Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Maio 2009


Recommended Posts

VERÃO EM TAUBATÉ!!!!!!!!!

 

Senão vejamos, amanhecemos com 18°C, a máxima atingiu os 28°C; por volta das 15:00 hs, o tempo fechou, escureceu e caiu uma pancada de chuva com trovoada, uma hora depois, o céu já estava com poucas nuvens novamente e o sol voltou no final do dia. Ou seja, um dia típico de verão.

Agora, calorentos 22°C.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sabe aquela pulga atrás da orelha do Caio???

 

Pela 18Z, não sei não...acho que pode vir melhor que a encomenda no domingo.

 

Você começa a cogitar uma paraguaia pro fim de semana, Rodrigo ?

Bem, aqui também foi quente hoje....houve a máxima mais elevada do mês até então, com

29,1ºC e UR bem baixa. Agora já está parcialmente nublado, e umidade em mais de 70%. Pelo satélite, há uma banda de

nebulosidade passando por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Sabe aquela pulga atrás da orelha do Caio???

 

Pela 18Z, não sei não...acho que pode vir melhor que a encomenda no domingo.

 

Rodrigo, enquanto que o intervalo de previsão não entre nas 120hs/96hs ainda fico com apenas uma pulga. Mas ela já começa a coçar pela convergência que os modelos apresentaram hoje. Tanto o padrão americano quanto o padrão europeu indicam a formação de uma baixa pressão no continente que deve se fortalecer quando do deslocamento para a costa. Por causa deste sistema deve chover bastante no Paraná e possivelmente na região central dos três estados sulinos. Quanto ao frio, a primeira metade da próxima deve movimentar o BAZ. Isso porquê ele deve atingir todo o centro-sul, com madrugadas bem geladas.

Pensar adiante da próxima semana é prematuro. Mas ao menos não consigo visualizar alguma tendência que favoreça o surgimento de algum bloqueio. A grande maioria das rodagens vem insistentemente colocando a passagem de frentes frias na primeira quinzena. Não custa lembrar também que a primeira impressão é que o pacífico sul está bem ativo no que diz respeito a formação de anticiclones.

Link to comment
Share on other sites

Sabe aquela pulga atrás da orelha do Caio???

 

Pela 18Z, não sei não...acho que pode vir melhor que a encomenda no domingo.

 

Rodrigo, enquanto que o intervalo de previsão não entre nas 120hs/96hs ainda fico com apenas uma pulga. Mas ela já começa a coçar pela convergência que os modelos apresentaram hoje. Tanto o padrão americano quanto o padrão europeu indicam a formação de uma baixa pressão no continente que deve se fortalecer quando do deslocamento para a costa. Por causa deste sistema deve chover bastante no Paraná e possivelmente na região central dos três estados sulinos. Quanto ao frio, a primeira metade da próxima deve movimentar o BAZ. Isso porquê ele deve atingir todo o centro-sul, com madrugadas bem geladas.

Pensar adiante da próxima semana é prematuro. Mas ao menos não consigo visualizar alguma tendência que favoreça o surgimento de algum bloqueio. A grande maioria das rodagens vem insistentemente colocando a passagem de frentes frias na primeira quinzena. Não custa lembrar também que a primeira impressão é que o pacífico sul está bem ativo no que diz respeito a formação de anticiclones.

 

Grande brother Caio! Lembro do ano passado ou retrasado quando em uma das incursões de frio que geraram paraguaia o episódio aparecia até uns 5 dias antes(mas desde uns 10 dias antes já) com a cor verde (4oC-6oC) no mapa do GFS do Wunderground, seguindo uma baixa que se formava no continente e rumava para o litoral. Naquela ocasião eu fiquei com uma pulga atrás da orelha e em cima da hora o GFS já pintava o frio de azul claro (0-2oC). Deu paraguaia no Morro das Antenas na ocasião. Estou acompanhando esta baixa desde o momento que o GFS tirou o frio forte para amanhã e sempre achei ela suspeita, justamente por lembrar da anterior que acompanhei, he he he.

Link to comment
Share on other sites

Sabe aquela pulga atrás da orelha do Caio??

