Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e previsão - Abril 2009


Ricardo
 Share

Recommended Posts

Paulo, cadê o "desafio" que você tinha ficado de realizar ? Estamos esperando os teus dados das estações abrigadas, não da relva.

 

Aqui super agradáveis 22°C com ceuzão azuuuuuuuul e vento bem fresquinho!

 

Abraços

Vcs não perdem por esperar, já estou providenciando, o custo é alto, mas vale a pena.

E Ricardo, 3º de diferença na relva pra vc não é diferença???

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

tarde ensolarada e vento friozinho no Paraná. No Norte e no Noroeste faz calor nesta tarde. E muito. Na fronteira com São Paulo 31 graus. Mas em Cascavel 24; Agora céu azul e temperatura de 21 em Pato Branco, 20 em Guarapuava, 24 em General Carneiro e Curitiba e... 32 em Cianorte e em Cidade Gaúcha :oops:

 

Mas o dia começou bem diferente. Hoje fez frio de 6 graus em General Carneiro, 12 em Pato Branco e 13 em Foz do Iguaçu.

 

imagem2l.th.png

 

abaixo as temperaturas as 14h. veja a diferenca entre o Norte e o Sudoeste do PR

 

imagem4y.th.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Granja Viana/SP, tarde com céu limpo e 26,3ºC agora. A mínima foi de 17,2ºC. Esta madrugada, espero mínima em torno dos 15/16ºC.

Por aqui a mínima foi de 17,1°C e a máxima de 27,6°C. Agora, como é típico da época, o vento fresco baixa as temperaturas. Temos bastante sol, poucas nuvens e temperatura de 25,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Fui a São Fco de Paula nesta tarde e na hora da saída, às 17h45min, a temperatura estava em 13,8ºC .

 

O mais importante é que estive conversando durante 2 horas com um sr. chamado Leonides Zangalli, que está com 67 anos.

Sem ser indagado, ele afirmou de maneira espontânea que por tudo que ele tem observado do "tempo" este ano está diferente e que teremos "grande nevada".

Foi o melhor "presente de páscoa" que eu poderia receber.

Link to comment
Share on other sites

A mínima hoje em Mato Queimado - TM foi de 9,0ºc. A informação anterior de 9,4ºc baseava-se na mínima obtida até aprox. as 6:30h. Amanhã deve fazer 5ºc lá!

 

Será um "frio vampiro" parecido com o que ocorre nas serras daqui de Minas, Ricardo. Para uma temperatura mínima de 5ºC, a máxima será de uns 25ºC, não acha ? valeu !

Link to comment
Share on other sites

Mas eu não disse... começou o dia com céu quase quase limpo (pela primeira vez em meses) e ainda assim conseguiu chover do nada no meio da tarde, não durou 3 minutos mas foi uma pancada forte, como é fácil chover aqui... foi uma banda ciclônica que condensou ao encontrar uma barreira orográfica e ar mais aquecido sobre a cidade, pegou alguns pontos da zona norte e centro.

 

A noite começa nublada e agradável ainda com um leve sudoeste.

Link to comment
Share on other sites

A mínima hoje em Mato Queimado - TM foi de 9,0ºc. A informação anterior de 9,4ºc baseava-se na mínima obtida até aprox. as 6:30h. Amanhã deve fazer 5ºc lá!

 

Será um "frio vampiro" parecido com o que ocorre nas serras daqui de Minas, Ricardo. Para uma temperatura mínima de 5ºC, a máxima será de uns 25ºC, não acha ? valeu !

 

Renan, de fato, amanhã será até mais! Mas não deixa de ser um frio, e a geada não deixa de ser geada. hehe

 

Para nós que estávamos com uma sequencia superior a 15 dias com máximas praticamente só acima de 30ºc, um frio de 5ºc e geada, ou que seja, um anoitecer com temperatura de 18ºc (como faz agora), é muito bom! :P

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Em Joinville agora as 20h25m 18,9 e caindo umidade de 75%

 

Tempo que nao sentia esse "frescor" nesse horario.

