Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Madrugada mais "fria" do ano por aqui.Tive 20,0°C aqui na Abolição(confesso que deu até pra sentir um friozinho).São Cristóvão marcou 19,3°C, Guaratiba 17,4°C.Nos aeroportos, 20°C no Santos Dumont, 19°C no Galeão, 18°C em Santa Cruz e Jacarepaguá e 17°C no Campo dos Afonsos.A mínima no Alto da Boa Vista deve ter sido interessante.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Depois de dias muito agradáveis em Conservatória, estou de volta à minha casa, tenho um pequeno resumo meteorológico dos dias que passei por lá, levei um termômetro com sensor interno/exerno e medi máximas e mínimas em todos os dias, só colocarei dos dias inteiros (sábado, domingo e segunda), sábado: mínima de 15 graus e máxima de 19 graus, domingo: mínima de 15 graus é máxima de 23 graus, segunda: mínima de 16 graus e máxima de 22 graus. Temperaturas medidas no sensor sempre à sombra e bem protegido, aqui em casa só uso o interno pois não há bom local para exposição externa. As condições atmosféricas foram essas: céu encoberto com momentos de garoa por toda a tarde/noite de sexta-feira (com rajadas de vento à tarde), céu encoberto com momentos de garoa por todo o sábado e chuvisco à noite, céu encoberto a nublado no domingo (à noite, por duas horas, limpou tudo e apareceu uma bela lua, mas depois fechou denovo), céu encoberto, passando a nublado e depois a parcialmente encoberto na segunda, céu parcialmente claro a parcialmente nublado hoje (até o começo da tarde). A região é muito bonita, tranquila, e tem um clima excelente, bem diferente aqui do Rio de Janeiro onde o homem destruiu completamente o clima original da cidade. Vou tentar colocar fotos aqui, tirei mais de 50 (faz mais ou menos 15 anos que fui lá pela última vez), mas não garanto nada.

 

Na cidade do Rio "a" frente fria de abril pelo visto levou pau de janeiro nas máximas (vergonhoso), a abertura no tempo salvou as mínimas que mesmo assim foram modestíssimas (em 2006 já havia descido mais que este ano até o fim de abril), as chuvas foram insuficientes, no Inmet a média é de 137 mm e só choveu pouco mais de 40 mm em abril, um índice desastroso, mas nada surpreendente, pois desde que a Georio surgiu em 1997 NENHUM mês de abril alcançou a média histórica de 137 mm NO local do Inmet (que não tem encosta, este ano em geral nem encostas chegaram neste nível), não surpreende porque o índice ficou dentro da média errática registrada nos meses de abril mais recentes (após 1996), dentre todos os meses do ano abril foi o que sofreu maior queda de chuva entre 1961-1990 e os dias de hoje, era o segundo mês mais chuvoso do ano, neste ano está o segundo mais seco até agora.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Esqueci de dizer que, apesar de eu não ter medido, á mínima de hoje em Conservatória foi a mais baixa do período, porque só hoje o céu amanheceu com poucas nuvens e houve maior perda de radiação durante a noite, deve ter ficado entre 13 e 14 graus. Conservatória é um distrito de Valença (há uma estação do Inmet automática em Valença), mas esta estação NÃO representa bem as condições do tempo em Conservatória, que é predominantemente rural e apresenta máximas e mínimas mais baixas em geral, a região tem uma vegetação que alterna pastos, colinas, florestas e é muito verde (deve chover na medida certa), um dos locais mais interessantes é a Serra da Beleza, com lindas paisagens, e que ganhou fama por ser palco de frequentes aparições de "OVNIS" em noites de céu claro, a cidade de Conservatória (melhor vila) é minúscula e muito jeitosa.

