Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico único - condições do tempo em Julho


Marcos
 Share

Recommended Posts

Gurizada,

 

Apesar da nebulosidade noturna ter feito Curitiba levar uma super coça até do litoral do RS (5 graus), pelo menos a máxima será muito baixa.

No momento 12:20 e a temperatura está em 8,7 graus aqui no CIC com céu nublado.

Pelo menos este consolo...

 

Nossa máxima hoje será menor que em São Joaquim :D:D

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Máxima muito baixa em Ctba mesmo!

 

Foi 9,5C no Inmet até agora. Aqui em Porto Alegre o INMET segue sem dados, mas já vi 12 graus no aeroporto. Deve estar por aí na cidade também.

 

Outras máximas baixas: (até o momento)

 

Caçapava do Sul: 8,4C

Livramento: 8,2C

Santa Maria: 10,3C

Santo Augusto: 10,5C

 

Frio não dá trégua!

Link to comment
Share on other sites

Máxima muito baixa em Ctba mesmo!

 

Foi 9,5C no Inmet até agora. Aqui em Porto Alegre o INMET segue sem dados, mas já vi 12 graus no aeroporto. Deve estar por aí na cidade também.

 

Outras máximas baixas: (até o momento)

 

Caçapava do Sul: 8,4C

Livramento: 8,2C

Santa Maria: 10,3C

Santo Augusto: 10,5C

 

Frio não dá trégua!

E não dá trégua mesmo!! A massa de ar frio, ao invés de vir toda de uma vez só, foi sendo sugada aos poucos continente a dentro pelo ciclone em alto-mar. A prova disso é que ainda sopra um ventinho SO aqui em POA.

 

A propósito, como o esperado, minha máxima ficou exatamente igual à de ontem: 12,6°! :D Agora, estou com 12,2°, e pelos cirrustratus, vamos ficar nessa para começar a cair em breve.

 

A propósito, o frio está com tudo no Conesul!!! No momento (14 h):

 

Montevidéu: 9°

Buenos Aires (Ezeiza): 9°

Asunção: 12° (com tempo bom :shock: )

Salta: 4° :shock: e nublado!!

 

Abraços!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Apesar da nebulosidade noturna ter feito Curitiba levar uma super coça até do litoral do RS (5 graus), pelo menos a máxima será muito baixa.

No momento 12:20 e a temperatura está em 8,7 graus aqui no CIC com céu nublado.

Pelo menos este consolo...

 

Nossa máxima hoje será menor que em São Joaquim :D:D

 

Máx: 17,4°C aqui...

Pequena diferença.

 

A mínima em Três Ponte caiu um pouco mais e ficou em - 1,6°C!

Em locais mais frios pode ter chego a -3°C, já que lá é o começo da baixada...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, coloquei informações de manhã no site da Met Sul Radares do Tempo e não foram divulgadas.

A propósito; alguém percebeu a nebulosidade intensa sobre o RS.Será que vem chuva? Chuva Congelada ou neve?

 

Ah, quem dera esta imagem do satélite na noite de sábado para domingo!!!

 

Agora a instabilidade vem! :twisted:

 

Paulo, o frio em altitude não tem mais. Ele se foi. Deixou o frio aqui embaixo e lá nas nuvens ele alçou cola de volta para o pólo sul!

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas voltam a cair depois de chegar a 17,7ºC nesta tarde:

 

28/07/2006 = 12,4 / 25,1

29/07/2006 = 05,4 / 15,1

30/07/2006 = 02,9 / 13,6

31/07/2006 = 01,3 / 17,7

 

Deve voltar a fazer frio nesta noite. Hoje foi a manhã mais fria desde 07/07/2005. Para amanhã madrugada nublada e mínima de 6 graus!

Link to comment
Share on other sites

Paulo, pelas últimas imagens do satélite, as nuvens parecem que estão se dissipando. Acho que não dá nada. Em relação a 1990 o que eu lembro é que na noite anterior estava nublado e frio. Eu apesar de fanático por neve nem sonhava que na manhã seguinte viveria um dos momentos mais felizes da minha vida. Aquela ninguém previu. Ao menos na grande imprensa.