 

Pela 18Z, não sei não...acho que pode vir melhor que a encomenda no domingo.

 

Você começa a cogitar uma paraguaia pro fim de semana, Rodrigo ?

Eu não, quem começou foi o Caio! :D:D

 

Os padrões convergem em haver um ciclone formando-se sobre o continente, haveria umidade mais que suficiente e ar frio, pois a atmosfera estará resfriada da primeira MP (quinta/sexta) e estaria entrando uma segunda puxada inclusive pelo próprio ciclone formado sobre o continente.

 

A grande umidade poderia resultar em algo mais que uma paraguaia, quem sabe uma bela nevada, porém a intensidade do ar frio proposta pelos modelos nas últimas 3 ou 4 saídas é relativamente fraca, e isso só seria possível de acontecer lá no alto dos 1600m ou 1700m - por enquanto, probabilidade muito baixa, devido a baixa confiabilidade dos modelos a tal distância do evento, agravado pela situação extremamente limítrofe de frio.

 

Uma anotação interessante, é que não me parece muito comum essa ciclogênese sobre os três estados sulinos, algo semelhante aconteceu no inesquecível episódio de 1975, onde havia [muito, mas muito] mais ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

 

em breve estarei em Porto Alegre. Será minha quarta vez na capital gaúcha. Dessa vez ficarei lá entre os dias 6 e 14 de junho. Sinto que vem coisa boa por ae...as rodadas parecem começar a convergir para uma solução de frio interessante justamente a partir do dia 7/8...o q têm a me dizer? Levo casacos para frio menor que 5°C?

Link to comment
Share on other sites

Sabe aquela pulga atrás da orelha do Caio??

 

Pela 18Z, não sei não...acho que pode vir melhor que a encomenda no domingo.

 

Você começa a cogitar uma paraguaia pro fim de semana, Rodrigo ?

Eu não, quem começou foi o Caio! :D:D

 

Os padrões convergem em haver um ciclone formando-se sobre o continente, haveria umidade mais que suficiente e ar frio, pois a atmosfera estará resfriada da primeira MP (quinta/sexta) e estaria entrando uma segunda puxada inclusive pelo próprio ciclone formado sobre o continente.

 

A grande umidade poderia resultar em algo mais que uma paraguaia, quem sabe uma bela nevada, porém a intensidade do ar frio proposta pelos modelos nas últimas 3 ou 4 saídas é relativamente fraca, e isso só seria possível de acontecer lá no alto dos 1600m ou 1700m - por enquanto, probabilidade muito baixa, devido a baixa confiabilidade dos modelos a tal distância do evento, agravado pela situação extremamente limítrofe de frio.

 

Uma anotação interessante, é que não me parece muito comum essa ciclogênese sobre os três estados sulinos, algo semelhante aconteceu no inesquecível episódio de 1975, onde havia [muito, mas muito] mais ar frio.

 

Rodrigo! Nosso grande problema recente é justamente a ausência de sincronia entre estas baixas perfeitas e o frio. Se um bicho deste pega um frio abaixo de zero em 850 hpa no centro-norte da Argentina ele joga todo ele no nosso Planalto e é neve certa. O problema é que por enquanto (12Z e 18Z do GFS) o frio abaixo de Zero em 850 hpa mais próximo da baixa no momento do seu auge está no Atlãntico, na latitude de Bahia Blanca, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Centro-sul do RS é que vai se dar bem nas mínimas. De SC para cima, a FF ficará semi estacionária e provocará chuva, porém sem queda pronunciada na mínima, apenas queda acentuada na máxima. O bloqueio acima do PR está forte!

 

Em SP, só terá um dia friozinho na 6ª feira. Acima de SP as coisa ficam mais complicadas ainda.

 

Que falta faz um ciclone na costa do RS... :cry:

Link to comment
Share on other sites

Centro-sul do RS é que vai se dar bem nas mínimas. De SC para cima, a FF ficará semi estacionária e provocará chuva, porém sem queda pronunciada na mínima, apenas queda acentuada na máxima. O bloqueio acima do PR está forte!

