Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. Acredito que boa parte destas anomalia irão diminuir a partir de agora. Mesmo assim, o mês irá terminará bem acima da média, mas acho que não bizarramente como se encontra agora. Cito, por exemplo, Eldorado, que teve a "virada" de chave no dia 14 e de uma anomalia de +7°C nas máximas, já diminuiu 2°C somente pelos últimos quatro dias. E se essa sequência se concretizar, creio que terminaremos o mês na faixa dos +2°C acima da média nas máximas. Aos poucos, retornando ao "normal": Planalto vai esquentar novamente e aqui irá se safar, no momento 23,1°C. Destaque para Barra do Turvo com 17,8°C:
  3. Today
  4. Acredito que sejam anomalias inéditas para SP capital e Curitiba. Por serem altas e próximas ao mar mesmo em ondas de calor severa, esses fatores davam uma certa segurada, principalmente a noite. A sorte foi a inclinação do sol, se não já pensou isso em janeiro? Curitiba 40graus? Bizarro. É o clima tropical avançando cada vez mais.
  5. Até o fim do mês as anomalias certamente vão se reverter No RS e em parte de SC pelo menos. E as anomalias positivas vão se atenuar ao menos no PR. No sudeste e centro oeste vai depender dessa suposta mp que tá pintando aí. Ainda assim, o estrago nessas regiões já tá grande demais e não ser a ultima semana do mês que vai salvar a pátria
  6. Muito bizarros os desvios de Curitiba, Maringá e São Paulo principalmente. Os outros do Sudeste, Centro-oeste e Sul também são muito ruins, mas nada se compara a esses inacreditáveis +6...é um evento totalmente fora da curva mesmo.
  7. MAIO 24 - DESVIOS (17 DIAS) 02,2 (-2,7) Bariloche 14,2 (-1,4) Buenos Aires 18,8 (+1,9) Porto Alegre 14,8 (+0,2) Bagé 15,2 (+0,7) S Vitória do Palmar 16,2 (+2,1) Caxias do Sul 15,5 (+2,1) Canela 18,0 (+2,0) Santa Maria 22,3 (+3,1) Florianópolis 13,0 (+3,9) Morro da Igreja 15,2 (+3,7) São Joaquim 17,3 (+4,2) Lages 20,2 (+4,3) Chapecó 21,3 (+6,2) Curitiba 25,5 (+6,1) Maringá 24,2 (+6,0) São Paulo 26,1 (+4,1) Rio de Janeiro 24,2 (+3,7) Belo Horizonte 23,8 (+1,8) Goiânia 21,9 (+1,6) Brasília 25,2 (+3,7) Campo Grande 28,4 (+3,7) Cuiabá
  8. Tinha um tal de Moisés no fórum que sabia prever ondas de frio, vulcões e terremotos. 😁 Em Guarapuava 18ºC com céu encoberto. Choveu durante a madrugada.
  9. De fato entrou, mas não provocou nada, apenas jogou nuvens médias que deixaram o tempo encoberto e o ambiente confortável: Uma tarde típica de inverno. Talvez hoje tenha alguma chance melhor de chuva. Esperar pra ver. Tem uma outra onda de leste atuando, mas agora está entre o litoral norte da Bahia e o Alagoas:
  10. Bom dia! Aqui para o leste do sudeste o euro devolveu boa parte do frio, pelo menos mostra novamente aquela quebra de padrão, indicando temperaturas bem mais típicas da estação.
  11. Hoje e amanhã serão mais dois dias com cara de inverno. Máximas para hoje na casa dos 17°C e amanhã em 14/15°C. Então é lenha no fogo, água pro chimarrão e pinhão na panela piazada!!!
  12. Euro devolveu bem o frio (a maior parte dele) na 0z, GFS tbm na 0z e agora na 6z até melhorou intensificando em relação à 0z kkkkkkkkk.... Ou seja, não tem nada perdido e não tem nada consolidado (ainda)... Então sem excessos ou dramas e continuamos monitorando...
