Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

MORRO DO COUTO - DAVIS - 2680 MTS


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

William e Diego.

 

A estação do Massena não tem visada direta, pois foi instalada atrás de um pequeno promontório, tanto que quando colocamos lá em cima, não dava pra ver o Marcão direto. Tinhamos a opção de colocarmos sobre o promontório de visada direta, mas decidimos não colocar ali por causa do comportamento dos ventos lá em cima. Portanto tem 2 obstáculos lá em cima pro Massena, um é a parede do Marcão, outro é o promontório no caminho. Lá de baixo, se formos tentar olhar a estação, só dá pra ver o topo onde está o anemometro.

 

A distancia do Massena pro Marcão é de mais de 400 metros, mas lendo o manual da Davis 6263 (que é o modelo que está no marcão), cita alcançe em local aberto de até 1 km. De qq forma, combinei com o Carlos que vamos andando e fazendo testes de sinal até o máximo que o sinal não se perder...creio que conseguiremos a primeira nascente, entre 500 e 600 metros, sem necessidade de repetidor.

 

Artur , esta é a 1a nascente (650 metros do Marcão)

 

4523f440e45754d468939af41789097b.jpg

 

f7c7911d1861c0277e5bc2be5e277b49.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 134
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tem uma outra questão, o posto Marcão está antes do topo também do vale, o topo fica naquele primeiro estacionamento a direita de quem vai pro Rebouças ( que não é o mesmo estacionamento da casa do guarda de furnas). Talvez isso tire alguns metros do alcançe da estação, mas vamos ver o que dá pra fazer lá.

Link to comment
Share on other sites

Artur....está vendo esta faixa larga da estrada na foto embaixo do lado direito? Está há cerca de 450 metros do Posto...ou seja...temos a visao completa das possibilidades para o novo local da estação. Esta foto foi tirada do Alto do Massena...Pico Agulhas Negras a esquerda ao fundo!!

 

5G8O1bm.jpg

Link to comment
Share on other sites

Fantástico !!!

 

Fiquei 3 dias sem acessar o BAZ e quando entro novamente, me deparo com essa grande notícia. Parabéns Artur e Carlos por mais essa iniciativa. Queria ter ajudado na compra do equipamento. Quem sabe, uma quarta estação. :good2:

 

Antevejo, algumas dores de cotovelo. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Fazendo a contabilidade do dia...

 

Desconhecido 50 PAGO

Luba 280 PAGO

Frost 50 PAGO

Artur 100 PAGO

Carlos vai depositar hoje

Falta os 20 do Coutinho e fechamos a conta!!!

 

Inclusive já pedi pro Wessel mandar o weatherlink ip.

 

Que alegria!

 

Agora sim conheceremos praticamente todos os pontos de interesse no PNI - Topo, encosta e vale!!! :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

William,

 

Não entendi tua mensagem abaixo. O procedimento só pode ser feito por Brasilia quando a estação estiver conectada, antes de ligar o equipamento nem adianta acionar os caras.

 

E além do MAC, tem que pedir o cadastramento de porta nova, pelo que falei com eles tem que ter uma porta nova pra cada estação, pra não ter conflito. :friends:

 

Não há mais nada que possa impedir a estação de entrar no ar, pois já sabem lá em Brasilia o que fazer.

Link to comment
Share on other sites

William,

 

Não entendi tua mensagem abaixo. O procedimento só pode ser feito por Brasilia quando a estação estiver conectada, antes de ligar o equipamento nem adianta acionar os caras.

 

E além do MAC, tem que pedir o cadastramento de porta nova, pelo que falei com eles tem que ter uma porta nova pra cada estação, pra não ter conflito. :friends:

 

Não há mais nada que possa impedir a estação de entrar no ar, pois já sabem lá em Brasilia o que fazer.

 

 

Adianta sim eles podem deixar liberado la já , depois que conectar ela pega direto ..

Link to comment
Share on other sites

William, o Duilio me explicou que é politica do pessoal de Brasilia, só liberam se o equipamento estiver conectado. Agora, nem vao ver nada.

 

 

Ah , assim , sim :sarcastic:

 

To armando aqui pra ir tambem , alguem disposto a dar aula no meu lugar pra 45 crianças ? :sarcastic:

 

kkkk avisa com antecedência que vai passar mal no dia 30!

