Rocha, onde tenho um pluviômetro, e 960 mm na Capela Mayrink, Alto da Boa Vista.

 

Acho necessário um estudo comparativo destes episódios, bem como daqueles referentes à seca.

Link to comment
Share on other sites

Novamente agradeço agora o Breno e ao Rafael dos Santos, a frente fria está entrando, o vento mudou e já está um pouco mais fresco, acho que abril vai ser um mês de frentes frias, igual ao ano passado quando a maior parte dos dias tinha influência de frente fria ou de circulação de umidade, acho que as chuvas não serão intensas mas ficarão mais frequentes. Agora, Rafael dos Santos, que mensagem você apagou :?: Eu não vi.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, sempre ouvimos como referência dos grandes temporais no Rio sobre as chuvas de 1966 e 1988 (e em terceiro 1967), mas 1971 nada, acredito mesmo que na época deve sim ter repercutido bastante, como não poderia deixar de ser em um evento tão extremo, li uma mensagem antiga do Breno dizendo não ter achado matéria sobre a chuva de 1998, mas na época a divulgação foi enorme, saiu um caderno inteiro sobre a chuva chamado "cidade submersa" com mais de 4 páginas inteiras, acho que no JB, mas em todos os jornais foi grande o destaque, olha que nem foi das maiores (aqui foi feio, a maior que lembro bem, mas as pré-1990 foram muito piores, falam horrores de 1988 e 1966, mas eu era muito pequeno em 88 ), sei que a repercussão das chuvas de janeiro de 1998 foi muito maior do que a de janeiro de 2006 (2006 não chegou aos pés de 1998 mesmo aqui, foram horas seguidas de chuva forte em 1998 e no dia anterior já havia chovido forte), mas mesmo assim hoje a chuva de 1998 caiu no esquecimento.

Link to comment
Share on other sites

Com relação ao assunto das chuvas, eu também nunca encontrei algo sobre 1971, embora acredite que tenha sido um evento climático bastante forte. Graças aos colegas deste fórum, sempre temos dados oportunos e esclarecedores. É claro também que é muito mais fácil ter acesso às informações hoje do que a 30 anos atrás, ainda mais se o assunto é meteorologia, tão desprezada pela maioria dos brasileiros. Por isso, sempre quando alguém se refere a algum evento climático forte, como as chuvas de verão, eu sempre cito o ano de 1988. Mesmo tendo 7 anos de idade na época, não me esqueço daqueles dias de verão, de temporais intermináveis, raios e trovões de estremecer o chão. Eu cheguei a ficar com medo de chuva naquela época, sempre que via alguma notícia que dava conta de possibilidade de temporais, até mesmo lendo nos jornais, naqueles espaços dedicados à meteorologia, eu ficava com medo. Isso durou alguns anos, e depois passou. Mas certamente esse evento de 88 marcou bastante a minha infância, não só a mim, mas acredito que a muitos de nós cariocas aqui no fórum. Por isso, seria muito interessante se pudéssemos ter algum dado de 1971, pra compararmos. Bem, com relação ao clima, o Rio tem um fim de tarde ventoso, e céu com algumas nuvens. A temperatura diminuiu um pouco por causa dos ventos. Nesse momento faz 27º no Maracanã. Será que a frente fria consegue entrar?

Link to comment
Share on other sites

Aparentemente a frente fria está sofrendo um bloqueio sobre o litoral paulista, choveu mais de 100 mm em Iguape na tarde hoje, mas deve nos alcançar com menos chuva, o céu está com poucas nuvens agora, que tal uma boa notícia: li reclamações aqui que o Inmet só faz fechar estações no Rio, pois desde hoje está disponível para consulta em tempo real (de hora em hora) no site do Inmet os dados das mais novas estações automáticas do Inmet (são duas) na cidade do Rio de Janeiro, Maracanã e Vila Militar, a chegada destas estações é muito bem vinda. As 20 horas estava 25 graus na Vila Militar e 27 no Maracanã, aqui perto.

Link to comment
Share on other sites

Percebi, empíricamente, uma redução das chuvas na década de 90, que se prolonga até hoje. Nos anos 80, tivemos verões chuvosos em 1981, 1983, 1985 e 1988. Em 83, o total pluviométrico no Rocha foi de mais de 2000 mm. Somente no verão, ficou acima de 700m. Nos anos 90, tivemos a grande enchente na bacia de Jacarepaguá, no ano de 1997 (se não me engano), com 177 mm em 24 h. Este evento foi interessante por ter atingido apenas as vertentes sul da serra do Mar, pois entre o Rio até Bertioga, as chuvas foram extremas. No Rocha, houve chuva de apenas 55 mm.

