Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

MORRO DO COUTO - DAVIS - 2680 MTS


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Pessoal,

 

Eu e o Artur estivemos estudando bem a area na parte alta do PNI e percebermos que existem areas bem + interessantes que o Posto Marcão que se trata de uma encosta. Resolvi então ceder minha Davis ao PNI pois dai a estação do Marcão seria mantida. O unico problema que temos é que precisaremos do WeatherlinkIP que custa conseguimos até num valor excelente em 600,00 reais. Eu e o Artur vamos coloborar com 100,00 reais cada, portanto restam 400,00 reais para arrecadarmos para que esta estação entre no ar..!! Se tudo der certo a instalação será feita no dia 23/08 ou 30/08

 

Qto aos locais temos :

 

1-Area do Exercito - distante 170 metros do Marcão

2-Trilha do Massena - distante 260 metros do Marcão (em frente a casa de Furnas)

3-Area do Estacionamento, passando a casa de Furnas, distante 300 metros

4-Baixadas do Vale , dos dois lados da estrada, distante 500mts do Marcão

5-Nascente 1 (Rio Campo Belo), distante 650m do Marcão

6-Nascente 2 (Rio ampo Belo), distante 800m do Marcão

7-Nascente 3 (Rio Campo Belo), distante 1,2 km do Marcão

 

Entre 300mts e 500mts praticamente não há areas pois o mato é alto entre as montanhas (Massena / Antena)

 

Exceto a Foto 1, todas as fotos foram tiradas nesta manhã..!!

 

Foto 1 - Da faixa larga da estrada (500 mts do Marcão), seguindo rumo a nascente do Campo Belo

 

5G8O1bm.jpg

 

Foto 2, 3 e 4 - Area do Estacionamento, passando a casa de Furnas, distante 300 metros

 

nQnVJYL.jpg

519Ssg9.jpg

340f172d1fd07ca7e6fbe0710f433434.jpg

 

Foto 5, 6 e 7 - Vale do PNI 400 mts do Marcão

 

j9blaht.jpg

86283f56816d5a1edb711635fd36277c.jpg

9a70d02a6e84536b0b474731a248e650.jpg

 

Foto 8 e 9 - Vale 500 metros do Marcão

 

a98e743d1ae7b8ed8678db07b24841ff.jpg

4c7b7eab36dca63c4b376203d6f0f530.jpg

 

Foto 10, 11, 12 e 13- Nascente 1, distante 650 mts do Marcão

 

4523f440e45754d468939af41789097b.jpg

f7c7911d1861c0277e5bc2be5e277b49.jpg

26e120986a8b14e562f7f8e7a732f50d.jpg

3e1b2dc54a7d5d4449ecaa0e761acaa9.jpg

 

Foto 14 e 15 - Nascente 2 - Distante 800 mts do Marcão

 

1b1f2486748cea2ebc6f81cd91307d9f.jpg

d87605ea3c14fc13320a23d5914338e7.jpg

 

Foto 16,17 e 18 - Nascente 3 - Distante 1.200 mts do Marcao

 

4bc6792dc1d1dafcb391ee1d09a8c548.jpg

879a5e27843590bdbe8a56a4d51d2156.jpg

e832e3cf36245b10fe1099c380b56f05.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 134
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Porr... baita trabalho do Cesar! Só faltou pegar no nosso braço e dizer "aqui tem uma pedra, essa grama aqui tá 274,3 metros do Marcão", sensacional!

 

Desculpe, mas a grossura do gelo que tava lá não condiz jamais com temperatura de -0,3! Temos que monitorar lá!!! É lá que está o ponto mais frio do Sudeste, se brincar do Brasil!

 

William, vc poderia substituir a grana por um amplificador de sinal!!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

Os entendidos, viram a grossura do gelo? -0,3?

 

Cara tem minha contribuição de 100 reais!!!

 

Espetaculares as fotos!

Link to comment
Share on other sites

Que tal aquele "valão" uns 2km do marcão ? A esquerda quase chegando no rebouças ? Lembra que comentei Frost ?

 

Mas ai o William..precisaria antena de radio...coisa que não temos....Acho que sem a antena , conseguimos uns 500....quem sabe a primeira nascente há 650 metros do posto..

 

Segundo o pessoal local o melhor local e a terceira nascente que fica 1.200 metros....mas esta distancia só com antena repetidora de sinal..

Link to comment
Share on other sites

Frost, extremamente útil essa tua foto da geada, creio que deve ser depois da entrada q subia o Massena, lembra mais ou menos a distância?

 

Quanto você acha que na nascente do Campo Belo pode chegar a fazer?

