Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Marcelo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 696
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Peço indenização pra quem?

Com meu term digital, em quase topo marcando 3 graus a menos,vou jogar fora no lixo :evil: :evil: :lol:

 

Eu sempre registro um ou dois graus a mais que o inmet/ctba.

É bem lógico, pois resido em àrea urbanizada, e qualquer casa perto, Até mesmo uma pessoa por perto, PH, é capaz de majorar, mesmo que quase nada a temperatura no abrigo.

 

O abrigo está num local mais arejado. O Lazinski, do inmet, afirmou isso e que diferença entre minha estação e o inmet é logicamente diferente, a maior. :wink:

 

Lembra quando eu levei o meu aí? Ele marcava uns 2ºC acima que o seu. Precisa calibrar este teu termômetro.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Entendo Alexandre só que os dois de merc Incoterm marcam parecido com o digital e até um pouco menos.

Voltando à estação to achando estranho os valores de vento e chuva,e pergunto quanto ao ponto de orvalho enquanto em Soledade chegou aos 12, PF e outras não baixou de 17º?

Outra coisa nas medições de hoje marcou 29 e pico, tá louco não chegou aos 25 com certeza...

Eu reafirmo, algo não está normal neste equipamento instalado em Soledade e vou fazer de tudo para descobrir o que é.

Sendo sincero, estou decepcionado mesmo com a estação, ou com Soledade, sabe aquele sentimento de frustração... :(

Bom é cedo ainda para fazer uma avaliação,se continuar assim minha terra vai dar é vexame... :evil: ](*,)

Link to comment
Share on other sites

Convenhamos, que PF Bento Soledade, com altitudes equivalentes possam apresentar variação uma ou outra e até mesmo alternância nas mínimas, agora aceitar que Soledade e Cruz Alta a primeira com 726m no Centro(claro que na estação mais baixa,não sei pq em Lagoa eles colocaram na região de maior altitude do município) e a segunda pouco mais de 400m alt, lá menos quente que aqui.Isto está cheirando a boicote...

Nem que eu tenha de embargar uma estação sem qualidade o farei.Ou eles mandam equipamentos de primeira linha que tenha similaridade aceitável entre PF, Bento ou recolham equipamentos que não funcionam.Só quero a realidade das coisas,não quero nada fora da realidade, só que eu tenho certeza que estes números não estão normais..

Link to comment
Share on other sites

No digital agora 26,5º, no mercúrio 26º.Como pode marcar quase 30º lá no Aero?

 

O mesmo problema deve estar acontecendo com o meu termometro, ele é digital mas acho que ele é muito sensivel pq é só o sol abrir alguns minutos e a temperatura ja salta uns 4,5ºC, e isso pq ele não esta no sol.

Como saber se ele esta regulado? só fazendo comparações?

 

Um Grande Abraço PH, o monstro das neves.

Link to comment
Share on other sites

Ae Troyano, quero dar muita risada quando a esta louca do Inmet estiver marcando 10,12º e a neve caindo e a Raia da Pedra e Itapuca cobertas pela nevada :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Já tô bolando até um comercial turístico:

Venham visitar a cidade da neve quente! :lol: :lol: :lol: :lol: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: =D>

Link to comment
Share on other sites

Qual é a época que a neve constumar chegar por ai?

Quem sabe não descemos para o sul para tomar um café por ai e ainda curtimos uma boa e camarada neve quente siberiana. :lol: :lol:

 

Moro em Porto Alegre, onde neva uma vez na vida e outra na morte. Logo, quando quero ver neve Troyano não posso errar o lugar para não perder tempo ou dinheiro. Por isso vou a São Francisco de Paula e a São Joaquim. Fica a dica.

Link to comment
Share on other sites

MÁXIMA ATÉ AGORA NESTE SÁBADO (AUTOMÁTICAS DO INMET):

 

PORTO ALEGRE: 27,1

SOLEDADE: 29,9

 

SEGUNDO DIA DA ESTAÇÃO E SOLEDADE SEGUE MAIS QUENTE QUE POA !

 

O AQUECIMENTO GLOBAL DESEMBARCA NA SIBERIA BRASILEIRA

 

 

Surgirão n argumentos para justificar o comportamento anômalo da estação de Soledade, todos tentando salvar uma idéia que existe por desejo, mas não por fatos.

