Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Ontem no final da tarde ventou muito aqui em Teutônia. No INMET a rajada máxima foi de 78,5 Km/h, mas em um bairro aqui da cidade que não tem monitoramento, houve queda de árvores e danos em um posto de combustíveis. Chuva que é bom, veio pouco. Acumulou 5,8 mm na Lagoa da Harmonia e 0,4 mm em Languiru. Na Welp e no INMET, nada. Depois da ventania apareceram alguns nuvens mammatus bem legais.

O bom foi que refrescou bastante e a temperatura se manteve agradável a noite inteira.

Temperaturas mínimas de hoje:

 

19,1ºC Lagoa da Harmonia

19,9ºC Welp

20,9ºC Languiru

21,2ºC INMET

Link to comment
Share on other sites

Ontem no final da tarde ventou muito aqui em Teutônia. No INMET a rajada máxima foi de 78,5 Km/h, mas em um bairro aqui da cidade que não tem monitoramento, houve queda de árvores e danos em um posto de combustíveis. Chuva que é bom, veio pouco. Acumulou 5,8 mm na Lagoa da Harmonia e 0,4 mm em Languiru. Na Welp e no INMET, nada. Depois da ventania apareceram alguns nuvens mammatus bem legais.

O bom foi que refrescou bastante e a temperatura se manteve agradável a noite inteira.

Temperaturas mínimas de hoje:

 

19,1ºC Lagoa da Harmonia

19,9ºC Welp

20,9ºC Languiru

21,2ºC INMET

 

Fredão, MP pra vc!

Link to comment
Share on other sites

Começo de manhã abafado aki em Piracity!

Temos 20°C e forte nevoeiro.

Durante a madrugada praticamente não houve variação térmica em nossa região, ficando a mínima em 19,1°C.

No interior do Estado, as mínimas variaram bastante:

15°C Palmas

16°C Pinhão

17°C Guarapuava

17°C Jaguariaíva

17°C Inácio Martins

17°C União da Vitória

25°C Maringá

26°C Umuarama

26°C Paranaguá

26°C Guaratuba

(estes, os valores extremos no Estado)

 

Manhã de hj ...

5a4e895b65e7d_2014-01-3107_28_26.jpg.1b2b22d97363f3b943a682584806899a.jpg

5a4e895b67864_2014-01-3107_18_35.jpg.51846c1704176bad5944d9391fcf7ff5.jpg

Link to comment
Share on other sites

Se a média de máximas do mirante de santana, que deve ser batida hoje, é a maior da história, como anda a média compensada no geral no Mirante de Santana? Há chance de ser o mês mais quente de todos na média geral, ou somente na média das máximas?

 

Carlos Dias, como anda a média geral do Mirante de Santana?

Link to comment
Share on other sites

Se a média de máximas do mirante de santana, que deve ser batida hoje, é a maior da história, como anda a média compensada no geral no Mirante de Santana? Há chance de ser o mês mais quente de todos na média geral, ou somente na média das máximas?

 

Carlos Dias, como anda a média geral do Mirante de Santana?

 

Eu também queria saber disso. Muito se fala na quebra de recorde de média máxima, mas

e quanto à quebra de recorde da média GERAL do mês?

 

CARLOS OU ALDO podem nos ajudar nisso.

Link to comment
Share on other sites

Se a média de máximas do mirante de santana, que deve ser batida hoje, é a maior da história, como anda a média compensada no geral no Mirante de Santana? Há chance de ser o mês mais quente de todos na média geral, ou somente na média das máximas?

 

Carlos Dias, como anda a média geral do Mirante de Santana?

 

Artur , a média do Mirante de Santana está em 25,0 isso dá um desvio de +2,9 na 61/90. Qto ser o mês + quente, na média não...depois verifico qual foi o mais quente da historia..

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Janeiro + quente de todos os tempos em Porto Alegre e São Paulo..!!

 

O calor de janeiro de 2014 vai demorar muito tempo para ser esquecido ou mesmo para ser superado.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia revelou nesta sexta-feira que janeiro de 2014 está sendo o janeiro e o mês mais quente Porto Alegre desde 1916, quando começaram as medições oficiais na capital gaúcha. A média das temperaturas máximas registradas em Porto Alegre de 1 a 30 de janeiro de 2014 foi de 33,1°C, 2,9°C acima da média normal de temperatura máxima para janeiro, que é de 30,2°C.

