Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Super postagem da Metsul agora, responde praticamente 98% das nossas dúvidas daqui para o Sul, principalmente dúvida dos gaúchos, para os catarinenses fica com o Coutinho os maiores detalhes, acho que as dúvidas agora é se os modelos ajustaram ainda quanto à amplitude do frio e se o bloqueio dá um alívio mais para o norte, detalhes que fazem a diferença, mas a base tá definida.

Link to comment
Share on other sites

Super postagem da Metsul agora, responde praticamente 98% das nossas dúvidas daqui para o Sul, principalmente dúvida dos gaúchos, para os catarinenses fica com o Coutinho os maiores detalhes, acho que as dúvidas agora é se os modelos ajustaram ainda quanto à amplitude do frio e se o bloqueio dá um alívio mais para o norte, detalhes que fazem a diferença, mas a base tá definida.

 

Eu li agora e fiquei fascinado. Quanta riqueza de detalhes, quanta precisão na hora de explicar. Sem dúvidas será

um grande evento de frio, e tenho quase que certeza que vai nevar, porém sem acumulação.

Link to comment
Share on other sites

Super postagem da Metsul agora, responde praticamente 98% das nossas dúvidas daqui para o Sul, principalmente dúvida dos gaúchos, para os catarinenses fica com o Coutinho os maiores detalhes, acho que as dúvidas agora é se os modelos ajustaram ainda quanto à amplitude do frio e se o bloqueio dá um alívio mais para o norte, detalhes que fazem a diferença, mas a base tá definida.

 

Eu li agora e fiquei fascinado. Quanta riqueza de detalhes, quanta precisão na hora de explicar. Sem dúvidas será

um grande evento de frio, e tenho quase que certeza que vai nevar, porém sem acumulação.

 

Realmente uma postagem diferenciada e completa. Com a janela se apertando cada vez mais para o provável evento e os modelos convergindo, acredotamos cada vez mais que será algo muito interessante e certamente uma semana conturbada para o sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

SOMAR

 

Ventos podem chegar a 100km/h no Sul do País amanhã

Publicado em: 20/07/2009

 

A semana começa com tempo seco e sol entre nuvens em boa parte da Região Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, as chuvas fracas e isoladas atingem apenas o oeste do Rio Grande do Sul, por conta da chegada de uma nova frente fria, e o litoral norte de Santa Catarina e do Paraná, por conta dos ventos úmidos que sopram do mar. Além disso, o dia segue frio em boa parte dos três Estados e a máxima não passa dos 20°C. Nesta terça-feira, a frente fria avança rapidamente pela Região e provoca pancadas de chuva e trovoadas no sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul. Apesar do baixo acumulado, alertam-se para ventos intensos, com mais de 100km/h no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Além dos ventos, há possibilidade de queda de granizo no oeste gaúcho. Por conta dos fortes ventos que sopram de norte, a temperatura dispara e chega a 25°C no leste e centro do Rio Grande do Sul e no noroeste do Paraná e a 22°C no oeste de Santa Catarina.

 

Na quarta-feira (22) a frente fria provoca chuvas generalizadas na maior parte do Paraná e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, esperam-se ventos de mais de 100km/h no oeste do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima volta a cair e não passa dos 10°C no norte do Rio Grande do Sul e meio oeste de Santa Catarina. Apenas no leste e norte do Paraná, ainda faz calor, com máxima de mais de 26°C em algumas localidades. Na quinta-feira (23) a previsão é de chuvas generalizadas no centro e norte de Santa Catarina e em boa parte do Paraná. A temperatura mínima despenca e varia entre 0°C e 2°C no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, onde há previsão de geadas. A máxima também continua caindo e não passa dos 10°C no oeste e sul do Paraná e centro de Santa Catarina.

