Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

"Normal" 1991-2011 - Curitiba


Aldo Santos
 Share

Recommended Posts

Cálculo da mini-normal 1991-2011 para Curitiba, com dados de média processados do BDMEP, do INMET.

 

1. Chuva

Médias mensais (Entre parênteses, a normal 1961-1990)

 

Jan - 239,1 mm (165,0)

Fev - 180,7 mm (142,1)

Mar - 148,7 mm (126,6)

Abr - 92,1 mm (90,0)

Mai - 84,5 mm (99,2)

Jun - 92,6 mm (98,1)

Jul - 106,2 mm (89,0)

Ago - 85,4 mm (74,5)

Set - 152,8 mm (115,4)

Out - 158,4 mm (134,2)

Nov - 124,3 mm (123,8)

Dez - 153,0 mm (150,1)

 

Média anual

1.623,8 mm (1.407,9)

 

2. Médias das temperaturas máximas mensais (°C)

Jan - 26,8 (25,6)

Fev - 27,2 (25,8)

Mar - 26,0 (24,9)

Abr - 24,3 (22,3)

Mai - 21,0 (21,1)

Jun - 20,3 (18,3)

Jul - 20,0 (19,4)

Ago - 21,8 (20,9)

Set - 21,9 (21,3)

Out - 23,4 (22,6)

Nov - 25,0 (24,5)

Dez - 26,5 (25,4)

 

3. Médias das temperaturas mínimas mensais (°C)

Jan - 17,3 (15,8)

Fev - 17,6 (16,3)

Mar - 16,5 (15,4)

Abr - 14,6 (12,8)

Mai - 11,3 (10,2)

Jun - 10,0 (7,8)

Jul - 9,2 (8,1)

Ago - 9,9 (9,2)

Set - 11,5 (10,8)

Out - 13,6 (12,5)

Nov - 14,8 (14,0)

Dez - 16,3 (15,4)

 

4. Médias Compensadas

Mensais

Jan - 21,0 (19,6)

Fev - 21,3 (19,9)

Mar - 20,2 (19,0)

Abr - 18,4 (16,7)

Mai - 15,3 (14,6)

Jun - 14,2 (12,2)

Jul - 13,7 (12,8)

Ago - 14,8 (14,0)

Set - 15,6 (15,0)

Out - 17,4 (16,5)

Nov - 18,9 (18,2)

Dez - 20,4 (19,3)

 

Média compensada anual

17,6°C (16,5)

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 132
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Anos mais chuvosos:

1998 - 2.068,9 mm

2010 - 2.031,0 mm

 

Anos menos chuvosos:

1991 - 1.238,1 mm

2006 - 1.252,6 mm

 

Anos mais quentes (Média compensada):

2002 - 18,7°C

2007 - 18,3°C

 

Anos mais frios (Média compensada):

1999 - 16,8°C

1992 - 17,2°C

 

Meses mais frios (Média compensada):

Julho/2000 - 11,1°C

Julho/1996 - 11,4°C

 

Meses mais quentes (Média compensada):

Fevereiro/2003 - 23,2°C

Fevereiro/2010 - 22,8°C

Link to comment
Share on other sites

Meses mais frios (Média compensada):

Julho/2000 - 11,1°C

Julho/1996 - 11,4°C

 

Em um foram quinze dias congelados, noutro, foi o mês inteiro de frio contínuo, sem extremos.

Em Jul/1996, segundo dados do Aeroporto Afonso Pena, as temperaturas caiam facilmente a 1ºC/2ºC/3ºC, mesmo com vento marítimo, sem nuvens. Algo impensável de acontecer nos dias de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Em um foram quinze dias congelados, noutro, foi o mês inteiro de frio contínuo, sem extremos.

Em Jul/1996, segundo dados do Aeroporto Afonso Pena, as temperaturas caiam facilmente a 1ºC/2ºC/3ºC, mesmo com vento marítimo, sem nuvens. Algo impensável de acontecer nos dias de hoje.

Certa vez, estava vendo dados diários de Curitiba num mês de julho (Infelizmente não me lembro mais o ano, mas foi na década de 1960 ou 1970) e, dos 31 dias do mês, só tinha 2 dias com mínimas iguais ou acima de 10°C.

Como dizemos aqui em Sampa: outros tempos...

Link to comment
Share on other sites

Muito provavelmente a urbanização NÃO explica isso SOZINHA. Há uma mudança de dinâmica. Curitiba sofreu o pior nos dois casos: a ilha de calor se acentuou e a dinâmica para o frio piorou. Uma possível prova disso é o enorme aumento da precipitação. Duvido muito que isso seja efeito apenas da ilha de calor (que estimula a convecção, aumentando o índice de chuva). Ao que eu sabia, nem SP teve esse aumento dramático na precipitação.