Link to comment
Share on other sites

IMAGINE EU UNS 900KM NO MINIMO PARA NÃO VER NEVE AINDA , ASSIM NÃO DA, AONDE NEVA AFINAL???

 

No Rio Grande do Sul a região mais propícia é de Canela/São Chico até Ausentes. Cito particularmente São Chico que foi a cidade que mais teve neve nos episódios que trouxeram maior acúmulo nos últimos 10 anos: 15 de agosto de 1999 e 4 de setembro de 2006. O eixo Cambará-Ausentes também é espetacular para a neve, além de ser a região mais bonita disparado do estado. Em Santa Catarina, não foge do eixo São Joaquim, Urupema e Urubici (MI).

Link to comment
Share on other sites

Não conheço o clima de Soledade para opinar a respeito, mas se acha que a nova estação do INMET está divulgando dados errados sugiro primeiro que espere um pouco (acabou de ser ser instalada e parece estar em fase de ajustes), e se continuar depois faça o seguinte: encha o saco dos caras, mande e-mail e se precisar até telefone, eu já fiz isso, aqui no Rio de Janeiro tem 3 estações que estão na minha "lista negra", a honorária é a estação da Praça Mauá, possivelmente a estação do INMET mais mal instalada do Brasil que chega a superestimar as máximas entre 5 a 6 graus nos piores dias, as outras duas (em menor escala) são a do Forte de Copacabana (também INMET), que está registrando máximas exageradas para o local em alguns dias e a do aeroporto Santos Dumont (que às vezes exagera nas temperaturas matinais no verão, anteontem mesmo estava com 30 graus às 10:00 enquanto o Galeão tinha 26 graus e a estação mais próxima e representativa que é Niterói tinha 24 graus).

 

Já enviei e-mails reclamando de todas estas estações e recebi respostas (o Redemet demorou 2 meses para responder e no INMET consegui um contato no 6º DISME), vamos ver se fazem alguma coisa, estou pressionando..., o maior problema das estações do Santos Dumont e do Forte de Copacabana parece ser isolamento inadequado do sensor contra radiação solar, pois na parte da noite os dados são sempre coerentes, já na Praça Mauá o problema é local horrível mesmo (um terraço) e a solução seria fechar a estação.

 

Não é só porque a estação é oficial que está acima de suspeita não, um caso recente foi a estação de Bom Jesus do Piauí que não é das mais quentes do estado e subitamente reabriu com dados superestimados, até registrou um pseudo novo recorde nacional de calor (agora já deram um jeito na estãção que voltou a registrar dados compatíveis com as normais de 1961 a 1990, período no qual nunca chegou a 40 graus).

Link to comment
Share on other sites

Depois de quase atingir os 31oC a estação de Soledade parece ter pifado. Não sabemos se pelo excesso de calor ou se alguém de cabeça muito quente foi dar uma de Bin Laden dos Pampas.

 

31 graus ? Máxima do Rio Grande do Sul.

 

Derreteu a estação. Há pouco foi visto um pessoal do Tio Nego, Raia da Pedra, Itapuca, Cerva Velha, etc, em frente à Prefeitura de Porto Alegre. Estavam pedindo "asilo climático". Querem um lugar mais fresquinho para morar !! O prefeito Fogaça parece que vai mandá-los para Belém Novo e a Restinga, onde é agradável e faz muito mais frio que na área central de POA.

Link to comment
Share on other sites

PH ALGO ESTA ACONTECENDO REALMENTE , MINHA CIDADE É MAIS FRIA QUE SÃO PAULO COM CERTEZA PORÉM ACREDITO QUE POR ESTAR MAIS PROXIMA DO MAR ESTEJA SOBRE ALGUMA INFLUENCIA E DIFICILMENTE ESTA CHEGANDO AOS PÉS DE SÃO PAULO EM RELAÇÃO AS FRIAS E NAS MAXIMAS ESTA MAIS QUENTE TAMBÉM , MAS INVERNO É INVERNO.

 

BOTA PRA QUEBRAR SOLEDADE.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre nem vem,tu sabes que os dados não estão corretos, Cruz Alta tem máximas muito mais altas do que aqui.

Seria a maior quebra de lógica que já ocorreu no mundo climático.Luiz, desejos só se for o teu desejo de ver neve, eu vejo e muita gente aqui , vê.Sobre as temperaturas, eu posso provar que os dados estão errados é só questão de tempo.Duquia já falei com o comando do Inmet em Brasília, acho que eles estão esperando a semana que vem para enviar técnicos para verificação no local.

