Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

MÉDIAS 2014 - MED ACUM (JAN / FEV / MAR / ABR / MAI)

 

01-PNI POSTO MARCÃO MG: 10,9 (12,5 / 12,3 / 11,9 / 10,1/ 7,7)

02-MORRO DA IGREJA SC: 13,1 (16,2 / 15,9 / 12,9 / 11,2 / 9,2)

03-CRUZEIRO SC: 15,0 (19,0 / 18,0 / 15,5 / 12,5 / 9,9)

04-PICO DO COUTO RJ: 15,4 (17,7 / 17,1 / 15,7 / 14,0 / 12,3)

05-URUPEMA SC: 15,6 (19,1 / 18,1 / 16,4 / 13,9 / 10,5)

06-SÃO JOAQUIM SC: 15,7 (18,5 / 19,1/ 15,9 / 13,8 / 11,2)

07-CAMPOS DO JORDÃO SP: 15,8 (17,6 / 17,8 / 16,9 / 14,8 / 11,9)

08-SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS: 15,9 (19,1/ 18,8 / 16,1 / 14,0 / 11,3)

09-BOM JARDIM DA SERRA SC: 15,9 (18,9 / 18,3 / 16,9 / 14,4 / 11,0)

10-MONTE VERDE MG: 16,6 (18,7 / 18,3 / 17,5 / 15,6 / 12,9)

 

11-PAINEL SC: 16,7 (19,5 / 19,4 / 17,1 / 14,9 / 12,4)

12-ÁGUA DOCE SC: 16,7 (19,4 / 19,3 / 16,8 / 15,2 / 12,6)

13-BOM JESUS RS: 17,1 (21,0 / 20,2 / 17,3 / 15,1 / 11,8)

14-CAMBARÁ DO SUL RS: 17,2 (20,5 / 20,2 / 17,5 / 15,2 / 12,6)

15-SANTA CECÍLIA SC : 17,4 (20,4 / 20,1 / 17,8 / 15,7 / 12,9)

16-VACARIA RS: 17,6 (21,1 / 20,8 / 17,8 / 15,8 / 12,4)

17-INACIO MARTINS PR: 17,8 (20,6 / 20,2 / 18,2 / 16,2 / 13,8)

18-CAÇADOR SC: 17,9 (21,1 / 20,8 / 18,1 / 16,4 / 13,2)

19-CANELA RS: 18,1 (21,6 / 21,4/ 18,3 / 16,1/ 12,9)

20-LAGES SC: 18,1 (21,5 / 21,2 / 18,4 / 16,4 / 13,2)

 

Inverno Climático (Maio):

 

01-PNI POSTO MARCÃO MG: 7,7

02-MORRO DA IGREJA SC: 9,2

03-CRUZEIRO SC: 9,9

04-URUPEMA SC: 10,5

05-BOM JARDIM DA SERRA SC: 11,0

06-SÃO JOAQUIM SC: 11,2

07-SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS: 11,3

08-BOM JESUS RS: 11,8

09-CAMPOS DO JORDÃO SP: 11,9

10-PICO DO COUTO RJ: 12,3

 

11-PAINEL SC: 12,4

---VACARIA RS: 12,4

13-ÁGUA DOCE SC: 12,6

---CAMBARÁ DO SUL RS: 12,6

15-CANELA RS: 12,9

----MONTE VERDE MG: 12,9

----SANTA CECÍLIA SC: 12,9

18-CAÇADOR SC: 13,2

----LAGES SC: 13,2

20-INACIO MARTINS PR: 13,8

Link to comment
Share on other sites

Sensacional a média do PNI Posto Marcão para 2014! 10,9 graus! Creio que se fizermos este ano a média anual, deveremos ter algo entre 9 e 11 graus no final das contas.

 

Já começo a ficar mais cético sobre se esse ano o frio está anormal no PNI ou se essa média se estabilizaria ao longo dos próximos anos.

Como ainda desconhecemos, talvez ainda eu veja mais flutuaçoes nesta média, ou talvez não, é o que eu começo a pensar.

 

Sobre a abertura da copa, realmente o sol se fez presente, e a verdade é que entramos em SP no período de estiagens característico dos nossos invernos.

 

O pior foi ler comentários sobre uma única MP que trouxe dias cinzentos já ser considerada como a tonica do inverno e do El Nino...que sei nao tá mais pra El Nada, e com tendencia a resfriamento.

 

Bom prefiro uma frente estacionária com 4 graus e chuviscos...eheheh

Link to comment
Share on other sites

Quem iria imaginar que o PNI iria ser 5 graus + frio que Campos do Jordão na média ....apesar que são 800 metros de diferença...que dá 1 grau a cada 160 metros...aquela regrinha que aprendemos na escola...de fato está certa.

