Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e previsão - Abril 2009


Ricardo
 Share

Recommended Posts

A rodada do Ensemble p/ 2ª feira bota quase 100% do RS na linha dos 6ºC em 850hPa e Curitiba na linha dos 12ºC. No dia seguinte, com o avanço da FF, bota quase 100% de SC e o RS inteiro na linha dos 9ºC. Curitiba e São Paulo na linha dos 12ºC :lol:

 

A próxima FF parece que só pega de jeitão mesmo o Sullzão mesmo, ou seja, o centro-sul do RS.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje a temperatura está despencando aqui em BH. Céu totalmente limpo e estrelado! Será a noite mais fria do ano certamente em boa parte do Centro-Sul de Minas. Máxima hj de 24,8° C e agora às 23h algo em torno de 18° C (site do INMET não tá funcionando...).

 

Que inveja ! Aqui agora está 200% nublado, hehehehehe ! :evil:

Aqui facilmente nubla com circulação de sudeste, pois estamos muito próximos da descida

até o vale do paraíba (200m de altitude). Funciona mais ou menos como se estivéssemos na "borda" de uma serra

Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura está despencando aqui em BH. Céu totalmente limpo e estrelado! Será a noite mais fria do ano certamente em boa parte do Centro-Sul de Minas. Máxima hj de 24,8° C e agora às 23h algo em torno de 18° C (site do INMET não tá funcionando...).

 

Que inveja ! Aqui agora está 200% nublado, hehehehehe ! :evil:

Aqui facilmente nubla com circulação de sudeste, pois estamos muito próximos da descida

até o vale do paraíba (200m de altitude). Funciona mais ou menos como se estivéssemos na "borda" de uma serra

 

heheheheheh...eu sei bem como é isso. Mas por outro lado JF dá show em algumas máximas pela mesma razão. Aqui em BH máximas abaixo de 19 graus são raras...ae já não tanto.

Link to comment
Share on other sites

Alo amigos,

Notei que esfriou um pouco no Sul e parte do Sudeste hoje. Dia 24 e 25 de Abril estarei em Curitiba, será que, pelo menos a noite, pegarei algum friozinho? :D

 

Abraços,

 

Acho que por enquanto é cedo pra faze previsao pra 10 dias, mas talvez entre frio mais forte só depois do dia 27/04...

 

acredito que vc deva pegar entre 12C/23C...chuto uns 15C a noite

 

Mas, como morador daqui, aconselho trazer casaco, bermuda, oculos de sol, guarda chuva, regata, vitamina C e um benegripe, pq vc vai precisar de tudo isso no mesmo dia :lol:

Link to comment
Share on other sites

 

heheheheheh...eu sei bem como é isso. Mas por outro lado JF dá show em algumas máximas pela mesma razão. Aqui em BH máximas abaixo de 19 graus são raras...ae já não tanto.

 

Isso é verdade. Em Julho de 2007 por exemplo deu 3 dias seguidos com máxima abaixo de 15C, ano passado 5 dias em Junho com máximas neste patamar, dentre outras máximas baixas nestes 2 últimos invernos. Máximas entre 15/17 graus no inverno são relativamente comuns aqui. Infelizmente não tenho informações sobre a menor máxima já registrada por aqui, mas provavelmente ficou ao redor de 10C ou quem sabe levemente abaixo disso. sds

Link to comment
Share on other sites

A temperatura está baixa nesta noite de quinta-feira na cidade de São Paulo. No momento o céu está limpo e faz apenas 15,7°C na zona leste da cidade. Se baixar só mais um décimo igualamos a menor temperatura do ano, ocorrida no início de janeiro.

 

0h

Pois é, desta vez SP dará o laço em Ctba, que apresenta o tempo nublado, mas frio e com 15,3ºC no inmet e 14ºC no aero.

