Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico único - condições do tempo em Julho


Marcos
 Share

Recommended Posts

Desculpa Arnaldo, eu li mal. Correria braba para alimentar o site da MetSul e ao mesmo tempo controlar telefone e o fluxo de informação.

 

Ficamos só com o nowcast agora na madruga..... A 18Z do GFS tirou toda a neve.....Pelas imagens do satélite ainda é possível avistar alguma nebulosidade do ciclone indo em direção ao continente. Mas já não levo fé que será suficiente para acumulação...... Acho que o GFS nos enganou.... Mas a principal conclusão é a de que a neve no Brasil torna-se a cada dia mais e mais sofrida!!

 

Pelo visto o jejum vai continuar.....

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Eu fico imaginando o que seria se essa frente fria entrasse no país sem o bloqueio... por quê ela conseguiu furar o fortíssimo bloqueio de ar seco e quente e derrubar as temperaturas bastante, mas mesmo assim ainda não foi uma queda "significativa".

 

Talvez eu esteja errado e a queda de temperatura ainda seja maior na próxima madrugada (e eu acho que sim), mas pelo que vi as cidades do sul catarinense e até aqui em Florianópolis têm um potencial maior de frio do que esse que está aparecendo nessa madrugada.

 

Sem menosprezar a massa de ar frio, mas eu ainda me surpreendo com a força da massa de ar quente. Vou ficar no aguarde.

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba a mesma coisa no momento: exatos 4.3ºC pelo Alex!!!

 

Vamos ter uma boa mínima hoje!!! A bôa notícia é que o frio veio mais forte que o previsto!!!

...se esse ciclone tivesse mais ao norte...

 

Sds.

 

Curitiba deve ter uma mínima menor que Cascavel. Como o ar frio entrou pelo centro do estado sua atuação nas latitudes está igualada.

Porém, por Cascavel ser uma cidade de topo e Curitiba não, a tendência é que a capital tenha uma mínima menor com ventos mais fracos.

Aqui, os ventos seguem fortes, acima dos 20km/h e a queda na temperatura é menor.

Porém amanhã é provável que a máxima de Curitiba supere a de Cascavel. A madrugada da segudna deve ser gelada e sem muito vento nas duas regiões!

 

03:57

(LUCAS X ALEX)

 

Cascavel 04,1 / 68%

Curitiba 04,1 / 62%

Link to comment
Share on other sites

A mínima ficou mesmo em 0,4°C aqui em cima.

geada nos locais protegidos do vento, carros cobertos de gelo e telhados branquinhos(mais nas baixadas)

Fiquei 1 hora caminhando por aí, atrás de gelo pra tirar fotos...

hehehehhehhe

PROVÁVEL NEVOEIRO CONGELADO NA SERRA DA FARTURA, na divisa SC/PR, que tem vários picos acima dos 1000, sendo o morro divisor o mais alto com 1260m +-. Ela estava tomada por cumuluzinhos...

Geada negra em toda a área, relva -5°C.

Saí de casa o pano estava molhado, voltei as 8h e ele estava durinho!!

ehehehhe Mesmo com o vento igual e a relva subindo 1/2°C. Bem interessante...

 

hehehe

 

Abraços 1,2°C agora

Link to comment
Share on other sites

Um último post sobre esta "maior onda de frio desde 2000"

 

1) Temperaturas normais para julho até agora no sul do Brasil (tirando a metade sul do RS). A média de temperatura mínima absoluta anual para o INMET de SJ é -5,5oC. Portanto, eu só considero que a massa polar é realmente FORTE se der temperatura bem menor que isso (abaixo de -6oC no INMET) ou tiver neve decente que venha a impedir uma queda maior. Não deu nem um nem outro. Estamos com -4oC na Climaterra (não sei no INMET), mas não foi abaixo disso.

