Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - AGOSTO 2009


Gamboa
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Buenas!

 

Santa Maria com muito sol em uma belíssima tarde primaveril... Para quem esteve em 5.3°C pela manhã e agora estar com 19°C, foi uma bela elevação...Aqui vento de No-N que segundo INMET e BASM, ambos à 16/17 Km daqui, na ordem de 20Km/h...

 

Chance de temporais isolados no MS, PR e SP a partir da noite de hoje e amanhã.

 

 

- No “fluxo” Norte uma depressão de “onda curta” se dirige ao Sul do Brasil (20/08) e em 36-48h (21-22/08) se uniria com a já mencionada anteriormente. Em níveis baixos, uma “baixa” “ocluindo” fora da costa, no mar, em 24h (21-22/08)se estende do Norte da Bolívia em direção São Paulo - Mato Grosso forçando uma frente em direção ao Rio de Janeiro e Minas Gerais.

- Isso trará chuvas sobre o Sul do Brasil , sobre o Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo.

- Uma depressão de onda curta em níveis médios / altos interage com a frente, ‘retrocedendo’ sobre o Mato Grosso do Sul e Paraguay em 72h.

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

A madrugada foi gelada em Matão. Ontem a mínima foi 9,2°C as 21h e a máxima 18,8°C.

Hoje a temperatura continuou caindo forte e a mínima atingiu 4,9°C pela manhã. O céu se encheu de nuvens no meio da manhã e ficou nublado por um bom tempo. Depois as nuvens foram diminuindo e agora há apenas algumas nuvens altas. A máxima foi 19,0°C.

 

Neste momento faz 18,4°C.

Link to comment
Share on other sites

Até que enfim uma onda polar foi democrática e atingiu bem Minas Gerais.

BH tem uma tarde com sensação térmica de 12° C nesse sábado. A máxima ficou em torno de 20/21 graus, mas as rajadas de vento chegavam a 40 km/h na região da Pampulha (q nem é a mais alta da cidade...).

 

De fato ! Hoje, máxima de 18,7ºC na minha estação, agora nublado e 15C

Link to comment
Share on other sites

Em Bariloche, segundo o jornal La Nación, está nevando muito nos últimos dias, com 70cm acumulados na base do Cerro Catedral e 3m no alto da mesma montanha.

 

Aqui em São Paulo sábado frio, mínima de 9,6°C e máxima de 15,9°C hoje.

 

Buenas!

 

- Fluxo acima, sobre o Pacifico Este, um cavado de níveis médios se move em direção 130W/80W e ao Sul de 30S. Este empurrará a “dorsal de bloqueio” sobre o fluxo Sul, a qual forçará parte da energia de onda curta em direção o Sul dentro da Passagem de Drake / Terra do Fogo. Em 48h esta se moverá entre 110W-60W com a “energia de onda curta” focalizada sobre o Chile Sul / Patagônia, diminuindo em 72h. A “frente Associada” ingressará ao Cone Sul em 36h, continua ao Norte dentro da Patagônia / Sul do Chile central em 48-60h e a seguir sobre La Pampa / Chile Central, dissipando-se em 96-108h. Sobre o Chile Sul / Terra do Fogo isto favorecerá convecção dispersa no dia ‘01’ com 05-15mm/dia. Em 48-72h aumentariam à 15-35mm/dia sobre o Chile entre 38S-50S.

- Em 60-72h o “final” da frente ‘retrocederá’ ao Paraguay – Sul da Bolívia onde permanecerá até 96-108h. “Convecção organizada” é prevista sobre o Sul do Brasil com máximos de 05-15mm/dia. Sobre o Rio de Janeiro – Sul do Espírito Santo o máximo ao longo da costa alcança 10-15mm/dia. A mais intensa é esperada sobre Rondônia – Centro e Norte da Bolívia e Sul do Perú onde os máximos seriam de 20-40mm/dia em 36h e 15-30mm em seguida. Outra convecção é prevista sobre o Mato Grosso do Sul – Paraguay em 72-108h, enquanto uma baixa de onda curta em níveis médios e altos interage com a frente ‘retrocedendo’ e favorecendo máximos de 20-35mm/dia.

- Um cavado de onda curta seguirá, com eixo movendo-se através de 100W em 48h e ao longo de 80W em 72-84h. Os modelos diferem sobra a intensidade deste conforme ingressa ao Cone Sul com o GFS favorecendo uma depressão mais profunda que a dos europeus. Esta se moverá cruzando em 55W direção ao Rio da Prata / Mesopotâmia em 132-144h. A frente associada ingressará ao Sul do Chile em 72h, cruzará a Patagônia / Chile Central em 96h. “Convecção dispersa” sobre o Chile central dará como resultado máximos de 15-35mm/dia “COM TEMPORAIS DE NEVE SOBRE O SUL DOS ANDES / SUL DA PATAGÔNIA".