As máximas hoje aqui em casa foram 10,5º (max/min) e 10,9º no digital. No momento no digital faz 8,4º.

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui no Morro Santana. Próximo à Av.Protásio Alves a temperatura já está em 10 graus. Venta um pouco e há nuvens.

 

É impressão minha ou houve uma esvaziamento do BAZ em função de outros sites?

 

Prezado Gamboa,

 

A impressão que eu tenho, como era de se esperar, é que o pessoal da MetSul está postando menos.

Porém, isto abre espaço para outros amantes do frio e da neve, onde destaco a participação do Caio.

Até acredito que o Luiz poderia postar mais, pois conhecimento ele já demonstrou ter.

Para concluir, percebo que neste mês estamos na página 100, o que eu acredito que seja um recorde.

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade de cirrustratus foi aumentando, aumentando, e fechou o tempo lá pelas 14 h, provável horário da máxima, que aqui em casa igualou os 12,6° de ontem! 8) Depois, vieram os estratus, que predominam agora e fecham todo o céu.

Todo o RS teve máxima de 10° (centro e S) a 13° (Litoral N, Grande POA e possivelmente alguns pontos do Litoral S e Fronteira Oeste), com exceção da serra e de Caçapava, que teve 9,0°.

 

Agora, tenho 9,9° com 61%, e esfriando lentamente. Tempo nublado com estratus. Porém, acredito que essas nuvens irão embora e eu ficarei em 4,5°/5°.

Link to comment
Share on other sites

O BAZ segue agitado. Meio BAZ estava na Serra no final de semana e foram páginas e páginas de mensagens. Postamos bastante.

 

Pois é Alexandre. Eu tenho que conhecer o pessoal do BAZ. Não fui à serra. Quando eu estava saindo fiquei sem bateria no carro no sábado de tarde. Já não havia nada aberto. Encontrei uma "picareta" que me vendeu uma bateria. Fiquei com receio.

 

Tenho que conhecer a turma de uma vez. Embora eu veja que há muita gente nova; talvez a metade de minha idade. Muitos são solteiros o que facilita o deslocamenteo. A gente com família fica mais difícil: tem que haver uma acordo!

 

Porém, continuo achando que houve de certa forma uma "fuga" de alguns "históricos" do BAZ. Daqueles que travavam batalhas "hercúleas" "draconiana". Ficava até mais divertido. Porém, chegaram outros novos.

 

para não desviar do assunto : Aqui a temperatura está 7 graus no momento.

Link to comment
Share on other sites

O BAZ segue agitado. Meio BAZ estava na Serra no final de semana e foram páginas e páginas de mensagens. Postamos bastante.

 

E é bem possível que mesmo agora que os bazianos retornaram, volte a nevar.

 

Não descarto possibilidade de neve para a região de São Joaquim, em especial para as áreas acima de 1600/1700 metros no dia de hoje.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

O BAZ segue agitado. Meio BAZ estava na Serra no final de semana e foram páginas e páginas de mensagens. Postamos bastante.

 

E é bem possível que mesmo agora que os bazianos retornaram, volte a nevar.

 

Não descarto possibilidade de neve para a região de São Joaquim, em especial para as áreas acima de 1600/1700 metros no dia de hoje.

 

Sds.,

 

Precipitação bem consistente na Região de SJ nesta madrugada pelos modelos (GFS especialmente). Deve estar 1-2oC em 850 hpa.

 

SJ tem 3,5oC com 73% de UR. Acho que realmente pode nevar nos Morros da Igreja e das Antenas! Pode cair chuva congelada também .

Link to comment
Share on other sites

O BAZ segue agitado. Meio BAZ estava na Serra no final de semana e foram páginas e páginas de mensagens. Postamos bastante.

 

E é bem possível que mesmo agora que os bazianos retornaram, volte a nevar.

 

Não descarto possibilidade de neve para a região de São Joaquim, em especial para as áreas acima de 1600/1700 metros no dia de hoje.