 

Junto com Porto Alegre, São Paulo também está há poucas horas de registrar o novo recorde de mês mais quente e janeiro mais quente desde 1943, ano em que o Instituto Nacional de Meteorologia iniciou as medições no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.

 

Confira as médias das temperaturas máximas de 01 a 30 de janeiro nas capitais do Sul e do Sudeste, considerando a medições das estações meteorológicas convencionais e as normais climatológicas do período de 1961 a 1990. e as diferenças.

 

A única capital que tem não tem esta média de referência é o Rio de Janeiro, onde foi considerada a média de máxima de 2002 a 2012 da Praça Mauá.

 

Calor_jan2014_cappSul_SE3.png

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

 

Os mais quentes:

 

1- fevereiro/1984: 27,0C

2- janeiro/1986 e fevereiro/1987: 26,8C

4- fevereiro/2012: 26,6C

5- fevereiro/2010: 26,4C

6- janeiro/1984: 26,2C

7- fevereiro/2001 e fevereiro/1977: 26,0C

8- fevereiro/1992: 25,9C

9- fevereiro/1981: 25,8C

 

Esse janeiro/2014 certamente vai para o Top 5 de POA!

 

Como eu mesmo coloquei, o mês mais quente da história de POA foi fevereiro de 1984. Não deve bater. Essa notícia está errada.

 

Carlos, o Boldrini tá com a senha bloqueada e pediu para que liberem ele.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Por aki tdo kente e parado até meia-hora atrás.

Agora, brisa do Leste, um leve refresco e 28,6°C.

Máxima chegou à 32,4°C.

Cb,s muito além, no horizonte...

Estas Sc logo se dissiparam:

Muito quente mesmo, aqui em casa fui a 35,3ºC, no Simepar 33,7ºC.

Saí do Centro de Curitiba hoje às 20h e no prédio da universidade 30,1ºC.

Agora tenho em casa 27,7ºC.

 

Bizarra esta tua máxima, haja vista a máxima de 30,8ºC que tive ontem...

 

é o posicionamento do sensor!

Link to comment
Share on other sites

Como eu mesmo coloquei, o mês mais quente da história de POA foi fevereiro de 1984. Não eve bater. Essa notícia está errada.

 

Carlos, o Boldrini tá com a senha bloqueada e pediu para que liberem ele.

 

Bruno não está errado...pois a mídia está considerando média das máximas....assim como SP..neste quesito, as duas capitais estão batendo seus recordes....

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o Mirante de Santana, esta prestes a quebrar o recorde absoluto de maior máxima média em um mês, há 64 anos, mais precisamente no dia 13/01/1950, a então Folha da Noite (o que viria ser mais tarde Folha da Manhã e depois Folha de S.Paulo), publicava alguns dados do que era o Mirante entre 1949/1950, quando tinha quase 7 anos de vida.

 

g97y.png

i58v.png

wwp0.png

 

Imagens: Folha da Noite - 13/01/1950 - pg.10

 

DOCUMENTO HISTÓRICO MARAVILHOSO!

PARABÉNS POR DIVULGAR...

VOU MOSTRAR PARA ALGUMAS PESSOAS ,QUE ACHAM QUE O CLIMA TEM VARIAÇÕES SOMENTE HOJE.

ABRAÇOS E UM ÓTIMO DIA!

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba e Paranaguá, segundo o Simepar, tínhamos à meia noite 24° em Curitiba e 32° em Paranaguá.

Bizzarro e um inferno, acho que foi a noite mais quente que vivi aqui em Curitiba!

Alguém sabe a maior mínima histórica?

Será que bateremos recordes de maior máxima histórica e maior mínima histórica?

A propósito, casa toda aberta, nos lugares sem ac 28,5°!

INFERNO!!!

 

Essa é a ilha de calor curitibana!!!!

 

Pra ti ter uma idéia, neste mesmo horário tinha 19,5ºC em minha casa e 20,7ºC no aero SJP.

 

Minha mínima hoje foi de 17,9ºC com intensa cerração.

 

No momento tenebrosos 25ºC e rumo a mais uma lamnetável máxima acima de 30ºC...

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba e Paranaguá, segundo o Simepar, tínhamos à meia noite 24° em Curitiba e 32° em Paranaguá.

Bizzarro e um inferno, acho que foi a noite mais quente que vivi aqui em Curitiba!