Existem meios de contrapor os dados,faço o desafio, podem vir pessoalmente, instalamos para teste um abrigo com dois a 3 term de alta precisão e deixemos passar uma noite e um dia, para max e min, vcs verão que eu tenho razão.

Já disse, no fundo eu sabia que diferença nas faixas de temperatura entre Soledade,PF, Bento é bem pequena, sem problemas, uma outra superar Soledade sem problemas, não pode, é a distorção absurda que está ocorrendo.

Isto nem precisa ser meteorologista pra saber.

Sei que vão inventar qualquer desculpa para não fazer a verificação dos testes, mas eu aceito o desafio e se eu estiver errado, jogo a toalha e aplaudo vcs Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Eis que as coisas começam a ir para o seu lugar devido, vamos respeitar Soledade ,ela é da 1ª Divisão do frio do RS, olhem bem os últimos dados, já começamos a dar pau em Bento e PF,como eu imaginava... :D 8)

 

Como eu disse, conserva-se uma idéia que não é baseada em dados, mas em desejo. Soledade jamais irá para 1ª Divisão do Frio simplesmente porque não existe 1ª Divisão do Frio. Há cidades, umas mais frias, outras mais quentes, mas nem por isso as mais quentes se gabarão de sua médias altas, nem as mais frias do número de suas geadas, exceto se o homem transformar o frio num bem, uma commodity... e logo surgirão malucos que tentarão vender seus créditos de geada para outros municípios (a exemplo dos créditos de carbono)... criar-se-ão torcidas organizadas para exaltar a nivosidade de Braço do Trombudo ou a geadeza (sic) de Astorga, mesmo que nesta raramente esfrie e na outra dificilmente neve. Tudo, na verdade, é para atribuir importância à suas próprias cidades por motivos que não nos cabe discutir aqui, mas que em suma, é uma manifestação sui generis de bairrismo. Isso tudo não é ciência.

 

Quem quiser ciência, espere para ver como de fato é Soledade, seja lá como for.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Luiz como vc disse,seja o que for é.

Não entendo pq esta implicância, já repeti centenas de vezes,quero saber mais do clima de todo o BR,por isto me agrada descobrir surpresas como Vitória da Conquista na Bahia, ou a Canguçú,mesmo Camaquã tem surpreendido.Não se trata de bairrismo até porque nem sou destas cidades,apenas quero aprender mais,conhecer o nosso clima,para que tenhamos uma leitura mais completa do que aocntece em termos de meteorologia no Br.Respeitando os profissionais da área,mas tmbm sugerindo,como observador local,a prática ensina e isto vc só vai aprender daqui há alguns anos e não vai ser só na faculdade,vai ser na vida.

Link to comment
Share on other sites

Aqui também parece ocorrer um tipo de problema com a estação automática do INMET, pois ela está a não mais do que 10m de distância da estação convencional e os valores de precipitação entre as duas às vezes é exageradamente diferente, e além disso as temperaturas na automática geralmente são em torno de 1 a 2C mais baixas....numa distância tão pequena assim, com certeza tem algo errado. E eu acredito mais na estação convencional !

Link to comment
Share on other sites

Eu galinhei bastante antes, mas agora vou falar sério. Já foram escritas dezenas de mensagens neste tópico hoje, mas ninguém mencionou o importante. O que não fez sentido nos dados de Soledade neste sábado não foi a temperatura, mas a umidade (ponto de orvalho). Apesar de toda esta circulação ciclônica, a umidade na estação à tarde chegou a 28%. Umidade muito baixa, por efeito, favorece um forte aquecimento.

 

Estaria esse dado errado ? A situação sinótica sugere que sim, uma vez que a umidade em camadas baixas da atmosfera era muito acentuada, o que favoreceu os movimentos convectivos por todo o Rio Grande do Sul. Teria ocorrido alguma forma de inversão na parcela em Soledade, sendo a cidade mais elevada ? A sondagem das 12Z de Porto Alegre indicava a atmosfera muito instável até 10.000 metros. Santa Maria só tinha ar mais seco perto do nível de 400 hPa. No momento em que Soledade registrou 28% de umidade (14:00), a umidade era de 90% em Passo Fundo, 71% em Bento, 60% em Cruz Alta e 73% em Santa Maria.