 

Esta redução dos volumes de chuva coincidem com a redução da quantidade de neve que vêm caindo no Sul nos últimos anos. A última grande nevada ocorreu em 1990. Da mesma forma, os anos 80 foram marcados por grandes nevadas no sul: 1980, 81, 85 e 88, a maior da década, com acúmulo de mais de 30 cm no Planalto da Neve.

Link to comment
Share on other sites

A enchente que afetou Jacarepaguá e grande parte da zona oeste e também a sul (a Lagoa Rodrigo de Freitas teve um de seus maiores transbordamentos) foi em 1996, em fevereiro, foi o último evento de grande gravidade na cidade e a última vez que foi decretado estado de EMERGÊNCIA pela prefeitura (1998 houve Alerta Máximo, um degrau abaixo, e 1988 Calamidade Pública, em degrau acima, e depois de 98 nada além de alerta comum), 1996 foi bem abrangente mas concentrado mesmo nestas encostas com algumas exceções como Bangu, em Ubatuba (SP) choveu mais 300 mm, aqui na cidade em Bangu choveu 188 mm na estação do Inmet em 24 horas (no caso de Bangu não fica na vertente sul), mas os danos no Parque da Tijuca e Jacarepaguá foram impressionantes, o que sugere que pode ter chovido muito mais do que registraram os poucos pluviômetros em pontos isolados, acho que foi parecido com o de 1971, com chuva extrema numa área limitada (só que outra área), há relatos de chuva de 123 mm por hora e de fato a destruição na Floresta da Tijuca foi sem precedentes como a completa destruição do Açude da Solidão por uma avalanche de lama, neste caso de 1996 choveu bem menos na zona norte, no Maracanã na hora que o Rio transbordou só chovia fraco e não havia chovido forte, foi bizarro, tudo pela carga que caiu na nascente. Em Bangu foi a segunda maior chuva da história, sendo superada somente pelos 246 mm em 26 fev 1971.

Link to comment
Share on other sites

Todo carioca já aprendeu que não adianta nada olhar para o tempo na cidade de São Paulo e tentar prever como vai ficar aqui, mas existe uma correlação bem mais forte entre nossos eventos e os eventos do LITORAL do estado de São Paulo, muitas vezes olhando para o tempo nesta porção do estado de SP, mais precisamente no litoral NORTE, temos uma prévia do que chegará aqui, alguns dos nossos maiores eventos de chuva começaram lá, dois exemplos são 1971 e 1996, em AMBOS há registros GENERALIZADOS de chuva entre 150 e 400 mm em 24 horas por toda a região entre Caraguatatuba (SP) e Angra dos Reis (RJ) pouco antes de começar aqui, mas como sabemos, apesar da grande semelhança entre os eventos de 1971 e 1996 até chegar na cidade do Rio de Janeiro, tudo mudou depois, pois em 1971 os danos se concentraram nos subúrbios, e em 1996 nas zonas sul e oeste. Até em eventos muito menores noto esta relação (claro que não é uma regra mas as vezes vale), em Caraguatatuba a maior chuva deste verão foi no dia 11 de fevereiro, a mesma que logo depois seria a maior deste seco verão aqui no Rio também.

Link to comment
Share on other sites

A frente fria chegou e não provocou chuvas no Rio. O setor mais ativo está sobre o oceano e não vai atingir o continente. O INPE coloca aviso para a possibilidade de pancadas de chuva hoje no Rio de Janeiro. Acho difícil, pois há um ritmo que dita a dissipação dos sistemas frontais antes destes atingirem o estado do Rio de Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

É interessante que as chuvas intensas em Bangu em 1996 devem estar associadas a propagação da frente fria, que conseguiu evoluir pelo interior até este bairro, superando o obstáculo representado pela Pedra Branca. A partir daí, as chuvas foram moderadas.

 

Acrescento que o rio Jacaré ficou todo barrento, embora não tenha transbordado. A mundança de cor foi em função das chuvas que caíram em suas nascentes, a exemplo do ocorrido com o rio Maracanã.

 

O maciço da Tijuca foi severamente afetado, com escorregamento de encosta catastrófico em diversos trechos. Acredito que o mesmo ocorreu na Pedra Branca. O mar ficou barrento, com a cor marron atingindo as ilhas litorâneas. Foi um fenômeno de grande envergadura.