 

Na sexta-feira (24) a frente fria causa chuvas mais fracas no centro, leste e norte do Paraná e norte de Santa Catarina. O frio aumenta ainda mais e esperam-se mínimas negativas e geadas amplas no interior do Rio Grande do Sul e centro de Santa Catarina. No sul e sudoeste do Paraná, a mínima varia entre 0°C e 2°C, também com formação de geadas. A máxima não passa dos 7°C no sul e norte do Rio Grande do Sul e Serra de Santa Catarina e dos 10°C no leste, sul e sudoeste do Paraná. Os modelos de previsão indicam que o frio será ainda mais intenso no sábado (25) e a mínima chega a valor inferior a -4°C na serra do Rio Grande do Sul, -1°C e -3°C no interior gaúcho e em boa parte de Santa Catarina e entre 0°C e 3°C no oeste e sul do Paraná, com geadas amplas em todas as localidades citadas. A máxima também permanece baixa e não deverá passar dos 10°C em boa parte dos três Estados da Região.

Link to comment
Share on other sites

Paulo! Comecei a perceber em algumas rodadas de diversos modelos que passam a colocar traços de precipitação ou possibilidade disso aqui para o noroeste! O GFS, por exemplo, colocou alguns míseros mm mais adiante, atrasados da frente fria. O acoplado, que tem certa confiabilidade a curto prazo, coloca NEVE para S. Luiz Gonzaga, Santa Rosa (em 2 dias), e várias outras cidades gaúchas para os próximos dias!!! Basicamente sobre o norte gaúcho, as cidades que indica são S. Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Cruz Alta, Porto Xavier e Passo Fundo. Quem sabe alguma área de instabilidade não traga o fenômeno tão esperado. Alguma coisa o modelo está pegando...

 

O CENÁRIO PODE SURPREENDER.

Link to comment
Share on other sites

Muito me chama a atenção o modelo ETA, colocando uma baixa secundária frente a costa de SC. Isto possibilitaria uma intensificação do fluxo de umidade para a serra, já que até o momento a ampla maioria dos modelos sugere que esta erupção de ar frio seria acompanhada de ar muito seco para o Sul do Brasil e favoreceria mínimas muito baixas em detrimento da neve.

Link to comment
Share on other sites

Muito me chama a atenção o modelo ETA, colocando uma baixa secundária frente a costa de SC. Isto possibilitaria uma intensificação do fluxo de umidade para a serra, já que até o momento a ampla maioria dos modelos sugere que esta erupção de ar frio seria acompanhada de ar muito seco para o Sul do Brasil e favoreceria mínimas muito baixas em detrimento da neve.

 

Caio, eu estava olhando este mapa agora. Há uma banda nebulosidade que vai do início da serra gaúcha, passando por São Joaquim.

Se confirmar teremos neve desde Caxias e talvez Lajes. Mas, a umidade está colocada muito no início do frio que se intensificará. Se houver um movimento de "puxar" estas nuvens em direção ao ar frio: neva na certa!!!

Link to comment
Share on other sites

Muito me chama a atenção o modelo ETA, colocando uma baixa secundária frente a costa de SC. Isto possibilitaria uma intensificação do fluxo de umidade para a serra, já que até o momento a ampla maioria dos modelos sugere que esta erupção de ar frio seria acompanhada de ar muito seco para o Sul do Brasil e favoreceria mínimas muito baixas em detrimento da neve.

 

Caio, eu estava olhando este mapa agora. Há uma banda nebulosidade que vai do início da serra gaúcha, passando por São Joaquim.

Se confirmar teremos neve desde Caxias e talvez Lajes. Mas, a umidade está colocada muito no início do frio que se intensificará. Se houver um movimento de "puxar" estas nuvens em direção ao ar frio: neva na certa!!!

Aee Gamboa, onde está o mapa do ETA, ?Eu só acesso o meteograma d ETA hehe. :D

Link to comment
Share on other sites

Aee Gamboa, onde está o mapa do ETA, ?Eu só acesso o meteograma d ETA hehe. :D

 

Clima no CPTEC na previsão numérica que aparece o mapa de chuvas previstas.

