Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Esse ano os modelos tão de sacanagem...

 

Antes, quase toda semana tinha alguma rodada dos sonhos, neve generalizada, frio chegando forte em todo centro-sul, pra chegar 2 dias antes e tirar tudo...

 

Agora, tudo apontava frio muito forte, porém bem restrito e sem nenhuma possibilidade de neve, paranaenses e paulistas ja conformados... e agora 3 dias antes, a cada rodada o frio tem avançando um pouco mais ao norte, começam algumas especulaões mais consistentes de paraguais na serra, intensaidade continua muito forte...enfim, não duvido de mais nada :lol:

Link to comment
Share on other sites

RISCO ALTO DE VENTANIA ACIMA DOS 120 NO OESTE E PLANALTO DE SC, NORDESTE/NORTE E NOROESTE DO RS, SUL DO RS E LITORAL TBÉM. EM AUSENTES RAJADAS DE 120/140 SÃO POSSÍVEIS E EM PASSO FUNDO/AEROPORTO, ACIMA DOS 120/130.

 

AUMENTOU A CHANCE DE NEVE DE QUINTA PARA SEXTA.

Aeee Ronaldo!

Cá pra nós Ronaldo, é um momento interessante, até pra vc acostumado a baixas temperaturas, diante da possibilidade de -11º, por aí não é mesmo?

Sensação térmica de -25º, é surreal, pois o Professor Eugênio escreveu este valor mesmo cara, to impressionado. :shock: :o :shock: :o :shock:

Link to comment
Share on other sites

2000

Ai ai ai, ui ui ui!

Bruno, temos que torcer para o INMET baixar dos 0,0°, hehehehe!!

 

Na ocasião deu 0,8° aqui em casa, o recorde até hoje (se bem que o sensor estava fora do abrigo mas sob uma proteção). Espero que dê 1,5° por aqui.

 

Agora faz 20,4° com 69% e 1000,3 mb!

 

Abraços 2000!!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Santos nada ainda.. céu limpou ontem a noite e a mínima foi de 11°C, máxima de 22°C e agora 21°C com ventos de 19km/h. Amanhã deve dar uma bela esquentada e ventar bastante.

 

MINIMA DE 11ºC? a menor do ano?

 

 

Hoje minha minima foi de 15,1 na Praia.... :roll:

 

Aqui deu 13,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Uruguaiana vai vivenciar uma onda de frio a la 2000!

 

 

2000

 

 

Se refere de forma ampla, ou apenas ao RS??

 

Sds.

 

Como desde o dia 19 afirmando, acredito que o eixo mais frio dessa massa polar será o triangulo Uruguaiana - RS, Pilar PY, Foz do Iguaçu - PR: Mínimas na ordem de -4, -5 e -2

 

Ajustando a previsão para Curitiba, mesclando informações, teremos uma boa melhora do tempo no sábado causando frio na madrugada bastante interessante!

Link to comment
Share on other sites

Gente, ninguém tá colocando fé na previsão do Ronaldo ?

 

Olha, até mesmo eu to achando muito frio pelo que consegui ver no MBAR e no GFS....

 

Abraços curiosos!

 

EU TÔ.

 

Pato então de -4/-7 nas baixadas e lá em casa -3/-5 ??

 

Chance significativa de quebrar o recrode então no apar, de -4,0°C em julho de ? Claro, 2000!!!

 

Pena que o 2000 do Alê não inclui o SO.... hmpf

 

Aqui sem muito vento, mas acabei de olhar pena janela e tá com mais que antes, tendência de aumentar daqui pra frente...

 

Abraços cheios de adrenalina!

 

Gente, cade o Caio ????

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Boletim divulgado pela Metsul

 

Terça-feira 21/07/2009 16:01 - BOLETIM ESPECIAL - ALERTA METEOROLOGICO ATUALIZADO

 

 

As condições meteorológicas se deterioram muitos nas últimas seis horas na província de Buenos Aires e no Uruguai com chuva forte a torrencial, temporais isolados e vento que se intensifica. A pressão atmosférica no bairro de Punta Carretas, em Montevidéu, caiu de 1016,8 hPa às três da tarde de ontem para 991,3 hPa no mesmo horário hoje, o que constitui uma queda extraordinária. O ciclone extratropical se forma no final desta terça-feira justamente na foz do Rio da Prata, gerando vento muito forte a intenso com potencial de danos nas costas de Buenos Aires e, sobretudo, do Sul e do Leste uruguaio. Uma frente fria, associada ao ciclone, ingressa neste fim de tarde de terça pelo Oeste do Rio Grande do Sul, onde a pressão às três da tarde caiu para valores críticos e perigosos de tempo severo, na casa de 993 hPa. A frente fria cruzará pelo Rio Grande do Sul na noite de hoje e na madrugada desta quarta-feira, trazendo chuva forte a torrencial de curta duração para muitos locais, granizo isolado e provavelmente vendavais, que podem ser intensos a muito intensos em pontos isolados com potencial de danos. A frente se deslocará muito rapidamente sob o ambiente de pressão atmosférica muito baixa e alcança já nesta quarta-feira Santa Catarina e o Paraná, onde também há o risco de tempo severo. Vento Norte forte a intenso, com rajadas, inclusive, acima de 100 km/h devem preceder a chegada da frente na noite de hoje na Metade Norte gaúcha e no Planalto Sul Catarinense.

