Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO)

Recommended Posts

Posted (edited)

Tá uma loteria total o pacífico equatorial... imagino que deve estar sendo um sufoco fazer uma previsão climática para o outono e inverno. Espero que essa torneirinha do Panamá continue aberta hehe

cdas-sflux_ssta_global_1.thumb.png.ca86f1bdc3d1bea4f9245cba5efa872b.png

Edited by Augusto Goelzer
  • Like 2
  • Thanks 3

1 hora atrás, Augusto Goelzer disse:

Tá uma loteria total o pacífico equatorial... imagino que deve estar sendo um sufoco fazer uma previsão climática para o outono e inverno. Espero que essa torneirinha do Panamá continue aberta hehe

A minha torcida também é essa, que a anomalia positiva no niño 1+2 não seja tão expressiva nos próximos meses, e que o atlântico continue com tendência de arrefecimento.

• Like 2

15 horas atrás, Augusto Goelzer disse:

Eu sou bem leigo neste assunto, porém estou com vontade de me aprofundar.

Vou dar meu pitaco, não sei se faz sentido, mas vai lá!

Perceba que as águas mais próximo à América do Sul, por conseguinte ao Brasil, estão mais frias. Então eu entendo que, até o momento, as perspectivas são boas.

Muito interessante este fato que você observa e cita: sobre a "Torneirinha do Panamá".. veja o impacto que ela causa... Impressionante! Que assim continue!

Mas o clima é muito dinâmico, há muitas variáveis que afetam este cenário da SOI. 

Queria muito que o Flávio Feltrim fizesse um comentário sobre o mapa postado e desse uma perspectiva/tendência para o outono/inverno.

• Like 3

Quando chega essa época do ano a poesia interpretada bom Elis Regina faz todo sentido:

"São as águas de Março fechando o verão."

Bom dia, 22º em Curitiba/PR.

• Like 1

12 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Quando chega essa época do ano a poesia interpretada bom Elis Regina faz todo sentido:

"São as águas de Março fechando o verão."

Bom dia, 22º em Curitiba/PR.

Hehehe, também comentei sobre isso...

Total sentido...

• Like 1

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Perceba que as águas mais próximo à América do Sul, por conseguinte ao Brasil, estão mais frias. Então eu entendo que, até o momento, as perspectivas são boas.

Muito interessante este fato que você observa e cita: sobre a "Torneirinha do Panamá".. veja o impacto que ela causa... Impressionante! Que assim continue!

Mas o clima é muito dinâmico, há muitas variáveis que afetam este cenário da SOI. 

Queria muito que o Flávio Feltrim fizesse um comentário sobre o mapa postado e desse uma perspectiva/tendência para o outono/inverno.

Ah sim El Nino Modoki não é de todo ruim pro sul/sudeste, como já foi discutido em anos anteriores aqui. Não me recordo o ano não sei se foi 2009, mas lembro que na época enquanto era El Nino oficial as águas do Nino +1/+2 estava bem frias, parece que essa região tem um impacto maior na gente. 

Se não estou enganado pra neve El Nino Modoki é melhor inclusive do que La Nada. A desgraça pra nós tudo é o El Nino Canônico.

• Like 1

7 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Continuamos os "tempos interessantes" que o Mafili adora cometar... não me lembro de ver acoplamento de El Niño tão tardio (não a toa, El Niño tem esse nome porque normalmente se estabelece próximo do natal e não em março como agora).

Enfim... depois de tanto tempo nessa situação de neutralidade positiva "quase El Niño" uma hora acabaria por ocorrer esse acoplamento oceano-atmosférico. Mas tudo isso ocorreu devido aquele grande pacote de águas quentes que comentei na página anterior, gerado por uma forte onda Kelvin associada a oscilação Madden-Julian.

A "torneirinha fria" que sai do Canal do Panamá segue fazendo a parte dela, sendo um bom gatilho para o resfriamento conforme já comentei, inclusive terá papel importante no enfraquecimento desse pacote de água quente que veio e disparou a TSM.

