Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Interessante é a continuidade do frio. Como há compensação da natureza quando há disparidades, acredito que virá calores fortes em agosto. Alternados com ondas de frio. Agosto nunca escapa a isto. Sempre ocorre. Principalmente na segunda quinzena.

Se ocorrer esta compensação - esta é a minha tese - teremos o "calorico" de julho ocorrendo em alguns dias de agosto. Sendo, empurrado por MPs. Vide vários outros anos em que isto ocorreu.

Esta manutenção de frio cosntante durante quase todo o mês de julho , para mim, é uma alegria. Se vier a neve de agosto ou setembro, seria o inverno perfeito.

Porém, a tristeza é ver tanta gente passando frio. É o lado ruim.

Quando morei no Maranhão, os mendigos dormiam ao relento sempre. Nunca tinhamn dificuldades com o frio. Aqui, as ruas esvaziam de mendigos. Com frio não há como desaparecer. Há em Porto Alegre 1200 moradores de rua. 600 vagas disponíveis nos albergues. Sem contar as várias pessoas que caíram nas ruas por insanidade ou abandono.

Ficar em nossas casas aquecidas é ótimo e "romântico". Mas, há o outro lado desagradável.

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba chove desde quinta-feira. Dentro de casa as paredes estão muito umidas e, segundo o SIMEPAR, a chuva deve continuar. Este inverno está bastante úmido, diferente de dois anos atrás, por exemplo, onde tivemos até racionamento de água aqui em Curitiba.

 

Neste momento, temos uma garoa bem fina, mas choveu bem durante a tarde. Temperatura de 13,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Talvez tenha me expressado mal. O inverno esta frio e, com excessao der CDJ, que eh muito alta e tem clima mais peculiar, o inverno esta frio por aqui, a ponto der eu sentir saudades do verao e da praia. Frio constante cansa, mas a gente nunca esta satisfeito... Se estivesse quente e seco, eu taria pedindo um inverno frio e chuvoso - como esse.

Em relacao ao andamento desse inverno, o destaque para SP, RJ, MG, creio que a maior parte do PR tambem, foi junho. Junho foi frio constante, umido e com extremos der frio muito bons, como os 2.4 registrados pelo Evandro em Itapevi e os -4,1 C do Horto CDJ.

Pra Campos, pelas minhas observacoes, junho foi muito frio, com bom extremo, 8 dias abaixo der zero, media maxima baixa e media do mes der 8,4C, excelente. Em julho, os extremos e medias minimas se foram, uma vez que os nucleos das mps nao chegaram por aqui. Mas nao da pra falar que nao fez frio, ja que a umidade manteve as maximas muito baixas. CDJ vai fechar perto der 10,5C der media, mas com media maxima em 16,xC, o que eh baixo.

O inverno esta perfeito no RS, mais precisamente do 28S para baixo. Uma vez o Bruno me disse que pequenas diferencas der latitude, como 1 grau, a partir dos 27, 28 sul, faziam uma baita diferenca. Parece que eh isso mesmo.

Mensagem longa essa hein.... E ainda estou digitando der um telefone.... Devo ter demorado uns 10 mins para completar.

Inte.

Link to comment
Share on other sites

Tal pra falar que nao fez frio, ja que a umidade manteve as maximas muito baixas. CDJ vai fechar perto der 10,5C der media, mas com media maxima em 16,xC, o que eh baixo.

 

Mas as máximas não estou baixas, estão normais, só que com mínimas de 3 graus acima da média as médias estão ruins, em CJ péssimas (se a sua estação é boa para comparação com a antiga do normal Inmet em local desconhecido, este mês está uns 2 graus acima da média de 8,2). Ano passado fechou com máxima de quase 18 por causa do ar seco, mas na média foi bem menor, como a chuva diminui as máximas e a maior parte de nós passa mais o dia do que a noite na rua, o mês parece menos quente do que está.

 

Julho de 2009 aqui está como julho de 2008 no sul, ruim a péssimo, mas junho realmente conseguiu as menores médias dos últimos anos em diversas cidades do sudeste, até o Mirante do Santana fechou com anomalia de -1 (mesma de POA) o que é muito significativo nos dias de hoje.

 

A última madrugada foi típica de verão (sem nenhum exageiro) em todas as áreas de serra do sudeste, sem ar quente isto não seria possível.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital é o pior julho desde 2006, 2006 foi "foda" se não fosse por dois eventos rápidos em setembro e novembro (sim novembro) não teria inverno algum, nas serras acho que tá pior que 2006, difícil achar algum pior que esse.

 

Pelo menos o vexame das mínimas absolutas em parte do sul acabou, menos mal, no RS só faltou a neve para o inverno ser histórico. Quem sabe ainda dá tempo...

 

O fator principal para o frio não estar chegando tantas vezes como nos outros anos em grande parte do sudeste é justamente a falta de ciclone potente na nossa costa, ou no máximo entre o Uruguai e o RS. Perdoem-me e corrijam-me se eu estiver errado, mas quando foi a última vez que se formou um potente ciclone na nossa costa? Que eu me lembro foi no memorável começo de janeiro desse ano!

Link to comment
Share on other sites

Uma vez o Bruno me disse que pequenas diferencas der latitude, como 1 grau, a partir dos 27, 28 sul, faziam uma baita diferenca. Parece que eh isso mesmo.