 

Qto ao Massena há 2600m está com 8,2 neste mês de junho, acho que está um pouco acima...Imagino a Pedra da Mina 208m acima, 1 grau mais fria....topoxtopo

Link to comment
Share on other sites

ECMWF segue com previsão de muito, mas muito frio, para 168/180 horas em todo o sul do BR e leste do sudeste. Linha de 0oC a 850 chegando ao sul do PR e uma mancha enorme entre -2oC e -4oC em 850hpa presente entre o norte gaúcho e o sul catarinense. Primeira chance real de neve nas Serras. :ok:

Por outro lado o GFS, que já deu quadro similar veio totalmente distinto na 0Z. De 1oC de mínima no Sábado do feriado em Ctba ele passou para 7oC. A massa sairia para o Oceano na altura do Uruguai. :negative:

Como ainda falta quase 1 semana para o evento, o melhor a fazer é deixar as barbas de molho. Quadro claro só se produzirá na noite de segunda que vem. :russian:

Link to comment
Share on other sites

 

Por isso digo...O Inverno no sul do País , onde ele é mais severo.....trata-se de eventos de frio...não temos regularidade.....mesmo nas cidades mais frias da região....ora temos frio e logo esquenta novamente....Não tem milagre. Até mesmo Urupema com 2 mi habitantes sua média está acima dos 10 graus este mês e tivemos 21 graus este mês por lá inclusive....Regularidade teremos de 40 graus de latitude pra baixo......ou no Pico da Pedra da Mina ou os Agulhas Negras que beiram os 3 mil metros , que em janeiro deve ter algo em torno de 11/12 graus e no inverno algo entre 6/7 graus.......com uma média anual em torno de 9 graus, que não é nada demais...na minha opinião é o que temos de mais frio aqui no nosso País....Mas qto aos locais habitados, estão longe disso...

Link to comment
Share on other sites

Por outro lado o GFS, que já deu quadro similar veio totalmente distinto na 0Z. De 1oC de mínima no Sábado do feriado em Ctba ele passou para 7oC. A massa sairia para o Oceano na altura do Uruguai. :negative:

Como ainda falta quase 1 semana para o evento, o melhor a fazer é deixar as barbas de molho. Quadro claro só se produzirá na noite de segunda que vem. :russian:

 

Então, Zé....Saindo o núcleo da Alta no Uruguay....enquanto espera-se uma baleia saindo pelo menos na altura de Curitiba.

 

Mas uma mensagem boa do Kim em um tópico ruim...indica que a alteração da "dinâmica" pode ter ocorrido no passado.

 

 

**

 

Bem, descobri q em Curitiba houve sim um akecimento significativo no miolo do inverno, dsd q se iniciaram observações na comarca Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

 

Vamos aos números:

 

Médias..

 

Período 1885-1894 Julho:

 

85: 15,2°

86: 11,8°

87: 14,0°

88: 14,5°

89: 14,6°

90: 14,8°

91: 13,7°

92: 12,6°

93: 13,8°

94: 13,6°

 

Média: 13,9°

 

Período 2004-2013 Julho:

 

04: 13,0°

05: 14,0°

06: 15,6°

07: 13,2°

08: 15,0°

09: 13,0°

10: 15,0°

11: 14,2°

12: 13,7°

13: 13,0°

 

Média: 14,0°

 

Ou seja, comparando o período 1885/1894 com 2004/2013, constata-se q houve um akecimento absurdo em Curitiba no mês de julho, de +0,1°C!!

 

Fikem na paz!

Link to comment
Share on other sites

 

Por isso digo...O Inverno no sul do País , onde ele é mais severo.....trata-se de eventos de frio...não temos regularidade.....mesmo nas cidades mais frias da região....ora temos frio e logo esquenta novamente....Não tem milagre. Até mesmo Urupema com 2 mi habitantes sua média está acima dos 10 graus este mês e tivemos 21 graus este mês por lá inclusive....Regularidade teremos de 40 graus de latitude pra baixo......ou no Pico da Pedra da Mina que janeiro deve ter algo em torno de 11/12 graus e no inverno algo entre 6/7 graus.......com uma média anual em torno de 9 graus, que não é nada demais...na minha opinião é o que temos de mais frio aqui no nosso País....Mas qto aos locais habitados, estão longe disso...

 

Sim! E com a urbanização piorou mais ainda! Por isso que a sensação de frio em Porto Alegre diminuiu tanto: menos frequência de massas polares, MAIOR URBANIZAÇÃO, MENOS SENSAÇÃO DE FRIO... E depois acham que sou um lunático. Não sou.

Carlos, pega a opinião de 10 portoalegrenses com mais de 40 anos e verás a resposta.

No entanto, CONCORDO PLENAMENTE com TUDO O QUE BRUNO, VITOR VM, MELO, etc falam sobre o clima de Porto Alegre. São incontestáveis sempre. Pessoas que não erram nunca, não se contesta. Já falei. CONCORDO PLENAMENTE 100%. Infelizmente, o BAZ, que deveria ser um fórum para debates e opniões diferentes, é uma ditadura estipulada por alguns participantes. Isso por um lado é triste e desanimador. Continuarei, no entanto, postando informações sobre Porto ALegre e meu Estado.

Obrigado pela contribuição amigo! Se o inverno no RS nunca foi essas coisas, hoje menos ainda, podes ter certeza disso.

