Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. Ontem na hora do almoço, pouco antes do meio dia, caiu uma pancada de chuva em Pombal, que durou uns 5 minutos. Por volta das 13:30 voltou a ocorrer outra pancada de chuva, durando uns 7 minutos, mas diferente da anterior, teve quase 1 minuto que ficou torrencial: Devido aos fortes ventos em 850 hPa e 700 hPa (>35 km/h) as chuvas não duravam mais que 10 minutos, o que não impediu a formação de Cb no Vale do Piancó, derrubando 32,7 mm em Itaporanga. Aqui em casa tive 6,8 mm o que eleva o total de maio pra 131,1 mm.
  3. Buenas tardes, tenemos una tarde estupenda en Montevideo. Despejada, seca, soleada y fria, 13,6°C en la estacion Prado a las 17hrs. La maxima alcanzo solo los 14,4°C con pleno sol. Mínimos de 10,2°C Llegamos la epoca de las sombras largas...
  4. Today
  5. Essa imagem retrata bem a cara de muitos foristas (eu inclusive) Também acho isso. Confesso que aqui no RJ eu não reparo muito no calor porque acostumado a ele. Esse ano no entanto, como isso tá ocorrendo em Maio, eu to mais atento. Geralmente final de abril e início de maio eu já to deixando o ar condicionado de lado, ficando só no ventilador, pra em junho ter algumas noites até sem. Mas tá impossível. Meu apartamento pega sol quase o dia todo. Aí a temperatura interna não desce muito nem de madrugada (fica na faixa dos 26º). E além do calor por si só ainda temos a total falta de chuvas. É normal maio não ser um mês chuvoso, mas como vem sendo até aqui e como se apresenta ser no resto do mês é loucura. E ainda sobre a ideia do nosso colega uruguaio Pablo, de nomear os eventos, acho perfeita. Ajudaria a lembrarmos de eventos extremos. Aqui no RJ mais do mesmo.
  6. Neve hoje no "Dia da Vitória" em Moscou, 9 de maio! Procurei e não achei outro ano em que isso aconteceu nesse mesmo dia. Um canal informou que neve em maio acontece em média uma vez a cada 25 anos por lá.
  7. Saída 12z do GFS tirou aquela anomalia grotesca de calor após o dia 20 que apareceu na 06z. Mas como já estamos vacinados quanto a isso... é ver para crer... 13 a 16/05: 18 a 25/05
  8. Vídeo desta manhã. Fui até o fim de Alvorada, mas a ponta da cidade não havia inundação (só uma quadra que outra) e voltei pra POA.
  9. Ontem acumulei modestos 4,5 mm em casa. Agora faz 20,7° com 61%. Esse é o vídeo que gravei ontem à tarde ainda quando chovia.
  10. O que me preocupa é o consenso dos modelos. ECMWF, GFS e GEM dão a mesma faixa de precipitação pra cá, em 160/170 mm nesse período (sex-seg). ICON dá 140 mm. Feia a coisa. Aqui tive mínima de 15,8°. Agora cravo 20,0°.
  11. Tudo normal como deve ser. Aqui época de calor e aí época de chuva e amenidades com meses entre 22/23, 28/29 graus.
  12. GFS após o suposto frio que deverá fazer aqui, já projeta uma sequência de temperatura de 30 graus no dia 20 e poucos de maio. Tudo muito estranho.
  13. Pelo tempo.com, os acumulados aumentaram entre sexta e segunda. daria em torno de 140 mm em Canoas, com ~ 60 mm no domingo. Um absurdo. Espero que isso diminua, mas já estamos perto.
  14. Olhando os dados na internet, em 1992 o atraso no fim do El Niño provocou um maio e um junho quente no Centro-Sul brasileiro, lógico que não com o calor deste maio de agora, mas houve um atraso no frio, no Mato Grosso só teve um frio expressivo no começo de julho e outro mais forte em meados do mês, depois do dia 20 de julho teve uma onda de frio com temperatura de um dígito de tarde em Sampa.
  15. 31/12 já tem La Niña e o RS pode está quente e seco, e Brasil Central fresco e úmido.
  16. Daqui a pouco a quebra do bloqueio será dia 31/12 hehe ... Nunca vi bloqueio tão inquebrável quanto este.
  17. Vocês já perceberam que as diversas regiões do mundo precisam se revezar para usarem os ''camarotes com ar condicionado''? Mas depois a conta sai cara!
  18. Grande parte do Brasil passou 2021, 2022 e primeiro semestre de 2023 levemente mais fria que a média dos 30 anos anteriores graças à La Niña, por isso o choque foi forte quando veio o El Niño, trouxe muito calor pra uma população já pouco acostumada, foram dois anos e meio numa sala climatizada, marcados por fortes ondas de frio, espero que esse padrão volte a se repetir em breve, venha La Niña:
  19. Cuidado. Ter muita raiva da alta pressão pode aumentar a tua pressão e ter que tomar remédio para pressão alta.
  20. Pra deixar claro também. Porque tem uma galera que adora reclamar e fazer aquele drama básico. É só uma rodada. A próxima pode vir completamente diferente. Mas é bom ir postando, pois vai que...
  21. Sim. No interior de SP esta desgrameira já é uma realidade constante desde o pós-2000. Mudou completamente nosso inverno. Sempre disse isto aqui. Mas agora ficou evidente em outras regiões, acredito. Infelizmente é uma realidade sem volta. Muitas áreas descampandas no Brasil central, maior absorção de radiação pelo solo, que fica mais seco. E assim vai, neste ciclo vicioso.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.