 

Sds.,

 

Também acredito nesta possibilidade.

Existe bastante nebulosidade indo para planalto sul.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

 

Pra vcs sim.

Pro oeste do PR tb, acho que realmente foi um cavalo polar. 0°C em Foz do Iguaçu realmente nao é em qualquer massa, acho que foi a menor temperatura na cidade desde 2000...

 

Mas, pro leste do PR e SP, acho que foi uma grande de um disperdicio.

Com o potencial de uma massa polar desta, aqui em Curitiba poderiamos ter minima negativa e geada generalizada tranquilamente hoje. Mas acho que por aqui ela veio so de raspao mesmo.

 

Claro, aqui ta bem frio tb, maxima de 10,9°C no inmet (sendo que ficou maior parte do dia abaixo dos 10°C) nao é de se reclamar. Mas eu gostaria de voltar a ver aquela manha classica de uma onda de frio, com sol, temperatura perto de 0°C e aquela geadona de manha, e nisso Curitiba anda devendo nos ultimos 2 anos.

 

Ontem quando disse que nao havia geado aqui, me enganei, em alguns bairro realmente teve (como os outros curitibanos aqui ja confirmaram), mas me pareçe que foi meio fraca e isolada, pois nem no barigui tinha.

 

Nao que eu seja muito exigente, hehe...

Link to comment
Share on other sites

Situação limite para neve no Morro da Igreja. Temperatura em 750hpa está levemente negativa na região, girando entre -0,2ºC e -0,5ºC. A precipitação será abundante e a temperatura em superfície na casa dos 2ºC. O Morro da Igreja terá seu dia de Gramado/Canela :?

 

Não tinha observado esta situação. Muito interessante este cenário.

Ah se estas instabilidades fossem a dois dias atrás...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Infelizmente Curitiba teve somente um dia decente nesta invasão polar (madrugada de sábado p/ domingo) - onde tive 0,6 graus com geada no CIC e céu claro - depois disso o tempo nublou de vez e ontem tive mínima de 5 graus e hoje ridículos 7,8 graus com chuva fraca a moderada durante toda a madrugada... lamentável.

 

Tenho percebido que tempo seco nestas invasões polares estão se tornando cada vez mais raros por aqui!! Invariavelmente o vento vira para quadrante E ~ SE.

Link to comment
Share on other sites

 

Pra vcs sim.

Pro oeste do PR tb, acho que realmente foi um cavalo polar. 0°C em Foz do Iguaçu realmente nao é em qualquer massa, acho que foi a menor temperatura na cidade desde 2000...

 

 

HA HA HA HA HA HA! ¬¬

Ta faltando informação em amigo!

Essa foi uma das mais fracas massas de ar frio que passou por aqui. Tomou um banho das de setembro de 2005 e dai pra frente. Se fez 0ºC em algum lugar, não foi em Foz do Iguaçu!

cavalo polar no Paraná ...

 

Mínimas em Cascavel desde 1999

 

1999: -1,8

2000: -3,4

2001: -0,8

2002: -0,3

2003: 1,7

2004: 0,0

2005: 1,2

2006: 2,6

fonte: SIMEPAR

Link to comment
Share on other sites

Pauloo!

To falando do Oeste do Paraná apenas!

 

Por aqui essa "friagem" passou longe de ser qualquer coisa demais! Não tivemos nada de especial, apenas uma geada fraca na segunda.

 

NO RS e em SC pode ter sido algo a ser guardado. No Paraná foi só um episodio comum! Em todo Parana

=]

 

se +1 ou +2 graus são sinonimos de cavalo polar!!!!

a minima em Cascavel foi de 1,3. A menor na região foi em Palotina, 0,6.

Mas isso está bem acima dos valores registrados nos ultimos anos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pauloo!

To falando do Oeste do Paraná apenas!

 

Por aqui essa "friagem" passou longe de ser qualquer coisa demais! Não tivemos nada de especial, apenas uma geada fraca na segunda.

