Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Enfim as condições típicas de uma frente fria de outono/inverno aqui na cidade, neste momento faz 20 graus e a tarde é a mais fria do ano (pena que a máxima não seja a mais baixa pois na madrugada chegou a fazer 24 ou 25 graus), caiu uma pancada de chuva perto de 8:00 e depois disso só garoa constante aqui, os ventos só foram fracos/moderados nos locais onde estive, mas em nossa cidade os ventos variam muito, há locais com corredores de vento onde sempre venta mais nestas situações e outros onde quase não venta, passei por São Cristóvão e o ar estava estático, depois chegando em casa vi algumas rajadas em certas ruas, a mínima hoje deve ser a menor do ano em muitas regiões da cidade e da região metropolitana, exceto alguns vales que já esfriaram mais em noites de céu limpo (Afonsos, Xerém, etc...).

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Muita chuva no Rio neste início de tarde. Os ventos diminuíram um pouco, mas não cessaram ainda, o que deixa a sensação térmica baixa. Nesse momento faz 19º no Maracanã, por enquanto é a tarde mais fria do ano. É possível que a noite seja mais fria. Amanhã devemos ter a máxima mais baixa do ano. Acho que subestimei esta frente fria...

Link to comment
Share on other sites

Coloquei o sensor do meu termômetro para fora (sem sol não tem probelma), e marcou 18,6 graus! Muito bom, só espero que amanhã a frente mantenha o "gás" para não deixar a máxima alcançar a menor de janeiro, o vento vem e volta aqui e a precipitação varia de chuvisco (que reduz mais a visibilidade) a garoa. Dentro de casa 25 graus.

Link to comment
Share on other sites

Noite fria no Rio, após um dia frio também.Aqui na Abolição a máxima foi de 23,4°C durante a madrugada e pelo menos aqui foi a menor do ano, a mínima também foi a menor, registrei 19,0°C no final da tarde e no momento faz 20,0°C mas devido aos ventos moderados e a umidade a sensação térmica e por volta de 16°C, frio mesmo.Não chove desde 16:30 por aqui, o acumulado total foi de 36mm no meu bairro, no bairro vizinho, Piedade, a Geo-Rio registrou 56mm(!) sendo o segundo maior da cidade só perdendo pra 62mm do Sumaré mas superando 49mm de Laranjeiras, 43mm de Santa Teresa e Jardim Botânico, 42mm do Mendanha, 40mm da Rocinha, 37mm da Tijuca e do Cachambi, 36mm do Vidigal, 35mm do Grajaú, 32mm do Rio CEntro e Campo Grande e 31mm da Barra, tendo os menores acumulados sido 8mm de Irajá, 9mm de Anchieta, 11mm da Penha e de Guaratiba, 12mm da Ilha e 13mm da Saúde, e as demais estações entre 15 e 30mm.Também espero que amanhã seja ainda mais frio que hoje, as últimas rodadas dessa tarde enfraqueceram a máxima de amanhã, mas tenho fé que esta é uma rodada isolada e que não se confirmará.

Link to comment
Share on other sites

O sol aparece ocasionalmente entre muitas nuvens nesta manhã no Rio. A circulação marítima ainda está presente, por isso ainda há grandes chances de chuva pra hoje. A temperatura deu uma leve subida devido ao sol, mas ainda está bem ameno. Nesse momento faz 21º no Maracanã. A mínima em Inhaúma hoje foi de 17º, sendo a minha menor mínima do ano, por enquanto. Já a máxima de hoje, vai depender muito do tempo. Com o sol saindo toda hora vai ser difícil termos a menor máxima hoje.

Link to comment
Share on other sites

Para quem esperava a tarde mais fria do ano hoje foi uma FACADA, nenhum instituto previu bem este aumento das máximas, resultado: no Galeão a máxima de ontem foi 24 graus e hoje 25 graus, um vexame perto do dia 16 de JANEIRO que teve 22 GRAUS DE MÁXIMA, no Santos Dumont ontem só conseguiu IGUALAR a menor máxima de janeiro e hoje nem isso, só nos resta esperar pelo próximo ar polar forte, mas confesso que depois da tarde fria ontem eu não esperava me decepcionar tanto, só espero que a máxima consiga cair abaixo da marca de janeiro deste ano antes de JANEIRO DE 2008 :oops:

Link to comment
Share on other sites

Gente, tb consegui alguns dados anuais de chuva e temperatura média da estação do Inmet (acho que ficava na Glória), coloetei dos relatório mensais da OMM, e vou compartilhar alguns com vocês.