 

Estamos com esta temperautar desde as 19h. :x

 

SP tem céu limpo e 15,1ºC... :mrgreen:

 

Bem, tenho agora 14,6ºC com céu limpinho na G. Viana. Se pensar que desde 1º Abril pelo Inmet, Curitiba só baixou dos 15ºC 4 noites, estou bem na fita mano! :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Minimas de Hoje :

 

Região Sul :

 

Morro da igreja SC : 07,3

General Carneiro PR : 08,1

São Bento do Sul SC: 08,6

São José dos Ausentes RS : 08,9

São Joaquim SC (Aut) : 09,6

Vacaria RS : 10,6

Caçador SC : 11,2

Inacio Martins PR : 11,3

Rio Negrinho SC : 11,9

Os dados não mentem, São Bento do SUl deve estar num puta baixadão, isto é covardia com as demais cidades do sul que tem estação em topo.

Não aceito meias verdades, eu quero a verdade inteira.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura não caiu como eu esperava nessa madrugada aqui em BH , com o céu limpo poderia ter caído bem mais, mas acho que o vento atrapalhou.

 

Vejam:

 

Hoje na RMBH:

 

Florestal: 13,4° C (baixadão) :shock:

Confins: 14° C (aero)

Ibirité: 15,8° C (nessa estação as rajadas de vento ultrapassaram os 30 km/h)

Pampulha: 16° C (aero) e 16,5° C (automática)

 

Mínimas do interior de Minas (automáticas):

 

Monte Verde: 6,8° C

Maria da Fé: 7,9° C

Caldas: 10,3° C

Varginha: 12,2° C

Passa Quatro: 13,2° C

Barbacena: 13,4° C

Juiz de Fora: 13,9° C :shock: Mesmo com MM no início da madrugada

São João Del Rey: 14,3° C

Ouro Branco: 15,2° C

Link to comment
Share on other sites

Me expliquem que mágica é esta???

São Bento do Sul 8,6°

Xanxerê 12,6°

 

E olhem a continentalidade de Xanxerê.

De ora em diante não vou deixar mais passar batido, sem contestar estas informações incompletas.

 

Estás esquecendo de um pequeno detalhe: quanto mais a oeste, menor o frio em 850 hpa nesta MP. São Bento teve mínima mais baixa não por ser um baixadão, mas por estar mais a leste e receber maior influência da alta que está no mar. BAsta ver as temperaturas agora no sul do BR e comparar o oeste com o leste. E tudo indica que na próxima MP vai ser igual. A continentalidade não via valer nada... Ele só vale quando a MP é continental!

Link to comment
Share on other sites

Me expliquem que mágica é esta???

São Bento do Sul 8,6°

Xanxerê 12,6°

 

E olhem a continentalidade de Xanxerê.

De ora em diante não vou deixar mais passar batido, sem contestar estas informações incompletas.

 

Estás esquecendo de um pequeno detalhe: quanto mais a oeste, menor o frio em 850 hpa nesta MP. São Bento teve mínima mais baixa não por ser um baixadão, mas por estar mais a leste e receber maior influência da alta que está no mar. BAsta ver as temperaturas agora no sul do BR e comparar o oeste com o leste. E tudo indica que na próxima MP vai ser igual. A continentalidade não via valer nada... Ele só vale quando a MP é continental!

Não esqueça que não é só a atuação do ar frio,é ba´sico saber que quanto mais para o interior do continente maior a perda de calor durante a noite, amplitude maior, mínimas menores, máximas maiores ;)

Pode comparar e na maioria das situações SBS ganhará de Xanxerê nas mínimas e tudo pelo efeito baixada, só isto.

Link to comment
Share on other sites

Me expliquem que mágica é esta???

São Bento do Sul 8,6°

Xanxerê 12,6°

 

E olhem a continentalidade de Xanxerê.

De ora em diante não vou deixar mais passar batido, sem contestar estas informações incompletas.

 

Tem uma massa da ar frio maritimizada, que ta pegando só o leste da regiao sul/sudeste...o aero de Ctba que sempre apanha feio de xanxere teve minima de 10°C hoje...

 

Olhe as temperatura em 850Hpa (só consegui esse mapa meio ruinzinho, mas da pra ver)..