 

Realmente, o aumento da média mínima de junho é de deprimir qualquer baziano. Nem Prosac resolve. Que horror!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Muito provavelmente a urbanização NÃO explica isso SOZINHA. Há uma mudança de dinâmica. Curitiba sofreu o pior nos dois casos: a ilha de calor se acentuou e a dinâmica para o frio piorou. Uma possível prova disso é o enorme aumento da precipitação. Duvido muito que isso seja efeito apenas da ilha de calor (que estimula a convecção, aumentando o índice de chuva). Ao que eu sabia, nem SP teve esse aumento dramático na precipitação.

 

Realmente, o aumento da média mínima de junho é de deprimir qualquer baziano. Nem Prosac resolve. Que horror!!!!!!!

 

At'e porque o aquecimento ficou localizado nos meses de outono-inverno!!! Foi a dinâmica com absoluta certeza...

Em 1990 a cidade já era enorme e as temperaturas eram quase idênticas a da década de 60.

 

Felizmente a cidade era mto fria at'e 1990, e mesmo com o aquecimento, continua sendo uma das mais frias do Parana, e o verão e quase idêntico a décadas atras. Ainda se passa mto pouco calor em Curitiba p os padrões brasileiros. Mas a mudança Ni inverno foi violenta, me lembro dos invernos congelantes de 93, 94, 96 e 99, que foi um inverno típico de antigamente e com media anual na casa dos 16C. Saudade!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Muito provavelmente a urbanização NÃO explica isso SOZINHA. Há uma mudança de dinâmica. Curitiba sofreu o pior nos dois casos: a ilha de calor se acentuou e a dinâmica para o frio piorou. Uma possível prova disso é o enorme aumento da precipitação. Duvido muito que isso seja efeito apenas da ilha de calor (que estimula a convecção, aumentando o índice de chuva). Ao que eu sabia, nem SP teve esse aumento dramático na precipitação.

Em São Paulo, a precipitação aumentou de 1.454,8 mm (1961-1990) para 1.674,7 mm (1991-2011).

 

Na estação do IAG, na zona sul de Sampa, segundo o "Boletim Climatológico-2011", a precipitação aumentou cerca de 493 mm/ano entre 1933 e 2011.

www.estacao.iag.usp.br/Boletins/2011.pdf

Link to comment
Share on other sites

Curitiba sofrerá as mudanças climáticas que São Paulo já sofrera a anteriormente na nova Normal. A Nornal de SP de 61-90 já foi BEM (para mais) alterada em relação à 31-60. E será ainda mais aquecida a nova Normal, conforme demonstram os dados da Semi-Normal do Aldo de 91-2012. A urbanização em Curitiba é posterior. Então 91-2012 já é uma outra realidade em relação à 61-90, conforme mostram os números. Chuva bem maior no verão, especialmente em janeiro. Quedas nas mínimas no outono/inverno, especialmente em junho.

 

Mas basta "fugir" uns 25 Km do centro de Curitiba que já tem o clima de Curita de 20 anos atrás.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba sofrerá as mudanças climáticas que São Paulo já sofrera a anteriormente na nova Normal. A Nornal de SP de 61-90 já foi BEM (para mais) alterada em relação à 31-60. E será ainda mais aquecida a nova Normal, conforme demonstram os dados da Semi-Normal do Aldo de 91-2012. A urbanização em Curitiba é posterior. Então 91-2012 já é uma outra realidade em relação à 61-90, conforme mostram os números. Chuva bem maior no verão, especialmente em janeiro. Quedas nas mínimas no outono/inverno, especialmente em junho.

 

Mas basta "fugir" uns 25 Km do centro de Curitiba que já tem o clima de Curita de 20 anos atrás.

 

Caco, nesse caso você respondeu o que eu questionei a respeito do clima de cidades como Campo Largo, Ponta Grossa e Guarapuava.

 

Você sabe se estão disponíveis os dados das normais dessas cidades para fazer a comparação? Acho que isso seria a "prova dos nove".

Link to comment
Share on other sites

Teve aquecimento em todo Paraná. O Norte do Estado tinha pelo menos um evento de geadas a cada 3 anos até os anos 90. Geou forte nos cafezais do Norte do Paraná em 90, 93, 94, 96, 99 e 2000.

De 2000 pra cá só geou forte em 2011, com geadas fracas e médias em 2004 e 2008. As médias subiram em Maringá, Londrina, e Cascavel pelo que o Lucas disse outra vez.

