Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/06/24 in all areas

  1. Sumido do fórum, e por motivos claros, o oeste paulista está vivendo uma sequência climática mês a mês horrível, não bastasse o calor a chuva está extremamente irregular para se ter uma ideia choveu dia 12/01 e 13/01 102,5mm, foi uma chuva só em dois pancadões de noite/madrugada, aquele outro 50mm também foi um pancadão de madrugada, não vi mais pancadas isoladas de fim de tarde o que era muito típico aqui. O ano: Já em chuvas: Choveu 4 dias acima de 10mm no verão. E os próximos dias não reservam nada de demais, se chover será isolada, o que não pode se duvidar de alguma chuva mais pesada em curto espaço de tempo.
    18 points
  2. Com a minha outra câmera, obtive uma vista menos abrangente da célula, porém gosto mais desse tipo de imagem do que da outra câmera que "arredonda" o horizonte. Gosto da linha do horizonte retinha, como se vivêssemos numa terra plana 🫠
    12 points
  3. Noite abafada em Floripa, 26°C. As tardes seguem quentes, ontem chegou aos 33°C e hoje aos 32°C. Na foto, canal da Barra da Lagoa. O calor e o mar calmo dos últimos dias, está contribuindo bastante para uma farta pesca de lula aqui na ilha
    11 points
  4. Hoje foi aquele abafamento terrível apesar do calor menos intenso. A frente fria no oceano só fez o vento virar para SE. Resultado: entrou nuvem baixa, mas sem chuva. A mp só causa algum alívio lá em alto-mar, pois aqui foi um dia bem desagradável. Máxima de 31,4° sem baixar dos 65%. Agora faz 25,6° com elevados 82%. Coisa porca. Vídeo desta tarde.
    11 points
  5. Continuando com o relato do dia de hoje, variação em casa 15,9°C e 31,8°C. Mesmo com uma mínima apenas 1,6°C inferior a de ontem, achei o amanhecer mais friozinho. Tão logo o Sol se ergueu, comecei a achar o dia bem mais desagradável do que ontem... O Sol estava venenoso. Poucas nuvens e um céu muito azul. Como já havia comentado, depois de um certo período de calor tórrido e calmaria, a brisa veio refrescar. Soprou muito forte depois das 16h e várias formações promissoras de trovoadas na região serrana foram dizimadas em pouco tempo. Mal se erguiam, eram estracalhadas pelo vento marítimo. No entanto, 2 células de grande porte tiveram maior durabilidade que essas acima e conseguiram produzir chuva torrencial no lado nordeste e no sul (a câmera não pegou essas duas). É interessante que por Curitiba se situar mais a oeste, teve maior estabilidade no processo convectivo. A imagem do radar do SIMEPAR mostra o sistema um pouco a oeste da cidade. Foi empurrado pela brisa uns 30/40 km depois das 17h.
    10 points
  6. Achei que viria chuva hj, mas flopou, só abafou mesmo. Ali entre as 17:00 e 21:00 ficou até "agradável" pros padrões desses dias, mas depois a noite voltou a ficar quente e abafada. Não parece tão ruim quanto ontem, mas também tá meio chatinho. E ainda nem estamos no pico dessa onda de calor, que será mais adiante na semana. Variação de 24,1 / 32,7 °C na base aérea de Canoas. Começando a madrugada de terça com 24 °C.
    9 points
  7. São 2 então, pois também não contava com essa agora. Não somente acreditei q o pior da sauna já havia ficado para trás, quanto me amparei na normalidade histórica que diz ser Fevereiro um mês de certa tranquilidade. Enfim, teremos que aguentar mais alguns bons dias pra nos despedirmos dos 30 e tantos graus. Hoje o clima se manifestou mais seco do que os dias anteriores e houve um longo momento quase sem nebulosidade. A brisa chegou forte no meio da tarde e trouxe um leve refresco, pelo menos aqui mais ao leste da capital. Por volta das 16h40 teve início um processo convectivo muito veloz e intenso, no lado norte. Em poucos minutos o "nada" se ergueu na forma de uma Cumulonimbus gigantesca e muito eletrificada. Essa nuvem ganhou uma dimensão de super-célula e despejou chuva e granizo à oeste da região de Curitiba. É impressionante a rapidez com que o sistema se agrupou e se tornou tão ativo, sobre algum ponto de Curitiba. Consegui obviamente registrar o acontecimento de casa:
    9 points
  8. Aqui 24,3° com 89%. Tempo bom. Chuva da noite passada. Só bati os 24,0° de mínima na madrugada por causa desta chuva.
    8 points
  9. Aqui na capital paulista, a impressão que dá é que a massa de ar quente do Brasil Central se expande lentamente, ano após ano. Sampa sempre teve calorões na primavera, a gente vê isso até nos poucos dados disponíveis das décadas de 1890 e 1900. Só que a frequência era bem menor do que atualmente. Por exemplo, desde a abertura da estação do Mirante em 1945 até 2023, 40,0% das máximas absolutas anuais caíram nos meses de dez/jan/fev e 57,5% foram registradas em set/out/nov. A diferença para 100% são duas ocorrências em março. De 2000 até 2023 temos 29,2% em dez/jan/fev (E uma em março) e 70,8% em set/out/nov. E isso num período de 24 anos, quase uma normal. Outro fato interessante que a gente nota observando dados da estação do IAG, que opera no local atual desde 1932... Até o final da década de 1950, acontecia com razoável frequência a chegada de massas polares fortes e tardias. Há vários registros de 5,x° e 6,x°C nos meses de outubro e novembro naquele período. Esses registros começam a escassear a partir de 1960, aproximadamente, até desaparecerem nos anos 1990. -------------- Voltando ao monitoramento, Sampa teve um dia diferente hoje, como já comentado pelo Daniel. Tivemos sol e poucas nuvens o dia todo, sem sinal de chuva. Mirante (Aut): 17,6°C / 31,5°C Interlagos: 17,1°C / 29,0°C As previsões são de calor para os próximos dias. Por enquanto, a expectativa é de calor normal, sem exageros. Vamos ver...