 

S11353201_200904170420.jpg

 

A faixa mais clara (mais fria) pega o leste de SC, PR, SP e MG. Por isso o sudeste teve minimas baixas tb hoje...Sao Paulo teve a menor minima do ano...

 

Apesar que realmente a cidade inteira de Sao Bento é meio baixada, estavamos discutindo no topico sobre as medias o relevo da regiao. O Rodrigo Alberto tava falando, que a cidade esta a 850m cercada por montanhas de até 1200m.

 

Rio Negrinho, do lado de Sao Bento, e mesma altitude, teve minima de 11,9°C...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E tudo indica que na próxima MP vai ser igual. A continentalidade não via valer nada... Ele só vale quando a MP é continental!

Realmente, pelas últimas saídas, a trajetória da próxima massa de ar frio deverá favorecer novamente o leste da região sul e sudeste. O sudeste gaúcho deverá dar show mais uma vez.

Link to comment
Share on other sites

Minimas de Hoje :

 

Região Sul :

 

Morro da igreja SC : 07,3

General Carneiro PR : 08,1

São Bento do Sul SC: 08,6

São José dos Ausentes RS : 08,9

São Joaquim SC (Aut) : 09,6

Vacaria RS : 10,6

Caçador SC : 11,2

Inacio Martins PR : 11,3

Rio Negrinho SC : 11,9

Os dados não mentem, São Bento do SUl deve estar num puta baixadão, isto é covardia com as demais cidades do sul que tem estação em topo.

Não aceito meias verdades, eu quero a verdade inteira.

Paulão já comentei isso aqui em alguma outra ocasião. O Centro de São Bento é sim um baixadão, um vale, um buraco.

 

Mas essa estação não está no centro, e sim no bairro Rio Vermelho, que não é baixada, é encosta na borda da Serra. Na verdade o bairro em si é a descida da Serra de Corupá, ele começa acima de 1000m (Rod. Alberto Torres), chega a 1100m (ponto mais alto de SBS, divisor de águas do Rio Natal e Anno Bom) e vai até 1200m (na "continuação" da Alberto Torres no município de Campo Alegre), mas ele desce até 80m nos bairros Rio Natal, Rio Mandioca e município de Corupá.

 

A estação está no meio do caminho, a 830m, é portanto uma encosta e não baixada. Mas certamente encosta é melhor que os topos do INMET.

Link to comment
Share on other sites

SBS, salvo erro, está num topo, apesar de a cidade estar numa baixada. Eu conheço lá e já passei alguns dias, mas o Rodrigo é a pessoa mais indicada pra falar de SBS e seu relevo. 8-)
Shimutz, te lembras daquele lugar que fomos em que enfatizastes a presença de, lado a lado, uma bananeira e uma araucária, as duas bem desenvolvidas??? Esse lugar é a prainha do Rio Vermelho Povoado, a estação deve estar bem perto dali. Como é encosta da Serra, a vegetação é de transição de Mata Atlântica e Araucária.

 

Se for pra te ajudar na memória, te lembras a casa do Jeison, onde fizemos aquele churras antes da Schlachtfest?? Lá é topo, bairro 25 de Julho, provavelmente uns 1000m. Talvez reparastes que de lá de cima dava pra avistar onde o trem passava (descida da serra), essa descida é justamente o bairro Rio Vermelho, onde está a estação!

Link to comment
Share on other sites

SP, não baixou sequer dos 16ºC, imagine dos 15ºC, nos primeiros 16 dias de abril. Enquanto aqui deu no dia 11, 11,7, lá deu 16,3... :?

 

Mas Ctba é um pouco tropical, claro... :lol: :lol: :lol:

 

Parelheiros com 10ºC, minha casa em São Bernardo com 10,7ºC.

 

Até mesmo o tórrido Riacho Grande deve ter sido mais frio que a gélida Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

E tudo indica que na próxima MP vai ser igual. A continentalidade não via valer nada... Ele só vale quando a MP é continental!

