Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - AGOSTO 2009


Gamboa
 Share

Recommended Posts

Calorzinho bom... Ontem fez 33ºC, agora está 18ºC

 

O GFS coloca 235mm para TM em entre terça e quinta-feira da próxima semana, será um dilúvio. O ZH já informava ontem em sua edição virtual que o noroeste gaúcho seria a região maias atingida pelos temporais e chuvarada.

 

Mas os índices de instabilidaded colocam o pau quebrando sim no Sul e no Sudoeste do Estado segunda e terça.

 

É o que eu gostaria de comentar, nem sempre onde estão os maiores volumes que se registram as condições mais severas. Os índices para cá não são preocupantes...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amigos, estamos chegando em Setembro e nos últimos anos esse mês nos agraciou com surpresas generosas... Estou com muita expectativa para essa semana, alguns dos modelos maluquinhos chegam a colocar 3 baixas junto na costa do sul do BR. Uma aqui na costa, outra mais a sul e outra no RS. Ou seja, não é possível que o início de setembro passe em branco.

 

Então, com a atmosfera mais quente... Vamos aguardar um tempo severo!

Link to comment
Share on other sites

Pra quem estava comemorando Soledade estar menos quente, mínima hoje em Soledade de 17,1 e em Belém Novo, ao nível do mar, em Porto Alegre de 13,1 neste domingo.

Até aqui em casa foi mais frio: 15,9°. 8-) Mas agora já está bem mais quente, faz 27,5° com 48% e venta de OSO a 7,4 km/h.

 

Hoje vou ver a exposição de arte francesa lá no MARGS. É o último dia. Pelo menos lá deve ter um ar-condicionado. Hoje passaremos dos 30° de novo, pelo menos no extremo--norte da cidade.

 

Abraços frescos!

Link to comment
Share on other sites

Ontem nas áreas baixas ou de média altitude do sul o dia foi quente mas nada demais, nas serras é que o calor foi relativamente mais forte, São Joaquim convencional deu 25,2 graus ficando apenas a 0,8 da máxima absoluta de agosto na última normal, na serra gaúcha máximas nas casa dos 28 ou 29 graus em Bento (29,1), Canela (28,5) e Caxias do Sul (28,8), mas foi na Argentina que o calor arrasou com 31 graus na beira da praia em Mar de Mar del Plata e 37/38 em Cordoba, recorde para agosto em muitos anos.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Máxima ontem de 26,4º em Soledade, e ainda os di POA conversando fiado, a serra toda tomou uma tunda da minha terra...

E POA então, ou Forno Alegre com máxima de 31 no Inmet e sem vento, o vento em POA ou a falta dele deve dar uma sensação horrível de calor, olhem a nossa brisa nos últimos dias todos, em média rajadas de 36 a 44 km/h ontem à tarde, no horário mais quente do dia, é como se tivesse um ventilador natural ligado.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a pouca diferença entre POA e a serra gringa na temperatura nos últimos 2 dias. Isso certamente é consequência da baixa UR naquele nível de altitude. Quando faz 31C na minha estação em Canela é para fazer 37C/38C aqui em POA, porém nesse momento tenho 29,5C na janela do meu apto aqui e menos de 31C no INMET. Situação bem atípica provocada pela baixa UR na serra.

 

O pessoal Soledade é quem tá gostando, pois lá não está tão seco quanto na faixa leste. Soledade tem 41% de UR, logo não deve nem passar dos 28C.

Link to comment
Share on other sites

Bento também está na mesma situação Soledade. Com uma UR de 33% (não tão alta quanto Soledade, mas mais alta que Canela), logo também está mais fresca.

 

A secura do ar está prejudicando muito os locais acima de 800 metros. Vejam que Ausentes (10% de UR) está tão quente quanto Soledade.

 

É um fato curioso o que está ocorrendo no RS nesse fds.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, vento e potencial eólico não se medem a 2m do solo, mas a 50m. Uma região com 1000hca pode ter locais com ventanoa constante e outros sem nada de vento.