Ahh claro, está na primeira página quando se abre previsão numérica hehe :oops:

Obrigado tocaio!

Só lembrando, dia 21, 23h36min entrada da lua nova, uma lua que "gosta" de frio :lol:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Matão a manhã foi gelada, com mínima de 8,1°C. Neste momento temos vento SE e 14,3°C. A máxima deve chegar a 21°C apenas.

 

PS: Ó céus, há alguma chance dos modelos indicarem que o bloqueio foi pelo menos lá para o centro da Bahia, possibilitanto a chegada da MP aqui??

Link to comment
Share on other sites

É incrível ver pelo GFS que nada há de ocorrer aqui. Nem parece onda de frio.

Sim, por ele e todos os outros, muita água com máximas baixas, normal. :roll: :roll:

Põe agua nisso! Dá a bagatela de 140mm pra Curitiba até o final de semana. Temperatura de superfície quase constante em 10°C

 

Ele dava estes acumulados absurdos na última onda de frio também. No final das contas, nada aconteceu. E o frio minguou.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, hj saí de POA rumo à Curitiba às 7:25hs. Por volta de de 7:50hs passei por Sâo Joaquim e consegui avistar a única região da serra com geadão, geadão forte mesmo, nessa manhã. Advinha que região era essa? PERICÓ !!!

 

Na tua estação zerou, mas pela janela do avião não se avistava muita geada no entorno de SJ. Se tinha já havia derretido ou era muito fraca, imperceptível da janela do avião. Porém o Pericó tava branco!! Geada forte por lá!!!

 

Canela teve mínima de 3,8C após ter virado a meia-noite ao redor de 7C. Foi uma bela queda graças a ausência de vento e nuvens. Pq não temos um quadro assim quando há mais frio em altura. Continuo sem registrar geada no meu jardim ( :oops: ) nesse estranho inverno de 2009 onde temos anomalias negativas sem geada consistente na serra gringa.

Link to comment
Share on other sites

Acho engraçado que a RBS está sempre fora da realidade... Estão dando um frio normal para Porto Alegre na quinta-feira... Entre 11°c (mínima) e máxima (15°c). Confesso que custo a entender o que fazem os meteorologistas nesta empresa.

Tem uma mulher então (que não vou dizer o nome por ética), que quando fala é pura besteira. Disse que o inverno 2009 não seria de muito frio, normal... E com eventos de calor.

Até agora não vi nenhum aquecimento significativo. Na minha opinião, o inverno, mesmo que esta onda de frio não viesse, já poderia ser considerado rigoroso.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Acho engraçado que a RBS está sempre fora da realidade... Estão dando um frio normal para Porto Alegre na quinta-feira... Entre 11°c (mínima) e máxima (15°c). Confesso que custo a entender o que fazem os meteorologistas nesta empresa.

Tem uma mulher então (que não vou dizer o nome por ética), que quando fala é pura besteira. Disse que o inverno 2009 não seria de muito frio, normal... E com eventos de calor.

Até agora não vi nenhum aquecimento significativo. Na minha opinião, o inverno, mesmo que esta onda de frio não viesse, já poderia ser considerado rigoroso.

Abraços!

Curioso é que destoam as previsões da Central de Meteorologia e do Cleo. Este último já falou no frio intenso colocando 6 dias seguidos de muito frio.

Link to comment
Share on other sites

É incrível ver pelo GFS que nada há de ocorrer aqui. Nem parece onda de frio.

Sim, por ele e todos os outros, muita água com máximas baixas, normal. :roll: :roll:

Põe agua nisso! Dá a bagatela de 140mm pra Curitiba até o final de semana. Temperatura de superfície quase constante em 10°C

 

Pareçe que o PR vai ficar exatamente no meio do caminho, entre o ar frio e o bloqueio. Acho que devemos ter aqui um gradiente de temperatura bem grande entre sul e norte do estado. Um pouquinho a mais que o ar frio avançe, ja podera trazer alguma surpresa, assim como o contrario...a linha que ira separar uma surpresa de uma decepçao, sera bem curta... :roll:

 

Mas por melhor que seja, ficaremos muito longe do que vai aconteçer no RS...