 

Caco, no Parque Barigui e no Jardim Botânico, ambos no "centro" de Curitiba, tem geadas todo ano e é uns 2C mais frio que ao redor. Mas isso ocorre por causa das matas e do relevo, mas não muda o fato de que a dinâmica mudou sim, as Mps no inverno ficaram menos intensas e com menor frequência também. É claro que a 10km do centro é mais frio, pois tem Serras e matas de Araucária em vários lugares. Mas os bloqueios da década de 2000 ficaram bastante demonstrados aqui no BAZ.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Teve aquecimento em todo Paraná. O Norte do Estado tinha pelo menos um evento de geadas a cada 3 anos até os anos 90. Geou forte nos cafezais do Norte do Paraná em 90, 93, 94, 96, 99 e 2000.

De 2000 pra cá só geou forte em 2011, com geadas fracas e médias em 2004 e 2008. As médias subiram em Maringá, Londrina, e Cascavel pelo que o Lucas disse outra vez.

 

Caco, no Parque Barigui e no Jardim Botânico, ambos no "centro" de Curitiba, tem geadas todo ano e é uns 2C mais frio que ao redor. Mas isso ocorre por causa das matas e do relevo, mas não muda o fato de que a dinâmica mudou sim, as Mps no inverno ficaram menos intensas e com menor frequência também. É claro que a 10km do centro é mais frio, pois tem Serras e matas de Araucária em vários lugares. Mas os bloqueios da década de 2000 ficaram bastante demonstrados aqui no BAZ.

 

Sds.

 

Silvio, eu torço MUITO para que a dinâmica seja responsável pelo "aquecimento" e não apenas a urbanização, pois dessa maneira temos uma esperança que a dinâmica possa reverter-se e "voltar ao que era antes", ou seja mais frio! Deesa maneira poderei ter geada a quase todo inverno aqui em casa como costumava ter. A última geada aqui foi em 2002 em setembro. A de 94 foi espetacular!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Caco, pensei que teve geada aí na Granja Viana em Junho ou Agosto/2011. Aquelas foram 2 ondas de frio intensas.

 

Um cara postou geada da Granja em junho/2011 aqui no BAZ. Mas foi uma geadinha muito fraquinha, localizada. Tipo, tinha que ir a "caça da geada". Aqui em casa não deu nada. Aqui em casa, a última que deu foi em 2002 mesmo quando marcou 2,5ºC.

 

Sobre Curitiba x São Paulo, em Curitiba basta se afastar 10 Km do centro para cair 2ºC. Em Sãom Paulo tem que pelo menos se afastar 25 Km. Todo ano zera ou negativa em Curitiba. Mas em 2012 não zerou, acho que nem nos parques ou aeroporto. Se bobear acho que não geou em Curitiba em 2012, o que acho que foi um fato ínédito no inverno curitibano.

Link to comment
Share on other sites

No meu bairro, aqui na zona norte de Sampa, totalmente urbanizado desde fins da década de 1960, quase sem áreas verdes, contabilizei 5 geadas, daquelas de branquear telhados e tetos de carros: 11/07/1969, 18/07/1975, 01/06/1979, 30/07/1990 e 10/07/1994.

 

Atualmente, acho praticamente impossível acontecer de novo...

Link to comment
Share on other sites

A estação de Ctba mudou de lugar..!!

 

Se vc observar, a normal climatologica de Ctba em relação ao seu comportamento atual (trabalho do Aldo) o resultado é de uma grande anomalia positiva.

 

Mas segundo o 8º Disme/RS a estação atual de Curitiba , a convencional fica desde 13/06/76 no centro politécnico e o antigo local era proximo ao aero do Bacacheri. Estação esta inagurada em 1911 e isso retrata que a normal climatologica 31/60 de Curitiba está corretíssima. Já a 61/90 conta com dois locais, 61/76 em um local e 76/90 em outro.

 

Tá ai o motivo desta diferença em suas anomalias no seu comportamento atual. Por isso que acabo utilizando a normal do Simepar 61/90 só que esta se encontrava em Pinhais. O Simepar considera os valores desta estãção do IAPAR, pois a estação do Simepar só tem dados de 1998 pra frente. Segundo pude verficar , esta estação praticamente rural em Pinhais ficou bem abaixo do Simepar.

 

Talvez se o Inmet considerasse como normal o período 1981 / 2010, ou seja ultimos 30 anos que se encontra o lugar atual.....pois ai teríamos um valor correto e não de dois locais...para se fazer uma normal climatologica, já seria alguma alternativa para que seja avaliado suas anomalias de forma mais correta.