 

Em SP, só terá um dia friozinho na 6ª feira. Acima de SP as coisa ficam mais complicadas ainda.

 

Que falta faz um ciclone na costa do RS... :cry:

 

CALMAAAA! Que aos poucos as coisas se ajeitam. E,,, bye bye bloqueio.

 

Bem, sei que não dá pra se animar, mas o GFS 00Z de hoje tá muito bom para frio. Teremos, de acordo com o modelo um junho bem interessante, sem, por enquanto, exageros de frio, mas com o frio marcando presença mesmo que tímido. As chuvas devem diminuir um pouco de intensidade.

 

imagem2bhq.png

 

Aqui em Cascavel, de acordo com a rodagem 00Z as chuvas devem continuar. Se intensificariam no fim de semana. O domingo ficaria nublado com garoa. A partir de segunda o tempo abre e as madrugadas ficariam bem gostosas. Mínima de 4 e máxima de 25 graus no período!

Link to comment
Share on other sites

CALMAAAA! Que aos poucos as coisas se ajeitam. E,,, bye bye bloqueio.

 

Bem, sei que não dá pra se animar, mas o GFS 00Z de hoje tá muito bom para frio. Teremos, de acordo com o modelo um junho bem interessante, sem, por enquanto, exageros de frio, mas com o frio marcando presença mesmo que tímido. As chuvas devem diminuir um pouco de intensidade.

 

imagem2bhq.png

 

Aqui em Cascavel, de acordo com a rodagem 00Z as chuvas devem continuar. Se intensificariam no fim de semana. O domingo ficaria nublado com garoa. A partir de segunda o tempo abre e as madrugadas ficariam bem gostosas. Mínima de 4 e máxima de 25 graus no período!

 

 

Me explique como pode haver MÍNIMA DE 16°C NUM DIA (SÁBADO) E MÁXIMA DE 14°C NO OUTRO (DOMINGO)!? NÃO TEM COMO! ISSO É IMPOSSÍVEL :lol:

Link to comment
Share on other sites

Uma "leve" brisa :lol: provocou sensação térmica mínima na rajada de 2º, com chuva agora pela manhã.

 

Eu não calculei este sabado passado de manhã mas com certeza senti uma termica bem baixa em Extrema MG, lembro-me que estavam 7°C e com vento constantes e rajadas de mais ou menos 25km.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu não calculei este sabado passado de manhã mas com certeza senti uma termica bem baixa em Extrema MG, lembro-me que estavam 7°C e com vento constantes e rajadas de mais ou menos 25km.

 

2°C NO VENTO, ATÉ EM JANEIRO OCORRE AQUI COM CERTA FREQUÊNCIA, NESTE ANO TIVEMOS -3°C EM JANEIRO....

 

E pelas rajadas entao poderia até -2°C segundo a tabela do INMET.

Para vocês é muito normal, agora para eu. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus choveu nesta manhã em São Paulo! O acumulado estava em ridículos 28 mm..., abaixo da média de Maio e digno de tropical altitude...

 

NÃO RECLAMA!!! AQUI CHEGOU A 60,0 mm HOJE DE MANHÃ/AUTOMÁTICA!! E EM TUBARÃO ESTÁ EM 27 MM

 

Não reclamem os dois, aqui no INMET só tem 3,4mm por enquanto ! :lol: :(

A estação seca começou mais cedo este ano.

Link to comment
Share on other sites

Me explique como pode haver MÍNIMA DE 16°C NUM DIA (SÁBADO) E MÁXIMA DE 14°C NO OUTRO (DOMINGO)!? NÃO TEM COMO! ISSO É IMPOSSÍVEL :lol:

Bem observado... mesmo assim as máximas devem ser baixas no PR no começo da próxima semana.

