Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Abril 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Novas rodadas tiraram a intensidade extrema, como foi falado, mas manteve uma semana bem fria com maior abrangência. Sem os -5/-7 localizados em SC e boas negativas na Serra Gaúcha, mas com várias dias seguidos de mínimas ao redor ou ligeiramente abaixo de 0oC em uma grande região.

 

Importante que as rodadas permanecem indicando bom frio e não ficaremos a ver navios. Recordes talvez sejam trocados pelo frio mais amplo.

 

Minha vontade de ver recordes quebrando é grande, mas ainda acho que fico com um evento mais amplo e duradouro.

Link to comment
Share on other sites

01 AM

 

Vila Madalena: 19,1ºC

Monte Verde: 10,4ºC

Gramado: 16,3ºC

Canela: 15,6ºC

São Joaquim: 14,8

Campos do Jordão: 08,4ºC

 

Campos é sempre impressionante!

 

 

Mínimas!

 

Vila Madalena: 18,1ºC

Monte Verde: 09,7ºC

Gramado: 14,6ºC

Canela: 13,4ºC

São Joaquim: 13,7

Monte Alegre do Sul 13,7 (nada mal estar empatada com São Joaquim!)

Campos do Jordão: 06,2ºC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A rodada das 6h indica 2 pulsos de ar frio.

 

- O do dia 22, agora amenizado.

 

- O do dia 27, por enquanto indicado como mais intenso.

 

A tendência é o frio, isso é bom. Falta ver agora qual vai ser a intensidade desses dois eventos.

 

O meu palpite é que um deles deve surpreender.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 6h indica 2 pulsos de ar frio.

 

- O do dia 22, agora amenizado.

 

- O do dia 27, por enquanto indicado como mais intenso.

 

A tendência é o frio, isso é bom. Falta ver agora qual vai ser a intensidade desses dois eventos.

 

O meu palpite é que um deles deve surpreender.

 

O interessante é a duração projetada para o pulso do dia 27, na previsão estendida do GFS pode chegar até 6 de maio. Vamos ver...

Link to comment
Share on other sites

Como de praxe, teremos frio no último decênio de abril. Isso quase sempre acontece, ou sempre. Para cá a MetSul dá mínima de 7° na 3ª-feira nos locais mais frios do município!! Máxima de 20° com sol na segunda-feira. :good2:

 

Pelo GFS a temperatura em POA passa dos 20° só na 5ª-feira, chegando a 22°/23°. É um exagero, mas chama a atenção a manutenção do frio. Dá mínima de 7° para cá na 2ª e 8° na 3ª. Engraçado que não baixa desses valores em Ausentes e SJ. Essa rodada está errada. Mas daqui a uma semana zera nessas mesmas cidades.

 

Hoje tive mínima de 18,8°. Agora faz 25,4° com 66%. Quase sem vento: E a 1,3 km/h.

Link to comment
Share on other sites

 

E o interessante é que o termo "ondas de frio" está no objetivo e no título do trabalho.

 

E sendo o foco do trabalho a América do Sul, contradiz os cânones da OMM, que desconsideram a existência de ondas de frio nas nossas latitudes.

 

O que a OMM propõe para esses casos?

 

Poderia ser "ondas de frescor"???? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 6h indica 2 pulsos de ar frio.

 

- O do dia 22, agora amenizado.

 

- O do dia 27, por enquanto indicado como mais intenso.

 

A tendência é o frio, isso é bom. Falta ver agora qual vai ser a intensidade desses dois eventos.

 

O meu palpite é que um deles deve surpreender.

 

O interessante é a duração projetada para o pulso do dia 27, na previsão estendida do GFS pode chegar até 6 de maio. Vamos ver...

 

Esse pulso do final do mês já chegou a apontar temperaturas bem baixas no dia 30, desde o sul gaúcho até o sul de Minas. Esse prolongamento do frio apontado agora até o dia 06 só pode ser uma "realimentação" de ar frio no sul do continente!

Tomara que um desses eventos surpreenda mesmo como você disse! :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

CARAMBA! 7,6ºC em Boa Vista-RR?????

 

Isso é verdadeiro??? Gente, imagina o frio que não fez nas cidades serranas de Roraima, como Pacaraima, a mais de 900 metros de altitude??

 

Em uma conta meio burra, daria para dizer que a temperatura poderia ter chegado ao redor de 2ºC em Pacaraima, e que poderia ter até geado nesta cidade....