No momento, MUITA CHUVA e TROVOADAS na capital dos gaúchos.

Abraços e uma excelente sexta-feira! :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Por isso digo...O Inverno no sul do País , onde ele é mais severo.....trata-se de eventos de frio...não temos regularidade.....mesmo nas cidades mais frias da região....ora temos frio e logo esquenta novamente....Não tem milagre. Até mesmo Urupema com 2 mi habitantes sua média está acima dos 10 graus este mês e tivemos 21 graus este mês por lá inclusive....Regularidade teremos de 40 graus de latitude pra baixo......ou no Pico da Pedra da Mina ou os Agulhas Negras que beiram os 3 mil metros , que em janeiro deve ter algo em torno de 11/12 graus e no inverno algo entre 6/7 graus.......com uma média anual em torno de 9 graus, que não é nada demais...na minha opinião é o que temos de mais frio aqui no nosso País....Mas qto aos locais habitados, estão longe disso...

 

CARLOS EM BOA PARTE DA EUROPA ACONTECE O MESMO, BOA PARTE DO CENTRO-SUL DOS USA O MESMO... AQUI MUITO MAIS PELA LATITUDE.

 

DAQUI A 10 DIAS TEREMOS OUTRO POST NA METSUL....É SÓ ESPERAR. OU SEJA É NOTÍCIA, APENAS ISTO.

 

AQUI ESTÁ QUENTE, PARA NOSSOS PADRÕES, VÁ FALAR PARA UM PAULISTA QUE S.J/URUP./B.J/AUSENTES ESTÃO TENDO DIAS DE CALOR EM PLENO INVERNO COM 8/12 A 15/18, ELE IRÁ RIR DA CARA, ASSIMO COMO NÓS DO CALOR EM CHICAGO DE 0/10°C...

 

 

TUDO É RELATIVO A REGIÃO. DO NORTE DO PR PARA CIMA O INVERNO É CARACTERIZADO POR PULSOS DE FRIO E BONS PERÍODOS AGRADÁVEIS, SUDOESTE/SUL DO PR, SC E RS, EM TERMOS DE BRASIL, É QUE TEM INVERNO/CLIMA, COM INTERVALOS DE TEMPERATURA AMENA E AS VEZES ALTA A BEM ALTA, JÁ TIVEMOS 40,0 EM PLENO INVERNO, ASSIM COMO JÁ TIVEMOS -1 EM PLENO VERÃO.

Link to comment
Share on other sites

 

CARLOS EM BOA PARTE DA EUROPA ACONTECE O MESMO, BOA PARTE DO CENTRO-SUL DOS USA O MESMO... AQUI MUITO MAIS PELA LATITUDE.

 

DAQUI A 10 DIAS TEREMOS OUTRO POST NA METSUL....É SÓ ESPERAR. OU SEJA É NOTÍCIA, APENAS ISTO.

 

AQUI ESTÁ QUENTE, PARA NOSSOS PADRÕES, VÁ FALAR PARA UM PAULISTA QUE S.J/URUP./B.J/AUSENTES ESTÃO TENDO DIAS DE CALOR EM PLENO INVERNO COM 8/12 A 15/18, ELE IRÁ RIR DA CARA, ASSIMO COMO NÓS DO CALOR EM CHICAGO DE 0/10°C...

 

 

TUDO É RELATIVO A REGIÃO. DO NORTE DO PR PARA CIMA O INVERNO É CARACTERIZADO POR PULSOS DE FRIO E BONS PERÍODOS AGRADÁVEIS, SUDOESTE/SUL DO PR, SC E RS, EM TERMOS DE BRASIL, É QUE TEM INVERNO/CLIMA, COM INTERVALOS DE TEMPERATURA AMENA E AS VEZES ALTA A BEM ALTA, JÁ TIVEMOS 40,0 EM PLENO INVERNO, ASSIM COMO JÁ TIVEMOS -1 EM PLENO VERÃO.

 

Assim Vossa Senhoria revela o segredo do Padrão USA.

 

E a concorrência passa a dominar o grande segredo....

 

Lembre-se você tem dois filhos para terminar de criar.

 

Aliás, os próximos filhos do Ronaldo serão,

 

NIVALDO

GEALDO

Link to comment
Share on other sites

 

Por isso digo...O Inverno no sul do País , onde ele é mais severo.....trata-se de eventos de frio...não temos regularidade.....mesmo nas cidades mais frias da região....ora temos frio e logo esquenta novamente....Não tem milagre. Até mesmo Urupema com 2 mi habitantes sua média está acima dos 10 graus este mês e tivemos 21 graus este mês por lá inclusive....Regularidade teremos de 40 graus de latitude pra baixo......ou no Pico da Pedra da Mina ou os Agulhas Negras que beiram os 3 mil metros , que em janeiro deve ter algo em torno de 11/12 graus e no inverno algo entre 6/7 graus.......com uma média anual em torno de 9 graus, que não é nada demais...na minha opinião é o que temos de mais frio aqui no nosso País....Mas qto aos locais habitados, estão longe disso...