 

2) O GFS atuou muito mal nas últimas 48 horas, superestimando as condições de neve, aliás confirmando o que o Ronaldo já tinha dito: "o MBAR e outros modelos são muito melhores que o GFS na véspera". Pois eles não davam neve: BATATA!!

 

3) Teve uma sequencia de 6 saídas do GFS que me fizeram imaginar estar diante de um outro evento tipo 2000, pelo menos para RS e SC. Não se confirmou nada disso, apesar do bom frio em altitude. O pior é que eu saí falando a quatro cantos como deveria ser esta massa polar, tamanho meu entusiasmo! Me ferrei!! O GFS é uma m.... para prever neve em cima da hora!!!

 

4) A neve no Brasil realmente tem períodos favoráveis e outros muito pouco favoráveis. Nas décadas de 1970 e 1990 por exemplo, tínhamos neve abundante na Serra sem precisar de condições de frio extremo (lembram 1998 no Morro da Igreja, com meio metro de neve??? Um ano que POA não desceu de 5/7oC e SJ teve duas mínimas negativas no INMET!!!) Estamos num período em que ela precisa de condições bissextas para ocorrer! Ou seja, estamos num período em que a neve no Brasil é uma aberração climática!!

 

5) Para compensar este julho absolutamente horroroso, merecíamos muito mais do que essa marolinha aí!!! Para compensar precisávamos de um 1965!! Algumas rodadas do GFS sugeriram algo semelhante em termos de neve, mas foram diminuindo até a das 18Z de ontem que tirava toda neve!!

 

Em resumo, para mim, um fiasco de frio (pelo menos comparado com as expectativas) no pior ano da história em termos de frio no inverno desde que eu nasci!!

 

Tivemos uma onda de frio em junho de 2004, duas em julho de 2004, uma em agosto de 2004, duas ondas de frio em 2003, a de setembro de 2002 e mais umas duas em 2001 (junho e fim de julho) que superaram esta até agora nos quesitos frio e/ou neve (sei que ainda falta a madrugada de amanhã, mas logicamente que algo vai contecer que vai impedir quedas maiores nas temperaturas, he he he). Ou seja, o Pedrão ainda esta em dívida conosco. Mas o pior de tudo é que parece que ele não está a fim de pagar, he he he.....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Junho de 2001, SJ, neve e -3,2oC no INMET

 

Julho de 2001, SJ, neve e -5,0oC no INMET

 

Setembro 2002, SJ, neve e -4,0oC no INMET

 

 

Junho de 2004, Sj, neve e -4,0C no INMET

 

Julho de 2004, SJ, neve e -3,0C e sem neve e -6,5oC no INMET(encontro BAZ).

 

Os dados estão aí!! Que os modelos superdimensionaram e contribuíram para criar expectativas exageradas não há duvida...

 

Mas a verdade é uma só:

 

 

 

 

O JEJUM CONTINUA!!!! LEMBRAM DA TORCIDA DO FLAMENGO CANTANDO PARA A DO BOTAFOGO NA DÉCADA DE 1980: É UM, É DOIS, É TRÊS, É QUATRO....PARABÉNS PARA VOCÊ....

 

JÁ ESTAMOS NO QUATRO EM RELAÇÃO A ACUMULAÇÃO!!

 

MAs se a neve não vem, curtamos o frio, que ainda não tinha dado as caras no inverno astronômico, he he he!!

Link to comment
Share on other sites

Análise dos modelos. Subestimou as mínimas do Sul do Brasil deste domingo e superestimou as da Argentina. Saímos no lucro. Fez mais frio no RS, SC e Sul do PR que em grande parte da Província de Buenos Aires. É ver e comparar as mínimas.

 

Concordo que pelo menos pro PR fez mais frio que o previsto, mas tb concordo com o Ze que esta massa polar ta longe de ser a mais forte desde 2000. Claro, ta fazendo bastante frio, eu (e nem o Ze) estamos falando que ta quente e tal,mas é apenas uma massa de ar polar forte em julho. Talvez o pessoal la da fronteira no RS possa achar diferente, pq la realmente foi mais forte. Nao to reclamando, to apenas relatando um fato. E seguimos aespera de um cavalo de verdade (que é igual a se campeao de copa do mundo,libertadores ou sei la o que,nao é normal aconteçer mas todo mundo torçe todos os anos hehe).