 

Eu sou tentado a confiar nestes equipamentos, uma vez que a elevada máxima e a baixa umidade se explicam. Vejam que agora à noite Soledade registrava chuva e umidade de até 95%. Logo me parece que o sensor de umidade não está com problema de calibragem, apesar do inexplicável lapso de dados entre 18 e 19Z que pode ter sido usado para alguma adequação ou não.

 

Por isso, antes de sair movendo montanhas para reclamar ao Oitavo, à Brasília e ao Bispo, um pouco de calma. Estou na mesma linha do Luiz Carlos Martins Filho.

Link to comment
Share on other sites

Aqui também parece ocorrer um tipo de problema com a estação automática do INMET, pois ela está a não mais do que 10m de distância da estação convencional e os valores de precipitação entre as duas às vezes é exageradamente diferente, e além disso as temperaturas na automática geralmente são em torno de 1 a 2C mais baixas....numa distância tão pequena assim, com certeza tem algo errado. E eu acredito mais na estação convencional !

 

A automática de POA está ao lado da convencional de POA e já vi diferenças de até 1 grau nas mínimas e máximas, mas apenas em casos especiais.

Link to comment
Share on other sites

Isto está cheirando a boicote...

 

Será que o Inmet formou um complô contra Soledade, tentando alterar dados para parecer mais quente?

 

Será que eles não objetivam manter a estação correta, com instrumentos calibrados para obter informações meteorológicas certas?

 

Interessaria instalar uma estação com defeito ou em local inapropriado?

 

Estranho, muito estranho...

Link to comment
Share on other sites

Me parece que a estação está passando por ajustes, o que talvez explique a u.r. tão baixa e o calor intenso registrado. Mas esperemos para ver.

 

Ou seja, PHP, deixa de paranóia. Por que seria um boicote?? Tenho certeza de que uma conspiração maçônica estaria por detrás disso!! :lol:

 

Ademais, PHP, gostaria de saber de onde tiraste a idéia de que Soledade só não é mais ventosa do que Ausentes. E sem querer desmerecer o frio da região, mas se a cidade é da primeira divisão do frio, SJ é da divisão especial extra-lux do gelo siberiano. :lol:

 

Abraços a -220°!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, em todas minhas mensagens neste tópico há um tom de descontração, curiosidade, expectativa, então dêem um desconto pras minhas mensagens ok.

Só pra esclarecer agora falando sério, quanto ao complô Shima, foi brincadeira, claro que eu confio plenamente no Inmet, assim como confio na Metsul,Simepar,Climaterra e outros institutos sérios que trabalham com profissionais idôneos,corretos.O que questionei, foram os números fora da realidade,provavelmente os técnicos corrigiram algum defeito ou forma errada de funcionamento da estação.

Tirei o chapéu pro Alexandre que fez a leitura técnica da situação, quanto ao ponto de orvalho, eu até observei este fato e postei, era o único lugar do RS com ponto de orvalho tão baixo naquelas primeiras informações da Aut.

Ah eu tenho de lembrar de usar as emotions quando eu estiver fazendo uma brincadeira :oops:

E viva o BAZ e suas feras meteorológicas 8) :D

Mas de toda a situação já fiquei com algumas impressões:

Não sei se nas máximas Soleda vai ficar muito bem.

Que a nossa umidade do ar baixa muito rapidamente em algumas situações.

Sobre o vento Marquito, vcs verão que lá venta muito mesmo.

E no mais vamos lá aproveitar os dados das aut pelo BR bem como as convencionais,as da Metsul ,Simepar,Climaterra e os demais.

Sobre PF,Soledade e Bento haverá muita alternância nas min conforme o avanço das massas de ar frio(núcleo),bem como se são continentais ou mais maritimizdas, td isto influi além claro de todos os demais fatores, a neblina frequente em Bento.Sugiro inclusive criarmos o tópico de Ranking térmico para avaliação de sensação térmica. :D

Link to comment
Share on other sites

Soledade dificilmente fará frente à Lagoa Vermelha, a não ser em algumas situações de avanço de ar frio sobre nós, pois Lagoa pela altitude é um retrato do que seria uma estação em Itapuca ou na Raia da Pedra.

Tomasini nem esquenta que Passo Fundo já começou ganhando hehehe :D ,teve min menor( é o que disse muitas vezes; monitorem as baixadas aí ,que tem min muito baixas).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.