  13. Devolveu a bomba aqui e com juros. De 30 graus no meio da semana para mínima de 2 e máxima de 13 no outro final de semana.
  14. E o Euro que tirou a MP na 12z de ontem. Na 00z devolveu... Ao menos p minha região. Então não dá pra ficar arrancando os cabelos pq vai ter ou não vai ter frio forte ou moderado. Negócio consultar nossos pais e avós e aprender com eles como faziam a previsão do tempo kkkk...
  15. Institutos falando em la nina de fraca intensidade e a partir de outubro. Os mapas e o Coutinho falam o contrário, mas mostram la nina muito forte na primavera a partir de outubro. La nina forte no verão é um problema aqui. Estiagem.
  16. Chuva e trovoadas seguem constantemente em Florianópolis. Temperaturas entre 13 e 14°C. 20240518_011733.mp4
  17. Pós 2000 foi um marco de mudança climática, e pós esse vulcão aí negócio ficou mais louco ainda, no mais sextou pra mim e tô sem condições de escrever o que penso kkkkk Amanhã faço textão ou textinho sobre o que achou dessa bagunça aí.
  18. bem lembrado sobre o vulcão!!! Tá aí um assunto que seria MUITO legal ver a opinião do pessoal com experiência e conhecimento aqui do forum, tipo vc e vários outros, mas eu vou só ler pq não tenho tanta base técnica (e nem empírica kkkkkkkkk)
  19. Sobre o debate dos modelos, desde que acompanho aqui no BAZ percebi que nos últimos 4 anos eles estão "enlouquecendo" pessoal aqui já percebeu a tempos que a previsão estendida está horrível (MPs sempre jogadas pro fim da grade que simplesmente somem e aparecem no outro mês ou bolha do inferno que não se concretiza), algo que lembro até 2020 por aí não era tão sofrível essa previsão. Quero jogar pra quem entende aí o que Eu no leigo leigo penso, tivemos o Vulcão aí que jogou uma quantidade de partículas absurdas na Atmosfera, quem não lembro do por do sol rosado/avermelhado que tomou conta do Brasil? + Transição de La Nina forte pra El nino forte + transação pra La nina forte de novo. Então nos últimos 4 anos teve vulcão e transição El nino/nina fortes + bolhas de água fria e quente no pacífico que quem vê os vídeos do Coutinho sabe. São muitos parâmetros, acho que só uma atualização absurda de parâmetros pros modelos conseguirem pegar tudo e calcular corretamente a previsão .
  20. Eu ia comentar sobre isso. Eu acompanho o clima, como os amigos aqui, há bastante tempo. Mas percebi também que deu essa piorada, ou estagnada, porém, meu palpite é que as mudanças climáticas estão dificultando muito as previsões dos modelos, pois elas vêm causando recentemente diversos cenários inusitados (ondas de calor fora de época, ou muito prolongadas, enchentes com maior frequência - mesmo que em locais diferentes, e por aí vai). E esses novos cenários, mais extremos e estranhos, possivelmente não estão sendo bem absorvido pelos algoritmos desses modelos, que acredito estarem alimentados por dados de várias décadas em que o clima era mais bem comportado. Mas é só meu palpite, na verdade é uma dúvida que tenho, que estou colocando aqui como uma hipótese, que levantei aqui justamente para tentar entender o que está acontecendo com os modelos.
  21. Depois dos 30 a gente começa a entender as mensagens passadas nestes desenhos, são brilhantes. Outro clássico é aquele do frajola com insônia, assistam que vale a pena: 12 grau
  22. O @Maicon já resumiu bem o que penso, mas só gostaria de frisar esse ponto que você escreveu aqui. Eu te dei dezenas de exemplos recentes de "temperaturas pré-2000" e médias das décadas de 60 e 70 medidas no 5° DISME do centro de Belo Horizonte - topo urbanizado e verticalizado. Alguns, inclusive, superaram qualquer registro de qualquer década. Sobre as anomalias, infelizmente não há o que fazer. É sentar e aguardar.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.