Link to comment
Share on other sites

Bom, estou na espera da definição do pessoal que vai comigo, como faremos...certo é que pretendo sair daqui as 3 da madrugada, ou algo entre 3 e 5 da manhã, depende do combinado! Carlos e Mafili, me avisem por MP como faremos!

 

Minha idéia em todo caso é estar lá na parte alta, no Marcão, antes das 9 horas, assim pego um horário mais quente, pois tem de ser aferida a estação que levarei com a do Marcão...tem bastante coisa pra fazer e alguns experimentos científicos tb.

Link to comment
Share on other sites

Artur..infelizmente nosso amigo vigia não poderá estar sabado que vem para ajudar.....Vc sabe exatamente ondem ficam as nascentes do Campo Belo....a primeira em 650mts e a segunda em 800 mts...

 

Os caras vão ter que arrumar alguem lá pra acompanha-los..Acho que vai o proprio Leonardo pelo jeito...

Link to comment
Share on other sites

Artur..infelizmente nosso amigo vigia não poderá estar sabado que vem para ajudar.....Vc sabe exatamente ondem ficam as nascentes do Campo Belo....a primeira em 650mts e a segunda em 800 mts...

 

Os caras vão ter que arrumar alguem lá pra acompanha-los..Acho que vai o proprio Leonardo pelo jeito...

 

Amigos,

 

Estou na torcida para dar tudo certo! Que a diferença seja grande para p Marcão

Link to comment
Share on other sites

VENTO, ANIMAL E RAIOS OS PROBLEMAS DA ESTAÇÃO.

 

ENSINEM O PESSOAL DE LÁ A LIMPAR O PLUVIÔMETRO, NA ÉPOCA DA SECA A POEIRA PODE TAMPAR O BURACO E NAS CHUVAS ALGUMA SUJEIRA.

 

Coutinho, eles já fazem isso a algum tempo...sobre animais, ali na parte alta do parque o maior que tem é um coelho gigante de 10 kg...como sempre tem gente passando lá de dia e de noite, os animais evitam a região perto do posto Marcão.

 

Sobre ventos, por enquanto nenhum problema...

 

Já raios, as estações tem um para raio interno (nas PRO).

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Após a viagem cheguei em SP e percebi que me tornei um pimentão e não durmo a mais de 30 horas.

Eu e o Artur trabalhamos até dizer chega...

Apesar de ser cansativo foi uma honra e prazer fazer parte desse acontecimento!

Por não ter sido possível obter sinal além de 400 metros tivemos que escolher alguma baixada mais próxima, ai ficou perto de Furnas!

Link to comment
Share on other sites

Essa Estação de Furna tería uma mínima parecida com a do local que vocês iriam por?

Espero que tenhamos encontrado o local certo das mínimas absolutas :clapping:

Parabens galera!!!

O link será posto na cidade de Resende?

 

Eu e o Artur acreditamos que tem lugares com potencial para fazer bem mais frio que Furnas!

Furnas foi "o que sobrou" literalmente.

Mas enquanto não temos como provar melhor não ficar batendo nessa tecla...

Link to comment
Share on other sites

Está ótimo esse lugar da estação Furnas, em termos de frio, ontem o Carlos Dias divulgou que as 19 horas marcava 1,8ºC em Furnas e no Marcão fazia 5,9ºC,uma grande diferença para o horário, acabou dando uma boa diferença nas mínimas de hoje -3,8ºC para -1,5ºC.

 

O pior seria se não instalassem a estação, quem sabe num futuro próximo,consigam vencer os obstáculos.

 

Parabéns, Carlos, Arthur e Frost. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Fotos, pessoal...fotos..

 

e vcs mudaram o console da estação? Na foto tem um console de Pro2 e a estação era uma Vue não?

 

Abs

 

Diego, mudei, pq o console da Vue tem um alcançe menor que o da PRO, tanto que o console da Vue perdia o sinal na metade da distancia do console da PRO (esse console PRO novo, é de minha propriedade tb).

 

Sobre as mínimas, continuamos, pelo visual, acreditando que o centro do parque tem mais potencial que Furnas, nosso parametro foi a presença de árvores baixas acostumadas ao frio simplesmente TORRADAS pela força do frio...geada negra com certeza e da forte! E isso não haviamos presenciado nem de perto no Marcão.