 

1979

 

mês - precipitação - temperatura média

 

jan - 187 - 24

 

fev - 101 - 25.5

 

mar - 90 - 24.6

 

abr - 66 - 23.5

 

mai - 43 - 23.4

 

jun - 117 - 20.8

 

jul - 68 - 20.6

 

ago - 61 - 22.7

 

set - 112 - 21.4

 

out - 12 - 23.6

 

nov - 107 - 23.7

 

dez - 162 - 25.7

 

ANO - 1126 - 23.29

 

 

 

1981 (MESMA ORDEM)

 

119 - 26.6

 

33 - 26.7

 

57 - 25.8

 

95 - 23.9

 

10 - 22.8

 

80 - 20.9

 

68 - 20.2

 

60 - 21.6

 

8 - 23

 

51 - 22.3

 

134 - 24.9

 

316 - 25.6

 

ANO - 1031 - 23.69

 

 

 

1983(IDEM)

 

69 - 26.6

 

35 - 27

 

332 - 26

 

86 - 24.4

 

92 - 24

 

154 - 21.5

 

46 - 21.6

 

34 - 20.6

 

223 - 20.7

 

91 - 22.6

 

93 - 24.4

 

91 - 25.2

 

 

ANO - 1346 - 23.716

 

 

MAIS TARDE COLOCO MAIS 3 ANOS (84, 85 E 88, OS MAIS INTERESSANTES)

Link to comment
Share on other sites

Seguem agora os dados da estação principal do Inmet no Rio de Janeiro para os anos de 1984, 1985 e 1988.

 

 

1984

 

Mês - Precipitação total - Temperatura média

 

 

jan - 68 - 27.1

 

fev - ZERO - 26.8

 

mar - 58 - 25.8

 

abr - 89 - 24.1

 

mai - 62 - 24.7

 

jun - 10 - 23.1

 

jul - 22 - 22.4

 

ago - 70 - 21

 

set - 43 - 21.7

 

out - 66 - 23.8

 

nov - SD - SD

 

dez - 60 - 24.6

 

ANO - 583* - SD

 

 

*Infelizmente, não achei os dados de novembro, mas para ter uma noção melhor da chuva vou usar o dado do Rodolfo (postado aqui, no dia 10 de março) que teve 35 mm em novembro daquele ano, o que daria um total anual de apenas 583 MM!!

 

 

 

1985 (MESMA ORDEM)

 

 

249 - 25.1

 

167 - 27.1

 

222 - 26.7

 

146 - 25.7

 

79 - 22.6

 

90 - 20.4

 

12 - 20.9

 

53 - 22.6

 

150 - 21.3

 

48 - 23

 

79 - 23.5

 

247 - 24.2

 

ANO - 1542 - 23.59

 

 

 

 

1988

 

 

52 - 28.5

 

473 - 26.5

 

134 - 27.3

 

188 - 24.7

 

152 - 23.1

 

106 - 20.5

 

78 - 19.6

 

12 - 21.9

 

57 - 22.1

 

148 - 22.4

 

195 - 23.4

 

156 - 24.9

 

ANO - 1751 - 23.74

 

 

Estes 3 anos concentraram os extremos, 1984 foi incrivelmente seco e pelo visto na cidade toda, difícil de imaginar uma repetição nos dias de hoje, o ano seguinte foi bem chuvoso, e 1988 foi o ano dos extremos, teve muita chuva (além das famosas chuvas de fevereiro, também choveu bem em vários outros meses), e concentrou os extremos de temperatura com o mês mais quente (janeiro, com 28.5 graus da média, e o mais frio, julho, com 19.6 graus de média, uma média mensal abaixo de 20 graus hoje seria um sonho).

 

Infelizmente não achei nada de 1966, que foi a pior enchente da cidade com mais de 400 mortes, é IMPOSSÍVEL achar dados deste ano, uma pena. :(

Link to comment
Share on other sites

Caraca!!!

 

Inverno de 1988!!! Esse foi o ano ... Lembro bastante, pois foi quando comecei a me interessar por meteorologia, tinha 11 anos na época!!! Lembro que ganhei numa promoção d caldo knorr um termometro e num dia de Julho, com chuva e frio o meu termometro registra 14°C!!!! he he he Dai não parei mais...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Como eu alertei ontem de manhã as aberturas de sol frustraram a máxima mesmo, alguns momentos nem eram aberturas mas sim sol brilhando forte com poucas nuvens, a máxima foi de 25,0°C aqui na Abolição, mas felizmente consegui registrar minha menor máxima do ano anteontem, com 23,4°C(ganhando de 23,9°C do dia 16/1) juntamente com o INMET que também teve máxima de 23,4°C na quarta, batendo 25,2°C do dia 16/1 também.E como era-se de esperar e como bem colocou o Ronald, além da máxima ter sido frustrada graças ao sol, também foi a mínima dessa madrugada graças as nuvens que fizeram questão de aparecerem e destruirem a mínima que essa madrugada foi de 18,0°C por aqui, e é só amanhecer que elas desaparecem dando lugar ao sol que brilha com algumas nuvens por aqui e 25,1°C no momento.O acumulado pluviométrico de ontem foi de 16mm por aqui(7mm na madrugada, 8mm numa pancada localizada entre 10:40 e 11:00 e mais 1mm no ínicio da noite com um chuvisco), elevando o mês para 67mm.Agora vamos torcer que o tempo limpe nas próximas noites e venhamos a ter boas mínimas, já que quanto ás máximas, acabaram as chances pelo menos nesta onda de frio.