 

Gostaria muito de fazer essa normal 81/10....dai sim a gente iria ter uma clara ideia de lá

Link to comment
Share on other sites

Outro ponto que me chama atenção é só sairmos do coração da cidade, onde estão localizadas as estações oficiais do Inmet e Simepar, que a média cai absurdamente. É só verificarmos São José dos Pinhais e Quatro Barras que nestes locais o clima é totalmente outro, bem mais fria que o centro. Muitas vezes há ocorrencias de geadas nestes locais e nas estações oficiais não. Não bastasse o problema de mudança de local na estação do Inmet , ainda temos o problema delas estarem localizadas em uma ilha de calor. Considero Pinhais , como a Curitiba não urbanizada que retrata bem o clima do passado , pois tem a praticamente a mesma altitude e está na mesma latitude

Link to comment
Share on other sites

É o caso do Mirante de Santana, em Sampa.

 

Qualquer dia preciso dar um pulo lá (Fica a 3 km de casa) e tirar umas fotos para vocês verem. A estação fica numa praça, numa área completamente urbanizada.

 

Mas basta entrar no Google Maps, digitar "Praça Vaz Guaçu, São Paulo" e passear com o "hominho" do street view.

Link to comment
Share on other sites

No meu bairro, aqui na zona norte de Sampa, totalmente urbanizado desde fins da década de 1960, quase sem áreas verdes, contabilizei 5 geadas, daquelas de branquear telhados e tetos de carros: 11/07/1969, 18/07/1975, 01/06/1979, 30/07/1990 e 10/07/1994.

 

Atualmente, acho praticamente impossível acontecer de novo...

 

 

Em Julho de 2000 não geou? Nem em Agosto de 99? Foram ondas de frio bem fortes, e avançaram bem ao norte...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Todo ano zera ou negativa em Curitiba. Mas em 2012 não zerou, acho que nem nos parques ou aeroporto. Se bobear acho que não geou em Curitiba em 2012, o que acho que foi um fato ínédito no inverno curitibano.

 

Caco, em 2012 teve aquela onda de frio no final de setembro, que já foi na primavera, mas deu mais ou menos 1C no aero de Curitiba.

Os jornais noticiaram geada em alguns locais e deve ter geado na região metropolitana e talvez até no aero, pois se deu 1C pode ter geado! Se não me engano o Bruno disse que fez 1.7C no Inmet ou Simepar, não me lembro.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Perdão, em junho/2011 marcou 2,5ºC na Granja Viana. Em set/2002 marcou 1,7ºC.

 

Nem com 02,5ºC houve geada? A UR devia estar alta para não ter ocorrido o fenômeno. Já em 1994 a geada deve ter

sido épica na granja.

 

Nadinha Renan. A última, que foi fraquinha, foi com 1,7ºCem set/2002.Monumental foi 94. Se deu 0,8ºC no Mitante, aqui fácil fácil dus uns -3ºC. Há relatode que em Cotia deu esses menos -3ºC. Por isso fico bobocom registro de geada com tempeaturas de 8ºC. Para cá tem de baixar dos 2ºC para ser fraquinha. Fortesó com 0ºC.

Link to comment
Share on other sites

No meu bairro, aqui na zona norte de Sampa, totalmente urbanizado desde fins da década de 1960, quase sem áreas verdes, contabilizei 5 geadas, daquelas de branquear telhados e tetos de carros: 11/07/1969, 18/07/1975, 01/06/1979, 30/07/1990 e 10/07/1994.

 

Atualmente, acho praticamente impossível acontecer de novo...

 

 

Em Julho de 2000 não geou? Nem em Agosto de 99? Foram ondas de frio bem fortes, e avançaram bem ao norte...

 

Sds.

 

Não estou me referindo ao outono/inveno como um todo: médias.Mas 94 para SP foi tão violento em termos de massas polares pontuais que deixa 99 e 2000 de quatro.

Link to comment
Share on other sites

Todo ano zera ou negativa em Curitiba. Mas em 2012 não zerou, acho que nem nos parques ou aeroporto. Se bobear acho que não geou em Curitiba em 2012, o que acho que foi um fato ínédito no inverno curitibano.

 

Caco, em 2012 teve aquela onda de frio no final de setembro, que já foi na primavera, mas deu mais ou menos 1C no aero de Curitiba.

Os jornais noticiaram geada em alguns locais e deve ter geado na região metropolitana e talvez até no aero, pois se deu 1C pode ter geado! Se não me engano o Bruno disse que fez 1.7C no Inmet ou Simepar, não me lembro.

Sds.

 

Nesta onda de frio em setembro registrei a mínima de 0,6ºC na Joinville Serrana com geada..na RM de Curitiba os valores devem ter ficado por volta disto também...

Link to comment
Share on other sites

No meu bairro, aqui na zona norte de Sampa, totalmente urbanizado desde fins da década de 1960, quase sem áreas verdes, contabilizei 5 geadas, daquelas de branquear telhados e tetos de carros: 11/07/1969, 18/07/1975, 01/06/1979, 30/07/1990 e 10/07/1994.