Link to comment
Share on other sites

Pelo pouco que posso ver o frio não vai ser tão forte quanto esperávamos, mas mesmo assim vai ser um frio constante e bacana, não sei se vamos ter aquele geadão bonito, mas os fogões a lenha vão funcionar :pleasantry: “a todo vapor” a partir da semana que vem, trazendo aquele clima gostoso de inverno.

Saudade boa... :laugh: ahuahuahua....

Link to comment
Share on other sites

 

Muito interessante ! E ele cita como exemplo justamente duas das ondas de frio mais lembradas por nós: Junho e Julho

de 1994 :good2:

 

Naquela ocasião, o INMET registrou a temperatura de 03,3ºC aqui em Juiz de Fora na MP de Julho, enquanto que uma antiga estação

que funcionava no centro da cidade acusou 00,5ºC no mesmo dia. Teve geada quase na região central de JF, eu me lembro do pessoal comentando !

 

O estudo mostra que alguns grandes anticiclones polares que cruzam a Am. do Sul têm sua origem em locais bem distantes do nosso continente,

tais como Oceania ou sul da África, em latitudes entre 35S e 55S; Após sua gênese eles migram de oeste para leste, ocasionalmente cruzando

a cordilheira dos Andes e entrando pelo centro-sul da Argentina. Este é o percurso de muitas ondas de frio continentais. Parece ter sido o caso

da onda de frio de Agosto do ano passado, na qual algumas semanas antes do evento nós tivemos a notícia de uma forte incursão polar na Austrália

e Nova Zelândia.

 

Em 2010, nós tivemos outro caso muito interessante: No mês de Junho, houve a formação no extremo sul do atlântico sul de uma "baleia polar", trazendo

ar frio marítimo bem intenso para o Sul e Sudeste do Brasil. Alguns dias depois, lá estava esta mesma "baleia polar" chegando na África do Sul, em plena

copa do mundo, ocasionando temperaturas muito baixas naquele país. Quando vemos o GFS indicando a chegada de um anticiclone polar na África do Sul

ou principalmente na Oceania, podemos ficar confiantes de que o mesmo modelo indicará, dentro de algum tempo, frio a chegar para nós :good:

Link to comment
Share on other sites

Antes que o inverno chegue, vou postar as fotos da minha visita em Porto Alegre!

 

 

ENCONTRO DO BAZ EM PORTO ALEGRE E URUGUAI EM FEV. 2012

 

 

IMG-20120217-00071.jpg

Boldrini, eu e o Bruno em frente a Mansão Boldrini... :good2:

 

IMG-20120217-00072.jpg

Lembrança do verão!!!

 

IMG-20120217-00070.jpg

Boldrini, eu e Torales.

 

DSCN0017.jpg

AAA e Boldrini reclamando que o Bruno sempre...

 

DSCN0016.jpg

A panela di Poa reunida no Pampa Burger na capital gaúcha...

 

DSCN0015.jpg

Boldrini levantou da mesa, e foi verificar lá fora se havia MM se aproximando...

 

JÁ NO URUGUAI...

 

DSCN0018.jpg

Torales explicando para as Bazianas em La Paloma, pq o GFS tira e põe o frio toda hora!!! :mosking:

 

DSCN0021.jpg

Equipe do Baz cobrindo o clima em La Paloma/Uruguai...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

E o interessante é que o termo "ondas de frio" está no objetivo e no título do trabalho.

 

E sendo o foco do trabalho a América do Sul, contradiz os cânones da OMM, que desconsideram a existência de ondas de frio nas nossas latitudes.

 

O que a OMM propõe para esses casos?

 

Poderia ser "ondas de frescor"???? :sarcastic:

 

 

ISTO CHAMA-SE BOM SENSO E USAR A CABEÇA.

Link to comment
Share on other sites

Pelo pouco que posso ver o frio não vai ser tão forte quanto esperávamos, mas mesmo assim vai ser um frio constante e bacana, não sei se vamos ter aquele geadão bonito, mas os fogões a lenha vão funcionar :pleasantry: “a todo vapor” a partir da semana que vem, trazendo aquele clima gostoso de inverno.

Saudade boa... :laugh: ahuahuahua....

 

 

PELO DAS 12 Z VOLTA PARA -2 A -5 NA TERÇA/QUARTA.

Link to comment
Share on other sites

A equipe baziana do posto avançado no Uruguai merece aplausos! :mosking:

 

Dizem que Torales e Silvio não deram conta. Era muita demanda de mulheres para pouca e deficiente oferta.... :russian:

 

 

Apesar da oferta deficiente, preços tiveram alta explosiva, com suporte na demanda...!!! :mrgreen:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O Uruguai mandou bem hein!!! ahahahaaa!!