 

A minha teoria diz que as médias mudam bastante a partir dos 28S para locais de mesma altitude, topografia e geografia (distância em relação ao mar e lagos). Exemplo: São Francisco de Paula está 0,7º de latitude mais ao sul que Bom Jesus e possui 150 metros a menos de altitude. A distância de ambas em relação ao mar é a praticamente a mesma e ambas estão muito próximas de perais (Bom Jesus está ao lado do vale do rio das antas). A média de ambas as cidades é igual em julho.

 

Outro exemplo é Vacaria e Canela. São também cerca de 150 metros de altitude de diferença. Embora não haja normais para Canela, eu penso que as normais de julho entre ambas sejam quase iguais.

 

A comparação entre Pelotas e Santa Vitória do Palmar é outra interessante. Ambas estão na mesma altitude e possuem a mesma distância do mar, porém há 1,5º de latitude de diferença. A diferença entre a média de ambas é de 1,0ºC.

 

Entretanto...

 

Se vc comparar Florianópolis com Joinville há quase 1,5º de latitude de diferença e a média de ambas em julho é igual.

 

Se compararmos Mafra (900 metros) com Curitibanos, verificaremos médias de julho quase iguais para uma diferença de latitude tão grande (1,5º) e ainda a leve vantagem de altitude de Curitibanos.

 

O mesmo vale para as similaridades de média existentes entre Teresópolis/RJ e as cidades serranas do sul do Estado de SP. Médias quase iguais e quase 2º de latitude de diferença.

Link to comment
Share on other sites

Esqueci de informar que a exposição dos meus lábios ao frio de -9,0C hj de manhã resultou em lábios quase em carne viva na minha boca. Foi o maior frio tupiniquim que já recebi, porém não foi a pior sensação térmica. SJ em 2004 tinha uma sensação de -20C. Absurdo total. Para se ter uma idéia do quão relevante é isso, eu só costumo ficar com os meus lábios assim quando vou esquiar.

 

É....a brincadeira não foi fácil!

Link to comment
Share on other sites

Acho que desta vez conjugou a falta de ciclone com um bloqueio muito forte (mas os modelos, que eu sempre critico, pegaram muito bem este bloqueio desde a gestação da onda de frio, em nenhum momento colocaram o frio chegando ao sudeste, palmas para eles).

 

O ciclone de janeiro foi muito significativo mesmo, basta lembrar que Porto Alegre teve de longe a marca térmica mais importante do ano (a máxima de 17,X em janeiro foi um outlier, historicamente bem mais mais relevante que os 0 de ontem), aqui no Rio este julho teve um dia com muito vento, típico de ciclones fortes de antigamente, mas não havia muito ar frio para o ciclone impulsionar.

Link to comment
Share on other sites

Mensagem que enviei agora há pouco à Metsul, não sei se o Alexandre vai publicar ou não, também não me importo com isto, o importante é que a verdade está vindo à tona com fatos, comprovações, testemunhas, imagens.

Por mais que alguns não queiram enxergar o que está escancarado.

Nem vou debater sobre isto, simplesmente, deixo pra lá...

Lamento que não houve uma que seja citação do frio registrado em,termômetro abrigado no interior de Soledade de -8,5º, agora Vicentina, Santa Rosa, e outras tem validade, enquanto que Soledade e os meus dados pra vcs não tem?

Interessante que 1 u 2º negativos em POA causam um auê, e aqui deu quase 9º negativos e nada...

Valeu

Link to comment
Share on other sites

Paulo

 

Acho que nós aqui não estamos desconsiderando tua medição. Acreditamos. Afinal está de forma convencional o abrigo.

O que existe é que há cidades com maior influência que outras. Porto Alegre é capital, cidade das mais quentes do estado. Logo, aqui localizam-se emissoras importantes, centro de tudo no estado. É como acontecer algo no Rio de Janeiro, a Globo noticia qualquer coisa que por lá ocorre. Mas, há coisas importantes fora do eixo Rio-São Paulo que se quer são noticiadas.

Assim como Porto Alegre e o RS são províncias para o centro do país, Soledade e outros municípios são provícnias para a capital.

Logo, normal o que ocorre.

Mas, para oas Bazianos tua medição tem muito valor. Como a do Bruno em Canela. Eu, acredito fielmente.Pois, os conheço há longo tempo do BAZ. O Bruno, inclusive, conheço pessoalmente!!!

 

Não desanima , Tchê!! Não tá morto quem peleia!!!

Link to comment
Share on other sites

Talvez tenha me expressado mal. O inverno esta frio e, com excessao der CDJ, que eh muito alta e tem clima mais peculiar, o inverno esta frio por aqui, a ponto der eu sentir saudades do verao e da praia. Frio constante cansa, mas a gente nunca esta satisfeito... Se estivesse quente e seco, eu taria pedindo um inverno frio e chuvoso - como esse.

Em relacao ao andamento desse inverno, o destaque para SP, RJ, MG, creio que a maior parte do PR tambem, foi junho. Junho foi frio constante, umido e com extremos der frio muito bons, como os 2.4 registrados pelo Evandro em Itapevi e os -4,1 C do Horto CDJ.