Link to comment
Share on other sites

Acho engraçado que a RBS está sempre fora da realidade... Estão dando um frio normal para Porto Alegre na quinta-feira... Entre 11°c (mínima) e máxima (15°c). Confesso que custo a entender o que fazem os meteorologistas nesta empresa.

Tem uma mulher então (que não vou dizer o nome por ética), que quando fala é pura besteira. Disse que o inverno 2009 não seria de muito frio, normal... E com eventos de calor.

Até agora não vi nenhum aquecimento significativo. Na minha opinião, o inverno, mesmo que esta onda de frio não viesse, já poderia ser considerado rigoroso.

Abraços!

 

Eventos de calor? Quais? O Rio Grande do Sul faz mais de mês que não tem máximas diárias altas. Todos os dias de julho estão sendo frios. Podem não ser dias de frio daqueles que marcam por serem de frio EXTREMO, mas são dias bastante frio sim. E se os modelos estiverem certos, essa semana será absurdamente fria no RS. É no mínimo incompetência da RBS e das outras emissoras não emitirem um sinal sequer da possibilidade de um bom frio e eventos meteorológicos fortes (ventos, chuvas e até tornados) para essa semana.

Link to comment
Share on other sites

Na tua estação zerou, mas pela janela do avião não se avistava muita geada no entorno de SJ. Se tinha já havia derretido ou era muito fraca, imperceptível da janela do avião. Porém o Pericó tava branco!! Geada forte por lá!!!

 

Bruno, do avião era possível avistar a geada?

 

No Pericó, perfeitamente. Era forte!

Link to comment
Share on other sites

Recebi um report da World Weather, Inc pra ficar esperto com essa massa pela potencia e facilidade com que a trajetória pode mudar. Mencionaram 1994.

 

Desespero, ansiedade detected.! Já estou tomando as cápsulas de calmante que os médicos me entregaram quando tomei a Vacina contra a Febre Geéfiéssica, caso ela não faça o efeito esperado.

 

Neste momento temos 16,2°C com sol forte, sem nuvens. Chances remotas da maxima ficar abaixo de 20°C.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, pelo o que eu observo, o frio não será nada demais do Paraná pra cima...Frio normal, instabilidade.

Por isso minha opinião continua a mesma: Curitiba, quando é atingida por uma forte massa polar, consegue mínimas muito baixas, que superaram em muito Porto Alegre. Mas "quando é atingida"... Ou lhe resta o chamado "frio vampiro". A amplitude no geral de frio em Porto Alegre é bem maior. Desta vez, por exemplo, a tendência é Porto Alegre superar muito Curitiba nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Recebi um report da World Weather, Inc pra ficar esperto com essa massa pela potencia e facilidade com que a trajetória pode mudar. Mencionaram 1994.

 

Desespero, ansiedade detected.! Já estou tomando as cápsulas de calmante que os médicos me entregaram quando tomei a Vacina contra a Febre Geéfiéssica, caso ela não faça o efeito esperado.

 

Neste momento temos 16,2°C com sol forte, sem nuvens. Chances remotas da maxima ficar abaixo de 20°C.

 

Tucci, difícil uma baixa de 990mb não levantar para cima esse monstro. Também tenho essa mesma suspeita de que os modelos podem colocar de última hora esse frio avançando com tudo para o norte.

 

Àqueles que só estão olhando para essa MP, olhem um pouco para frente e reparem no "monstrinho" que já aparece nos mapas de 180hs.