Link to comment
Share on other sites

Médias e registros de abril aqui na Abolição, subúrbio:

3 maiores máximas:39,4°C(26/4), 37,6°C(4/4), 37,4°C(1 e 25/4)

3 menores mínimas:21,1°C(28/4), 21,4°C(29/4), 22,5°C(10,17,27 e 30/4)

3 menores máximas:27,1°C(28/4), 27,9°C(30/4), 28,9°C(29/4)

3 maiores mínimas:27,0°C(26/4), 26,4°C(1/4), 26,0°C(5/4)

3 maiores acumulados em 1 dia:50mm(27/4), 13mm(22/4), 11mm(17/4)

Acumulado total:98mm

Média:28,9°C

Média das máximas:34,0°C

Média das mínimas:23,9°C

Link to comment
Share on other sites

Hoje fui passar o dia em Ipanema e no Leblon, na zona sul e por lá o céu estava praticamente todo limpo(ao contrário daqui do subúrbio que ficou com muitas nuvens e só foi abrir bem no fim da tarde), e a temperatura bem mais baixa que aqui, tive máxima de 30,4°C enquanto na zona sul os termometros de rua marcavam entre 22 e 25°C a beira mar, isso sem contar a brisa super agradável que soprava do mar, enfim um outro universo.

Link to comment
Share on other sites

Médias e registros de abril aqui na Abolição, subúrbio:

3 maiores máximas:39,4°C(26/4), 37,6°C(4/4), 37,4°C(1 e 25/4)

3 menores mínimas:21,1°C(28/4), 21,4°C(29/4), 22,5°C(10,17,27 e 30/4)

3 menores máximas:27,1°C(28/4), 27,9°C(30/4), 28,9°C(29/4)

3 maiores mínimas:27,0°C(26/4), 26,4°C(1/4), 26,0°C(5/4)

3 maiores acumulados em 1 dia:50mm(27/4), 13mm(22/4), 11mm(17/4)

Acumulado total:98mm

Média:28,9°C

Média das máximas:34,0°C

Média das mínimas:23,9°C

 

Acho que todo o centro-sul brasileiro terminou abril com temperaturas MUITO acima do normal. Extremamente altas essas médias aí do Rio :shock:, parece até que o verão ainda não terminou

Link to comment
Share on other sites

Chuva, em mm:

1984 - 577

1985 - 2032,2

1986 - 1585

1987 - 1213

 

1994 - 1056,8

1995 - 1170,2

1996 - 1592,4

1997 - 853,1

1998 - 1412,6

1999 - 903,0

2000 - 907,8

2001 - 980,4

2002 - 835,1

2003 - 1378,9

2004 - 1017,9

2005 - 1768,8

2006 - 1469,0

 

total de chuva entre jan e abr nos anos de 84 e 07: 257,0 e 315,7, respectivamente

 

dias de chuva, total de chuva e dias com trovoada no ano de 2007:

jan - 15 - 146,0 mm - 5

fev - 04 - 140,7 mm - 1

mar - 05 - 10,2 mm - 0

abr - 06 - 39,5 mm - 2

Link to comment
Share on other sites

Hoje fui passar o dia em Ipanema e no Leblon, na zona sul e por lá o céu estava praticamente todo limpo(ao contrário daqui do subúrbio que ficou com muitas nuvens e só foi abrir bem no fim da tarde), e a temperatura bem mais baixa que aqui, tive máxima de 30,4°C enquanto na zona sul os termometros de rua marcavam entre 22 e 25°C a beira mar, isso sem contar a brisa super agradável que soprava do mar, enfim um outro universo.

 

Realmente, a Zona Sul do Rio tem tardes muito mais agradáveis do que a Zona Norte/Oeste... a diferença, as vezes, chega a ser de 10°C!!!!! Mas ela perde em mínimas....

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Hoje fui passar o dia em Ipanema e no Leblon, na zona sul e por lá o céu estava praticamente todo limpo(ao contrário daqui do subúrbio que ficou com muitas nuvens e só foi abrir bem no fim da tarde), e a temperatura bem mais baixa que aqui, tive máxima de 30,4°C enquanto na zona sul os termometros de rua marcavam entre 22 e 25°C a beira mar, isso sem contar a brisa super agradável que soprava do mar, enfim um outro universo.

 

Realmente, a Zona Sul do Rio tem tardes muito mais agradáveis do que a Zona Norte/Oeste... a diferença, as vezes, chega a ser de 10°C!!!!! Mas ela perde em mínimas....