 

Eu calculo que se há um lugar no Brasil que faça todo ano -8, deve ser nessa nascente do Campo Belo, creio eu.

 

Apesar que já acho absurdamente incríveis os dados do posto Marcão onde está a estação!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, por enquanto em doações, temos os seguintes que se disponibilizaram (compra do Weatherlink IP):

 

Artur: 100,00

Carlos Dias: 100,00

Frost: 50,00

 

Com isso só falta 350 reais!!! Rumo a terceira estação!!!!

 

Peço que as doações sejam feitas diretamente a mim, pois eu farei a compra do weatherlink diretamente, e essa semana ainda. Carlos, se preferir me entregar em mãos, vou na tua casa...é tão longe... :laugh: :laugh: :laugh:

 

Ag. 3195 cc 0018238-9 Bradesco

 

Titular Artur Augusto Chiovitti

Se precisarem do CPF, passo por MP!

Link to comment
Share on other sites

Eu não vou contribuir, afinal é uma atitude detestável. Ajudar numa possível viagem, então...

 

Bruno..a ajuda para viagem já foi arrecadada...É somente para a compra do WeatherlinkIP (600 reais)....já temos 320,00....creio que não será dificil conseguirmos....fica tranquilo...abraço e obrigado mesmo assim...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, com certeza faz mais frio ali que no marcao! Mas a relva deve descer absurdamente. Nao significa que a temperatura no sensor baixará na mesma proporção. Pergunte os valores de relva que o Coutinho mede e verão que terá geada forte com o sensor marcando temperatura positiva e a relva muito negativa!

 

Outra coisa a prestar atenção: quanto mais no limite botar a estação do console, maiores as chances de se perder o sinal e nem armazenar os dados.

 

Botem em uma distância conveniente ou é necessário comprar um amplificador.

 

E avisem o dia que pretendem ir! Farei o possível para ir tb..

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Gostaria de agradecer o empenho de todos nessa nova empreitada! Com a doação do Luba, fechamos o valor de 600 reais. Portanto fechamos a doação, inclusive já pedi pro Wessel me mandar o bicho! :clapping: :clapping: :clapping:

 

Data da viagem será 30 de Agosto.

 

Mafili, depois me manda por MP como faremos no dia, qual tua idéia!

 

Carlão, consegue lá o alvará de soltura :laugh: :laugh: :laugh:

 

Abraços!

 

Rumo aos dois dígitos negativos - 2015!

Link to comment
Share on other sites

Mafili vai ajudar? Vai na instalação?

 

Se for, tempos interessantes..

 

Mensagem troll.....em caso de duvida envie uma mp.

 

Uau. Serei punido por fazer duas perguntas e por usar um jargão amplamente difundido por você?

 

Tempos interessantes...

 

PS: você está achando pelo em casca de ovo. Nao olhe por esse lado. Se for possível me responder as questões eu agradeço. E pode ser por MP.

 

Abs Mafili.

Link to comment
Share on other sites

Grande Luba....sensacional sua contribuição....!! Só falta o OK do diretor que deverei ter hoje....e penso que não haverá problema algum...

 

A instalação será dia 30 deste mês para quem quiser ir!!

 

Qto ao sinal, se tivermos sinal em 800 metros...o recomendável é colocarmos a estação em 650 metros...Sempre com uma margem e nunca no limite como colocou o DSoares...

 

Vai ser bem interessante comparar a encosta com uma estação no Vale...Já o Rebouças ficava em torno de montanhas e na outra próxima a outra ponta do vale.

Link to comment
Share on other sites

Grande Luba....sensacional sua contribuição....!! Só falta o OK do diretor que deverei ter hoje....e penso que não haverá problema algum...

 

A instalação será dia 30 deste mês para quem quiser ir!!

 

Qto ao sinal, se tivermos sinal em 800 metros...o recomendável é colocarmos a estação em 650 metros...Sempre com uma margem e nunca no limite como colocou o DSoares...

 

Vai ser bem interessante comparar a encosta com uma estação no Vale...Já o Rebouças ficava em torno de montanhas e na outra próxima a outra ponta do vale.

 

Mede no GE pra ter um ponto de referencia de onde colocar

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Gostaria de agradecer o empenho de todos nessa nova empreitada! Com a doação do Luba, fechamos o valor de 600 reais. Portanto fechamos a doação, inclusive já pedi pro Wessel me mandar o bicho! :clapping: :clapping: :clapping:

 

Data da viagem será 30 de Agosto.

 

Mafili, depois me manda por MP como faremos no dia, qual tua idéia!

 

Carlão, consegue lá o alvará de soltura :laugh: :laugh: :laugh:

 

Abraços!