No que eu acredito? Dados que acompanho mostram que esse El Niño fraco não vai durar e nosso inverno será em neutralidade, quiça com tendência de queda na TSM (principalmente 1+2). Os modelos em geral estão se mostrando extremamente voláteis, inclusive emendando esse Niño com um novo no final do ano (ou seria o mesmo?????).

Tempos realmente interessantes...

• Like 7

Poxa Flávio, estou com tantas saudades de La Nina...não tem nenhum indicativo para esse ano ? 

• Like 1

18 horas atrás, Renan disse:

Poxa Flávio, estou com tantas saudades de La Nina...não tem nenhum indicativo para esse ano ? 

Nesse momento não confiaria em nenhuma previsão para final do ano... só a partir de agosto!

5 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Lega análise, Flávio! Valeu!

Gente, alguém sabe do Mafili?

Gostaria de saber por onde ele anda também!

• Like 2
  • Thanks 1

O que vem a ser El Niño Modoky?

Aproveitando, ESTOU OTIMISTA quanto a este outono/inverno!

Explico: ESTATISTICAMENTE, muito raro ocorrer 3 anos em sequência com invernos médios ou ruins (2017/2018 e 2019). O terceiro (2019) deve ser, no mínimo, "mediano para bom"; quiçá bom/ótimo!

• Like 1
  • Thanks 1

Agora, Caco Pacheco disse:

O que vem a ser El Niño Modoky?

Aproveitando, ESTOU OTIMISTA quanto a este outono/inverno!

Explico: ESTATISTICAMENTE, muito raro ocorrer 3 anos em sequência com invernos médios ou ruins (2017/2018 e 2019). O terceiro (2019) deve ser, no mínimo, "mediano para bom"; quiçá bom/ótimo!

El niño Modoky é quando ocorre o aquecimento das águas do Pacífico Equatorial apenas na região central (niños 3 e 4), enquanto que na costa do Peru a temperatura permanece dentro da normalidade ou mesmo mais fria; no el niño clássico (Canônico) todos os niños apresentam aquecimento. Os efeitos do el niño Modoky são mais brandos do que o do Canônico, no Brasil a seca no Nordeste é mais suave ou inexistente e nos estados sulinos não ocorre grandes enchentes.

Eu concordo com você, apostaria num período frio dentro da média, algo semelhante a 2004.

• Thanks 2

2 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Eu concordo com você, apostaria num período frio dentro da média, algo semelhante a 2004.

Se você estiver certo, já podemos soltar rojões ! 2004 foi um ótimo inverno, com direito a um período extremamente frio no Sudeste em Julho, graças a uma enorme MP marítima que ficou estacionada por mais de semana.

• Like 2

17 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

El niño Modoky é quando ocorre o aquecimento das águas do Pacífico Equatorial apenas na região central (niños 3 e 4), enquanto que na costa do Peru a temperatura permanece dentro da normalidade ou mesmo mais fria; no el niño clássico (Canônico) todos os niños apresentam aquecimento. Os efeitos do el niño Modoky são mais brandos do que o do Canônico, no Brasil a seca no Nordeste é mais suave ou inexistente e nos estados sulinos não ocorre grandes enchentes.

Boa!

• Like 1

18 horas atrás, Flavio Feltrim disse:

Nesse momento não confiaria em nenhuma previsão para final do ano... só a partir de agosto!

Gostaria de saber por onde ele anda também!

FALEI COM ELE ESTES DIAS, ESTÁ BEM.

• Like 3

Agora, Renan disse:

Se você estiver certo, já podemos soltar rojões ! 2004 foi um ótimo inverno, com direito a um período extremamente frio no Sudeste em Julho, graças a uma enorme MP marítima que ficou estacionada por mais de semana.

2004 teve um período frio que durou do final de abril até julho, foram três massas polares continentais intensas e amplas que chegaram até o Amazonas e na Bahia, uma delas, em junho, provocou queda fraca de neve no PNI e as menores temperaturas do ano no Sul, Centro-Oeste  e Norte brasileiro, além de frio intenso no Uruguai, Argentina e Paraguai. Em julho o maior destaque foi uma onda de frio marítima que resfriou o Sudeste e parte do Nordeste, nessas regiões as temperaturas mais baixas ocorreram durante este evento.