 

Abraços,

 

 

A zona sul é diferente da zona norte em tudo...Bom, voltando a meteorologia, manhã de sol forte no Rio.No momento 27,2°C aqui na Abolição.A madrugada novamente foi friazinha, com 20,3°C por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol e um pouco de névoa no Rio nesta quarta feira. A temperatura vai subindo aos poucos, nesse momento faz 25.7º no Maracanã (Inmet). Mas a madrugada foi agradável, mantendo a seqüência de temperaturas amenas. A mínima em Inhaúma hoje foi de 19º, um grau a menos que nos dias anteriores. As máximas nos últimos 3 dias também não foram tão altas, sempre variando entre 25 e 27º no meu bairro. A tendência é de elevação nas temperaturas, embora as noites e madrugadas continuem agradáveis, até a chegada da próxima frente fria. Sobre a zona sul, nesta época, as tardes lá são realmente muito agradáveis. Sorte nossa...

Link to comment
Share on other sites

É mesmo, na orla da zona sul a diferença chega a ser extremamente grande em alguns dias do ano, acho que as épocas de maior diferença são o verão e a primavera, a primavera porque é quando a terra está se aquecendo e o mar atingiu o máximo resfriamento, e o verão porque ocorre o máximo aquecimento na terra e alguns episódios de correntes marinhas frias. Já vi diferença de 7 graus só entre a praia de Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas uma vez.

 

Hoje ocorreram algumas mínimas interessantes, pena que os dados das automáticas do Inmet estejam quase inacessíveis, quando eu acordei vi um registro de 3 graus em Monte Verde (MG), que deve ter superado CJ, aqui na cidade a Vila Militar foi pelomenos até 16,6 graus e a Lagoa Rodrigo de Freitas a 18,4 graus (dados entre 5 e 6 da manhã que vi), na RM Xerém bateu perto dos 14 graus (interessante: Teresópolis tinha pouco mais de 8 graus e Pico do Couto 11 graus no começo do dia, porque será?), não vi dados do Maracanã, que fica mais perto da minha casa, mas minha região é muito ruim para mínimas na cidade (uma das piores da ZN e perde até para parte da ZS), deve ter ficado entre 19 e 20 graus ou até um pouco acima de 20, está difícil também de atualizar os modelos do CPTEC, mas tudo indica uma frente de baixa atividade entre amanhã e sexta, mas sem massa polar significativa por enquanto, quando será que bateremos a menor máxima do ano de JANEIRO? :cry:

 

 

Muito interessantes os dados do Rodolfo, escancaram a conhecida enorme variação da chuva entre os anos aqui (84 e 85 foi INSANO), estou estreando minha frase baseado nas normais do Inmet que mostram nosso índice como o menor entre as 26 capitais (e DF), mas isto depende muito do ano e do local, como as outras estações do Inmet em capitais também não ficam perto de encostas, a comparação é justa. Também impressionante foi 2005, menos de 900 mm em alguns subúrbios (Irajá), e mais de 1700 mm no Rocha.

Link to comment
Share on other sites

As previsões pra longo e médio prazo estão tristes, nenhuma onda de ar frio signficativa aparece num período de UM MÊS(pode ser que mude), pelo menos até o momento o outono tem sido lamentável em termos de temperatura(em chuva também).Essa madrugada novamente marquei 20,0°C aqui na Abolição, sendo a menor do ano junto com anteontem.

Link to comment
Share on other sites

As previsões pra longo e médio prazo estão tristes, nenhuma onda de ar frio signficativa aparece num período de UM MÊS(pode ser que mude), pelo menos até o momento o outono tem sido lamentável em termos de temperatura(em chuva também).Essa madrugada novamente marquei 20,0°C aqui na Abolição, sendo a menor do ano junto com anteontem.

 

Um modelo de previsão americano coloca uma entrada de ar frio a partir da segunda metade do mês. Mas concordo, a maioria das previsões está desanimadora... Quanto às mínimas, também marquei 20º nesta madrugada em Inhaúma, mas não foi a minha menor mínima até agora, porque anteontem e ontem registrei 19º, a menor marca até agora. Mesmo com essas previsões que até agora desanimam, eu acredito que teremos um inverno com algumas massas polares fortes, quem sabe até mais fortes do que aquela da primeira semana de setembro do ano passado... No Maracanã, na estação do Inmet, faz 27.0º no último relatório.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto não chegam as massas de ar polar o frio vem mais pelas noites de céu limpo durante massas de ar seco, hoje foi a madrugada mais fria do ano nas áreas de baixada do estado, o destaque ficou para Xerém, quase ao nível do mar, com 12,2 GRAUS (menor do ano)! O que faz a falta de urbanização lá, na estação Maracanã a mínima foi de modestos 18,8 graus, algumas baixadas ganharam até das altitudes, porque no horário de 10 UTC Monte Verde tinha 13,4 graus e Xerém 12,2 graus de mínima (mas a mínima geral foi um pouco menor em MV), aqui na cidade a Vila Militar não registrou a mínima e na Lagoa Rodrigo de Freitas fez 17,8 graus (menor do ano), na RM Niterói teve 19,2 graus, pelo estado Pico do Couto teve 11,6 graus, Teresópolis 9,1 graus, Valença 11,4 graus (menor do ano), Resende 10,6 graus (menor do ano).