 

Atualmente, acho praticamente impossível acontecer de novo...

 

 

Em Julho de 2000 não geou? Nem em Agosto de 99? Foram ondas de frio bem fortes, e avançaram bem ao norte...

 

Sds.

Aqui no meu bairro, nada de geada. Mas em 2000 certamente deve ter geado em pontos mais periféricos da zona urbana de Sampa e na zona rural.

 

Tenho uma amiga que, junto com marido e filhos, é chacareira, com plantação de verduras e hortaliças em Mogi das Cruzes (Região metropolitana de Sampa, a leste).

Em julho de 2000, eles tiveram geada durante 5 dias, com grandes perdas. Me lembro de ela ter dito que perderam mais da metade da produção.

E a terra deles tem poucas áreas de baixada.

Ela disse que teve vizinhos, que ficam mais nas baixadas, que perderam tudo.

Link to comment
Share on other sites

No meu bairro, aqui na zona norte de Sampa, totalmente urbanizado desde fins da década de 1960, quase sem áreas verdes, contabilizei 5 geadas, daquelas de branquear telhados e tetos de carros: 11/07/1969, 18/07/1975, 01/06/1979, 30/07/1990 e 10/07/1994.

 

Atualmente, acho praticamente impossível acontecer de novo...

 

 

Em Julho de 2000 não geou? Nem em Agosto de 99? Foram ondas de frio bem fortes, e avançaram bem ao norte...

 

Sds.

Aqui no meu bairro, nada de geada. Mas em 2000 certamente deve ter geado em pontos mais periféricos da zona urbana de Sampa e na zona rural.

 

Tenho uma amiga que, junto com marido e filhos, é chacareira, com plantação de verduras e hortaliças em Mogi das Cruzes (Região metropolitana de Sampa, a leste).

Em julho de 2000, eles tiveram geada durante 5 dias, com grandes perdas. Me lembro de ela ter dito que perderam mais da metade da produção.

E a terra deles tem poucas áreas de baixada.

Ela disse que teve vizinhos, que ficam mais nas baixadas, que perderam tudo.

 

Aqui em casa acho que ficou em torno dos 2ºC em 2000 durante alguns dias,mas não deu geada.

Link to comment
Share on other sites

Entre efeitos de urbanização e mudança de dinâmica, acredito que a segunda opção pesa mais na alteração do clima de Curitiba. Mesmo depois de 2000 houve ocasiões de geadas em toda a cidade. Junho de 2008 foi um exemplo, houve uma intensa geada na cidade toda. Eu trabalhava na época, e todo o percurso que fiz da região norte até o Centro, na rua Mal Deodoro, onde eu trabalhava, não havia sequer um pedaço de grama que não estivesse branco de geada! Isso sem falar na copa das árvores, parecia neve! Junho de 2011 e 2009, muito provavelmente, também foram ocasiões com geada no centro da cidade. Basta ter um anticiclone, moderado ou forte (produto raro esse!), bem sincronizado com um ciclone e a cidade toda vai abaixo de zero! Outra coisa, os picos de calor estão mais acentuados, agora é normal a cidade ter a máxima anual na casa dos 33,Xº, e isso acontece várias vezes no ano!

Link to comment
Share on other sites

Realmente a urbanização foi um problema no clima de Curitiba: se formos à uma região isolada do centro, onde não tenha tantos prédios ou até mesmo na RMC, vamos encontrar temperaturas muito mais baixas que as de Curitiba. É normal até que dê geada todo ano de Maio/Setembro naquela região! Mas em Curitiba, pelo menos no centro, tem se tornado muito difícil. Já nos locais mais isolados, é até normal que isso ocorra! :laugh:

 

Acho que deveriam instalar alguma estação meteorológica nos bairros mais distantes do centro da cidade, aí Curitiba voltaria a ter dados de temperatura como antes! Podendo até ser mais frio que antes! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Nao sei se o Inmet de Curitiba fica no centro, mas pelo que acompanho, é normal no Inmet ter 1 dia apenas que a temperatura fica em -0,X, desde 2005. Neese ano nao ocorreu negativa no Inmet e passou longe. Alias o aeroporto fica em Pinhais nao? Ou em Curitiba? Esse sim registra uns 2/3 graus a menos que o Inmet de Curitiba nas minimas absolutas.

Link to comment
Share on other sites

Nao sei se o Inmet de Curitiba fica no centro, mas pelo que acompanho, é normal no Inmet ter 1 dia apenas que a temperatura fica em -0,X, desde 2005. Neese ano nao ocorreu negativa no Inmet e passou longe. Alias o aeroporto fica em Pinhais nao? Ou em Curitiba? Esse sim registra uns 2/3 graus a menos que o Inmet de Curitiba nas minimas absolutas.