 

 

Ar quente e vento Norte – A pressão atmosférica cairá muito ainda no final desta terça no Centro e no Norte do Rio Grande do Sul. A atuação de uma corrente de jato em baixos níveis, que já trouxe temperatura mais alta, favorecerá vento do quadrante Norte forte a intenso na Metade Norte do Rio Grande do Sul e nas áreas mais altas de Santa Catarina no restante desta terça-feira e nas primeiras horas de quarta. As rajadas podem ficar entre 110 e 130 km/h em alguns pontos, não se afastando valores maiores, o que pode resultar em danos.

 

 

Ciclone extratropical – Um ciclone extratropical se forma durante a tarde desta terça-feira junto à província de Buenos Aires e o Uruguai. O processo de ciclogênese (formação do sistema) é explosivo, constituindo-se em uma verdadeira bomba meteorológica, ou seja, com queda da pressão atmosférica superior a 24 hPa em um período de 24 horas, o que já se verificou. A pressão pode cair para valores perto de 986/987 hPa em ontevidéu. Com isso, a instabilidade seguirá intensa no Centro da Argentina e no Uruguai com chuva forte a torrencial com acumulados localizados muito expressivos e vento com potencial de causar danos estruturais, possivelmente com rajadas superiores a 100 km/h em áreas costeiras e que podem atingir até força de furacão (120 km/h) em algumas áreas da costa. Este ciclone deve ejetar rapidamente em direção à Antártida nesta quarta-feira e no seu deslocamento deve se intensificar ainda mais, transformando-se em um superciclone no Atlântico Sul, semelhante ao que ocorreu na primeira semana de setembro de 2006. A pressão atmosférica do centro da baixa que já estará perto de 985 hPa na costa de Buenos Aires pode cair para valores entre 955 hPa e 960 hPa, uma vez que o ciclone alcançar o Oceano Antártico.

 

 

Frente fria e tempo severo – O ciclone começa já a dar origem a um ramo frontal (frente fria) que vai avançar pelo Norte da Argentina e o Sul do Brasil. Ao se deslocar para o Norte, encontrará uma atmosfera quente e com pressão atmosférica muito baixa. Valores de pressão entre 990 e 995 hPa na dianteira da frente vão favorecer o seu avanço muito rápido. Haverá ainda a atuação de uma corrente de jato e o gradiente (diferença) de temperatura entre as massas de ar divididas pela frente será enorme. Com isso, o potencial para tempo severo é enorme, mesmo que os modelos não apontem elevados índices de instabilidade. Na passagem da frente haverá chuva forte de curta duração, granizo isolado e possíveis vendavais que podem ser intensos. A frente afeta a Metade Oeste no restante desta terça e o restante do Estado na madrugada desta quarta-feira.

 

 