 

CARLOS EM BOA PARTE DA EUROPA ACONTECE O MESMO, BOA PARTE DO CENTRO-SUL DOS USA O MESMO... AQUI MUITO MAIS PELA LATITUDE.

 

DAQUI A 10 DIAS TEREMOS OUTRO POST NA METSUL....É SÓ ESPERAR. OU SEJA É NOTÍCIA, APENAS ISTO.

 

AQUI ESTÁ QUENTE, PARA NOSSOS PADRÕES, VÁ FALAR PARA UM PAULISTA QUE S.J/URUP./B.J/AUSENTES ESTÃO TENDO DIAS DE CALOR EM PLENO INVERNO COM 8/12 A 15/18, ELE IRÁ RIR DA CARA, ASSIMO COMO NÓS DO CALOR EM CHICAGO DE 0/10°C...

 

 

TUDO É RELATIVO A REGIÃO. DO NORTE DO PR PARA CIMA O INVERNO É CARACTERIZADO POR PULSOS DE FRIO E BONS PERÍODOS AGRADÁVEIS, SUDOESTE/SUL DO PR, SC E RS, EM TERMOS DE BRASIL, É QUE TEM INVERNO/CLIMA, COM INTERVALOS DE TEMPERATURA AMENA E AS VEZES ALTA A BEM ALTA, JÁ TIVEMOS 40,0 EM PLENO INVERNO, ASSIM COMO JÁ TIVEMOS -1 EM PLENO VERÃO.

 

Coutinho,

Com todo respeito, mas falas da tua região, como se somente fazendo frio aí bastasse!

Além de tudo, mesmo aí, temos temperaturas relativamente altas às vezes até no inverno, como eu mesmo já peguei.

As pessoas continuam se iludindo, mas tudo bem... Se se sentem bem assim, continuem.

Não adianta tapar o sol com a peneira. É o que tentam fazer aqui nesse fórum e, quando digo, sou totalmente mal interpretado por isso.

O BRASIL, NEM MESMO O SUL DO BRASIL, SÃO MODELOS PARA FRIO! NUNCA FORAM E NUNCA SERÃO.

Temos momentos de frio e , mesmo assim, que são rápidos e deixam a desejar muito, comparando com outros países.

Nos dias de hoje, com a urbanização e a falta de massas polares intensas e significativas, pior ainda.

Espero que não me queiras mal por isso...É a minha opinião.

Abraços e fica em paz! :good:

Link to comment
Share on other sites

É impossível continuar entrando no fórum e lendo certas bobagens e insinuações diretas sobre mim e outros usuários do fórum e com um tom tão descarado de ironia.

 

" MP's menos frequentes" ... E dados ??

MPS TEM UM MONTE! INTENSAS? POUQUÍSSIMAS. SIGINIFICATIVAS? POUQUÍSSIMAS.

ESTAVAM PREVENDO UM FRIO ATÉ DE RESPEITO HÁ UNS DIAS ATRÁS AQUI PARA PORTO ALEGRE NESTE FINAL DE SEMANA.

O QUE ACONTECEU NA REALIDADE?

AH... POIS É...

ESTRANHO, NÃO?

MAS TUDO BEM... DEIXEMOS AS POLÊMICAS DE LADO...

AH! ESQUECI. NÃO POSSO CONTESTAR NADA QUE TU DIZES TAMBÉM! TENS SEMPRE RAZÃO. DESCULPE.

ABRAÇOS, AMIGO!

Link to comment
Share on other sites

AQUI VAI FECHANDO E AINDA ESTÁ QUENTE, CHEGOU A 18,1°C E AGORA COM 16,8°C, O VENTO DEU UMA BOA REDUZIDA, 3 DIAS DE NORDESTÃO ENJOADO E FRIO.

 

NO FIM DE SEMANA O QUE DEVE CAIR MAIS SERÁ A MÁXIMA, FRIO MESMO SÓ DE QUARTA DE NOITE EM DIANTE, MÍNIMAS NEGATIVAS NO FIM DA PRÓXIMA SEMANA E FRIO GENERALIZADO PELO SUL.

Link to comment
Share on other sites

É impossível continuar entrando no fórum e lendo certas bobagens e insinuações diretas sobre mim e outros usuários do fórum e com um tom tão descarado de ironia.

 

" MP's menos frequentes" ... E dados ??

 

Vitinho, "o tom tão descarado de ironia" não me incomoda nenhum pouco.

 

Vitinho, "insinuações diretas" ou indiretas também não.

 

Agora, A quantidade de "certas bobagens" é irritante e excessiva.

 

Aparentemente nada contra as regras do fórum.

 

Sendo assim não há muito para ser feito, ninguém pode ser punido por pensar [suponho que seja essa a palavra mais próxima daquilo que penso] diferente.

 

Devemos respeitar o João Tur.

 

Esperando que dando o respeito talvez e apenas talvez ele possa pensar em diminuir a repetição infinita da mesma mensagem.

 

Akita kente e gostoso...céu de brigadeiro....azul baleia.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

É impossível continuar entrando no fórum e lendo certas bobagens e insinuações diretas sobre mim e outros usuários do fórum e com um tom tão descarado de ironia.

