Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Abril


Delcio
 Share

Recommended Posts

Aqui sol entre muitas nuvens, temperatura de 20,9ºC no Cepagri e 22ºC em Viracopos.

O ar frio está entrando, pois a umidade está caindo e a temperatura não está subindo, devido a entrada do ar mais frio.

As rajadas de vento estão aumentando: No cepagri: 64.9km/h E no momento e máxima de 84.4km/h SE às 13:10h

Em Viracopos, 30 km/h S às 15:00h.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 488
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui céu de brigadeiro!!!! Silivio...

hehehehehhe

 

e a temperatura não quer passar dos 19,4°C :D

 

E aqui na Capital Paulista , 18ºC com chuviscos aqui na Faria Lima Zona Sul da cidade.

 

Por enquanto está sendo a tarde + fria do ano..!!

 

Me desbancou...

hehehhehehhe

 

18,9°C agora, estou indo levar o abrigo no interior, amanhã lá na Flávia creio que vá a uns 3/4°C com geada fraca.

 

Sds

 

 

Gurizada,

 

 

Tenho no momento aqui no CIC apenas 13 graus e garoa fina (14,2 graus no Alex).

Link to comment
Share on other sites

Tenho no momento aqui no CIC apenas 13 graus e garoa fina (14,2 graus no Alex).

 

cheguei em ctba às 5h45, com um frio... tava quanto, uns 12ºC?

 

acho que a mínima vai ser registrada agora a noite.

 

valeu

 

 

Shimutz

 

às 6:00h tinha 9,2 graus!

No momento meu mercurio acusa 12 graus aqui no CIC

 

puxa!

 

sai de santos a 0h30, com 18ºC. resfriado, xô!

 

valeu!

Link to comment
Share on other sites

O Rio Grande do Sul teve nesta segunda-feira o amanhecer mais frio do ano com temperatura abaixo de dez graus na maior parte do estado. As exceções ficaram por conta da Grande Porto Alegre e o litoral, onde a maior influência da umidade determinou uma maior presença de nuvens que reduziram o ritmo de queda da temperatura. Na Grande Porto Alegre, a MetSul Meteorologia registrou uma mínima de 10,2 graus em sua estação de Lomba Grande em Novo Hamburgo.

 

A menor temperatura desta segunda-feira no Rio Grande do Sul ocorreu na estação da MetSul Meteorologia em São José dos Ausentes, onde os termômetros indicaram 3,0 graus, a marca mais baixa até agora em 2006 no estado e que superou os 4,6 graus de 30 de março. Já a mínima estadual pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi mais alta com 3,3 graus em Cambará do Sul. Por todo o interior gaúcho o amanhecer foi muito frio com mínimas de 4 a 6 graus no sul gaúcho e de 5 graus na região de Santa Maria. Em Santa Catarina, o dia começou com temperatura abaixo de zero. Em São Joaquim foi registrada a primeira temperatura negativa de 2006 no Sul do Brasil com uma mínima de 0,6 grau abaixo de zero no distrito do Cruzeiro. Na área urbana da cidade os termômetros marcaram 0,3 no Bairro Bandeira e 1,2 na sede da empresa Climaterra, empresa parceira da MetSul Meteorologia em Santa Catarina. Houve formação de geada moderada a forte. “Quando fui fazer a leitura da temperatura às cinco e meia da manhã se ouviu o gelo quebrando no solo à medida que caminhava na grama”, comentou o engenheiro agrônomo da Climaterra Ronaldo Coutinho do Prado.

 

O amanhecer foi gelado também na Argentina. No Aeroporto Internacional de Ezeiza da capital argentina a temperatura chegou a 2,6 graus. Duas localidades da Província de Buenos Aires registraram temperatura negativa. Azul teve 0,8 grau negativo e Tandil um grau abaixo de zero.

 

A MetSul alerta que o amanhecer desta terça-feira voltará a registrar baixas temperaturas no estado com formação de geada na Serra Gaúcha e no Planalto Sul Catarinense. No geral, as mínimas serão mais elevadas que as desta segunda-feira, mas para a Grande Porto Alegre e regiões de vales as mínimas devem ser mais baixas no amanhecer da terça. Até ontem, a temperatura estava 0,2 grau acima da média na Grande Porto Alegre nestes dezesseis primeiros dias de abril, mas é muito provável que o mês termine com temperatura abaixo da média.

 

O tempo ensolarado vai predominar durante a semana no Rio Grande do Sul com noites frias e tardes agradáveis. No decorrer da semana a temperatura estará em gradativa elevação com a expectativa de máximas de até 28/29 graus na quinta-feira. Entre sexta e sábado uma nova frente fria deve cruzar pelo estado, mas novamente se espera pouca chuva. A MetSul Meteorologia mantém a previsão de ingresso de uma nova massa de ar frio no começo da próxima semana e a possibilidade de uma outra erupção de ar polar ainda mais potente na primeira quinzena de maio.

