Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. Acho que varia também pelo padrão de escoamento em larga escala. No nordeste, e em partes da região norte a influência de ventos atlânticos é muito mais forte continente a dentro, do que no sul e sudeste, com serras com mais de 1500m de altitude muito próximas ao Oceano. Então em partes do Norte e Nordeste vai além de 200km da costa sob forte influência do atlântico. No sul e sudeste deve ficar próximo a isso mesmo.
  3. Today
  4. ALERTA IMPORTANTE!! SE PUDEREM DOAR ÁGUA ÀS REGIÕES MAIS AFETADAS DO RS SERIA INTERESSANTE. POIS, INFELIZMENTE HÁ RELATOS DE FALTA DE ÁGUA EM ALGUMAS REGIÕES.
  5. Renan, de fato a porção leste de SP e mais o litoral sul da região Sudeste é que teriam maior probabilidade de meio que voltarem a um certo "normal climatologico" mesmo que com ausência de frio mais forte.... O que tenho percebido é que a cada rodada dos modelos, mesmo com este forte bloqueio, pouco a pouco as frentes frias vão ganhando mais espaço e conseguem avançar mais a cada momento... Talvez a grande constância de frentes frias e altas polares chegando e forçando o bloqueio, ainda que não consigam romper totalmente, tem pressionado mais e mais até que em algum momento da segunda quinzena acabem por romper totalmente o mesmo, essa é só um concepção minha ao analisar rodada a rodada... Se não frio forte ao menos chuva já começa a ficar um pouco mais comum de se observar avançando até Minas na segunda quinzena, espero que essa tendência se confirme como por exemplo nesta rodada da 12z do GFS ainda que distante: É torcer para que as frentes consigam avançar mais e mais até o afastamento dessa bizarrice para o oceano...
  6. Pra mim essa 1°Quinzena de Maio é o evento mais derradeiro dos tempos de Mudanças Climáticas no Brasil. Os desvios altamente positivos e sustentados por dias e quiçá semanas a fios, somadas ao evento extremo de chuva no Rio Grande do Sul, que também foi produto do bloqueio anômalo no Brasil Central.
  7. *MAIO 24 - DESVIOS (4 DIAS)* 19,3 (+2,4) Porto Alegre 23,2 (+8,1) Curitiba 25,5 (+7,3) São Paulo 27,1 (+5,1) Rio de Janeiro 25,4 (+4,9) Belo Horizonte 25,2 (+3,2) Goiânia 23,2 (+2,9) Brasília
  8. Hoje tive a "menor mínima" do mês até o momento, com 13,9°C. Essa temperatura mínima, no entanto, é apenas a média das mínimas normal de Maio. Agora de tarde, houve um ligeiro aumento de nuvens , motivo pelo qual o calor está "menos intenso" que nos últimos dias. Faz 28,4°C com 65% de UR, a máxima atingiu "somente" 29,2°C. Para se ter uma ideia do absurdo que estou vivendo aqui, o negócio é o seguinte: Continuo ligando o ar condicionado pra dormir e no carro quando vou ao trabalho. Nesse momento, apesar de estar só de camiseta e bermuda, estou SUANDO, algo que raramente me ocorre em Maio. Dentro de casa está 26,2°C no meu incoterm, uma temperatura interna mais normal para Fevereiro. A anomalia das temperaturas no INMET é incrível: Pela previsão, entendo que podemos perfeitamente chegar no dia 15 com um desvio bem semelhante ao atual, algo impensável para os padrões de um clima como o de Juiz de Fora, que geralmente não possui desvios tão altos assim. Em tempo: A mínima (incrível) de 19,8°C ontem no INMET é o novo recorde de maior temperatura mínima para Maio, superando os 19,4C do dia 2 !!!!!!
  9. Essa previsão me embrulhou o estômago. Ontem já começou a aparecer esses maiores acumulados pra RMPOA e aumentaram um pouco nessa saída de hoje.
  10. Para a capital paulista, poderá ser mesmo uma quebra do padrão, ainda que sem qualquer frio intenso que compense o estrago bizarro do bloqueio. Mas para MG, infelizmente ainda há forte divergência e instabilidade na previsão pós-dia 12. Podemos OU continuar com o bloqueio no decorrer da segunda quinzena, OU chegarem restos de frentes frias que podem ajudar a diminuir a temperatura máxima, porém mantendo as mínimas bem acima. Em todo caso, a temperatura vai continuar acima da média por aqui, neste mês de Maio que certamente superará com folga qualquer outro da história e será o mais quente de sempre.
  11. Boa tarde a todos... De fato apesar do bloqueio persistente parece que as coisas felizmente irão melhorar com a quebra de padrão causticante e seco para um período ameno e mais úmido o que pra mim já está excelente tendo em vista a realidade atual... O conservador Meteoblue a dias enxerga isso e a virada seria a partir do dia 12 com a retomada da normalidade climática para a época com dias agradáveis e noites relativamente frias: Weather.us segue: Meteored tbm na mesma tendência... E isso já é um grande alívio pra partes do sudeste e pro sul com a quebra do bloqueio mais ao sul e avanço da frente fria chegando até aqui e não represando no RS... Pode talvez não ter peso em termos de anomalias nas médias mas tem um efeito gigante no conforto climático para todos...