 

" MP's menos frequentes" ... E dados ??

 

Vitinho, "o tom tão descarado de ironia" não me incomoda nenhum pouco.

 

Vitinho, "insinuações diretas" ou indiretas também não.

 

Agora, A quantidade de "certas bobagens" é irritante e excessiva.

 

Aparentemente nada contra as regras do fórum.

 

Sendo assim não há muito para ser feito, ninguém pode ser punido por pensar [suponho que seja essa a palavra mais próxima daquilo que penso] diferente.

 

Devemos respeitar o João Tur.

 

Esperando que dando o respeito talvez e apenas talvez ele possa pensar em diminuir a repetição infinita da mesma mensagem.

 

Akita kente e gostoso...céu de brigadeiro....azul baleia.

 

Abraços

 

Amigo Mafili,

Tudo bem contigo?

Também dou a mesma sugestão: QUE SEJAS MENOS REPETITIVO E MENOS IRÔNICO, pois és mestre nisso. Desculpe a sinceridade.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

É impossível continuar entrando no fórum e lendo certas bobagens e insinuações diretas sobre mim e outros usuários do fórum e com um tom tão descarado de ironia.

 

" MP's menos frequentes" ... E dados ??

 

Vitinho, "o tom tão descarado de ironia" não me incomoda nenhum pouco.

 

Vitinho, "insinuações diretas" ou indiretas também não.

 

Agora, A quantidade de "certas bobagens" é irritante e excessiva.

 

Aparentemente nada contra as regras do fórum.

 

Sendo assim não há muito para ser feito, ninguém pode ser punido por pensar [suponho que seja essa a palavra mais próxima daquilo que penso] diferente.

 

Devemos respeitar o João Tur.

 

EXATO, RESPONDO O QUE FOR ÚTIL OU PERGUNTA INTELIGENTE.

 

Esperando que dando o respeito talvez e apenas talvez ele possa pensar em diminuir a repetição infinita da mesma mensagem.

 

Akita kente e gostoso...céu de brigadeiro....azul baleia.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

É impossível continuar entrando no fórum e lendo certas bobagens e insinuações diretas sobre mim e outros usuários do fórum e com um tom tão descarado de ironia.

 

" MP's menos frequentes" ... E dados ??

MPS TEM UM MONTE! INTENSAS? POUQUÍSSIMAS. SIGINIFICATIVAS? POUQUÍSSIMAS.

ESTAVAM PREVENDO UM FRIO ATÉ DE RESPEITO HÁ UNS DIAS ATRÁS AQUI PARA PORTO ALEGRE NESTE FINAL DE SEMANA.

O QUE ACONTECEU NA REALIDADE?

AH... POIS É...

ESTRANHO, NÃO?

MAS TUDO BEM... DEIXEMOS AS POLÊMICAS DE LADO...

AH! ESQUECI. NÃO POSSO CONTESTAR NADA QUE TU DIZES TAMBÉM! TENS SEMPRE RAZÃO. DESCULPE.

ABRAÇOS, AMIGO!

 

João, há exatos 7 dias atrás o GFS estava dando 0C em 850mb pra POA. -5C em 700. Ao longo do final de semana passado ainda já havíamos percebido que a MP iria se afastar para o oceano na altura do Rio da Prata. Consequentemente, teremos um frio bem fraco para o final de semana, porém não deixa de ser entrada de massa de ar frio. Eu acompanho o GFS há pelo menos 9 anos já e sei que é a coisa mais normal do mundo, tanto para POA quanto para os EUA (também acompanho) esta variação considerando 7 a 10 dias faltantes para a ocorrência do evento. Quem acompanha o BAZ há tempos sabe bem como é a dança dos modelos. O próprio GFS indica novamente esta situação para dentro de 7 a 10 dias na região de POA. E dessa vez pode ser que acerte, pode ser que não. E isso não tem nada a ver com alterações climáticas. Apenas a inconstância normal do modelo. Infelizmente ele não existia no passado para fazermos comparações.

Link to comment
Share on other sites

É impossível continuar entrando no fórum e lendo certas bobagens e insinuações diretas sobre mim e outros usuários do fórum e com um tom tão descarado de ironia.

 

" MP's menos frequentes" ... E dados ??

 

Vitinho, "o tom tão descarado de ironia" não me incomoda nenhum pouco.

 

Vitinho, "insinuações diretas" ou indiretas também não.

 

Agora, A quantidade de "certas bobagens" é irritante e excessiva.

 

Aparentemente nada contra as regras do fórum.

 

Sendo assim não há muito para ser feito, ninguém pode ser punido por pensar [suponho que seja essa a palavra mais próxima daquilo que penso] diferente.

 

Devemos respeitar o João Tur.

 

EXATO, RESPONDO O QUE FOR ÚTIL OU PERGUNTA INTELIGENTE.

 

Esperando que dando o respeito talvez e apenas talvez ele possa pensar em diminuir a repetição infinita da mesma mensagem.

 

Akita kente e gostoso...céu de brigadeiro....azul baleia.