 

Na minha opinião local ventoso no RS só há um: o litoral.

 

Shimutz, vc consegue imaginar o vento que não tá fazendo no pq eólico de Osório nesse momento? Para te subsidiar np palpite, Tramadaí tem 19C e POA tem 31C.

 

O vento da serra é igual em toda ela e estações não são conclusivas para medição de vento, basta ver a grande discrepância entre o vento captado pela minha estação em Canela e o INMET da cidade (distantes em 400 metros). No INMET venta muito mais. A única cidade serrana do RS que venta muito acima da média é Ausentes. Por quê? Porque está ao lado do litoral.

Link to comment
Share on other sites

Observatorio Central de Buenos Aires com 34,4 graus na observação de 15:00, superando o recorde de agosto de 33,7 graus em 1996. No aeroparque mais ameno 27 graus, máxima de 28 (mas lá também fez 30 alguns dias atrás).

 

Aqui no Rio temos 23/25 graus agora na maior parte da cidade e céu azul, brisa do mar forte

 

Sh No INMET venta muito mais. .

Todos os anemômetros do Inmet ficam na altura padrão de 10 metros, o seu pela webcam mal passa de 2. Muito bom o levantamento do Carlos, Lages quase 10 graus abaixo de SJ NO INMET :shock: :shock: :shock: mesmo sabendo que foi por efeito de topo/baixada.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Shimutz, assim como não acredito na teoria da conspiração, não acredito na teoria da alucinação.

 

Soledade venta? Claro que sim.

 

Soledade venta forte? Claro que sim.

 

Soledade é a ilha de excelência em frio e vento no RS? Não.

 

Soledade é apenas mais uma de tantas cidades serranas no RS, com ventos e temperaturas padrões para a região toda.

 

Cansa escutar todo dia aqui que Soledade é aChosen One City.

 

As coisas devem ser colocadas no seu devido lugar.

 

Bom, já sei agora que virá o PHP aqui dizer que sou "di POA", que aqui é "forno alegre" e que Canela e São Joaquim são nanicas.... :?

Link to comment
Share on other sites

Sh No INMET venta muito mais. .

Todos os anemômetros do Inmet ficam na altura padrão de 10 metros, o seu pela webcam mal passa de 2. Muito bom o levantamento do Carlos, Lages quase 10 graus abaixo de SJ NO INMET :shock: :shock: :shock: mesmo sabendo que foi por efeito de topo/baixada.

 

Tens certeza? Ontem visitei a automática da expointer e também já conheço a de Canela. Ambas estão no máximo há 5 metros do solo. A minha tem 2 metros de altura.

Link to comment
Share on other sites

Querem ver vento praticamente constante? Venham nas lavouras que temos em Palmeira das Missões. E o vento mais forte se observa nas copas dos altos eucaliptos. Certamente a 50 metros de altura tem muito mais. Se um dia estas geringonças eólicas realmente forem economicamente viáveis, lá é um sítio ideal para instalar uma para fornecimento energético local.

Passo Fundo e Palmeira das Missões são regiões conhecidíssimas e apreciadas para vôos de planadores. ;)

Sds.

 

Mas Tomasini, não é só em Soledade que venta?

Link to comment
Share on other sites

Essa vai para o Rafael Dable. Hoje almocei com os meus dois avós, ambos agropecuaristas da fronteira oeste. Um tem 75 anos e o outro tem 81 anos. O mais velho não parava de falar para o avô mais novo sobre a sua indignação com os agropecuaristas mais novos sobre as suas reclamações em relação às secas no oeste gaúcho. Falava que esses que reclamam hoje não sabem o que é perder 800 cabeças por causa da seca, como foi o caso da seca de 1952 (não sei se ele falou com certeza o ano).

 

Quando escutava a conversa pensava comigo mesmo sobre a sua indignação, Rafael, achando que a fronteira está rumo a desertificação. Quanto a isso, tenho duas considerações:

 

1 - Caso historicamente a fronteira fosse um local de chuva abundante, aí não haveria o Pampa.