Link to comment
Share on other sites

O Breno e os colegas já disseram tudo, vamos esperar a próxima massa de ar frio pra obtermos uma máxima mais baixa. E as nuvens tem essa vocação no Rio mesmo, quase sempre prejudica as mínimas nos dias de ar polar. A mínima em Inhaúma hoje foi de 17º, foi a minha mínima mais baixa do ano por equanto, mas confesso que poderia ter ficado nos 14-15º se o resfriamento noturno não fosse atrapalhado. Fica pra próxima... Agora, 24º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

Os dados da Glória são bastante interessantes. Quero lembrar que em janeiro de 84 foi registrada a maior temperatura: 43.1C e em julho de 1988 caiu a segunda maior nevada em Itatiaia, tendo sido superada pela de 85. Foi uma década e tanto.... Muita neve no sul, frio e temporais memoráveis no durante alguns verões. Estes fenômenos extremos não voltaram a ocorrer a partir de então.

Link to comment
Share on other sites

Agora é esperar pela a próxima frente fria, que não deve demorar (afinal, estamos em maio, um mês de transição e, por isso, muito instável), mas acho que chences para uma menor máxima do ano (que ainda permanece sendo a de janeiro am alguns bairros e a de quarta passada em outros) só em junho ou (com muito azar), julho, os modelos por enquanto estão prevendo massas polares bem fajutas atá o final do mês. Tenho tanto fascínio pelo clima do passado justamente por este motivo, os extremos, hoje eles estão se reduzindo cada vez mais, as chuvas eram muito mais violentas, as secas também (1984 taí), o frio nem se fala (isto quase no mundo todo), é acho que que até o calor extremo perdeu espaço, as médias aumentaram, mas os extremos de calor não, se chegou mesmo a fazer 15 dias consecutivos acima de 40 graus em 1984 taí a prova, pois faz muitos anos que as estações oficiais não conseguem nem pobres 2 dias seguidos acima de 40 graus (mas, fazendo uma ressalva, houve um incremento dos extremos de calor durante o inverno, com recorde da estação em setembro de 1997 e recorde de agosto em 2005). Mas também acredito em ciclos, ou seja, a geração de hoje fascinada pelo tempo não precisa se desesperar. :lol:

 

Minha fonte de dados é quase contínua entre 1979 e 1991 (acho que foi quando a estação fechou para ser reaberta em 2002 na triste localização atual), tem dados também entre 69 e 78 mas são muitos inconstantes (alguns anos só um mês e nenhum completo), por isso nem vale a pena publicar aqui, mas nos práximos dias vou publicar os anos que faltam completos (1980, 1982, 1987, 1989, 1990 e 1991), 1986 só tem dados a partir de julho e não vale a pena também.

Link to comment
Share on other sites

Os dados da Glória são bastante interessantes. Quero lembrar que em janeiro de 84 foi registrada a maior temperatura: 43.1C e em julho de 1988 caiu a segunda maior nevada em Itatiaia, tendo sido superada pela de 85. Foi uma década e tanto.... Muita neve no sul, frio e temporais memoráveis no durante alguns verões. Estes fenômenos extremos não voltaram a ocorrer a partir de então.

 

 

Pois é Rodolfo, a década de 80 foi realmente memorável!! O inverno de 1988 foi o extremo do extremo!!! A média de julho em Curitiba foi de 10.6ºC, uma das mais baixas do século!!!

 

Num daqueles cavalos polares de junho e julho de 88, que literalmente cruzaram o continente, tivemos muitas perdas com geada em Campo Mourão-Pr, o que era de esperar.