 

Fica em São José dos Pinhais...

Link to comment
Share on other sites

Nao sei se o Inmet de Curitiba fica no centro, mas pelo que acompanho, é normal no Inmet ter 1 dia apenas que a temperatura fica em -0,X, desde 2005. Neese ano nao ocorreu negativa no Inmet e passou longe. Alias o aeroporto fica em Pinhais nao? Ou em Curitiba? Esse sim registra uns 2/3 graus a menos que o Inmet de Curitiba nas minimas absolutas.

A estação do INMET em Curitiba fica a +/- 4 km do centro, no campus da Universidade Federal do Paraná (Centro Politécnico), próxima da estação do Simepar.

A área circunvizinha é bastante urbanizada.

Link to comment
Share on other sites

Nao sei se o Inmet de Curitiba fica no centro, mas pelo que acompanho, é normal no Inmet ter 1 dia apenas que a temperatura fica em -0,X, desde 2005. Neese ano nao ocorreu negativa no Inmet e passou longe. Alias o aeroporto fica em Pinhais nao? Ou em Curitiba? Esse sim registra uns 2/3 graus a menos que o Inmet de Curitiba nas minimas absolutas.

A estação do INMET em Curitiba fica a +/- 4 km do centro, no campus da Universidade Federal do Paraná (Centro Politécnico), próxima da estação do Simepar.

A área circunvizinha é bastante urbanizada.

 

Dá para dizer então que o Inmet de SP reflete o clima de SP como o Inmet de Curitiba reflete o clima curitibano e Marsilac (que está dentro do município de Sampa) não reflete o clima de Sampa, assim como Pinhais não reflete o clima curitibano?

Link to comment
Share on other sites

Nao sei se o Inmet de Curitiba fica no centro, mas pelo que acompanho, é normal no Inmet ter 1 dia apenas que a temperatura fica em -0,X, desde 2005. Neese ano nao ocorreu negativa no Inmet e passou longe. Alias o aeroporto fica em Pinhais nao? Ou em Curitiba? Esse sim registra uns 2/3 graus a menos que o Inmet de Curitiba nas minimas absolutas.

A estação do INMET em Curitiba fica a +/- 4 km do centro, no campus da Universidade Federal do Paraná (Centro Politécnico), próxima da estação do Simepar.

A área circunvizinha é bastante urbanizada.

 

Dá para dizer então que o Inmet de SP reflete o clima de SP como o Inmet de Curitiba reflete o clima curitibano e Marsilac (que está dentro do município de Sampa) não reflete o clima de Sampa, assim como Pinhais não reflete o clima curitibano?

 

O que quero dizer é que as áreas centrais e circunvizinhas tiveram seus climas alterados pela URBANIZAÇÃO.

Link to comment
Share on other sites

De fato a urbanização enlouqueceu o clima curitibano. Pesquisei muito, desde que li esse tópico pela primeira vez e me assustei com os resultados da minha futura cidade (risos).

 

Vivemos em um período natural de aquecimento da Terra, porém a ação humana agravou isso. De fato a poluição atmosférica e a verticalização da cidade contribuíram muito pra esse aquecimento acima da média. O clima nas encostas de Curitiba, como por exemplo nas cidades Ponta Grossa, São José dos Pinhais continuam praticamente o mesmo, (talvez uns décimos mais quentes ou frios) com um certo número de geadas no ano, que variam de 15 à 25, enquanto em Curitiba, perto do centro, dificilmente superam os 5 dias, pelo menos de 2000 pra cá.

 

O maior problema para o esquentamento de Curitiba, na minha opinião, é a verticalização.

 

Mas de fato, como eu disse anteriormente nos meus outros posts, se quisermos reviver os invernos do período 1961-1990, devemos nos mover alguns quilômetros do centro de Curitiba, as vezes num há a necessidade de sair de Curitiba, apenas do centro dela.

 

Nossa, quando eu vi esse post pela primeira vez, fiquei com aquela pulga atrás da orelha! :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Normal 1981-2010 - Curitiba

Calculada com dados mensais processados do BDMEP, do INMET.