Link to comment
Share on other sites

Recebi um report da World Weather, Inc pra ficar esperto com essa massa pela potencia e facilidade com que a trajetória pode mudar. Mencionaram 1994.

 

 

Pois é, achei interessante, o pessoal menciona uma certa cautela... Pra nós seria o céu se isso realmente se confirmasse, não?hehe...

 

só por curiosidade:

 

Comparing the trajectory of the cold front that produced the first frost of 1994 with the trajectory for the one coming this weekend, suggests caution and concerns.

 

World Weather, Inc. urges caution for this week because the cold airmass

is potent and it would not take much of a change to swing some of the coldest air into the

heart of southern Brazil coffee country. As of this writing it looks as though cloudiness and

showers will protect coffee in Sul de Minas and Sao Paulo from threatening cold

temperatures. However, Parana may see some nippy temperatures in the Friday through

Monday time period.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, pelo o que eu observo, o frio não será nada demais do Paraná pra cima...Frio normal, instabilidade.

Por isso minha opinião continua a mesma: Curitiba, quando é atingida por uma forte massa polar, consegue mínimas muito baixas, que superaram em muito Porto Alegre. Mas "quando é atingida"... Ou lhe resta o chamado "frio vampiro". A amplitude no geral de frio em Porto Alegre é bem maior. Desta vez, por exemplo, a tendência é Porto Alegre superar muito Curitiba nas mínimas.

 

 

Pois é João, mas isso é anormal, se você observar a normal 61-90. Me refiro ao frio ficar represado tantas vezes de 2000 pra cá...

Por isso não neva mais com intensidade, e o sudeste que tinha geadas fortes a cada 4 anos, agora tem a cada 10...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Recebi um report da World Weather, Inc pra ficar esperto com essa massa pela potencia e facilidade com que a trajetória pode mudar. Mencionaram 1994.

 

Desespero, ansiedade detected.! Já estou tomando as cápsulas de calmante que os médicos me entregaram quando tomei a Vacina contra a Febre Geéfiéssica, caso ela não faça o efeito esperado.

 

Neste momento temos 16,2°C com sol forte, sem nuvens. Chances remotas da maxima ficar abaixo de 20°C.

 

Tucci, difícil uma baixa de 990mb não levantar para cima esse monstro. Também tenho essa mesma suspeita de que os modelos podem colocar de última hora esse frio avançando com tudo para o norte.

 

Àqueles que só estão olhando para essa MP, olhem um pouco para frente e reparem no "monstrinho" que já aparece nos mapas de 180hs.

 

Agree. Uma zona de menor pressão ficará muito tempo sobre SP e RJ mandando chuvas, com porteira aberta. Vai catapultar pra cima.

Link to comment
Share on other sites

Tucci, difícil uma baixa de 990mb não levantar para cima esse monstro.

 

990 ????

 

Meu caro, vai estar 985 na costa da Pcia de Buenos Aires e 955/960 no extremo Sul do Atlantico. 990 Uruguaiana pode ter amanhã. Vcs nao leem o que a gente escreve e ficam prestando atencao nos gringos ?

 

 

Mandei as suas análises sobre este frio, pra quase toda mesa de São Paulo. Só citei a análise dos gringos pra poder sonhar um pouco, digo, esperar alguma chance desse frio avançar com força pelo interior do país, e não ficar represado só em RS e SC...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tucci, difícil uma baixa de 990mb não levantar para cima esse monstro.

 

990 ????

 

Meu caro, vai estar 985 na costa da Pcia de Buenos Aires e 955/960 no extremo Sul do Atlantico. 990 Uruguaiana pode ter amanhã. Vcs nao leem o que a gente escreve e ficam prestando atencao nos gringos ?

Claro que lemos. Estamos postando porque tem mais gente concordando com voces. O Mundo hoje aclamando a Metsul.

Link to comment
Share on other sites

Tucci, difícil uma baixa de 990mb não levantar para cima esse monstro.

 

990 ????