 

...mas a Alta chegou com tanta força ao Centro-Oeste, que meus amigos do Paraná que tem terras no Mato Grosso, perderam várias cabeças de gado devido ao frio intenso e geadas em Tangará da Serra e Campo Novo dos Parecis, cidades que ficam num planalto no Oeste do MT. :shock:

 

Coisa difícil de se imaginar hoje em dia!! Segundo o artigo do Prof. Pezza da USP-SP, a pressão da alta chegou a 1045hpa no Norte da Argentina!!! Já em termos de calor, quem não lembra da super onda de calor que atingiu o Sul do país em Novembro de 1985!! Fez 34º em Curitiba, temperaturas recordes em São Joaquim, Porto Alegre, Caxias...!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A década de 90 também não foi mal, com alguns eventos memoráveis apesar de perder para 80, me lembro de muitas chuvas violentas na minha infância que atiçaram meu gosto pela meteorologia, eventos que despertavam em mim medo e atração ao mesmo tempo, presenciei uma chuva muito violenta no começo da década de 90 que ilhou o bairro e obrigou a maioria dos alunos a dormir na escola (improvisado no chão), noutra vez o telhado de um supermercado na Barra cedeu durante um aguaceiro com ventania muito forte (sorte que foi no meio e eu estava perto do caixa), sem falar em inúmeras memórias de alagamentos e fenômenos bizarros como uma tempestade elétrica colorida, não me lembro a data de nenhum, mas todos entre 1990 e 1995, só relaciono melhor evento/data a partir de 1996, e justamente após este ano (e coincidindo com a criação do Alerta Rio) começou o declínio (que se acentuou após um pequeno repique em 1998).

 

Na perspectiva do calor o mais memorável foi setembro de 1997, no dia 9, com 42,7 graus estabelecendo o recorde NACIONAL de calor na estação INVERNO e surpreendentemente próximo do recorde absoluto de 1984.

 

O frio não ficou atrás, na minha memória nenhuma onda de frio está mais viva que de 1994 (junho ou julho), foi a única vez que saí de casa e vi todos os termômetros marcando de 9 a 10 graus em plena Tijuca (para efeito de compração, apesar de obviamente não ter NENHUM valor científico, a média nos de rua em outros eventos significativos ficou em 12 a 13 em julho de 2000 e 13 a 14 em setembro de 2006).

 

Também me lembro de uma forte seca de verão, se não me engano em 1994, que deixou a vegetação seca como eu nunca havia visto até então na cidade toda, no dia que acabou a estiagem, o céu ficou muito negro à tarde (na cidade toda, parecia o "fim do mundo", minha expectativa foi às alturas), me lembro bem porque depois só choveu fraco e fiquei muito decepcionado.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo os episódios lembrados aqui, da década de 90, não podem ser comparados aos ocorridos nos anos 80 e anteriores. Em 94, por exemplo, quando tivemos duas ondas de frio seguidas muito intensas, não houve precipitação de neve forte o suficiente para formar grandes camadas, como a de 88, por exemplo. Em 1990, o Planalto da Neve recebeu 15 dias de neve, recorde do século XX.

 

Aqui no Rio, o que parece estar ocorrendo, é uma tendência ao ressecamento, pois grandes chuvas não têm ocorrido. Nem mesmo trovoadas são ouvidas com a freqüência de antes. Deve ser alguma oscilação do clima. Sendo assim, esta tendência deve ser revertida e, quando isto ocorrer, vai ser o caos, pois atualmente tem muito mais gente morando em áreas de risco.

 

Estas oscilações são problemáticas, pois as pessoas esquecem destes eventos e começam a acreditar que não ocorrerão novamente. E aí, é morte na certa.

Link to comment
Share on other sites

De acordo com as últimas rodadas dos modelos, um "fantasma" de frente fria deve passar pelo mar do Rio entre terça e quarta mas só deve provocar aumento de nebulosidade, uma queda desprezível nas temperaturas, e quiçá uma chuvinha isolada.Mas felizmente há previsão da chegada de uma outra frente, dessa vez bem mais forte, trazendo boa chuva e considerável queda na temperatura entre sábado e domingo.E na retaguarda mais uma frente fria por volta do dia 25.Tomara que não mudem... :D

Link to comment
Share on other sites

Madrugada de céu quase totalmente limpo por aqui.A mínima aqui na Abolição foi de 20,5°C.Porém com o amanhecer chegaram muitas nuvens (todas altas e médias) típicas de pré frontal.No momento o sol foi ocultado pelas nuvens e faz 28,8°C por aqui.A fraquíssimas frente fria já está no litoral de São Paulo e deve nos atingir de noite ou na madrugada, só deixando o tempo ainda mais nublado, caindo ligeiramente com as temperaturas e talvez provocando alguma chuva isolada e rápida.No próximo fim de semana modelos continuam indicando a passagem de mais uma frente fria, essa mais forte mas nada excepcional, agora, se é ou não uma rodada isolada ainda não dá pra saber(temos de monitorar as próximas saídas dos modelos) mas na frente fria prevista por volta do dia 24-25, existe a previsão de máximas abaixo de 20°C(na casa dos 18-19°C) no dia 26 e MÍNIMA na casa dos 12°C no dia 27 :shock: .