 

Enquanto isso, tenho 19,5º aqui em POA. Significa queda de apenas 4,7ºC desde a máxima do dia. A queda está quase estancada, mesmo sem uma nuvem, sem vento e umidade baixa. Duvido que cheguemos nas minimas previstas apra amanhã. No Cristal, acho que não caio dos 15º, de novo.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante, 13º em Camaquã e 16,4º em Tramandaí...

bruno ... eh fato raro camaquã registrar minimas mais baixas que tramandaí ?

so por curiosidade mesmo

 

Não, não. Não foi isso que eu quis dizer. É normal Camaquã registrar mínimas mais baixas, pois Tramandaí está no litoral e Camaquã a oeste da Lagoa dos Patos. O que eu achei significativo foram essas temperaturas, já a esse horário. E o que particularmente ma irrita é uma cidade grudada no mar ter temperatura mais baixa que outra 100km a oeste, mais afastada do mar, no caso POA. Se bem que POA tem um mini-mar pra atrapalhar as mínimas.. hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Aqui cheguei a 24°C, agora já está em 20°C e deve cair muito bem até as 20h, depois disso, estanco aqui em cima, e já estou me preparando psicologicamente para o estanque da temperatura depois das 21h, hueuheuuheuhe

 

Abraços outonais!

 

15°C as 20:30h, e agora ?? 16°C as 22h!

 

Eu mereço!!! ahahahahhaa

 

Se marcar 1 dígito ficarei muito feliz já!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba nao da pra espera muita coisa com esse vento leste. Um frio normal de abril.

Agora faz 15C por aqui.

 

Segundo o simepar, hoje as 20:00 Curitiba tinha 16,9C e Pinhas na regiao metropolitana 13,8C, ou seja, 3,1C de diferença, o que achei meio alto. Mostra, como eu havia comentado em outro topico, que a urbanizaçao afeta mais em dias de ceu claro e tempo seco, como hoje.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre tem o começo de noite mais frio até agora neste ano nesta Sexta-Feira Santa. Às dez da noites, as estações da MetSul Meteorologia e do Sistema Metroclima indicavam 14,0ºC em Belém Novo, 17,5ºC na Avenida Sertório, 17,7ºC no Menino Deus e 20,7ºC na Praça da Alfândega. No Aeroporto Salgado Filho, no mesmo horário, fazia 16ºC enquanto na Base Aérea de Canoas os termômetros indicavam 13ºC. (Alexandre Aguiar / MetSul Meteorologia)

 

Se isso não fosse dado da METSUL eu não acreditava. É impressionante, são 7,7º de diferença entre lugares que estão a 12 km em linha reta um do outra.

Link to comment
Share on other sites

Urbanização é a inimiga número 1 do resfriamento noturno, especialmente em noites claras e pior ainda se tiver pouca advecção, em julho do ano passado aqui na cidade do Rio a média das mínimas foi de 13,1 graus na Vila Militar (praticamente nível do mar, mas em área gramada e não muito urbanizada), enquanto aqui em casa (área bastante urbanizada) e no centro da cidade (bem urbanizada e do lado da água) a mínima absoluta do inverno foi de 16 graus.

 

Agora exemplo de locais onde de fato faz frio: em 1 de março de 2005 fez 24 graus negativos no aeroporto de Munique (que já fica no limite da cidade, em área muito pouco urbanizada) enquanto a estação perto do centro teve 13 graus negativos, em Florença no dia mais frio de janeiro de 1985 fez 23 graus negativos no aero e 11 negativos no centro, já Moscou não encosta nos 20 graus negativos desde 2006, isto na área central pois os aeroportos da cidade tem todos os anos mínimas abaixo deste valor, mesmo em invernos "ruins" como 2008 e 2009.

Link to comment
Share on other sites

Algo em torno de 3 ou 4ºC são normais entre estas cidades.

 

Com certeza, Shima! Até Santa Rosa, pequena, com seus 65mil habitantes registra grandes variações, algumas vezes superiores a 5ºc, entre o centro e a baixada da casa do Ilson. Sem contar que são apenas 1,5km, e essa diferença já chegou a 7ºc! Aí imagina em cidades grandes...

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre tem o começo de noite mais frio até agora neste ano nesta Sexta-Feira Santa. Às dez da noites, as estações da MetSul Meteorologia e do Sistema Metroclima indicavam 14,0ºC em Belém Novo, 17,5ºC na Avenida Sertório, 17,7ºC no Menino Deus e 20,7ºC na Praça da Alfândega. No Aeroporto Salgado Filho, no mesmo horário, fazia 16ºC enquanto na Base Aérea de Canoas os termômetros indicavam 13ºC. (Alexandre Aguiar / MetSul Meteorologia)

 

Se isso não fosse dado da METSUL eu não acreditava. É impressionante, são 7,7º de diferença entre lugares que estão a 12 km em linha reta um do outra.

 

Que isso sirva de exemplo aos incrédulos que acham que os dados do Bettega ou outros da Região Metropolitana são exagerados... Algo em torno de 3 ou 4ºC são normais entre estas cidades.