Pra Campos, pelas minhas observacoes, junho foi muito frio, com bom extremo, 8 dias abaixo der zero, media maxima baixa e media do mes der 8,4C, excelente. Em julho, os extremos e medias minimas se foram, uma vez que os nucleos das mps nao chegaram por aqui. Mas nao da pra falar que nao fez frio, ja que a umidade manteve as maximas muito baixas. CDJ vai fechar perto der 10,5C der media, mas com media maxima em 16,xC, o que eh baixo.

O inverno esta perfeito no RS, mais precisamente do 28S para baixo. Uma vez o Bruno me disse que pequenas diferencas der latitude, como 1 grau, a partir dos 27, 28 sul, faziam uma baita diferenca. Parece que eh isso mesmo.

Mensagem longa essa hein.... E ainda estou digitando der um telefone.... Devo ter demorado uns 10 mins para completar.

Inte.

 

Apesar das mínimas inexpressivas dos últimos dias devido à chuva (que está me deixando mofado, he he), provavelmente julho ficará dentro da média de temperaturas 61-90. O frio está constante e muito úmido, totalmente subtropical. ^^^

 

Eu só trocaria esse frio úmido com mínimas inexpressivas por um frio seco com amplitude térmica tipo -2ºC~15ºC durante o dia, ou seja, uma Campos do Jordão em seus dias "normais" de inverno após uma MP moderada. Calor, nem pensar... não sinto a menor saudade e me dá arrepios só de pensar um sol ardido queimando minha pele e me fazendo suar às bicas com 30ºC . :lol:

Link to comment
Share on other sites

Se eu divulgo - 9C em Soledade sem ter em mãos um dossiê para me defender das acusações que fatalmente virão de gente na imprensa, do público e de outros órgãos de Meteorologia, eu não posso divulgar. Santa Rosa e Vicentina são medições feitas por ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS das mais modernas. Ademais, as conheço. Nada contra Soledade. É que tu não corre o risco de ouvir no outro dia. Sobre Porto Alegre, nela apenas moram 1,5 milhão de pessoas. Na sua área metropolitana, são mais 2,5 milhões. São apenas 4 milhões de pessoas, 40% da população estadual. Região essa que teve em alguns pontos a menor mínima em 25, 16 e 14 anos, dependendo da estação. E não é a MetSul dando destaque exagerado a Porto Alegre. Correio do Povo e Zero Hora de domingo vieram com manchetes de capa sobre o frio em PORTO ALEGRE. O jornalista, em tese, sabe o que é importante no fato. E Porto Alegre é tão grande e importante como cidade no Estado que tem site próprio de Meterorologia, como tem São Paulo (CGE) e Rio (Georio).

Alexandre já disse que não vou debater contigo, até compreendo em parte tua preocupação, mas engraçado que quando vcs já referiram frio de SJ,ou da vilinha que é Ausentes que não é maior que o Mormaço aqui, tudo beleza.

Mas só uma frase: Conhece o ditado aquele?

" Se não quer; tem quem queira"?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Imagens do maior frio tupiniquim que já peguei hoje na baixada do Castelinho em Canela:

 

1 - Reparem a forte geada no topo das araucárias, o que comprova a temperatura bem abaixo de zero

http://img216.imageshack.us/img216/4923/26072009280.jpg

 

2 - Visão leste

http://img216.imageshack.us/img216/1371/26072009284.jpg

 

3 - Visão leste com zoom

http://img20.imageshack.us/img20/9681/26072009281.jpg

 

4 - Caracol/Castelinho

http://img40.imageshack.us/img40/8997/26072009288.jpg

 

5 - Sensor e "abrigo" - I

http://img253.imageshack.us/img253/6896/26072009279.jpg

 

6 - Sensor e "abrigo" - II

http://img20.imageshack.us/img20/4876/26072009287.jpg

 

7 - Temperatura registrada no momento da coleta: -8,3ºC

http://img253.imageshack.us/img253/9623/26072009286.jpg

 

8 - Agora comparem com a geada normal registrada lá em casa

http://img20.imageshack.us/img20/7531/26072009290.jpg

 

9 - Outra, agora com a estação

http://img40.imageshack.us/img40/6905/26072009291.jpg

 

Espeo que tenham gostado do meu "abrigo", heheheh. Não fosse ele e a mínima, ao invés de -9,0C, seria -13,0C!

Link to comment
Share on other sites

Se eu divulgo - 9C em Soledade sem ter em mãos um dossiê para me defender das acusações que fatalmente virão de gente na imprensa, do público e de outros órgãos de Meteorologia, eu não posso divulgar. Santa Rosa e Vicentina são medições feitas por ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS das mais modernas. Ademais, as conheço. Nada contra Soledade. É que tu não corre o risco de ouvir no outro dia. Sobre Porto Alegre, nela apenas moram 1,5 milhão de pessoas. Na sua área metropolitana, são mais 2,5 milhões. São apenas 4 milhões de pessoas, 40% da população estadual. Região essa que teve em alguns pontos a menor mínima em 25, 16 e 14 anos, dependendo da estação. E não é a MetSul dando destaque exagerado a Porto Alegre. Correio do Povo e Zero Hora de domingo vieram com manchetes de capa sobre o frio em PORTO ALEGRE. O jornalista, em tese, sabe o que é importante no fato. E Porto Alegre é tão grande e importante como cidade no Estado que tem site próprio de Meterorologia, como tem São Paulo (CGE) e Rio (Georio).

 

Detalhe que SP está muito bem servida de estações meteorológicas pelo CGE (em parceria com a Somar), ainda mais agora com novas estações como Pinheiros, Itaim Paulista, etc...