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol, névoa e nuvens altas no Rio nesta segunda feira. A temperatuar apresentou boa variação térmica, como é de costume nessa época. A máxima em Inhaúma ontem foi de 28º. A mínima hoje foi de 19º. Agora de manhã a temperatura sobe rápido devido a aproximação de uma frente fria pelo oceano, na verdade é um fantasma mesmo como disse o Breno, que pouco ou nada vai influenciar a tempo aqui. Pra mim é até bom, porque estou fortemente gripado, e embora eu goste de frio, tudi o que não eu não precisava agora é de uma virada brusca de temperatura. Assim dá tempo de melhorar até chegar uma frente fria de verdade, com uma massa polar, por volta do final de semana. Com relação ao assunto do clima dos anos 80 e 90, quem era criança como eu nos anos 80, foi marcado pelos fenômenos bruscos dessa época. Eu cheguei a ficar com medo de chuva, o que me fez gostar de meteorologia, embora pareça estranho. A tal tempestade elétrica colorida muito bem lembrada pelo Loepa, foi em 89 ou 1990. Lembro que estava em Brás de Pina na casa de parentes durante essa tempestade. Faltou luz, e com todos do lado de fora da casa, aquela cena nunca me saiu da cabeça, já que tinha uns 9 anos. Os 'adultos' ficaram assutados, imaginem as crianças... Quanto ao frio, o mais marcante pra mim foi mais recente, em 1994. O mês daquelas duas massas consecutivas foi Julho, lembro pois estava na época da Copa dos EUA. Me recordo de duas situações: a primeira é também de relógios de rua no Méier, marcando todos entre 10 e 11º num dia; e o segundo, o meu pai dizendo que havia feito 8º na zona norte numa certa manhã, acho que na mesma que fez 6.7º no Alto, não sei. Bem, esses eventos bruscos estão raríssimos mesmo. Eu torço pra que pelo menos o frio volte a bater recordes por aqui. O calor já não faço muita questão... No Maracanã (Inmet), 27.9º no último relatório.

Link to comment
Share on other sites

Fala Raphael!!!

 

Os 6,7°C ocorreram em Junho de 1994!!! Não tem como não lembrar deste episódio!!! he he he

Por hoje, a temperatura está subindo rápido. No SD, as 11:00h, já está 28°C.

Pelos modelos, uma forte de frio deve atingir a cidade lá pelos dias 20/21.... muito mais forte que a último que os atingiu, que eu particularmente, achei bem meia boca.

Oremos irmãos!!! :lol:

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Uma frente fria em dissipação no mar provoca ligeiras alterações no tempo nesta manhã de segunda-feira, nesta época do ano o tempo muda com frequência no litoral do SE e aumentam as viroses.

 

Eu começei a gostar de meteorologia pelo mesmo motivo, já tive medo também na infância, teve uma chuva que transformou as escadarias da minha antiga escola em corredeiras e me deixou muito assustado, logo no dia que eu iria viajar para Conservatória no começo dos anos 90, mas talvez a pior década tenha sido mesmo a de 60, acho que superou 80, a chuvarada de 66 teve o maior número de mortes, e no ano seguinte, 67, foram DUAS chuvas destrutivas no verão, inclusive uma com mais de 100 mortes, só posso novamente lamentar a falta generalizada de dados sobre estes eventos da década de 60.

 

Antes de 1900 existem relatos de eventos ainda piores (até pelas condições sanitárias da cidade que eram terríveis, não necessariamente pela intensidade), mas como na época a imprensa não dava atenção para estes fenômenos, e pelo longo tempo que passou, não dá para descobrir muita coisa nem com longas pesquisas.

Link to comment
Share on other sites

A professora Ana Brandão, da geografia do Fundão, fez um trabalho de mestrado, sobre o clima do Rio ao longo da história e utilizxa dados desde a abertura da estação, então do observatório nacional. Fala sobre chuvas fortes, que então já inundavam a cidade e também da seca que acabou por forçar a decisão do imperador em reflorestar o maciço da Tijuca. É um bom trabalho.

Link to comment
Share on other sites

A passagem da fraca frente fria pelo oceano até que mudou um pouco o tempo no Rio nesta terça feira, deixando o céu nublado com um pouco de chuvisco isolado. A temperatura não sofreu variação importante, está apenas estável, como foi previsto. A mínima em Inhaúma foi de 21º nos meus resgistros, e no Maracanã faz 24.2º segundo o Inmet nesse momento. Interessante o comentário do Rodolfo, os eventos climáticos no século XIX devem ter sido bastante importantes a nível de intensidade. Se tivéssemos dados completos dessa época, certamente teríamos muitas surpresas.