OCORRE ALGO ASSIM DIVERSAS VEZES, NÃO TEM NADA DE ERRADO CASO SEJA MÁXIMA DO DIA (DIA CLARO), SEM VER A PREVISÃO DELE, AS MÍNIMAS QUE DEI P/CASCAVEL FORAM AS MESMAS, COM A DIFERENÇA QUE COLOCO AS BAIXADAS, ONDE O FRIO SERÁ MAIS INTENSO E ATÉ PODE DAR NEGATIVA EM PONTOS BEM ISOLADOS DO MUNICÍPIO. PODE TER 16 NO SÁBADO E DURANTE O DIA, DOMINGO NÃO PASSAR DOS 14, AGORA, OFICIALMENTE SIM, TERIA ERRO, POIS PARA TER MÁXIMA DE 14, TERIA QUE A MÍNIMA NO SÁBADO SER DE 14, SÓ NESTE PONTO É QUE ESTARIAS CERTO, MAS GARANTO QUE NÃO FOI NESTE SENTIDO A CUTUCADA! :lol:

 

Jesus! Joga pro céu e vai na mão de Deus... vai ver a previsão do Simepar, meu filho!

 

imagem1c.png

 

Enfim!

Considere as mínimas válidas entre as 00h e 09h de cada dia.

 

O gradiente térmico de sábado será bem interessante! Dia em que deve ir esfriando bastante duranteo dia. E é claro, a noite, justamente as 23.59, deve ter uma temperatura menor do que a registrada ao amanhecer. Em torno de 12 graus. Porém, este valor é expresso na mínima do dia seguinte.

 

Mas criticando a tabela: Os valores de máxima estão, inclusive, exagerados. Quem sabe a máxima não chegue a 14!

 

E sim Ronalds! Nossas mínimas casam bem. Ao redor da cidade sempre fica branco de gelo em áreas de encostas as matas ciliares e onde o terreno apresenta gradual retrocesso na altitude!

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ,

 

em breve estarei em Porto Alegre. Será minha quarta vez na capital gaúcha. Dessa vez ficarei lá entre os dias 6 e 14 de junho. Sinto que vem coisa boa por ae...as rodadas parecem começar a convergir para uma solução de frio interessante justamente a partir do dia 7/8...o q têm a me dizer? Levo casacos para frio menor que 5°C?

 

Só se tu for sair da área urbana, e se a MP for extremamente boa. Dentro do perímetro urbano de POA, temperatura menor de 5º é coisa rara. Acontece uma ou duas vezes por ano, basta, por exemplo, acompanhar a estação do Bruno, que é na ilha de calor da área bem urbana. No Centro, é pior ainda. Bom, acho que menos de 5º, só talvez nas áreas periféricas, tipo o Belém Novo, o Aeroporto, e logo ao amanhecer. Eu, se fosse tu, apostaria em uns 7, 8º.

Ah, isso é só uma opinião amadora, e falta tempo ainda. Não sabemos se até lá não evoluirá para uma bomba polar. Acho que o Alexandre tem condições de te responder com mais confiabilidade.

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Hoje Matão tem um dia nublado, com alguns poucos e curtos períodos de abertura. A mínima durante a madrugada e a manhã foi alta para os padrões de maio, e mais alta desde abril. Mínima de 16,5°C. Choveu agora a pouco, fraco, acumulou somente 0,5mm. A máxima chegou a 21,5°C, e não deve passar disso. Agora tenho céu completamente nublado, com algumas nuvens negras vindo de sul. Faz 19,0°C.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Aqui, rápido:

 

Rodada das 12Z, melhor do ano. Depois os comentários completos.

A-N-I-M-A-L :shock: :shock: :shock:

 

Uma otimista janela para neve de domingo a quarta-feira, mínimas chances nas áreas mais altas final de domingo e segunda e chances reais de terça para quarta.

 

Já estou cogitando pefir folga no início da semana que vem :D :D

Link to comment
Share on other sites

Aqui, rápido:

 

Rodada das 12Z, melhor do ano. Depois os comentários completos.

A-N-I-M-A-L :shock: :shock: :shock:

 

Uma otimista janela para neve de domingo a quarta-feira, mínimas chances nas áreas mais altas final de domingo e segunda e chances reais de terça para quarta.

 

Já estou cogitando pefir folga no início da semana que vem :D :D

 

Muito boa, e o melhor: realista!