 

Quem dera se o CGE junto com a Somar fizesse parceria com as prefeituras dos municípios da Grande SP para instalar mais estações... seria uma bela surpresa ver dados de locais como S. Lourenço da Serra, Mogi das Cruzes, Itapevi, Aldeia da Serra, etc. após frentes frias. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Poisé gente, Pato deve ter predominio das nuvens até na quarta pelo que parece, com mais chuva entre terça/começo da quarta, depois nem quente nem frrrriio, e volta a chuva no FDS!

 

Pelo menos estaremos na frente, e não acima dela!!!! :lol: :lol: :lol: :D :roll: :oops:

 

Hoje, 6,7°C a 14,4°C, voltou a garoas bem na útima hora, faz 10°C!

 

Abraços

 

ps: Bruno, magnífica a geada!!!!!!!!!!

 

estava parecido, em menor escala, na Baixada da Sadia a 4km da área urbana em junho do ano passado -2,9°C aqui em casa e junho desse ano -1,9°C aqui em cas,a com muita geada em cima das árvores! Lá está a uns 680/700m, eu a 820m!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Paulo e Alexandre. Há razões para ambos.

Há coisas que o que manda é uma situação política e econômica. Porto Alegre Capital. Ausentes e Cambará estão ao lado do Itaimbezinho. Gramado e Canela criaram estruturas para serem conhecidas.

Minha Bagé, por exemplo, cidade que sempre tem frio e mínimas incríveis. Eu poderia, agora, reinvidicar que fosse mais divulgada. porém, Bagé, ao longo do tempo, como Pelotas e outras, foi perdendo importância política e econômica. Perdeu força. A metade sul de um modo geral decresceu. Houve um tempo que estas regiões e inclusive Palmeira das Missões e Santa Maria, mandavam mais no estado. Basta reportar às revoluções do passado. Hoje, se dá mais importância à Caxias, Bento e outras que se desenvolveram mais.

Agora, o Paulo tem razão quando destacam mais Ausentes que outras cidades. Porém, lá também houve um movimento para o turismo. Isto partiu dos prefeitos que lá estiveram. Cambará a mesma coisa.

Link to comment
Share on other sites

Bruno de coração, parabéns pelas imagens e tudo, mas desmerecer nada, coloco o seguinte:

-primeiro chamo a atenção para o horário das fotos, o Bruno pegou o dia recém chegando,e o sol nem tinha surgido, as imagens que vou trazer daqui há pouco foram feitas depois das 9hs damanhã e algumas às 10hs.

- a altura do sensor é muito baixa, o palanquinho não tem mais de 1m e meio

- como todo o respeito,mas tua pá, não pode se comparar ao abrigo que tem apenas uma entrada frontal e fechado por todos os lados e teto como o meu.Quem instalou, fomos eu e o Shimutz, juntamente com o Paulo Cezar o chacareiro que foi testemunha hoje tbm quando tirei as fotos e veirfiquei a mínima

Link to comment
Share on other sites

Bruno,

 

da próxima vez vá com roupa de esquimó. mata uma rena e tira o pelego pra fazer uma roupa.

Cara, é para ter hipotermia esta temperatura.

Ficaram boas as fotos.

 

Lanço um desafio aqui: Por que não as prefeituras onde moramos não instalam observatórios dentro do padrão.

Eu, por exemplo, se morasse numa casa chamaria o pessoal da Metsul para "calibrar" e me orientar para fazer uma estação padronizada.

Poderia servir de referência. Assim como a do Bruno e Marcos.

Eu, tenho só um"sensor" prá rua. Não pode ser referencia de nada. Somente uma curiosidade não científica.

Acho até que muitos dos registros dos antigos não tinham um acompanhamento científico. " no meu tempo fez -15..." " No meu tempo isto e aquilo". A ciência é a ciencia. Logo, deve ser obedecida como tal.

Link to comment
Share on other sites

Bruno de coração, parabéns pelas imagens e tudo, mas desmerecer nada, coloco o seguinte:

-primeiro chamo a atenção para o horário das fotos, o Bruno pegou o dia recém chegando,e o sol nem tinha surgido, as imagens que vou trazer daqui há pouco foram feitas depois das 9hs damanhã e algumas às 10hs.

- a altura do sensor é muito baixa, o palanquinho não tem mais de 1m e meio

- como todo o respeito,mas tua pá, não pode se comparar ao abrigo que tem apenas uma entrada frontal e fechado por todos os lados e teto como o meu.Quem instalou, fomos eu e o Shimutz, juntamente com o Paulo Cezar o chacareiro que foi testemunha hoje tbm quando tirei as fotos e veirfiquei a mínima

 

PHP, a pá é algo totalmente improvisado. Tenho plena noção disso. O dado de de -9,0C é totalmente extra-oficial. Quando resolvi colocar o meu sensor lá, aquela pá foi o máximo que encontrei para colocar como abrigo. Ao menos o sensor não ficou exposto ao céu. Como não havia vento algum, a pá se manteve intacta a noite toda. Acho que se tivesse um abrigo normal com certeza o dado seria mais correto, mas não muito diferente disso. Penso que -7C/-8C é algo bastante factível.