Link to comment
Share on other sites

O sopro de frente fria trouxe chuva muito fraca para a cidade no ínicio desta manhã.Aqui na Abolição registrei apenas 2mm(mês em 69mm).Pela cidade, os maiores acumulados foram de 7mm em Bangu, 6mm no Sumaré, Grota Funda e Rio Centro e 5mm em Laranjeiras e no Mendanha.Nos bairros de São Cristóvão e Cachambi, sequer chuviscou.No momento ainda tenho tempo bastante nublado(embora tenham ocorridos aberturas de sol há cerca de 1 hora) e faz 25,2°C, temperatura bem amena.A mínima foi de 22,5°C.Ainda há chances de chuva para hoje, já que ainda há nuvens bem carregadas.A frente fria do fim de semana parece que será mais forte que essa mas mais fraca que a de semana passada, forte mesmo deve ser a do dia 24-25, que embora tenha tido sua intensidade diminuída em relação a ontem, deve provocar muito frio mesmo assim.

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dias o acompanhamento do tempo no meu bairro foi o seguinte: domingo das mães dcom muitas nuvens no céu (cumulos) e tímidas aberturas de sol, segunda de muitas nuvens médias com vento fraco a moderado e variável, terça de céu encoberto a nublado com observação de garoa pela manhã, em todos estes dias a temperatura ficou bem agradável sem se aproximar de 30 graus no meu ponto de observação, a atual situação se deve ao estabelecimento de um forte bloqueio atmosférico sobre o interior do SE que enfraquece as frentes e as obriga a desviar pelam costa, atingindo sucessivamente o litoral do estado do Rio de Janeiro do SE, este padrão é típico desta época do ano em anos normais, a situação deve se agravar entre o próximo final de semana e o final do mês quando é esperada uma instabilidade mais contínua entre uma frente fria fraca (no fim desta/começo da próxima semana) e outra de intensidade ainda desconhecida antes do fim do mês.

 

Há indicativos de um inverno mais normal este ano aqui na região, o que significaria que as frentes frias passarão com muito maior frequência comparadas ao ano passado (junho, julho e agosto), isto NÃO quer dizer necessariamente que as massas de ar polar serão mais intensas, mas sim que o intervalo entre elas será menor, com isso há chances muito grandes de temperatura MÉDIA inferior ao mesmo período em 2006, principalmente entre julho e agosto que foram particularmente quentes em 2006.

 

Mais tarde colocarei os últimos dados que eu tenho de anos completos ou com no máximo um mês faltando.

Link to comment
Share on other sites

Agora os últimos dados da estação do Inmet (que fechou em 1991), reparem nos anos de 1987 e 1990, que ajudam a explicar porque a média da chuva de abril é a segunda maior do ano (eventos assim "puxam" a média para cima), algo que muita gente estranha porque abril tem sido bem seco desde que iniciaram os registros da Georio, o centro da cidade não conseguiu atingir a média de abril (1961 até 1990) em nenhum ano da era Georio. Reprarem também como uma primavera chuvosa "salvou" a chuva do ano de 1980 (foi seco mas, pelo verão-outono, teria sido muito pior).

 

 

1980

 

MÊS - Precipitação total - Temperatura média

 

JAN - 101 - 25.4

 

FEV - 64 - 27.1

 

MAR - 29 - 27.4

 

ABR - 87 - 24.3

 

MAI - 24 - 23.5

 

JUN - 61 - 21.9

 

JUL - 25 - 21.9

 

AGO - 103 - 22.1

 

SET - 98 - 21.3

 

OUT - 121 - 22.8

 

NOV - 172 - 23.6

 

DEZ - 121 - 26.1

 

 

ANO - 1006 - 23.95

 

 

 

1982 (MESMA ORDEM)

 

230 - 24.6

 

79 - 26.1

 

114 - 24.7

 

63 - 23

 

16 - 21.5

 

20 - 22.6

 

43 - 22

 

58 - 22.4

 

49 - 21.9

 

135 - 23

 

48 - 25.6

 

259 - 25.2

 

 

ANO - 1114 - 23.55

 

 

 

1987(IDEM)

 

140 - 27.1

 

114 - 26.7

 

63 - 25.6

 

224 - 25.8

 

122 - 23.2

 

155 - 21.2

 

26 - 22.9

 

36 - 21.3

 

99 - 21.1

 

100 - 22.8

 

50 - 24.3

 

130 - 26.1

 

 

ANO - 1259 - 24

 

 

 

1989(IDEM)

 

139 - 26.2

 

133 - 26.5

 

44 - 26.6

 