Link to comment
Share on other sites

Interessante todos esses dados.Mas só uma correção, a maior em 24 horas foi em Irajá com 339mm também em 71.Certamente em bairros entre esses(Eng.de Dentro e Irajá) devem ter ocorridos acumulados maiores que não foram medidos.Agora aqui na Abolição sol e algumas nuvens, voltei de Madureira agora pouco e por lá tivemos uma rápida e fraca pancada de chuva, a estação da Geo-Rio lá nada registrou, porém esta fica bem afastada(pelo menos uns 2-3 km) de onde eu estava, na região da Domingos Lopes quase na divisa com Campinho, enquanto a estação da Geo-Rio do bairro fica no Pólo I, do outro lado do bairro.Em Bangu, a pancada foi bem mais forte, com 21mm.Ainda segundo a Geo-Rio, choveu também no Mendanha e em Anchieta com 3 e 4mm respectivamente.

Link to comment
Share on other sites

A frente fria passou pelo mar sem maior influência no continente, apenas aumentou a umidade ontem e hoje comparado com anteontem, segundo o Inmet choveu bem fraco na Vila Militar (3 mm em 2 horas), mas foi bem isolado, e a temperatura caiu para 23 graus no meio da tarde por lá, aqui perto do Maracanã, onde não choveu nem ameaçou, a temperatura caiu menos, para 26 a 27 graus também na estação do Inmet, a tarde termina com poucas nuvens e sem chance de chuva na cidade, não teremos influência de sistemas significativos nos práximos 7 dias, mas o tempo não vai ficar firme porque haverá bastante umidade com chance de chuva isolada e geralmente fraca em algumas tardes mas não em todas. Oficialmente falando a chuva do Engenho de Dentro pode ter sido a maior, pois a estação era do Inmet, no caso de Irajá não era, mas considero o dado de Irajá confiável, embora sem efeito oficial. Antigamente o Inmet tinha em seu site uma relação de todas as estações (ativas e fechadas), existiam várias estações na cidade do Rio como Penha, Pão de Açucar, Engenho de Dentro e outras, mas depois da mudança no site esta relação de estações foi excluída. Mas em média o site melhorou, as novas estações automáticas abrem a possibilidade de ver dados em tempo real, algo que nunca existiu no Inmet.

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu ensolarado, com névoa úmida e sem chance de chuva. Ontem deve ter chovido forte na região serrana. Havia relâmpago por lá. Não acredito em chuva nos próximos dias. O sistema de nuvens que provocou chuva forte sobre o rio Grande do Sul já se dissipou e, segundo a METSUL, um bloqueio de ar quente deve manter o tempo ensolarado no Sul nos próximos dias.

 

Infelizmente o INMET fechou e continua fechando as estações no estado do Rio de Janeiro, não só na capital. Podemos citar o PN de Teresópilis, Alto Itatiaia, Santo Antonio de Pádua, entre outras. Por que não reabrir a de Bangu, que já possui uma série histórica importante, e abrir outra na Vila Militar ?

Link to comment
Share on other sites

O sol aparece, embora com muitas nuvens nesta manhã de segunda feira aqui na Abolição, no subúrbio.No momento tenho calor de 32,6°C, após uma madrugada quente com mínima de 24,8°C.Em direção á Baixada Fluminense e ao Subúrbio da Leopoldina posso ver nuvens muito escuras e carregadas que se aproximam pra minha região.Segundo modelos e previsões podemos ter chuva ainda hoje e pelo menos os próximos 2 dias devem ter tempo bem instável com diversos momentos de chuva.Resta saber se vai se confirmar ou se, como tem acontecido ultimamente, vão errar e choverá pouco ou nem choverá.