Realmente, pelas últimas saídas, a trajetória da próxima massa de ar frio deverá favorecer novamente o leste da região sul e sudeste. O sudeste gaúcho deverá dar show mais uma vez.

 

E eu aqui doido pra anunciar a primeira friagem do ano aqui na região.... :| ....os modelos de 15 dias até colocam vento de sul lá no final da rodada do modelo, mas aí qndo chega perto do evento, o máximo que ela chega é no Pantanal :( e olhe olhe!!

 

Vocês aí do sul....aproveitem essa massa que tá pra chegar e tomem um chocolate quente por mim, rsrsrs...

 

Abçs!!

Link to comment
Share on other sites

De fato, se o sensor estiver desabrigado o ideal é colocar, pelo menos, uma proteção acima dele para que não pegue orvalho e fique protegido da luminosidade. Isso tudo mesmo que esteja na sombra. Também protege da chuva.

 

Bom, por aqui a mínima ficou em bons 16,0°. Em comparação foram 14,8° no INMET; pela MetSul deu 13,7° no Belém Novo, 14,9° na Av. Sertório e 16,8° no Menino Deus (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=226&p_secao=6). O Bruno saiu do ar às 3 h, quando tinha 19,3°. Deve ter dado 17,5° por lá.

 

Agora já tenho 27,6° com 52% e céu limpíssimo com névoa seca!! Nuvens estão se tornando raridade por aqui nesses últimos três dias. E quase não há vento. Agora soprou de NE a 6,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

De fato, as porções costeiras estão mais amenas. Araranguá caiu para 12,7°; Itapoá teve 15,8°; Na Ilha do Mel fez 17,1°, quase igual a Torres, com 16,8°; em Iguape fez 14,3°. Pobre só de Tramandaí que não baixou de 19,8° num pico de "friozinho" devido ao moderado vento NE.

 

No Morro da Igreja bateu 7,3° e o vento chegou a apenas 30 km/h no final da madrugada. Agora mal tem vento e fazia 17,1° ao meio-dia.

 

Agora tenho 27,9° com 51% e NNO a 5,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Bom, ele estava bem abrigado até segunda, estava em uma "casinha" de madeira, impossivel pegar orvalho e, chuva só se for com vento.

Porem ontem ventou bem aqui no litoral e não sei se este vento também aconteceu em São Bernardo, eu liguei e me passaram a minima. Se a cobertura caiu não posso afirmar,mas conheço o potencial da região. ;)

Link to comment
Share on other sites

Agora faz:

32.5ºC: estação abrigo madeira com telhado - AO SOL

30.7ºC: termômetro sem abrigo - SOMBA

 

E agora? O que prevelece? Que tal uma média? 8-) :lol: 8-)

 

SIM. Vai pro sol mesmo, por isso que já deixei lá. Não há jeito. Notei, aliás, que ontem enquanto aqui em TM a temp. não subiu depois das 13h (sombra) nas estações do INMET ela continuou aumentando até as 16h! De fato, acho que o abrigo está bom demais, sou eu que quero inevitavelmente criar um lugar mais frio (ou menos quente), que não existe. :o

Link to comment
Share on other sites

A temperatura não caiu como eu esperava nessa madrugada aqui em BH , com o céu limpo poderia ter caído bem mais, mas acho que o vento atrapalhou.

 

Vejam:

 

Hoje na RMBH:

 

Florestal: 13,4° C (baixadão) :shock:

Confins: 14° C (aero)

Ibirité: 15,8° C (nessa estação as rajadas de vento ultrapassaram os 30 km/h)

Pampulha: 16° C (aero) e 16,5° C (automática)

 

Mínimas do interior de Minas (automáticas):

 

Monte Verde: 6,8° C

Maria da Fé: 7,9° C

Caldas: 10,3° C

Varginha: 12,2° C

Passa Quatro: 13,2° C

Barbacena: 13,4° C

Juiz de Fora: 13,9° C :shock: Mesmo com MM no início da madrugada

São João Del Rey: 14,3° C

Ouro Branco: 15,2° C

 

Gosto muito de acompanhar os dados deste tal de "Florestal". Este lugar fica em BH ou na RMBH ?