Alguém sabe a maior mínima histórica?

Será que bateremos recordes de maior máxima histórica e maior mínima histórica?

A propósito, casa toda aberta, nos lugares sem ac 28,5°!

INFERNO!!!

 

Essa é a ilha de calor curitibana!!!!

 

Pra ti ter uma idéia, neste mesmo horário tinha 19,5ºC em minha casa e 20,7ºC no aero SJP.

 

Minha mínima hoje foi de 17,9ºC com intensa cerração.

 

No momento tenebrosos 25ºC e rumo a mais uma lamnetável máxima acima de 30ºC...

Quando saí de casa o céu estava encoberto, e mais ao Sul na direção de SJP dava pra vem bem o nevoeiro.

Quanto ao sensor, o Artur deu uma ótima ideia para acertar as temperaturas, vou colocar em prática neste fds.

 

Aliás: tem MP pra você Artur!

Link to comment
Share on other sites

Média das máximas não torna o mês como o mais quente da história. Há de se considerar toda a média para definir isso. O correto seria afirmar que este é um dos 5 meses mais quentes da história da cidade, com chence de ficar entre os 3, mas não será o mais quente.

 

Concordo Bruno... disse isso ao Disme de SP e eles concordaram tambem...Mas a Bandeirantes, Globo, Record, Jovem Pan, etc...todos só que saber da média das máximas....e no inverno da media das minimas...A média mensal, a mídia não dá a mínina..só aqui no baz mesmo...

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o recorde é tanto de média geral quanto média das máximas, além de

ser o segundo Janeiro mais seco já registrado. Quanto ao mês mais quente já

registrado, este foi em Fevereiro/05 com 23,8ºC. Janeiro fechará 2 décimos

abaixo disso, ficando então no top-3. Mais tarde trago os resultados.

Link to comment
Share on other sites

Comunicado do IAG no Facebook:

Calor em São Paulo

 

Hoje recebemos algumas perguntas de jornalistas e sintetizamos tudo em um único texto.

 

Até os registros de ontem (dia 30 de janeiro), a temperatura média mensal ficou em 24,2°C (a média climatológica é 21,6°C). A temperatura média máxima (média dos maiores valores diários) ficou em 31,6°C (a média climatológica é 27,4°C) e a temperatura média mínima (média dos menores valores diários) ficou em 19,2°C (a média climatológica é 17,8°C) .Ou seja, essas três informações sobre temperatura ficaram acima da média climatológica (média calculada com valores de 1933 até 2013).

 

Quando falamos em calor, temos que levar em conta a temperatura média das máximas (média dos maiores valores diários). Como disse acima, até dia 30 de janeiro, a média máxima era de 31,6°C. Até agora, janeiro/2014 é o mês mais quente desde 1933. Em janeiro/1956, a média máxima foi 30,5°C.

 

Destaque para o dia 03 de janeiro de 2014, que teve temperatura máxima de 36,1°C, a maior temperatura já registrada desde 1933 aqui na Estação Meteorológica do IAG-USP.

 

E já que estamos falando em calor, o mês mais quente do histórico da Estação Meteorológica do IAG-USP foi fevereiro de 1984, quando a média máxima mensal foi 31,4°C. Ou seja, é bem provável que janeiro/2014 seja o mês mais quente desde 1933 (início de operação da Estação Meteorológica do IAG-USP).

Outra questão interessante sobre janeiro/2014 são as chuvas abaixo da média. As chuvas tem sido irregulares e isso também favorece o calor extremo. Choveu abaixo da média no mês de dezembro e no mês de janeiro. Com menos chuvas, há menos nebulosidade. As nuvens "cobrem" o Sol, minimizando a incidência dos raios solares na superfície da Terra. Tanto que sentimos um alívio quando passa uma nuvem na frente do disco solar.

 

Como disse acima, a seca e o calor estão relacionados. Nessa última semana do mês de janeiro, boa parte do Estado está sob a influência de uma área de alta pressão. Uma área de alta pressão é caracterizada por movimento subsidente do ar (de cima pra baixo), que dificulta a formação de nuvens. As nuvens formam-se quando o ar sobre (ou seja, de baixo pra cima) e o vapor d'água contido no ar se condensa quando atinge uma certa altura na atmosfera. O verão é a estação mais chuvosa do ano, é a característica principal do clima nos trópicos. Mesmo com chuva abaixo da média, o verão continua sendo mais chuvoso que o inverno. No inverno as vezes experimentamos vários dias sem chuva e quando chove é apenas garoa ou chuva fraca. Mesmo com chuva abaixo da média, tivemos algumas tempestades típicas de verão no mês de janeiro. É que elas foram irregulares, não choveu tanto quanto se esperava.Dezembro/2013 por exemplo foi o mês de dezembro mais seco desde Dezembro/1963. Em Dezembro/2013, choveu apenas 72,1mm, quando a média é 201,7mm.