98 - 25.9

 

68 - 22.7

 

SD - 21.5

 

168 - 20.2

 

44 - 21.9

 

107 - 22.3

 

SD - SD

 

33 - 24.7

 

87 - 25.6

 

 

 

1990 (IDEM)

 

78 - 28.4

 

23 - 26.5

 

108 - 26.7

 

299 - 26.7

 

119 - 23.1

 

36 - 22.2

 

37 - 21.3

 

74 - 20.9

 

134 - 21.6

 

62 - 24.2

 

65 - 25.6

 

64 - 25.8

 

 

ANO - 1099 - 24.4

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dias o acompanhamento do tempo no meu bairro foi o seguinte: domingo das mães dcom muitas nuvens no céu (cumulos) e tímidas aberturas de sol, segunda de muitas nuvens médias com vento fraco a moderado e variável, terça de céu encoberto a nublado com observação de garoa pela manhã, em todos estes dias a temperatura ficou bem agradável sem se aproximar de 30 graus no meu ponto de observação, a atual situação se deve ao estabelecimento de um forte bloqueio atmosférico sobre o interior do SE que enfraquece as frentes e as obriga a desviar pelam costa, atingindo sucessivamente o litoral do estado do Rio de Janeiro do SE, este padrão é típico desta época do ano em anos normais, a situação deve se agravar entre o próximo final de semana e o final do mês quando é esperada uma instabilidade mais contínua entre uma frente fria fraca (no fim desta/começo da próxima semana) e outra de intensidade ainda desconhecida antes do fim do mês.

 

Há indicativos de um inverno mais normal este ano aqui na região, o que significaria que as frentes frias passarão com muito maior frequência comparadas ao ano passado (junho, julho e agosto), isto NÃO quer dizer necessariamente que as massas de ar polar serão mais intensas, mas sim que o intervalo entre elas será menor, com isso há chances muito grandes de temperatura MÉDIA inferior ao mesmo período em 2006, principalmente entre julho e agosto que foram particularmente quentes em 2006.

 

Mais tarde colocarei os últimos dados que eu tenho de anos completos ou com no máximo um mês faltando.

 

Muito bem observado. Neste ano a tendência é que as frentes atinjam com maior frequência e intensidade o RJ. Cabe lembrar que isso em muito depende da intensificação da La Nina que pode ocorrer a partir de meados de junho.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol e temperatura em elevação no Rio. As poucas nuvens de origem marítima que deixaram o céu parcialmente nublado durante a maior parte do dia de ontem, já se dissiparam. Com isso o sol voltou a brilhar soberano, mesmo com uma camada de névoa nas primeiras horas da manhã. A mínima em Inhaúma foi de 20º nos meus registros, um grau a menos do que ontem, talvez devido a dissipação das nuvens. Mas devemos ter um aumento das mínimas nos próximos dias. Um modelo GRADS de previsão americano indica a entrada de pelo menos uma massa polar forte no país a partir da semana que vem. Pelos números demonstrados, parece ser muito mais forte do que a última. O INPE também prevê bastante frio, inclusive aqui no Rio, com máximas abaixo de 20º e mínimas na casa dos 11-12º. Tomara que a próxima saída dos modelos mantenha esta tendência. Agora no Maracanã (inmet) faz 25.3º.

Link to comment
Share on other sites

Continua mantida a entrada da fraca frente do fim de semana trazendo pouca chuva mas uma queda na temperatura não tão desprezível(melhor que o sopro de frente de ontem, que proporcionou máxima de 26,9°C, mas mais fraca que a de semana passada), entre os dias 21 e 23 a tendência está bem estranha, alguns modelos apontam uma manutenção no tempo chuvoso e ameno devido a circulação marítima mas outros preveêm tempo seco e quente antecedendo a frente fria do dia 24, nisso todos os modelos são unânimes, uma forte frente ftia vai nos atingir por volta do dia 24 trazendo chuva(não muita, e só nos dias 24 e 25) mas fortíssima queda na temperatura, com mínimas na ordem de 13-15°C e máximas de 18-20°C, pelo menos é o que está sendo previsto, interessante também notar que logo após isso, por volta do dia 28 há previsão de tempo chuvoso e nublado por vários dias com manutenção das máximas muito baixas(mas aumento nas mínimas, obviamente), provavelmente esse cenário seria causado por circulação marítima.

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu com "frio" e à tarde o calor voltou. Parece ser um aquecimento pré-frontal. Será que a frente fria chega ao Rio ?

 

A freqüência com que as frentes frias atingem o Rio de Janeiro pode determinar um outono-inverno um pouco mais úmido, pois são elas as responsáveis pela chuva de inverno no estado. Quanto ao frio, o Ronaldo diz que será mais forte entre julho e agosto.