 

Agora começa a entrar uma frente fria pelo mar, esta noite vai esfriar bem menos, foi sua passagem que fez Monte Verde esquentar absurdamente na madrugada de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Chega neste época e é quase sempre a mesma coisa, um enorme bloqueio atmosférico se forma no interior da Região Sudeste/Região Centro-Oeste dando início a longa estação seca, o Rio de Janeiro, por ser uma cidade litorânea, fica quase sempre na borda deste bloqueio o que permite que as frentes frias sempre exerçam alguma influência sobre nós, principalmente através da circulação marítima, que "mata" a amplitude térmica e pode provocar precipitação, hoje a noite estamos influenciados por forte circulação que deixa o tempo encoberto e vai prejudicar muito as mínimas em comparação com a última madrugada que ainda teve ar seco, esperem para ver quanto Xerém vai dar amanhã depois dos ótimos 12,2 graus de hoje :( .

 

Mesmo durante as massas de ar polar a umidade costuma prejudicar muito nossas mínimas, em setembro de 2006, quanto tivemos boas mínimas, a temperatura poderia ter descido ainda mais, mas o dia amanheceu cheio de nuvens e umidade remanescente, se não fosse a inoportuna umidade, nossas mínimas iriam surpreender, Xerém (33 m alt) teve decepcionantes 9,8 graus no dia mais frio de 2006 sob tremendo ar polar (informação de post antigo do Carlos Dias) e 12,2 graus hoje praticamente sem ar polar, só ar seco e céu limpo pela manhã, alguém duvida que se o ar estivesse seco e o céu limpo COM AR POLAR FORTE teria dado uns 5 graus ou menos por lá?

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos chuviscos que iam e voltavam entre 19:30 e 22:00, até que ás 22:20 uma forte e rápida pancada de chuva caiu aqui na Abolição, acompanhada de uns fracos e discretos relâmpagos e trovões, durando cerca de 15 minutos e acumulando 11mm, que juntos ao 1mm dos chuviscos anteriores a chuva forte, acumularam 12mm ontem.Já hoje a manhã é de nebulosidade variável, acordei ás 8:00 com sol e poucas nuvens, e 1 hora depois o tempo fechou completamente e chegou até a garoar muito fraco e rápido, e agora o sol retornou, mas dessa vez com muitas nuvens.A mínima foi de 23,0°C, 3°C a mais que ontem.

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde de sol e poucas nuvens no Rio. A temperatura não subiu muito, graças a influência dos ventos marítimos e a rápida passagem de uma frente fria pelo oceano. No Maracanã (inmet), a última marca é de 24.2º às 17 horas. O modelo de previsão americano (GRADS), indica entrada de uma massa polar moderada na semana que vem, derrubando as temperaturas, inclusive no sudeste. No Rio, a frente fria chegaria na quarta feira, trazendo chuva e temperatura baixa. Mas é aquela velha história, isso tudo pode mudar mais adiante. Bom, de minha parte, torço pra que a previsão se confirme.

Link to comment
Share on other sites

Ontem chegou a chover forte a moderado por alguns minutos no Grajaú, ocasionando novamente a falta de energia com a explosão do transformador, exatamente no meu quarteirão, mas tudo foi regularizado e a frente fria foi ligeiramente.

Hj a minima foi de 17,0 °C, agora tenho 23,1 °C, tempo limpo.

Link to comment
Share on other sites

A minima de hoje foi novamente de 20,0°C, igualando com os dias 1 e 3 como a menor do ano.