 

 

Estou agora no litoral do PR, em Praia de Leste. O tempo é bom, com vento forte, pois estou a beira-mar. 23ºC e Ctba está a 15ºC. Se continuar assim, mínima de 12ºC. Núvens altas por aqui.

 

Não duvido nada que em Colombo ou Quatro Barras estejam regitrando agora 10ºC.

 

Aqui em SJP tenho 11,4ºC e no aero que fica uns 5km, está 13ºC.

Não consigo obter os dados de QB para o momento, mas lá deve estar batendo nos 10ºC.

O amanhecer de sábado vai ser um pouco frio por aqui, onde estimo chegar aos 7-8ºC

Boa Páscoa a todos!

Link to comment
Share on other sites

E Ricardo, 3º de diferença na relva pra vc não é diferença???

 

De fato, é muita diferença, semelhante a ocorrida hoje é entre as estações do INMET de Santa Rosa e Soledade, chegou a ver?

 

Santa Rosa: 8,5C

Xanxerê: 10,9C

Soledade: 11,1C

S. Miguel do Oeste: 12,3C

 

E nem vem, TODAS estão em topos. Santa Rosa ganha pela continentalidade, por sua facilidade em fazer a temperatura não parar de despencar durante toda a noite quando sob influência de ar seco.

 

Agora quero ver a contestação do Ronaldo dentro da realidade :lol:

 

Agora quero ver a sua contestação dentro da realidade :lol:

 

Paulo, estamos falando de ar seco, não quero fazer briga com você, mas precisa ser humilde para aceitar que dependendo do quadro atmosférico, outras cidades podem atingir mínima muito mais baixas, apesar da altitude!

Link to comment
Share on other sites

Realmente, como já foi dito antes, os efeitos da urbanização são bem mais percpetíveis em noites claras como essa última. Aqui em Araçatuba-SP a temperatura travou a partir das 20h e à meia-noite ainda tínhamos 22°C, ao passo que na estação do Inmet em Valparaíso (a 50km em linha reta) a temperatura no mesmo horário já chegava a 17°C! A mínima por aqui foi de 16,1°C e ainda não conseguiu chegar nem perto dos 13,5°C registrados em 5 de janeiro...

Valparaíso teve 15,3°C e também não bateu a mínima registrada na 1ª semana de 2009. Espero que a frente fria do próximo final de semana consiga trazer de fato o FRIO para o interior paulista, porque por enquanto está decepcionando. :(

Link to comment
Share on other sites

Ontem também fiquei preocupado com a estabilização da temperatura, embora eu esteja a menos de 100 metros da área rural da cidade, em um dos bairros mais altos, a Vila Pereira, com seus 600 metros de altitude. Ontem a evolução das temperaturas foi a seguinte:

- 17h: 26,7°C

- 18h: 24,3°C (-2,4°)

- 19h: 22,5°C (-1,8°)

- 20h: 21,2°C (-1,3°)

- 21h: 20,3°C (-1,0°)

- 22h: 19,7°C (-0,6°)

- 23h: 19,1°C (-0,6°)

- 00h: 19,0°C (-0,1°)

- 01h: 19,3°C (+0,2°) :evil:

- 02h: 18,4°C (-0,9°)

- 03h: 17,9°C (-0,5°)

- 04h: 17,0°C (-0,9°)

- 05h: 16,5°C (-0,5°)

- 06h: 16,2°C (-0,3°)

- 07h: 16,1°C (-0,1°)

 

E essa foi a mínima, como eu estava prevendo. Mas se não fosse aquela estabilização das 21h até a 01h faria uns 14°C hoje. A máxima deve ser 29°C, apesar de a temperatura nesse horário estar mais de 2°C mais baixa que ontem.

 

Alguém da Serra Catarinente pode me falar quanto fez e se geou?

 

Sdçs

Link to comment
Share on other sites

E Ricardo, 3º de diferença na relva pra vc não é diferença???

 

De fato, é muita diferença, semelhante a ocorrida hoje é entre as estações do INMET de Santa Rosa e Soledade, chegou a ver?

 

Santa Rosa: 8,5C

Xanxerê: 10,9C

Soledade: 11,1C

S. Miguel do Oeste: 12,3C

 

E nem vem, TODAS estão em topos. Santa Rosa ganha pela continentalidade, por sua facilidade em fazer a temperatura não parar de despencar durante toda a noite quando sob influência de ar seco.

 

Agora quero ver a contestação do Ronaldo dentro da realidade :lol:

 

Agora quero ver a sua contestação dentro da realidade :lol:

 

Paulo, estamos falando de ar seco, não quero fazer briga com você, mas precisa ser humilde para aceitar que dependendo do quadro atmosférico, outras cidades podem atingir mínima muito mais baixas, apesar da altitude!