 

Em Janeiro/2014 choveu 199,3mm (a média é 230,9mm). Curiosamente, foi menos seco que janeiro/2013, quando choveu 187,7mm. A diferença é que em janeiro do ano passado tivemos muitos dias nublados, com garoa, o que não fez com que ocorresse essa situação de calor extremo que estamos experimentando esse mês.

Link to comment
Share on other sites

Esclarecimento sobre São Paulo

 

Media das Máximas:

 

Fevereiro 1984 : 31,8 . Para superarmos esta marca ,basta a capital paulista ter hoje 33,1.....a previsão é de 34,5.

 

Média Mensal :

 

Sabemos que a mídia não dá importancia mas o mês mais quente na historia de SP (média mensal) foi Fevereiro de 2003 com 25,4. Este mês vamos fechar em 25,1...Mas vamos ter o janeiro + quente na media mensal superando janeiro de 1998 com folga qdo na ocasião foi de 24,6

Link to comment
Share on other sites

estou indo para Campos hoje e vou colocar a estação da Vila Inglesa de novo no ar.

 

 

Aleluia , faz falta viu e nao deixa ela ficar off mais nao ! :good2:

 

Falando em off, continua....

 

A noite foi relativamente fresca aqui em Praia Grande, mais tarde trago a mínima.

 

Agora triste calor, sim, enquanto o resto de São Paulo sofre com o calor, aqui na Praia Grande ( próximo a serra ) um pouco nublado, mas calor.

 

Entrei na piscina ontem, parecia que estava nadando no chuveiro na posição inverno, ok, pensei, vou para a praia, o mar não deve estar tão quente assim, que tolo.

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba e Paranaguá, segundo o Simepar, tínhamos à meia noite 24° em Curitiba e 32° em Paranaguá.

Bizzarro e um inferno, acho que foi a noite mais quente que vivi aqui em Curitiba!

Alguém sabe a maior mínima histórica?

Será que bateremos recordes de maior máxima histórica e maior mínima histórica?

A propósito, casa toda aberta, nos lugares sem ac 28,5°!

INFERNO!!!

 

Essa é a ilha de calor curitibana!!!!

 

Pra ti ter uma idéia, neste mesmo horário tinha 19,5ºC em minha casa e 20,7ºC no aero SJP.

 

Minha mínima hoje foi de 17,9ºC com intensa cerração.

 

No momento tenebrosos 25ºC e rumo a mais uma lamnetável máxima acima de 30ºC...

Penso q o calor tem sido bem distribuído na RMCtba.

Pouco pode ser atribuído à ilha de calor.

(com exceção de áreas muito urbanizadas e sem cobertura vegetal, como no Sítio Cercado, por exemplo, onde mora o Elton).

Veja as extremas do Rodrigo, na baixada do Ahú:

28/1 - 18,8 33,4

29/1 - 18,7 33,3

30/1 - 17,7 33,7

Agora, aki na minha estação (rural):

28/1 - 18,8 32,7

29/1 - 16,7 33,5

30/1 - 16,6 32,4

Agora, Pinhais (Simepar):

28/1 - 33,0

29/1 - 33,0

30/1 - 32,2

Curitiba (Simepar):

28/1 - 34,1

29/1 - 34,7

30/1 - 33,7

 

Conclusão:

Temos 2 estações aki em área rural: a minha e a de Pinhais.

Os valores estão de acordo, pelo menos qto às máximas (não consegui as mínimas de Pinhais).

Média máxima Piracity, nestes 3 dias: 32,8°C.

Média máxima Pinhais: 32,7°C

Já em Curitiba:

Simepar: 34,1°C

Rodrigo: 33,4°C

(ambas em área urbanizada, mas com boa ventilação e bem instaladas)

Tbm não vejo problemas no termo do Elton.

O problema lá é a intensa urbanização.

Entretanto, reflete a realidade ATUAL dakela região.