Link to comment
Share on other sites

Muito bem feita a observação do Rodolfo, no inverno as frentes frias são responsáveis praticamente pela totalidade das chuvas que caem no Rio de Janeiro, então um inverno com mais frentes frias terá grandes chances de ser mais chuvoso, os dados históricos mostram que, de tempos em tempos, a chuva mensal ultrapassa os 100 mm em junho e julho mesmo fora dos tradicionais cinturões orográficos, 2004 foi um exemplo recente, mas notável mesmo foi 1989, que teve chuva de 126 mm mm em 24 HORAS no bairro de Bangu, fato excepcional para a época num vale (no Sumaré não seria), eu mesmo me lembro de uma enchente de inverno na década de 90 (acho que 94 ou 95). Nossa cidade tem esta peculiaridade, a diferença entre a estação chuvosa e seca é bem menos marcada que na maior parte da região sudeste.

 

A partir de agora vou fazer um acompanhamento das chuvas mensais na cidade, através dos dados do Centro da cidade e do bairro de Bangu (os únicos que achei com normais 61-90 para comparar), os dados do centro são da estação Praça Mauá (Inmet), e os de Bangu da Georio.

 

Centro ___ chuva 2007(mm) _____ chuva normal

 

jan ________ 101,2* __________ 114,1

 

fev ________ 90 _____________ 105,3

 

mar ________ 7,7 ____________ 103,3

 

abr ________ 41,2 ____________ 137,4

 

ANO _______ 240,1 ____________ 460,1

 

*o dado de JANEIRO é da Saúde, bairro vizinho com dados muitos semelhantes, pois o Inmet ficou incompleto.

 

Bangu ____ chuva 2007(mm) _____ chuva normal

 

jan _______ 102,6 ______________ 176,6

 

fev _______ 139,2 ______________ 160,9

 

mar _______ 28,8 ______________ 145

 

abr _______ 113 _______________ 130,6

 

ANO _______ 383,6 _____________ 613,1

 

 

Ou seja, até agora, 2007 está :oops: :x :evil: :cry:

 

 

Mas ainda não dá para tirar conclusões sobre como chegaremos em dezembro, até lá muita coisa pode (e deve) mudar, outros anos que começaram assim tenderam para a normalidade depois.

Link to comment
Share on other sites

Ontem tive mínima de 21,9°C e máxima de 30,4°C.Já hoje, a mínima atingiu 21,0°C mas no momento já faz calor, com 32,1°C e céu completamente limpo.Já vivemos ação pré-frontal, e a frente deve nos atingir no sábado porém fraca, trazendo pouca chuva e queda muito pequena na temperatura, ela irá embora rápido mas deixará com ela circulação marítima(mantendo as máximas bem amenas e encharcando nossas encostas o que é muito bom já que elas ainda não se recuperaram totalmente do verão seco) que deve dar lugar a uma nova frente fria por volta do dia 23, esta devendo trazer boas chuvas e muito frio, falando no frio ele foi reduzido na última rodada do Global do INPE(tanto o de 15 quanto o de 30 dias), as mínimas de 12-14°C deram lugar a 15-16°C mas pelo menos as máximas não foram alteradas(foram mantidas marcas de 19-20°C, inclusive por vários dias ), já a Somar continua mais otimista que os modelos do INPE, colocando mínima de 13°C dia 25 e de 12°C dia 26, mas coloca máximas um pouco maiores que o INPE, de 21-23°C.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente cheguei de Nova Friburgo e temperatura em elevação, desde a noite de sábado, quando cheguei a pegar 12 graus, segundo o taxista (não deu para registrar nesses dias), porem a Frente Fria que chegou nessa quarta foi pouco significativa e no Rio parece que nem entrou nos principais bairros.. Ontem sai com ~21/23 graus e cheguei ao Rio na Praça da bandeira marcava 34C :evil:

Segundo alguns modelos uma moderada frente deve chegar ao estado no sábado.

Link to comment
Share on other sites

As últimas rodadas enfraqueceram ainda mais a frente do fim de semana, trazendo pouca chuva e pequena queda na temperatura.Mas pelo menos, uma outra frente chega dia 22/23 trazendo mais chuva e muito frio.Embora as máximas tenham sido aumentadas para 21/22°C, as mínimas de 12-14°C foram mantidas pelo GFS e pela Somar.Já o Global do INPE coloca mínimas de 15-16°C :x.Enquanto nada disso acontece, a cidade passa calor neste pré frontal.Ontem minha máxima chegou a 34,6°C.Já hoje, mínima de 22,4°C e no momento 29,8°C, com céu limpo mas bastante névoa.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.