 

GARCIA......SENAMHI (PERU)

MAZA.......SMN (ARGENTINA)

DAVISON......HPC (USA)

 

"A frente associada ingressará ao Sul do Chile em 72h, cruzará a Patagônia / Chile Central em 96h. “Convecção dispersa” sobre o Chile central dará como resultado máximos de 15-35mm/dia “COM TEMPORAIS DE NEVE SOBRE O SUL DOS ANDES / SUL DA PATAGÔNIA".

 

FM, Está nevando em Antares!!!! Está nevando em Antares!!!! :lol: :lol: :lol:

Segundo a última edição da Gazeta de Antares: "Chaparrones de nieve sobre el Sur de Patagônia"...

 

P.S. E muitos me acharam "irmão" do Mafili :lol: :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte! :ugeek:

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 14.0C por aqui!

Acompanhado de um chuvisqueiro intermitente desde o fim da tarde, venta frio tb!

Tô impressionado com essa temperatura, normalmente frio úmido por aqui não existe... :?

Sds.,

 

Ricardo, foi um dia perfeito aqui para nós dessa região da zona da mata / centro-sul do estado do RJ,

pois o tempo permaneceu bem nublado o dia todo, hoje minha máxima foi de 18,7 graus, bem isolada,

pois boa parte da tarde teve temperatura ao redor dos 16C. Agora temos chuvisqueiro por aqui também,

temperatura de 13,9 aqui na estação e apenas 11,6 no INMET !!

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 14.0C por aqui!

Acompanhado de um chuvisqueiro intermitente desde o fim da tarde, venta frio tb!

Tô impressionado com essa temperatura, normalmente frio úmido por aqui não existe... :?

Sds.,

 

Ricardo, foi um dia perfeito aqui para nós dessa região da zona da mata / centro-sul do estado do RJ,

pois o tempo permaneceu bem nublado o dia todo, hoje minha máxima foi de 18,7 graus, bem isolada,

pois boa parte da tarde teve temperatura ao redor dos 16C. Agora temos chuvisqueiro por aqui também,

temperatura de 13,9 aqui na estação e apenas 11,6 no INMET !!

 

 

É verdade Renan, até que enfim recebemos um pouco de frio em nossas regiões!

A minha máxima tb foi bem isolada, a maior parte do dia ficou abaixo dos 18.0C. O legal de hj foi a sensação térmica, que deixou o dia com cara de inverno mesmo... ventou o dia inteiro e agora diminuiu um pouco, mas ainda com chuvisqueiro.

Agora faz 13.5C.

Bom frio pra gente!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Nesse sábado variação de 7,2° a 20,6° aqui em casa. Na convencional do INMET deu de 5,0° a 21,0°. Enfim, tivemos uma ótima mínima por aqui.

 

Se pudesse, gostaria que o Alexandre informasse qual foi a menor temperatura pelo Metroclima em POA. A queda à noite foi muito boa. Eu tinha 9,8° à 0:45 e na Zona Sul e Leste já estava 7,X° naquele horário. 8-)

 

Agora faz 12,9° com 76% e céu limpo. Vento em ESE a 3,4 km/h e 1013,9 mb.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, hoje devo observar a menor máxima do ano.

A mínima de 8,4°C foi perto das 3h. Amanheceu com 10°C, por causa da chuva.

Lá pelas 5h nublou e a temperatura subiu lentamente. A chuva começou as 6h, fraca, mas houveram momentos de chuva forte. Sei porque os trovões me acordaram :lol: .

Neste momento chove fraco e faz apenas 11,1°C.

Link to comment
Share on other sites

O WRF dá muita chuva e alguns núcleos até com rotação. Pode ser só impressão essa rotação, mas os índices de instabilidades previstos são altos para o norte do PR e SP. Até uma circulção de baixa aparece querendo se formar no litoral do estado amanhã.

 

Marcelo, na verdade acho que a circulação da baixa já está em superfície, olha só o vórtice se aproximando aí de Campinas.

 

clip1.th.jpg

 

Não sei como denominar isso, mas acho que não passa de uma baixa comum em superfície. A palavra final fica com quem é do ramo...

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, na verdade acho que a circulação da baixa já está em superfície, olha só o vórtice se aproximando aí de Campinas.

 

Não sei como denominar isso, mas acho que não passa de uma baixa comum em superfície. A palavra final fica com quem é do ramo...

Será Igor?

Mas se essa hipótese se confirmar, creio que será uma fraca baixa em superfície, pois não tem circulação fechada nem em baixa altitude.

Link to comment
Share on other sites

Estou em Vacaria agora.

 

Céu estrelado, vento moderado a forte, muito frio.

No inmet 7.3ºC às 21h, com rajadas de 25km/h.

 

Soledade com 12.3ºC e rajadas de 18 km/h.

 

PH, aqui nos Campos de Cima da Serra o vento é um açoite, constante e bastante incômodo também. Não sei dizer onde vanta mais, mas Vacaria é mais fria que Lages em sensação. O interessante é que as mínimas de Soledade e Vacaria ficaram semelhantes.

 

Creio que a maritimidade e a umidade atrapalha a queda aqui...