 

Abraços

 

Amigo Mafili,

Tudo bem contigo?

Também dou a mesma sugestão: QUE SEJAS MENOS REPETITIVO E MENOS IRÔNICO, pois és mestre nisso. Desculpe a sinceridade.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

É impossível continuar entrando no fórum e lendo certas bobagens e insinuações diretas sobre mim e outros usuários do fórum e com um tom tão descarado de ironia.

 

" MP's menos frequentes" ... E dados ??

MPS TEM UM MONTE! INTENSAS? POUQUÍSSIMAS. SIGINIFICATIVAS? POUQUÍSSIMAS.

ESTAVAM PREVENDO UM FRIO ATÉ DE RESPEITO HÁ UNS DIAS ATRÁS AQUI PARA PORTO ALEGRE NESTE FINAL DE SEMANA.

O QUE ACONTECEU NA REALIDADE?

AH... POIS É...

ESTRANHO, NÃO?

MAS TUDO BEM... DEIXEMOS AS POLÊMICAS DE LADO...

AH! ESQUECI. NÃO POSSO CONTESTAR NADA QUE TU DIZES TAMBÉM! TENS SEMPRE RAZÃO. DESCULPE.

ABRAÇOS, AMIGO!

 

João, há exatos 7 dias atrás o GFS estava dando 0C em 850mb pra POA. -5C em 700. Ao longo do final de semana passado ainda já havíamos percebido que a MP iria se afastar para o oceano na altura do Rio da Prata. Consequentemente, teremos um frio bem fraco para o final de semana, porém não deixa de ser entrada de massa de ar frio. Eu acompanho o GFS há pelo menos 9 anos já e sei que é a coisa mais normal do mundo, tanto para POA quanto para os EUA (também acompanho) esta variação considerando 7 a 10 dias faltantes para a ocorrência do evento. Quem acompanha o BAZ há tempos sabe bem como é a dança dos modelos. O próprio GFS indica novamente esta situação para dentro de 7 a 10 dias na região de POA. E dessa vez pode ser que acerte, pode ser que não. E isso não tem nada a ver com alterações climáticas. Apenas a inconstância normal do modelo. Infelizmente ele não existia no passado para fazermos comparações.

 

Antigamente era só os modelos darem frio e a previsão estaria certa... Já que antigamente a predominância de MP's fortes era algo extraordinário... A cada 1 semana vinha uma e sem pré frontais. É a loucura climática levando os modelos a errarem, eles não estão prontos para isto.

Link to comment
Share on other sites

É impossível continuar entrando no fórum e lendo certas bobagens e insinuações diretas sobre mim e outros usuários do fórum e com um tom tão descarado de ironia.

 

" MP's menos frequentes" ... E dados ??

MPS TEM UM MONTE! INTENSAS? POUQUÍSSIMAS. SIGINIFICATIVAS? POUQUÍSSIMAS.

ESTAVAM PREVENDO UM FRIO ATÉ DE RESPEITO HÁ UNS DIAS ATRÁS AQUI PARA PORTO ALEGRE NESTE FINAL DE SEMANA.

O QUE ACONTECEU NA REALIDADE?

AH... POIS É...

ESTRANHO, NÃO?

MAS TUDO BEM... DEIXEMOS AS POLÊMICAS DE LADO...

AH! ESQUECI. NÃO POSSO CONTESTAR NADA QUE TU DIZES TAMBÉM! TENS SEMPRE RAZÃO. DESCULPE.

ABRAÇOS, AMIGO!

 

João, há exatos 7 dias atrás o GFS estava dando 0C em 850mb pra POA. -5C em 700. Ao longo do final de semana passado ainda já havíamos percebido que a MP iria se afastar para o oceano na altura do Rio da Prata. Consequentemente, teremos um frio bem fraco para o final de semana, porém não deixa de ser entrada de massa de ar frio. Eu acompanho o GFS há pelo menos 9 anos já e sei que é a coisa mais normal do mundo, tanto para POA quanto para os EUA (também acompanho) esta variação considerando 7 a 10 dias faltantes para a ocorrência do evento. Quem acompanha o BAZ há tempos sabe bem como é a dança dos modelos. O próprio GFS indica novamente esta situação para dentro de 7 a 10 dias na região de POA. E dessa vez pode ser que acerte, pode ser que não. E isso não tem nada a ver com alterações climáticas. Apenas a inconstância normal do modelo. Infelizmente ele não existia no passado para fazermos comparações.

 

Sim, sim. Se os modelos mudam de "opinião" (não seria essa a palavra, mas vamos usá-la), é porque o tempo é "doido" e instável mesmo.

Inúmeras vezes vi aqui no BAZ o povo soltando foguete com friozão e não veio NADA. Um refresco e só. E olhe lá!

Mas tudo bem. Como disse: CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO O QUE POSTAREM. ESTÃO SEMPRE 100% CERTOS.