Já a máxima hoje atingiu 29,4°C.No momento, depois de um dia de céu completamente limpo, faz 26,3°C aqui na Abolição, no subúrbio, com céu também limpo.Se há alguns dias atrás comentávamos que modelos não sinalizavam nenhuma frente ou massa de ar frio, hoje isso já mudou, há previsão de entrada de uma frente fria entre quarta e quinta feira, com previsão de tempo chuvoso e até um pouco frio por alguns dias, estando previstas as menores temperaturas(tanto máxima quanto mínima) do ano até o momento.Resta saber se vai se confirmar ou se vai ser a reprise desta última frente fria que deu vexame em temperaturas, principalmente nas máximas.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 20,5°C essa madrugada por aqui.O fim da manhã é de muito sol, céu totalmente limpo e até um calorzinho, 31,1°C no momento aqui na Abolição.A partir de hoje já entramos num discreto pré frontal.Falando na frente, modelos continuam prevendo fortes chuvas e acentuada queda na temperatura durante a chegada da frente que se dará entre quarta e quinta.

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu claro e a temperatura subiu durante a tarde. Com o avanço da frente fria amanhã, é provável que as temperaturas subam ainda mais. No entanto, esta frente deve atingir o estado do Rio, com queda de temperatura. Acho que ao longo desta semana, o tempo muda de forma radical, com chuva, vento e frio. As condições em altitude são bastante favoráveis à entrada da frente e da "onda de frio".

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 32,4°C hoje aqui na Abolição, com mais um dia de céu totalmente limpo.No momento 27,4°C, a madrugada deve apresentar mínimas bem maiores que das anteriores, já que entramos hoje em processo pré frontal.Continuam a ser previstas fortes chuvas entre quarta e quinta, com a chegada da frente, além de forte queda na temperatura, devendo fazer até frio.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos!

Aki em Itatiaia as noites estão de céu aberto, fazendo com que as temperaturas despenquem!

Hj a temp. mínima ficou em: 14.5Cº

A máxima bateu em 26.5Cº com sol à pino!

Agora em torno de 25.0Cº e poucas nuvens.

Valeu.

 

Fala Ricardo, tudo tranquilo?

Está morando de vez em Itatiaia? Não aguentou mais o calor de Caxias? ehehe

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 22,5°C essa madrugada por aqui, 2°C a mais que a madrugada passada.A manhã é de sol, céu limpo e calor, com 32,9°C neste momento aqui na Abolição, no subúrbio.Segundo as últimas previsões, a chegada da frente foi até antecipada, estando prevista a entrada dela na noite de terça/madrugada de terça pra quarta, com chuvas e ventos fortes, forte queda na temperatura e até frio, que deve ser acentuado devido aos ventos e a umidade que diminuem ainda mais a sensação térmica.

Link to comment
Share on other sites

Breno, será que a frente fria chega amanhã mesmo ? Espero que sim. Mas tenho observado que os avanços têm sido lentos. O que acha ? Vamos torcer para que ela chegue o quanto antes.

 

 

Ela está no Paraná, acho possível que ela chegue sim na noite de amanhã ou na madrugada de quarta, inclusive já começam a surgir alguns cirrus.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 22,5°C essa madrugada por aqui, 2°C a mais que a madrugada passada.A manhã é de sol, céu limpo e calor, com 32,9°C neste momento aqui na Abolição, no subúrbio.Segundo as últimas previsões, a chegada da frente foi até antecipada, estando prevista a entrada dela na noite de terça/madrugada de terça pra quarta, com chuvas e ventos fortes, forte queda na temperatura e até frio, que deve ser acentuado devido aos ventos e a umidade que diminuem ainda mais a sensação térmica.

 

A mínima em Inhaúma hoje também foi de 22º, mas a temperatura sobe rápido por causa do avanço da frente fria. No Maracanã, faz 28.9º no último relatório do Inmet. Eu também tenho notado o lento avanço da frente fria, mas as imagens de satélite e as previsões me deixam animado. Tudo indica que termos até um friozinho entre quarta e sábado. Tomara...