 

Abraços desde a Baqueria de los Pinãles... 8-)

Sim Vacaria na sensação é bem mais fria que Lages, assim como Ausentes é mais fria que São Joaquim, na sensação.

Shima vc pegou um dia, mas se comparar todo o período de inverno verás que Soledade é mais fria que Vacaria na sensação térmica mínima e média, aqui só tem perdido pra Ausentes de um modo geral, embora algumas vezes tenha ganhado.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de voltar de um supermercado no bairro Santa Cruz, no qual passei na frente do termômetro da Av. Padre Nélson. Faz 10,8°C aqui em casa, sendo o 2º meio dia mais frio de 2009, continua chovendo. O termometro de rua marca 14°C, marca rara para um termometro que marca sempre a mais. Está saindo fumaça pela boca, pelo nariz, pela orelha, pelos olhos, pelo...bom, tah saindo fumaça de tudo SADHSAUD.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, hoje devo observar a menor máxima do ano.

A mínima de 8,4°C foi perto das 3h. Amanheceu com 10°C, por causa da chuva.

Lá pelas 5h nublou e a temperatura subiu lentamente. A chuva começou as 6h, fraca, mas houveram momentos de chuva forte. Sei porque os trovões me acordaram :lol: .

Neste momento chove fraco e faz apenas 11,1°C.

 

só você ? :lol: , acordei também super assustado com o estouro que deu parecia batida , rs

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, hoje devo observar a menor máxima do ano.

A mínima de 8,4°C foi perto das 3h. Amanheceu com 10°C, por causa da chuva.

Lá pelas 5h nublou e a temperatura subiu lentamente. A chuva começou as 6h, fraca, mas houveram momentos de chuva forte. Sei porque os trovões me acordaram :lol: .

Neste momento chove fraco e faz apenas 11,1°C.

 

só você ? :lol: , acordei também super assustado com o estouro que deu parecia batida , rs

 

Fui ligeiro, tirei tudo da tomada na hora, não quis perder mais um modem :D .

 

10,6°C, chuva, trovoadas, névoa densa, 91% de UR.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, prestem atenção que o ciclo de 40 dias depois da nevada de Buenos Aires,dadas as semelhanças parciais com 1965,se dará em setembro entre os dias 2 e 7.

 

Joguei a toalha para neve este ano, ao menos para neve forte. Paraguaias ainda poderão acontecer :lol:

Por aqui o tempo nublado continua mantendo a temperatura amena, agora faz 19,0C

Link to comment
Share on other sites

Agora 16:00HS :

 

Porto Alegre: 22,0 / Céu limpo

Florianopolis: 20,0 / Parc nublado

Foz do Iguaçu: 18,0 / Parc nublado

Curitiba: 14,0 / Parc nublado

Maringá: 18,0 / Encoberto

São Paulo: 15,0 / Chuva fraca

Praia Grande: 19,0 / Chuviscos

Campos do Jordão: 11,0 / Chuva fraca

Campinas: 16,0 / Chuva fraca

Riberião Preto: 18,0 / Chuva

Juiz de Fora: 17,0 / Nublado

Rio de Janeiro: 23,0 / Parc nublado

Belo Horizonte: 21,0 / Parc nublado

Campo Grande: 16,0 / Chuva

Não entendo como pode fazer tanto frio em Matão enquanto ribeirão preto, são paulo, campo grande, campinas e alhures estão bem mais quentes.
Link to comment
Share on other sites

Não entendo como pode fazer tanto frio em Matão enquanto ribeirão preto, são paulo, campo grande, campinas e alhures estão bem mais quentes.

 

Aí você pergunta pra São Pedro. No Centro a máxima foi 14/15°C.

 

O que eu posso fazer né? N.a.d.a... :roll:

 

Tem hora que sinto vontade de sair do espaço, pelo tremendo bairrismo dos sulistas que acham que não faz frio do Paraná para cima. Desculpem a grosseria, mas assim que me sinto.

Link to comment
Share on other sites

Mensagens minhas agora no máximo 1 vez por semana, afinal, já fiz de tudo: tirei foto do abrigo (é o que eu posso usar no momento, pois não trabalho, meu pai ganha 4 salários minimos e há muitas dividas na casa, então não sobra dinheiro para comprar abrigo, tirei foto do termometro, enfim, não sei mais o que fazer).

 

Cansei. :roll:

 

Uma pergunta: Porque se a temperatura é mais alta que os vizinhos ninguem questiona????

Quero uma resposta, nem que seja por MP.

 

Luiz, se quiser pode apagar minhas mensagens e me suspender do Fórum, porque são 4 meses que eu estou tentando me defender.

 

11,1°C

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, tudo bem?

Voce mora na cidade, perto da cidade, numa baixada, qual a altitude ai, qual a latitude e longitude? Tente postar seu local aqui, vendo pelo google earth. Conheço bem Matão, passei alguns carnavais em Taquaritinga. Suas temperaturas são de impressionar, visto que é uma área mais conhecida pelo calor do que o frio em nosso estado.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.