Frio intenso a extremo – A massa de ar polar que afetará a Argentina e o Uruguai a partir de quarta-feira trará frio extremo nos dois países. Argentinos e uruguaios terão uma das erupções de ar polar mais fortes desta década com potencial de ser histórica. Valores de temperatura em 850 hPa (1.500 metros) entre -7ºC e -9ºC são indicados pelos modelos para a província de Buenos Aires e o Sul do Uruguai, o que é muito raro de se observar. O Centro-Sul da Argentina e o Uruguai devem experimentar mínimas excepcionalmente baixas e máximas também muito baixas, mesmo com sol. Não estão descartadas mínimas em superfície de -6ºC a -8ºC no Uruguai e de até -10ºC na província de Buenos Aires. O ar gelado vai invadir também o Sul do Brasil e com muita força. As menores marcas no nível de 850 hPa são esperadas para a Metade Sul, para onde os modelos indicam de -5ºC a -7ºC, mas no restante da região, mesmo que os valores no nível de 850 hPa não atinjam valores tão extremos como no Sul gaúcho e nos países do Prata, o frio será por demais intenso. A temperatura já começaria a despencar no Sul gaúcho no final da quarta-feira, tomando conta do Estado o ar polar na quinta, quando a sensação térmica seria baixa por efeito do vento com rajadas, particularmente no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. No final da quinta-feira, antes mesmo da chegada da madrugada, já podem ser registrados valores de temperatura em superfície perto de 0ºC em muitos locais do Estado. Na sexta, o frio aumenta muito e ainda vai ter vento, tornando o dia gelado a qualquer hora. As máximas da sexta-feira devem ser muito baixas, semelhantes as da tarde de 13 de julho de 2000, ficando abaixo de 10ºC em um grande número de municípios, mesmo com sol. Em Porto Alegre, na sexta, pode ficar apenas ao redor de 10ºC. As madrugadas de sexta, sábado e do próximo domingo devem ser congelantes no Rio Grande do Sul com marcas negativas generalizadas e que poderia ser registradas até em Porto Alegre e no Litoral, onde raramente a temperatura cai abaixo de zero. O frio será demais intenso e as autoridades devem redobrar suas atenções com a população de rua porque o risco de hipotermia para a população desabrigada será extremo. Na Grande Porto Alegre, com base nos mais recentes dados, poderiam ser registrados valores entre -1ºC e -3ºC em alguns pontos no fim de semana. Nos bairros mais frio da Capital, a temperatura ficaria entre -1ºC e 1ºC. Marcas de -4ºC a –5ºC, significativas até para a Serra, poderiam ser registradas na fronteira com o Uruguai e na região de Uruguaiana, o que estaria perto de mínimas históricas. Nos Aparados, sobretudo em áreas de baixadas, não podem descartadas marcas de -5ºC a -7ºC, não se descartando valores ainda menores. No Planalto Sul Catarinense, as mínimas podem ficar entre -8ºC e 10ºC nas baixadas. A sensação térmica na segunda metade desta semana tanto nos Aparados como no Planalto Sul de Santa Catarina pode atingir valores de até 25ºC negativos, assim como em 12 e 13 de julho de 2000. O ar gelado traria frio muito intenso ainda para o restante de Santa Catarina, o Paraná e parte do Centro-Oeste, sobretudo no Mato Grosso do Sul.

 

 

Geada e neve – Dificilmente, se analisada a história, massas de ar polar tão intensas não trazem neve para o Sul do Brasil. Ocorre que todos os dados seguem indicando que o ar estaria muito seco com a chegada do ar gelado ao Sul do Brasil devido à posição do ciclone, frustrando a ocorrência do fenômeno. Um sistema de onda curta que vai atuar entre quinta e sexta, contudo, não permite afastar uma pequena chance de neve ou gelo (selet) nas áreas próximas da fronteira com o Uruguai, sobretudo entre Livramento e o Chuí. Na Argentina e no Uruguai, o cenário será mais favorável para a neve. A circulação de umidade do ciclone e uma possível baixa secundária devem alcançar a província de Buenos Aires e o Sul do Uruguai. Pode nevar com acumulação na província de Buenos Aires. As áreas mais propensas ao fenômeno seriam as regiões de Tandil, Bahia Blanca e Mar del Plata. Em Mar del Plata, a neve caiu com acumulação na história recente apenas em 1º de agosto de 1991, 10 de julho de 2004 e 9/10 de julho de 2007. Na Sierra de La Ventana, no Sul da província, pode nevar com maior acumulação. Não se pode descartar a precipitação de neve ou gelo na Capital Federal (Buenos Aires) e o conurbano (área metropolitana), mas não se espera uma repetição de 2007. Não se descarta que possa nevar ainda no Uruguai, sobretudo do Centro para o Sul e o Leste do país, inclusive em Montevidéu, com maior chance nos cerros. A última neve expressiva em Montevidéu se deu em 26 de junho de 1980, inclusive com acumulação. Em 1º de agosto de 1991, as serras de Minas no Uruguai ficaram brancas. Já a geada deve ser forte a severa de forma generalizada no Uruguai e no Centro da Argentina. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, igualmente se espera geada generalizada de intensidade moderada a forte com potencial enorme de ser severa em alguns locais.

 

 

Oceano – A atuação do ciclone e o forte swell de Sul deve gerar mar muito agitado especialmente nos litorais da Argentina e do Uruguai, mas as condições do mar devem se deteriorar e muito também na costa gaúcha entre amanhã (quarta) e quinta. Há o risco de ressaca na orla. Nas costas uruguaia e argentina não se descarta que em alguns pontos possa se dar o fenômeno da praia coberta de espuma, tal qual se deu na grande onda de frio de julho de 2000 em Punta del Este.

 

 

INFORME AS CONDIÇÕES DO TEMPO EM SUA CIDADE E SIGA-NOS TAMBÉM NO TWITTER. INFORME LA CONDICIONES EN SU CIUDAD (URUGUAY Y ARGENTINA) Y ACOMPAÑE LOS INFORMES URGENTES POR TWITTER.