 

Meu caro, vai estar 985 na costa da Pcia de Buenos Aires e 955/960 no extremo Sul do Atlantico. 990 Uruguaiana pode ter amanhã. Vcs nao leem o que a gente escreve e ficam prestando atencao nos gringos ?

 

 

Mandei as suas análises sobre este frio, pra quase toda mesa de São Paulo. Só citei a análise dos gringos pra poder sonhar um pouco, digo, esperar alguma chance desse frio avançar com força pelo interior do país, e não ficar represado só em RS e SC...

 

Sds.

 

Silvinho voce leu minha mensagem endereçada a voce aqui outro dia?

Sobre o e-mail, talvez tenha recebido de voce. QUem me mandou foi o Tonico.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Claro que lemos. Estamos postando porque tem mais gente concordando com voces. O Mundo hoje aclamando a Metsul.

 

Ninguém está aclamando Tucci. O que surpreende é ler o pessoal aqui postar que vai o ciclone será de 990 hpa se está se falaando em ciclone de 960 na costa argentina. E aí se espantam com os estrangeiros que ficam em cima do muro, dizendo sem dizer.

 

Calma lá, gente!

Link to comment
Share on other sites

Direto da METSUL:

 

ADVERTÊNCIA METEOROLÓGICA ESPECIAL

 

Por Eugenio Hackbart

Publicado em 20/07/2009 01:06

 

A semana que começa será extraordinária do ponto de vista meteorológico no Conesul com uma seqüência de eventos extremos da mais variada ordem. Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul serão as áreas mais atingidas. O cenário é tão complexo que, para a melhor compreensão do que pode ocorrer, separamos por tópicos o que se pode esperar no decorrer dos próximos dias.

 

Ar quente e vento Norte – A pressão atmosférica cairá muito no Centro e no Norte da Argentina a partir desta segunda-feira, favorecendo uma corrente de jato em baixos níveis que transportará ar quente para o Sul e instabilizará a atmosfera. A atuação do jato será mais sentida no Rio Grande do Sul na terça-feira, com a elevação da temperatura e a intensificação do vento Norte, e na primeira metade da quarta-feira. Na noite de terça e entre a madrugada e a manhã de quarta é que se espera o vento Norte possa ser mais intenso, não se descartando danos ou transtornos pela sua atuação, em especial naquelas localidades tradicionalmente mais afetadas pelo fenômeno como na região de Santa Maria e a Metade Norte gaúcha. Devido à atuação do ar mais quente e instável já não se descarta chuva em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, sobretudo no Norte e no Oeste. Não se descarta que haja instabilidade nas demais regiões, acompanhando o avanço do ar quente nesta terça.

 

Ciclone extratropical – Um ciclone extratropical vai se formar na terça-feira junto à província de Buenos Aires. O processo de ciclogênese (formação do sistema) tende a ser explosivo, uma verdadeira bomba meteorológica, ou seja, com queda da pressão atmosférica superior a 24 hPa em um período de 24 horas. A pressão pode cair para valores perto de 990 hPa em cidades como Buenos Aires e Montevidéu. Com isso, a instabilidade deve ganhar muita força no Centro da Argentina e no Uruguai com chuva que pode ser forte a torrencial com acumulados localizados muito expressivos e vento com potencial de causar danos estruturais e risco à vida humana, possivelmente com rajadas superiores a 100 km/h em áreas costeiras e que podem atingir força de furacão. O cenário é de extrema preocupação para o Rio da Prata e entorno. Este ciclone deve ejetar rapidamente em direção à Antártida e no seu deslocamento deve se intensificar ainda mais, transformando-se em um superciclone no Atlântico Sul, semelhante ao que ocorreu na primeira semana de setembro de 2006. A pressão atmosférica do centro da baixa que já estará perto de 985 hPa na costa de Buenos Aires pode cair para valores entre 955 hPa e 960 hPa, uma vez que o ciclone alcançar o Oceano Antártico.