Link to comment
Share on other sites

PHP, a pá é algo totalmente improvisado. Tenho plena noção disso. O dado de de -9,0C é totalmente extra-oficial. Quando resolvi colocar o meu sensor lá, aquela pá foi o máximo que encontrei para colocar como abrigo. Ao menos o sensor não ficou exposto ao céu. Como não havia vento algum, a pá se manteve intacta a noite toda. Acho que se tivesse um abrigo normal com certeza o dado seria mais correto, mas não muito diferente disso. Penso que -7C/-8C é algo bastante factível.

Tranquilo Bruno,tu tens razão, são números e imagens respeitáveis, não tiro os méritos de maneira nehuma amigo.Sempre carrego comigo um lema"para minha estrela brilhar, não preciso tentar apagar as outras"

Show de imagens cara!

Link to comment
Share on other sites

Paulo e Alexandre. Há razões para ambos.

Estás errado Gamboa. Por que General Carneiro começou a frequemtar a mídia ? Por que se estruturaram para ser conhecida ? Não, porque a estação de lá registra mais frio.

 

Alexandre. Concordo contigo. Como eu disse ambos tem razão.

General Carneiro é um exemplo disto.

Postei outra mensagem onde coloco que deveríamos ter estações espalhadas por toda a parte.

Um exemplo é São Francisco de Paula. Não há registros lá. É uma pena.

Não quero polemizar.

O que a gente não pode é forçar a barra para tentar fazer valer algo que não é padronizado. Áí sou contra.

Agora, o que houve foi uma observação do Paulo e do Bruno que acho devamos levar em consideração. Somente isto.

Até acho que levar para os noticiários pode ser um tanto que excessivo.

Gostaria de dizer que amo minha cidade de Bage´. Mas, não a considero a mais fria. Nem quero forçar a barra!!!

Somente citei por contexto.

Link to comment
Share on other sites

Interessantes as fotos Bruno, e pensar que quando eu estive lá em 2005 na mesma época (final de julho) estava calor, o apfelstrudel é gostoso, mas o preço para entrar no castelinho achei extorsivo.

 

Apesar das mínimas inexpressivas dos últimos dias devido à chuva (que está me deixando mofado, he he), provavelmente julho ficará dentro da média de temperaturas 61-90. O frio está constante e muito úmido, totalmente subtropical. ^^^

 

Não sei Itapevi, mas CJ e toda a área serrana do sudeste está MUITO acima da média e vai fechar assim, pois até o final do mês o ar quente e úmido vai continuar dominando, a maior parte do sudeste vai fechar acima da média, fora algumas áreas dentro da média no litoral.

Link to comment
Share on other sites

Penso que -7C/-8C é algo bastante factível.

 

Factível, como a de Soledade, mas não tecnicamente defensável para divulgação pública, o que justiça seja feita não reclamaste.

A estação do Inmet vai a PQP, a não ser pelos dados de vento e até de máximas, não serve pra nada, pra mim pelo menos...

Não disse que mínima foi hoje, ela foi no final de semana, provavelmente ontem.

Divulguem o fato pelo menos à título de curiosidade, não como dado oficial.

Link to comment
Share on other sites

Paulo e Alexandre. Há razões para ambos.

Estás errado Gamboa. Por que General Carneiro começou a frequemtar a mídia ? Por que se estruturaram para ser conhecida ? Não, porque a estação de lá registra mais frio.

 

Alexandre. Concordo contigo. Como eu disse ambos tem razão.

General Carneiro é um exemplo disto.

Postei outra mensagem onde coloco que deveríamos ter estações espalhadas por toda a parte.

Um exemplo é São Francisco de Paula. Não há registros lá. É uma pena.

Não quero polemizar.

O que a gente não pode é forçar a barra para tentar fazer valer algo que não é padronizado. Áí sou contra.

Agora, o que houve foi uma observação do Paulo e do Bruno que acho devamos levar em consideração. Somente isto.

Até acho que levar para os noticiários pode ser um tanto que excessivo.

Gostaria de dizer que amo minha cidade de Bage´. Mas, não a considero a mais fria. Nem quero forçar a barra!!!

Somente citei por contexto.

Gamboa eu não forço a barra, apenas tento mostrar uma realidade da região, se não fossem fatos eu não perderia meu tempo com isto.Conheça baixada dos Silvanos e vais ter uma idéia diferente depois de conhecê-la.

Link to comment
Share on other sites

Agora faz +1,7C na minha estação em Canela. Tendo em vista que as condições hj estão as mesmas de ontem, chuto algo em torno de -3C/-4C neste momento no Castelinho.

 

Já imaginaram se Gramado tivesse sido construída naquele vale? A extenção do mesmo é de 7km com uma largura média de 1km. Seria a CDJ gaúcha!!!

Link to comment
Share on other sites

Ai vã as fotos, repito feitas entre 9h23 e 10 e pouco da manhã de hoje:

Campo do Seu Zeca meu sogro

GeadaRincodosSilvanos26julho2009020.jpg

 

 

Córrego congelado às quase 10hs da manhã

GeadaRincodosSilvanos26julho2009014.jpg

 

 

Reparem na espessura do gelo formado esta noite em bebedouro de animais na propriedade do sogro

GeadaRincodosSilvanos26julho2009011.jpg

 

 

Filetes de gelo sobre a terra

GeadaRincodosSilvanos26julho2009004.jpg

 

Estrada com gelo à esta hora da manha

~GeadaRincodosSilvanos26julho2009016.jpg

 

 

Mais um ângulo do campo do sogro

GeadaRincodosSilvanos26julho2009018.jpg

 

 

 

O termômetro

GeadaRincodosSilvanos26julho2009024.jpg

 

 

O Paulo Cezar ao lado do abrigo PVC, na baixada do Pantera

GeadaRincodosSilvanos26julho2009026.jpg

Mais tarde os vídeos,deixo pra vs tirarem suas conclusões

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa é a baixada do Pantera nas fotos ? Incriveis as fotos, apesar da pessima resolucao.