 

Ótimos volumes de chuva, 82mm para TM, temperatura e precipitação com 2ºC e 8ºC em superfície, uma sequência de dias com mínimas bem baixas, culminando com algo próximo a 0/1ºC na quarta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Esse negócio de rodada eu não dou a menor bola... Só chegando próximo. É como o Mafil falou: esquenta, esfria, esquenta, esfria. Eu não entendo nada de tecnologia e dados, mas segundo ele, há inputs que não são considerados e o resultado final não muda??? Algum sentido???

 

Falou e disse! O intervalo da previsão ainda é muito longe. Quem não se lembra das primeiras rodadas do frio da segunda metade desta semana? A única diferença é que agora ele está aumentando ao invés de retirar, mas ainda há tempo para isso! E destaco que não é nada de excepcional, mas é a melhor dentro da realidade deste ano.

Link to comment
Share on other sites

Esse negócio de rodada eu não dou a menor bola... Só chegando próximo. É como o Mafil falou: esquenta, esfria, esquenta, esfria. Eu não entendo nada de tecnologia e dados, mas segundo ele, há inputs que não são considerados e o resultado final não muda??? Algum sentido???

 

OK, mas para esfriar tem que ao menos começar a ser sinalizado pelas rodadas.

Link to comment
Share on other sites

A-N-I-M-A-L :shock: :shock: :shock:

 

Uma otimista janela para neve de domingo a quarta-feira, mínimas chances nas áreas mais altas final de domingo e segunda e chances reais de terça para quarta.

 

Já estou cogitando pefir folga no início da semana que vem :D :D

Essa rodada isolada dá previsão de neve para o dia 02, madrugada e manhã para SJ e no dia 03, de madrugada e manhã para SJ e Palmas.

Porém, ainda está muito longe. Fica a expectativa de estabelecer uma "boa" tendência.

Link to comment
Share on other sites

Discordo que seja rodada isolada. A previsão de neve o é, mas a tendência de frio e formação do ciclone sobre o continente é nada isolada e o GFS vem insistindo nela.

 

Uma análise que podemos fazer é a ciclogênese no sábado/domingo, com a posição da alta no Pacífico Sul entrando na argentina nessas datas, já dentro do domínio de maior confiabilidade do GFS. E essa tendência já tem sido indicada a ao menos umas 5 ou 6 rodadas do GFS (senão mais).

 

A surpresa da 12Z foi justamente o aumento do frio com a manutenção do ciclone junto à costa sulina - cenário ideal pra neve. Cenário este ainda não confiável.

 

Mas lembrai da história da pulga atrás da orelha no domingo.... ela mantém-se, pois haverá ar frio e haverá o ciclone, resta saber se o primeiro será suficiente. Este episódio está mais paupável que o de terça/quarta-feira, é viável ficarmos com os olhos abertos para as rodadas próximas!

Link to comment
Share on other sites

Discordo que seja rodada isolada. A previsão de neve o é, mas a tendência de frio e formação do ciclone sobre o continente é nada isolada e o GFS vem insistindo nela.

Sim, a rodada isolada é em relação a neve.

 

É como eu interpretei também. O frio não é tendência mais, é fato. A rodada isolada é a da neve. Toamara que mantenha a tendência de frio forte!

 

Abs explicativos-marquinianos!

Link to comment
Share on other sites

Discordo que seja rodada isolada. A previsão de neve o é, mas a tendência de frio e formação do ciclone sobre o continente é nada isolada e o GFS vem insistindo nela.

Sim, a rodada isolada é em relação a neve.

 

É como eu interpretei também. O frio não é tendência mais, é fato. A rodada isolada é a da neve. Toamara que mantenha a tendência de frio forte!

 

Abs explicativos-marquinianos!

As rodadas desta semana estavam dando temperaturas bem mais baixas. Isto há cerca de 5 dias atrás. Logo, para se ter certeza de neve só perto e em condições bem específicas. Não é que nem Moscou que neva fácil fácil.Aqui, a coisa é quase misteriorsa...

Link to comment
Share on other sites

Esse negócio de rodada eu não dou a menor bola... Só chegando próximo.

 

Infelizmente sou obrigado a concordar...

 

Felizmente, posso discordar parcialmente!

 

Uma coisa é rodada com 240h de antecedência.

