Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Marcelo
 Share

Recommended Posts

ANTES DE COMPARAR "A" COM "B", TEM QUE VER SE ESTÃO EM SITUAÇÕES SEMELHANTES. UMA PODE ESTAR NA BAIXADA OU SEMI-BAIXADA OUTRA EM UM TOPO. EXEMPLO; SE INSTALARMOS UMA AUTOMÁTICA NO RADAR EM LEBON RÉGIS, QUE É PARA LÁ DE TOPO, É UMA PONTA DE DEDO MESMO!!! E COMPARARMOS COM A DE CURITIBANOS, +-33 KM EM LINHA RETA E COM 59 M DE DIFERENÇA NA ALTITUDE. PODES TER 8,0 NO RADAR DE MINIMA E 0 EM CTIBANOS.

 

NESTE INVERNO TEVE UM DIA QUE ESTAVA 8,XX NO MI E -5,XX NO BANDEIRA!!!

 

TEM SITUAÇÕES QUE NEM FREUD EXPLICA, COISAS DA MÃE NATUREZA (MICRO, MICRO-CLIMA)

 

A DE URUPEMA, ESTÁ MAL INSTALADA, A QUE COLOCAMOS NA EPAGRI/CIDADE, MAS POR POR FALTA DE OPÇÕES, QDO CHEGAR O INVERNO, PODERÁ DAR UMA SURRA NA CLIMATERRA!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 696
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A gente vai vivendo e aprendendo Ronaldo, vc tem toda a razão, inclusive agora que tenho observado os dados das automáticas,dá pra perceber a força da altitude.Ronaldo pelo que analisei pela umidade,homogeneidade da situação dos últimos dias, as máx, o pouco declínio nas min em situação de garoa, meu palpite é que a estação está tendo comportamento de baixada ou semi-baixada, concorda?

Link to comment
Share on other sites

Detalhe importante:Andei observando dados do ano passado no inverno(agora estou de férias tenho tempo hehe) das cidades de PF ,Cruz Alta, e Bento.

Sob influência de ar frio, Cruz Alta apesar de seus poucos 432m, dá uma tunda em Bento e ganha de Passo Fundo, nas mínimas.Principal fator pra este fato?Sabem?

CONTINENTALIDADE!!!

Mantendo a mesma linha de raciocínio, analisando que a estação de Soledade está a 667m a cerca de 100km em linha reta à leste de Cruz Alta,me animei, aham, tenho chance de mínimas excelentes aqui, pela estimativa simples, deverá(em tese) marcar 1,5 ou 2º menos que Cruz Alta, portanto vai dar á lógica, Soledade deverá mesmo superar Bento e PF nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

:partyman:

Alexandre, não precisa levar pro lado da ironia, apenas, a estação vai confirmar o que falei sobre o potencial eólico daqui, só por isto estou feliz,por vislumbrar pelo menos uma possibilidade de ter uma usina eólica nestes pagos.

Me criei pescando naquelas sangas próximas do Aero Municipal, aquilo é uma boca de vento. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Bom eu já falei em Palmeira,Cruz Alta, Bento Gonçalves etc.

Pois bem, puxe uma então meu amigo e vamos comentar.

Só me dá um desconto que eu tô igual guri de bicicleta nova, só pensa nela :lol: :lol: :lol:

Fico feliz tmbm pelas outras cidades do RS que receberam estação, agora tô na torcida por Rosário do Sul,em homenagem ao Duquia a minha segunda cidade no RS :D

Link to comment
Share on other sites

E Soledade hoje tomou pau parelho, de PF, e até Palmeira das Missões,que vergonha :lol:

Apenas como observação, Soledade tem acompanhado mais Bento do que PF na dinâmica do clima, é como se houvesse uma linha imaginária, ex:

Palmeira das Missões,PF,Lagoa, outra Cruz Alta ,Soledade ,Bento.

E Santa Catarina, não vai receber mais estações?SC merece, é o estado brasileiro com maior variedade climática. :D

Link to comment
Share on other sites

Tomasini cadê vc?

Vou confessar que a aut que mais tem me surpreendido é Passo Fundo.Claro que ainda é cedo para comparações, mas de acordo como dados que vão surgindo dia após dias vamos tirando nossas conclusões, revendo algumas posições.PF tem mandado nas mínimas em relação à Soledade e as demais da nossa região =D>

Link to comment
Share on other sites

E Soledade hoje tomou pau parelho, de PF, e até Palmeira das Missões,que vergonha :lol:

Apenas como observação, Soledade tem acompanhado mais Bento do que PF na dinâmica do clima, é como se houvesse uma linha imaginária, ex:

Palmeira das Missões,PF,Lagoa, outra Cruz Alta ,Soledade ,Bento.