 

PHP, por que, tu como vereador, não consegue uma verba de dois mil, mesmo na comunidade, e nos paga para ter uma estação aí ? Por que ? Os dois mil somente são pra pagar o abrigo e os termômetros. Se quiser medição de chuva fica mais caro, mas seria interessante. Não tem rede celular no ponto ? Fica mais caro, mas dá pra fazer via celular a transmissão dos dados. Colocar online. Veio, Soledade tem que se ajudar pra ser ajudada.

E que tu acha que tenho feito, o cara que mais fala nisto na Sera do Botucaraí, sou eu, já falei pro Prefeito aqui, e ele mostrou interesse em adquirir a estação de vcs, mas tu não deu retorno, ele precisava proposta ,plano custos, o Pref de FX Zé Flávio, é meu amigo pessoal e tambm quer investir em turismo, o de S José do Herval lançou projeto e estudo turístico de tanto eu falar.

Link to comment
Share on other sites

Impressionantes as imagens Paulo. Se a memória não esteja me traindo mais uma vez, esta é a mais forte geada registrada que eu vi deste ano.

Animal! Ou melhor Pantera! ;)

Sds.

Grande Tomasini, acho que valeu o esforço de encarar o frio de hoje, hehe.

Aí o vídeo da baixada da propriedade do meu sogro, pertinho do local onde eu e o Shima fotografamos gelo ´`as 3 da tarde alguns dias atrás.

th_GeadaRincodosSilvanos26julho2009003.jpg

Link to comment
Share on other sites

PHP, a pá é algo totalmente improvisado. Tenho plena noção disso. O dado de de -9,0C é totalmente extra-oficial. Quando resolvi colocar o meu sensor lá, aquela pá foi o máximo que encontrei para colocar como abrigo. Ao menos o sensor não ficou exposto ao céu. Como não havia vento algum, a pá se manteve intacta a noite toda. Acho que se tivesse um abrigo normal com certeza o dado seria mais correto, mas não muito diferente disso. Penso que -7C/-8C é algo bastante factível.

Concordo plenamente! Repare que a foto do teu sensor mostra geada sobre ele. Isso distorceu a temperatura, talvez um bocado. Eu daria -7° para lá, e o mesmo valendo para a baixada do Pantera em Soledade.

 

A estação do Inmet vai a PQP, a não ser pelos dados de vento e até de máximas, não serve pra nada, pra mim pelo menos...

Claro que serve, a serve muito bem! A estação do INMET representa aquela área de Soledade!! O INMET tem mania de colocar estações em áreas altas. Vide o cume do morro em que enfiaram a estação em Ausentes. Prova disso são as mínimas da MetSul numa área flgrantemente mais baixa do que a estação do INMET. Eu estive lá e vi a gritante diferença! O mesmo vale pra POA, mas com o agravante da urbanização. Se aqui temos mínimas de baixada por vezes menores do que o INMET de Soledade, imagine o que as baixadas daí registram. Falta só um abrigo, seja padrão, seja dos pequenos (como o meu, que registra aquecimento de 0,6°/0,7° de dia), seja um montado pessalmente que tenha resposta adequada à temperatura do ar.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Agora aqui em POA tenho 9,8C. A mínima registrada aqui em casa nessa onda e frio foi a pior da cidade: 3,2ºC, o que é algo compreensível, pois minhas medições são de apto. Em 2000 registrei 2,4ºC.

Bruno, seja bem-vindo à Canela... quer dizer, à POA!! Com o frio que tem feito aqui eu me sinto na serra!!

 

De novo: hoje tive mínima de 2,6° e, como disse, tinha geada sobre minha casa de novo!!! :shock: A máxima foi de "mornos" 16,2°, com o destaque de que foi às 16:10. A automática do INMET deu máxima de 15,1° imediatamente depois das 16 h. Não sei porque isso, mas aconteceu. Na convencional bateu 15,6° e em Bom Jesus deu... 16,0°! Mais do que POA!!

 

Agora voltamos ao frio serrano. Tenho gélidos 5,7° com 74% no momento!! :shock: No ap. da minha namorada fazia 6,1° às 23:10. Está "feia" a coisa, hehe. :D

 

Incrível, mas caminho para a 4ª noite consecutiva com mínima de pelo menos 3° e devo ter a 3ª geada seguida no meu bairro!! Céu limpo e sem vento (nem sei mais o que é MM... :lol: )

 

Abraços serranos!

Link to comment
Share on other sites

Bastante vento aqui no momento (20,6 graus) e começa a chuviscar na zona sul, o ar "frio" tenta fazer pelo mar uma nova investida sobre o poderoso bloqueio, pena que vai perder por todas as previsões...

 

O consolo é que para agosto ser mais sem graça que este mês vai ter que se esforçar muito.