 

Publicado às 16:38 de 17/04/2006

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima bateu 21,9°. Foi um tanto elevada, mas logo ao pôr-do-sol a temperatura caiu rapidamente, estabilizando em seguida.

 

Mas parece filme de terror ("O Chamado" está passando nesse momento na Globo), mas apareceram "do nada" um mar de estratus ao E e N daqui!! Por muito pouco o tempo não nubla aqui em casa!! Agora a nebulosidade está apenas ao N. Foi por pouco!!! [-o<

E a temperatura cai lentamente!! Tinha 17,X° às 18:30, e agora estou em 15,9°!! :? A automática acusa 15,1°. Mas parece que o ar frio escorre para o shopping. Logo a queda aumentará!

 

Se o tempo manter-se limpo, posso ir a até mesmo 11°. Vamos torcer!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

COMEÇOU A MADRUGADA

E começou com 12,6ºC em Cascavel.

 

Agora faz=

 

9ºC em FOZ DO IGUAÇU

11ºC em CURITIBA

12ºC em CASCAVEL

18ºC em LONDRINA

 

O QUE ACONTECEU COM CASCAVEL? :cry:

 

 

 

Lucas, como pode Foz do Iguaçu mais frio q Cascavel, nas mesmas condições, com céu limpo??

 

Aqui em Curitiba temos já bôas aberturas no céu, porém a nebulosidade tem variado, e o céu abre e fecha toda hora!!! :?

se ficar aberto por algumas horas teremos boas mínimas nessa madrugada...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Acertou quem disse que POA não baixava de 10 graus.

Ahhhhhh!!!!! Incrível!!! O tempo aqui está NUBLADO!!!!!!! :shock: :evil: Estratus com teto muito baixo fechando o tempo nesse momento ao E de POA! Todos os outros quadrantes têm céu limpo, e já se formava uma forte névoa úmida!! Era bom demais pra ser verdade!!! :?

As imagens de satélite mostram porções de nebulosidade junto à costa! Fora maldição!! :evil:

Tenho 14,3° com 84%.

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 18/04/06. 04h:41

 

SECO; 3,2ºC.

 

U.R.; 93%

 

 

PRESSÃO; 1020 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); E E 2

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -ºC

 

CÉU CLARO. (0%). GEADA..

 

QUANTO A FOZ, É POSSÍVEL, POIS FICA NO FIM DO VALE E RECEBE O AR FRIO VINDO DE OESTE PELO IGUAÇÚ E AO NORTE PELO PARANÁ. ISTO ACONTECE COM ITAPIRANGA. AINDA MAIS SE A ESTAÇÃO DE CASCAVEL FICAR NUM TOPO OU MEIA ENCOSTA.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

O milagre acontece e Curitiba fica com céu limpo a partir da meia noite !!!

às 23:00h tinha 10,2 graus e chuvisqueiro. A partir de então o céu abriu e a temperatura começa a cair. Às 6:00 tinha 8,6 graus no Boqueirão e 7,7 graus no CIC - 9,4 graus (Alex).

 

Espero que POA não tenha sofrido com a maldita senão...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

O milagre acontece e Curitiba fica com céu limpo a partir da meia noite !!!

às 23:00h tinha 10,2 graus e chuvisqueiro. A partir de então o céu abriu e a temperatura começa a cair. Às 6:00 tinha 8,6 graus no Boqueirão e 7,7 graus no CIC - 9,4 graus (Alex).

 

Espero que POA não tenha sofrido com a maldita senão...

 

 

Curioso, o Simepar divulgou às 6:53 temperatura de 8,3 graus. Normalmente minha casa (Boqueirão) é mais fria que o Simepar em quase todos os horários!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

O milagre acontece e Curitiba fica com céu limpo a partir da meia noite !!!

às 23:00h tinha 10,2 graus e chuvisqueiro. A partir de então o céu abriu e a temperatura começa a cair. Às 6:00 tinha 8,6 graus no Boqueirão e 7,7 graus no CIC - 9,4 graus (Alex).

 

Espero que POA não tenha sofrido com a maldita senão...

 

9.5 de mínima lá em casa, na Água Verde.

Link to comment
Share on other sites

(...texto...)

Tenho 14,3° com 84%.

Já subiu. Está 14,8° com os mesmo 84%. Céu nubladaço com aquela fina camada de estratus. Vamos tomar um surra do Litoral Norte.

O Chuí também estacionou. Está 15,6° por lá a algum tempo.

O Marcos deve ter saído de sunga hoje de manhã gritando " Que calor :!: " :lol:

Como sempre, mais uma vez, nossa mínima foi uma decepção!!! É simplesmente inacreditável!! Céu limpo, estabilidade durante todo o dia e, de repente, à 1 h da manhã, os estratus tomam conta de tudo!!!! :shock: :evil:

Minha "mínima" de hoje??? Adivinhem: podres, ridículos 13,8°! Isso não foi mínima. Foi a máxima da Arábia Saudita!!