 

Alias, no Marcão, o mato tava verdinho ainda, e da cota de 350 metros pra frente, o mato tava inteiramente marrom...tem diferença sim na baixada do vale e na encosta do Marcão.

 

Ah um detalhe curioso, a nova estação Furnas se encontra num ponto acima do posto Marcão. Nem no vale mesmo está...e já mostra dados que arrebentam com o Marcão...mas temos de ver se sustenta essa diferença, tal como constatamos com o Rebouças.

Link to comment
Share on other sites

Bela instalação , Artur e o processo pra deixar online ? O que precisa gora ? To vendo que vai dar uma secada no tempo esse fim de semana , se precisar de algo me avise que as vezes dou um pulo la domingo !

 

William.....faltou um cabo pra se colocar lá (extensor).....Dei a sugestão para o Artur te mandar pelo correio e vc ir lá colocar esse cabo......Depois disso é só aguardar a liberação de Brasilia......Acho que dá pra se resolver tudo em no máximo 10 dias...

Link to comment
Share on other sites

Bela instalação , Artur e o processo pra deixar online ? O que precisa gora ? To vendo que vai dar uma secada no tempo esse fim de semana , se precisar de algo me avise que as vezes dou um pulo la domingo !

 

William.....faltou um cabo pra se colocar lá (extensor).....Dei a sugestão para o Artur te mandar pelo correio e vc ir lá colocar esse cabo......Depois disso é só aguardar a liberação de Brasilia......Acho que dá pra se resolver tudo em no máximo 10 dias...

 

Opa se conseguir me mandar pra chegar até domingo otimo eu vou la !

 

Qual cabo seria ? Tem foto ? É da Davis mesmo ou outro tipo ? As vezes tenho aqui

Link to comment
Share on other sites

Legal! Conseguiram colocar a estação longe da encosta? E online?

 

Se sim, que espetáculo!

 

Bruno,

 

A estação está cerca de 365m da Postaria do Marcão pra dentro do Parque. e está em torno de 15/20 metros depois do estacionamento , aquele depois da casa de Furnas...Só que o sensor ficou na frente do Posto , aquela salinha de madeira onde vc montou a estação do Marcão. Ficou lá pois na sala ao lado onde ficam os PC's , não houve conexão. Precisamos agora de uma cabo de uns 5 metros pra sair desta sala para ir onde está o roteador. Apos isso, é só pedir liberação da oorta em Brasilia.

 

Sabado o Marcão deu -1,5 e o novo local -3,8. Outra medição que me chamou atenção foi sabado as 19horas.....o Marcão tinha 5,9....e o novo local contava com 1,8....

Link to comment
Share on other sites

[

Sobre as mínimas, continuamos, pelo visual, acreditando que o centro do parque tem mais potencial que Furnas, nosso parametro foi a presença de árvores baixas acostumadas ao frio simplesmente TORRADAS pela força do frio...geada negra com certeza e da forte! E isso não haviamos presenciado nem de perto no Marcão.

 

Alias, no Marcão, o mato tava verdinho ainda, e da cota de 350 metros pra frente, o mato tava inteiramente marrom...tem diferença sim na baixada do vale e na encosta do Marcão.

 

NÃO SENDO CHATO, MAS SENDO, NÃO GEADA NEGRA, SIM A BRANQUINHA, ATÉ O MOMENTO LÁ NÃO MOSTROU NENHUM POTENCIAL PARA GEADA NEGRA INTENSA E CONSTANTE, SIM, MUITO, MUITO, ESPORÁDICA. AGORA A BRANQUINHA SIM, DEVE SER EXTREMAMENTE FORTE. AQUI USO UM TERMÔMETRO DE MÁXIMA/MÍNIMA PARA RELVA, NÃO LEMBREI, MAS PODERIA DEIXAR UM LÁ E PEDIR AOS GUARDAS P/COLOCAR SOBRE O GRAMADO EM FRENTE AO POSTO, DARIA UMA BELA IDEIA. AQUI EM CASA JÁ REGISTREI QUASE -15 EM 2000, ATÉ -10/-12 VAI EM QUASE TODOS OS ANOS.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.