Link to comment
Share on other sites

Bem. Avaliando as atuais condições que nos são dadas para previsão do tempo deveremos ter a seguinte gradação termica demonstrando as mínimas no Sul:

 

displayimgy.png

 

Curitiba ficaria com mínima de 2, Foz do Iguaçu -2, -4 em Uruguaiana e -5 no Sul do Paraguai! As cores azuis variam entre 5 e 10 graus. Em verde acima de 10 graus

Link to comment
Share on other sites

A propósito, não duvidemos de máximas pouco acima de 0°C na região de SJ e quiçá negativa no MI! A cachoeira do morro das torres em Urupema vai congelar!!!

 

Rodrigo, é o que eu especulei ontem. Vai ser muito legal se o Morro da Igreja tiver uma máxima abaixo de

zero, a PRIMEIRA que será devidamente REGISTRADA NO BRASIL !

 

E quanto à neve, por enquanto tende a ser paraguaia mesmo...mas vamos ficar torcendo então por uma

surpresa. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

O ETA 20 dá nuvens sexta-feira em POA com mínima de 1°/2° e máxima de 7°!!! :shock: :shock: Pior (ou melhor) que o CPTEC tem acertado para cá em cima da hora. Espero que mantenha a previsão!! Depois d´de 3° a 10°/11° no sábado e mínima de 0° domingo e segunda-feira!

 

Devor atingir 1° aqui em casa. Pela previsão da MetSul, dá 2°/3° aqui sexta, 1° sábado e 2° domingo.

 

Agora tenho 20,0° com 71% e apenas 999,2 mb! :shock:

Link to comment
Share on other sites

O ETA 20 dá nuvens sexta-feira em POA com mínima de 1°/2° e máxima de 7°!!! :shock: :shock:

 

O ETA 20 dá precipitação na noite de quinta-feira com nuvens médias/baixas para TM, noite na qual o próprio modelo e o GFS dão valores de temperatura de 4ºC. Estranho é notar a MÁXIMA DE APENAS 4ºC para Três de Maio que o modelo está indicando, não sei quando, mas em décadas não deve ter ocorrido isso aqui! E depois, mínimas negativas.

 

:shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

Gente, cade o Caio ????
A essas horas, na Serra, esperando a neve :lol: :lol: :lol:

 

Opa, obrigado pela lembrança. Estou aqui depois de uma tarde de muito trabalho e sem ter olhado nenhum modelo. Agora vou me atualizar, dei uma passadinha pelo BAZ primeiro e me impressionei com a expressão "2000" levantada pelo Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

OI gente!

 

Caio, to ansioso pelas próximas mensagens, dá um palpite aqui pra Pato também! :mrgreen:

 

Então, tenho 17°C com algumas nuvens médias/altas e rajadas de 25/30km/h, que persistem neste valor desde o começo da tarde. Achei que estaria venatndo bem mais, quem sabe aumente nas próximas horas!

 

Pelo MBAR, fico entre 0/-2 na sexta :shock: , e 1/-1°C no sábado .

 

Pelo que o Ronaldo passou, sexta -2/-4 geral aqui, e sábado -5/-7 baixadas e -2/-4 topo.

 

Abraços!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

2000

Ai ai ai, ui ui ui!

Bruno, temos que torcer para o INMET baixar dos 0,0°, hehehehe!!

 

Na ocasião deu 0,8° aqui em casa, o recorde até hoje (se bem que o sensor estava fora do abrigo mas sob uma proteção). Espero que dê 1,5° por aqui.

 

Agora faz 20,4° com 69% e 1000,3 mb!

 

Abraços 2000!!!

 

Aposto em -1 °C aqui no Morro Santana.O pior é que estou com vontade de subir à serra. Tenho que levar o meu termômetro junto. Ele é algo que tenho que ter direto no meu olho o tempo inteiro. Lá em São Chico a mulher ficou louca comigo. REgistrei de hora em hora no olhômetro!!!

Link to comment
Share on other sites

EM 2000 A SENSAÇÃO MÍNIMA FOI DE -28 E A MAIS BAIXA NO DIA 2/8/91 COM -31/-32.

 

PELOS DADOS DO MBAR, CTBA PODE NÃO NEGATIVAR, FRIO ÚMIDO.

 

Não sei que dia estive em Cambará do Sul. Devo ter pegado em 2000 uns -15 de sensação térmica. É algo de deixar o cara em perigo. Tem que estar bem agasalhado. Senão, a hipotermia é fatal!!! O vento é uma faca que corta a pele.

Link to comment
Share on other sites

Felipe Pires:

Saudações reptilianas:

Please look at assinutara do comendador Fumagalli:

 

estação meteorológica ON LINE - CASCAVEL

http://www.wunderground.com/weatherstat ... =IBRASIL87

http://www.blogtempo.blogspot.com

lucasfumagalli

Localização: Cascavel - PR

 

Gamboa: O Curumim coça pereba.....pense bem.

Ok Fernando! Thanks :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.