 

1. Chuva

Médias mensais

 

Jan - 212,3 mm

Fev - 160,0 mm

Mar - 142,0 mm

Abr - 94,9 mm

Mai - 109,0 mm

Jun - 91,4 mm

Jul - 100,7 mm

Ago - 78,7 mm

Set - 143,1 mm

Out - 139,9 mm

Nov - 123,4 mm

Dez - 157,1 mm

 

Média anual

1.551,3 mm

 

2. Médias das temperaturas máximas mensais (°C)

Jan - 26,8

Fev - 26,9

Mar - 25,9

Abr - 23,9

Mai - 20,9

Jun - 20,1

Jul - 19,8

Ago - 21,5

Set - 21,5

Out - 23,1

Nov - 25,0

Dez - 26,2

 

3. Média das temperaturas mínimas mensais (°C)

 

Jan - 17,2

Fev - 17,4

Mar - 16,4

Abr - 14,6

Mai - 11,1

Jun - 9,7

Jul - 8,9

Ago - 9,7

Set - 11,2

Out - 13,2

Nov - 14,8

Dez - 16,2

 

Médias Compensadas

Mensais

Jan - 20,9

Fev - 21,1

Mar - 20,1

Abr - 18,2

Mai - 15,1

Jun - 14,0

Jul - 13,5

Ago - 14,6

Set - 15,3

Out - 17,1

Nov - 18,9

Dez - 20,2

 

Média Compensada Anual

17,4°C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Normal 1981-2010 - Curitiba

Calculada com dados mensais processados do BDMEP, do INMET.

 

1. Chuva

Médias mensais

 

Jan - 212,3 mm

Fev - 160,0 mm

Mar - 142,0 mm

Abr - 94,9 mm

Mai - 109,0 mm

Jun - 91,4 mm

Jul - 100,7 mm

Ago - 78,7 mm

Set - 143,1 mm

Out - 139,9 mm

Nov - 123,4 mm

Dez - 157,1 mm

 

Média anual

1.551,3 mm

 

2. Médias das temperaturas máximas mensais (°C)

Jan - 26,8

Fev - 26,9

Mar - 25,9

Abr - 23,9

Mai - 20,9

Jun - 20,1

Jul - 19,8

Ago - 21,5

Set - 21,5

Out - 23,1

Nov - 25,0

Dez - 26,2

 

3. Média das temperaturas mínimas mensais (°C)

 

Jan - 17,2

Fev - 17,4

Mar - 16,4

Abr - 14,6

Mai - 11,1

Jun - 9,7

Jul - 8,9

Ago - 9,7

Set - 11,2

Out - 13,2

Nov - 14,8

Dez - 16,2

 

Médias Compensadas

Mensais

Jan - 20,9

Fev - 21,1

Mar - 20,1

Abr - 18,2

Mai - 15,1

Jun - 14,0

Jul - 13,5

Ago - 14,6

Set - 15,3

Out - 17,1

Nov - 18,9

Dez - 20,2

 

Média Compensada Anual

17,4°C

 

Poxa cara, excelente trabalho!

 

Nossa, eu tava vendo os dados do Weather Underground e de um outro site de registros meteorológicos, do dia 6 de julho ao dia 22 de julho, a temperatura dificilmente passou os 20ºC, de fato foi uma época muito fria, logo depois que uma frente fria foi embora, outra mais forte ainda entrou.

Link to comment
Share on other sites

Fiz um cálculo das temperaturas médias anuais de Curitiba pelo Weather Underground, vejam os dados:

 

Ano mais quente: 2007 (18,6ºC)

Ano mais frio: 2004 (16,9ºC)

 

2004 foi o ano da primeira medição, fiz os cálculos de 2004 - 2012, e a temperatura média durante esses últimos 9 anos foi: 17,9ºC

Ou seja, um aquecimento de 1,4ºC do período 1961 - 1990.

 

Outros dados interessantes:

 

MAIOR TEMPERATURA: 35,9°C (2012)

MENOR TEMPERATURA: -1,4ºC (2004)

 

Agora gostaria de saber a opinião de vocês: durante algum momento, vocês acham que o clima de Curitiba pode "voltar ao normal"?

Link to comment
Share on other sites

Curitiba está chovendo mais no verão. Efeito de urbanização. Mínimas aumentaram no outono/inverno= urbanização.

 

Por isso que digo que Ctba está mais para SP do q para a dinamica do sul..

 

Porra, mas eu falo isso desde que começou o Fórum! Já fui metralhado aqui por insinuar isso e com meu climas dee transição e as porcentagens entre subtropical e tropical altitude.Nos extremos temos POA 100% subtopical e Brasilia 100% tropical e entre eles o clima de transição sub e tropical altitude. São Paulo fica bem no meio, as vezzes penso que é 60% trop altitude e 40% sub, ora penso que é 50% para cada. Depende do ano.

Link to comment
Share on other sites

O local das medições é o mesmo da normal 61/90? O período de comparação é diferente?

 

O trabalho é excelente, de fato, mas as conclusões podem ser equivocadas, pois se mesclam os dados de duas normais, de forma conglobadas.