Obrigado pela explicação, amigo. Gosto sempre da maneira como respondes, com educação e sem substimar ninguém. Falta isso para muita gente aqui no BAZ, principalmente para os que gostam de chamar os outros de BURRINHO, RIDÍCULO, SOFRÍVEL. Sempre foste um exemplo nos debates e tens minha grande consideração por isso. Antes todos fossem como tu aqui nesse fórum.

Abraços e bom final de semana! :good:

Link to comment
Share on other sites

JT wrote:

"As pessoas continuam se iludindo, mas tudo bem... Se se sentem bem assim, continuem.

Não adianta tapar o sol com a peneira. É o que tentam fazer aqui nesse fórum e, quando digo, sou totalmente mal interpretado por isso.

O BRASIL, NEM MESMO O SUL DO BRASIL, SÃO MODELOS PARA FRIO! NUNCA FORAM E NUNCA SERÃO."

 

 

Eu achava que você achava os invernos de porto alegre gelados....

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Ontem, aqui em Lages, tive a grata satisfação de jantar um entreveiro com o Rafael Farah (RBS) e com o Puchalski. Estava sem bateria no celular e não tirei fotos.

 

Conversamos mil assuntos. Desde monitoramento pela RBS até aquecimento global. Ele explicou sobre as estações da RBS nos telhados, sobre a sanha gaúcha de ter temperaturas mais baixas do Brasil, que se surpreendeu com o frio na serra catarinense, elogiou o empenho da estação no PNI, sobre a estação de Lages e disse que conhece, mas não acessa muito o BAZ..

 

:mosking:

 

O jantar se deu sob temperatura de 14ºC, com leve garoa e muito vento.

Link to comment
Share on other sites

A pessoa nem sabe como um modelo processa dados e fala tamanha bobagens... Pois é, temos que ficar quietos... Este tópico que era pra ser um dos melhores, virou ladainha e puro lixo. Estamos perto da MP mais forte do ano pelo Europeu e outros modelos, porém, o que vemos aqui, argumentações sem nenhuma fonte científica, defecação pelos dedos, números não interessam ...

 

Mesmo que termine abaixo da média este Junho, enquanto não nevar em Manaus nunca irá mudar nada. É uma Pomba jogando xadrez , talvez estava lá na abertura da Copa.

 

Bueno, houve queda de granizo em Livramento pela manhã. Aqui no momento chove e com registro de trovoadas.

Link to comment
Share on other sites

JT wrote:

"As pessoas continuam se iludindo, mas tudo bem... Se se sentem bem assim, continuem.

Não adianta tapar o sol com a peneira. É o que tentam fazer aqui nesse fórum e, quando digo, sou totalmente mal interpretado por isso.

O BRASIL, NEM MESMO O SUL DO BRASIL, SÃO MODELOS PARA FRIO! NUNCA FORAM E NUNCA SERÃO."

 

 

Eu achava que você achava os invernos de porto alegre gelados....

 

CONCORDO PLENAMENTE. 100% CERTO. INCONTESTÁVEL.

Abraços, amigo Bruno! :good:

Link to comment
Share on other sites

A pessoa nem sabe como um modelo processa dados e fala tamanha bobagens... Pois é, temos que ficar quietos... Este tópico que era pra ser um dos melhores, virou ladainha e puro lixo. Estamos perto da MP mais forte do ano pelo Europeu e outros modelos, porém, o que vemos aqui, argumentações sem nenhuma fonte científica, defecação pelos dedos, números não interessam ...

 

Mesmo que termine abaixo da média este Junho, enquanto não nevar em Manaus nunca irá mudar nada. É uma Pomba jogando xadrez , talvez estava lá na abertura da Copa.

 

Bueno, houve queda de granizo em Livramento pela manhã. Aqui no momento chove e com registro de trovoadas.

 

GÊNIO 2. CONCORDO PLENAMENTE TAMBÉM! INCONTESTÁVEL SEMPRE.

 

Porto Alegre continua chuvosa e parece que a chuva vai longe hoje ainda...

Por ora aumente, por ora diminui.

PELA METSUL, NO MOMENTO, Menino Deus e Moinhos de Vento com as mesmas temperaturas: 18,9°c.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Bruno...

 

..me lembro uma vez vc aqui no Forum dizendo que estava em Natal....por acaso , 23 graus neste horario é raro por lá ou nada demais...??

 

Sei que a pergunta é para o Bruno, mas já estive na linda NATAL 2x. Amo aquela cidade.

Pois bem, se o tempo é nublado, 23°c não é fora dos padrões para Natal, principalemente se tiver chuva. Agora, se estiver com sol, 13h, é mais raro sim. Normalmente a esse horário já se aproxima de 29°c ou 30°c, até passando um pouco.

O calor de lá é muito menor que o calorão que registramos em Porto Alegre no verão, mas o sol parece que torra a pele.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Não é incomum não, principalmente nessa época.

 

Ontem tava sol e apenas umas pancadas de chuva, hoje o CÉU DESABANDO na cidade!

 

6b71a147a8a0f9132148883d5a30682a.png

 

Bem isso que comentei, amigo!

Se tiver chuva, tempo nublado, não é incomum 23°c.

Se tiver um sol a pino, daí sim seria raro.