E Santa Catarina, não vai receber mais estações?SC merece, é o estado brasileiro com maior variedade climática. :D

 

 

É verdade Paulo. Pelo menos hoje surgiu uma estação num lugar de clima interessante (quente) como Ituporanga.

Link to comment
Share on other sites

Com os adados das automáticas dá pra perceber aquilo que eu sempre falei, a força da continentalidade é incontestável, vejam que Cruz Alta com apenas 432m e 100km à oeste consegue superar Soledade na est 667m, nas mínimas, e inclusive superando Bento, esta ainda mais ao sul.

Continentalidade nas mínimas, é algo muito forte!

Link to comment
Share on other sites

Conheci umas pessoas de Ibaiti,pela altitude deve ser boa de frio.

O que me chamou mais a atenção na aut Soledade são as máximas, Soledade perdendo apenas para Ausentes, batendo inclusive Lagoa Vermelha. 8)

Ontem Ausentes max 22,3 e Soledade 22,5º,.Isto é impressionante, são 667m contra 1244m :shock: :D

Link to comment
Share on other sites

Conheci umas pessoas de Ibaiti,pela altitude deve ser boa de frio.

O que me chamou mais a atenção na aut Soledade são as máximas, Soledade perdendo apenas para Ausentes, batendo inclusive Lagoa Vermelha. 8)

Ontem Ausentes max 22,3 e Soledade 22,5º,.Isto é impressionante, são 667m contra 1244m :shock: :D

 

Não seria por conta da nebulosidade?

 

Vai fazendo o monitoramento de ambas para a gente comparar. To curioso em ver quem ganha... 8)

Link to comment
Share on other sites

Conheci umas pessoas de Ibaiti,pela altitude deve ser boa de frio.

O que me chamou mais a atenção na aut Soledade são as máximas, Soledade perdendo apenas para Ausentes, batendo inclusive Lagoa Vermelha. 8)

Ontem Ausentes max 22,3 e Soledade 22,5º,.Isto é impressionante, são 667m contra 1244m :shock: :D

 

Não seria por conta da nebulosidade?

 

Vai fazendo o monitoramento de ambas para a gente comparar. To curioso em ver quem ganha... 8)

 

Basta ver a radiação. Ontem Ausentes teve mais sol que Soledade, estava mais "radiante"! hehe

Link to comment
Share on other sites

Creio que Soledade vai compensar na atuação mais frequente de ar frio por aqui, assim como Bento cresce no inverno.Em relação à Lagoa Vermelha e Passo Fundo é a maior chance de reversão que estou visualizando Shima.

Na 1ª massa de ar frio e seco, já vamos tirar a teima hehehe

Caro Torales a comparação que Shima falou acho que é com Lagoa e não Ausentes.Com Ausentes vou comparar só pra ver de quanto perde, não levando goleada já tá bom hehe

Link to comment
Share on other sites

 

Bento G/ Cruz Alta/ Palmeira DM/ Passo Fundo/ Soledade

 

 

 

04/03 :máx 24,8/ 24,3/ 23,9/ 23,3/ 22,5

 

 

 

PH, tá coletando só as máximas por que Soledade perde nas mínimas?

 

Ah, meu amigo. Assim não vale.

 

dia 4/3, minimas:

 

Soledade: 17ºC

Ausentes: 14,7ºC

Lagoa V: 16,6ºC

PFundo: 15,9ºC

PMissoes:16,5ºC

Bento: 17,7ºC

CAlta: 17,2

 

Trapaceiro... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

não vai chamar L vermelha pra peleia? :lol: 8)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E hoje até o momento de novo só perdendo pra gigante Ausentes nas máx, continua superando Lagoa.Imaginem as máx de Itapuca e Raia hem 8) O Shimutz teve uma idéia quando teve aqui em um dia de ar quente, lá em Itapuca sensação de frio :D

Maior rajada de vento até este horário no RS nas aut. adivinhem; Soledade com 41,04 km/h 8)

Link to comment
Share on other sites

E hoje até o momento de novo só perdendo pra gigante Ausentes nas máx, continua superando Lagoa.Imaginem as máx de Itapuca e Raia hem 8) O Shimutz teve uma idéia quando teve aqui em um dia de ar quente, lá em Itapuca sensação de frio :D

Maior rajada de vento até este horário no RS nas aut. adivinhem; Soledade com 41,04 km/h 8)

 

sim, tive a sensação sim.

 

Mas precisamos acompanhar as máximas e as mínimas também, para comprovar as alegações.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Definitivamente com os dados de hoje chega-se à uma conclusão, a est. automática de Soledade está no topo do topo, do topo :evil:

Isto explica em parte as max mais baixas, já que nas mínimas, perdemos hoje pra Cruz Alta, Passo Fundo,e até Santa Rosa :(

O Inmet deveria ter uma padronização para colocação de estações.