 

E se em SJ tao devendo uma neve, aqui em Curitiba tamo é devendo geada.

A minima na cidade foi de 2°C e apesar de ter algumas nuvens no ceu,tava com predominancia de ceu claro. Porem mesmo assim, as 07:00 da manha no barigui (eu estiquei a balada mais um pouco pra ver a geada de manha heheh), mas nada de geada, talvez por causa do vento. O termometro de rua de la marcava -2°C,mas sei la né,deve se um maluquinho.

Agora faz 12°C, vento de oeste, ta sol,mas tem algumas nuvens pra assombra nossa possivel geada de amanha.

Link to comment
Share on other sites

Caras, fazendo uma auto-análise: por ter me mudado para o sul do Brasil a partir do inverno de 1999, tendo morado antes no Rio de Janeiro, achei que o normal do clima do sul era aquilo (1999-2000). Achei que etava mudando para uma região bem mais fria em termos normais do que ela realmente é! Acho que carrego isso em meu subconsciente desde aquela época, sempre achando que quando o outono-inverno não parece com aqueles anos, é tudo uma bosta!!

 

Deve ser isso, e por isso mesmo eu tenho de desencanar!! Não vou me estressar com ninguém por causa desta besteira, he he he!!

Realmente, nessa massa polar cometi o grave erro de só olhar um modelo!! Deu no que deu!

 

Mais uma vez, desculpe Alexandre e desculpe Ronaldo!!!

 

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Minha singela e leiga opinião: Esta massa de ar frio é forte porém normal. Se espera alguns episódios de frio como este todos os anos. Pessoalmente não a considero nada excepcional. Em 2004 (com foto no BAZ) tive mínina de -2,0º. Por enquanto longe daquela marca. O inverno estava sendo tão péssimo até dias atrás que idolatramos um pouco este frio que está aqui. Um belo frio mas dentro dos padrões esperados.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Buenas

 

O vento agora é fraco, o sol está a pino e a temperatura varia entre 9 e 10°C. A sensação bateu várias vezes 2 dígitos negativos, a última vez foi as 8:28.

 

No escritório, agora 10°C.

BRrrrrrrr

 

Abraços

 

Uma da tarde. Céu nublado em Cascavel e temperatura de 12,2ºC

A umidade é de 37%

o vento párou!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Paraná essa massa de ar foi mais um fiasco de 2006. A temperatura só chegou a 0ºC no Sul do estado e nem houve registro de geadas moderadas; Perdeu pras massas de ar que marcaram presença nos últimos 6 anos.

Pra melhorar o céu está nublado em parte do estado, e na outra faixa, onde faz sol, como Curitiba, o frio foi embora e agora já faz 14ºC!

 

200607301052.gif

Link to comment
Share on other sites

Buenas

 

O vento agora é fraco, o sol está a pino e a temperatura varia entre 9 e 10°C. A sensação bateu várias vezes 2 dígitos negativos, a última vez foi as 8:28.

 

No escritório, agora 10°C.

BRrrrrrrr

 

Abraços

 

Uma da tarde. Céu nublado em Cascavel e temperatura de 12,2ºC

A umidade é de 37%

o vento párou!

 

Aquyi o vento diminuiu mas não parou. Esse bloco de estratos que toma conta do oeste começa chegar por aqui.

 

Máx: 11,3°C, agora 10,3°C

Só espero que essas nuvens não venham para ficar.

daqui a pouco vou ligar ever quanto abaixo de zero foi em 3 Pontes :P:D

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Caras, fazendo uma auto-análise: por ter me mudado para o sul do Brasil a partir do inverno de 1999, tendo morado antes no Rio de Janeiro, achei que o normal do clima do sul era aquilo (1999-2000). Achei que etava mudando para uma região bem mais fria em termos normais do que ela realmente é! Acho que carrego isso em meu subconsciente desde aquela época, sempre achando que quando o outono-inverno não parece com aqueles anos, é tudo uma bosta!!