Link to comment
Share on other sites

Eu entendo o que o Inmet fez, no caso específico de Bangu a estação não foi simplesmente fechada como aconteceu com outras, antes disso ela foi destruída por vândalos e depois o Inmet resolveu fechar, o Inmet hoje escolhe instalar suas estações em áreas consideradas mais seguras para mininimzar os prejuízos e a descontinuidade dos dados, uma zona militar é menos sujieta a ação de arruaceiros do que as outras, como o estado não fornece segurança não há nada mais que se possa fazer, infelizmente muitas vezes é a qualidade dos dados que sai perdendo neste processo, como no caso a PÉSSIMA localização da estação central (Praça Mauá), que por estar dentro do próprio prédio do Inmet tem uma enorme vantagem em segurança. Estou esperando uma atmosfera mais condizente com o outono, a temperatura não é mais de verão (ontem mesmo fez 19,9 graus de mínima na Vila Militar e as máximas tambem não estão altas), mas ainda há um certo abafamento na atmosfera que ainda é de verão, toda esta instabilidade sem nenhuma frente fria não é o que se espera para a época, hoje as nuvens pipocaram muito cedo. Espero ansiosamente pelos dias frescos, ensolaradaos e estáveis, que só devem chegar em maio, após a primeira frente fria típica de outono do ano.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, uma frente fria próxima ao litoral, provoca o surgimento de cúmulus nimbus em uma faixa que se estende pela baixada litorânea. Da zona norte é possível avistar este conjunto de nuvens. Pode ser que chova alguma coisa na capital, que precisa de chuva, muita chuva.

 

Acredito que estas pancadas de chuva que vêm ocorrendo são típicas de situação de seca, quando não são registradas chuvas generalizadas e contínuas. O ritmo, ditado pela ação de bloqueios em altitude, repercute de forma a inviabilizar a chuva por aqui.

 

Loepa, gosto do outono-inveno pelo frio, mas não pelos dias ensolarados. Acho os períodos de estiagem muito longos aqui no Rio, o que maltrata demais a vegetação.....

Link to comment
Share on other sites

Só houve chuva muito fraca nas encostas do Sumaré(2,6mm) e da Rocinha(1,2mm) e um gotejo irrisórios nos bairros do Grajaú(0,2mm) e Jardim Botânico(0,2mm), segundo a Geo-Rio.Aqui na Abolição embora tenha ficado nublado com bastante nuvens escuras até, nada ocorreu.A noite é abafada com 27,8°C por aqui e muitas nuvens.A máxima atingiu os 34,4°C.Continua a previsão de tempo chuvoso nos próximos 3 dias segundo a maioria dos modelos.Acho muito improvavél que se confirme, mas é bom monitorar sempre.Seriam realmente muito bem vindos esses 3 dias de muita chuva que estão sendo previstos.

Link to comment
Share on other sites

Noite está agradável, vi virga no começo da tarde de hoje mas depois abriu, deve ficar instável nos próximos dias, o Rio de Janeiro tem uma característica interessante de menor definição entre estação seca e chuvosa, a estação seca aqui é "menos seca" e a estação chuvosa é "menos chuvosa" que no interior, no inverno as frentes frias passam pelo mar e deixam um pouco de chuva aqui (mas depende do ano, em 2004 julho foi bom mas ano passado julho e agosto foram um fracasso além de quentes), no verão todo aquele excesso de chuva que as vezes tem no interior é bem mais raro raro aqui, tanto que desde 1997 só uma vez a cidade toda passou de 200 mm em um mês (janeiro de 2003). Rodolfo, você tem dados pluviométricos do Rocha desde quando até quando? Uma vez vc falou que não era contínuo e que não tinha os anos de 82 e 83, mas a poucos dias vc citou 83 que foi um ano chuvoso com mais de 2000 mm :?: Vc dispõe de registros da maior chuva em 24 horas e mensal?

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma madrugada e um inicio de manhã com forte chuva, agora o tempo com sol forte e com poucas nuvens. O estranho que segundo o site da Geo Rio, acumulou apenas 7.8 no bairro onde moro, fato que me surpreende :? :idea: Parece que em alguns bairros choveu significativamente, principalmente nas encostas e em outros bairros como Jd. Botânico , Bangu e Madureira..

Link to comment
Share on other sites

Foram mais os bairros de encosta que tiveram os melhores acumulados na chuva que atingiu a cidade entre o final da madrugada e o ínicio da manhã de hoje, com 43mm no Vidigal, 42mm na Rocinha e 26mm no Jardim Botânico, os três da zona sul e próximos á encostas.Outros acumulados significativos foram de Anchieta(30mm), da Barra(21mm), de Madureira(20mm), da Penha(19mm), do Cachambi(13mm) e do Tanque e da Grota Funda(11mm).Por outro lado, sequer gotejou em São Cristóvão, Sepetiba, Santa Cruz e Saúde, e ficaram com apenas 1mm Tijuca, Copacabana, Irajá, Gericinó e Campo Grande.Num geral, choveu bem pouco, apenas com uns acumulados bons em poucos bairros citados acima.Aqui na Abolição, choveu 11mm(estações da Geo-Rio mais próximas: Piedade-cerca de 3km-com 8mm, Madureira-cerca de 7km-com 20mm e Cachambi-cerca de 7km-com 13mm).Apesar da chuva(que fez a mínima ser de 22,5°C), a manhã é de sol, poucas nuvens e calor, com termômetros já marcando 31,9°C por aqui, frustrando previsões(quase todas) que preveram um dia todo chuvoso.