 

Rumo aos dois dígitos negativos - 2015!

 

Vou transferir hoje. Me manda o seu CPF e o seu email por MP pra eu encaminhar o comprovante. No dia 30 eu vou estar em San Diego fazendo um curso na Universidade da Califórnia. Infelizmente não vai dar pra participar de mais uma instalação histórica para o BAZ!

Link to comment
Share on other sites

Conversei com um amigo do Inmet e ele me disse que a Davis o alcance fica entre 300 mts à 400 mts, mas isto em areas urbanizadas.

 

Dai expliquei que no PNI não há obstáculos , dai ele acha que o sinal poderá chegar entee 500 mts até 1km....ainda mais que não há sinal de celular no local que poderia atrapalhar....

Link to comment
Share on other sites

1-Area do Exercito - distante 170 metros do Marcão

2-Trilha do Massena - distante 260 metros do Marcão (em frente a casa de Furnas)

3-Area do Estacionamento, passando a casa de Furnas, distante 300 metros

4-Baixadas do Vale , dos dois lados da estrada, distante 500mts do Marcão

5-Nascente 1 (Rio Campo Belo), distante 650m do Marcão

6-Nascente 2 (Rio ampo Belo), distante 800m do Marcão

7-Nascente 3 (Rio Campo Belo), distante 1,2 km do Marcão

 

Entre 300mts e 500mts praticamente não há areas pois o mato é alto entre as montanhas (Massena / Antena)

 

 

Alguem tem como mostrar esses locais pelo Google Earth?

Link to comment
Share on other sites

Conversei com um amigo do Inmet e ele me disse que a Davis o alcance fica entre 300 mts à 400 mts, mas isto em areas urbanizadas.

 

Dai expliquei que no PNI não há obstáculos , dai ele acha que o sinal poderá chegar entee 500 mts até 1km....ainda mais que não há sinal de celular no local que poderia atrapalhar....

 

Carlos acho otimista demais essas distâncias. Lembre-se que o simples fato do console estar dentro de 4 paredes já é um empecilho para a distância máxima possível.

 

Pelo que entendi a estação do Massena está com visada a Portaria do parque, certo? Isso contribui para que o alcance dela seja maior e sem barreiras.

 

Já se ficar no vale, dificilmente terá visada entre a portaria e estação, o que acho que dificulta um pouco...

 

Mas não custa tentar! Caso não der, tem que se pensar em outra forma de levar o sinal..

Link to comment
Share on other sites

Conversei com um amigo do Inmet e ele me disse que a Davis o alcance fica entre 300 mts à 400 mts, mas isto em areas urbanizadas.

 

Dai expliquei que no PNI não há obstáculos , dai ele acha que o sinal poderá chegar entee 500 mts até 1km....ainda mais que não há sinal de celular no local que poderia atrapalhar....

 

Carlos acho otimista demais essas distâncias. Lembre-se que o simples fato do console estar dentro de 4 paredes já é um empecilho para a distância máxima possível.

 

Pelo que entendi a estação do Massena está com visada a Portaria do parque, certo? Isso contribui para que o alcance dela seja maior e sem barreiras.

 

Já se ficar no vale, dificilmente terá visada entre a portaria e estação, o que acho que dificulta um pouco...

 

Mas não custa tentar! Caso não der, tem que se pensar em outra forma de levar o sinal..

 

Isso mesmo , se fosse visada direta como ta no massena seria show de bola , porem do novo local pro marcão tem um diferença , um desnivel de pelo menos uns 10 a 15 metros de altura , o sinal saindo reto de la passaria por cima do marcão , se fosse ponto a ponto um vendo o outro acho que alcançava uns 700 metros tranquilo !

Link to comment
Share on other sites

William e Diego.

 

A estação do Massena não tem visada direta, pois foi instalada atrás de um pequeno promontório, tanto que quando colocamos lá em cima, não dava pra ver o Marcão direto. Tinhamos a opção de colocarmos sobre o promontório de visada direta, mas decidimos não colocar ali por causa do comportamento dos ventos lá em cima. Portanto tem 2 obstáculos lá em cima pro Massena, um é a parede do Marcão, outro é o promontório no caminho. Lá de baixo, se formos tentar olhar a estação, só dá pra ver o topo onde está o anemometro.

 

A distancia do Massena pro Marcão é de mais de 400 metros, mas lendo o manual da Davis 6263 (que é o modelo que está no marcão), cita alcançe em local aberto de até 1 km. De qq forma, combinei com o Carlos que vamos andando e fazendo testes de sinal até o máximo que o sinal não se perder...creio que conseguiremos a primeira nascente, entre 500 e 600 metros, sem necessidade de repetidor.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.