Surpresa seria se os valores fossem para menos. (não existem áreas verdes no bairro/totalmente urbanizado).

Os dados apresentados aki pelo Elton estão corretos, à meu ver.

Sobre o aero de SjPinhais, os dados são de hora em hora, portanto pouco confiáveis.

*Outra estação fica no oeste da capital, urbanizada mas com mto verde à sua volta.

Os últimos 3 dias nesta estação (Campo Comprido):

28 - 20,2 31,6

29 - 20,4 32,5

30 - 19,4 32,0

Med mínima: 20,0°C

Med máxima: 32,0°C

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Aposto minhas fichas em 34,8 p/ SP hoje..!!

 

 

34,2°C Anota ai !

 

 

Carlos consegue pra mim a maior minima e a maior maxima do INMET de Maria da Fé ? Obrigado

 

Hoje está impossivel falar no Disme...a imprensa toda está lá..Inclusive vai passar numa materia do Jornal Hoje na Globo..acho 1 da tarde

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão poderá se tornar a cidade + fria do Pais..!!

 

Sabe o que fiquei matutando aqui. Como a mídia para verificar a cidade + quente leva em consideração apenas a média das maximas e para a estação + fria , a média das mininas....

 

Aqui no Baz poderei fazer isso tambem , assim como a mídia.....E teremos uma reviravolta , pois a estação de Campos do Jordão (Horto), poderá bater a Siberiana Urupema e se tornar a estação + fria do Brasil..

 

Este ano promete..!!

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

William Siqueira sua casa é com cobertura de laje sem telhado?

 

Acompanho as suas informações da temperatura na estação do lado de fora e a temperatura dentro da sua casa,está sempre com uma grande diferença.

 

Aqui em casa a maior diferença entre fora e dentro de casa,chega a 5,5ºC nas manhãs de inverno de céu limpo e sem vento.No amanhecer de verão como hoje de céu limpo a madrugada toda a diferença foi de 4ºC,meu termômetro fica na parede do lado de fora do quarto virado para o lado sul,minhas mínimas não estão padronizadas com o abrigo,somente para acompanhar a temperatura ambiente,não vale a pena colocar em abrigo,é tudo cercado de casas nos quatro lados do pequeno quintal.As diferenças nas mínimas chegam a 3.5ºC daqui de casa para onde começa a área rural de Laje do Muriaé.

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão poderá se tornar a cidade + fria do Pais..!!

 

Sabe o que fiquei matutando aqui. Como a mídia para verificar a cidade + quente leva em consideração apenas a média das maximas e para a estação + fria , a média das mininas....

 

Aqui no Baz poderei fazer isso tambem , assim como a mídia.....E teremos uma reviravolta , pois a estação de Campos do Jordão (Horto), poderá bater a Siberiana Urupema e se tornar a estação + fria do Brasil..

 

Este ano promete..!!

 

:mosking:

Soledade

Link to comment
Share on other sites

Em relação à média, qual o mês mais quente em São Paulo? fev/84? É bem possível, pois as mínimas de fev são maiores do que em janeiro.

 

Quanto à média máxima, jan/2014 vai bater fev/84. Será que fecharemos com 32ºC? Seria incrível. Número emblemático e redondo.

 

Esclarecimento sobre São Paulo

 

Media das Máximas:

 

Fevereiro 1984 : 31,8 . Para superarmos esta marca ,basta a capital paulista ter hoje 33,1.....a previsão é de 34,5.

 

Média Mensal :

 

Sabemos que a mídia não dá importancia mas o mês mais quente na historia de SP (média mensal) foi Fevereiro de 2003 com 25,4. Este mês vamos fechar em 25,1...Mas vamos ter o janeiro + quente na media mensal superando janeiro de 1998 com folga qdo na ocasião foi de 24,6

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão poderá se tornar a cidade + fria do Pais..!!

 

Sabe o que fiquei matutando aqui. Como a mídia para verificar a cidade + quente leva em consideração apenas a média das maximas e para a estação + fria , a média das mininas....

 

Aqui no Baz poderei fazer isso tambem , assim como a mídia.....E teremos uma reviravolta , pois a estação de Campos do Jordão (Horto), poderá bater a Siberiana Urupema e se tornar a estação + fria do Brasil..

 

Este ano promete..!!

 

:mosking:

Soledade

Arvorezinha.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.