 

NO RS e em SC pode ter sido algo a ser guardado. No Paraná foi só um episodio comum! Em todo Parana

=]

 

É verdade! Aqui em RO e no AC o frio não foi nada bom! Nem entrou direito. Essa massa começou dando uma de que seria continental mas saiu meio que "torta" e maritimizada.

 

sdçs..

Link to comment
Share on other sites

Pauloo!

To falando do Oeste do Paraná apenas!

 

Por aqui essa "friagem" passou longe de ser qualquer coisa demais! Não tivemos nada de especial, apenas uma geada fraca na segunda.

 

NO RS e em SC pode ter sido algo a ser guardado. No Paraná foi só um episodio comum! Em todo Parana

=]

 

É verdade! Aqui em RO e no AC o frio não foi nada bom! Nem entrou direito. Essa massa começou dando uma de que seria continental mas saiu meio que "torta" e maritimizada.

 

sdçs..

 

Antes de falar qualquer coisa, analisem a situação. A alta era um monstro. Monstro continental e gélido. Só não subiu mais porque os ventos em altos níveis estavam desfavoráveis.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Pauloo!

To falando do Oeste do Paraná apenas!

 

Por aqui essa "friagem" passou longe de ser qualquer coisa demais! Não tivemos nada de especial, apenas uma geada fraca na segunda.

 

NO RS e em SC pode ter sido algo a ser guardado. No Paraná foi só um episodio comum! Em todo Parana

=]

 

É verdade! Aqui em RO e no AC o frio não foi nada bom! Nem entrou direito. Essa massa começou dando uma de que seria continental mas saiu meio que "torta" e maritimizada.

 

sdçs..

 

Antes de falar qualquer coisa, analisem a situação. A alta era um monstro. Monstro continental e gélido. Só não subiu mais porque os ventos em altos níveis estavam desfavoráveis.

 

Sds.,

 

Aliás...troféu "Estraga Prazer" para os ventos em altos níveis. O cara tá arrebentando!!!

Link to comment
Share on other sites

Pauloo!

To falando do Oeste do Paraná apenas!

 

Por aqui essa "friagem" passou longe de ser qualquer coisa demais! Não tivemos nada de especial, apenas uma geada fraca na segunda.

 

NO RS e em SC pode ter sido algo a ser guardado. No Paraná foi só um episodio comum! Em todo Parana

=]

 

É verdade! Aqui em RO e no AC o frio não foi nada bom! Nem entrou direito. Essa massa começou dando uma de que seria continental mas saiu meio que "torta" e maritimizada.

 

sdçs..

 

Antes de falar qualquer coisa, analisem a situação. A alta era um monstro. Monstro continental e gélido. Só não subiu mais porque os ventos em altos níveis estavam desfavoráveis.

 

Sds.,

 

Aliás...troféu "Estraga Prazer" para os ventos em altos níveis. O cara tá arrebentando!!!

 

E o que acabou fazensdo a diferença positiva no avanço desta massa, foi o brutal gradiente de pressao ao nivel do chao mesmo. Ou estou errrado?

Link to comment
Share on other sites

Antes de falar qualquer coisa, analisem a situação. A alta era um monstro. Monstro continental e gélido. Só não subiu mais porque os ventos em altos níveis estavam desfavoráveis.

 

Sds.,

 

TÁ! E daí? Muda a situação de no Paraná o frio não ter sido forte?

Passou, e as minimas foram relativamente altas. Menos no Sul e em Foz do Iguaçu!

Se for considerar cada monstro que cruza a America do Sul e não passa pelo Brasil... ...

Link to comment
Share on other sites

Essa massa era realmente um monstro, um cavalo polar legítimo. A questão é que ela não entrou como um cavalo polar, todo de uma vez só e puxado por um ciclone junto à costa. Se isso tivesse ocorrido, teríamos repetido 1994, 1999 e 2000. O ciclone muito distante e o corredor aberto sobre o continente fizeram a massa de ar frio ser drenada aos poucos. Caso contrário, teríamos tido amplas nevascas em todo o Sul, e o frio teria atropelado o PR, Centro-Oeste e Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

 

Pra vcs sim.