Não seja teimoso Ricardo e analise comigo:

Vc tem que entender uma coisa, apesar de eu reconhecer a força da continentalidade,eu pergunto:

Tem alguma baixada mais fria do que estas que vc monitora ou o Ilson ou qualquer outro aí do noroeste???

Eu quero dizer com isto, quero afirmar, que aí vc já encontrou o limite de frio nas mínimas, ou seja,se o parâmetro de comparação é baixada daí, eu lhe asseguro, não há chance de comparar com as baixadas daqui.

Sabe por quê???

Porque aqui existem muitas e muitas baixadas, incrivelmente geladas, que eu conheço mas ainda não tiveram medições, entende.E olha que não são baixadinhas de 200, 300m de altitude, são baixadas com altitudes de 400, 500, 600, 700m, com enorme capacidade armazenar ar frio, com média de geadas anos de 50 a 60.Vc tem esta média de geadas aí?

E como eu disse , pósso provar o que eu afirmo.Ali mesmo Ricardo na área do Aeroporto Municipal de Soledade, à menos de 300m de distância, existem baixadas que se vc colocasse a estação lá daria diferenças de 6 a 8º em relação à atual situação da automática.

Concluindo, acompanhando apenas algumas baixadas de Série B do frio do Botucaraí, já não perdem pra tua região, então só imagine quando começar a medir temperaturas dos baixadões mesmo, os da Série A...

Link to comment
Share on other sites

Será que não vê, Paulo?

Eu nem falei de baixadas!

Vamos lá, quero que me diga onde viu dados de baixadas daqui hoje??

Sempre tentando achar uma escapatória... Chega a ser hilário :lol:

 

Desisto, se acha tão certo que não consegue enxergar o óbvio!

Fale o que quiser, eu simplesmente vou ignorar.

Você nunca dá o braço a torcer, pra mim discutir sobre isso contigo é um caso perdido!

Link to comment
Share on other sites

Ontem também fiquei preocupado com a estabilização da temperatura, embora eu esteja a menos de 100 metros da área rural da cidade, em um dos bairros mais altos, a Vila Pereira, com seus 600 metros de altitude. Ontem a evolução das temperaturas foi a seguinte:

- 17h: 26,7°C

- 18h: 24,3°C (-2,4°)

- 19h: 22,5°C (-1,8°)

- 20h: 21,2°C (-1,3°)

- 21h: 20,3°C (-1,0°)

- 22h: 19,7°C (-0,6°)

- 23h: 19,1°C (-0,6°)

- 00h: 19,0°C (-0,1°)

- 01h: 19,3°C (+0,2°) :evil:

- 02h: 18,4°C (-0,9°)

- 03h: 17,9°C (-0,5°)

- 04h: 17,0°C (-0,9°)

- 05h: 16,5°C (-0,5°)

- 06h: 16,2°C (-0,3°)

- 07h: 16,1°C (-0,1°)

 

E essa foi a mínima, como eu estava prevendo. Mas se não fosse aquela estabilização das 21h até a 01h faria uns 14°C hoje. A máxima deve ser 29°C, apesar de a temperatura nesse horário estar mais de 2°C mais baixa que ontem.

 

Aqui em Araçatuba a evolução foi assim:

 

15h: 31,0°

16h: 30,1° (-0,9°)

17h: 28,7° (-1,4°) :D

18h: 26,8° (-1,9°) :D

19h: 25,2° (-1,6°) :D

20h: 24,1° (-1,1°) :)

21h: 23,1° (-1,0°) :)

22h: 22,8° (-0,3°) :x

23h: 22,4° (-0,4°) :x

00h: 21,7° (-0,7°)

01h: 20,8° (-0,9°)

02h: 19,2° (-1,6°) :D

03h: 17,8° (-1,4°) :D

04h: 16,9° (-0,9°)

05h: 16,3° (-0,6°)

06h: 16,1° (-0,2°)

Link to comment
Share on other sites

Mínima hoje na estação São Joaquim (wunderground, acho que é do Ronaldo): 1,9 graus, na Lagoa da Conceição (o "Rio de Janeiro" de Floripa :lol: ) 20,1 graus.

 

Aqui em casa 20,7 graus, perde para 19,8 em janeiro e fevereiro, tempo bastante úmido aqui, destes 11 primeiros dias de abril em 9 houve registro de precipitação, hoje choveu durante a madrugada e está com mais nuvens do que sol agora, 27 graus.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.