As mínimas no sul de Minas foram, como de praxe, as menores do estado, mas desta vez ainda mais evidenciado porque lá o tempo deve ter colaborado mais. Barbacena ter uma mínima fraca dessas de 13,4C só tem uma explicação, que é MM a noite toda.

 

Por aqui também MM a noite toda, e como tinha vento, a mínima no topo do INMET foi consideravelmente menor do que aqui em casa (15,1ºC)

Link to comment
Share on other sites

O problema da seca no Oeste catarinense se agrava. São praticamente dois meses sem chuva significativa. Assim, a cada dia, sem chuva novos municípios entram em situação de emergência e são 51no Estado. A alfafa foi perdida 60%, o milho na safrinha já foi todo perdido. E para o fim de semana, o tempo praticamente não muda. Frio pela manhã na Serra, calor à tarde no Litoral e Oeste, baixa umidade do ar e dias ensolarados será a característica do tempo. Assim, como vem ocorrendo neste mês, a presença de uma grande massa de ar seco tem impedido a formação nuvens de chuva pelo Estado. Não há nuvens no OESTE e grande parte do território.

Link to comment
Share on other sites

Agora faz:

32.5ºC: estação abrigo madeira com telhado - AO SOL

30.7ºC: termômetro sem abrigo - SOMBA

 

E agora? O que prevelece? Que tal uma média? 8-) :lol: 8-)

 

SIM. Vai pro sol mesmo, por isso que já deixei lá. Não há jeito. Notei, aliás, que ontem enquanto aqui em TM a temp. não subiu depois das 13h (sombra) nas estações do INMET ela continuou aumentando até as 16h! De fato, acho que o abrigo está bom demais, sou eu que quero inevitavelmente criar um lugar mais frio (ou menos quente), que não existe. :o

Temos que cuidar isso, porque o simples fato de pegar sol num lugar e noutro não já dá diferença de temperatura. Com o sol direto há radiação no ambiente, e automaticamente o ar se aquece. Agora com o aproximar do inverno essas diferenças tendem a ficar mais gritantes: as sombras ficam enormes em alguns locais e, justamente por causa disso, esses locais ficam mais frios, sem contar o acúmulo de umidade.

 

E vejam só que interessante: o que me fez montar um abrigo em definitivo não foi o frio, mas o calor. Na onda de calor de março de 2002 minha máxima atingiu 35,4° no dia 10, mas no INMET bateu 38°!!! :| Ficou evidente que aquela máxima era "amena" para o calorão do dia. O sensor estava na sombra junto às plantas, e faltavam 10 dias para o outono. Resultado: no verão seguinte mandei fazer um abrigo de madeira que não deu muito certo porque aquecia e ficava evidente que ele não acompanhava o resfriamento no pôr-do-sol. Só com diversos ajustes foi que cheguei num abrigo decente em janeiro de 2006, utilizando os pratos caseiros com a tábua de madeira branca sobre o mesmo. Agora tenho a estação que era do Bruno e se comporta igual ao abrigo anterior. Mas não tem jeito: meu pátio tem um muro de 5 m com a face virada para NE e há aquecimento nesse ambiente. Na outra metade do pátio há uma enorme sombra da casa. Aí se vê que, dentro do pátio, tenho micro-microclimas. Fica difícil instalar a estação num local, digamos, "justo".

 

Depois do susto de perder o sinal às 12:40, agora estou com 30,0° cravados e 45%. Céu limpíssimo e vento tropical de NE a 2,0 km/h.

 

Abraços abrigados!

Link to comment
Share on other sites

MENOR TEMPERATURA DO ANO EM MATÃO

A mínima aqui foi apenas 0,2°C maior que a registrada em Araçatuba, 12,9°C (apesar de o Bruno ter postado as 5h50min, e aqui a minima foi perto das 7h). Fez 13,1°C, 0,6°C abaixo do recorde de 6 de janeiro. Amanhã deve fazer mais frio, no domingo, mais que amanhã, e na segunda, mais que domingo..UFA, haja frio hein! Assim que eu gosto xD! Neste momento tenho 23,0°C, 55% de UR, sol com algumas nuvens Cumulus. A máxima deve chegar aos 25°C.