 

2 - Agropecuarista é tudo chorão :D

Link to comment
Share on other sites

 

2 - Agropecuarista é tudo chorão :D

 

Se um dia lidares neste ramo vai ter que manter esta tua dose de bom humor e otimismo constantemente. E olhe lá se vai bastar para não se tornar mais um 'chorão'. :roll:

 

Sabe pq eu falo isso, Tomas? É pq toda atividade, seja ela rural, industrial, comercial ou de serviços, possui riscos. Porém, ao menos aqui no RS, são os da classe rural que mais vejo chorar e os que menos vejo quebrarem. Penso que os outros setores são muito mais complicados de se trabalhar que o rural. Falo isso baseado na minha família e no que vejo em todo o mercado e economia.

Link to comment
Share on other sites

Querem ver vento praticamente constante? Venham nas lavouras que temos em Palmeira das Missões. E o vento mais forte se observa nas copas dos altos eucaliptos. Certamente a 50 metros de altura tem muito mais. Se um dia estas geringonças eólicas realmente forem economicamente viáveis, lá é um sítio ideal para instalar uma para fornecimento energético local.

Passo Fundo e Palmeira das Missões são regiões conhecidíssimas e apreciadas para vôos de planadores. ;)

Sds.

Toma, o problema é que já há cartas marcadas pra energia eólica, deixaram propositadamente algumas regiões de fora dos projetos...

Link to comment
Share on other sites

Mas Tomasini, não é só em Soledade que venta?

Não, Bruno é que de tanto eu ter alucinações de que venta muito em Soledade, o Inmet acreditou e atualmente divulga umas das melhores médias de vento do RS, com a estação no Aeroporto... :lol: :lol: :lol:

Aliás , acrescento, todo quadrilátero (Palmeira das MIssões, Carazinho, Passo Fundo, e Soledade), tem enorme potencial de vento.

Brunão, não fique bravo eu te quero bem amigão, só quero a verdade dos fatos.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, entendo perfeitamente o que tu queres dizer. Quando me refiro a falta de chuva aqui, é em comparação com anos anteriores, pois neste mes de agosto, choveu apenas 30mm, sendo que o normal é 4 vezes mais...isso sem contar junho e julho.

Falando nisso, quantos milímetros poderá vir esta semana pra cá? Ainda não há um consenso dos modelos.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Bento também está na mesma situação Soledade. Com uma UR de 33% (não tão alta quanto Soledade, mas mais alta que Canela), logo também está mais fresca.

 

A secura do ar está prejudicando muito os locais acima de 800 metros. Vejam que Ausentes (10% de UR) está tão quente quanto Soledade.

 

É um fato curioso o que está ocorrendo no RS nesse fds.

 

Bastou a camada de umidade atingir os 830 metros de Canela e a temperatura caiu para um patamar muito mais aceitável! Entre as 15hs e as 16hs a UR saltou de 19% para 50%, fazendo com que a temperatura caisse 5ºC em poucos minutos. Agora 23,9C por lá. Quê coisa!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, entendo perfeitamente o que tu queres dizer. Quando me refiro a falta de chuva aqui, é em comparação com anos anteriores, pois neste mes de agosto, choveu apenas 30mm, sendo que o normal é 4 vezes mais...isso sem contar junho e julho.

Falando nisso, quantos milímetros poderá vir esta semana pra cá? Ainda não há um consenso dos modelos.

Abraços

 

Nesse sentido, sim! Realmente há seca e ela é ruim para a gente. A questão é que ela faz parte do padrão climático da região.

 

No feriadão semana que vem vou aí para Livramento. Verei in loco o problema da região.