 

Frente fria e tempo severo – O ciclone, ao se formar, dará origem a uma frente fria que vai avançar pelo Norte da Argentina e o Sul do Brasil. Ao se deslocar para o Norte, encontrará uma atmosfera quente e com pressão atmosférica muito baixa. Valores de pressão entre 990 e 995 hPa não pode ser descartados em algumas cidades gaúchas. Haverá ainda a atuação de uma corrente de jato. Ademais, o gradiente (diferença) de temperatura entre as massas de ar divididas pela frente será enorme. Com isso, o potencial para tempo severo é enorme, mesmo que os modelos não apontem elevados índices de instabilidade. A MetSul Meteorologia, assim, adverte para o risco de temporais que podem ser intensos localmente. Não se desenha um sistema frontal como grande produtor de chuva, mas pode ocorrer chuva forte a torrencial de curta duração. No Sul e no Oeste já pode chover forte até o final desta terça, alcançando o mau tempo as demais regiões na quarta. Preocupa-nos, em especial, o risco de vendavais pelo cenário como um todo que se apresenta. Há a possibilidade de vento muito intenso localizado e mesmo atividade tornádica não pode ser descartada em vista do cenário semelhante ao que produziu tornados no mês de julho no passado (eventos ocorridos na Serra).

 

Frio intenso a extremo – A massa de ar polar que afetará a Argentina e o Uruguai a partir de quarta-feira trará frio extremo. Nos dois países, esta será uma das erupções de ar polar mais fortes desta década com potencial de ser histórica. Valores de temperatura em 850 hPa (1.500 metros) entre -8ºC e -10ºC são indicados pelos modelos para a província de Buenos Aires e o Sul do Uruguai, o que é muito raro de se observar. O Centro-Sul da Argentina e o Uruguai devem experimentar mínimas excepcionalmente baixas e máximas também muito baixas, mesmo com sol. O ar gelado vai invadir também o Sul do Brasil e com muita força. As menores marcas no nível de 850 hPa são esperadas para a Metade Sul, para onde os modelos indicam de -5ºC a -7ºC, mas no restante da região, mesmo que os valores no nível de 850 hPa não atinjam valores tão extremos como no Sul gaúcho e nos países do Prata, o frio será por demais intenso. A temperatura já começaria a despencar no Sul gaúcho no final da quarta-feira, tomando conta do Estado o ar polar na quinta, quando a sensação térmica seria muito baixa por efeito do vento com rajadas fortes a ocasionalmente intensas, particularmente no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. No final da quinta-feira, antes mesmo da chegada da madrugada, já podem ser registrados valores de temperatura em superfície perto de 0ºC em muitos locais do Estado, até na Grande Porto Alegre. As máximas da quinta e, em particular, da sexta devem ser muito baixas, inferiores a 10ºC em um grande número de municípios. Em Porto Alegre, na sexta, pode ficar apenas ao redor de 10ºC, mesmo com a presença do sol. As madrugadas de sexta, sábado e do próximo domingo seriam gélidas no Rio Grande do Sul com marcas negativas generalizadas e que poderia ser registradas até em Porto Alegre e no Litoral, onde raramente a temperatura cai abaixo de zero. Na Grande Porto Alegre, com base nos mais recentes dados, poderiam ser registrados valores entre -2ºC e -4ºC em alguns pontos. Marcas de -3ºC a –5ºC, significativas até para a Serra, poderiam ser registradas na fronteira com o Uruguai, o que estaria perto de mínimas históricas. Nos Aparados, sobretudo em áreas de baixadas, não podem descartadas marcas de -4ºC a -6ºC, não se descartando valores ainda menores. O ar gelado traria frio muito intenso ainda para Santa Catarina e o Sul e o Oeste do Paraná. Na região de Curitiba e em São Paulo, o frio - nada de excepcional - seria úmido e acompanhado de chuva que pode ter até volumes elevados na segunda metade da semana. De todos os elementos desta análise, o que entendemos ainda mais sujeito a mudanças é o frio, sua intensidade e amplitude, logo os prognósticos de temperatura sofrerão ajustes no decorrer da semana.