Querem mais? Ontem, POA teve a maior mínima do RS: 13,0°, ficando 0,1° (um décimo) acima de Torres, e todo o RS, sem exceção, ficou abaixo de 10°!!

O filme de hoje foi pior que o de ontem, porque nossa mínima foi ainda mais alta e o interior ficou tão frio quanto.

Agora já estou em 19,2°.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso Durazno, uma das maiores cidades do Uruguai fez 2ºC hoje pela manhã.......

 

Com 35 mil habitantes Durazno (pêssego) está longe de ser uma das maiores cidades do Uruguai, Carlos. Em termos de área geográfica sim, o "Departamento de Durazno", localizado no miolo uruguaio, pode ser considerado, talvez, o terceiro maior.

Por outro lado, os 2C de hoje por lá são uma mínima e tanto considerando-se que estamos apenas no início do outono.

Vlw

Link to comment
Share on other sites

A mínima absoluta em Urupema (EPAGRI) foi de 0,7oC na segunda-feira. Fonte: Jornal Diário Catarinense de hoje.

 

-0,6ºC NO CRUZEIRO ONTEM.

 

UM PRODUTOR DE URUPEMA, UM LOCAL GEADOR, DEU -2,9ºC. TERMÔMETRO DE MÁXIMA E MÍNIMA (QUE É MUITO BOM, EM GERAL MENOS DE 0,3ºC DE ERRO EM RELAÇÃO AO OFICIAL). ESTAVA A 1,2 m EMBAIXO DE UMA ÁRVORE.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

O dia de hoje está sendo de sonho para o curitibano, noite com céu claro favorecendo a queda de temperatura e manhã e tarde parcialmente nublada com ventos moderados, "segurando" desta forma as máximas.

Após ter tido mínima de 7,7 graus aqui no CIC (baixada média), no momento registro 16,2 graus com sol fraco.

Resumindo: Pra outono tá bom.

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

O dia de hoje está sendo de sonho para o curitibano, noite com céu claro favorecendo a queda de temperatura e manhã e tarde parcialmente nublada com ventos moderados, "segurando" desta forma as máximas.

Após ter tido mínima de 7,7 graus aqui no CIC (baixada média), no momento registro 16,2 graus com sol fraco.

Resumindo: Pra outono tá bom.

 

 

Abraços

Meio de Abril, e pra outono um dia assim, "tá bom".

ehehhehehehhe

Pena que aqui a tarde já está mais quente 20°C e o vento gelado de ontem, foi-se. Claro Bettega, cada um tem suas escalas :D

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Então, pessoal de POA: se lembram qando teve uma massa de ar polar razoável que trouxe cerca de 5,5 graus pra São Joaquim, e frio até pra Patow, enquanto Curitiba ficou com temperatras típicas de dias médios de março? Si, uma massa de ar frio que passou pelo Sul na primeirasemana de março. Acho que a mesma sensação que tivemos então, vocês estão tendo agora... :cry: Mas mesmo quando a mmm (maldição maldita do mar) não atua, o efeito moderador da Lagoa dos Patos continua ajudando POA a ter uma das piores mínimas do RS, certo? :?:

 

Aqui em casa, começou a querer limpar às 21h00. Desde esse horário, até a hora que fui dormir (23h30) o tempo ficou oscilando entre predominio de nulbado, e parcialmente nublado.

Estive sem sono entre 5h00 e 6h00, e não vi nenhuma nuvem passar pela janela do quarto. Às 6h00 levantei pra ver melhor como estava o tempo. Nenhuma nuvem no céu, e 9,9 graus. :D

Minha mínima foi de 9,5. A nebulosidade voltou, e está oscilando entre parcial e quase total. Às 9h00, ainda estava em 12,9. Agora, às 14h01, 18,5..

Link to comment
Share on other sites

Um dos problemas para o frio de Curitiba é o bloqueio atmosférico. Ainda há a nebulosidade noturna e a urbanização, mas a altitude da cidade é o fato marcante para o frio que faz aí. Imaginem Curitiba no nível do mar. As marcas de 0° seriam históricas!!

E aqui, de fato, a Lago dos Patos modera as temperaturas em POA. Agora, pegue esse fator de moderação + influência oceânica + urbanização + nebulosidade noturna = mínima igual/acima do Litoral Norte, hehe.

Mas essa tragédia nem sempre acontece. A ausência de vento ajuda a cortar a influência oceânica e da Lagoa sobre POA, e a ausência de nebulosidade é resultado do mesmo.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Excelente raciocínio Marcos.Sabe que analisando bem POA, vai bem nas máximas.Entretanto se pegarmos as mínimas num comparativo com Santa Maria que tem apenas 150m, vcs perceberão o enorme peso da continentalidade, favorecendo esta última.Aliás Santa Maria é tão valente nas mínimas que chega a bater por vezes a cidade de Cruz Alta 473m, aprox 100km em linha reta ao norte, claro que aí também pesa a latitude né.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.