Link to comment
Share on other sites

Estou na casa dos 5° desde às 23:30. Agora ainda gelados 5,4° com 76%, mas espero uma queda boa no meio da madrugada e no amanhecer.

 

Acabo de ver nos meus dados que, se chegar a 3° por aqui, será a primeira vez que terei registrado 4 mínimas consecutivas de pelo menos 3°! Isso não ocorreu nem em 2000!!

 

Céu limpo, sem vento e névoa úmida! Faz 2,2° no Belém Novo!!

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente! Repare que a foto do teu sensor mostra geada sobre ele. Isso distorceu a temperatura, talvez um bocado. Eu daria -7° para lá, e o mesmo valendo para a baixada do Pantera em Soledade.

 

Fui eu quem amarrou o abriguinho. O sensor não fica exposto como o do Bruno. O do PH fica fechado. Vide as fotos.

 

Eu acho que mal entra ar lá...

 

De toda a forma, tanto o Bruno quanto o PH merecem nossos aplausos, além de todos aqueles que gratuitamente, saem da cama, enfrentam o frio extremo, percorrem distâncias para humildemente informar nossos amigos que faz muito frio em rincões ermos e inimagináveis.

 

Desculpem-me o desabafo, mas eu tecerei elogio pelo esforço dígno destes heróis.

Pois é... essas atividades estimulam e dão vida ao BAZ. Apenas uma correção: de fato, o sensor de Soledade estava melhor abrigado. Corrijo, então: -8° para lá.

 

A estação do INMET representa aquela área de Soledade!!

Abraços duplos!

 

Exato!

 

Mas o errado é usar como representativo da cidade o dado de uma estação que mal a representa.

 

O ideal é tê-la num local ideal, nem lá nem cá, nem topo nem baixada, nem muito nem pouco... Mas o ideal está longe... ;)

Teu complemento apenas ajuda a corroborar o que eu disse. Eu sei que é errado usar a estação como representativa da cidade, e de forma nenhuma dei a entender o contrário.

 

Abraços complementares!

 

p.s.: 5,2° e caindo!

Link to comment
Share on other sites

éééé, e pelo visto o frio continuará constante no RS esta semana. MAS QUE INVERNO ! só falta a neve, e quem

sabe em Agosto ?

 

Por aqui extremamente sem graça: tempo encoberto e calorosos 18,1C :oops:

Maldito seja este bloqueio que deixou o tempo úmido por causa da frente semi-estacionária.

O problema é que este bloqueio tem uma origem tropical, não advém daqueles anticiclones polares

que rumam da antártida, por isso as noites definitivamente não estão frias, fora o fato

que já expliquei, essa frente que não quer sair do sudeste...

 

PH, a baixada do pantera é a mais fria de Soledade ? outra pergunta: será que não é possível

instalar ao menos um abrigo convencional por lá ? sei que automáticas são caras, então um

abrigo padrão com o atual termômetro já registraria valores bem próximos da realidade ;)

Link to comment
Share on other sites

 

Apesar das mínimas inexpressivas dos últimos dias devido à chuva (que está me deixando mofado, he he), provavelmente julho ficará dentro da média de temperaturas 61-90. O frio está constante e muito úmido, totalmente subtropical. ^^^

 

Não sei Itapevi, mas CJ e toda a área serrana do sudeste está MUITO acima da média e vai fechar assim, pois até o final do mês o ar quente e úmido vai continuar dominando, a maior parte do sudeste vai fechar acima da média, fora algumas áreas dentro da média no litoral.

 

Loepa, o problema das áreas serranas aqui no SE são quanto às mínimas, que estão muito acima da média. Creio eu que SP e as cidades próximas do planalto paulista não sofrem tanto quanto à isso, porque as máximas tem sido "generosas" (ou seja, relativamente baixas).

 

O que está acontecendo nesta frente fria é que CJ, por exemplo, registra temperaturas entre 12ºC e 14ºC, enquanto que a capital paulista e região registra temperaturas semelhantes.

Link to comment
Share on other sites

Forte geada nas baixadas aqui próximas ao Morro Santana.

Minha mínima foi de 3.9 °C. Mas, o frio era intenso aqui perto.

REalmente, 3 dias consecutivos de geada em Porto Alegre é algo histórico. Imagino nas baixadas de CAmpo Bom, São Leopoldo e nos vales próximos ao Vale dos sinos.

Ninguém, mas ninguém mesmo, poderá dizer que não faz mais frio"como antigamente".

PH, parabéns pelas fotos. Acredito que a tua região é fria. FAz negativas e neva.

Porém, os cabeças duras de tua cidade têm que despertar para o turismo rural. Pois, belezas há na região.

Não necessariamente para neve, geada.Mas, para um turismo rural que em todas as estações o pessoal possa curtir.

Link to comment
Share on other sites

Há uma baixa se formando na costa da Argentina. Ao lado sobre uma MP. EStaria se formando um ciclone???