Pro oeste do PR tb, acho que realmente foi um cavalo polar. 0°C em Foz do Iguaçu realmente nao é em qualquer massa, acho que foi a menor temperatura na cidade desde 2000...

 

 

HA HA HA HA HA HA! ¬¬

Ta faltando informação em amigo!

Essa foi uma das mais fracas massas de ar frio que passou por aqui. Tomou um banho das de setembro de 2005 e dai pra frente. Se fez 0ºC em algum lugar, não foi em Foz do Iguaçu!

cavalo polar no Paraná ...

 

Mínimas em Cascavel desde 1999

 

1999: -1,8

2000: -3,4

2001: -0,8

2002: -0,3

2003: 1,7

2004: 0,0

2005: 1,2

2006: 2,6

fonte: SIMEPAR

 

Lucas, releia minha menssagem. Eu disse Foz do Iguaçu e nao Cascavel. Eu falei oeste do PR, mas nao quis generalizar. Em Cascavel e em 90% do PR ficou muito longe de se um cavalo.

Mas ontem, realmente foi registrado 0°C em Foz, que pelo que sei, nao é tao comum ocorrer na cidade.

Link to comment
Share on other sites

A questão é que ela não entrou como um cavalo polar, todo de uma vez só e puxado por um ciclone junto à costa. e o frio teria atropelado o PR, Centro-Oeste e Sudeste.

 

 

Bingo!!! That's the point my friend!!!

 

Grande Marcos, pois é, resumiu a questão em apenas duas frases!!!

Cavalos polares que não são tão comuns, tem se formado no sul do continente, mesmo nos horríveis 2002, 2005 e esse ano!!!

 

O problema é que nunca há sincronia entre a alta polar e a formação do ciclone, pra que ele se forme próximo a costa sul do Brasil, e o frio atropele todo o cone-sul!!! como disse um companheiro aqui no BAZ há alguns dias, o ciclone e a massa polar parecem um casal em descompasso...

 

Desde setembro de 2002 o frio não atropela o centro-sul, entra todo de uma vez só como disse o Marcos!!!

 

...o saudade daquele frio que varria o Paraná de um dia pro outro, vento sudoeste fortíssimo na entrada da frente, neve nas serras e geada generalsada em todosul do Brasil.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Antes de falar qualquer coisa, analisem a situação. A alta era um monstro. Monstro continental e gélido. Só não subiu mais porque os ventos em altos níveis estavam desfavoráveis.

 

Sds.,

 

TÁ! E daí? Muda a situação de no Paraná o frio não ter sido forte?

Passou, e as minimas foram relativamente altas. Menos no Sul e em Foz do Iguaçu!

Se for considerar cada monstro que cruza a America do Sul e não passa pelo Brasil... ...

 

Eu entendo vocês. É ruim ficar sempre na espera... e enquanto isso os nossos termômetros estão mofando no quintal. Faz tempo que não entra frio violento no PR.

 

Daí a não classificar a alta como monstruosa é uma total deturpação do ocorrido. O fato é que aos paranaenses não ocorreu nada.

 

A alta não subiu...

 

...e fizemos jus ao título de zona de transição climática. É o clima-tempo maluco do Paraná. Pena que o tempo-agora não mudou muito...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

muito bom trocadilho..

Rodrigo. Nem em Foz o frio foi grande coisa.

todo ano a temperatura beira os zero grau. Um a mais ou a menos não faz diferença.

 

Monstro no Paraná só em 2000 e 2001.

depois nao lembro de mais nenhum!

Embora fez bons frios em 2004 e 2005

diferentemente de 2006 que tá um LIXO!

Link to comment
Share on other sites

muito bom trocadilho..

Rodrigo. Nem em Foz o frio foi grande coisa.

todo ano a temperatura beira os zero grau. Um a mais ou a menos não faz diferença.

 

Monstro no Paraná só em 2000 e 2001.

depois nao lembro de mais nenhum!

Embora fez bons frios em 2004 e 2005

diferentemente de 2006 que tá um LIXO!

 

Idos anos...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.