Link to comment
Share on other sites

Hoje 26,8°C de máxima por aqui, mas pelo visto até quinta-feira iremos subindo até uns 32-33°C :shock:

 

Pois é, segundo algumas previsões será mo maior calor da estação em boa parte do sudeste, hoje apesar do sol foi um dia extremamente agradável na capital fluminense, no centro da cidade não passou de 24 graus e qui na zona norte ficou pelos 26, o vento aumentou bastante à tarde com rajadas acima de 50km/h nas áreas mais ventosas (mas vento de sudeste, bom tempo), na Região Serrana Nova Friburgo emplacou a menor mínima desde junho com 5,8 graus, mas foi vampiresco e passou fácil de 20 durante o dia. Agosto vai fechar com média de 21,X no centro, máximas 24 e mínima 18,X, perto da média exceto um pouco abaixo a máxima.

Link to comment
Share on other sites

Hoje 26,8°C de máxima por aqui, mas pelo visto até quinta-feira iremos subindo até uns 32-33°C :shock:

 

Pois é, segundo algumas previsões será mo maior calor da estação em boa parte do sudeste, hoje apesar do sol foi um dia extremamente agradável na capital fluminense, no centro da cidade não passou de 24 graus e qui na zona norte ficou pelos 26, o vento aumentou bastante à tarde com rajadas acima de 50km/h nas áreas mais ventosas (mas vento de sudeste, bom tempo), na Região Serrana Nova Friburgo emplacou a menor mínima desde junho com 5,8 graus, mas foi vampiresco e passou fácil de 20 durante o dia. Agosto vai fechar com média de 21,X no centro, máximas 24 e mínima 18,X, perto da média exceto um pouco abaixo a máxima.

Mas pelo menos aqui o calor está atrasado, meço temperaturas desde 2005 e todos os meses de agosto até 2008 tiveram máximas absolutas entre 30,1°C e 32,7°C por aqui, enquanto este está com 29,4°C, portanto não faz 30°C desde abril. Amanhã vai bater em 29°C aqui. Agora ensolarado e ainda faz 25,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Aliás São Paulo conseguiu uma rara dobradinha de mais de 100 mm tanto em julho quanto em agosto no Inmet (somando quase 300 mm nos dois meses), deve ser algo muito raro, nem sei se já aconteceu antes.

 

Aqui no Rio amanhã será mais um dia agradável, mas ao longo da semana as máximas irão se elevar gradativamente, a máxima do inverno até agora foi 31 graus no centro, 33,8 graus na Vila Militar e 34,7 graus em Jacarepágua, bem podem ser superadas mais para o final desta semana.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a pouca diferença entre POA e a serra gringa na temperatura nos últimos 2 dias. Isso certamente é consequência da baixa UR naquele nível de altitude. Quando faz 31C na minha estação em Canela é para fazer 37C/38C aqui em POA, porém nesse momento tenho 29,5C na janela do meu apto aqui e menos de 31C no INMET. Situação bem atípica provocada pela baixa UR na serra.

 

O pessoal Soledade é quem tá gostando, pois lá não está tão seco quanto na faixa leste. Soledade tem 41% de UR, logo não deve nem passar dos 28C.

É verdade. Aqui em casa deu 32,6°, o segundo maior valor de agosto até agora (não se sabe como será amanhã, se vou passar dos 33° ou não). E a u.r. rondou os 40%.

 

Mas agora me pergunto: o que aconteceu com a umidade aqui em POA??? Simplesmente INCRÍVEL os dados de agora!! Aqui em casa a u.r. está em 36% e no INMET bateu 24% na última hora!! :shock: :shock:

 

SEM SOMBRA DE DÚVIDA É A NOITE MAIS SECA EM POA EM ANOS!!! :shock: :shock: :shock:

 

E o mais incrível não é isso: a estação da Expointer, 25 km em linha reta ao N do INMET de POA, acusa umidade de 70% com 19,3°!! U.r. 3 X mais alta com 4° a menos!!! :shock:

 

Com os atuais 23,9° o p.o. é de 7,9°!! Isso daqui é noite de deserto!!

 

Abraços desérticos!

Link to comment
Share on other sites

Bento também está na mesma situação Soledade. Com uma UR de 33% (não tão alta quanto Soledade, mas mais alta que Canela), logo também está mais fresca.