Link to comment
Share on other sites

No momento o céu está parcialmente nublado (nuvens altas e algumas cúmulos de bom tempo) e a temperatura estabilizando aqui no meu bairro, esta noite apesar do céu limpo as mínimas não foram boas, e na noite de hoje e madrugada de amanhã vai piorar um pouco mais, eu acredito que a frente só chega na quarta, deve fazer como a última, na noite anterior a sua chegada (quinta) ventou mas a frente só chegou mesmo no meio da sexta antes do feriado, vi recentemente um mapa que mostra anomalias positivas de TSM entre a bacia do Prata e o litoral do sudeste, isto PODERIA causar um período outono/inverno mais instável que o normal, este ano acho que as frentes devem entrar com facilidade em julho e só iniciando os bloqueios em agosto ou depois, isto porque tudo atrasou até agora neste ano, o verão chegou em fevereiro e o outono entre o final de abril e maio, então a época mais seca pode atrasar também, até porque a estação chuvosa foi fraquíssima, apenas uma hipótese. Ano passado julho foi dos bloqueios, mas em 2004 e 2005 as frentes frias passaram com frequência.

Link to comment
Share on other sites

Espero q a frente fria fique estacionada no estado e demore a se deslocar tb. já que devo ir para Nova Friburgo nesse final de semana 8)

Agora tenho 27.3 C no Grajaú.

 

 

Eu já torço para que ela chegue e vá embora rápido... e que não tenha a maldita nebulosidade maritima..... Desse jeito teriamos uma minima maravilhosa! he he he

 

Quanto a Frente chegar na quarta, eu acho que chega sim... e agora até o modelo americano tá apontando um bom frio para a nossa cidade coóm previsão de máxima em 20°C!!!! :shock:

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Eu também adoraria que fosse uma frente rápida, não gosto daquelas (infelizmente tão comuns aqui) que deixam um rastro de vários dias nublados e chuvisquentos, além das mínimas ficarem péssimas, acho este tempo deprimente, infelizmente esta por enquanto parece que até vai abrir um pouco após a frente, mas volta logo a fechar, fazer o que? :cry:

 

Lá no sul e (quando chega, cada vez mais raro) no interior do SE, o ar seco vem com tudo depois da frente, aqui por causa do mar e das serras não.

 

Hoje Xerém deu outra surra no ADBV (que teve deprimentes 18 graus), em noites de céu claro Xerém ganha direto do ADBV (Xerém fica a 33 m só), tudo porque fica no pé da serra e afastado da ilha de calor, o ADBV só "ganha" de Xerém nas mínimas quando há nebulosidade, como no dia 6 de setembro de 2006.

Link to comment
Share on other sites

Madrugada "quente" aqui no Rio.Mínima de 24,3°C.Ontem a máxima atingiu 34,4°C aqui na Abolição, hoje deve ser até maior já que já tenho 33,3°C no momento.Eu já penso diferente, torço para que a frente deixe muita circulação marítima, que embora prejudique as mínimas, salva as máximas, o que não ocorre com o tempo limpo, que só proporciona o "frio vampiro"(que some com o aparecimento do sol), além que a circulação marítima encharca nossas encostas que precisam ainda de muita chuva para recuperar totalmente os estragos do verão extremamente seco, em minha opinião a tarde de hoje já deve apresentar aumento de nebulosidade e dos ventos, mas pra mim o tempo vira pra valer com chuva e declínio acentuado na temperatura somente na madrugada, os modelos estão animadores, chegam a prever máximas de 20-22°C amanhã e quinta.Quanto as mínimas, estão previstas temperaturas de 15-17°C, mas somente com a abertura do tempo(que deve-se dar entre sábado e domingo)

Link to comment
Share on other sites

O tempo começa a dar sinais de mudança neste fim de tarde no Rio. Alguns cirrus são acompanhados, mais ao longe, por uma camada de nuvens mais espessa, já indicando a aproximação da vanguarda da frente fria. Mas ela mesmo só deve chegar amanhã, embora há chance de ventos fortes e chuva nesta madrugada. Por enquanto, ainda faz um pouco de calor, em parte amenizado pela entrada de ventos de quadrante sul, com algumas rajadas. No último relatório do Inmet no Maracanã, faz 26.6º, com a máxima de hoje na casa dos 33º. Vamos aguardar as próximas horas... As previsões todas indicam forte queda de temperatura pro Rio, uns indicam máximas na casa dos 24º (horrível) e mínimas de 19º, e outros dão máximas de 20º (melhor) e mínimas entre 15 e 17º. De qualquer forma, é possível que batamos as menores máximas e mínimas a partir de amanhã, mas pra mim, ainda não será frio de inverno, pelo menos não aqui no Rio.