  12. Não há dúvidas que o período seco no Brasil central está bem estabelecido.
  13. Boa tarde a todos. Tive um frio normal para época nesta madrugada e começo de manhã, mas devido a atual situação é pra se comemorar. Eis as mínimas de hoje Nova Friburgo/Salinas (Inmet): 6,1 Nova Friburgo/Campo do Coelho (pws): 8,0°C Nova Friburgo/Muri (Pws): 8,0 Nova Friburgo (pws): 12,0 (Projeto Clos Del Rey/959m): 12,0 Nova Friburgo/Jd. Ouro Preto (Aqui em casa/incoterm): 12,6 Nova Frburgo/Ed. Itália (Centro/pws): 12,7 Obs.: Parece que a Estação do Pico do Caledonia voltou ao ar no começo desta manhã, então não deu pra registrar a minima.
  14. Marcos, pelos seus conhecimentos você acha que quantos % da zona urbana de Porto Alegre estão inundados? Impressionante essas imagens, me lembra (guardadas as devidas proporções) de Nova Orléans em 2005 após o Katrina. --- Aqui em São Paulo mais uma noite indormível com o calor insuportável dos ambientes internos... Já faz 30°C no Mirante antes do meio-dia!
  15. A minha maior preocupação acima do frio com certeza é esta. O retorno da chuva, com cerca de 100 mm. RS e SC são para os fortes.
  16. Marcos, aí em PoA a prefeitura, Defesa Civil, Secretaria da Saúde, etc, não alertam o pessoal para evitar o máximo possível o contato com águas de enchente ? Existe o perigo de contrair a Leptospirose. É uma doença transmitida pela urina de animais contaminados, principalmente de ratos, que pode estar presente nas águas misturadas com esgoto, etc. E pode, em alguns casos, ser grave se a pessoa não for tratada. Aqui em Sampa, sempre dão este aviso através da mídia, em caso de enchentes.
  17. No geral os modelos estão indicando que a quebra do bloqueio na altura do RS se dará a partir do dia 12. Já há consenso entre o europeu estendido, ensemble do euro e o gfs estendido, entre outros, que um período mais frio se iniciará por volta do dia 13 no RS, quando o ar frio finalmente consegue avançar um pouco mais, porém inicialmente até a altura de SC. Nesse cenário, o bloqueio ainda se mostra muito resiliente no Brasil central, SP e PR. Porém o frio numa situação de calamidade e desabrigados passa a ser uma péssima notícia. O único ponto positivo é o deslocamento do bloqueio ao norte, o que poderá favorecer a estabilidade do tempo e a baixa total aos níveis normais do Guaíba. Isso porque ainda teremos uma semana bem instável pela frente, que deverá impor dificuldades a baixa total e urgente do rio.
  18. Não tinha pensado sobre o lance de o Atlântico ter maior impacto "apenas" em áreas até uns 200 Km da costa Boa!
  19. Obrigado pela pergunta e pela preocupação! Felizmente estamos bem. Eu moro na metade leste da cidade, que ficou bem afastada da parte oeste que é mais ribeirinha e está praticamente toda alagada. Felizmente meus parentes e amigos moram todos por perto, entre o Rondon e a Igara, e todos estão afastados dos alagamentos. A Igara, meu bairro de infância, tem inclusive uma certa altitude em relação à BR 116 e isso ajuda. Essa faixa em que eu e minhas pessoas próximas e queridas moram é afastada tanto da metade oeste alagada, como da parte mais ao sul de Canoas que sofre alagamentos até o Niterói por causa do Rio Gravataí. Fico feliz que também esteja bem!! As pancadas de chuvas não param. São rápidas, mas sempre voltam. É um pesadelo.
  20. Você está desabrigado? Foi afetado diretamente pela enchente? Felizmente moro num local mais alto e a uns 6 km em linha reta do Guaíba. Até há pouco estava chovendo aqui. Acabei de ouvir uma TROVOADA!!
  21. Manhã e tarde na rua, às vezes voltando de noite (algumas paradas fora, encontrei um amigo hoje). Nunca, jamais na minha vida imaginava ver isso. Sem palavras... Esse é o registro que fiz entre o meio da manhã e início da tarde
  22. Buenos Aires hoje: Mínima: 8,6°C Máxima: 18,2°C Após madrugada de céu limpo e mínima um pouco abaixo do previsto, o sábado todo foi nublado em Buenos Aires, inclusive com uma fina garoa agora à noite, sem acumular. Agora temos garoa, 17,7°C, URA de 93%, vento nordeste a 5 km/h e visibilidade restrita a 9 km pela precipitacao. Para amanha, a previsao do SMN indica neblina de manha, céu nublado durante o dia e baixa possibilidade de chuva. Mínima de 15°C e máxima de 20°C. O sol nasce às 7h32 e se poe às 18h06.
  23. Passo Fundo está com chuva acima da média em todos os cinco primeiros meses de 2024(Belém do Pará em 2019 mandou lembranças) Soledade com apenas 4 dias deste mês, choveu o mesmo acumulado que Porto Alegre registrou em setembro do ano passado. Lembrando que Soledade é a cidade que registrou a maior chuva em 24h pelo INMET nesse evento histórico que está reescrevendo a história pluviométrica do RS. Detalhe: a cidade homônima na Paraíba tem apenas 300mm de média anual e é um dos locais menos chuvosos do país. Situações completamente diferentes nas duas Soledade.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.