Eu não perco as esperanças numa atmosfera tão gelada como esta. Claro, não para este frio que já começa a enfraquecer.Porém, este outra ar frio que chega se houvesse uma baixa na costa, poderíamos ter uma surpresa.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado à todos ! Meus amigos bazianos, humildemente e com sinceridade,faço algumas considerações:

- existem sim baixadões maiores e mais frios que o Rincão dos Silvanos, sem exagero ,devem existir no Alto da Serra do Botucaraí, dezenas e dezenas de localidades com o mesmo potencial e até bem mais frias, cito:

- baixadas da Raia da Pedra,e Itapuca com altitudes de 600 a 780m, cercada por coxilhas acima de 800m, toda à margem e vale do Forqueta que nasce na Raia da Pedra e desce até lá em Lajeado, ao longo de seu curso, altitude de 100, 200, 300, 400, 500,600m, isto tudo enormes baixadas, no curso do Fão a mesma coisa e ainda mais frio,região de São Tomé, Arroio Tereza,Arroio Tigela em Fontoura Xavier, aliás Fontoura é uma mina de poços frios, creio num panelão localizado na Picada Fernandes, que eu conheço, onde o vale tem de 500m a 600m, cercado de coxilhas de até 760m,seria o mais frio daqui da região, seria o que, para comparar, a baixada do Pericó(guardadas as porporções, claro, de altitude) gurizada neste panelão com toda franqueza, acredito que tenha dado -10 a -11º nesta onda de frio.Mas como não há medição eu apenas suponho que tenha chegado à estes valores.

- estou trabalhando muito para colocar na cabeça dos Prefeitos da região, o turismo rural em primeiro plano, talvez agora com a BR 471 e conclusão da RS 332, que liga Arvorezinha-Soledade,o pessoal agora acorda.As duas regiões tem tudo que precisam para o turismo,lá os produtos coloniais, os moinhos, a cultura italiana, e característica comum das duas, as paisagens, o relevo, o frio, a neve, geada, a sensação térmica, enfim a faca e o queijo na mão para iniciar o turismo rural.

-sobre estação padrão no Silvanos to trabalhando pra isto, inclusive já coloquei pro Alexandre, o interesse do Prefeito aqui,em fazer parceria com instituto de meteorologia para divulgação deste potencial, vou tratar do assunto esta semana.

- e Bruno, o pessoal precis aproveitar melhor o aspecto de mínimas aí do Castelinho em Canela :D

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Hoje completo mais um ano de vida! Este frio veio como presente pra mim, pois quem me conhece sabe o quanto sempre gostei de acompanhar as notícias do tempo, chegadas de massas de ar frio e tudo o que se refere ao complexo clima gaúcho.

Quando nasci, em 27/07/72, parece que não fazia frio. Uma vez fiz uma pesquisa e descobri que a temperatura neste dia era de 13°c pela manhã e a máxima havia chegada a 25°c ou

26°c aqui em Porto Alegre (de repente o pessoal da METSUL pode até confirmar isto, pois com certeza possuem os dados dos anos passados), configurando aqueles períodos de variação típica na temperatura do nosso inverno.

Gosto muito de participar do BAZ, que me enriquece muito ao ler as opiniões e análises de todos.

Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Hoje completo mais um ano de vida! Este frio veio como presente pra mim, pois quem me conhece sabe o quanto sempre gostei de acompanhar as notícias do tempo, chegadas de massas de ar frio e tudo o que se refere ao complexo clima gaúcho.

Quando nasci, em 27/07/72, parece que não fazia frio. Uma vez fiz uma pesquisa e descobri que a temperatura neste dia era de 13°c pela manhã e a máxima havia chegada a 25°c ou

26°c aqui em Porto Alegre (de repente o pessoal da METSUL pode até confirmar isto, pois com certeza possuem os dados dos anos passados), configurando aqueles períodos de variação típica na temperatura do nosso inverno.

Gosto muito de participar do BAZ, que me enriquece muito ao ler as opiniões e análises de todos.

Grande abraço!

 

Parabéns João!

Podes ter certeza que este frio foi um presente para todos nós.

 

Sobre o dia de hoje, quero destacar que embora a temperatura está mais alta agora (em torno de 9ºC) do que pela manhã (que estava em torno de 2ºC) a sensação neste momento é de frio semelhante ao da manhã. Pode ser porque neste momento o céu está nublado...

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

Hoje completo mais um ano de vida! Este frio veio como presente pra mim, pois quem me conhece sabe o quanto sempre gostei de acompanhar as notícias do tempo, chegadas de massas de ar frio e tudo o que se refere ao complexo clima gaúcho.

Quando nasci, em 27/07/72, parece que não fazia frio. Uma vez fiz uma pesquisa e descobri que a temperatura neste dia era de 13°c pela manhã e a máxima havia chegada a 25°c ou

26°c aqui em Porto Alegre (de repente o pessoal da METSUL pode até confirmar isto, pois com certeza possuem os dados dos anos passados), configurando aqueles períodos de variação típica na temperatura do nosso inverno.

Gosto muito de participar do BAZ, que me enriquece muito ao ler as opiniões e análises de todos.

Grande abraço!

 

Parabéns João!

Podes ter certeza que este frio foi um presente para todos nós.

Bah, cara!

Friozão em Gramado mesmo deve ter feito neste final de semana! Só imagino...

Penso que agosto deva ter mais períodos de aquecimento, mas ainda com eventos de frio bem significativos.

Obrigado pelos parabéns.

Grande abraço!

Sobre o dia de hoje, quero destacar que embora a temperatura está mais alta agora (em torno de 9ºC) do que pela manhã (que estava em torno de 2ºC) a sensação neste momento é de frio semelhante ao da manhã. Pode ser porque neste momento o céu está nublado...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.