Link to comment
Share on other sites

Raphael, uma máxima de 20-21°C no Rio é respeitável até mesmo no inverno, para maio é MUITO interessante, e se essa temperatura se confirmar...

Enquanto isso noite com muitas nuvens e 27,1°C aqui na Abolição, após máxima de 35,9°C.A chuva deve vir na madrugada ou na manhã de amanhã.A temperatura deve ir caindo com o passar do dia, e já deve fazer frio antes do cair da noite.

Link to comment
Share on other sites

Eu já fico satisfeito com esta frente fria se uma coisa apenas acontecer (e desta vez há chances REAIS, ao contrário do fiasco no final de abril que graças à deus eu não presenciei por estar viajando): a máxima mais baixa do ano ser quebrada, eu fico me retorcendo de raiva e acho inconcebível que, em pleno dia 9 de maio, tenhamos que englir que a tarde mais fria do ano foi em JANEIRO (23 SDU e 22 Galeão), isto é demais para mim!! Uma máxima de 20 a 21 não estaria mal, considerando que a média das máximas no inverno é 25 a 26 graus na nossa "invernal" cidade... As chuvas devem ser generosas nos cinturões orográficos, começando entre a manhã e o começo da tarde de hoje.

 

Esta esperança da menor máxima fica somente para amanhã (quinta), porque hoje já fazia 24 graus as 00:00.

Link to comment
Share on other sites

A madrugada foi nublada mas sem chuva e com pouco vento, ás 7:30 desta manhã a chuva enfim chegou, embora de fraca intensidade e sem ventos praticamente, mas ás 7:45 a chuva caiu com forte intensidade, mantendo a força até 8:05 aproximadamente que foi quando ela passou a moderada, que é a intensidade dela neste momento aqui na AboliçãO.o curioso é que o vento forte costuma prenunciar a chuva, mas ele só começou a cerca de 5 minutos, neste momento ainda venta forte por aqui.A temperatura, nem precisamos dizer, já caiu, com 22,9°C por aqui.O dia deve ser chuvoso com períodos até de chuva forte, a temperatura deve continuar em queda e até a chegada da noite já poderá ser sentido até frio.

Link to comment
Share on other sites

A chegada da frente fria trouxe muita chuva e ventos fortes em toda a cidade nesta quarta feira, como foi previsto. A chuva começou a cair forte no início da manhã, mas depois diminuiu até chegar a condição atual, ou seja, chuva fraca. Mas o destaque fica para as rajadas de vento que sopram forte, e já causam transtornos pela cidade. Com isso, a temperatura começa a despencar, já que a madrugada foi quente como disse o Breno, com temperatura na casa dos 26º em Inhaúma. Nesse momento faz 21º no Maracanã, com sensação de menos por causa dos ventos. O declínio deve ser sentido com maior intensidade amanhã, com a entrada do ar frio. Quando disse que ainda não seria frio de inverno , é porque levo em consideração a sensação térmica, sensivelmente baixa nos dias de inverno parecidos com o de hoje. O fator umidade é muito relevante nesse caso. Mas de fato, talvez eu esteja sendo muito exigente com o inverno carioca mesmo, he,he,he...

Link to comment
Share on other sites

Já faz frio no Rio, pelo menos para mim.A manhã segue chuvosa, os ventos e chuvas diminuiram de intensidade se mantendo fracos quase constantemente mas por vezes caem algumas pancadas moderadas e ocorrem rajadas de vento forte.No momento apenas 20,8°C aqui na Abolição, cheguei agora da rua e já estava friozinho por lá, muita gente já está com agasalho, inclusive eu.

Link to comment
Share on other sites

A chuva forte que começou no Inicio dessa manhã pelo menos aqui no Grajaú (24.2mm), teve bons acumulados até o momento, destaque para Piedade (34.4mm), Jd. Botanico (33.2), Sumaré (36.2mm) e Laregeiras (32.0mm). Acho tb que precisamos de chuva constante para aliviar a seca que teve no inicio de fevereiro, se vier frio com máxima de 20°/21° é lucro 8) Agora temperatura em declinio, faz 21.4° aqui.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.