Ou coloca todas as estações em topo, ou todas em baixada, ou todas em encosta.

Hoje por exemplo a temp não baixou dos 15,7º na aut. e aqui no B.Missões 13º e é abrigo com venezianas.Não tenho acompanhado o Almeida, mas vou fazer questão de acompanhar nossas baixadas pra mostrar que a questão míni é muito relativa.

Link to comment
Share on other sites

Nota do moderador:

 

Tenho observado que a movimentação do site está alta. Com novas estações, ampliaram-se os temas para debate.

 

Mas para que tudo funcione com harminia e organização, desde JÁ, este tópico servirá APENAS para anunciar novas estações lançadas pelos institutos de meteorologia.

 

Pelas regras do site, deve se debater assuntos pertinentes ao tópico. Evitem comentar condições registradas aqui e o façam em tópicos específicos, como, por exemplo, "Soledade", que deverá reunir as informações pertinentes àquela cidade naquela tópico.

 

Espero que compreendam, ajudem a organizar nosso rico sítio e participem dos debates corretamente.

 

André Shimutz

eq de moderação

Link to comment
Share on other sites

Pelo andar da carruagem não deveremos ter estação automática do Inmet em lugares interessantes para o frio aqui em SC. Eles estão dando mostras que não colocarão em cidades onde o Climerh já possuí ponto de coleta.

 

São Joaquim, Lages e tantas outras ficarão desfalcadas... :(

 

VÃO TER. ALIÁS JÁ TEM, NO PÁTIO DO INMET HÁ DUAS AUTOMÁTICAS!!!, ALÉM DA CLIMATERRA.

Link to comment
Share on other sites

 

VÃO TER. ALIÁS JÁ TEM, NO PÁTIO DO INMET HÁ DUAS AUTOMÁTICAS!!!, ALÉM DA CLIMATERRA.

 

Ah, sim, a da climaterra eu acompanho e sei que tem. Inclusive estava no dia da "transmissão" do aparelho... 8) foi no encontro nacional, no jantar no CTG em SJ... Grande Caio...

 

E sabe quando a de Lages terá início, Ronaldo?

Link to comment
Share on other sites

 

VÃO TER. ALIÁS JÁ TEM, NO PÁTIO DO INMET HÁ DUAS AUTOMÁTICAS!!!, ALÉM DA CLIMATERRA.

 

Ah, sim, a da climaterra eu acompanho e sei que tem. Inclusive estava no dia da "transmissão" do aparelho... 8) foi no encontro nacional, no jantar no CTG em SJ... Grande Caio...

 

E sabe quando a de Lages terá início, Ronaldo?

 

NÃO, MAS COMO JÁ VEIO CTIBANOS, ITUP. E R.DO CAMPO, ACHO QUE LOGO.

Link to comment
Share on other sites

Nova estação aut do Inmet, Tramandaí, mais uma litorânea hehe.

Estação: TRAMANDAI-A834

Registro: 19 UTC 08/03/2008

Temp. Max.: 28.1 ºC

Temp. Min.: 26.3 ºC

Umidade: 75%

Pressão: 1013.6 hPa

Precipitação: 0.0 mm

Vento Dir: 236 º

Vento Vel: 0.0 m/s

Aberta em: 09/03/2008

Latitude: -30.0097º

Longitude: -50.1353º

Altitude: 1.00 metros

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha, PHP!

 

Nem tanto por esta nova automática, mas sim pelo fato de que ficouum grande vazio entre as estações de POA, Tramandaí, São José dos Ausentes e Bento Gonçalves. Penso que, para preencher este gap, São Francisco de Paula deverá ser contemplada com uma automática, ta,bém! :D

Link to comment
Share on other sites

PRIMEIRA CONSTATACAO

 

Sempre desconfiei que a automatica do Ciram em Tramandaí marcava a menos que a máxima real da cidade. Talvez por estar mais próxima do mar, onde é mais ameno sempre. Mas no primeiro dia vê-se que a máxima em Tramandaí pelo Ciram foi de 26 e no INMET de 28.

 

Onde tinha que ter uma estação no RS era em Santiago. Porta de entrada para tempestades severas e lugar alto bem no oeste.

Link to comment
Share on other sites

PRIMEIRA CONSTATACAO

 

Sempre desconfiei que a automatica do Ciram em Tramandaí marcava a menos que a máxima real da cidade. Talvez por estar mais próxima do mar, onde é mais ameno sempre. Mas no primeiro dia vê-se que a máxima em Tramandaí pelo Ciram foi de 26 e no INMET de 28.

 

Onde tinha que ter uma estação no RS era em Santiago. Porta de entrada para tempestades severas e lugar alto bem no oeste.

 

É outra tmbm importante, é a ponta,a boca do minuano,bem continental.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.