Outra coisa é rodada com 96h de antecedência, depois com 72h de antecedência e assim por diante, principalmente quando começa a apontar um tendência.

E quando sai a rodada dos sonhos com 24h de antecedência? Eu fico "nas pontas dos cascos"!

Comparando, isto para mim é como uma partida de futebol. O jogo e o que antecede ele é mais emocionante que o placar. O placar é o mais importante, mas não o mais emocionante.

Se não fosse assim, era fácil. A gente não olhava o jogo, só via o placar e iria dormir!

Talvez por ser um apaixonado por frio e neve, não sou tão racional nestas horas.

Link to comment
Share on other sites

Esse negócio de rodada eu não dou a menor bola... Só chegando próximo.

 

Infelizmente sou obrigado a concordar...

 

Felizmente, posso discordar parcialmente!

 

Uma coisa é rodada com 240h de antecedência.

Outra coisa é rodada com 96h de antecedência, depois com 72h de antecedência e assim por diante, principalmente quando começa a apontar um tendência.

E quando sai a rodada dos sonhos com 24h de antecedência? Eu fico "nas pontas dos cascos"!

Comparando, isto para mim é como uma partida de futebol. O jogo e o que antecede ele é mais emocionante que o placar. O placar é o mais importante, mas não o mais emocionante.

Se não fosse assim, era fácil. A gente não olhava o jogo, só via o placar e iria dormir!

Talvez por ser um apaixonado por frio e neve, não sou tão racional nestas horas.

Na neve de 2007 aqui, o INPE apontava a probalidade do fenômeno com 72hs de antecedência, o interessante que nas rodadas posteriores retirou a coloração para neve, no entanto o fenômeno ocorreu.

Link to comment
Share on other sites

Esse negócio de rodada eu não dou a menor bola... Só chegando próximo.

 

Infelizmente sou obrigado a concordar...

 

Felizmente, posso discordar parcialmente!

 

Uma coisa é rodada com 240h de antecedência.

Outra coisa é rodada com 96h de antecedência, depois com 72h de antecedência e assim por diante, principalmente quando começa a apontar um tendência.

E quando sai a rodada dos sonhos com 24h de antecedência? Eu fico "nas pontas dos cascos"!

Comparando, isto para mim é como uma partida de futebol. O jogo e o que antecede ele é mais emocionante que o placar. O placar é o mais importante, mas não o mais emocionante.

Se não fosse assim, era fácil. A gente não olhava o jogo, só via o placar e iria dormir!

Talvez por ser um apaixonado por frio e neve, não sou tão racional nestas horas.

 

Perfeito!!

 

Por essa teoria, não poderia comemorar gols do Grêmio que saem aos 10 minutos do primeiro tempo. Tenho que ficar quietinho na arquibancada, afinal faltariam ainda 80 minutos de jogo.

 

É lógico que temos que comemorar rodadas boas! O que não podemos é garantir a vitória. Eu sempre irei comemorar em caso de gols no primeiro tempo de jogo e em caso de previsões com 7 dias de antecedência. É a indicação do aumento de probabilidade de vitória. Isso eu comemoro.

Link to comment
Share on other sites

CALMAAAA! Que aos poucos as coisas se ajeitam. E,,, bye bye bloqueio.

 

Bem, sei que não dá pra se animar, mas o GFS 00Z de hoje tá muito bom para frio. Teremos, de acordo com o modelo um junho bem interessante, sem, por enquanto, exageros de frio, mas com o frio marcando presença mesmo que tímido. As chuvas devem diminuir um pouco de intensidade.

 

imagem2bhq.png

 

Aqui em Cascavel, de acordo com a rodagem 00Z as chuvas devem continuar. Se intensificariam no fim de semana. O domingo ficaria nublado com garoa. A partir de segunda o tempo abre e as madrugadas ficariam bem gostosas. Mínima de 4 e máxima de 25 graus no período!