 

A normal 61/90 acusava média anual de 16,5ºC. A de 81/10 acusa 17,4ºC, cuja parte desta está contida naquela.

 

Assim, somente a normal 91/20 é que servirá de comparação entre normais sequenciadas.

 

Se não, é perfeitamente válida a comparação da normal 61/90 com a normal 62/91, com a 63/92, 73/02, 75/04... o que não é verdade!

 

Pelo que sei, a única estação com normal deste país que está correta é a de Lages, que funciona no mesmo local desde 1911, sem alteração alguma. A média de Lages sempre foi e está em torno de 16ºC, ano após ano. O Carlos fez o levantamento de 2012 e fechou com 16,5ºC.

 

Normais:

31/60: 15,8

61/90: 15,7ºC

25/11: 15,79ºC

 

A estação de Lages é um reloginho e desmistifica qualquer tese de aquecimento global. Ocorre que a urbanização pesada não chegou na estação, diversamente das outras cidades.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Curitiba está chovendo mais no verão. Efeito de urbanização. Mínimas aumentaram no outono/inverno= urbanização.

 

Por isso que digo que Ctba está mais para SP do q para a dinamica do sul..

 

Porra, mas eu falo isso desde que começou o Fórum! Já fui metralhado aqui por insinuar isso e com meu climas dee transição e as porcentagens entre subtropical e tropical altitude.Nos extremos temos POA 100% subtopical e Brasilia 100% tropical e entre eles o clima de transição sub e tropical altitude. São Paulo fica bem no meio, as vezzes penso que é 60% trop altitude e 40% sub, ora penso que é 50% para cada. Depende do ano.

 

Exatamente, senhores. Curitiba foi a ÚNICA cidade deste país a sofrer aumento da temperatura naturalmente... :laugh:

 

Decidam-se: ou há aumento de temperatura por causas climáticas, de tropicalidade ou por conta da urbanização que altera dos dados das estações meteorológicas. Noto flagrante contradição no post do Carlos e do Caco...

 

Utilizem bases de dados corretas. Não se pode concluir com dados divergentes. Veja o caso de CJ, cuja normal 61/90 não foi coletada no mesmo local, não é sr. Carlos? :russian:

Link to comment
Share on other sites

A estação de Ctba mudou de lugar..!!

 

Se vc observar, a normal climatologica de Ctba em relação ao seu comportamento atual (trabalho do Aldo) o resultado é de uma grande anomalia positiva.

 

Mas segundo o 8º Disme/RS a estação atual de Curitiba , a convencional fica desde 13/06/76 no centro politécnico e o antigo local era proximo ao aero do Bacacheri. Estação esta inagurada em 1911 e isso retrata que a normal climatologica 31/60 de Curitiba está corretíssima. Já a 61/90 conta com dois locais, 61/76 em um local e 76/90 em outro.

 

Talvez se o Inmet considerasse como normal o período 1981 / 2010, ou seja ultimos 30 anos que se encontra o lugar atual.....pois ai teríamos um valor correto e não de dois locais...para se fazer uma normal climatologica, já seria alguma alternativa para que seja avaliado suas anomalias de forma mais correta.

 

Gostaria muito de fazer essa normal 81/10....dai sim a gente iria ter uma clara ideia de lá

Pelo explicado acima é que foi calculada a normal 1981-2010 para Curitiba.

 

A estação do Mirante de Santana, em Sampa, funciona desde 1943 no mesmo local.

O problema é que ela fica numa praça, numa área completamente urbanizada. Para dar uma idéia, há uma estação de metrô a cerca de 5 quadras de distância. Como a rede de metrô de Sampa é minúscula, dá para ter uma idéia de quão próxima do centro da cidade está a estação.

 

Eu desconfio que, no futuro, as estações do Mirante, em Sampa, e a de Belo Horizonte, vão ter que mudar de local. Ambas deverão ser afetadas pela verticalização.

Já existem dois prédios de apartamentos a 3 quadras da estação do Mirante. Se continuar assim, o regime de ventos certamente será afetado na área.

Sem falar nas temperaturas mínimas...

Link to comment
Share on other sites

A estação de Ctba mudou de lugar..!!

 

Pelo explicado acima é que foi calculada a normal 1981-2010 para Curitiba.

 

Muito bem esclarecido.

 

Assim, qualquer comparação com as normais anteriores é equivocada. Afinal, a 81/10 não está no mesmo local da 31/60.

 

Partindo de uma epistemologia científica, comparação alguma é possível, mesmo que seja por diferença mínima de alteração de coleta por uma simples dedução:

 

- Por acaso, se a coleta da normal 31/60 fosse no mesmo desta 81/10, aí sim poderíamos comparar, tirar conclusões, defender teses, basear argumentos...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.