 

Pelo gfs Fpolis não passará de 25C no resto de abril... não acredito... mas seria bom.

 

 

NA ESTAÇÃO DO INMET NÃO RARO FICA DIAS E DIAS ABAIXO DOS 25 DE FINS DE ABRIL EM DIANTE.

 

Bem que amanhã poderia ser o ultimo dia com mais de 25C... até a primavera... ahahahaaa...

Link to comment
Share on other sites

7 mm entre uma pancada e outra a partir do anoitecer, com algumas trovoadas. A boa notícia é que parece que a frente fria vai estacionar entre o PR e SP e pode até recuar como frente quente na terça-feira. A má notícia é que o frio não será tão forte para a época como vai ser no RS e parte de SC. Mas, devido a prolongada estiagem e seus efeitos, é claro que prefiro chuva. :good:

 

Temperatura: 20,3°C

URA: 90%

Vento: SE constante

Pressão: 1012 hPa

Link to comment
Share on other sites

Pessoal eu na verdade nem sei onde vocês olham os tais modelos de GFS... (uso um tal de zyGrib eu acho, mas parece diferente dos que vocês usam)

Gostaria de saber qual o programa ou site pra eu ver se chega algo no sudeste.

Frost, pode ver no http://www.wxbrasil.net já tem os mapas e meteogramas prontos!

Link to comment
Share on other sites

Essa massa de ar frio é muito grande em tamanho, pelo que já vi os modelos tem dificuldade para simular bem tais baleias. Acho que podemos ter surpresas boas!

 

Bazianos precisam estar preparados pra isso!

 

Por falar em frente fria, ela está chegando na região de Buenos Aires agora e fortes células de tempestades se formaram por lá e no sul do Uruguai:

 

Capturar.JPG.fa244cba7d027a01ceef7ad12d85f6fe.JPG

Link to comment
Share on other sites

Pode se ver pelo Elat descargas elétricas entrando pelo oeste do RS. Teremos alguma chance de pancadas no Rs durante a tarde de hoje? Sei que essas descargas vem pela aproximação do ar frio que virá logo atrás... mas digo que o cenário aqui nos campos de cima da serra é preocupante, já se fala em racionamento de água se não chover nos próximos dias...

Link to comment
Share on other sites

Sílvio e Torales, que que isso heim !!! MANDARAM VER no Uruguai ! :clapping: :clapping: :clapping:

 

Sugiro que o próximo EBAZ seja no Uruguai. :laugh: :laugh: :laugh:

Sílvio e Torales, que inveja.

IMPRESSIONANTE!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok:

 

Quando eu fui para La Paloma no carnaval de 2011 não encontrei tudo isso. Elas devem ter engarrafado a fronteira. Só pode ser!!! :good2:

 

Hoje tive mínima de 17,7°. Teve forte nevoeiro pela manhã. Agora já está calor: 25,9° com elevados 65%. Venta de NO a 5,7 km/h.

 

Abraços uruguayos!

Link to comment
Share on other sites

Passou um Cb em parte da cidade: choveu no Centro, pegou a Zona Norte, mas não caiu uma gota de chuva por aqui. Agora a MetSul informa pelo twitter que tem sol no Centro, chuva forte em Gravataí e granizo em Cachoeirinha!!! Para o E e NE está muito escuro!!

 

Tivemos trovoadas.

 

Agora faz 23,5° com 70%. A máxima ficou em 27,4°.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui teto baixo, nuvens escuras e uma garoa vez ou outra. É o ar mais ameno e seco se aproximando. Máxima de 22,9°C até agora!

O destaque do Paraná na próxima semana não serão as mínimas e sim as máximas! O tempo deve ficar fechado quase o tempo todo e por vezes com chuva. É o que precisamos :good2:

Link to comment
Share on other sites

POIs é Marquito é possível observar cbs na grande POA e centro do RS.Será que pode chover aqui a noite?

Tem uma linha de instabilidade que cruza desde o centro do RS e se fortalece exatamente por aqui. Agora o tempo está PRETO em toda a faixa de NO para o N. Começa a desabar o mundo na Região Metropolitana!!! E temos trovoadas já a tempo. Também vai chover no pé da serra.

 

Acompanha o twitter da MetSul: @metsul.

 

Tiraram uma foto daqui do meu bairro, do lado do Iguatemi: http://yfrog.com/mgiqhryj. Olha a escuridão!!

 

Agora faz 22,1° com 76% e venta de SSE a 3,5 km/h.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.