Tu que moras aí sabes mais do que eu, com certeza.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

 

AQUI ESTÁ QUENTE, PARA NOSSOS PADRÕES, VÁ FALAR PARA UM PAULISTA QUE S.J/URUP./B.J/AUSENTES ESTÃO TENDO DIAS DE CALOR EM PLENO INVERNO COM 8/12 A 15/18, ELE IRÁ RIR DA CARA, ASSIMO COMO NÓS DO CALOR EM CHICAGO DE 0/10°C...

 

 

TUDO É RELATIVO A REGIÃO.

 

Aliás, os próximos filhos do Ronaldo serão,

 

Permitam-me:

 

- O "erro" está em dizer que 10ºC em pleno inverno joaquinense é "quente". 10ºC não é quente, nem na Sibéria.

 

O correto, penso eu, seria dizer, ACIMA ou MUITO ACIMA DA MÉDIA.

 

Quente, é ficar de bermudão, sem camisa, sentindo calor, todo suado. Mas com 10ºC, só se tiver com malária... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

No momento aqui em Bagé fazem 25ºC em plena 23:48 da noite...(Termometro Incoterm) , Livramento a mesma coisa

 

 

Em Santa Maria a temperatura até as 4h00 da manhã estancou na casa dos 25ºC. Isso é verão puro. Se bem que aqui em Lages, 14ºC de noite/manhã é verão também...

 

Lages é uma cidade que tenho muita simpatia, já estive por aí... Lembro que já passei frio no auge do Verão por aí , assim como Calor em pleno Julho. Por mais que seja Serra, está tão sujeita a eventos de calor/frio fora de época em ambas estações. O que me incomoda bastante é os dias extremamente úmidos seguidos.

 

Por aqui a temperatura já desabou, são 13:36 e chove com 12ºC em Bagé e com vento sul.

 

SPECI SBBG 131615Z 17008KT 9999 -TSRA OVC007 //////CB 12/12 Q1022=

 

Nem parece que a poucas horas estava mais quente que Manaus. :mosking:

 

Calor em Junho e Julho por aqui são assim mesmo, duram muito pouco.

Link to comment
Share on other sites

Pelas projeções teremos as primeiras chances reais de boas nevadas no RS/SC/PR entre 20/23 de junho, nível 0C/850hPa chega até sul PR e linha de -6C/700hPa até SC. Temperaturas devem bater os -8/-11C na próxima semana, com sensação térmica inferior a -20C nos pontos mais frios.

Em Lages 17.1C.

Link to comment
Share on other sites

Valeu João e Davi...!!

 

Já tem quase 50mm por lá acumulados nas ultimas horas..

 

Sim!

Junho não é uma época boa para aquela região. Começa a ficar bom o tempo no final de julho!

Uma vez levei um grupo que queria ir nesta época e pegamos muita chuva!

O que o guia (no caso eu) teve que fazer?

Procurar passeios alternativos, que não fossem para a praia... Uma pena mesmo.

Agora aprendi: antes do final de julho não levo mais grupos pra lá.

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Pelas projeções teremos as primeiras chances reais de boas nevadas no RS/SC/PR entre 20/23 de junho, nível 0C/850hPa chega até sul PR e linha de -6C/700hPa até SC. Temperaturas devem bater os -8/-11C na próxima semana, com sensação térmica inferior a -20C nos pontos mais frios.

Em Lages 17.1C.

Muito boa a previsão Moisés, concordo! :good:

Link to comment
Share on other sites

Da Climaterra:

 

Bom dia, madrugada quente e ventosa, agora com 13,4°C.

 

Quente com 13ºC, Ronaldo? Ainda mais vento?

 

Está muito acima da média, sem dúvida, pois era para estar nos 5ºC às 4 da manhã. Agora, quente?

 

:russian:

 

Já peguei vento norte com 10ºC as 13:00 da tarde no pré frontal da MP de Junho de 2012, que na verdade era uma divisão da MP que já estava para a mais forte.

 

Posso dizer que o vento norte trás uma sensação quente pra no mínimo agradável. Por mais que a temperatura esteja baixa. Exemplo é SM que quando tem ventania de Norte com temperaturas acima de 30ºC, é bem mais quente a sensação que se não tivesse vento.

Link to comment
Share on other sites

Da Climaterra:

 

Bom dia, madrugada quente e ventosa, agora com 13,4°C.

 

Quente com 13ºC, Ronaldo? Ainda mais ventoso?

 

Está muito acima da média, sem dúvida, pois era para estar nos 5ºC às 4 da manhã. Agora, quente?

 

:russian:

 

13,4 TEMPERATURA DE JANEIRO E É QUENTE PARA ÉPOCA.

 

SE TENS DIAS E DIAS COM MÁXIMA DE 0, 10°C É QUENTE, NA SIBÉRIA FIM DO INVERNO, ANDAM A VONTADE COM 10°C.

 

TUDO DEPENDE DA ÉPOCA DO ANO

 

MAS FICO POR AQUI, NÃO TÔ....PARA LADAINHAS QUE NÃO LEVAM A NADA.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.