Link to comment
Share on other sites

Áreas de instabilidade de origem marítima trouxeram chuva a alguns bairros do Rio nesta terça feira. Em Inhaúma, choveu de moderado a forte, principalmente nas primeiras horas da manhã, com o ápice por volta das 7 horas, provocando alagamentos em alguns pontos do bairro. Uma hora depois a chuva diminuiu, e com o surgimento do sol, um espetáculo se criou, como a muito tempo eu não via. É que o contraste do sol da manhã, com sua luz inclinada, com as gotas de chuva que ainda caíam, formaram um belo arco-íris. Realmente de encher os olhos, depois de tantos dias sem nenhum fenômeno expressivo. E de fato o sol está firme novamente, embora algumas nuvens ainda estejam presentes, e a temperatura em elevação. A nova estação do Inmet aqui no Maracanã, marca 29,5º no último relatório. Em Inhaúma, a mínima hoje foi de 22º, já que a temperatura declinou um pouco no momento da chuva.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a madrugada foi toda com momentos entre céu nublado e parcialmente nublado, no começo da manhã o sol aparecia entre nuvens e segue assim até agora, não houve nenhum sinal de chuva aqui na região do Maracanã e Aldeia Campista, mas como eu vi uns carros molhados passando no começo do dia deve ter chovido um pouco não muito longe (como Grajaú), a temperatura estava amena no começo do dia e agora está um ventinho, tenho a impressão que aqui é mais fresco que na estação do Inmet do Maracanã pois normalmente sinto menos do que marca lá, meu bairro é uma região com muitas casas e alguns prédios isolados. Maracanã: mín 24,4 e máx 30,8 até agora, 0 mm chuva. Se tiver novidade ainda hoje eu volto, acho difícil.

Link to comment
Share on other sites

Choveu bastante no Grajaú, a surpresa foi ter acumulado, segundo a GeoRio apenas 7mm hj. Fato que eu duvido, pois das 6 as 7hrs am, choveu de moderado a forte, sem falar na madrugada de hj.. Realmente deve ter chovido pouco no Maracanã, pois tenho um conhecido q mora em Vila Isabel, proximo ao Maracanã e relatou ter chovido muito pouco..

Link to comment
Share on other sites

Choveu bastante no Grajaú, a surpresa foi ter acumulado, segundo a GeoRio apenas 7mm hj. Fato que eu duvido, pois das 6 as 7hrs am, choveu de moderado a forte, sem falar na madrugada de hj.. Realmente deve ter chovido pouco no Maracanã, pois tenho um conhecido q mora em Vila Isabel, proximo ao Maracanã e relatou ter chovido muito pouco..

 

 

Rafael, é comum, num mesmo bairro chover mais em um ponto que no outro.Já aconteceu algo parecido comigo aqui na Abolição.Enquanto um temporal desabava aqui em casa, algumas ruas pra frente chovia pouco, assim como já vi chover numa rua e nem chuviscar aqui.Situações assim são bem comuns.

Link to comment
Share on other sites

Pra direção de Niterói e Maricá está relampeando intensamente(radares confirmam isso) e inclusive está chovendo forte/moderado(radares também confirmam), porém aqui na Abolição, no subúrbio do Rio, a noite é apenas nublada.Embora no meu colégio, em Madureira tenham ocorrido diversas pancadas(fracas) durante a tarde, aqui em casa nem chuviscou, e são apenas 6km de distância entre casa-colégio.A temperatura é amena, com 25,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Choveu bastante no Grajaú, a surpresa foi ter acumulado, segundo a GeoRio apenas 7mm hj. Fato que eu duvido, pois das 6 as 7hrs am, choveu de moderado a forte, sem falar na madrugada de hj.. Realmente deve ter chovido pouco no Maracanã, pois tenho um conhecido q mora em Vila Isabel, proximo ao Maracanã e relatou ter chovido muito pouco..