 

Deve ser isso, e por isso mesmo eu tenho de desencanar!! Não vou me estressar com ninguém por causa desta besteira, he he he!!

Realmente, nessa massa polar cometi o grave erro de só olhar um modelo!! Deu no que deu!

 

Mais uma vez, desculpe Alexandre e desculpe Ronaldo!!!

 

Zé . Tenho 45 anos. Vi muito frio na década de 70. Vi muita temperatura alta em meses ditos de inverno(já que o inverno climático ultrapassa o período considerado de inverno que vai de junho a stembro). Com temperatura de 30 quando tínhamos o El nino forte. Poderemos e deveremos ter frio. Pois, o problema principal, é quando não nos traz a alegria de ver a neve caindo. Se faz um frio sem neve, parece-nos o fim do mundo. Há situações de menos frio e com neve, aí nos alegramos por termos visto a neve caindo e termos tirado "aquelas fotos". A minha impressão quanto ao frio é a mesma tua. porém, já indo a caminho dos 50 e, usando como experiência o que diz o Prof.Eugênio:nosso inverno é feito de frio e calor. Estamos no divisor de águas. Acho que vivenciaremos momentos melhores mais adiante. Quem sabe uma seq"uência a la 2000?!

vamos nos animar...

 

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

repito abaixo pois não era para ter saído junto com a mensagem do Zé Vicente:

 

Zé . Tenho 45 anos. Vi muito frio na década de 70. Vi muita temperatura alta em meses ditos de inverno(já que o inverno climático ultrapassa o período considerado de inverno que vai de junho a stembro). Com temperatura de 30 quando tínhamos o El nino forte. Poderemos e deveremos ter frio. Pois, o problema principal, é quando não nos traz a alegria de ver a neve caindo. Se faz um frio sem neve, parece-nos o fim do mundo. Há situações de menos frio e com neve, aí nos alegramos por termos visto a neve caindo e termos tirado "aquelas fotos". A minha impressão quanto ao frio é a mesma tua. porém, já indo a caminho dos 50 e, usando como experiência o que diz o Prof.Eugênio:nosso inverno é feito de frio e calor. Estamos no divisor de águas. Acho que vivenciaremos momentos melhores mais adiante. Quem sabe uma seq"uência a la 2000?!

vamos nos animar...

Link to comment
Share on other sites

Apenas para registro:

 

Dormi em Cambará do Sul nesta última noite, onde registrei -2,9º.

Pela manhã, não havia geada generalizada, mas sim em alguns pontos específicos um tipo de geada que o pessoal chama de "geada preta".

É um tipo de geada que se eleva do chão, parecida com uma estalagmite, que hoje em alguns pontos chegou a elevação de 3cm.

 

Quando retornei, por volta das 10hs30min passei por São Chico, e encontrei lugares onde a temperatura ainda estava abaixo de 2º.

 

Sei que estamos tristes pela ausência da neve. Eu mesmo decidi sair de Gramado e ir para Cambará para tentar "garantir a vitória".

 

Não foi a maior onda de frio da história, mas teve um bom potencial. O "defeito" dela foi que não nevou.

 

Mas pelo Global, ainda teremos pelo menos mais uma oportunidade no mês de agosto.

Link to comment
Share on other sites

Nevou na área do Minuano no final da madrugada. Coisa pouca. Neve ralinha. Mas nevou. Paraguaia, mas neve. Embolsa o teu dinheiro agora.

 

Mas eu precisaria de alguma materia falando isso....pra embolsar a grana amanha.... se nao mostra alguma reportagem em algum meio de comunicacao, jornal, site, eu nao consigo provar!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.