• Like 1

Posted (edited)
39 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

2004 teve um período frio que durou do final de abril até julho, foram três massas polares continentais intensas e amplas que chegaram até o Amazonas e na Bahia, uma delas, em junho, provocou queda fraca de neve no PNI e as menores temperaturas do ano no Sul, Centro-Oeste  e Norte brasileiro, além de frio intenso no Uruguai, Argentina e Paraguai. Em julho o maior destaque foi uma onda de frio marítima que resfriou o Sudeste e parte do Nordeste, nessas regiões as temperaturas mais baixas ocorreram durante este evento.

Só para você ter uma ideia de alguns dias registrados neste Julho-04 em JF:

20/07/2004: Máxima de 12,8ºC / Mínima de 09,5ºC (nublado)

22/07/2004: Máxima de 16,2ºC / Mínima de 06,6ºC (sol)

O período frio se estendeu do dia 17 até o dia 31. Exatamente 15 dias de frio constante, onde a temperatura máxima não ultrapassou sequer os 20 graus na estação convencional.

Edited by Renan
  • Like 1

3 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Na vdde o período frio de 2004 foi até meados de agosto. Na segunda quinzena do mês de agosto as tardes mornas começaram a mostrar as garras. 

• Like 1

2 horas atrás, Renan disse:

Só para você ter uma ideia de alguns dias registrados neste Julho-04 em JF:

20/07/2004: Máxima de 12,8ºC / Mínima de 09,5ºC (nublado)

22/07/2004: Máxima de 16,2ºC / Mínima de 06,6ºC (sol)

O período frio se estendeu do dia 17 até o dia 31. Exatamente 15 dias de frio constante, onde a temperatura máxima não ultrapassou sequer os 20 graus na estação convencional.

Sendo que esse pulso frio de julho atuou até nas terras altas de BA e PE. Foi um dos pulsos frios mais abrangentes e duradouros da história recente, ainda que tenha ficado longe de provocar mínimas históricas no Sul. 

• Like 2

4 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

E isso seria sinônimo de frio subindo melhor até o Sudeste?

59 minutos atrás, LuluBros disse:

Sendo que esse pulso frio de julho atuou até nas terras altas de BA e PE. Foi um dos pulsos frios mais abrangentes e duradouros da história recente, ainda que tenha ficado longe de provocar mínimas históricas no Sul. 

Foi um pulso de frio totalmente oceânico, no Sul e Centro-Oeste as baixas temperaturas foram normais para a época, já no Sudeste e Nordeste fez muito frio por causa da maior proximidade do centro de alta pressão, superior a 1035 hpa somado com uma ondulação de cavado no litoral do Sudeste.

• Like 2
  • Thanks 1

1 hora atrás, LuluBros disse:

Na vdde o período frio de 2004 foi até meados de agosto. Na segunda quinzena do mês de agosto as tardes mornas começaram a mostrar as garras. 

Abril de 2004 foi muito quente; literalmente uma extensão do verão climatico, na última semana uma massa polar continental vinda da Patagônia conseguiu resfriar grande parte do país inaugurando o outono. Maio continuou com as ondas de frio continentais; porém mais amplas ao ponto de chegarem até Brasília e no Planalto da Conquista, na Bahia, e até no Acre; junho foi ainda mais frio com duas ondas de frio continentais muito abrangentes, quando causaram geadas intensas no Sul, SP, MS, MG e serras do RJ, a mínima foi de -8 em São Joaquim e nevou no PNI.

• Like 2

E sobre a atividade solar que pouco se fala aqui no fórum? Atualmente passamos por um período de baixa atividade, o que podemos esperar em termos de influência no outono inverno 2019?

• Like 1

dia começando com nevoeiro aqui em Leme região de Pirassununga, já é a terceira vez na semana que vem acontecendo.. sinais de outono ou excesso de umidade?

• Like 1