 

 

Me explique como pode haver MÍNIMA DE 16°C NUM DIA (SÁBADO) E MÁXIMA DE 14°C NO OUTRO (DOMINGO)!? NÃO TEM COMO! ISSO É IMPOSSÍVEL :lol:

 

OCORRE ALGO ASSIM DIVERSAS VEZES, NÃO TEM NADA DE ERRADO CASO SEJA MÁXIMA DO DIA (DIA CLARO), SEM VER A PREVISÃO DELE, AS MÍNIMAS QUE DEI P/CASCAVEL FORAM AS MESMAS, COM A DIFERENÇA QUE COLOCO AS BAIXADAS, ONDE O FRIO SERÁ MAIS INTENSO E ATÉ PODE DAR NEGATIVA EM PONTOS BEM ISOLADOS DO MUNICÍPIO. PODE TER 16 NO SÁBADO E DURANTE O DIA, DOMINGO NÃO PASSAR DOS 14, AGORA, OFICIALMENTE SIM, TERIA ERRO, POIS PARA TER MÁXIMA DE 14, TERIA QUE A MÍNIMA NO SÁBADO SER DE 14, SÓ NESTE PONTO É QUE ESTARIAS CERTO, MAS GARANTO QUE NÃO FOI NESTE SENTIDO A CUTUCADA! :lol:

 

Me explique como pode haver MÍNIMA DE 16°C NUM DIA (SÁBADO) E MÁXIMA DE 14°C NO OUTRO (DOMINGO)!? NÃO TEM COMO! ISSO É IMPOSSÍVEL :lol:

Bem observado... mesmo assim as máximas devem ser baixas no PR no começo da próxima semana.

OCORRE ALGO ASSIM DIVERSAS VEZES, NÃO TEM NADA DE ERRADO CASO SEJA MÁXIMA DO DIA (DIA CLARO), SEM VER A PREVISÃO DELE, AS MÍNIMAS QUE DEI P/CASCAVEL FORAM AS MESMAS, COM A DIFERENÇA QUE COLOCO AS BAIXADAS, ONDE O FRIO SERÁ MAIS INTENSO E ATÉ PODE DAR NEGATIVA EM PONTOS BEM ISOLADOS DO MUNICÍPIO. PODE TER 16 NO SÁBADO E DURANTE O DIA, DOMINGO NÃO PASSAR DOS 14, AGORA, OFICIALMENTE SIM, TERIA ERRO, POIS PARA TER MÁXIMA DE 14, TERIA QUE A MÍNIMA NO SÁBADO SER DE 14, SÓ NESTE PONTO É QUE ESTARIAS CERTO, MAS GARANTO QUE NÃO FOI NESTE SENTIDO A CUTUCADA! :lol:

 

Jesus! Joga pro céu e vai na mão de Deus... vai ver a previsão do Simepar, meu filho!

 

imagem1c.png

 

Enfim!

Considere as mínimas válidas entre as 00h e 09h de cada dia.

 

O gradiente térmico de sábado será bem interessante! Dia em que deve ir esfriando bastante duranteo dia. E é claro, a noite, justamente as 23.59, deve ter uma temperatura menor do que a registrada ao amanhecer. Em torno de 12 graus. Porém, este valor é expresso na mínima do dia seguinte.

 

Mas criticando a tabela: Os valores de máxima estão, inclusive, exagerados. Quem sabe a máxima não chegue a 14!

 

E sim Ronalds! Nossas mínimas casam bem. Ao redor da cidade sempre fica branco de gelo em áreas de encostas as matas ciliares e onde o terreno apresenta gradual retrocesso na altitude!

 

Eu pensei que eu tivesse sido claro, mas pelo visto vocês não entenderam o que eu quis dizer!

Não estou duvidando da máxima de 14°C em Cascavel! Obviamente não! Afinal de contas, estamos falando de P.A.R.A.N.Á!

O que eu quis dizer é que se a máxima no domingo for de 14°C, obrigatoriamente a mínima no sábado tem que ser de 14°C pelo menos! Oficialmente dizendo, claro. Porque ninguém fica considerando máxima de 14°C (as 15h) se as 21h do dia passado ainda estava 18°C por exemplo. Os 14°C vira uma "máxima" não-oficial. E o que acaba valendo mesmo são os 18°C. Foi isso que eu estava falando, e vocês me interpretaram mal :roll:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.