Link to comment
Share on other sites

Bom, ele estava bem abrigado até segunda, estava em uma "casinha" de madeira, impossivel pegar orvalho e, chuva só se for com vento.

Porem ontem ventou bem aqui no litoral e não sei se este vento também aconteceu em São Bernardo, eu liguei e me passaram a minima. Se a cobertura caiu não posso afirmar,mas conheço o potencial da região. ;)

 

Do potencial, não duvido, mas a maneira com que se colhe a temperatura pode alterar a realidade.

 

O termômetro que dei pro PH registrava 0.8ºC a mais!!! O Lazinski do inmet que calibrou e me advertiu.

 

Isso sem contar que as estações caseiras quase sempre são irregulares. O sensor do meu está dentro de um compartimento de isopor, ao lodo da janela, a um palmo da perede que toma sol a tarde toda. E estou no 3º andar.

 

Mas nao tenho outro canto para medir...

 

Bem, eu registrei aqui na Granja Viana uma mínima de 13,5ºC, a menor do ano até agora.

 

Ou seja, a mínima que registro estaria pelo menos 0,5ºC acima do correto. ;)

Link to comment
Share on other sites

O risco de incêndio é muito elevado desde o O do RS e SC, passando pelo NE da Argentina e pegando boa parte do Paraguai. Esses são os locais mais críticos. Pelo mapa de SC, deve haver uns 2 m² onde não haja risco algum para incêndio. A coisa está feia.

 

Aqui em casa foi mais um dia muito seco com u.r. em 38%. A temperatura disparou e bateu os 31,7°. No INMET a u.r. atingiu 33%. Em Uruguaiana foi pior: 19% com 34,7° de máxima. Show dos infernos e tristeza nas lavouras. Até agora são, se não me engano, 123 municípios gaúchos em estado de emergência por causa da seca. Isso dá mais de 1/4 das cidades do Estado.

 

Agora está resfriando rapidamente e já tenho 29,7° com 43%. Basta o sol sumir que o pátio esfria rapidinho. Tempo seco e sem vento dá nisso. Venta a apenas 5,5 km/h de NNE, céu limpíssimo e névoa seca. Maior rajada? Apenas 12,6 km/h. Show de horror! QUEREMOS CHUVA!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom, ele estava bem abrigado até segunda, estava em uma "casinha" de madeira, impossivel pegar orvalho e, chuva só se for com vento.

Porem ontem ventou bem aqui no litoral e não sei se este vento também aconteceu em São Bernardo, eu liguei e me passaram a minima. Se a cobertura caiu não posso afirmar,mas conheço o potencial da região. ;)

 

Do potencial, não duvido, mas a maneira com que se colhe a temperatura pode alterar a realidade.

 

O termômetro que dei pro PH registrava 0.8ºC a mais!!! O Lazinski do inmet que calibrou e me advertiu.

 

Isso sem contar que as estações caseiras quase sempre são irregulares. O sensor do meu está dentro de um compartimento de isopor, ao lodo da janela, a um palmo da perede que toma sol a tarde toda. E estou no 3º andar.

 

Mas nao tenho outro canto para medir...

 

Ou seja, a mínima que registro estaria pelo menos 0,5ºC acima do correto. ;)

 

Eu precisava comparar o meu com o de alguém , pois quando comparado com o Carlos dava de 1 a 1,2 para mais de diferença no sensor, a base era igual.

Link to comment
Share on other sites

Muito bem ! Tempo 100% aberto agora e 18,6ºC. Vai esfriar de montão.

 

A chuva no Sul, de acordo com a Metsul, virá nesta próxima MP do dia 20, certo ? mas, ainda não será suficiente...o que eles estão precisando é de alguns dias com chuva intermitente, acumulando mais de 60/70mm....isso é o ideal.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.