 

Geada e neve – Dificilmente, se analisada a história, massas de ar polar tão intensas não trazem neve para o Sul do Brasil. Ocorre que todos os dados indicam que o ar estaria muito seco com a chegada do ar gelado ao Sul do Brasil devido à posição do ciclone, frustrando a ocorrência do fenômeno. No decorrer da semana, entretanto, existe a possibilidade dos modelos indicarem bandas de nebulosidade alcançando o Sul gaúcho ou mesmo formadas por levantamento vertical – relevo – do ar gelado. Na Argentina e no Uruguai, o cenário deve ser diferente. A circulação de umidade do ciclone deve alcançar a província de Buenos Aires e o Sul do Uruguai. Pode nevar com acumulação na província de Buenos Aires. As áreas mais propensas ao fenômeno seriam as regiões de Tandil, Bahia Blanca e Mar del Plata. Em Mar del Plata, a neve caiu com acumulação na história recente apenas em 1º de agosto de 1991, 10 de julho de 2004 e 9/10 de julho de 2007. Na Sierra de La Ventana, no Sul da província, pode nevar com maior acumulação. Não se pode descartar a precipitação de neve ou gelo na Capital Federal (Buenos Aires) e o conurbano (área metropolitana), mas não se espera uma repetição de 2007. Não se descarta que possa nevar ainda no Sul e Leste do Uruguai, inclusive em Montevidéu, com maior chance nos cerros. A última neve expressiva em Montevidéu se deu em 26 de junho de 1980, inclusive com acumulação. Em 1º de agosto de 1991, as serras de Minas no Uruguai ficaram brancas. Já a geada deve ser forte a severa de forma generalizada no Uruguai e no Centro da Argentina. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, igualmente se espera geada generalizada de intensidade moderada a forte com potencial enorme de ser severa em alguns locais.

 

Oceano – A atuação do ciclone e o forte swell de Sul deve gerar mar muito agitado especialmente nos litorais da Argentina e do Uruguai, mas as condições do mar devem se deteriorar e muito também na costa gaúcha na segunda metade da semana. Há o risco de ressaca na orla. Nas costas uruguaia e argentina não se descarta que em alguns pontos possa se dar o fenômeno da praia coberta de espuma, tal qual se deu na grande onda de frio de julho de 2000 em Punta del Este. Os modelos indicam ondas de até 25/27 pés em alto mar nos litorais argentino e uruguaio, o que são vagas enormes e tipicamente vistas em tempestades de inverno nas costas nordeste dos Estados Unidos (Nor'easter) e da Europa (orkan na Alemanha).

 

http://www.metsul.com/blog/

Link to comment
Share on other sites

Claro que lemos. Estamos postando porque tem mais gente concordando com voces. O Mundo hoje aclamando a Metsul.

 

Ninguém está aclamando Tucci. O que surpreende é ler o pessoal aqui postar que vai o ciclone será de 990 hpa se está se falaando em ciclone de 960 na costa argentina. E aí se espantam com os estrangeiros que ficam em cima do muro, dizendo sem dizer.

 

É um elogio! To falando sério, eu mesmo falei pra um pessoal de fora ler a analise de voces de hoje.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Recebi um report da World Weather, Inc pra ficar esperto com essa massa pela potencia e facilidade com que a trajetória pode mudar. Mencionaram 1994.

 

Hoje, não consigo enxergar um evento do tipo 1994. O qur tu achas Coutinho ?

 

Alexandre, desculpe minha intromissão mas não vejo neste episódio uma similaridade com 94. Como bem destacado por você temos um quadro semelhante com setembro de 2006, com a diferença de que o ciclone está ainda mais afastado da costa.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.