 

 

Rafael, é comum, num mesmo bairro chover mais em um ponto que no outro.Já aconteceu algo parecido comigo aqui na Abolição.Enquanto um temporal desabava aqui em casa, algumas ruas pra frente chovia pouco, assim como já vi chover numa rua e nem chuviscar aqui.Situações assim são bem comuns.

 

Verdade, porém algo que não presencio algum tempo já q a estação pluviométrica fica no Country Club, moro na R. Caçapava, não muito longe daqui..

Link to comment
Share on other sites

A presença de áreas de instabilidade no litoral fluminense ainda deixa o céu com poucas nuvens nesta manhã no Rio. O dia amanheceu com bastante névoa, principalmente nas encostas, e com algumas nuvens, que aliás marcaram presença durante à noite e madrugada. Há previsão de pancadas de chuva hoje, com chance de granizo nas serras. Eu desconfio dessa previsão, mas é bom ficar atento... Quanto a temperatura, a mínima em Inhaúma hoje foi de 22º novamente, bem mais agradável. O último relatório do Inmet aqui no Maracanã indica 28,5º. Essa questão das chuvas nos bairros é complicada mesmo, ontem por exemplo, choveu bem em Inhaúma, a ponto de se criarem poças d'água. Mas em bairros próximos não caiu uma gota sequer, ou apenas chuviscou. De fato, dentro de um próprio bairro pode-se ter fenômenos desse tipo também, como as diferenças de temperatura. Se tratando de Rio de Janeiro, tudo pode acontecer...

Link to comment
Share on other sites

A madrugada foi de céu variando entre nublado e parcialmente nublado, com mínima de 23,0°C aqui na Abolição.A manhã, contrariando boa parte das previsões que novamente preveram um dia nublado com chuvas, é de muito sol apenas com umas poucas nuvens, acompanhados de névoa.O tempo segue abafado com 32,0°C no momento.Ainda restam resquícios do verão, e parece que eles só serão dizimados de vez no fim do mês, já que há a previsão da chegada de forte frente fria, com chuva, intensa queda de temperatura(e até um friozinho) entre o dia 26 e 27.Ainda segundo modelos de longo prazo, os primeiros dias de maio prometem ser de tempo úmido e muito ameno, até um pouco frio.

Link to comment
Share on other sites

As chuvas que caíram na 3ª feira foram insuficientes e irregulares, sob o ponto de vista geográfico. Enquanto que em alguns bairros houve registro de pancadas moderadas, como Rocinha e Jardim Botânico, em outros sequer choveu. Estas são características de tipos de tempo geradores de estiagens, pois episódios de chuva rápidos são sucedidos por novos bloqueios. O resultado final é um péssimo aproveitamento ecológico desta água.

 

No Rocha não choveu.

Link to comment
Share on other sites

A manhã é de sol forte e poucas nuvens no Rio.A mínima da madrugada foi de 24,3°C e no momento faz 32,3°C aqui na Abolição, no subúrbio.Enfim os modelos se tocaram e pararam de prever dias chuvosos e amenos que nunca se confirmavam.Nas novas rodadas, o tempo friozinho e úmido só deve vir mesmo no ínicio de maio.É visível que, por mais um mês, teremos uma anomalia positiva nas temperaturas bizarra(terceiro mês seguido) e uma anomalia negativa nas chuvas também bizarra(pelo quinto mês seguido).

Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã de muito sol e poucas nuvens no Rio, com 32,0°C no momento aqui na Abolição, após mínima de 24,1°C.Algumas previsões passam a prever diversas pancadas de chuva hoje e no fim de semana, com tempo ameno, enquanto outras mantêm a previsão de sol forte e calor.E, se ontem elas indicavam a chegada do friozinho somente no ínicio de maio, hoje passam a antecipá-lo para os últimos dias de abril.

Link to comment
Share on other sites

Sol e temperatura em elevação nesta sexta feira no Rio. Nesse momento no Maracanã faz 30.8º com UR de 53% na estação do Inmet. A mínima em Inhaúma hoje foi de 24º. Gostaria de saber dos colegas se há informação de chuva forte ontem à noite em algum bairro da zona oeste ou na baixada fluminense, pois havia muita instabilidade e atividade elétrica naquela direção ontem por volta das 21 horas. Aliás, foi um espetáculo à parte ver os raios riscando o céu em meio a estrato-cúmulos, enquanto na zona norte o céu estava aberto com apenas algumas nuvens. O colega Breno talvez possa confirmar isso também, já que mora num bairro vizinho ao meu.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.