 

A secura do ar está prejudicando muito os locais acima de 800 metros. Vejam que Ausentes (10% de UR) está tão quente quanto Soledade.

 

É um fato curioso o que está ocorrendo no RS nesse fds.

 

Bastou a camada de umidade atingir os 830 metros de Canela e a temperatura caiu para um patamar muito mais aceitável! Entre as 15hs e as 16hs a UR saltou de 19% para 50%, fazendo com que a temperatura caisse 5ºC em poucos minutos. Agora 23,9C por lá. Quê coisa!

Só há uma explicação para a secura ABSURDA nessa noite em POA: essa camada de ar seco descendeu até a superfície.

 

Se alguém puder postar a sondagem de POA das 21 h eu ficaria feliz. Agora 23,7° com 37%. Do jeito que anda a roupa no varal seca num sopro, fica dura e se esfarela. A piscina, então, já era! :lol:

 

Abraços desérticos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, tenho 32% de UR aqui. Em Brasília já peguei nesse mesmo horário 22%.

 

Estaria o desmatamento da amazônia começando a trazer reflexos?

Sobre a Amazônia, é uma hipótese: recuando a linha sul da floresta em direção ao N, o canal de umidade que se forma na entrada duma frente fria de lá até aqui tem de ser mais alongado. Resultado simplório: o vapor d´água se dispersa mais facilmente.

 

Abraços dinâmicos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dia destes numa transmissão de TV, o pessoal flagrou o pôr-do-sol em POA, muito lindo por sinal.

Não sei em que época do ano o espetáculo fica mais bonito, aí em POA.

Depende da quantidade de mateiral suspenso na atmosfera. Quanto mais névoa e/ou poeira, mais avermelhado é o pôr-do-sol.

 

Agora fa 23,8° com 37% e venta de ENE a 8,7 km/h.

 

Abraços ao pôr-do-sol!

Link to comment
Share on other sites

Nesta semana entraremos em setembro que junto com outubro costuma apresentar ocorrência de temporais.Em anos de El Niño, se estende até novembro e por vezes dezembro o período favorável aos temporais.

 

Temporais ocorrem o ano inteiro, mas independente de El Niño e La Niña o período mais favorável abarca de meados de agosto a março. O que muda com os fenômenos ENSO não é a data, mas a característica dos eventos de tempo severo.

Sim Alexandre ,concordo,só quis lembrar o período em que ocorreram os mais fortes eventos ds história recente da minha região, que foram, a granizada de 31 de setembro e 1º de outubro de 2001(granizo gigante e seis mil residencias atingidas), e o tornado de set de 1997, citado inclusive pelo agrometeorologista da Embrapa, Gilberto Cunha.Em 1998( ano de El Niño) se não me falha a memória, foram 3 temporais bem fortes em novembro.

Link to comment
Share on other sites

Máxima chegou em 29,5°, a maior desde o início dos meu registros em Maio. No ponto de observação do Lucas no Jardim Consolata, a máxima chegou em 29,9° 8-)

Agora fazem 28,2° e a UR está em 32%

 

Máxima hoje de 30.7° C no Parque São Paulo com possível aquecimento no registro.

A umidade relativa do ar bateu 32% e segundo o simepar a umidade relativa do ar chegou a 31.1% na zona rural, onde está a estação!

Link to comment
Share on other sites

Dia destes numa transmissão de TV, o pessoal flagrou o pôr-do-sol em POA, muito lindo por sinal.

Não sei em que época do ano o espetáculo fica mais bonito, aí em POA.

Depende da quantidade de mateiral suspenso na atmosfera. Quanto mais névoa e/ou poeira, mais avermelhado é o pôr-do-sol.

 

Agora fa 23,8° com 37% e venta de ENE a 8,7 km/h.

 

Abraços ao pôr-do-sol!

Beleza Marquito, o detalhe é que:

Em agosto não recordo de tão baixa umidade, como agora.Me corrijam se eu estiver errado. :D

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.