    8 points
  10. São Paulo vem tendo até o momento variação de nebulosidade e temperaturas altas.
    7 points
  11. ONTEM DEU 36,5/36,7 NO SR WOLFGANG, 90% DAS VEZES DÁ 1/3°C A MAIS QUE A DA EPAGRI QUE ESTÁ BEIRA DO URUGUAI.
    6 points
  12. Um dia de verão quente, especialmente a mínima de 23 graus, batendo os 33 graus a tarde. Amanhã fica nos 21/33, quarta em diante muito calor, chegando nos 40 sábado e 25/40 domingo. O euro veio com um alívio na segunda feira e a outra semana. Já o GFS um alívio com nova sequência de calorão.
    5 points
  13. Boa tarde. To comprando esse termometro: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-844730491-termmetro-max-e-min-c-sensor-externo-e-certificado-_JM?quantity=1 É um bom modelo?
    4 points
  14. AInda estamos na metade de tarde, mas a máxima de hoje já foi.... 28,7°C. Não há possibilidade da máxima de hoje ser alterada, pois estamos completamente tomados por nuvens altas que são restos de CB's que foram se decompondo. Mas ainda há algumas cortinas de chuva isoladas em alguns pontos, mas nada demais. Algumas trovoadas distantes também são ouvidas. Talvez ainda sejamos atingidos por alguma pancada forte aqui no bairro Bandeirantes, hehehe. No momento faz 23,5°C. Bem agradável.
    4 points
  15. Carnaval provavelmente sem muitos problemas com chuva por aqui, diferentemente do ano passado (aquela evento entre Bertioga e Litoral Norte foi marcante e trágico e ocorreu bem no final de semana de Carnaval, com muitos deslizamentos)
    3 points
  16. Águas mais frias chegando na superfície do Pacífico Equatorial nos próximos dias!
    3 points
  17. Eu havia zoado o Matheus Vinicius que o @coutinhocomentou num vídeo que poderíamos ter uma onda de calor em fevereiro. Bem no fim vem mesmo.
    2 points
  18. Imaginei Coutinho. Vários meios aqui do estado estão noticiando, sem averiguar corretamente esses dados.😬
    1 point
  19. Fevereiro pelo euro aqui pro interior de sp: literalmente uma aberração com potencial de imitar novembro/setembro 2023 ... tomara que erre pra bem menos!!!
    1 point
  20. Aqui 30,3° com 70%. P.o. em 24,2° e sensação de 35,7°. Do que podemos reclamar? 🤣
    1 point
  21. Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) [SST °C] Niño 4: 1,5 ºC (-0,1) [29,6] Niño 3.4: 1,8 ºC (+0,1) [28,3] Niño 3: 1,9 ºC (+0,1) [27,8] Niño 1+2: 1,0 ºC (+0,3) [26,3]
    1 point
  22. @coutinhovem sempre mencionando nos vídeos que a transição do verão para o inverno será abrupta. Resta aguardar... Hoje tivemos um dia quente por aqui com máximas chegando entre 30,7/31,3°C. Por volta das 14h30 a chuva que caiu a sudeste do município trouxe um alívio para o abafamento. Pode ser coisa da minha cabeça, mas me parece que esse verão está bem mais abafado que nos anos anteriores. Ao menos aqui em minha região...
    1 point
  23. Seria uma situação grave, ainda mais repetindo tão cedo um evento que não é comum de ocorrer. Creio que vá depender da velocidade com que o El Niño vai perder força, além das temperaturas no Atlântico Sul.
    1 point
  24. já eu não acho nem um nem outro, não concordo nem discordo, muito pelo contrário.
    1 point
  25. Escurecendo em POA a N e NO. Pelo radar é uma instabilidade que começou a se desenvolver há pouco. Enquanto isso ainda abafado, mas bem menos quente do que em torno do meio-dia. Minha máxima ficou em 35,1° perto desse horário. Agora tenho 31,3° com 60% e começa a ventar, efeito da instabilidade que falei. Esse é o vídeo do meio-dia e pouco.
    1 point
  26. Janeiro histórico no extremo oeste catarinense, nas estações baixas da região: Médias 24h: 26,3ºC Itapiranga 27,1ºC Mondaí 27,4ºC Caibi 25,6ºC Iporã do Oeste/Taquarussu Além do calor foi um mês muito seco, apenas 61mm em Mondaí. Vai ficar bem interessante a tabela anual se o inverno for frio... Frederico Westphalen/RS automática INMET (A854): o recorde da estação 2008-2021 era 36,7ºC em Dezembro e 35,3ºC em Janeiro, aniquilados.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.